Conectar

Ver Versão Completa : 30 segundos pra desligar????

Jobito
28/05/2009, 22:38
Pessoal, comprei um troller 2009 e no párabrisa tem um adesivo mandando deixar o carro em marcha lenta por 30 segundos antes de desligar. Até onde isso realmente detona o carro? Pergunto porque sou frango de granja e fico igual retardado dentro do jipe olhando no relógio toda vez que estaciono....

folgado
28/05/2009, 22:41
30 segundos para desligar, e também depois de ligar antes de acelerar.

Isso para prolongar a vida útil da turbina.

Se pesquisar, vai encontrar muita coisa a esse respeito.

[]s

Lucas Nassif
28/05/2009, 22:43
É isso mesmo.

Se você ao parar desliga o motor imediatamente, a turbina fica girando com o motor desligado (inércia), e até parar ela roda sem óleo, o que reduz sua vida útil.

Já ao ligar, tem que deixar 30 segundos em marcha lenta antes de acelerar, para dar tempo do óleo chegar até a turbina.

T+

Julio Militão
28/05/2009, 23:13
Caros Companheiros

É isso mesmo, inclusive em oficinas que fazem alinhamento os caras nao sabem disso e detonam, sem saber, a turbina.
Por isso cuidado pra quem vc empresta seu jeep turbinado!

wdoc
28/05/2009, 23:20
Isso é conhecido como "Ralenti time'"

abreu
30/05/2009, 00:39
Na teoria é isto mesmo.

Mas eu nunca conheci alguem que siga isto a risca!
Eu mesmo não sigo nem nunca segui em nenhum carro meu!

Evito desligar o carro depois de força-lo muito, geralmente nas trilhas ligo o carro quando saio de casa e só desligo quando retorno.

JAMAIS DESLIGUE SEU CARRO APÓS FORÇA-LO!
Isto não só corta o óleo da turbina como tambem a bomba dágua, fazendo com que o bloco do motor fique extremamente quente.

Mas no dia-a-dia não dá para ficar esperando 30s para desligar...
Isto diminue a vida util do seu motor em 1 pentelhésimo, mas tudo bem, eu não tenho saco de ficar esperando 30s todas as vezes que preciso desliga-lo no dia-a-dia.

Abraços.

folgado
30/05/2009, 19:36
O que o Abreu falou é verdade.
Eu mesmo procuro sempre deixar uns 15 segundos em lenta antes de desligar. Quando ligo, aí sim deixo uns 30 segundos.
Mas às vezes a gente esquece, ou não dá para esperar.
Agora há pouco saí com o jipe para colocar diesel. Parei no posto, e logo veio o frentista do lado. Desliguei e dei a chave a ele. Não fiquei 30 segundos ligado com ele olhando para a minha cara... :mrgreen:

Pitão
30/05/2009, 23:06
Folgado,

nos 30 segundos tem uma bela margem de segurança, mas há alguns cuidados que podem, além de diminuir este tempo, não prejudicar a sua turbina.

Todos nós sabemos que quanto maior a rotação do motor, maior será a velocidade da turbina, em função da maior quantidade de gases liberados pelo escapamento, certo?

Ora, tá no quarteirão de casa, já reduza a rotação do motor, tá chegando no posto para abastecer, a mesma coisa...

Desta forma você nem precisa esperar os 30 segundos e com certeza vai preservar sua turbina de algum desgaste prematuro.

[ ]s

Tio Eddie
30/05/2009, 23:13
Folgado,

nos 30 segundos tem uma bela margem de segurança, mas há alguns cuidados que podem, além de diminuir este tempo, não prejudicar a sua turbina.

Todos nós sabemos que quanto maior a rotação do motor, maior será a velocidade da turbina, em função da maior quantidade de gases liberados pelo escapamento, certo?

Ora, tá no quarteirão de casa, já reduza a rotação do motor, tá chegando no posto para abastecer, a mesma coisa...

Desta forma você nem precisa esperar os 30 segundos e com certeza vai preservar sua turbina de algum desgaste prematuro.

[ ]s

X2 :concordo:

JEFFCATUNDA
01/06/2009, 01:15
kk kkk kk k kk k kk ..

"Isto diminue a vida util do seu motor em 1 pentelhésimo""

O problema é se tua viatura já estiver quase despentelhada............ kk k kkkk kkk k k kk k k kk k kk k kk ..........

lucasgamba
01/06/2009, 10:30
kk kkk kk k kk k kk ..

O problema é se tua viatura já estiver quase despentelhada............ kk k kkkk kkk k k kk k k kk k kk k kk ..........

hahahahaha

Isso quase não acontece com nossos jipes mesmos... sempre tomamos maior cuidado com eles nas trilhas... :lol::lol:

Abraços

abreu
01/06/2009, 14:08
kk kkk kk k kk k kk ..

