Conectar

Ver Versão Completa : Recuperando a corcovas

Carlos TA
28/05/2009, 20:12
Amigos,
continuando o assunto da construção da ponte na Corcovas.

Pesquisando rapidamente achei este site dando uma sugestão de projeto de ponte de madeira http://carlosmferreira.sites.uol.com.br/ponte.htm (http://carlosmferreira.sites.uol.com.br/ponte.htm) .

Vamos estabelecer o que precisamos de material e ferramental e aí fazemos o levantamento do que já temos e do que será necessário comprar. E a partir daí abrimos uma lista com quem tá afim de participar inclusive do rateio das despesas.

Aceitando sugestões. :concordo:

Carlos TA
28/05/2009, 20:20
Ferramental:
1- Picaretas ( quantas não quantos...)
2- Enxadas ( quantas )
3- motoserras
4-Jipes ( mínimo de quantos )
5- Pessoas ( mínimo de quantas )
6-Churrasqueira
7-

Material :
1- Troncos de eucalipto ( comprimento e diâmetro )
2- Arame grosso ou cabo de aço ( medidas )
3- Pedras
4- Carne ( cada um leva a sua ?)
5- Bebida ( cada um leva a sua ! )
6-

MARCELO VITARA SUBMARINO
28/05/2009, 20:21
Amigos,
continuando o assunto da construção da ponte na Corcovas.

Pesquisando rapidamente achei este site dando uma sugestão de projeto de ponte de madeira (http://carlosmferreira.sites.uol.com.br/ponte.htm)http://carlosmferreira.sites.uol.com.br/ponte.htm (http://carlosmferreira.sites.uol.com.br/ponte.htm) .

Vamos estabelecer o que precisamos de material e ferramental e aí fazemos o levantamento do que já temos e do que será necessário comprar. E a partir daí abrimos uma lista com quem tá afim de participar inclusive do rateio das despesas.

Aceitando sugestões. :concordo:

O TA,

Show de bola este projetinho de ponte, mas lá fica meio enviavel cobrir com terra. E tem que ter um engenheiro, é a primeira frase do projeto. ehehehehehehehe, vou como estagiario de engenharia. :concordo:

Carlos TA
28/05/2009, 20:25
O TA,

Show de bola este projetinho de ponte, mas lá fica meio enviavel cobrir com terra. E tem que ter um engenheiro, é a primeira frase do projeto. ehehehehehehehe, vou como estagiario de engenharia. :concordo:

Tá nomeado para o cargo.
Eu não entendo nada de engenharia , mas poso ajudar pilotando a churrasqueira :mrgreen:

Carlos TA
28/05/2009, 20:27
Ferramental:
1- Picaretas ( quantas não quantos...)
2- Enxadas ( quantas )
3- motoserras
4- Jipes ( mínimo de quantos )
5- Pessoas ( mínimo de quantas )
6- Churrasqueira
7- Engenheiro ( quem?)
8- Estagiário de Engenharia ( Marcelo Submarino )
9-

Material :
1- Troncos de eucalipto ( comprimento e diâmetro )
2- Arame grosso ou cabo de aço ( medidas )
3- Pedras
4- Carne ( cada um leva a sua ?)
5- Bebida ( cada um leva a sua ! )
6-

alexvale2001
28/05/2009, 20:36
Boa TA ,

Eu colaboro como peão mess!:concordo:

Lucas Nassif
28/05/2009, 20:39
Aee,

dependendo do dia tô garrado como pião e consumidor do que sair da churrasqueira!! :mrgreen:

Carlos TA
28/05/2009, 20:50
Aee,

dependendo do dia tô garrado como pião e consumidor do que sair da churrasqueira!! :mrgreen:

É isso aí galera vamos aderir ao movimento.

Acho que era bom fazermos uma avaliação lá no lugar para termos idéia da dimensão do problema .

LauroZAP
28/05/2009, 20:57
Bom mesmo !

Vou de piao.

Palpite de novato : Tem que ser ponte mesmo ?
Coisa perto de 1,5 m3 de madeira. Tora de 2 mt num Jeep ? Em cima ?
Talvez 4 m3 de pedra + terra tambem resolva.
10 jeeps em 2 viagens juntam isso na propria regiao, claro, desde que haja pedras por perto.

Pedropenido
28/05/2009, 21:02

Acho que era bom fazermos uma avaliação lá no lugar para termos idéia da dimensão do problema .

Boaaa TA !! E issoo aii !!! Vamos marcar uma data para irmos la na corcovas e vermos como esta a situaçao !!! :concordo::concordo:

Pode contar com nos !!!

Intee

Carlos TA
28/05/2009, 21:06
Bom mesmo !

Vou de piao.

Palpite de novato : Tem que ser ponte mesmo ?
Coisa perto de 1,5 m3 de madeira. Tora de 2 mt num Jeep ? Em cima ?
Talvez 4 m3 de pedra + terra tambem resolva.
10 jeeps em 2 viagens juntam isso na propria regiao, claro, desde que haja pedras por perto.

