Ver Versão Completa : 30 segundos pra desligar????
Pessoal, comprei um troller 2009 e no párabrisa tem um adesivo mandando deixar o carro em marcha lenta por 30 segundos antes de desligar. Até onde isso realmente detona o carro? Pergunto porque sou frango de granja e fico igual retardado dentro do jipe olhando no relógio toda vez que estaciono....
30 segundos para desligar, e também depois de ligar antes de acelerar.
Isso para prolongar a vida útil da turbina.
Se pesquisar, vai encontrar muita coisa a esse respeito.
[]s
Lucas Nassif
28/05/2009, 22:43
É isso mesmo.
Se você ao parar desliga o motor imediatamente, a turbina fica girando com o motor desligado (inércia), e até parar ela roda sem óleo, o que reduz sua vida útil.
Já ao ligar, tem que deixar 30 segundos em marcha lenta antes de acelerar, para dar tempo do óleo chegar até a turbina.
T+
Julio Militão
28/05/2009, 23:13
Caros Companheiros
É isso mesmo, inclusive em oficinas que fazem alinhamento os caras nao sabem disso e detonam, sem saber, a turbina.
Por isso cuidado pra quem vc empresta seu jeep turbinado!
Isso é conhecido como "Ralenti time'"
Na teoria é isto mesmo.
Mas eu nunca conheci alguem que siga isto a risca!
Eu mesmo não sigo nem nunca segui em nenhum carro meu!
Evito desligar o carro depois de força-lo muito, geralmente nas trilhas ligo o carro quando saio de casa e só desligo quando retorno.
JAMAIS DESLIGUE SEU CARRO APÓS FORÇA-LO!
Isto não só corta o óleo da turbina como tambem a bomba dágua, fazendo com que o bloco do motor fique extremamente quente.
Mas no dia-a-dia não dá para ficar esperando 30s para desligar...
Isto diminue a vida util do seu motor em 1 pentelhésimo, mas tudo bem, eu não tenho saco de ficar esperando 30s todas as vezes que preciso desliga-lo no dia-a-dia.
Abraços.
O que o Abreu falou é verdade.
Eu mesmo procuro sempre deixar uns 15 segundos em lenta antes de desligar. Quando ligo, aí sim deixo uns 30 segundos.
Mas às vezes a gente esquece, ou não dá para esperar.
Agora há pouco saí com o jipe para colocar diesel. Parei no posto, e logo veio o frentista do lado. Desliguei e dei a chave a ele. Não fiquei 30 segundos ligado com ele olhando para a minha cara... :mrgreen:
Folgado,
nos 30 segundos tem uma bela margem de segurança, mas há alguns cuidados que podem, além de diminuir este tempo, não prejudicar a sua turbina.
Todos nós sabemos que quanto maior a rotação do motor, maior será a velocidade da turbina, em função da maior quantidade de gases liberados pelo escapamento, certo?
Ora, tá no quarteirão de casa, já reduza a rotação do motor, tá chegando no posto para abastecer, a mesma coisa...
Desta forma você nem precisa esperar os 30 segundos e com certeza vai preservar sua turbina de algum desgaste prematuro.
[ ]s
Tio Eddie
30/05/2009, 23:13
Folgado,
nos 30 segundos tem uma bela margem de segurança, mas há alguns cuidados que podem, além de diminuir este tempo, não prejudicar a sua turbina.
Todos nós sabemos que quanto maior a rotação do motor, maior será a velocidade da turbina, em função da maior quantidade de gases liberados pelo escapamento, certo?
Ora, tá no quarteirão de casa, já reduza a rotação do motor, tá chegando no posto para abastecer, a mesma coisa...
Desta forma você nem precisa esperar os 30 segundos e com certeza vai preservar sua turbina de algum desgaste prematuro.
[ ]s
X2 :concordo:
JEFFCATUNDA
01/06/2009, 01:15
kk kkk kk k kk k kk ..
"Isto diminue a vida util do seu motor em 1 pentelhésimo""
O problema é se tua viatura já estiver quase despentelhada............ kk k kkkk kkk k k kk k k kk k kk k kk ..........
lucasgamba
01/06/2009, 10:30
kk kkk kk k kk k kk ..
"Isto diminue a vida util do seu motor em 1 pentelhésimo""
O problema é se tua viatura já estiver quase despentelhada............ kk k kkkk kkk k k kk k k kk k kk k kk ..........
hahahahaha
Isso quase não acontece com nossos jipes mesmos... sempre tomamos maior cuidado com eles nas trilhas... :lol::lol:
Abraços
kk kkk kk k kk k kk ..
"Isto diminue a vida util do seu motor em 1 pentelhésimo""
O problema é se tua viatura já estiver quase despentelhada............ kk k kkkk kkk k k kk k k kk k kk k kk ..........
