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Ver Versão Completa : Pneus Eterna Dúvida.....



Evandro Toyoteiro
19/11/2004, 19:59
Olá Pessoal gostaria de levantar uma questão que frequenta a cabeça de todo bom jipeiro..... PNEUS!!!!!
Qual usar???
Sei que o primeiro passo pra escolha do pneu certo, é o tipo de uso que faremos dele, mas por exemplo no caso de uso mixto?
Hoje temos algumas opções como BF-GOODRICH MUD, GENERAL GRABER MT, GOODYEAR WRANGLER MTS, e agora os PIRELLI MUD certo??
Mas em relação durabilidade e custo beneficio entre eles???
Tem gente que defende com unhas e garras uma certa marca, e tem gente que a apedreja....

Proponho um debate para tentarmos encontrar a melhor opção....

Estou pesquizando pneus pra calçar meu toyota nas medidas 33x12,5x15 até agora os BF estão em vantagem, porem essa semana,
um amigo consegiu um excelente preço nos pneus da PIRELLI.....

ALGUMA SUGESTÃO?????

bruno_
19/11/2004, 20:39
Aew Evandro bem vindo ao site

Tem um tópico aqui no forum que ta rolando uma discussão sobre o assunto, da uma oiada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1350


[]'s

Dennis Figueiredo
19/11/2004, 21:36
Evandro... par uso misto BFG é uma boa opção.... ta esta no mercado a bastante tempo com consumidores satisfeitos :wink:

Martin Melcop
20/11/2004, 07:31
Vou comentar a minha experiência com os BF:

- ótima durabilidade
- desempenho excelente, mesmo usando os AT com bastante lama


Usei no meu JPX por um ano sem problemas, agora acabei de colocar 4 crianças novas no Troller, estou indo para a Trilha agora testa-los!!!!

PS - Quando comprei os meus BF AT, foram os mais baratos mesmo. :D

Eduardo Chaves
20/11/2004, 14:41
PessoALL,

Tenho um amigo com JPX, que ontem adquiriu 4 BS Colway ST, medida 235 alguma coisa 16, parece um Tracker o desenho, na trilha é capaz de ficar devendo, mas para uso misto parece que vai dar conta, a garantia é de 40.000 km ou 5 anos, e o custo, míseros L$ 350,00 cada em 4x...

[]'s...

guilhermeabreu
20/11/2004, 15:08
EVANDRO

Já fui TOYOTEIRO , Na minha usava o BF 31" x 10,50 x 15 ; que para mim na lama era uma bos$%$a; pq , a band é muito pesada na frente e o motor OM 314 (608) não dava giro para limpar, virava um slick de formula-1; com o 33" então nem se fala, sem falar que com o 33" eu sentia que o carro ficava sobre gelatina, isto é , ao desviar de um osbstáculo, ele demorava a reagir ao movimento do volante, como se o pneu morgasse.
Não sei se fiz entender. Isto observei, andando no meu com 31" e logo após no do meu amigo que tinha acabado de colocar o 33"

RESUMINDO: na minha opinião NÃO existe pneu de uso mixto que sirva bem na LAMA. MAS colocaria qualquer MUD porque embeleza MUITO a viatura

leitao
20/11/2004, 22:16
PessoALL,

Vou tentar resumir algumas dicas sobre pneus lameiros e como escolher:

1) A primeira coisa que devemos decidir é sobre o tamanho ou medida do pneu. E sua estrutura radialx diagonal.

1.1. Pneus de medidas originais não exigem modificações e deixam o carro "original", se forem lameiros deixarão o carro com mais tração para off road. Ideal para raids.

1.2. Pneus menores deixam o carro masi esperto. Ideal para Jeepcross, rallye de velocidade e jipes com pouca potência.

1.3. Pneus maiores... Aconselho sempre aos novatos ir crescendo aos poucos... não exagerem no início. Pneus maiores muitas vezes exigem modificações na suspensão, lataria, caixa, freios, motor, direção e outras.
Indicado para trilhas pesadas e impressindíveis para Endurance Trial.

