Ver Versão Completa : Modificação no 240V
Pessoal, é sabido que o 240V é um baita câmbio em termos de robustez, mas também é conhecido pelo engates das marchas serem mais "difíceis" e secos, digamos assim. O 2615 por sua vez é muito mais fácil de se engatar as marchas. Tenho experiência com os 2, pois na Camper 4x4 está o 2615 e na 4x2 um 240V. Já ouvi dizer que se trocar a tampa do 240V, instalando uma do 2615 (aluminio), resolveria essa caractertística dos engates do 240V. Alguém sabe se isso procede ou é somente lenda ? :pensativo:
tambem ja ouvi falar e nao sei se é verdade ou lenda...
1 - Não é lenda;
2 - Tampa da F1000 em alumínio;
3 - São intercambiáveis;
4 - Troca de marcha segura e confortavel;
5 - Segurança na ré, deve abaixar e deslocar para a esquerda;
6 - MOSCA BRANCA DOS OLHOS AZUIS COM ASAS ROXAS!
. . .
Tem um tópico sobre essa mudança se não me falha a memória!
. . .
E eu já tive ume em mãos!!!!:putz:
guilhermeabreu
27/05/2009, 15:23
GRANDE KIM
O que é mosca azul ? A tampa de alumínio do 2615 ou o cambio 2615 .
ABRAÇÃO
Kim, tampa da F1000 ? Pensei que fosse das D20. E no 2615 a ré é como dos 240V, estamos falando do mesmo câmbio ? rs, rs, rs,
O que pensei é se vale a pena colocar a tampa do 2615 num 240V, para melhorar o engate.
Opa pessoal!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=478&page=2
Aqui é que estava havendo a discussão.
O cambio, saiu nas D20, F4000 e F1000 (quatro farois).
Dr. A tampa...
O cambio completo é mais fácil.
Pelo que entendi do tópico, seria utilizar a tampa desse câmbio que o engate da ré é diferente. Resta a dúvida se a tampa do 2615 também resolveria o problema, pois o engate é idêntico ao 240V.
Olá pessoal, pelo relato do Kim eitá mosquinha difícil essa heim!!! dos olhinhos azuis e asinhas roxinhas... se é para ter tantas dificuldades eu particularmente prefiro continuar com o confiável e preciso 240V original, que já devemos estar acostumados...
Lenilton Feitosa
01/06/2009, 22:55
Olá, Kim!
O meu F1 tem a 240V, a marcha que tenho dificuldade é a 3ª, esta é estressante, só em pensar... Sempre tive vontade de melhorar as trocas de marchas, inclusive recentemente fiz uma manutenção na caixa, troquei todos os sincronizados, sendo que na tampa troquei todas as molas e substitui os pinos por esferas na tentativa de melhorar as trocas de marchas, mas não obtive exito, ficou como era. Kim, a facilidade de troca de marcha no 2615, está na tampa ou na caixa, já que esta possui conjunto sincronizados diferentes que a 240V? Para substituir a tampa há algum tipo de adaptação? Meu amigo, se a solução for a substituição da tampa, devo comunicar que tenho grande interesse nesta tampa do 2615, vou caçar esta mosquinha dos olhinhos azusinhos, asinhas branquinhas ...
Abraços,
Lenilton Feitosa
Uma outra modificação que já ouvi dizer melhorar muito o engate de marchas no 240v é trocar o óleo por um mais fino (no caso, quem me relatou usou o óleo wbf100), que lubrificaria melhor os sicronizadores.
Não tive coragem de fazer no meu, por não ser óleo indicado pelo fabricante do câmbio e por ter medo de vazamentos....
E ne sei também se funciona de fato...
guilhermeabreu
02/06/2009, 00:15
Olá, Kim!
O meu F1 tem a 240V, a marcha que tenho dificuldade é a 3ª, esta é estressante, só em pensar... Sempre tive vontade de melhorar as trocas de marchas, inclusive recentemente fiz uma manutenção na caixa, troquei todos os sincronizados, sendo que na tampa troquei todas as molas e substitui os pinos por esferas na tentativa de melhorar as trocas de marchas, mas não obtive exito, ficou como era. Kim, a facilidade de troca de marcha no 2615, está na tampa ou na caixa, já que esta possui conjunto sincronizados diferentes que a 240V? Para substituir a tampa há algum tipo de adaptação? Meu amigo, se a solução for a substituição da tampa, devo comunicar que tenho grande interesse nesta tampa do 2615, vou caçar esta mosquinha dos olhinhos azusinhos, asinhas branquinhas ...
Abraços,
Lenilton Feitosa
LENILTON FEITOSA
O meu ENGESA qdo comprei , achava que o cambio era de 3 marchas , pois qdo comprei no leilão fui andando com ele , rodei 50 km para chegar em casa , achava muito esquizito , saía de 1ª e qdo passava a 2ª marcha ele achava ruim , pois era muito longa , sofrí pra chegar em casa , depois que cheguei , ví no painel que ele tinha 5 marchas .