Lauro,

segundo relato do Bruno Maia , a vala está tão funda que inviabilizaria enche-la com pedras e terra e ainda tem a durabilidade da obra que com as próximas chuvas pode ser levada, por isto a sugestão da ponte.

A idéia de ir lá fazer uma avaliação seria ótimo , para vermos a disponobilidade de pedras a serem usadas e até alguma árvore para substituir as toras de eucalipto.

Carlos TA
28/05/2009, 21:09
Boaaa TA !! E issoo aii !!! Vamos marcar uma data para irmos la na corcovas e vermos como esta a situaçao !!! :concordo::concordo:

Pode contar com nos !!!

Intee

Quem sabe não aproveitamos o dia 06/06 e montamos um grupo para a Corcovas e já olhamos isto.
Tem jeito de fazer só ela e voltar deste ponto da vala , para dar tempo de pegar a festa lá no Pato Roco ?

Dioguito Cruvinel
28/05/2009, 21:20

A gente podia pedir uma sugestão pro pessoal do DNIT :twisted: :mrgreen: :mrgreen: ...

Brincadeira, tô de peão também. (não entendo nada de engenharia). Aliás, pra que lado mesmo fica essa trilha? Meu Vitara originalzim com pneu A/T chega lá?

Boa iniciativa, T.A.

Abs.

Pedropenido
28/05/2009, 21:43
Quem sabe não aproveitamos o dia 06/06 e montamos um grupo para a Corcovas e já olhamos isto.
Tem jeito de fazer só ela e voltar deste ponto da vala , para dar tempo de pegar a festa lá no Pato Roco ?

TA... mas essa vala esta no começo , no meio ou no final da corcova??? pq dependenu da pra continuar ela ue ....

Lucas Nassif
28/05/2009, 21:47
Ta no final pra quem tá descendo (pouco antes do rio), e consequentemente no inicio pra quem tá subindo (depois do rio). :mrgreen:

Pedropenido
28/05/2009, 21:53
Ta no final pra quem tá descendo (pouco antes do rio), e consequentemente no inicio pra quem tá subindo (depois do rio). :mrgreen:

vejamos... indo subir a corcova... agente desce uma subida e depois passa o rio e depois do rio q tem essa tal vala ??? entao indo pro tapete branco nos vamos encontrar ela tb???

Lucas Nassif
28/05/2009, 21:57
vejamos... indo subir a corcova... agente desce uma subida e depois passa o rio e depois do rio q tem essa tal vala ??? entao indo pro tapete branco nos vamos encontrar ela tb???

Descer uma subida?? :pensativo: :lol:

Agora é sério, essa vala é pertim do rio, tá uns 50 a 100 mts dele só.

Em fev. quando chegamos nessa vala, o pessoal tava decidindo o que fazer, e teve uma hora que eu fui no rio a pé da uma refrescada, pq ninguém é de ferro! :mrgreen:

Na esquerda dessa foto aí em anexo dá pra ver um pedaço do início da "cratera"!!

:concordo:

Pedropenido
28/05/2009, 22:11
Descer uma subida?? :pensativo: :lol:

Agora é sério, essa vala é pertim do rio, tá uns 50 a 100 mts dele só.

Em fev. quando chegamos nessa vala, o pessoal tava decidindo o que fazer, e teve uma hora que eu fui no rio a pé da uma refrescada, pq ninguém é de ferro! :mrgreen:

Na esquerda dessa foto aí em anexo dá pra ver um pedaço do início da "cratera"!!

ahh ta... taa grandinhaa eim
hehehehehhe
mas acho melhor marcamos otro dia para irmoss la em vez de ser no dia do jipero verde ... pq como esta mto perto da entrada dela .... agnete desce ate o rio !! dexa os carros no rio e vamos ape ta la e depois voltamos ....

Bruno Machado
29/05/2009, 00:21
Pessoal,

A idéia de levar a madeira para fazer a ponte, de preferência eucalipto tratado, é que o custo não é alto, e é bem durável. E adicionalmente todo mundo que vir a "obra" saberá que quem fez o trabalho estava preocupado com a preservação, e que não retirou madeira nativa, certo?

Lá na Corcovas acho que precisa de uma ponte para passar as rodas de um lado do jipe (na foto que o Lucas postou, as rodas do lado direito daquele belo Vitara), pois o outro lado passa no terreno natural.
Após esse buraco, tem "aquela" troca de óleo, o degrau no fim da troca e o degrau na curva de baixo que também estavam muito ruins, mas é prá deixar ruim mesmo - quer andar em lugar sem buraco vai pro shopis.

Não vejo grandes dificuldades de levar essas peças de eucalipto, basta conseguir uma carretinha e chegar na Corcovas "subindo", ao contrário do que fizemos. Tem aquela descidinha ruim antes do rio, mas nada de mais. E depois, na troca de óleo, é carregar mesmo.

Para aquele lugar acho que 3 ou 4 peças são suficientes, é a conta da bitola do jipe mais largo (F75) e uma folguinha.

Para encaixar as peças é só fazer um buraco raso de encaixe de cada lado do vão, colocar no lugar e amarrar.