1.4. Pneus diagonais = super resistentes a cortes, geralmente devem ser usados com câmara de ar, duram pouco (até 25 mil Km) e não são indicados para serem usados em jipes muito potentes e rápidos em viagens longas (pouca difigibilidade e estabilidade)

1.5. Pneus radias = geralmente menos resistentes que os diagonais (existem exceções), podem ser usados com ou sem câmara de ar, muram mais (até 50 mil Km), podem ser usados a mais de 140 Km/h e dão mais estabilidade e dirigibilidade ao veículo.

2) depois de escolhido o tamanho e adequado rodas, suspensão, etc... temos que escolher o desenho ou modelo dos pneus...

classificação:
5 = extramente agressivo
4 = muito agressivo
3 = lameiro
2 = misto
1 = liso

Cross = 5
Muito usado em Jeepcross e a 3 anos passou tb a ser usado em raids e trilhas. Muito eficiente tb em trial e prólogos de rallye. Sempre que estiver chuvendo.
Não existe pneus cross novos. Os chamados originais são os Black Star franceses nas medidas 195R15 e 215R16.
No Brasil já existe bandas pré-moldadas que permitem fazer um pneu Cross encima de qualquer pneu/carcaça. MEdidas disponíveis pronta entrega: 205/75R15, 215/75R15, 225/75R15, 235/75R15, 255/75R15, 31x10.5R15, 265/70R16, 265/75R16, 215/80R16 e 195/75R16. Com disponibilidade de carcaça é possível fazer nas medidas: 32, 33, 35 e maiores. 700 e 750x16 e menores.
TEm durabilidade entre 10 e 15 mil Km. Não é indicado para viagens.
Pode ser feito com gomos laterais e pré-balanceamento.

Desenhos artesanais = 5
São pneus desenvolvidos pela antiga Koscark atual Pneus 3K.
São pneus feitos artesanalmente, manualmente, utilizando a tecnologia da reforma a frio = pré-moldado, e usando pedaços de bandas de pneus de caminhão.
Podem ser feitos encima de qualquer carcaça, em qualquer medida, desde que disponíveis.
São indicados para provas de Endurance Trial ou trilhas pesadas próximas. Ideal para jipes que transitam encarretados.

Super Fronteira = 5
Pneus reformados a quente com desenho agrícola.
GEralmente disponíveis nas medidas: 255, 31, 750x16, 265/75R16 e artesanalmente em carcaças maiores.
Ideal para terrenos alagados e planos.

Mudzilla = 5
Pneu disponível no Brasil a partir de 2004, desenho semelhante ao BajaClaw da Michey Thompson americana.
É Pneu novo mais agressivo disponível no país.
Pneus diagonal (tubeless) que pode ser usado sem câmara ou com.
Medidas 31, 33, e 35 tanto aro 15 como 16.
Pouca durabilidade e para ser usado até 120 Km/h. Pneus muito bonito e agressivo. ötimo para Trilhas pesadas, Endurance Trial e terrenos alagados e inclinados.

Creepy Crawler = 4
MAiores pneus disponíveis no Brasil: 35, 37, 38 e 38.5 aros 15 e 16.
Ideal para Endurance Trial e/ou para deixar o seu jipe gigantesco.

Guyane = 4
Originais Black Star franceses.
O verdadeiro pneus misto do jipeiro.
Muito agressivo, durável e disponível em diversas medidas: 195R15, 215R15, 235R15, 255R15, 215R16, 275R16.
Sua alta durabilidade e ótima tração o torna o melhor pneu overall disponível. POde ser usado no dia a dia, em viagens longas e em trilhas pesadas.

Mud = 3
Pneus lameiros para trilhas leves e moderadas em piso seco ou molhado porém consistente. Não deve ser usado em trilhas pesadas, e cmpetições tipo Jeepcross ou raids com chuva.
Diversos fabricantes no Brasil:
Pirelli (medidas: 30, 31, 32, 33, 265/75R16)
Goodyear (30, 31, 32, 33 e 35)
BF Goodrich ( 31, 33 e 265/75R16)
GEneral Grabber ( 30, 31, 33 e 35)
Yokohama ( 30, 31, 33 e 265/75R16)
MAxxis Buckshot (30, 31, 33 e 35)
Todos estes tem durabilidade e desenhos semelhantes com desempenho semelhantes.

