Conectar

Ver Versão Completa : Motor Consumindo óleo mas não fuma

willys1960_ctba
30/05/2009, 19:43
Pessoal,

a 3 meses atras em uma trilha entrou água dentro mo motor do meu jeep, opala 6cc alcool.
Retirei o óleo no mesmo momento e coloquei óleo novo, fui até minha residencia e depois disso pro mecanico, onde foi aberta a parte debaixo do motor e trocada as bronzinas, etc e tal, mas somente a parte debaixo do motor. Troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar.

rodei 300 km com ele e baixou 2 litros de óleo, esse esta queimado bem preto e fino. Acontece que ele não esta fumando nada, mas perdeu a potencia e esta com um barulho diferente como se estivesse algo preso, abafado...

O que pode ser?

Rafaminc
30/05/2009, 23:20
A água entrou só no carter? Quanto tempo rodou com ela misturada no óleo? Não tem vazamento?
Se é a álcool não pode ter fuligem preta no escapamento. Já olhou isso?
Outro detalhe é que o motor a álcool gera um cheiro de azeite queimado quando está começando a fumar. Liga o motor e cheira o gás que sai do escapamento.
Se não tiver estes sinais, leva em algum mecânico para medir a compressão dos pistões.

Sergio Rocha
31/05/2009, 09:14
Óleo de motor não evapora, ou cai no chão ou sai pelo escapamento.

2 litros em 300 km é muita coisa.tem alguma coisa errada aí.Tem certeza que estava no nível ? Checa de novo o filtro, o carter e o escapamento e tb a água do radiador, tem que ser por aí.

[]'

willys1960_ctba
31/05/2009, 09:20
Aparentemente, entrou apenas pelo carter sim, entrou pela vareta de óleo.
Funcionou uns 5 min com água e óleo juntos.
Acabei de verificar agora e rodei uns 30 km agora cedo e esta com fuligem preta sim no escapamento.
e hoje o cheiro de óleo me aompanhou o tempo todo, mas acelerando ele vc nã vê nada fumando....

grato

Rafaminc
31/05/2009, 13:08
Se entrou muita água pode ter ocorrido um calço hidráulico, mas eu chuto que provavelmente seus anéis alinharam.
Provavelmente vai precisar abrir, mas antes mede a compressão desse motor.

willys1960_ctba
31/05/2009, 14:22
Estou achando que foram os anéis tbém, se fosse calço hidráulico acho que ele nem ia rodar mais, e eu to rando com ele.
Vou ver se consigo falar com o mec pra ele ver nessa segunda o que pode ter acontecido...
Queria mesmo uma luz, porque tem sempre mec q fica chutando e trocando tudo, muitas x inclusive coisas que não precisa.

Baria
01/06/2009, 12:07
Estou achando que foram os anéis tbém, se fosse calço hidráulico acho que ele nem ia rodar mais, e eu to rando com ele.
Vou ver se consigo falar com o mec pra ele ver nessa segunda o que pode ter acontecido...
Queria mesmo uma luz, porque tem sempre mec q fica chutando e trocando tudo, muitas x inclusive coisas que não precisa.

Acredito que já tenha levado a viatura ao mec, mas de qualquer maneira a primeira coisa que eu faria seria uma inspeção visual nas velas, estão queimadas? encharcadas? é um bom indicativo de óleo na câmara de combustão, e caso esta não seja a causa da perda de óleo, sem vazamento aparente, o óleo só pode estar migrando para o sistema de refrigeração, salvo a possibilidade remota do óleo estar ficando retido no cabeçote.

Boa sorte.

willys1960_ctba
20/06/2009, 12:54
Então, levei sim mas só abrindo mesmo pra saber o que aconteceu e isso é, se abrir vou entrar na do frances "jaque..."....
Então estou completando o olho e rodando, esta com fuligem preta no escapamento mas fumando mesmo eu não não ao certo, mas reparei esses dias quando o mecanico acelerou que ele deu uma fumadinha, mas pouca coisa.
Agors estou em duvida, de abrir esse motor e se tiver que retificar tudo vale a pena?? ou espero quebrar de vez?

Outra coisa que pensei é se tiver que gastar muito não vale a pena colocar o 6cc da silverado que é injetado???

