PDA

Ver Versão Completa : Config. Suspensão alternativa

Ismael
27/05/2009, 17:07
Existem muitos tópicos falando das suspensões para troller, com molas vindas de todos os lados, amortecedores, calços de suspensão e etc...
Como pretendo tirar os calços da minha suspensão e erguer na mola, andei fazendo algumas pesquisas e o que encontrei foi o seguinte:

molas dianteiras: molas dianteiras do OPALA 6CC COM AR
molas traseiras: molas dianteiras da PAMPA 1.8 COM AR ou da 1.6 lado esquerdo...

amortecedores dianteiros e traseiros: amortecedores do MB1113.

Em termos de dimensão, nas molas a diferença na dianteira está no diâmetro que é 4mm menor, o fio é o mesmo, a altura pe maior e pelo que notei o espaço entre elos tb é bem igual.
Na traseira segue o mesmo, só a mola tem o diâmetro um pouco maior a do troller é uns 4mm menor ou menos que isso até.
Os amortecedores o que muda somente é a carga de extensão e o comprimento aberto e fechado, mas como a suspensão vai aumentar compensa para naum dar fim de curso, a os olhais tem que trocar tb.

Gostaria da opinião dos experts em relação a esta configuração, posso deixar claro que a diferença de preço no final é muito grande em comparação com qualquer outra configuração...
Obrigado.

Ismael
28/05/2009, 17:03
Seria de grande importância, quem sabe mais sobre a suspensão do troller me ajudar e dar sua opinião,. Com esse kit vc pode configurar uma suspenão inteiramente nova por menos de 900 reias.

andres-tavares
28/05/2009, 21:38
Interessante o conceito ... porem essa de ficar pegando molas de carros para colocar em 4x4's pesados nao parece que esteja muito certo... mas ai eh minha opiniao

Eu acho que se voce nao pretende levantar mais do que 2" eh melhor colocar so uns calcos nas molas porque ali voce fica com a mola original mantendo a suspensao o mais original possivel ... e para otimizar o sistema mais ainda voce pode trocar os amortecedores por uns maiores ... tudo isto que eu falei agora eh o que gostaria de fazer no meu T4

Outra opcao eh mandar a fazer umas molas maiores com as medidas e materias desejados e comprar uns amortecedores maiores ...acho que este eh o melhor de jeito de levantar a suspensao de um jeito mais seguro.

Tambem se voce levantar muito vai ter que coregir o caster ..

abs!

Renato Fraga
29/05/2009, 00:00
Olá Ismael.

Como não poderia deixar de ser, não consigo me conter quando vejo um assunto referente à modificação em suspensão.

Se me permite vou tentar dar minha opinião:

O maior problema do Troller é possuir a suspensão bastante limitada, com curso relativamente pequeno.

O up grade deve partir para uma solução onde seja possível aumentar o "open travel" de sua suspensão sem mexer muito com a altura do veículo, e o ponto de partida seria amortecedores com amplitude maior.

Falando de amortecedores, o maior problema referente ao Troller é o fato deste possuir olhais de diâmetro bem maior que a maioria dos amortecedores do mercado. Assim, se encontrar um amortecedor com amplitude desejável porém com os olhais incompatíveis será necessário uma pequena adaptação, trocando esses terminais podendo até mesmo aproveitar os dos seus amortecedores originais. É um procedimento simples, exige solda e qualquer profissional acostumado a mexer com amortecedores ou mesmo solda, pode fazer este serviço.

Veja que para colocar amortecedores "maiores, você deve ajustar os batentes da suspensão de acordo com eles. Uma dica e que foi o procedimento que fiz para fazer essa configuração na minha pick up foi de tirar todas as molas, e deixar o veículo apoiado sobre os batentes. No meu caso eu estava criando os suportes para os amortecedores e assim pude determinar onde seria feita a fixação do amortecedor ao chassi, utilizando a medida do mesmo fechado. No seu caso, ou você pode criar novos suportes utilizando a mesma altura dos batentes originais, ou então utilizar os suportes dos amortecedores originais e ajustar os batentes de acordo com os novos amortecedores usando a medida deles fechados. Veja que esse procedimento é muito importante para que não ocorra o fim de curso do amortecedor que pode danificar o mesmo, além de estar roubando curso da sua suspensão.

Feito isso, então você pode decidir em utilizar molas mais longas ou calços.

Veja que o ideal seria tentar manter a altura do seu Troller o mais perto do original afim de não ocasionar a necessidade de alterações nos links para ajustar caster e posição do pinhão do diferencial em relação ao cardã. Mas se isso for necessário também não é um procedimento difícil. Também precisei fazer isso no meu projeto, e bastou separar o braço menor do braço maior do link removendo a solda, e depois de encontrada a nova posição, nova solda foi realizada.