AT - All Terrain = 2
Pneus mistos que para nós jipeiros devem ser descartados, uma vez que são ruins na lama, ruins no asfalto e apenas bons na terra seca. Prefira os ST ou RT lisos que são: ruins na lama, ótimos no asfalto e ótimos na terra seca.
Onde vc fica com um pneu liso vc tb ficará com um pneu AT.
Se vc tem um pneu AT em um jipe talvés vc deva pensar em trocar de carro. Que tal um Audi.

ST ou RT = 1
São pneus lisos para uso em estradas e na cidade. São muito bons tb em estradas de terra seca. Eu uso em rallye de velocidade. Sou campeão Mineiro de Rallye de VElocidade 2004 com estes pneus. Acredite em mim, São melhores que qualquer AT.

Outras dicas úteis:

1) Se vc roda 99% no asfalto e tem 1% de off road bem difícil e com lama. Compre pelo menos um pneu Mud, senão vc mesmo 4x4 e reduzido ficará atolado.

2) Se vc quer ser competitivo em provas de raid, rallye, trial ou fazer trilhas pesadas com chuva com a galera... vc terá que ter um jogo de pneus realemnte agressivos. Esqueça os Mud.

3) Não existe o melhor pneu. Esqueça esta idéia, desiste de achar este santo Graal. O que existe é um pneu melhor para cada situação, para cada obstáculo, cada cada jipe (conjunto)

4) PAra Raid o pneu Cross tem sido usado pelos campeões das principais provas e campeonatos nos últimos 3 anos. Campeões do transparaná, Ibitipoca, Unijeep, Copa Juiz de Fora, Copa Troller, Mitsubishi e outros só usam o Cross. Isso é uma tendência por enquanto.

5) Para trilhas pesadas e Trial usar câmara de ar ou rodas bead-lock é fundamental.

Espero ter ajudado com estes comentários.

Dennis Figueiredo
20/11/2004, 23:12
Isso aí leitão... como sempre prestativo :D .

Evandro Toyoteiro
23/11/2004, 13:53
:D Olá, Marcelo, com certeza ajudou e muito, brigadaum heim he he he

Depois dessa ficha completa, acho que ajudou a tirar duvidas de muita gente, valew mesmo....
Acho que o ideal é ter 2 jogos de pneus montados, e dependendendo da aventura a se fazer trocar os pneus, realmente não existe o Santo Graal em materia de pneus......
Um grande Abraço

P.S. Quero ver a viatura da galera em ação no ROCK CRAWLING TRIAL..... aqui em Santo André
* Largada 03
* Provas 04 e 05 de Dezembro a partir das 09:00 hs

Mais informações www.ubroc.com.br

Matoso
23/11/2004, 19:51
Eu estava pensando em ter 2 jogos tambem.

Mas cheguei a conclusao que para 2 jogos valer a pena tem que ter um frederico ou algo do genero, muito agressivo. Nao vale ter um tannuri ou fronteira. Pois vc acaba tendo um pneu bom de lama e +- de asfalto e é um é no saco trocar as rodas em casa. Aí acontece que no primeiro final de semana vc bota os pensu de lama e nao tira mais.

Abraço

Murillus
10/10/2007, 18:58
... Espero ter ajudado com estes comentários...

E numa viatura como a tracker (antigo GV Suzuki) que vem com um 235/60R16 ? ... vc teria alguma indicação...

Fazendeiro RJ
30/10/2007, 08:01
PessoALL,

Vou tentar resumir algumas dicas sobre pneus lameiros e como escolher:

1) A primeira coisa que devemos decidir é sobre o tamanho ou medida do pneu. E sua estrutura radialx diagonal.

1.1. Pneus de medidas originais não exigem modificações e deixam o carro "original", se forem lameiros deixarão o carro com mais tração para off road. Ideal para raids.

1.2. Pneus menores deixam o carro masi esperto. Ideal para Jeepcross, rallye de velocidade e jipes com pouca potência.

1.3. Pneus maiores... Aconselho sempre aos novatos ir crescendo aos poucos... não exagerem no início. Pneus maiores muitas vezes exigem modificações na suspensão, lataria, caixa, freios, motor, direção e outras.
Indicado para trilhas pesadas e impressindíveis para Endurance Trial.