Kkkkkk, ta nada!
A calvice ainda esta longe dele!
Tendo em vista que um motor a diesel de alta rotacao, deve rodar, em pessimas condicoes de uso, pelo menos 200mil Km, o meu carro tem menos de 20mil Km esta provavelmente com apenas 10% da sua vida util comprometida.
Considerando que hoje em dia eu nao rodo mais do que 10mil Km/ano no Troller, tenho provavelmente 18 anos de alegria antes que meu motor "esteja pago" ou "100% depreciado", ou seja, esteja liberado para bater as botas.
Isso na pior das hipoteses, ja que dou ao meu motor manutencao impecavel, com oleo a cada 5mil Km, filtros e etc... Abracos!
Caros amigos se a preocupação e com os 30 segundos e ficar esperando, coloque um Timer, vc pode tirar a chave do contato que o carro vai ficar ligado por 30 segundos ou o tempo que vc achar necessario.:mrgreen:
Caros amigos se a preocupação e com os 30 segundos e ficar esperando, coloque um Timer, vc pode tirar a chave do contato que o carro vai ficar ligado por 30 segundos ou o tempo que vc achar necessario.:mrgreen:
Auhauha, mas ai você ja cria outro problema!
Troller tem que ser parado em marcha, pois seu ótimo freio de mão só segura o carro em ladeirinhas minimas!
Ai como é que fica o timer!? =P
Abraços!
Alexandre Banana
15/06/2009, 10:54
Auhauha, mas ai você ja cria outro problema!
Troller tem que ser parado em marcha, pois seu ótimo freio de mão só segura o carro em ladeirinhas minimas!
Ai como é que fica o timer!? =P
Abraços!
kkk ... já estou aqui até vendo a cena ... o cara tira a chave ... desce do carro ... alarma .. e sai andando despreocupado ... quando dá aquela olhadinha rápida para trás, ver o carro descendo e batendo em todos os carros da rua. ..
F. França
16/06/2009, 10:00
Detalhe! O povo pensando que tem um fantasma dentro do jipe, pois ele está ligado!
Ahauhauhuahhuahu
soh nesse forum mesmo
Gleysson Vilela
10/04/2011, 11:58
pessoal esses 30s e pra preserçar a vida util da turbina, porem e bom relembrarmos que a turbina so entra em açao qndo passa dos 2.500 RPM
ou seja se vc chegar devagar na sua casa com giro baixo no max 1.500 RPM, pode desligar o jeep sem aguardar os 30s, pois nao afetara a turbina pois ela nao estara acionada. agora em trilha e diferente
nunca desligue ele rapidamente. pelo contrario as recomendaçoes de deixa-lo ligado direto sao muitas, se for demorar ate 10 mim pra passar de algum obstaculo nao compensa desliga-lo o queima de diesil e minina, seu motor ficara sempre lubrificado, oleo quente e melhor e vc preservara mais seu motor principal e o de arranque tb
apenas uma dica
pois eu deligava o jeep e o desgaste das outras peças sao maiores
apois trocar tudo, cheguei a conclusao que deixa-lo ligado sai mais barato
abç
NGDaniel
10/04/2011, 14:13
pessoal esses 30s e pra preserçar a vida util da turbina, porem e bom relembrarmos que a turbina so entra em açao qndo passa dos 2.500 RPM
ou seja se vc chegar devagar na sua casa com giro baixo no max 1.500 RPM, pode desligar o jeep sem aguardar os 30s, pois nao afetara a turbina pois ela nao estara acionada. agora em trilha e diferente
nunca desligue ele rapidamente. pelo contrario as recomendaçoes de deixa-lo ligado direto sao muitas, se for demorar ate 10 mim pra passar de algum obstaculo nao compensa desliga-lo o queima de diesil e minina, seu motor ficara sempre lubrificado, oleo quente e melhor e vc preservara mais seu motor principal e o de arranque tb
apenas uma dica
pois eu deligava o jeep e o desgaste das outras peças sao maiores
apois trocar tudo, cheguei a conclusao que deixa-lo ligado sai mais barato
abç
Essa observação sua do RPM é interessante.. de fato a turbina nao esta trabalhando até essa rotação, logo...
agora, ficar com o carro ligado d+ na marcha lenta também prejudica a turbina.. o certo e seguir o recomendado, 45 segundos quando ligar e 45 segundos antes de desligar..
abs,
Pedro Bachir
10/04/2011, 15:48
pessoal esses 30s e pra preserçar a vida util da turbina, porem e bom relembrarmos que a turbina so entra em açao qndo passa dos 2.500 RPM....
:discordo::discordo::discordo::discordo:
De fato, não procede.