Na minha opinião, o mais correto é utilizar molas mais longas e um pouco mais brandas. Geralmente as de opala/caravan 6 cilindros com ar direção cambio auto, etc etc etc são bem próximas do ideal para usar no Troller (na dianteira), mas ainda acho elas um pouco curtas.
As da Pampa são enormes, quase 50cm de comprimento, porém um pouco brandas demais, mas na minha opinião as mais adequadas para ampliar o curso da suspensão do seu Troller.
O que vale na escolha das molas na verdade é uma soma de tentativas, testes (paciência) e portanto um pouco de sensibilidade para achar o setup ideal. Dependendo da deformação que as molas assumirem com o peso do veículo, pode ser necessário alguns ajustes tal como adição de calços ou ainda reforços com o uso de outras molas em conjunto. Uma regrinha meio complicada mas sensata seria calcular o curso que tal mola pode oferecer, para então comparar com o amortecedor. De nada adianta uma mola super ampla com um amortecedor curto, ou vice versa. Assim, a dica é tentar encontar a medida da mola toda encolhida, somando o diâmetro do fio que a compõe pelo número de espirais. Subtraindo então esse número da medida da mola toda aberta, encontra-se a amplitude da mesma.

Assim, trazeira talvês a mola da pampa seja capaz de resolver o serviço sozinha. POrém na frente serão ineficientes por conta do peso do motor. Uma dica seria tentar fazer uma experiência usando uma solução adotada por mim na minha pick up. Reforçar a carga das molas da pampa adicionando um par de molas trazeiras do gol "caixinha" por dentro das molas da pampa. Fiz isso na trazeira da minha Dakota, com o objetivo de conseguir uma ação progressiva. Veja que esta mola do gol é bem mais curta que a da pampa, e portanto até um certo ponto ela praticamente não atua. Assim, até mesmo mudando o tamanho dessa mola interna, é possível realizar um ajuste afim de conseguir um acerto mais fino da carga, contando com um curso absurdo oferecido pela molas da pampa. Seria uma alternativa para você testar na dianteira.

Poxa, acho que já escreví demais. Confesso mais uma vez que me entusiasmo muito por esse assunto.

Dá uma olhada nas fotos da minha Dakota e no tópico delam (liks na minha assinatura) pra tirar uma idéia do serviço feito. Nela eu uso eixos do Troller bem como os links. Portanto, praticamente é a mesma suspensão .

Só uma última observação: de nada vale esse serviço todo se não confeccionar também, um sistema de desconexão das barras estabilizadoras.

Abraços e a disposição para maiores esclarecimentos.

lucasgamba
29/05/2009, 09:59
Puxa... praticamente um manual... hehehehe

Parabéns Renato pela paciência e conhecimento transmitido!

Abraços!

Renato Fraga
29/05/2009, 10:24
Hehehe, disponha !!!!!!!!!!!

Abraços

Alexandre Souto
29/05/2009, 11:00
Hehehe, disponha !!!!!!!!!!!

Abraços

É Renatão.... uma bela aula, como sempre.... :mrgreen:

A unica colaboração que posso dar. :-D

Minha Rural esta com eixos de Troller 2004, molas de Opala 6CC, amortecedores de MB 1113 na frente e atraz e claro, angulos de suspenção bem diferentes da original do Troller e Rural.

Se ajuda, pode dar uma olhada no tópico da FOrDINHA, link na minha assinatura.

[]'s e espero ter ajudado :concordo:

JapaTroller
29/05/2009, 13:07
:palmas::palmas::palmas::palmas: parabéns , otima explicação a respeito!!!!

Ismael
29/05/2009, 17:15
É Renatão.... uma bela aula, como sempre.... :mrgreen:

A unica colaboração que posso dar. :-D

Minha Rural esta com eixos de Troller 2004, molas de Opala 6CC, amortecedores de MB 1113 na frente e atraz e claro, angulos de suspenção bem diferentes da original do Troller e Rural.

Se ajuda, pode dar uma olhada no tópico da FOrDINHA, link na minha assinatura.

[]'s e espero ter ajudado :concordo:

Caro ALEXANDRE obrigado pela contribuição, como ficou a suspesão diant da sua viatura?
Baixou muito a mola? me passe mais detalhes... pois estou com mais receio na dianteira, a pesar da mola ser muito igual.

E na traseira usou quais molas?

Alexandre Souto
29/05/2009, 19:27
Caro ALEXANDRE obrigado pela contribuição, como ficou a suspesão diant da sua viatura?
Baixou muito a mola? me passe mais detalhes... pois estou com mais receio na dianteira, a pesar da mola ser muito igual.

E na traseira usou quais molas?

Ola Ismael, minha Rural ainda nao ficou pronta, nao esta rodando, mas posso te ajuda com fotos e explicacao breve ou mais aprofundada (sem sac@nagem...) , mas nada tecnico, pois não fui eu quem fez, foi meu mestre mecanico... :mrgreen: Sr. João... !

No meu ALBUM (http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=315&pictureid=3892) e no tópico da FOrDINHA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48358) tem algumas fotos e qualquer coisa estou a disposição ou meu mecânico!!!

Fique avontade!!!!