Neste findi passaremos por lá e vamos medir o vão necessário, aí é só providenciar tudo e marcar a data. Acho que se tivéssemos pensado nisso a mais tempo poderíamos fazer a ponte no dia do Jipeiro Verde, mas ficou muito em cima da hora. Melhor marcar outra data.

Vou colocar umas fotos da construção da "Ponte do Menininho" que fizemos no começo do ano passado para um Passeio do JCMG. Essa não foi com eucalipto tratado, foi doação da Tia Lúcia, as peças foram cortadas na propriedade dela.

Ponte 1: córrego a ser preservado;
Ponte 2: carretinha com peças;
Ponte 3: carregando as peças;
Ponte 4: início da construção.

Bruno Machado
29/05/2009, 00:27
Mais fotos.

Ponte 5: Amarrando as peças;
Ponte 6: Amarrando as peças;
Ponte 7: Pense numa picanha saborosa...
Ponte 8: A turma que foi nesse dia.

[ ]'s

Carlos TA
29/05/2009, 07:49
Mais fotos.

Ponte 5: Amarrando as peças;
Ponte 6: Amarrando as peças;
Ponte 7: Pense numa picanha saborosa...
Ponte 8: A turma que foi nesse dia.

[ ]'s

Beleza de fotos Bruno,
é isto mesmo que eu pensei em fazer, turma boa+churras+cerva +material = ponte/trilha preservada.

Voce está pensando em ir lá sábado ou domingo , puxa a fila aí afinal a idéia foi sua, eu só abri este tópico para animar a galera à ajudar. :concordo:

[]'s

Gigantin Samurai
29/05/2009, 08:22
Amigos,
eu postei minha "experiência" em construção de ponte na Corcovas no seguinte link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11773&page=1638

To com preguiça de mandar as fotos de novo. hehehe

Por incrível que pareça uma das coisas mais importantes é o monte de pedrinhas que a gente jogou depois em cima da estrutura. Elas preenchem os pequenos buracos e reforçam a estrutura.

Bruno Machado
29/05/2009, 11:53
Beleza de fotos Bruno,
é isto mesmo que eu pensei em fazer, turma boa+churras+cerva +material = ponte/trilha preservada.

Voce está pensando em ir lá sábado ou domingo , puxa a fila aí afinal a idéia foi sua, eu só abri este tópico para animar a galera à ajudar. :concordo:

[]'s

TA,

Vou passar pertin daquilo no findi - vou pro Tapete Branco.

É o que eu falei lá no "Passeios ...", precisa de um animado prá puxar a galera - vc pegou a bandeira, agora carregue! A turma está indo atrás.

Churrasqueira pode deixar que eu piloto, ok?

Até segunda informo as medidas das peças de eucalipto...

[ ]'s

Bruno Machado
29/05/2009, 12:04
Amigos,
eu postei minha "experiência" em construção de ponte na Corcovas no seguinte link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11773&page=1638 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11773&page=1638)

To com preguiça de mandar as fotos de novo. hehehe

Por incrível que pareça uma das coisas mais importantes é o monte de pedrinhas que a gente jogou depois em cima da estrutura. Elas preenchem os pequenos buracos e reforçam a estrutura.

É isso aí, Gigantim, uma ponte não é difícil.

Só que uma ponte improvisada tem alguns problemas próprios do improviso:
- cortar árvore, dificilmente se acha peça caída com a resistência e na quantidade necessária;
- improvisar a amarração, o que acaba dando um trabalho muito grande para um resultado somente razoável; e
- cada vez que vai uma nova turma, ou mesmo se é uma turma muito grande - 30 jipes, p.ex., tem que refazer tudo, pq as peças de eucalipto se movimentam.

Prá quem acha que 30 jipes é muito, acredito que passe isso na Corcovas a cada semana ou duas no máximo...

Veja, não estou criticando a ponte que vcs fizeram, é muito melhor essa solução do que abrir aborto, e já utilizei essa solução improvisada várias vezes, mas o que está sendo conversado aqui é fazer uma coisa mais definitiva, que dure pelo menos um ano ou dois.

E não é tão difícil quanto parece.

[ ]'s

Pedropenido
29/05/2009, 12:32
Em 2007 ... no passeios do pigs... nos tivemos q fazer uma ponte no local tb !!! Segue a foto dela ai .... Isso pra passar mais de 100 jeeps !!! Fico bacana mas seria desse jeito q vcs tava kerenu fazer na corcovas ou nao ]/??

http://picasaweb.google.com.br/morcegovitara/PasseioDoPIGSOFFROAD10112007#5131675118054201122 (http://picasaweb.google.com.br/morcegovitara/PasseioDoPIGSOFFROAD10112007#5131675118054201122)

Acorroni
29/05/2009, 14:20

- cortar árvore, dificilmente se acha peça caída com a resistência e na quantidade necessária;
- improvisar a amarração, o que acaba dando um trabalho muito grande para um resultado somente razoável; e
- cada vez que vai uma nova turma, ou mesmo se é uma turma muito grande - 30 jipes, p.ex., tem que refazer tudo, pq as peças de eucalipto se movimentam.