[]s duvidosos o que fazer?????

willys1960_ctba
14/07/2010, 09:16
Pessoal, estou com uma duvida, vou abrir o motor pois o mesmo passou a fumar legal e esta consumindo bastante óleo, então antes que a coisa fique pior vou mexer nele, ocorre que em dois mecanicos que eu levei os dois falaram a mesma coisa, fazer o motor mas usar gasolina e não mais alcool, ou seja usar pistão de motor a alcool, mas trocar a giclagem do carburador e usar gasolina, vale a pena ou uso no alcool mesmo como é original?

[]s

Robertux
14/07/2010, 10:46
Se o motor for original a alcool e vc encontrar os pistões, eu retificaria a alcool mesmo, não vejo porque mudar para gasolina, mas o pistão do GM 6cc a alcool está muito dificil de encontrar e quando encontra ta muito caro, mas mesmo assim, se encontrasse eu manteria a alcool porque, aqui na minha região, a diferença vale a pena, em Curitiba eu não sei.

BoaTrilha
14/07/2010, 11:38
Se o motor for original a alcool e vc encontrar os pistões, eu retificaria a alcool mesmo, não vejo porque mudar para gasolina, mas o pistão do GM 6cc a alcool está muito dificil de encontrar e quando encontra ta muito caro, mas mesmo assim, se encontrasse eu manteria a alcool porque, aqui na minha região, a diferença vale a pena, em Curitiba eu não sei.

pode continuar com alcool usando os pistões mais baratos a gasolina mesmo.
A diferença da taxa de compressão entre eles, vc tira no cabeçote.

Se o seu mecanico souber, peça pra fazer o calculo e compensar a taxa de compressão rebaixando o cabeçote. ____OBS: Calcule!!!! Não vá na onde do "tira 2mm que dá!"

André Luiz Rossetim
14/07/2010, 12:54
O meu está no alcool, adaptado (rabeixado, glicleus, ponto, etc...) não troco por nada!!!!!
Acho q vale a pena continuar no alcool.

Mais uma coisa..... antes de mandar fazer o motor veja se o filtro de ar não esta sujo. O meu estava queimando oleo pra valer (motor novo) fui ver...ele estava puchando oleo pelo sistema de resfriamento do carter (aquelas mangueiras de saem da tampa de valvula), devido a um entupimento na outra mangueira.

Pablo.pinto2007
14/07/2010, 16:19
O cara agora deu uma dica muito boa... essa possibilidade pode acontecer mesmo... do motor estar queimando óleo, mas proveniente do suspiro do cabeçote (no caso do AP).... inclusive o meu motor está soltando um óleo significativo por esse suspiro, porém o meu suspiro está pra fora... para evitar outro problema de condensação de água para o carburador.

Abração aí!!

Pablo

O meu está no alcool, adaptado (rabeixado, glicleus, ponto, etc...) não troco por nada!!!!!
Acho q vale a pena continuar no alcool.

Mais uma coisa..... antes de mandar fazer o motor veja se o filtro de ar não esta sujo. O meu estava queimando oleo pra valer (motor novo) fui ver...ele estava puchando oleo pelo sistema de resfriamento do carter (aquelas mangueiras de saem da tampa de valvula), devido a um entupimento na outra mangueira.

willys1960_ctba
21/07/2010, 15:21
no meu caso esta queimando mesmo e os repiros estão em ordem... Minha duvida é o quanto valeria a pena usar gasolina e não alcool, isso esquecendo o preço da gasolina e pensando apenas nas coisas boas, sem engasopar, sem precisar ficar esquentando o motor, sem esquentar com travessias de rios, enfim...

André Luiz Rossetim
21/07/2010, 17:11
O meu é a alcool, a unica preocupação é puxar o afogador enquanto o motor não esta totalmente frio, e usar o injetor de gasolina em dias de muito frio para dar a partida.