[]'s amigo Ismael e digo que voce esta no caminho certo!!! :concordo: :palmas:

Alexandre Souto
29/05/2009, 19:43
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=315&pictureid=3882

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=315&pictureid=3877

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=315&pictureid=3875

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=655&pictureid=4152

:concordo:

Ismael
01/06/2009, 08:26
Grande Alexandre.
Agradeço as informações, e sim acredito que estou indo pelo caminho certo, mas claro que sempre precisamos de mais opiniões e informações, ainda mais quando falamos de suspensão, o que é de extrema importância, tanto em seguraça quando em performace.
Com esta combinação, acredito que conseguirei o Lift que quero, a um custo muito acessivel, e as molas que serão usadas são próprias para automóveis e não molas fabricadas por um zé qualquer que diz saber o que está fazendo. E o mesmo segue para os amortecedores, estes já são usados nos 1113, não são turbo gas como os do troller original, mas já são de dupla ação e tem o curso maior, assim com molas maiores os amortecedores do MB ficam muito bons. Na questão de estabilidade nas curvas devido ao aumento na altura, notei que o amortecedor do 1113 tem uma carga de extensão maior, portanto em curvas quando o carro tende a se inclinar, se a carga de extensão do amortecedor for maior, ele desacelera a inclinação do carro mais do que o amortecedor original com isso reduz possíveis inclinações "perigosas"....

Ainda estou pensando bem nesta modificação e a trocando ideias com conhecedores do assunto, assim que tiver algo mais concreto posto aqui no forum,. emquanto isso agradeço quem consegui postar mais informações ou experiencias sobre..

Obrigado.

Giovani
04/06/2009, 00:56
Interessante o conceito ... porem essa de ficar pegando molas de carros para colocar em 4x4's pesados nao parece que esteja muito certo...
Fala isso para quem fez o Troller.
O Troller usa na dianteira as molas do Del Rey e na Traseira as da Caravan. Os amortecedores são F-4000, pivôs da F-1000, bucha do link/chassi da F-4000, homocinética e cubo de roda da Band, fora todo o resto que vcs sabem...
É um Frankstein! Nem por isso é ruim.:concordo:
O que seria do jipeiros se não existissem os desmanches e as adaptações?:mrgreen:

Ismael, acho que essa troca de molas, em termos de dimensionamento de carga, é trocar 6 por meia dúzia. À menos que alguém venha aqui e diga que já fez, não tem como saber com certeza. É pagar (900,00) pra ver. Isso também faz parte e muitos já fizeram, gastar uns cobres para testar uma teoria.
A suspensão do Troller, para ter um grande curso, precisaria nascer de novo... Tira as molas, amortecedores e barra estabilizadora. Então levanta o jipe e torce um eixo. Não vai muito além de quando está com tudo montado. As buchas dos links travam o curso.
Põe um engate rápido nas bieletas das barras estabilizadoras e desconecta na trilha. Tá de bom tamanho para o Troller.:concordo:

[]'s

Renato Fraga
04/06/2009, 01:25
Giovani, discordo um pouquinho da sua colocação em relação ao curso da suspensão do Troller.

Vejas as fotos que tenho da minha Dakota. Tem um link na minha assinatura.

A suspensão adotada ali é exatamente a do Troller. Admito que não é nenhum primor em termos de curso, mas obtive um resultado bem melhor que o visto no Troller usando amortecedores e molas diferentes.
Quando comecei o serviço tinha o temor de que o tal sistema de buchas que fixa o link no chassi fosse um fator limitante tal como você relatou. Mas me surpreendí com a amplitude obtida.
A impressão que dá é que permite muito pouco movimento, mas devido ao comprimento dos links, a angulação resultante é bem pequena, e portanto perfeitamente assimilada pelas buchas.
Te digo que só não consegui mais amplitude pois não encontrei um amortecedor decente mais longo. Porém, se eu soltar os amortecedores, consigo ver que ainda existe muito curso para a articulação do link.
Durante seu trabalho por completo acredito que não exceda mais do que 20° de angulação entre o suporte do link e a barra do mesmo, considerando inicialmente uma posição em ângulo reto.
Agora, transmita essa angulação ao comprimento do link e verás o curso que é obido.
Arrisco a dizer que na F4000, as tais buchas sejam bem mais sacrificadas, e atuam numa amplitude de angulação bem maior devido ao tamanho bem reduzido do braço radial em que é montada.

Veja que estou passando a minha experiência e minhas impressões. Analize as fotos e dê sua opinião.

Abraços.

ps.: tenho minhas dúvidas que originalmente as molas dianteiras do Troller sejam do Del Rey. Estas são bem longas, cerca de 50cm, porém muito brandas. São estas as molas que estou usando na trazeira da minha Dakota com reforço de outro par de molas montadas internamente pois sozinhas não deram conta do recado. Veja que a trazeira da minha Pick Up é bem mais leve que a dianteira do Troller, principalmente o modelo diesel.

Murillus
06/06/2009, 21:21
molas do troller 2009 parecem ser bem maiores que as antigas...

Ismael
08/06/2009, 11:50
Caro Murillus, o que me refiro neste tópico está em relação ao custo.
Veja que uma mola nova do 2009 custa em torno de 160 a unidade, enquanto consigo com molas alternativas, com altura maior, por esse valor 2 unidades.
A questão é, quais os problemas que poderiam aparecer utilizando esta composição de suspensão a qual me referencio no início do tópico?
Pelas informações que consegui, o lift ficaria bom, sendo assim o custo benefício seria ótimo pois gastaria no máximo, já com mao de obra inclusa em torno de 900 reais..

