Ver Versão Completa : Adesivos p/ Radio-amadorismo e Radio-cidadao...
Murillus
29/05/2009, 13:23
Pessoal,
esta ideia surgiu de outro topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55452 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55452)
seria uma forma de divulgar o Radio-amadorismo no Off Road...
o que vcs acham ???
Band Dna. Filó
01/06/2009, 12:29
Pessoal,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55452 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55452)
o que vcs acham ???
Grande murillus....
eu to dentro e la no outro topico ja varias pessoas se manifestaram....
mas acho que precisamos colocar as frequencias dos estados...
o que vc acha???
CE: 144.400
AL, PE, PA, RN: 144.160
SP: 146.500
RJ: 145.800
Parabens ficou muito legal!!!
Vou postar esse novo topico la tb...:palmas:
Band Dna. Filó
01/06/2009, 12:33
Pessoal,
o que vcs acham ???
Em tempo...Voto no amador2 com o maluco no jeep....e as frequencias....
eu fico logo com uns 5 ....
abraços de novo!:mrgreen:
Pessoal,
o que vcs acham ???
Fala ae Murillus fico com o adesivo n°4, e só falta colocar as frequencias do lado do maluco no jeep, ficou irado, muito boa sua criatividade, grande abraço e manda o n° da conta pra deposito.
Murillus,
Show de Bola!!! :palmas:
Também voto pela segunda opção e com as frequências dos outros estados, conforme nosso amigo Band Dna. Filó acabou de comentar.
Fico com alguns também.
Abraçoo.
Tio Eddie
01/06/2009, 13:07
Murillus,
Show de Bola!!! :palmas:
Também voto pela segunda opção e com as frequências dos outros estados, conforme nosso amigo Band Dna. Filó acabou de comentar.
Fico com alguns também.
Abraçoo.
X2 :palmas::palmas::palmas:
Abraços
Murillus
01/06/2009, 14:02
vou fazer o seguinte...
faco os modelos dos adesivos e posto no forum...
cada um leva a proposta pra qualquer grafica e pronto...
e sugerindo acho que ficaria muito mais legal se restringir as freq de cada regiao pra nao poluir muito o adesivo...
o que que vcs acham ???
Band Dna. Filó
01/06/2009, 14:22
Pergunta a todos!!!
e se colocasse uma só frequencia para PY ?????
frequencia nacional? :pensativo:
Band Dna. Filó
01/06/2009, 14:34
Caro Murillus..
Aqui em Sampa, uma grafica que presta serviços para nós, me orçou no tamanho 20 X 10 5,00 cada.... minimo de 20 peças...
com fundo transparente (para colar em vidro por dentro) ou fundo branco impresso preto.
nos dois casos ela "prefere" o arquivo em COREL, mas em jpg tb serve.
se alguem tiver preço melhor.....
GRITAAA :-D
vou fazer o seguinte...
faco os modelos dos adesivos e posto no forum...
cada um leva a proposta pra qualquer grafica e pronto...
e sugerindo acho que ficaria muito mais legal se restringir as freq de cada regiao pra nao poluir muito o adesivo...
o que que vcs acham ???
EXCELENTE IDÉIA!!! :grin:
Posta também a fonte do adesivo.
Abraçoo.
Tio Eddie
01/06/2009, 19:55
Caro Murillus..
Aqui em Sampa, uma grafica que presta serviços para nós, me orçou no tamanho 20 X 10 5,00 cada.... minimo de 20 peças...
com fundo transparente (para colar em vidro por dentro) ou fundo branco impresso preto.
nos dois casos ela "prefere" o arquivo em COREL, mas em jpg tb serve.
se alguem tiver preço melhor.....
GRITAAA :-D
Opa, se já for mandar fazer, quero dois (2) :mrgreen::mrgreen::mrgreen: com fundo branco para ser colado por fora (no vidro com insulfilme não rola)
Abraços
JEFFCATUNDA
02/06/2009, 00:14
Legal Murilo, acho que deve ser feito assim mesmo, cada um manda fazer o seu...O importante é que o colega que aviste sua viatura saiba que vc está em determinada frequencia...pois, as vezes avistamos uma viatura com antena, mas não sabemos se o radio está ligado , ou em que frequência esta modulando....Eu costumo ligar o radio assim que ligo a viatura, as vezs antes...hehehehh... e sempre em 144400
Band Dna. Filó
02/06/2009, 09:47
pelo que estou vendo, vcs acham melhor cada um colocar uma frequencia de QAP? acham que nao daria certo adotar uma só nacional para 4X4????
abraços
Tio Eddie
02/06/2009, 10:05
pelo que estou vendo, vcs acham melhor cada um colocar uma frequencia de QAP? acham que nao daria certo adotar uma só nacional para 4X4????
abraços
Poderia ser uma frequência/canaleta única para o PX, como o canal 16 mesmo (acho que não há controvésia quanto a isso)
Já para o PY, tenho observado que cada região tem uma frequência preferida. Fica a sugestão de cada região adesivar com a seua frequência. Apesar de que uma frequência única para o 4x4 no Brasil seria muito bacana!
Abraços
Band Dna. Filó
02/06/2009, 10:11
Poderia ser uma frequência/canaleta única para o PX, como o canal 16 mesmo (acho que não há controvésia quanto a isso)
Já para o PY, tenho observado que cada região tem uma frequência preferida. Fica a sugestão de cada região adesivar com a seua frequência. Apesar de que uma frequência única para o 4x4 no Brasil seria muito bacana!