1.4. Pneus diagonais = super resistentes a cortes, geralmente devem ser usados com câmara de ar, duram pouco (até 25 mil Km) e não são indicados para serem usados em jipes muito potentes e rápidos em viagens longas (pouca difigibilidade e estabilidade)

1.5. Pneus radias = geralmente menos resistentes que os diagonais (existem exceções), podem ser usados com ou sem câmara de ar, muram mais (até 50 mil Km), podem ser usados a mais de 140 Km/h e dão mais estabilidade e dirigibilidade ao veículo.

2) depois de escolhido o tamanho e adequado rodas, suspensão, etc... temos que escolher o desenho ou modelo dos pneus...

classificação:
5 = extramente agressivo
4 = muito agressivo
3 = lameiro
2 = misto
1 = liso

Cross = 5
Muito usado em Jeepcross e a 3 anos passou tb a ser usado em raids e trilhas. Muito eficiente tb em trial e prólogos de rallye. Sempre que estiver chuvendo.
Não existe pneus cross novos. Os chamados originais são os Black Star franceses nas medidas 195R15 e 215R16.
No Brasil já existe bandas pré-moldadas que permitem fazer um pneu Cross encima de qualquer pneu/carcaça. MEdidas disponíveis pronta entrega: 205/75R15, 215/75R15, 225/75R15, 235/75R15, 255/75R15, 31x10.5R15, 265/70R16, 265/75R16, 215/80R16 e 195/75R16. Com disponibilidade de carcaça é possível fazer nas medidas: 32, 33, 35 e maiores. 700 e 750x16 e menores.
TEm durabilidade entre 10 e 15 mil Km. Não é indicado para viagens.
Pode ser feito com gomos laterais e pré-balanceamento.

Desenhos artesanais = 5
São pneus desenvolvidos pela antiga Koscark atual Pneus 3K.
São pneus feitos artesanalmente, manualmente, utilizando a tecnologia da reforma a frio = pré-moldado, e usando pedaços de bandas de pneus de caminhão.
Podem ser feitos encima de qualquer carcaça, em qualquer medida, desde que disponíveis.
São indicados para provas de Endurance Trial ou trilhas pesadas próximas. Ideal para jipes que transitam encarretados.

Super Fronteira = 5
Pneus reformados a quente com desenho agrícola.
GEralmente disponíveis nas medidas: 255, 31, 750x16, 265/75R16 e artesanalmente em carcaças maiores.
Ideal para terrenos alagados e planos.

Mudzilla = 5
Pneu disponível no Brasil a partir de 2004, desenho semelhante ao BajaClaw da Michey Thompson americana.
É Pneu novo mais agressivo disponível no país.
Pneus diagonal (tubeless) que pode ser usado sem câmara ou com.
Medidas 31, 33, e 35 tanto aro 15 como 16.
Pouca durabilidade e para ser usado até 120 Km/h. Pneus muito bonito e agressivo. ötimo para Trilhas pesadas, Endurance Trial e terrenos alagados e inclinados.

Creepy Crawler = 4
MAiores pneus disponíveis no Brasil: 35, 37, 38 e 38.5 aros 15 e 16.
Ideal para Endurance Trial e/ou para deixar o seu jipe gigantesco.

Guyane = 4
Originais Black Star franceses.
O verdadeiro pneus misto do jipeiro.
Muito agressivo, durável e disponível em diversas medidas: 195R15, 215R15, 235R15, 255R15, 215R16, 275R16.
Sua alta durabilidade e ótima tração o torna o melhor pneu overall disponível. POde ser usado no dia a dia, em viagens longas e em trilhas pesadas.