Kkkkkk, ta nada!
A calvice ainda esta longe dele!

Tendo em vista que um motor a diesel de alta rotacao, deve rodar, em pessimas condicoes de uso, pelo menos 200mil Km, o meu carro tem menos de 20mil Km esta provavelmente com apenas 10% da sua vida util comprometida.

Considerando que hoje em dia eu nao rodo mais do que 10mil Km/ano no Troller, tenho provavelmente 18 anos de alegria antes que meu motor "esteja pago" ou "100% depreciado", ou seja, esteja liberado para bater as botas.

Isso na pior das hipoteses, ja que dou ao meu motor manutencao impecavel, com oleo a cada 5mil Km, filtros e etc... Abracos!

Makaya
07/06/2009, 17:10
Caros amigos se a preocupação e com os 30 segundos e ficar esperando, coloque um Timer, vc pode tirar a chave do contato que o carro vai ficar ligado por 30 segundos ou o tempo que vc achar necessario.:mrgreen:

abreu
08/06/2009, 00:35
Caros amigos se a preocupação e com os 30 segundos e ficar esperando, coloque um Timer, vc pode tirar a chave do contato que o carro vai ficar ligado por 30 segundos ou o tempo que vc achar necessario.:mrgreen:

Auhauha, mas ai você ja cria outro problema!

Troller tem que ser parado em marcha, pois seu ótimo freio de mão só segura o carro em ladeirinhas minimas!

Ai como é que fica o timer!? =P

Abraços!

Alexandre Banana
15/06/2009, 10:54

Troller tem que ser parado em marcha, pois seu ótimo freio de mão só segura o carro em ladeirinhas minimas!

Abraços!
kkk ... já estou aqui até vendo a cena ... o cara tira a chave ... desce do carro ... alarma .. e sai andando despreocupado ... quando dá aquela olhadinha rápida para trás, ver o carro descendo e batendo em todos os carros da rua. ..

F. França
16/06/2009, 10:00
Detalhe! O povo pensando que tem um fantasma dentro do jipe, pois ele está ligado!
Ahauhauhuahhuahu
soh nesse forum mesmo

Gleysson Vilela
10/04/2011, 11:58
pessoal esses 30s e pra preserçar a vida util da turbina, porem e bom relembrarmos que a turbina so entra em açao qndo passa dos 2.500 RPM
ou seja se vc chegar devagar na sua casa com giro baixo no max 1.500 RPM, pode desligar o jeep sem aguardar os 30s, pois nao afetara a turbina pois ela nao estara acionada. agora em trilha e diferente
nunca desligue ele rapidamente. pelo contrario as recomendaçoes de deixa-lo ligado direto sao muitas, se for demorar ate 10 mim pra passar de algum obstaculo nao compensa desliga-lo o queima de diesil e minina, seu motor ficara sempre lubrificado, oleo quente e melhor e vc preservara mais seu motor principal e o de arranque tb
apenas uma dica
pois eu deligava o jeep e o desgaste das outras peças sao maiores
apois trocar tudo, cheguei a conclusao que deixa-lo ligado sai mais barato
abç

NGDaniel
10/04/2011, 14:13
pessoal esses 30s e pra preserçar a vida util da turbina, porem e bom relembrarmos que a turbina so entra em açao qndo passa dos 2.500 RPM
ou seja se vc chegar devagar na sua casa com giro baixo no max 1.500 RPM, pode desligar o jeep sem aguardar os 30s, pois nao afetara a turbina pois ela nao estara acionada. agora em trilha e diferente
nunca desligue ele rapidamente. pelo contrario as recomendaçoes de deixa-lo ligado direto sao muitas, se for demorar ate 10 mim pra passar de algum obstaculo nao compensa desliga-lo o queima de diesil e minina, seu motor ficara sempre lubrificado, oleo quente e melhor e vc preservara mais seu motor principal e o de arranque tb
apenas uma dica
pois eu deligava o jeep e o desgaste das outras peças sao maiores
apois trocar tudo, cheguei a conclusao que deixa-lo ligado sai mais barato
abç

Essa observação sua do RPM é interessante.. de fato a turbina nao esta trabalhando até essa rotação, logo...

agora, ficar com o carro ligado d+ na marcha lenta também prejudica a turbina.. o certo e seguir o recomendado, 45 segundos quando ligar e 45 segundos antes de desligar..

abs,

Pedro Bachir
10/04/2011, 15:48
pessoal esses 30s e pra preserçar a vida util da turbina, porem e bom relembrarmos que a turbina so entra em açao qndo passa dos 2.500 RPM....