Abraços
Tio Eddie
EU APOIO A IDEIA DE TER UMA PX = 16 e UMA PY = ??? :concordo:
muito mais facil encontrar ajuda, amigos, informações...etc...
Murillus
02/06/2009, 10:21
Já para o PY, tenho observado que cada região tem uma frequência preferida. Fica a sugestão de cada região adesivar com a seua frequência.
x2... :palmas: ... :palmas: ... :palmas: ... :palmas: ... :palmas: ...
quase que impossivel ter uma frequência única para o 4x4 no Brasil...
frequencia varia conforme o uso das outras faixas... por exemplo, 145.500 MHz e' usada pelo SAT que passa sobre o CE... dava uma interferencia louca... ou seja, nos e' que estavamo atrapalhando o povo "serio"... entao a LABRE-CE e a ANATEL pediram pra que nos abandonassemos o uso desta frequencia... ai surgiu a 144.400...
Tio Eddie
02/06/2009, 10:31
ai surgiu a 144.400...
E como ficaria a 144.400 nas outras regiões?
Abraços pensando em QAP 4x4 Brasil PX canaleta 16 e PY 144.400 :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
PS. Meu ht PY já está em 144.400 "just in case" rsrsrs
Band Dna. Filó
02/06/2009, 10:42
E como ficaria a 144.400 nas outras regiões?
Abraços pensando em QAP 4x4 Brasil PX canaleta 16 e PY 144.400 :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
PS. Meu ht PY já está em 144.400 "just in case" rsrsrs
Pessoal....
liguei na grafica que cotei, pode ser usado varias matrizes, ou seja frequencias diferentes.... ainda acho que seria mais legal ter uma só....claro:mrgreen:
o minimo para imprimir são 20 peças, R$5,00 cada, volto a falar..se alguem tem mais barato...avisa!!!
eu quero alguns, vou colar até nos carros "normais" :-D
o modelo que eu prefiro é o 2 (com o maluco no jeep)
abraços
Então sugiro fazer o adesivo padrão com o canal PX 16 e o representante de cada região acrescenta o canal PY.
Estou puxando sardinha pro meu lado, confesso, mas acho que para fazer a abordagem de todos os canais PY do Brasil, vai poluir muito o adesivo.
O PX é praticamente unânime o canal 16.
Que acham?
Abraçoo.
Murillus
02/06/2009, 10:53
quanto ao dizer do adesivo:
fugi do QAP 4x4 Brasil... por questoes legais junto ao forum 4x4 Brasil...
nao sei se podemos usar o nome do forum desta forma?
entao sugiro:
4x4 QAP/QRV Brasil...
ou seja, 4x4 na escuta e a disposicao Brasil...
quanto ao logo:
antena = simbolo do radio
jeep = simbolo do 4x4
[]s
Band Dna. Filó
02/06/2009, 10:55
Uma ideia maluca....
Para começar a tentar uma unificação de QAP poderiamos usar algo tipo:
Apenas um exemplo....ok?
PX = 16
PY RJ = 145.800 Mhz
Em viagem = 144.400 Mhz
Dessa forma os PYs vao adotando uma unica frequencia com o tempo!
Foi só uma ideia....:parede::neutral:
ale_ralves
02/06/2009, 11:22
Srs,
Sempre compro adesivos aqui: http://www.superadesivos.com/Off%20Road.html . Eles tem uma grande variedade. E fazem do jeito que vc quiser.
Acabei de cotar com eles e eis a resposta:
Prezado Alessandro
Para 100 peças cada unidade para aplicação interna sai por R$1,95 e para aplicação externa cada sai por R$1,55 no tamanho de 15x9cm.
Cordialmente;
Equipe superadesivos.com
www.superadesivos.com
MSN: sac@superadesivos.com
Acho que vou fazer pra mim, acho que pra 1 und não vai passar de R$ 5. Fatalmente quem fizer esse vai comprar outros tb.
[ ]'s
Band Dna. Filó
02/06/2009, 11:37
Sem duvida o preço esta melhor....
to nessa....
mas qual o tamanho que vai ficar ideal???
no caso de fazer ai no RJ, vc teria coragem de enviar pelo correio pra Sampa???? :mrgreen::mrgreen::mrgreen: ou a propria grafica mandaria?
claro que pago os custos!!!
abraços
ale_ralves
02/06/2009, 13:02
Sem duvida o preço esta melhor....
to nessa....
mas qual o tamanho que vai ficar ideal???
no caso de fazer ai no RJ, vc teria coragem de enviar pelo correio pra Sampa???? :mrgreen::mrgreen::mrgreen: ou a propria grafica mandaria?
claro que pago os custos!!!
abraços
Fala camarada!
Essa empresa não fica aqui no RJ não. O melhor é cada um fazer seus pedidos individualmente com eles (tem que confirmar o valor). Já comprei 3 vezes e chegou direitinho. Comprando acima de um certo nº o frete é 0800.
Mas atenção porque o adesivo é por recorte eletrônico, então o adesivo vai ser só o desenhos recortados, sem fundo.
Acho que é só tomar cuidado de pedir numa cor que faça um contraste legal com a cor do carro.