Mud = 3
Pneus lameiros para trilhas leves e moderadas em piso seco ou molhado porém consistente. Não deve ser usado em trilhas pesadas, e cmpetições tipo Jeepcross ou raids com chuva.
Diversos fabricantes no Brasil:
Pirelli (medidas: 30, 31, 32, 33, 265/75R16)
Goodyear (30, 31, 32, 33 e 35)
BF Goodrich ( 31, 33 e 265/75R16)
GEneral Grabber ( 30, 31, 33 e 35)
Yokohama ( 30, 31, 33 e 265/75R16)
MAxxis Buckshot (30, 31, 33 e 35)
Todos estes tem durabilidade e desenhos semelhantes com desempenho semelhantes.

AT - All Terrain = 2
Pneus mistos que para nós jipeiros devem ser descartados, uma vez que são ruins na lama, ruins no asfalto e apenas bons na terra seca. Prefira os ST ou RT lisos que são: ruins na lama, ótimos no asfalto e ótimos na terra seca.
Onde vc fica com um pneu liso vc tb ficará com um pneu AT.
Se vc tem um pneu AT em um jipe talvés vc deva pensar em trocar de carro. Que tal um Audi.

ST ou RT = 1
São pneus lisos para uso em estradas e na cidade. São muito bons tb em estradas de terra seca. Eu uso em rallye de velocidade. Sou campeão Mineiro de Rallye de VElocidade 2004 com estes pneus. Acredite em mim, São melhores que qualquer AT.

Outras dicas úteis:

1) Se vc roda 99% no asfalto e tem 1% de off road bem difícil e com lama. Compre pelo menos um pneu Mud, senão vc mesmo 4x4 e reduzido ficará atolado.

2) Se vc quer ser competitivo em provas de raid, rallye, trial ou fazer trilhas pesadas com chuva com a galera... vc terá que ter um jogo de pneus realemnte agressivos. Esqueça os Mud.

3) Não existe o melhor pneu. Esqueça esta idéia, desiste de achar este santo Graal. O que existe é um pneu melhor para cada situação, para cada obstáculo, cada cada jipe (conjunto)

4) PAra Raid o pneu Cross tem sido usado pelos campeões das principais provas e campeonatos nos últimos 3 anos. Campeões do transparaná, Ibitipoca, Unijeep, Copa Juiz de Fora, Copa Troller, Mitsubishi e outros só usam o Cross. Isso é uma tendência por enquanto.

5) Para trilhas pesadas e Trial usar câmara de ar ou rodas bead-lock é fundamental.

Espero ter ajudado com estes comentários.

Visitem meu site www.manecopneus.com.br (http://www.manecopneus.com.br)

A tua mensagem é uma aula sobre pneus. Mas diante de tantas opções, gostaria de sugestão com os dados a seguir:
- uso em fazenda; no inverno é terra muito seca; no verão tem muita lama; a Band Paick Up é de uso de transporte e eventualmente vai ao asfalto e anda muito (distancias longas) com e sem carga.
Aí está a dúvida. O que usar ? Sei que o ideal seria ter um jogo de pneus para o inverno e um para o verão. E os dois que atendessem também o asfalto. Será muito difícil encontrar uma solução para este caso ? Logicamente, de valor razoável...:-D Ou seja, um só conjunto !:pensativo:

joão k. chikui
30/10/2007, 08:15
Fazendeiro
Usei por 80000 km o Wangler RT/S 235/85-16 , que é original das Defender e algumas versões de F-250. Me impressionou o pneu , pois durou muito(tirei para colocar BF33", mas ainda rodaria uns 10k km) e era fantástico no asfalto e razoável no barro. Deixa a band muito econômica também.

dalmo cruz torres
08/11/2007, 18:51
Porque ninguém mais fala nos Fate super agarre 7.50-16? Eu uso esses pneus a uns 8 anos e sempre fiquei muito satisfeito com ele, alguém ve problemas nele?

nanito
10/11/2007, 15:02
PessoALL,

Vou tentar resumir algumas dicas sobre pneus lameiros e como escolher:

1) A primeira coisa que devemos decidir é sobre o tamanho ou medida do pneu. E sua estrutura radialx diagonal.

1.1. Pneus de medidas originais não exigem modificações e deixam o carro "original", se forem lameiros deixarão o carro com mais tração para off road. Ideal para raids.