:discordo::discordo::discordo::discordo:

Punch
10/04/2011, 18:17
De fato, não procede.

Se o motor está ligado, mesmo que em marcha lenta, estão saindo gases provenientes da queima pelo escape, portanto, a turbina está sim "acionada", durante todo o tempo que o motor está ligado.

Ela pode até não estar pressurizando (aí sim, os 2500 rpm passam a fazer diferença), mas mesmo assim ela está girando a uma rotação muito maior do que o motor e os cuidados com a lubrificação da turbina permanecem necessários.

Gilvan.BA
10/04/2011, 18:57
Pode até ser mito esperar 30 " para desligar o motor, mas eu fiz disso um habito e nunca tive problemas com turbinas.
S 10 1999 2.5 4X2 turbo diesel rodei 112.000 Km
Ranger 2002 2.8 L 4X4 rodei 96.000 Km
Ranger 2006 3.0 4X4 rodei 126.000 Km
Triton 3.2 A/T 4X4 atualmente está com 107.280 km.

Edgar Caldeira
10/04/2011, 20:01

Abraços!

hahahahah eu ttenho que comentar isso.
Esse fds na trilha das aguas meu freio de mão faio e o troller desceu o barranco e quase capotei o pobre gasparzinho :pipoca:

JEFFCATUNDA
10/04/2011, 22:43
De fato, não procede.

Se o motor está ligado, mesmo que em marcha lenta, estão saindo gases provenientes da queima pelo escape, portanto, a turbina está sim "acionada", durante todo o tempo que o motor está ligado.

Ela pode até não estar pressurizando (aí sim, os 2500 rpm passam a fazer diferença), mas mesmo assim ela está girando a uma rotação muito maior do que o motor e os cuidados com a lubrificação da turbina permanecem necessários.
X2....Concordo!!!!

fernandotf
11/04/2011, 10:07
Sempre li esta recomendação em veículos turbo, então acredito que exista algum motivo técnico para isso.

Quando chego em casa, como moro em prédio com garagem subterrânea, vou até a minha vaga em quase marcha lenta (abaixo dos 1.100 RPM), então acabo esperando apenas 10s para desligar ao estacionar.

Acho que o maior problema é quando vc está em uma estrada a 120km/h e pára no posto para abastecer... neste caso acredito que seja fundamental esperar os tais 30s! O duro é ficar olhando para cara do frentista que não entende pq vc está com o veículo parado e ligado... :lol::lol:

jairjr
02/06/2011, 16:59
gilvan, to tentando achar um vermelho bonito. e vi do seu jeep. foi você que pintou? qual o nome da tinta?
to na duvida tem varios vermelhos. valeu abraço

dudarj
02/06/2011, 23:56
Espero 30 segundos, principalmente depois de exigir do carro. A turbina precisa resfriar um pouco, senão o óleo "cozinha" e causa tipo uma borra, podendo entupir ou prejudicar a alimentaçao da turbina.
Essa borra chega a entupir a linha de lubrificação.

Lembro de vários casos disso em carros com o motor 1.8T da vw/audi. Trocavam a turbina e a linha de óleo, que quase sempre tava entupida.

RcPM
03/06/2011, 12:46

Abraços!
Abreu,
Já ouvi/li dezenas de comentários sobre o freio de mão do Troller.
O meu deve ser excessão então, pois já aconteceu de eu esquecer de engatar a marcha depois dos 30 segundos e até hoje não tive problemas, apesar de normalmente deixar qquer carro engatado.

[]´s
Reinaldo

Nelmont França
06/06/2011, 17:03
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
Já fiquei puxando assunto com o frentista esperando dar os 30” pra poder desligar o bicho!!!!

nortonviggiano
29/10/2011, 18:11
Estes 30 segundos realmente é um saquinho... Vou ter que me acostumar!!! E os frentistas também, hehe...

RHL
29/10/2011, 19:30
é só chegar em marcha lenta pra abastecer. na entrada do posto vai andando em primeira, só na lenta.

pilotothiago
31/10/2011, 00:44
Pessoal nao tenho este problema, pois moro em uma ladeira, e quando viro a rua de casa ja coloco no ponto morto e vou descendo por inercia... kkkkkkk....
Agora de manha, na primeira funcionada, sempre deixo o carro funcionando uns 3 minutos antes de sair...

Lucas Nassif
31/10/2011, 10:27
Pessoal nao tenho este problema, pois moro em uma ladeira, e quando viro a rua de casa ja coloco no ponto morto e vou descendo por inercia... kkkkkkk....

Os freios agradecem!

[]`s