Ismael
08/06/2009, 11:54
Caro Alexandre, qual mola está usando na traseira da sua fordinha?
Notei que o diâmetro dela é menor que as de opala 6cc que estás usando na dianteira...

Alexandre Souto
08/06/2009, 12:20
Caro Alexandre, qual mola está usando na traseira da sua fordinha?
Notei que o diâmetro dela é menor que as de opala 6cc que estás usando na dianteira...

Caro Ismael, falei com o SR. Joao agora e confirmei as molas...

Dainteira: D10, C10 (camioneta GM)
Traseira: Opala 6CC

[]'s....

Ismael
08/06/2009, 17:11
Alexandre, tu tens como confirmar as medidas das molas?

Alexandre Souto
08/06/2009, 17:30
Alexandre, tu tens como confirmar as medidas das molas?

Claro Ismael!!!

Desmontadas ou como esta montada no carro, em descanso?

Amanha conversarei com Sr. Joao e pergunto... :concordo:

Abras!!!

Ismael
10/06/2009, 17:01
Alexandre, sem problema consegui por aqui a confirmação.
Cada vez mais tenho a certeza que essa configuração vai funcionar.
O meu maior receio é quanto a mola dianteira, pois o MWM é meio pesado, mas como as medidas dos diâmetros da mola do opala 6cc são muito parecidas, quase iguais, pode ser que não baixe tanto..

m4silvio
06/08/2009, 22:43
Ismael vc pode usar as molas trazeiras da nova sw4 hillux que vai te dar boa altura e encaixam perfeitamente!!!

Ismael
07/08/2009, 13:48
na dianteira ou traseira?

m4silvio
07/08/2009, 20:25
Na dianteira

Ismael
10/08/2009, 11:39
Acredito que a suspensão da Hilux é muito mais cara que uma de CARAVAM OU OPALA 6CC.
O que pretendo com esta configuração é chegar no melhor custo benefício.

Estarei providenciando a troca da minha susp. até o fim deste ano...usando exatamente o que postei, a mesma configuração, somente terei de avaliar quantos elos deixarei nas molas para que consiga a altura desejada e naum prejudique em outros pontos.

Flavio Lima
16/08/2009, 15:30
Ola Renato...os pneus 33x12,5x15 servem na dakota sem adaptar nada ? Raspam alguma coisa ? Abraços !!

Renato Fraga
17/08/2009, 09:04
Flávio, pra colocar os 33 nela vai precisar erguer a regulagem bastante, e se estiver com a roda original, dá certo sim.

Mas o pneu raspa bem de leve em algumas partes plásticas somente em momentos limítrofes. Nada demais. Nunca tive nenhum problema.

Só que esse procedimento acelera o desgaste dos terminais da suspensão, principalmente os pivos superiores e axiais da direção.

Abraços

Ismael
22/09/2009, 15:46
A suspensão tá no lugar.
Gostei muito do resultado...
Algumas alterações durante o percurso.
A configuração final ficou assim:

Molas
dianteira al167 (opala ou caravam 6cc c/ar e transm.)
traseiras al051 (molas da pampa)
(somente com estas molas, a altura do troller, ficou 1cm mais alta do que quando estava com os calços, o que era o objetivo)
não contente com a altura foi colocado os calços que estavam em cima com as molas originais, nas molas novas, com isso ganhei mais 5cm.

Amortecedores
os amortecedores foram feitos especialmente para o novo curso da suspensão e com uma carga a qual eu escolhi, e foram aumentados num total de praticamente 10cm segundo o cara q fez.

No final das contas tudo saiu por menos do que descrito no começo do tópico.
Barbada...
Segue o conselho.
Com esta suspensão cabe tranquilo pneu 35".
Fora q o curso ficou bem melhor...

zeca_cj
22/09/2009, 15:50
Ismael,

Conta mais detalhes sobre esse amortecedor feito sob medida... tenho interesse.

Ismael
25/09/2009, 11:52
Caro zeca. Os amortecedores estão em faze final de ajustes, lhe informo melhor assim que estiver td 100%.

ArthurC
25/09/2009, 12:36
Molas
dianteira al167 (opala ou caravam 6cc c/ar e transm.)
traseiras al051 (molas da pampa)
(somente com estas molas, a altura do troller, ficou 1cm mais alta do que quando estava com os calços, o que era o objetivo)
não contente com a altura foi colocado os calços que estavam em cima com as molas originais, nas molas novas, com isso ganhei mais 5cm.

Ismael, você achou que valeu a pena trocar as molas para ganhar apenas 1 cm de altura? O jipe ficou mais estável? Pois pelo que vi o ganho maior foi com a colocação dos calços mesmo.

[]s batendo cabeça com a suspa do bugão

Renato Fraga
25/09/2009, 13:16
Poxa, mas se ganhou 1 cm de altura em relação aos calços, ganhou esse 1 cm mais a altura do calço em termos de curso.