Prá quem acha que 30 jipes é muito, acredito que passe isso na Corcovas a cada semana ou duas no máximo...

Veja, não estou criticando a ponte que vcs fizeram, é muito melhor essa solução do que abrir aborto, e já utilizei essa solução improvisada várias vezes, mas o que está sendo conversado aqui é fazer uma coisa mais definitiva, que dure pelo menos um ano ou dois.

[ ]'s

Vô dá (ui) meu pitaco:

Conforme a o vão a ser vencido e, prá ficar em definitivo, pode-se usar dormentes e ancora-los fixando vergalhões de 1/2" em forma de U com
+ ou - 70 cm.
Colaboro com 01 dormente
Saudações
SADDAM

Carlos TA
29/05/2009, 14:31
TA,

É o que eu falei lá no "Passeios ...", precisa de um animado prá puxar a galera - vc pegou a bandeira, agora carregue! A turma está indo atrás.

[ ]'s

Tranquilo Bruno,
Passando o dia do Jipeiro Verde , vou tentar organizar uma ida lá, de preferência com alguns que já tiveram a experiência de improvisar uma ponte para fecharmos os detalhes.

Carlos TA
29/05/2009, 14:35
Vô dá (ui) meu pitaco:

Conforme a o vão a ser vencido e, prá ficar em definitivo, pode-se usar dormentes e ancora-los fixando vergalhões de 1/2" em forma de U com
+ ou - 70 cm.
Colaboro com 01 dormente
Saudações
SADDAM

Saddam,

Sua idéia pode ser interessante , não entendo nada de engenharia mas se puder colocar no papel esta sua idéia, vamos discuti-la in loco no fim de semana depois do dia do Jipeiro Verde .
Pode ser ?

Acorroni
29/05/2009, 15:47
Saddam,

Sua idéia pode ser interessante , não entendo nada de engenharia mas se puder colocar no papel esta sua idéia, vamos discuti-la in loco no fim de semana depois do dia do Jipeiro Verde .
Pode ser ?

A semana depois do jipeiro verde é feriado prolongado :dance::dance::dance::dance:
Podemos discutir quarta no ispetim, chego ás 21:00 horas ok!

Carlos TA
29/05/2009, 16:06
A semana depois do jipeiro verde é feriado prolongado :dance::dance::dance::dance:
Podemos discutir quarta no ispetim, chego ás 21:00 horas ok!

Bem lembrado Saddam,

quem sabe não rola na quinta feira mesmo , eu não vou viajar.:dance:

clayton [gaguinho]
29/05/2009, 16:39
Bem lembrado Saddam,

de vorta,
dando meu pitaco,nao seria melhor tentar arrumar um
mataburro desses de ferro?
tô disposto a ajudar ok ?:concordo:

Walter Carlos Brossel
29/05/2009, 16:46
Gaaaaaaaaaaaaaaaaguiiiinhooooooooo, beeeeeeeeeeleezzazazazaza?

Boa sua idéia, mas se botar um mata burros a maioria da galera não vai mais passar ali.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...não resisti.

mir000
29/05/2009, 16:54
Só uma dica pra empreitada...

Ao invés de atuarem da consequência (abertura de valas/voçorocas) tentem melhorar a drenagem de chuva do local...

Se não, assim que começarem as chuvas é provável que todo o trabalho seja destruído...

A água de chuva deve ser drenada/direcionada pra onde haja vegetação (de preferência mais densa). As trilhas são bem menos porosas que o solo natual e funcionam como caminhos preferenciais pro escoamento superficial, piorando a cada chuva. Não é só na Corcovas... É só dar uma volta na Perdidas e na Lair pra ver o estrago...

Por causa das chuvas, daqui uns dias não passaremos mais de jipe na ponte da Speedway... Alí tb tá bem crítico e pode rolar uma parceria entre o JCMG e o TCMG na recuperação.

Pra uma sexta chega... rssss

Abraço

clayton [gaguinho]
29/05/2009, 17:02
Gaaaaaaaaaaaaaaaaguiiiinhooooooooo, beeeeeeeeeeleezzazazazaza?

Boa sua idéia, mas se botar um mata burros a maioria da galera não vai mais passar ali.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...não resisti.

putz.....foi mmmmmau rsrsrsrs

Supercharger
29/05/2009, 17:12
Ao invés de mata-burro pode colocar o que na roça chamam de mata-motoqueiro, onde as travessas são longitudinais ao invés de transversais (por isso o nome). Aí sim, vai ajudar a preservar a trilha! :mrgreen:

Carlos TA
29/05/2009, 17:34
;895557']putz.....foi mmmmmau rsrsrsrs
Boa idéia Gaguinho,

Sabe onde se acha prá comprar, já tem pronto , rolava de fazer um orçamento.

Wally BH
29/05/2009, 17:49
Meu pitaco: como o Bruno disse que arrumando de um lado só resolve, talvez, pedaços de trilhos de trem, colocados invertidos, no sentido da passagem.
Mas tem que ver o custo. São vendidos como sucata, mas acho que não são muito baratos não. E tem que medir o tamanho do vão. Se for muito grande, não dará certo.