[]'s
Band Dna. Filó
02/06/2009, 13:43
[QUOTE=ale_ralves;897866]Fala camarada!
Grande ale...
por ser 100 unidades o minimo...eu ainda prefiro pegar aqui no meu por enquanto... acho que nao juntaria-mos tantas pessoas assim de momento!!!
vamos nos falando....
e sobre o modelo tb.
abrassss
Band Dna. Filó
03/06/2009, 12:53
Murilus
Todos se calaram...hehehe
eu vou fazer por aqui mesmo...
vc poderia me mandar o arquivo do numero 2?
abraçossss
Tio Eddie
03/06/2009, 13:36
Opa,
Mesmo nessa faixa de preço (R$ 5,00 + frete) estou dentro! Modelo no. 2.
Abraços
Ou o arquivo para mandar rodar aqui...
Será que o pessoal da superadesivos não roda o arquivo e disponibiliza a comrpa através deles? apenas pensando alto...rsrs
Band Dna. Filó
03/06/2009, 15:08
Opa,
Mesmo nessa faixa de preço (R$ 5,00 + frete) estou dentro! Modelo no. 2.
Abraços
Ou o arquivo para mandar rodar aqui...
Será que o pessoal da superadesivos não roda o arquivo e disponibiliza a comrpa através deles? apenas pensando alto...rsrs
Eu me comprometo a colocar no correio pra vc e pra quem mais quiser...sem problemas....
quanto ao pessoal da superadesivos nao sei dizer.... :???:
só preciso do arquivo para mandar para a grafica...esperando o Murillus...:mrgreen:
Abrasssss
PX = 16
PY RJ = 145.800 Mhz
Em viagem = 144.400 Mhz
Dessa forma os PYs vao adotando uma unica frequencia com o tempo!
Tem que ver duas coisas:
plano de bandas da ANATEL, para ver quais são sa frequencias destinadas a comunicados locais.
outra coisa, em viagem, é mais prático ficar ligado nas repetidoras locais, melhorando o alcance .
73
Pessoal,
só pra lembrar, em tempos de desastres, os radioamadores sempre estão lá, sem pedir nada em troca.
Vai aí um lembrete e outra sugestão de adesivo:
http://tbn1.google.com/images?q=tbn:MlvVmXtwMEut-M:http://www.schklar.com/wa4zxv/SAK07/SAK_Online/WhenAllElseFails.jpg
Band Dna. Filó
04/06/2009, 09:59
Pmarc....
Bom dia...
vc acha que valeria a pena escrever uma linha abaixo do adesivo (letras menores) algo como: em viagem = repetidora local ????:pensativo:
Vc tem razao quanto a disposição de auxilio dos amadores, e ainda acho que somos pouco valorizados...:cry:
Pmarc....
Bom dia...
vc acha que valeria a pena escrever uma linha abaixo do adesivo (letras menores) algo como: em viagem = repetidora local ????:pensativo:
Vc tem razao quanto a disposição de auxilio dos amadores, e ainda acho que somos pouco valorizados...:cry:
Ainda acho que só a frequencia utilizada, independente do estado, já é uma forma de se comunicar com o veículo e quem estiver solicitando pede pra mudar a frequencia para a de uso local. De qualquer forma estou nessa também, acho o modelo 2 muito bom. A idéia de enviar o modelo para uma gráfica não seria mais barato pra todos já que esta teria o molde pronto bastando imprimir conforme fossemos solicitando? Abração
tenho um modelo de adesivo aqui c vcs quiserem envio pelo correio
(flaviodenucci@yahoo.com.br)
Pmarc....
Bom dia...
:stop: Adesivo não é manual de instrução! :discordo::discordo:
Em FM, a frequencia nacional de chamada é 146.520!
Não acho que devamos usar outra freq. Se precisarmos de ajuda, ou se alguém precisar de ajuda, será primeiro nesta freq que vai achar alguém. Depois de estabelecido, escolher outra freq para manter o tráfego.
146.520 é a frequência de CHAMADA. Chamou? Alguém respondeu? Mude de frequência com o colega.
144.400 não deve ser utilizada por transmissões em FM, ela está alocada para trasmissões SSB e CW, incluindo DX... Prestem atencão para os trechos roxos e azuis no gráfico anexo.
Vocês fizeram prova para obter o indicativo, valorizem isso e operem de maneira ética, respeitem o plano de bandas (também existe um para a Faixa do Cidadão)
Vc tem razao quanto a disposição de auxilio dos amadores, e ainda acho que somos pouco valorizados...:cry:O que você tem feito para mudar isso? Tem estudado técnica? ética?
Se filiou a LABRE? RENER? Sabe como lidar com tráfego de emergência?
São coisas que nós, jipeiros podemos fazer como radioamadores. Estamos um passo a frente edos outros radioamadores, pois podemos chegar no local de uma emergência com mais facilidade do que aqueles que estão sem sentados no shack (sem desmerecer)
São coisas que também estão na minha lista de pendências...
BTW, segue o plano de bandas brasileiro. Imprimam e deixem junto com o rádio.
Murillus
05/06/2009, 17:11
144.400 não deve ser utilizada por transmissões em FM, ela está alocada para trasmissões SSB e CW, incluindo DX... Prestem atencão para os trechos roxos e azuis no gráfico anexo.