Digamos que a suspensão ficou na mesma dimensão, mas com molas mais longas certamente o curso foi incrementado principalmente se os novos amortecedores estiverem de acordo com a nova configuração.

Simplesmente calçar as molas ganha altura mas perde curso.

VAi postando suas impressões e se possível fazer alguns testes, fotografe e compartilhe conosco.

Grande abraço.

ArthurC
26/09/2009, 18:31
É verdade Renato. Perguntei por causa do custo mesmo.

Abraços

zeca_cj
26/09/2009, 20:34
Poxa, mas se ganhou 1 cm de altura em relação aos calços, ganhou esse 1 cm mais a altura do calço em termos de curso.

Digamos que a suspensão ficou na mesma dimensão, mas com molas mais longas certamente o curso foi incrementado principalmente se os novos amortecedores estiverem de acordo com a nova configuração.

Simplesmente calçar as molas ganha altura mas perde curso.

VAi postando suas impressões e se possível fazer alguns testes, fotografe e compartilhe conosco.

Grande abraço.

Grande Renato, beleza!!

compartilhando minha configuração e impressoes:
Na traseira do bugao gasolina.

molas: dianteiras de pampa 1.8 ap 4x4 + calços de 2'.
Amortecedores: dianteiros de caminhao mercedez benz 1113 - reposicionei a fixação dos amortecedores no carro e alem disso soldei um olhal a mais em cada extremidade da peça.
Impressão: embora so tenha feito isso na traseira (faltou tempo pra começar a dianteira) percebi o carro um pouco mais mole e duro ao mesmo tempo. mole devido a mola e duro pelo amortecedor. Estimo ter ganhado em torno de 5' no curso de suspensao traseira.

detalhe: nao uso barra estabilizadora.

TROLLEIRO
26/09/2009, 20:42
Puxa... praticamente um manual... hehehehe

Parabéns Renato pela paciência e conhecimento transmitido!

Abraços!

Reitero suas palavras Lucas... o homem é um PHD em Troller!!!
Boa Renato, parabéns! :palmas:

guilhermeludwig
16/12/2009, 00:50
http://www.youtube.com/watch?v=AZNA12kKmbA

?????????

bolsas de ar? sera que são uma uma boa configuração alternativa da suspensão?

Alexandre Souto
16/12/2009, 01:28
Como já dizia nosso Capitão Nascimento:

http://newserrado.com/wp-content/uploads/2007/10/nascimento.jpg

NUNCA SERÃO!!!!!

Este tipo de coisa, na minha opnião, é para ser feito em carros de passeio, se quer usar o Trolha pra passeio... vá em frente!

MHO!!!! :odedo:

[]'s...!!!!

guilhermeludwig
16/12/2009, 01:31
CONCORDO!!!

Mas não esqueça da discovery:odedo:

[]'s pneumaticos!

alanjipe
16/12/2009, 12:18
E aí como ficaram os amortecedores????

É aconselhavel deixar o veículo sem a barra estabilizadora????

Sei que ela limita bastante o curso da suspensão, ela limita tanto que numa trilha quebrei umas 2 bieletas dela.

Giovani
16/12/2009, 13:50
bolsas de ar? sera que são uma uma boa configuração alternativa da suspensão?
É muito boa para a aplicação demonstrada no vídeo.:concordo:

NB fazer gracinha...:mrgreen:

[]'s

Alexandre Souto
16/12/2009, 14:45
CONCORDO!!!

Mas não esqueça da discovery:odedo:

[]'s pneumaticos!

c ta querendo comparar uma suspenção pneumatica feita artesanalmente com a suspa do Discovery???

sem comentários.... :parede:

guilhermeludwig
16/12/2009, 15:00
De forma alguma. Na verdade a intenção nao foi comparar. So quis lembrar que o uso nao se da apenas em veiculos de passeio. Vide o jeep do leopoldo
[]'s

Alexandre Souto
16/12/2009, 15:17
ok... compreendido!!!!!

Sds,

Murisoca
19/01/2010, 15:28
Esse colocar a mola do engesa até aonde eu sei ela é maior e aguentaria o peso tranquilamente:pensativo::pensativo::pensativo:.

Ou tambem poderia mandar fazer uma mola (não deve ser tão caro)que na minha opinião seria amelhor saida:concordo::concordo::concordo:.

zeca_cj
19/01/2010, 19:35
Murissoca, as molas de engesa tem o diametro maior do que o prato (suporte) do troller.

A mola sob encomenda (meu caso) saiu à 150 cada. ainda nao coloquei no jipe. pretendo fazer isso ainda esse mes.