[ ] Wally

Acorroni
29/05/2009, 17:56
Bem lembrado Saddam,

Caro TA,

Cê num intendeu nada.
A quarta qieu falei é a proxima, a quinta queoce fala é feriado e muita gente viaja.:dance::dance::dance::dance:
Sugiro (parece nome de japa) que quarta 03/06 a gente converse sobre o assunto no ispetin .

Carlos TA
29/05/2009, 18:02
Caro TA,

Cê num intendeu nada.
A quarta qieu falei é a proxima, a quinta queoce fala é feriado e muita gente viaja.:dance::dance::dance::dance:
Sugiro (parece nome de japa) que quarta 03/06 a gente converse sobre o assunto no ispetin .

Tá falado Saddam. :concordo:

LauroZAP
29/05/2009, 19:33
Tá falado Saddam. :concordo:

Dormentes mais recentes tem 2,40 mt
Vi placa de venda na entrada de Jaboticatubas, passando para 7 Rios outro dia

Espetim na 4a

Gigantin Samurai
29/05/2009, 21:54

[ ]'s

Bruno, eu sei que a idéia é uma coisa definitiva. Eu apenas joguei a minha "experiência" de três picaretas perdidos na trilha, para demonstrar que com boa vontade não é necessário abrir abortos e para apoiar essa idéia de recuperar a Corcovas.

Quanto a ponte a ser realizada, eu apoio a idéia do Rafael. Se fizermos uma ponte alí somente com base em conhecimentos, sem resolver o problema da drenagem, por mais "definitiva" que ela for, ela vai ceder em um ou dois anos.

Acrescentando, que tal sondar alunos de faculdades de engenharia para por em prática seus conhecimentos na Corcovas, de forma que os jipes passem pela vala, mas não com tanta facilidade. :pensativo:
Salvo engano, o mais bacana da Corcovas, pelo menos quando eu fui, eram essas valas perto do rio (agora ela tá intransitável:sad:).
Talvez um convite nesse sentido seja interessante para os professores de engenharia testarem a criatividade de seus alunos em obras com poucos recursos.

OBS: Quando digo "experiência", digo vivenciar uma situação e se virar nela. De forma alguma, como demonstrado nas fotos, eu quis demonstrar conhecimento ou perícia. hehehe

JOSE CANDIDO
30/05/2009, 18:56
salvar a corcovas é facil ... é só fazer a corcovas .....
como niguem faz, a trilha vai acabando ..... a turma da preguiça olha a trilha, ve que ta um pouquinho dificil, e nao faz .... a proxima turma, idem .... e daí por diante .... como ninguem foi, e nao arrumou o que tava começando a ficar ruim, daí destrambelha, e fica ruim pra cacete ..... é um circulo vicioso ..

mas, se todo mundo tivesse sempre na trilha, ela ficava boa .....

todo ano é a mesma coisa gente .... inicio de ano, trilhas quase impossiveis .... vai chegando julho, as trilhas tao bem facinhas ja, ate que as novas chuvas destruam tudo ...

a corcovas ta ruim ate hoje pq ninguem tem ido la .... se muita gente tivesse indo com frequencia, tava facinha ja ..... é que com o fechamento da lair, menos gente ainda ta indo fazer corcovas ...

eu, particularmente, acho que nao precisa de ponte nao .... trilha de terra, é só picaretar .... o pessoal nao foi la esse fds, ajeitou e passou ? entao pronto .... se for mais umas 2 ou 3 turmas la, vai virar estradao de novo ... a ponte vai bem, é certo, mas, se noa der, arruma-se a trilha .... ponte é em rio ....

se nós passamos pela desaparecidas aquela vez, passa-se em qq lugar .... ano passado, na madrugada, fomos resgatar um pessoal la na corcovas tambem ... chegamos la embaixo, era bem na epoca das chuvas, o buracao tava chegando na china quase .... isso 4 da madruga .... paciencia, batemos picareta, empilhamos pedra, seguramos os jipes com cinta, e descemos ...

aproveitem ... como estarei de zeca esta temporada, temos mao de obra qualificada pra bater picareta em trilha .... huahauauhuha .....

abs a todos, candido

Pedropenido
31/05/2009, 17:44
TA,

[ ]'s

iaweww veii
foi laaaa na corcova ?? viu a valaaa la ????

te +

Dioguito Cruvinel
01/06/2009, 10:38
Bruno, eu sei que a idéia é uma coisa definitiva. Eu apenas joguei a minha "experiência" de três picaretas perdidos na trilha, para demonstrar que com boa vontade não é necessário abrir abortos e para apoiar essa idéia de recuperar a Corcovas.

Quanto a ponte a ser realizada, eu apoio a idéia do Rafael. Se fizermos uma ponte alí somente com base em conhecimentos, sem resolver o problema da drenagem, por mais "definitiva" que ela for, ela vai ceder em um ou dois anos.