NORMA RADIOAMADOR - ANEXO B
Aplicações do Serviço de Radioamador por Faixa de Radiofreqüências
Na Faixa de 2 metros (Operação Classes A, B e C)
Faixa (kHz) Aplicações
144,000 a 144,050 CW Reflexão lunar em CW prioritário.
Contatos terrestres em CW autorizados desde que não prejudiquem a atividade prioritária segmento
144,050 a 144,100 CW
144,090 Freqüência de chamada CW.
144,100 a 144,200 Fonia SSB, CW e Teletipo SSB Reflexão lunar e sinais fracos em SSB e eventuais contatos em CW.
Teletipo SSB desde que não prejudiquem modo prioritário ou interfiram em segmentos adjacentes.
144,200 a 144,275 Fonia SSB e CW 144.200 freqüência de chamada Fonia SSB.
144,275 a 144,300 CW Emissões piloto.
144,300 a 144,500 Autorizados para comunicação via satélite (prioritário), CW, Fonia SSB e Fonia FM.
Contatos terrestres em CW e Fonia SSB e Fonia FM desde que não prejudiquem modo prioritário
ou interfiram em segmentos adjacentes.
144,500 a 144,600 Fonia FM/PM Simplex sinais fracos.
144,600 a 144,900 Fonia FM/PM Entrada de repetidoras, Saída + 600 kHz.
144,900 a 145,100 Dados FM/PM Exclusivo Radio Pacote.
145,100 a 145,200 Fonia FM/PM Simplex sinais fracos.
145,200 a 145,500 Fonia FM/PM Repetidoras (saída). Entrada – 600 kHz.
145,500 a 145,565 Todos os modos. Exceto Radio Pacote.
Modos experimentais prioritários (não devem interferir em segmentos adjacentes).
Demais modos desde que não prejudiquem modo prioritário ou interfiram em segmentos adjacentes
145,565 a 145,575 Dados FM/PM Exclusivo APRS
145,575 a 145,800 Todos os modos. Exceto Radio Pacote.
Modos experimentais prioritário (não devem interferir em segmentos adjacentes).
Demais modos desde que não prejudiquem modo prioritário ou interfiram em segmentos adjacentes.
145,800 a 146,000 Autorizados para comunicação via satélite.
146,000 a 146,390 Fonia FM/PM Entrada de repetidoras, Saída + 600 kHz.
146,390 a 146,600 Fonia FM/PM Simplex
146,600 a 146,990 Fonia FM/PM Saída de repetidoras, Entrada – 600 kHz
146,990 a 147,400 Fonia FM/PM Saída de repetidoras, Entrada + 600 kHz.
147,400 a 147,590 Fonia FM/PM Simplex
147,590 a 148,000 Fonia FM/PM Entrada de repetidoras, Saída - 600 kHz.
[/URL][URL]http://www.arpapr.org.br/norma_frequencias.html (http://www.arpapr.org.br/norma_frequencias.html)
Murillus
05/06/2009, 17:30
NORMA RADIOAMADOR - ANEXO B
Aplicações do Serviço de Radioamador por Faixa de Radiofreqüências
Na Faixa de 2 metros (Operação Classes A, B e C)
Faixa (kHz) Aplicações
144,300 a 144,500 Autorizados para comunicação via satélite (prioritário), CW, Fonia SSB e Fonia FM.
Contatos terrestres em CW e Fonia SSB e Fonia FM desde que não prejudiquem modo prioritário
ou interfiram em segmentos adjacentes.
145,500 a 145,565 Todos os modos. Exceto Radio Pacote.
Modos experimentais prioritários (não devem interferir em segmentos adjacentes).
Demais modos desde que não prejudiquem modo prioritário ou interfiram em segmentos adjacentes
[/URL][URL]http://www.arpapr.org.br/norma_frequencias.html (http://www.arpapr.org.br/norma_frequencias.html)
Paulo Marcondes,
depois da rolada... a explicacao...
no ceara usava-se a 145.500 porem interferia no SAT...
dai a LABRE-CE e a ANATEL chegaram a um acordo...
deixar a 145.500 livre e usar a 144.400...
no inicio achei esquisito... voltei a perguntar a membros da ANATEL e a LABRE-CE
e eles reafirmaram que a freq 144.400 poderia ser usada pelo off road...
porem acho que isso é um acordo local somente...
esta errado ???
Murillus
05/06/2009, 17:55
Paulo,
aproveitando para que todos entendam... qual a definicao para os termos:
1) CW – transmissões telegráficas do código internacional Morse com interrupção de portadora com
as seguintes características básicas
2) Fonia SSB -
3) Fonia FM - Transmissão de telefonia em modulação de fase ou freqüência
4) Fonia AM - Transmissão de telefonia em modulação de amplitude
5) Teletipo SSB - Transmissão de telegrafia para recepção automática em modulação por amplitude
banda lateral única
6) Teletipo FM ou PM - Transmissão de telegrafia para recepção automática em modulação por
freqüência ou fase
7) Teletipo AM – Transmissão de telegrafia para recepção automática em modulação por amplitude
4) Simplex
[]s
Paulo Marcondes,
depois da rolada... a explicacao...
no ceara usava-se a 145.500 porem interferia no SAT...
dai a LABRE-CE e a ANATEL chegaram a um acordo...
deixar a 145.500 livre e usar a 144.400...
no inicio achei esquisito... voltei a perguntar a membros da ANATEL e a LABRE-CE
e eles reafirmaram que a freq 144.400 poderia ser usada pelo off road...
porem acho que isso é um acordo local somente...
esta errado ???