1.2. Pneus menores deixam o carro masi esperto. Ideal para Jeepcross, rallye de velocidade e jipes com pouca potência.

1.3. Pneus maiores... Aconselho sempre aos novatos ir crescendo aos poucos... não exagerem no início. Pneus maiores muitas vezes exigem modificações na suspensão, lataria, caixa, freios, motor, direção e outras.
Indicado para trilhas pesadas e impressindíveis para Endurance Trial.

1.4. Pneus diagonais = super resistentes a cortes, geralmente devem ser usados com câmara de ar, duram pouco (até 25 mil Km) e não são indicados para serem usados em jipes muito potentes e rápidos em viagens longas (pouca difigibilidade e estabilidade)

1.5. Pneus radias = geralmente menos resistentes que os diagonais (existem exceções), podem ser usados com ou sem câmara de ar, muram mais (até 50 mil Km), podem ser usados a mais de 140 Km/h e dão mais estabilidade e dirigibilidade ao veículo.

2) depois de escolhido o tamanho e adequado rodas, suspensão, etc... temos que escolher o desenho ou modelo dos pneus...

classificação:
5 = extramente agressivo
4 = muito agressivo
3 = lameiro
2 = misto
1 = liso

Cross = 5
Muito usado em Jeepcross e a 3 anos passou tb a ser usado em raids e trilhas. Muito eficiente tb em trial e prólogos de rallye. Sempre que estiver chuvendo.
Não existe pneus cross novos. Os chamados originais são os Black Star franceses nas medidas 195R15 e 215R16.
No Brasil já existe bandas pré-moldadas que permitem fazer um pneu Cross encima de qualquer pneu/carcaça. MEdidas disponíveis pronta entrega: 205/75R15, 215/75R15, 225/75R15, 235/75R15, 255/75R15, 31x10.5R15, 265/70R16, 265/75R16, 215/80R16 e 195/75R16. Com disponibilidade de carcaça é possível fazer nas medidas: 32, 33, 35 e maiores. 700 e 750x16 e menores.
TEm durabilidade entre 10 e 15 mil Km. Não é indicado para viagens.
Pode ser feito com gomos laterais e pré-balanceamento.

Desenhos artesanais = 5
São pneus desenvolvidos pela antiga Koscark atual Pneus 3K.
São pneus feitos artesanalmente, manualmente, utilizando a tecnologia da reforma a frio = pré-moldado, e usando pedaços de bandas de pneus de caminhão.
Podem ser feitos encima de qualquer carcaça, em qualquer medida, desde que disponíveis.
São indicados para provas de Endurance Trial ou trilhas pesadas próximas. Ideal para jipes que transitam encarretados.

Super Fronteira = 5
Pneus reformados a quente com desenho agrícola.
GEralmente disponíveis nas medidas: 255, 31, 750x16, 265/75R16 e artesanalmente em carcaças maiores.
Ideal para terrenos alagados e planos.

Mudzilla = 5
Pneu disponível no Brasil a partir de 2004, desenho semelhante ao BajaClaw da Michey Thompson americana.
É Pneu novo mais agressivo disponível no país.
Pneus diagonal (tubeless) que pode ser usado sem câmara ou com.
Medidas 31, 33, e 35 tanto aro 15 como 16.
Pouca durabilidade e para ser usado até 120 Km/h. Pneus muito bonito e agressivo. ötimo para Trilhas pesadas, Endurance Trial e terrenos alagados e inclinados.

Creepy Crawler = 4
MAiores pneus disponíveis no Brasil: 35, 37, 38 e 38.5 aros 15 e 16.
Ideal para Endurance Trial e/ou para deixar o seu jipe gigantesco.

Guyane = 4
Originais Black Star franceses.
O verdadeiro pneus misto do jipeiro.
Muito agressivo, durável e disponível em diversas medidas: 195R15, 215R15, 235R15, 255R15, 215R16, 275R16.
Sua alta durabilidade e ótima tração o torna o melhor pneu overall disponível. POde ser usado no dia a dia, em viagens longas e em trilhas pesadas.