Nunca deixo-o esquentando mais de 2 minutos, e nunca tive problemas, mas...tem que fazer td bem feitinho - ponto, aquecimento de carburador, taxa de compressão, velas, carburador (gliclagem correta), etc

Elison
22/07/2010, 13:31
Pessoal,

a 3 meses atras em uma trilha entrou água dentro mo motor do meu jeep, opala 6cc alcool.
Retirei o óleo no mesmo momento e coloquei óleo novo, fui até minha residencia e depois disso pro mecanico, onde foi aberta a parte debaixo do motor e trocada as bronzinas, etc e tal, mas somente a parte debaixo do motor. Troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar.

rodei 300 km com ele e baixou 2 litros de óleo, esse esta queimado bem preto e fino. Acontece que ele não esta fumando nada, mas perdeu a potencia e esta com um barulho diferente como se estivesse algo preso, abafado...

O que pode ser?

Amigo, provavelmente oque ocorreu no seu motor foi que a agua fria ao entrar em contato com os aneis quentes, fez com que os aneis perdessem a tempera, ou seja, o metal perdeu resistencia consequentemente acabaram se desgastando rapidamente, já vi isso ocorrer muitas vezes, e nesse caso uma simples troca de aneis pode resolver o problema, mas cuidado com o "frances"...

willys1960_ctba
28/07/2010, 08:48
Pois é, acho que se eu tivesse feito isso logo no inicio teria resolvido o problema, acontece que fui usando e usando e agora esta batendo saia de pistão, ai to em duvida pois não é barato mexer nesses motores, inclusive tem me passado pela cabeça ir procurando um 4.1 da silverado que ai ja seria injetado e tal, mas roda tantas duvidas sobre usar motor injetado em jeep e em trilhas...... to pra la de confuso sobre o que fazer.... mas queria ir pelo caminho certo pois não ta facil gastar em experiências....

Rafaminc
28/07/2010, 09:31
Pois é, acho que se eu tivesse feito isso logo no inicio teria resolvido o problema, acontece que fui usando e usando e agora esta batendo saia de pistão, ai to em duvida pois não é barato mexer nesses motores, inclusive tem me passado pela cabeça ir procurando um 4.1 da silverado que ai ja seria injetado e tal, mas roda tantas duvidas sobre usar motor injetado em jeep e em trilhas...... to pra la de confuso sobre o que fazer.... mas queria ir pelo caminho certo pois não ta facil gastar em experiências....

Amigo, se está batendo saia de pistão, só a troca de anéis não teria resolvido o seu problema, pois a saia bate normalmente no final do cilindro, onde os anéis não tem contato.
Agora, faça um orçamento por partes e depois escolha o mecânico.
Veja preços separados para não levar um susto ou ser passado para trás dos seguintes ítens separadamente:
Pistões, anéis, bronzinas, retifica de virabrequim (se precisar), bielas (se precisar), retifica das camisas, brunimento, derrepente um reassentamento de válvula...
As vezes com menos de 1000 pila vc faz toda essa parte, só tem que negociar o restante do valor da mão de obra para desmontar e remontar...

willys1960_ctba
03/08/2010, 11:21
Então, fiz um levantamento das peças e tal e realmente da pra fazer com uns 1000 a 1300, vai depender mesmo de abrir o bendito fruto agora e ver realmente oque preciso trocar.
Porém estou na grande duvida, faço no alcool ou na gasolina?
Tenho rodado com ele com gasolina e é outro carro, isso que o motor dele é a alcool.

André Luiz Rossetim
03/08/2010, 17:46
Como eu já disse, o meu ta no alcool, e não me queixo, tbm moro em Ctba, e mesmo no frio ele vai bem, logicamente, tem que ter todos os acessorios pra alcool: mufla de aquecimento no pé do carburador, afogador, injetor de gasolina (partida no frio), carburador regulado, velas apropriadas, ponto de ignição correto, taxa de compressão adequada. E
Acho que se o motor é alcool, não da pra passar pra gasolina uma vez que o cabeçote do alcool é mais baixo que da gasolina, não teria como diminuir a tx da compressão.
Usar gasolina em motor a alcool é mort pro motor, devido a alta tx de compressão a gasolina vai detonar por compressão. No meu caso em dias de mto frio coloca 5 reais de gasolina num tampa de alcool, ajuda bastante sem prejudicar o motor.

willys1960_ctba
17/09/2010, 10:01
Motor aberto, e vou precisar retificar o mesmo, gastou as camisas e terei de trocar pistão, anéis etc...
vamo que vamo....