Não posso dizer que está errado.
Esses planos de frequência volta e meia são alterados por conta das alterações em outros países, satélites e tal. Se este é o acordo aí, é bom seguir.
A LABRE local é sempre uma boa indicacão de referência, ou o pessoal que faz muito VHF por aí.
Murillus
06/06/2009, 12:10
A LABRE local é sempre uma boa indicacão de referência, ou o pessoal que faz muito VHF por aí.
os caras da labre sao feras...
quase instalo uma base em casa depois de ve-los em acao...
por aqui todo 4x4 usa radio vhf na 144.400... regulares ou nao...
pra ficar regular foi facil-facil... mas ainda tenho muitas duvidas quando volto a ler sobre o servico de radioamadorismo... acho muito confuso...
as coisa no Brasil sempre deixam dubio pra dar brechas a "falcatruas"...
nosso grupo esta quase todo regular inclusive tem 20 fazendo teste neste mes...
73
pu 7 mmu
ale_ralves
08/06/2009, 10:29
Murillus,
Andei vendo com o pessoal de fazer uns adesivos num tamanho e numa forma que ficasse certinho no parachoque traseiro das Pajeros TR4 o maior possível e com as frequências o mais destacadas possível, para que possa se ver bem claramente.
Cheguei nesse formato e tamanho que mando em anexo. A idéia é fazer ele todo na cor laranja com as frequencias em laranja reflexivo. Só que o pessoal da gráfica disse que pra isso precisaria do desenho no formato CDR. Você o teria???
Se tiver manda pra mim, por favor: ale_offroader@yahoo.com.br
[ ]'s
Murillus,
Andei vendo com o pessoal de fazer uns adesivos num tamanho e numa forma que ficasse certinho no parachoque traseiro das Pajeros TR4 o maior possível e com as frequências o mais destacadas possível, para que possa se ver bem claramente.
Cheguei nesse formato e tamanho que mando em anexo. A idéia é fazer ele todo na cor laranja com as frequencias em laranja reflexivo. Só que o pessoal da gráfica disse que pra isso precisaria do desenho no formato CDR. Você o teria???
Se tiver manda pra mim, por favor: ale_offroader@yahoo.com.br
[ ]'s
Alessandro,
Tô dentro. Oferece lá no LOKOLAMAS.
Abraçoo.
Tio Eddie
08/06/2009, 11:25
Também tô dentro, mas a frequêrncia PY precisava ser ou unificada ou uma de chamada mesmo, para ser um adesivo "universal"
[]s
Murillus
08/06/2009, 12:34
Lista das frequancias usadas em VHF e UHF pelos clubes por estado
AmazonasManausJeep Clube do Amazonas152.250 MHz
BahiaSalvadorBahia Off Road / Free Road146.480 MHZ
CearáFortalezaTreme Terra144.400 MHZ
CearáFortalezaZueira Off-road144.400 MHz
CearáFortalezaComando Apache144.400 MHz
CearáFortalezaTrilha & Cia144.400 MHz
CearáFortalezaNinjas Off-road144.400 MHz
CearáFortalezaStauros Adventure144.400 MHz
CearáFortalezaBandoleiros144.400 MHz
CearáFortalezaPapa Trilhas144.400 MHz
CearáFortalezaAmigos da Trilha144.400
CearáFortalezaRapaziada 4x4144.400MHz
DFBRASÍLIAJCB - JIPE CLUBE DE BRASÍLIA145.180
GoiasGoianiaCupim de Aço 4X4 144.440
GoiásGoiâniaJipeiros de Cristo (90% de Troller)145.500
MaranhãoSão LuisJipe Clube de São Luis162.710
Mato Grosso do SulPonta PoraJeep Clube Frontera148.820
PernambucoRecife4x4 Recife145.600
PernambucoRecifePernambuco Off-Road144.600
Rio Grande do NorteNatalJeep Ação146.610
Rio Grande do NorteNatalJeep Ação145.500 (simplex)
Rio Grande do NorteMossoróMossoró Jeep Clube145.100
Santa CatarinaCríciúmaJeep Club Pantaneiros do Carvão145.510
São PauloSão PauloEQUIPE ROTA 4X4143.230
JEFFCATUNDA
08/06/2009, 16:29
Lista das frequancias usadas em VHF e UHF pelos clubes por estado
AmazonasManausJeep Clube do Amazonas152.250 MHz
BahiaSalvadorBahia Off Road / Free Road146.480 MHZ
CearáFortalezaTreme Terra144.400 MHZ
CearáFortalezaZueira Off-road144.400 MHz
CearáFortalezaComando Apache144.400 MHz
CearáFortalezaTrilha & Cia144.400 MHz
CearáFortalezaNinjas Off-road144.400 MHz
CearáFortalezaStauros Adventure144.400 MHz
CearáFortalezaBandoleiros144.400 MHz
CearáFortalezaPapa Trilhas144.400 MHz
CearáFortalezaAmigos da Trilha144.400
CearáFortalezaRapaziada 4x4144.400MHz
DFBRASÍLIAJCB - JIPE CLUBE DE BRASÍLIA145.180
GoiasGoianiaCupim de Aço 4X4 144.440
GoiásGoiâniaJipeiros de Cristo (90% de Troller)145.500
MaranhãoSão LuisJipe Clube de São Luis162.710
Mato Grosso do SulPonta PoraJeep Clube Frontera148.820
PernambucoRecife4x4 Recife145.600
PernambucoRecifePernambuco Off-Road144.600
Rio Grande do NorteNatalJeep Ação146.610
Rio Grande do NorteNatalJeep Ação145.500 (simplex)
Rio Grande do NorteMossoróMossoró Jeep Clube145.100
Santa CatarinaCríciúmaJeep Club Pantaneiros do Carvão145.510
São PauloSão PauloEQUIPE ROTA 4X4143.230
Murilo.