Mud = 3
Pneus lameiros para trilhas leves e moderadas em piso seco ou molhado porém consistente. Não deve ser usado em trilhas pesadas, e cmpetições tipo Jeepcross ou raids com chuva.
Diversos fabricantes no Brasil:
Pirelli (medidas: 30, 31, 32, 33, 265/75R16)
Goodyear (30, 31, 32, 33 e 35)
BF Goodrich ( 31, 33 e 265/75R16)
GEneral Grabber ( 30, 31, 33 e 35)
Yokohama ( 30, 31, 33 e 265/75R16)
MAxxis Buckshot (30, 31, 33 e 35)
Todos estes tem durabilidade e desenhos semelhantes com desempenho semelhantes.

AT - All Terrain = 2
Pneus mistos que para nós jipeiros devem ser descartados, uma vez que são ruins na lama, ruins no asfalto e apenas bons na terra seca. Prefira os ST ou RT lisos que são: ruins na lama, ótimos no asfalto e ótimos na terra seca.
Onde vc fica com um pneu liso vc tb ficará com um pneu AT.
Se vc tem um pneu AT em um jipe talvés vc deva pensar em trocar de carro. Que tal um Audi.

ST ou RT = 1
São pneus lisos para uso em estradas e na cidade. São muito bons tb em estradas de terra seca. Eu uso em rallye de velocidade. Sou campeão Mineiro de Rallye de VElocidade 2004 com estes pneus. Acredite em mim, São melhores que qualquer AT.

Outras dicas úteis:

1) Se vc roda 99% no asfalto e tem 1% de off road bem difícil e com lama. Compre pelo menos um pneu Mud, senão vc mesmo 4x4 e reduzido ficará atolado.

2) Se vc quer ser competitivo em provas de raid, rallye, trial ou fazer trilhas pesadas com chuva com a galera... vc terá que ter um jogo de pneus realemnte agressivos. Esqueça os Mud.

3) Não existe o melhor pneu. Esqueça esta idéia, desiste de achar este santo Graal. O que existe é um pneu melhor para cada situação, para cada obstáculo, cada cada jipe (conjunto)

4) PAra Raid o pneu Cross tem sido usado pelos campeões das principais provas e campeonatos nos últimos 3 anos. Campeões do transparaná, Ibitipoca, Unijeep, Copa Juiz de Fora, Copa Troller, Mitsubishi e outros só usam o Cross. Isso é uma tendência por enquanto.

5) Para trilhas pesadas e Trial usar câmara de ar ou rodas bead-lock é fundamental.

Espero ter ajudado com estes comentários.

Visitem meu site www.manecopneus.com.br
Tá loco!!

Completamente esclarecedor. Principalmente a parte do pneu AT, eu penso exatamente igual. E eu faço 90% asfalto e 10% lama e trilha e estou justamente comprando um mud da BF 215/75 R15, sei que vai baixar a altura da viatura, mas eu ganho no desempenho do vitara que tem o motor fraquinho.

Carlos Eduardo C e S
03/06/2008, 00:43
Duvidas sobre Pneus p/ hilux SR5!
Ola amigos sou novo na area e nem sei se estou no topico certo, mas la vai recentemente adiquiri minha hilux sr5 cd 00/01, bem ela estava fraca de pneus com os originais 215/80/16, resolvi trocar entao coloquei 265/70/16, aqui esta minha duvida, sera que fiz uma boa troca? esteticamente o carro ficou lindo, olhei atentamente e nao pegou em nehum lugar da suspençao. O que quero dos amigos e alguem ja usou esse tipo de pneu? diminui muito o desempenho do carro? aumenta o consumo? quanto?, bem se tiver alguem ai pra mandar uma noticia agradeço muiot e um forte abraço a todos.
obs: os pneus que coloquei sao at firestone destination 265-70-16

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

David Dener
30/06/2008, 21:46
Super Fronteira = 5
Pneus reformados a quente com desenho agrícola.
GEralmente disponíveis nas medidas: 255, 31, 750x16, 265/75R16 e artesanalmente em carcaças maiores.
Ideal para terrenos alagados e planos.

Ae colega tenho em meu jeep pneus 255/75 Fronteira,tenho duvidas com a calibragem pois rodo 80 km de asfalto até o sitio será que a problemas com isso pois para ficar trocando de rodas dá muito trabalho.
o que diz a respeito? valeu .....