Murisoca
19/01/2010, 20:03
oi o

não fica tão caro mandar fazer as molas:dance::dance::dance:.Zeca eu queria saber qual foi o tamanho que ficou a sua mola e qual é o seu amortecedor:?::?:.

zeca_cj
20/01/2010, 00:44
Ainda nao coloquei as molas no carro... ta faltando tempo.
elas medem 460mm as traseiras e 420mm as dianteiras.
comprei na Rota4x4, pedi mola de engesa pra colocar no troller. eles disseram que nao cabe e que faziam uma especialmente pro bugao. paguei pra ver. agora so falta testar no carro

estou usando os amortecedores do caminhao Mercedez 1113.

zeca_cj
22/01/2010, 11:54
Coloquei as molas no jipe ontem... vamos ao relato:

Os amortecedores originais nao tem tamanho suficiente para as molas feitas sob encomenda baseada no engesa.
Do que era antes, o carro ficou 2' mais alto.
a altura da cx de roda pro chao ficou em 110mm
Senti uma falsa sensação de estabilidade. como o carro ficou mais duro, ele nao entorta nas curvas...
Parei do lado de um troller diesel original com pneus 33 e o meu ficou quase 3' mais alto.
vou ter que mudar algumas coisas na direção pois ela ficou muito agressiva (shimmi). provavelmente rebaixar o braço pitman e fazer um high steer.
acho que é só. jaja eu coloco fotos.

Renato Fraga
22/01/2010, 13:08
Zeca, em relação ao que você disse de a direção ter ficado mais agressiva, me responda uma coisa:

Você fez o alinhamento da direção depois de ter trocado as molas?????? CAso não o tenha feito a resposta para essa impressão que você tirou é que as rodas dianteiras estão convergentes, pois ao elevar a suspensão, pode ter provocado uma certa alteração nessa configuração deixando a frente do carro mais arisca.

O seu Troller é um RF ou Diesel???? O RF utiliza um braço triangular dna dianteira enquanto o diesel usa a barra panhard.

Pois bem se caso existir a barra panhard lembre-se que essa tem que ficar sempre paralela à barra de direção afim de evitar o efeito "bumpsteer". Geralmente ao levantar a suspensão dificilmente acontece destas perderem o tal paralelismo. Assim se mexer no pitman ou fizer um high steer, terá que mudar a posição da panhard também

Caso sua suspensão seja do modelo que utiliza o braço triangular, o que pode acontecer ao deixar a suspensão muito mais alta que a configuração original é simplesmente o "bumpsteer", e não "shimmi". Este último é provocado por desalinhamento da direção, folga nos terminais de direção e/ou suspensão, pivos dos munhões bem como balanceamento dos pneus.

Portanto cheque bem estes detalhes antes de fazer qualquer modificação correndo o risco de não dar o resultado necessário.

Abraços

Alexandre Souto
22/01/2010, 13:17
A reposta não foi para mim, mas...

Exelente explicação professor Renato!!!! :concordo:

Quando voce responde venho correndo ler!!!! :palmas:

Abs e obrigado!!!!

Ps.: lendo e apredendo!!!!

:pipoca:

zeca_cj
22/01/2010, 14:18
Grande Renato!

tudo bom??

Meu carro é o RF - Tri-link.

Nao sei se foi correto, mas mexi no suporte do pivo da barra triangular... elevei ele cerca de 1,5pol para deixar o triangulo o mais reto possivel. esta correto isso?

Renato Fraga
23/01/2010, 23:16
Demorei mas vou responder mais essa com todo prazer.....

Em primeiro lugar, obrigado pelas considerações feitas anteriormente...

Esse assunto de suspensão realmente me empolga.

MAs vamos discutir um pouco a respeito da geometria do sistema de suspensão do Troller em relação ao lift da mesma.

Começando pelo sistema utilizado no RF, com o Tri Link tal como o Zeca denominou, o que ocorre é que independente do quanto a suspensão abre ou fecha, o eixo descreve uma trajetória linear e perpendicular ao solo, sem portanto ocorrer nenhum deslocamento lateral do eixo.
Isso oferece uma estabilidade excepcional, mas acarreta em problemas de dirigibilidade quando altera-se o ride-hight simplesmente ou ainda quando se obtém um curso absudo nessa suspensão. Acontece que a barra de direção, da forma como é configurada, deve estar o mais paralela possivel ao eixo, e originalmente é assim, porém ao levantarmos a suspensão esta acaba ficando inclinada descrevendo então uma tragetória pendular o que provoca o famoso bumpsteer. Para detectar o bumpsteer, tem um teste bem simples a ser feito: Balance a frente do seu Troller pelo parachoques e ao mesmo tempo observe o volante da direção. Se este começar a virar sozinho com o balanço do veículo, é sinal de problemas....
Esse problema acontece da mesma forma em suspensões com feixes de molas se os mesmos princípios não forem observados.
Assim Zeca, se você estiver notando algum problema dessa natureza, a solução seria improvisar um high steer alterando a barra de direção por completo. Postarei fotos da adaptação que fiz na minha Dakota nesse sistema.
O lance é que a barra deve voltar a ficar paralela ao eixo.
Se sua suspensão abrir demasiadamente deve ser istalado uma cinta limitadora afim de preservar a boa relação da barra de direção e suspensão.
Vejam que o curso desejado não necessariamente deve ocorrer nas duas rodas do mesmo eixo. O ideal é a suspensão abrir apenas um lado e instalando a tal cinta no centro do eixo, você limita a abertura total sem afetar essa qualidade.
Sendo assim, o ideal é sempre testar a suspensão fazendo o famoso teste RTI, com o auxílio de uma rampa, empilhadeira ou mesmo uma "girafa". Nessa hora você pode ver se uma mola está curta ou longa demais, bem como se os amortecedores estão curtos ou longos demais. É hora também de configurar os batentes da suspensão e também a tal cinta limitadora.