Acrescentando, que tal sondar alunos de faculdades de engenharia para por em prática seus conhecimentos na Corcovas, de forma que os jipes passem pela vala, mas não com tanta facilidade. :pensativo:
Salvo engano, o mais bacana da Corcovas, pelo menos quando eu fui, eram essas valas perto do rio (agora ela tá intransitável:sad:).
Talvez um convite nesse sentido seja interessante para os professores de engenharia testarem a criatividade de seus alunos em obras com poucos recursos.

OBS: Quando digo "experiência", digo vivenciar uma situação e se virar nela. De forma alguma, como demonstrado nas fotos, eu quis demonstrar conhecimento ou perícia. hehehe

Ô Gigantim, blza? Vão aí meus dois centavos de contribuição.

Cara, achei muito bacana a idéia de entrar em contato com o pessoal da engenharia para pensarmos em alternativas para o lugar :palmas:. O próprio T.A. e o Marcelo Sub já tinham tocado no assunto.

Mas aproveitando a onda do Jipeiro Verde e da Semana do Meio Ambiente, que tal se procurássemos o pessoal da engenharia ambiental para nos orientar melhor sobre esse assunto específico? Gostaria muito da opinião de quem realmente entende do riscado e acho que temos muito a aprender sobre a melhor forma de se preservar a natureza (e as trilhas), usando, por exemplo, planos de manejo e estratégias de mínimo impacto.

Será que construir uma ponte é realmente a melhor solução? (estou levantando a questão porque sinceramente não entendo nada sobre isso:parede:). Caso a providência mais recomendada seja a ponte, aí a gente procura um engenheiro que entenda de pontes :mrgreen:.

Abs.

Pedropenido
04/06/2009, 12:46
Vaoo agitarr aeww galera

Acorroni
04/06/2009, 13:39
Dormentes mais recentes tem 2,40 mt
Vi placa de venda na entrada de Jaboticatubas, passando para 7 Rios outro dia

Espetim na 4a

No Jardim Canadá tem dormentes de 3.50 mt.

Acorroni
04/06/2009, 13:42
Ô Gigantim, blza? Vão aí meus dois centavos de contribuição.

Cara, achei muito bacana a idéia de entrar em contato com o pessoal da engenharia para pensarmos em alternativas para o lugar :palmas:. O próprio T.A. e o Marcelo Sub já tinham tocado no assunto.

Mas aproveitando a onda do Jipeiro Verde e da Semana do Meio Ambiente, que tal se procurássemos o pessoal da engenharia ambiental para nos orientar melhor sobre esse assunto específico? Gostaria muito da opinião de quem realmente entende do riscado e acho que temos muito a aprender sobre a melhor forma de se preservar a natureza (e as trilhas), usando, por exemplo, planos de manejo e estratégias de mínimo impacto.

Será que construir uma ponte é realmente a melhor solução? (estou levantando a questão porque sinceramente não entendo nada sobre isso:parede:). Caso a providência mais recomendada seja a ponte, aí a gente procura um engenheiro que entenda de pontes :mrgreen:.

Abs.

O setor de Engenharia Ambiental pode ser tratado com o Rafael Peixe e com o meu filho Paulo Junior que são formados na área.

Carlos TA
04/06/2009, 14:20
O setor de Engenharia Ambiental pode ser tratado com o Rafael Peixe e com o meu filho Paulo Junior que são formados na área.

Beleza,

Vamos aproveitar o dia do Jipeiro Verde e trocar umas idéias e depois tentar por a idéia para andar. :concordo:

Carlos TA
06/06/2009, 19:20
Galera,
o dia do Jipeiro Verde foi show de bola , agora vamos manter este espírito durante o resto do ano e vamos pensar em outras ações para manter e preservar nosso play ground.

Valeu a participação de todos.
[]'s

Quem quiser ver fotos de hoje é só clicar http://picasaweb.google.com.br/carlos.ta40/JipeiroVerdeII (http://picasaweb.google.com.br/carlos.ta40/JipeiroVerdeII)

Carlos TA
08/06/2009, 14:37
Amigos, mantendo o pensamento verde, vamos organizar uma ida ao local, para avaliar-mos a situação.
Quem tiver a fim, põe o nome e o e-mail , a idéia seria ir na 5ª ou sábado próximos.

1 - T.A. - carlos.ta40@gmail.com
2-

delboni
08/06/2009, 15:49
Animo mas não posso ficar por conta o dia inteiro:

1- T.A. - carlos.ta40@gmail.com
2- Delboni - d-e-l-b-o-n-i A.R.R.O.B.A g-m-a-i-l P.O.N.T.O c-o-m
3-

alexvale2001
08/06/2009, 15:56
Amigos, mantendo o pensamento verde, vamos organizar uma ida ao local, para avaliar-mos a situação.
Quem tiver a fim, põe o nome e o e-mail , a idéia seria ir na 5ª ou sábado próximos.

1 - T.A. - carlos.ta40@gmail.com
2-
TA, se nao me engano, a galera do Bicho do Mato ia lá ontem. Isso mesmo no domingão.

Vou procurar mais info e se conseguir posto aqui.

inte...

Carlos TA
08/06/2009, 16:03
TA, se nao me engano, a galera do Bicho do Mato ia lá ontem. Isso mesmo no domingão.