Se o motor está ligado, mesmo que em marcha lenta, estão saindo gases provenientes da queima pelo escape, portanto, a turbina está sim "acionada", durante todo o tempo que o motor está ligado.
Ela pode até não estar pressurizando (aí sim, os 2500 rpm passam a fazer diferença), mas mesmo assim ela está girando a uma rotação muito maior do que o motor e os cuidados com a lubrificação da turbina permanecem necessários.
Gilvan.BA
10/04/2011, 18:57
Pode até ser mito esperar 30 " para desligar o motor, mas eu fiz disso um habito e nunca tive problemas com turbinas.
S 10 1999 2.5 4X2 turbo diesel rodei 112.000 Km
Ranger 2002 2.8 L 4X4 rodei 96.000 Km
Ranger 2006 3.0 4X4 rodei 126.000 Km
Triton 3.2 A/T 4X4 atualmente está com 107.280 km.
Edgar Caldeira
10/04/2011, 20:01
Auhauha, mas ai você ja cria outro problema!
Troller tem que ser parado em marcha, pois seu ótimo freio de mão só segura o carro em ladeirinhas minimas!
Ai como é que fica o timer!? =P
Abraços!
hahahahah eu ttenho que comentar isso.
Esse fds na trilha das aguas meu freio de mão faio e o troller desceu o barranco e quase capotei o pobre gasparzinho :pipoca:
JEFFCATUNDA
10/04/2011, 22:43
De fato, não procede.
Se o motor está ligado, mesmo que em marcha lenta, estão saindo gases provenientes da queima pelo escape, portanto, a turbina está sim "acionada", durante todo o tempo que o motor está ligado.
Ela pode até não estar pressurizando (aí sim, os 2500 rpm passam a fazer diferença), mas mesmo assim ela está girando a uma rotação muito maior do que o motor e os cuidados com a lubrificação da turbina permanecem necessários.
X2....Concordo!!!!
fernandotf
11/04/2011, 10:07
Sempre li esta recomendação em veículos turbo, então acredito que exista algum motivo técnico para isso.
Quando chego em casa, como moro em prédio com garagem subterrânea, vou até a minha vaga em quase marcha lenta (abaixo dos 1.100 RPM), então acabo esperando apenas 10s para desligar ao estacionar.
Acho que o maior problema é quando vc está em uma estrada a 120km/h e pára no posto para abastecer... neste caso acredito que seja fundamental esperar os tais 30s! O duro é ficar olhando para cara do frentista que não entende pq vc está com o veículo parado e ligado... :lol::lol:
gilvan, to tentando achar um vermelho bonito. e vi do seu jeep. foi você que pintou? qual o nome da tinta?
to na duvida tem varios vermelhos. valeu abraço
Espero 30 segundos, principalmente depois de exigir do carro. A turbina precisa resfriar um pouco, senão o óleo "cozinha" e causa tipo uma borra, podendo entupir ou prejudicar a alimentaçao da turbina.
Essa borra chega a entupir a linha de lubrificação.
Lembro de vários casos disso em carros com o motor 1.8T da vw/audi. Trocavam a turbina e a linha de óleo, que quase sempre tava entupida.
Auhauha, mas ai você ja cria outro problema!
Troller tem que ser parado em marcha, pois seu ótimo freio de mão só segura o carro em ladeirinhas minimas!
Ai como é que fica o timer!? =P
Abraços!
Abreu,
Já ouvi/li dezenas de comentários sobre o freio de mão do Troller.
O meu deve ser excessão então, pois já aconteceu de eu esquecer de engatar a marcha depois dos 30 segundos e até hoje não tive problemas, apesar de normalmente deixar qquer carro engatado.
[]´s
Reinaldo
Nelmont França
06/06/2011, 17:03
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
Já fiquei puxando assunto com o frentista esperando dar os 30” pra poder desligar o bicho!!!!
nortonviggiano
29/10/2011, 18:11
Estes 30 segundos realmente é um saquinho... Vou ter que me acostumar!!! E os frentistas também, hehe...
é só chegar em marcha lenta pra abastecer. na entrada do posto vai andando em primeira, só na lenta.
pilotothiago
31/10/2011, 00:44
Pessoal nao tenho este problema, pois moro em uma ladeira, e quando viro a rua de casa ja coloco no ponto morto e vou descendo por inercia... kkkkkkk....
Agora de manha, na primeira funcionada, sempre deixo o carro funcionando uns 3 minutos antes de sair...
Lucas Nassif
31/10/2011, 10:27
Pessoal nao tenho este problema, pois moro em uma ladeira, e quando viro a rua de casa ja coloco no ponto morto e vou descendo por inercia... kkkkkkk....
Os freios agradecem!
[]`s
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