Falando um pouco da suspensão do Troller diesel, o fato de utilizar a barra panhard altera os princípios discutidos até aqui.
Naturalmente o ideal é que essa barra também trabalhe o mais paralela possível ao eixo afim de oferecer o mínimo de movimentos excursivos provocados pelo movimento pendular da mesma ao eixo. Nessa situação se mudarmos a altura do veículo, e a tal barra panhard assumir uma posição mais angulada ocorre de o eixo se deslocar lateralmente de acordo com o sobe e desce, gerando uma certa instabilidade ao veículo.
Portanto na suspensão trazeira é imprescindível manter essa barra bem alinhada depois de um lift. Na dianteira a coisa muda um pouco de figura.
Como eu disse em outro post, a barra de direção deve ficar sempre paralela a tal panhard e estando assim, pode fazer o movimento que quizer na suspensão que não ocorre alterações do comportamento da direção. Trocando em miudos, mesmo observando uma inclinação severa, estando as tais barras paralelas, não será perceptível comportamento atípico do veículo.
Mas em certos casos é necessário um ajuste na panhard afim de centralizar o eixo ao chassi com o novo ride hight.

Outro ponto a ser observado é que pela concepção dessa suspensão, alterando-se a altura, acaba se alterando também os ângulos de cáster e das cruzetas em relação à transmissão. Num caso mais severo, trona-se necessário neutralizar essa angulação adquirida ajustando-se os links.

Assim, acredito ser esses os princípios básicos a serem observados ao se fazer um lift de suspensão de forma mais simplificada.

Voltando à duvida do Zeca em relação ao ajuste que realizou na fixação do triângulo numa posição mais alta, entendo que não traz alterações significativas nem mesmo soluções para os problemas abordados.
Acredito que no máximo, como trata-se de um terminal rotular, e esse tem seus limites de movimento, essa nova posição minimiza riscos deste terminal encontrar o fim de seu curso, limitando o trabalho da suspensão e ainda arriscado a quebrar tal peça.

Abaixo, a foto do High steer que fiz no munhão do eixo que estou utilizando. Lembre-se que não é diferente do munhão do seu Troller.

Abraços

zeca_cj
28/01/2010, 01:27
Programei parar o carro pra fazer o high steer sabado.. alem disso, devo fazer mais algumas coisinhas que estavam em minha lista de desejos.

Fds passado fiz uma trilinha com o carro com as molas novas... aqui vao as fotos.

Em breve coloco fotos fazendo flex na suspensao para voces comentarem...

Configuração atual:
Molas sob encomenda (baseadas nas molas de Engesa;
Amortecedores de Mercedez Benz 1113;
Reposicionamento de fixação de amortecedores;
ainda em evolução...

Foto1: comparando a altura da frente de um troller original com o meu
Foto2: comparando a altura do fundo
Foto3: lateral

CarlãoBH
18/02/2010, 11:05
Nao é preguiça de procurar mas é que o mecanico me ofereceu um jogo de calços de 1,5'' em borracha para colocar no meu 2007. O carro está na oficina e teria que responder se quero ou nao ainda hoje e estou garrado aqui no trabalho...
Pergunta aos colegas:
- o de PU nao seria melhor?
- alguem tem ideia do preço medio colocado?
Valeu

zelucas
18/02/2010, 19:33
Nao é preguiça de procurar mas é que o mecanico me ofereceu um jogo de calços de 1,5'' em borracha para colocar no meu 2007. O carro está na oficina e teria que responder se quero ou nao ainda hoje e estou garrado aqui no trabalho...
Pergunta aos colegas:
- o de PU nao seria melhor?
- alguem tem ideia do preço medio colocado?
Valeu

Até hoje nunca ouvi falar em calço de suspensão de borracha, só em nylon e alumínio, será que estes não seriam de carroceria??

[]s

zelucas
18/02/2010, 19:51
De tudo que o Renato citou só vou completar com uma única coisa, as buchas da suspensão do troller não limitam só em torção como também quando o eixo desce e sobe paralelo ao chão. São as buchas de apoio do link no chassi e as próprias buchas do amortecedor. Talvez por isso o olhal/bucha do amortecedor do troller seja maior que os demais, para não quebrarem caso a suspensão desça. Para quem faz rally onde os saltos faz a suspensão abrir dessa maneira, tem que mudar o olhal superior.

O fato de você ir aumentando a altura da suspensão também causa uma pressão a mais nessas buchas, afinal, é como se a suspensão estivesse mais aberta, isso vai ocasionar um desgaste maior nessas buchas.

[]s

haundrich
02/04/2010, 23:05
Pessoal

Gostaria de entender melhor como funciona o movimento da suspensão 3 link (JPX, Troller RF) com relação a barra de direção que vai para a DH. Procurei fotos detalhadas, sem sucesso. E não tem JPX ou Troller RF rodando em minha região para que eu possa estudar esse sistema.