O pessoal do Comando usa é 144.500.
Band Dna. Filó
08/06/2009, 16:36
Também tô dentro, mas a frequêrncia PY precisava ser ou unificada ou uma de chamada mesmo, para ser um adesivo "universal"
[]s
:concordo::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
è exatamente isso que eu to falando desde o inicio...
PX = 16 (unanimidade)
PY = Uma só de chamada!!!! NACIONAL!!!:putz:
Abraços.
PX2Y5513 Desde 1983
PU2WIH Desde 2009
Murilo.
O pessoal do Comando usa é 144.500.
Só pra lembrar que a faixa de radioamador em 2m vai de 144 a 148 MHZ com o plano de bandas que passei em mensagem anterior.
:concordo::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
è exatamente isso que eu to falando desde o inicio...
PX = 16 (unanimidade)
PY = Uma só de chamada!!!! NACIONAL!!!:putz:
Abraços.
PX2Y5513 Desde 1983
PU2WIH Desde 2009
Dna. Filó,
Você é radioamador e o seu aparelho é simplesmente um rádio (ou transceptor).
PY será o prefixo do seu indicativo quando o sr. for provido a classe B (ou A).
Nas normas do serviço de telecomunicações do qual o senhor é permissionário, há a alocação de frequencias. Nessa alocação está previsto o uso de 146.520 MHZ como frequencia de chamada em FM.
Favor observar as condições de execução do serviço de telecomicações.
Se você observar o procedimento correto ao chamar nos 2m, poderá se divertir muito mais, ok? :concordo:
Band Dna. Filó
09/06/2009, 09:48
Dna. Filó,
+ Estou ciente disso!!! Estudei e passei na primeira e unica prova que fiz (anatel)
Nas normas do serviço de telecomunicações do qual o senhor é permissionário, há a alocação de frequencias. Nessa alocação está previsto o uso de 146.520 MHZ como frequencia de chamada em FM.
Favor observar as condições de execução do serviço de telecomicações.
+ Como vc pode notar em todos meus comentarios, nao sugeri nenhuma frequencia nem forma alguma de uso, apenas minha intanção é a união dos 4X4, temos a mobilidade e os radios a nosso favor mas, somos mais desunidos do que os motoboys!
Se você observar o procedimento correto ao chamar nos 2m, poderá se divertir muito mais, ok? :concordo:
+ Sempre observei e estudei etica, tecnica e legislação, apesar de que acho particularmente que um bom radioamador precisa antes de tudo EDUCAÇÃO para modular, nao proponho o uso desorganizado do radio, ate mesmo para nao acontecer o que aconteceu com o nosso PX (descambou) nao sou a favor da clandestinidade, tanto é que tenho as duas licenças. Volto a dizer, apenas prego a união, e vejo uma opção de um simples adesivo poder iniciar isso. o que sinto é que nao dá para se ter uma unanimidade nacional, por isso estamos aqui discutindo muito antes de se fazer algo.
Grato pelos conselhos e espero que continuemos ate chegar uma opinião final.
Grande abraço :)
PX2Y5513 - PU2WIH
ale_ralves
09/06/2009, 11:37
Bem Srs,
Acredito na idéia que um adesivo poderia ser um instrumento para iniciarmos uma união maior dos offroaders.
Tenho apenas PX em minha viatura, um simples cobra 19 e estou em fase de tirar a licença. Mas futuramente pretendo colocar um PY.
Aqui no RJ é muito raro alguém usar PY, eu não conheço ninguém. Mas nada começa se não começar, né??:D
Alguém saberia informar que frequência seria a mais apropriada para indicar no adesivo aqui pro RJ???? Seria viável utilizar a mesma que se usa no Nordeste (muito utilizada), iniciando assim talvez uma unificação nacional???
[ ]'s
Alexandre Banana
25/06/2009, 00:45
Dna. Filó,
:stop:
Com certeza quando o colega usou o termo "PY" ele se referia ao VHF, uma vez que todos os chamam popularmente de PY.
Noto que o colega tem um grande conhecimento sobre radioamador, mas não concordo com o tipo de postura na qual você se comporta. Acredito que podemos todos nós ensinar muitas coisas como também podemos aprender. Então reveja sua maneira de reportar seu conhecimento que com certeza será bem melhor para todos, pois para esclarecermos uma idéia para um colega não precisamos diminuir seu conhecimento, mas sim somar.
Com certeza quando o colega usou o termo "PY" ele se referia ao VHF, uma vez que todos os chamam popularmente de PY.