Vou procurar mais info e se conseguir posto aqui.

inte...

Beleza,

Vai viajar no feriado ?
Vamo lá na Corcovas?

alexvale2001
08/06/2009, 16:07
Beleza,

Vai viajar no feriado ?
Vamo lá na Corcovas?

Nao vou viajar!! Mas na quinta eu to garrado.

Sabado eu topo qq trilha!:concordo:

inte...

Carlos TA
08/06/2009, 16:16
Nao vou viajar!! Mas na quinta eu to garrado.

Sabado eu topo qq trilha!:concordo:

inte...
Coloca o nome e o dia de preferência .

1- T.A. - carlos.ta40@gmail.com (carlos.ta40@gmail.com) - 5ª ou sábado
2- Delboni - delboni@gmail.com - 5ª ou sábado
3- Alex Vale - .........
4-

alexvale2001
08/06/2009, 16:19

3- Alex Vale - Sábado
4-

alexvale2001
08/06/2009, 16:22
TA,

Acabei de falar com o Braz, integrante do Bicho do Mato.
Eles foram lá ontem mesmo e disse que a erosão logo apos o rio já NÃO existe mais. Passa tranquilo e depois tem o barranco que tá meio osso mas tb passaram, alguns puxados, outros não...

inte...

Rodrigo URSO
08/06/2009, 16:37
:pipoca:

3- Alex Vale - .........
4-

- T.A. - carlos.ta40@gmail.com (carlos.ta40@gmail.com) - 5ª ou sábado
2- Delboni - delboni@gmail.com (delboni@gmail.com) - 5ª ou sábado
3- Alex Vale - .........
4- Urso - rodrigojeep@gmail.com - 5ª ou sábado
5 -

Carlos TA
08/06/2009, 16:53
TA,

Acabei de falar com o Braz, integrante do Bicho do Mato.
Eles foram lá ontem mesmo e disse que a erosão logo apos o rio já NÃO existe mais. Passa tranquilo e depois tem o barranco que tá meio osso mas tb passaram, alguns puxados, outros não...

inte...

Hé ! Hé ! ,

agora eu fiquei igual aquele cachorro que corre latindo atrás da roda e quando o carro para, ele não sabe o que fazer...

De qualquer forma a idéia é abrir debate sobre a manutenção e recuperação das trilhas que usamos no nosso lazer.

Prá mim ainda está bom ir prá Corcovas, pois apesar deste tópico eu nunca passei por lá , vão bora..., ´:dance:

1-T.A. - carlos.ta40@gmail.com (carlos.ta40@gmail.com) - 5ª ou sábado
3- Alex Vale - ......... - Sábado
4- Urso - rodrigojeep@gmail.com (rodrigojeep@gmail.com) - 5ª ou sábado
5 -

alexvale2001
08/06/2009, 17:02
Hé ! Hé ! ,

agora eu fiquei igual aquele cachorro que corre latindo atrás da roda e quando o carro para, ele não sabe o que fazer...

De qualquer forma a idéia é abrir debate sobre a manutenção e recuperação das trilhas que usamos no nosso lazer.

Prá mim ainda está bom ir prá Corcovas, pois apesar deste tópico eu nunca passei por lá , vão bora..., ´:dance:

5 -

kkkkkkk Tem nada não sô! O que vale é a idéia!
Já fui lá acho q 2 vezes mas nem lembro mais... Se forem no sabado tô lá tb!!

inte...

LauroZAP
08/06/2009, 20:02
Hé ! Hé ! ,

5 - Lauro - laurozap@hotmail.com - sabado
6 -

Num conheço, deve ser bao mesmo
Fora o barranco que o Alex falou, como eh o resto ? :putz:
Falamos na 4a f no espetim

alexvale2001
09/06/2009, 08:00
Num conheço, deve ser bao mesmo
Fora o barranco que o Alex falou, como eh o resto ? :putz:
Falamos na 4a f no espetim
Lauro,
Segundo o pessoal q conversei ontem, o resto ta tranquilo!!

Segue algumas fotos! Nesse dia quebrou mola e destalonou um pneu!:parede::parede:
E alguem deitou!:parede: Mas foi dubaralho!!!

inte...

andrerusso
09/06/2009, 08:46
Hé ! Hé ! ,

5 -

Pessoal,
boa sorte na tarefa... vou estar fora na terra da garoa vendo a família.
Abraços e bom feriado.

CarlãoBH
09/06/2009, 09:53
5 - Lauro - laurozap@hotmail.com - sabado
6 -Carlão - carlaomrezende@hotmail.com - quinta ou sábado

Se precisar de ferramentas mais pesadas eu consigo, mas teríamos que pegar no dia, pois estao sendo usadas em obra (não deve precisar, porque nào tem mais buraco...)

Walter Carlos Brossel
09/06/2009, 14:31
Subir Corcovas tá fácil.

http://colunas.globorural.globo.com/files/785/2009/02/camelo2.JPG

MARCELO VITARA SUBMARINO
09/06/2009, 17:56
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Bittencourt
10/06/2009, 08:22
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
X2
Wartim, você num presta não.:parede::parede::parede:

Inté sabadim.