Se o Troller RF, que tem braço tipo A no lugar da Panhard para ancorar o chassis ao eixo dianteiro, tiver uma solicitação muito grande de curso , me dá a impressão que vai mexer o volante também?

Existe algum sistema de suspensão com ancoragem tipo A, em que a direção acompanha sem alterações o curso da suspensão dianteira?

Giovani
03/04/2010, 23:04
Gostaria de entender melhor como funciona o movimento da suspensão 3 link (JPX, Troller RF) com relação a barra de direção que vai para a DH. Procurei fotos detalhadas, sem sucesso. E não tem JPX ou Troller RF rodando em minha região para que eu possa estudar esse sistema.
Não sei se entendi bem o que vc quer, mas vamos tentar...

A suspensão com o braço A, centraliza o eixo em relação ao chassi, diferente, da panhard que desloca para os lados.
Assim quando o a suspensão trabalha, o centro do eixo permanece no centro do chassi.

Se o Troller RF, que tem braço tipo A no lugar da Panhard para ancorar o chassis ao eixo dianteiro, tiver uma solicitação muito grande de curso , me dá a impressão que vai mexer o volante também?
Vai. Pois o setor da direção está na extremidade do chassi, no lado esquerdo. A barra ligada ao pitman vai até a roda direita. Assim, mesmo que o eixo fique centralizado, a oscilação da suspensão afasta ou aproxima a roda direita do chassi. Logo a barra irá puxar o pitman, fazendo o volante girar, ou se estiver segurando o volante, a roda muda de direção.

Existe algum sistema de suspensão com ancoragem tipo A, em que a direção acompanha sem alterações o curso da suspensão dianteira?
Não. Mas existe direção que não oscila com a suspensão, a full hidro.

[]'s

andres-tavares
04/04/2010, 12:14
Aqui o meu, quase 2" de lift e 33" ... agora so falta trocar os amortecedores ($$)

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/IMG_2669.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/IMG_2671.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/GetAttachment14-1.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/IMG_2687.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/IMG_2691.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/GetAttachment21.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/IMG_2714.jpg

Vinicius.goncalvesmoreira
20/03/2015, 15:18
Pessoal estou desenterrando esse tópico para tirar algumas dúvidas que tenho sobre suspa.

Comprei um kit de calços para as molas de 2" de altura e agora estou procurando amortecedores.

1º pergunta: Se eu mantiver os amortecedores originais o curso da suspensão permanecerá o mesmo correto? Os amortecedores originais podem estourar devido o aumento de 2"?

2º pergunta: Se colocar amortecedores de curso 3" maior, em um pulo ou torção onde a suspa abra totalmente, corro o risco da mola desencaixar?

Quem puder me ajudar eu agradeço!

Valeu

andres-tavares
22/03/2015, 12:00
Amigo, eu coloquei calcos de 2" no meu em dezembro de 2008. O problema era que na traseira qdo passava na lombada dava fim de curso pra baixo porem ficou assim ano e meio por ai ... ate que resolvi soldar um olhal a mais em cada amortecedor e rodei perfeito ate os amort terminarem de estragar (3/4 anos), e minhas molas nao escapavam (mesmo sem barra estabilizadora). Comecaram a escapar qdo comecei a usar amortecedores mais longos ainda (+8cm), com calco e mola original.

Vinicius.goncalvesmoreira
24/03/2015, 14:10
Acabei de comprar os amortecedores offshox com lift de 2" .Os calços de borracha comprei na GAMA 4x4, e assim que chegarem em casa vou mandar a viatura para a revisão e já instalar tudo.
Kit de rodas já está na mão também só esperando juntar um pouco mais de tempo ($$) para montar os pneus.
Assim que tiver com a suspa atualizada posto aqui o resultado!
Abraço

Pedro Sylvestre
31/05/2020, 00:16
Fala pessoal,

Tenho um Troller 2007 com pneus 33 e há algum tempo venho coletando informações sobre a adaptação de colocar as molas da Pampa 82\... nele. Não consegui nada muito conclusivo até agora. Então venho pedir a opinião de vocês sobre essa modificação, mas antes, devo ressaltar duas coisas:

- O objetivo principal da troca das molas seria pra deixar a suspensão um pouco mais macia para ganhar mais conforto ao andar nas estradas de terra\cidade;

- Não quero ganhar altura, pois o portão do prédio onde moro é meio baixo e já passo sem raspar nele por um triz com as molas originais.

As molas da Pampa são atrativas pra mim pois são grandes (11 elos e 500mm aberta), diâmetro externo igual ao das originais, baratas e mais moles do que as originais. O meu medo seria os amortecedores darem final de curso ao passar num buraco ou algo do tipo ou o jipe ficar muito mais alto. Na minha pesquisa, já vi gente que clocou essas molas no Niva, Engesa, Samurai... todos com resultados positivos e até alguns que colocaram no Troller, mas houveram muitas divergências de opinião e resultados. Pra um houve ganho de altura, para outro, não. Um disse que a suspensão ficou macia, já outro, que não houve diferença. Enfim, quem já fez/sabe de alguém que fez/entende do assunto ou simplesmente só quer dar a opinião... estou de ouvidos abertos.