Alexandre,
Entendi o que disse o colega. Entendo que popularmente se diga de uma forma ou outra. Nem por isso devemos reforçar o erro.
Não é porque o povo chama o órgão de "figo" que os médicos trocaram o nome.
Fui seco na minha colocação? Fui. Mas não mudo uma vírgula pois estou correto.
Noto que o colega tem um grande conhecimento sobre radioamador, mas não concordo com o tipo de postura na qual você se comporta. Acredito que podemos todos nós ensinar muitas coisas como também podemos aprender. Então reveja sua maneira de reportar seu conhecimento que com certeza será bem melhor para todos, pois para esclarecermos uma idéia para um colega não precisamos diminuir seu conhecimento, mas sim somar.
Agradeço pelo elogio.
Estou tentando fazer a minha parte, mostrando aos demais o uso correto da terminologia. Conhecimento não se soma, se multiplica.
Se alguém está em erro, a multiplicação é por zero, anula-se o conhecimento...
Vamos aumentar os fatores, ok?
Quando se comunica, é muito importante fazer de maneira clara e correta.
Por isso é importante usar as palavras com o significado que elas tem e observando o uso correto.
Me considero um cientista, então essas coisas de terminologia são muito importantes pra mim, e ás vezes não consigo deixar de observar os erros cometidos. Fica aqui um pedido de desculpas pela rispidez.
Murillus
27/06/2009, 08:36
Me considero um cientista, então essas coisas de terminologia são muito importantes pra mim, e ás vezes não consigo deixar de observar os erros cometidos. Fica aqui um pedido de desculpas pela rispidez.
o povo besta...
quem comecou errado fui eu...
mas fica muito dificel imaginar um adesivo (que e' a proposta deste topico) usando: "radioamadorismo na faixa de 2 metros"...
entao...
Murillus
27/06/2009, 08:58
QSN 144400 = Escutou-me 144400 MHz
ou
QSU 144400 = Devo transmitir e/ou responder em 144400 MHz
mas soa tao esquisito....
brandtoffroad
27/06/2009, 10:38
Se vcs forem fazer este adesivo eu quero.
Tio Eddie
27/06/2009, 11:22
Estou achando que o caminho vai ser um adesivo APENAS com o canal 4x4 para PX canaleta 16....
2m cada um usa o de seu estado e grupo mesmo....uma pena,
Mas a ideia do adesivo me agrada muito e tambem quero....
[]s
Murillus
27/06/2009, 18:05
Estou achando que o caminho vai ser um adesivo APENAS com o canal 4x4 para PX canaleta 16....
a ideia e' cada um faz o seu adesivo usando o fundo padrao mas alterando a frequencia...
[]s
Tio Eddie
27/06/2009, 19:04
a ideia e' cada um faz o seu adesivo usando o fundo padrao mas alterando a frequencia...
[]s
E quem fará o fundo padrão? Alguém pode disponibilizar o arquivo?
Abraços
JEFFCATUNDA
27/06/2009, 19:24
Venho acompanhando este assunto já há algum tempo...O que observo é que é parece ser muito difícil por em prática uma coisa que é muito.... mas muito simples mesmo.
Há muito tempo, vários eram os colegas que se utilizavam de placas de identificação, metálicas e muito parecidas com as placas das viaturas, com seus indicativos e Freqüência de modulação...
Basta isso: Indicativo e freqüência de modulação....Se não tem indicativo, coloca o QRA e a freqüência....Quem ler vai entender.
Quanto às normas, as leis e o escambau........Quem cuida disso é a A N A T E L .
O importante, na prática, é que eu, quando aviste uma viatura com uma antena de R C, saiba o indicativo ou o Q R A do companheiro e em que freqüência ele D E V E estar ligado.
S Ó I S S O !
Tio Eddie
27/06/2009, 19:38
Venho acompanhando este assunto já há algum tempo...O que observo é que é parece ser muito difícil por em prática uma coisa que é muito.... mas muito simples mesmo.
Há muito tempo, vários eram os colegas que se utilizavam de placas de identificação, metálicas e muito parecidas com as placas das viaturas, com seus indicativos e Freqüência de modulação...
Basta isso: Indicativo e freqüência de modulação....Se não tem indicativo, coloca o QRA e a freqüência....Quem ler vai entender.
Quanto às normas, as leis e o escambau........Quem cuida disso é a A N A T E L .
O importante, na prática, é que eu, quando aviste uma viatura com uma antena de R C, saiba o indicativo ou o Q R A do companheiro e em que freqüência ele D E V E estar ligado.
S Ó I S S O !
X2 Jeff,
Já usei adesivo com o QRA e a chamada era canal 5 px, depois do contato mudavamos para uma freqência a contento, deixando a canaleta de chamada livre.
a idéia do cana 4x4 = 16 me agrada, mas pelo visto não chegaremos a um consenso por aqui
Abraços
Murillus
28/06/2009, 09:37
tinha no meu troller o indicativo adesivado mas caia as letras
vou recolocar e por este adesivo tb... (abaixo)
ps: nao trabalho com corel... mas vou mandar os arquivos em jpg separados pra alguem montar...
Murillus
28/06/2009, 09:54
minha sugestao de adesivos...
que que vcs acham ?
Tio Eddie
28/06/2009, 10:47
Muito bom, e agradeço pelo envio dos arquivos
Vou ver se consigo fazer algo por aqui, depois posto...