Celso de Paiva Ribeiro
11/06/2009, 19:08
Sábado tô dentro!!! :dance::dance::dance::concordo::concordo:

5 - Lauro - laurozap@hotmail.com (laurozap@hotmail.com) - sabado
6 -Carlão - carlaomrezende@hotmail.com (carlaomrezende@hotmail.com) - quinta ou sábado
7 -Celso - cedepari@yahoo.com.br - Sábado

oromano71
18/06/2009, 20:33
Blz TA?

o pessoal optou deixar a vala do jeito que tá ou vão animar fazer alguma intervenção?
A trilha ta show de bola e o aborto entre as arvorezinhas ficou bom mesmo.
O meu carro com suspensão original deu uma agarrada no fundo mas nada que umas pedras calçando não resolvesse.

PRA DESCER TODO SANTO AJUDA, RS

abs,

Otavio

Carlos TA
18/06/2009, 20:45
Blz TA?

o pessoal optou deixar a vala do jeito que tá ou vão animar fazer alguma intervenção?
A trilha ta show de bola e o aborto entre as arvorezinhas ficou bom mesmo.
O meu carro com suspensão original deu uma agarrada no fundo mas nada que umas pedras calçando não resolvesse.

PRA DESCER TODO SANTO AJUDA, RS

abs,

Otavio

Acho que vai ficar assim por enquanto, com mais pessoas passando por lá , pode ser que se resolva o problema do buraco.

[]'s

Lucas Nassif
04/08/2009, 18:24
Pessoal, a idéia de recuperar aquele trecho crítico próximo ao rio na Corcovas morreu???:pensativo:

Segue uma foto que foi tirada sábado, onde mostra o Samurai passando no aborto atrás das árvores!!! :parede: :parede: :parede: :parede:

Dá pra ter idéia também de como está a 'cratera' do lado esquerdo na foto.
Essa cratera só tá aumentando, e daqui uns dias nem moto passa entre as árvores e a vala! :mrgreen:

http://lh5.ggpht.com/_ywJWU0dnzyo/Snicv-1h_pI/AAAAAAAAAIk/YYLBPqBN0W8/s640/DSC01898.JPG

:concordo: :concordo:

Carlos TA
04/08/2009, 19:19
Pessoal, a idéia de recuperar aquele trecho crítico próximo ao rio na Corcovas morreu???:pensativo:

Segue uma foto que foi tirada sábado, onde mostra o Samurai passando no aborto atrás das árvores!!! :parede: :parede: :parede: :parede:

Dá pra ter idéia também de como está a 'cratera' do lado esquerdo na foto.
Essa cratera só tá aumentando, e daqui uns dias nem moto passa entre as árvores e a vala! :mrgreen:

:concordo: :concordo:

É Lucas, a idéia não foi à frente,
no dia em que estivemos lá para ver a situação passamos pelo aborto e a trilha gerou tanto bate boca depois que a idéia esfriou.

Este fim de semana teve uma turma lá na muminha com o intuito de arrumar um trecho , eu não fui e pelo que vi de relato eles acabaram foi abrindo mais o aborto que já existia.:parede:

Bom, acho que já passou da hora de tratarmos melhor as nossas trilhas e eu me incluo neste grupo que precisa evoluir.

Não vamos desistir... :discordo:

[]'s

Lucas Nassif
04/08/2009, 19:54
É Lucas, a idéia não foi à frente,
no dia em que estivemos lá para ver a situação passamos pelo aborto e a trilha gerou tanto bate boca depois que a idéia esfriou.

Bom, acho que já passou da hora de tratarmos melhor as nossas trilhas e eu me incluo neste grupo que precisa evoluir.

Não vamos desistir... :discordo:

[]'s

Isso aí T.A!!

É só o trecho próximo ao rio mesmo que tá ruim! Tava vendo as fotos aqui do pessoal daqui de PL que foi à Corcovas no sábado, e parece que o bicho tá pegando só no dito trecho mesmo. O resto "melhorou" (ou seria piorou? :pensativo:) muito em relação à Fevereiro, época em que fui!!

A grota lá só tá aumentando, e se deixarmos do jeito que tá, nas próximas chuvas aquela passagem que está só estreitando vai literalmente sumir! Aí complica MUITO arrumar depois!

Eu também me incluo nessa empreitada, comigo num "faia" não! Disposição não falta, porém o que me avacalha é morar longe e depender de outro carro pra rebocar meu CJ até as trilhas!! Por iisso, minha ida aí tem que ser meio que "planejada".

Não está confirmado ainda, mas bem provável que nesse mês eu vá pra esses lados aí, e estou pensando no dia 15/08. Inicialmente iria fazer outra trilha, mas apesar de tá muito em cima da hora e caso a turma tope, podemos ir na Corcovas e começar a colocar essa idéia em prática!

Um abraço,
Lucas Nassif.

Pedropenido
09/08/2009, 18:46
baaaooooooo tb!!!!!
mas aki !!!
temos q ficar esperto com a ponte da perdidas tb !! :parede::parede:Cada dia pior akelaa la !!!!