Tks
ale_ralves
01/07/2009, 12:30
Estou pra mandar fazer o adesivo, num tamanho certinho pra pôr no meu parachoque. No entanto a idéia era fazer em cores personalizadas (numeros em material reflexivo), mas a gráfica disse precisaria justamente dessas imagens em separado.
Se alguém puder postar aqui ou enviar pra mim as imagens, agradeceria. Meu email: ale_offroader@yahoo.com.br
[ ]'s
Alessandro.
lg_gustavo
06/07/2009, 13:57
Só pra jogar mais lenha :mrgreen:
Tô só corujando :pipoca: faz um tempo, mas sou do tempo que o pessoal do FORUM usava a canaleta 22.
Quem usava a canaleta 16 por aqui (grande SP) é o pessoal da Jipenet / Off / Suzukinet e outras listas e grupos.
[ ]s
Murillus
06/07/2009, 17:17
Tô só corujando :pipoca: faz um tempo
eis um verdadeiro radioamador... kkk...
mas se quisermos agradar a todos teremos que fazer um adesivo em forma de livro... kkk...
por isso sugiro que cada regiao faça o seu adesivo...
[]s
eis um verdadeiro radioamador... kkk...
mas se quisermos agradar a todos teremos que fazer um adesivo em forma de livro... kkk...
por isso sugiro que cada regiao faça o seu adesivo...
[]s
Murillus vc teria como enviar esse arquivo dos adesivos em corel?
Abs
Murillus
21/08/2009, 12:30
Nao trabalho com corel
rogeriomasih
03/09/2009, 23:55
E aí, alguém fez os adesivos?
EM TEMPO: o jipe da figura tem mão-inglesa (direção no lado direito)?
meus caros!
O adesivo saiu?
meus caros!
O adesivo saiu?
Fala grande Cruiff,
Acho que ninguem fez o adesivo não. Mas qualquer coisa vc pode salvar esse adesivo ai acima em um pendrive e leva la no Fábio que so faz adesivos. Ele é gente boa demais, tanto ele como a esposa. Pode falar no meu nome, ja plotei alguns carros la com ele. Abaixo segue o endereço e o tel deles. Ele faz na hora o adesivo.
ARTE VISUAL
AVENIDA OLIVEIRA PAIVA 2989 LJ 6
Bairro: CID FUNCIONARIOS
CEP: 60822-135
abs
Enis
meus caros!
O adesivo saiu?
Cruiff quando for fazer não esquecer de alterar a regiao para Fortaleza-CE e a frequência 144.400MHZ
Abs
JEFFCATUNDA
01/01/2011, 12:40
Já tem muita gente rodando com os adesivos?
hehehhehehhe.
Já tem muita gente rodando com os adesivos?
hehehhehehhe.
Até hj eu nunca vi nao...rs :discordo::discordo::discordo:
JEFFCATUNDA
04/01/2011, 17:53
O Murilo roda com um!....heheh
Murillus
06/01/2011, 16:27
olha este adesivo....
... pro povo da terrinha...
marcelbs007
26/05/2011, 15:48
Excelente!!
Estou entrando nessa como coruja... logo mais habilitado!!!
abs
Pessoal,
o que vcs acham ???
Estou corujando tambem, e estudando,
qdo a Labre SP conseguir organizar o exame, estarei fazendo,
continuo aguardando uma data.
abraços a todos
jotaunior
03/11/2011, 15:13
Dei uma modificada no adesivo, segue em anexo o adesivo com as modificacoes, deem uma olhada e comentem.
http://www.itajaioffroad.com.br/sistema-noticias/imagens/noticias/px16.jpg
Abraços
Amigo ficou bacana. Seria muito interessante se todos realmente tivessem. De grande valia. Se alguém já fez ou pretende fazer um para o grupo todo pode contar comigo. O importante é ter também a QRG do VHF e a QRA ( indicativo). Se todos contribuirem não sai caro. Aqyui no RJ um amigo está fazendo o adesivo do grupo no tamanho de 15x24 e ficou em 120,00 50 unidades, só para ter uma ideia.
Nilton J
13/08/2013, 17:20
Este é um dos adesivos q comporá o plano de adesivagem de um total de 5 tipos de adesivos de minha futura carretinha off-road, em breve a ser lançada aqui neste fórum; abaixo do logo terá as letras de meus indicativos PX / PU:
426018
Nilton J
19/08/2013, 10:16
Bom dia ! Seguem fotos de meus adesivos q compõe meu conjunto off-road expedicionário Troller + Carreta Global One:
(mais detalhes em http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/62337-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil.html )
Na tampa da central elétrica de minha carreta, frontal ao cambão, um adesivo com apelo off-road:
426855
Na traseira da carreta, logo da LABRE/SP com meus indicativos, Mapa dos continentes mostrando nos pontinhos vermelhos de onde vieram peças e acessórios de minha carreta e uma bela mensagem em prol de nossos bichanos 4x4 patas; veja o detalhe do suporte de antena q recebe um mastro de 3 metros p as minhas antenas tv / radioamador q vão na carreta:
426856
426857
426858
Nos baús laterais da carreta, logo personalizado dela mesma, Global One Expedition Trailer e mais um adesivo em prol dos bichanos:
426859426860
Na traseira do veículo, um adesivo de "pedigree":
426861