Levei num VELHO mecanico que SIMPLESMENTE retirou a tampa , trabalhou nela recolocou no lugar e esta até hoje SHOW DE BOLA , passo todas as marchas com extrema facilidade , acho que no seu caso , vc deve levar o seu ENGESA em outro mecanico que entende BEM DE CAIXA DE MARCHA e de caixa destas mais antigas , pq acho que o serviço que vc fez não ficou 100% , vale a pena vc tentar com outro mecanico .
ABRAÇOS
Caveso!
Não troque a qualidade do óleo, poderá comprometer o câmbio...
Lenilton Feitosa!
Pode ir atras de uma tampa.
O que o Dr. Guilherme falou é fato concreto, mais o grande problema, é achar alguém com capacidade de fazer o serviço.
O meca do Dr. foi um grande achado, pois hoje, eles só trocam peças...
Abraços.
Kim.
Caveso!
Não troque a qualidade do óleo, poderá comprometer o câmbio...
Kim.
Não vou trocar, grande Kim...fique tranquilo...rsss
Lenilton Feitosa
02/06/2009, 19:57
Caros colegas
Guilherme e Kim,
Esta é a história de minha 240V estressante:
Esta caixa foi aberta duas vezes, a primeira vez por um mecânico que só trabalha com caixa de marchas, a segunda vez por um mecânico especialista na montagem e desmontagem de motores a diesel e caixas de marchas (carros utilitários/pesados), o primeiro trocou os sincronizados e disse que não existia nenhum desgaste nos rolamentos ou qualquer outra peça, já o segundo disse que a caixa não apresentava nenhum defeito, pois o defeito para ele seria na bola da alavanca, o qual recomendou fazer a retífica, e assim a fiz, mas não houve nenhuma melhora. Conforme relatei anteriormente, troquei as molas e os pinos, substitui por esferas na tentativa de melhorar, mas não obtive o êxito esperado. No meu caso as marchas são boas de passar, exceto a 3ª "estressante", e em alguns momentos a 2ª marcha. O interessante de tudo é que as vezes ela passa tão boa quanto a 4ª ou a 5ª, sem a mínima dificuldade, na maioria das vezes é como ela tivesse entrando "amarrada, mordendo, seca sem lubrificação", e isso é terrível, é chato, é fora do comum! A partir daí consultei diversos mecânicos, uns diziam que poderia ser os "cachorrinhos" pequena peça que fica no conjunto sincronizador, pois as molas poderiam estar cansadas, e aí ele arrebita e dificulta o engate da marcha; outros diziam que poderia ser o conjunto sincronizador que faz a 2ª e 3ª marchas, o qual custa aproximadamente R$ 2.000,00, com esse valor poderia comprar um câmbio melhor, mas acontece que o 240V é quase inquebrável, seria prudente eu conseguir essa correção.
Bem pessoal, desculpa, essa é a história de minha 240V estressante. Se alguém tiver essa tal mosquinha dos olhinhos azusinhos, asinhas branquinhas ...... eu tenho o máximo interesse de comprar essa relíquia.
Abraços,
Lenilton Feitosa
Kim, esse câmbio com a ré com trava será um modelo de 2615 ? Eu pensava em tentar uma tampa do 2615 igual que vem na Camper, que os engates são idênticos. Meu 240V não tenho essa dificuldade toda de trocar marcha, mas quando ando na viatura 4x4, equipada com o 2615, é que vejo a GRANDE diferença e conforto entre um câmbio e outro. Por isso que pensei na tampa do 2615, pois deve ter mais peças dessas no mercado do que esse que citou com o engate da ré diferenciado. É que dá um bom trabalho, senão até poderia trocar as tampas dos câmbios entre as viaturas de casa, daí matava a charada. Claro que se alguém tivesse experiência ou conhecimento a respeito, pouparia todo esse trabalho ...
Com relação ao óleo: antigamente, na época em que foi fabricado esse câmbio, o óleo recomendado pela Clark era o 90 GL5. Recentemente entrei em contato com a Eaton, que assumiu o controle da Clark, e eles foram enfáticos em dizer que o uso desse óleo pode ocasionar problemas no câmbio. Argumentei que isso é o que consta no manual do veículo e de manutenção da Clark e eles me responderam que a especificação foi revista e o óleo indicado é o 80w90 GL4. Isso "bate" com a informação que sempre tive, de que a aditivação do GL5 atacaria os sincronizadores, pelo material que são feitos. Passei então agora a usar esse tipo de óleo, inclusive utilizo um óleo da própria Eaton, embalagem azul. O óleo é azul (!!!), não tem cheiro de óleo (!!!) e visualmente parece ser mais fino que o 90 GL5, lembrando um pouco óleo do hidráulico. Estou rodando em ambas as Campers com esse óleo e não notei diferenças significativas no engate das marchas.
Pandur,
Eu coloquei óleo 90 GL4 na minha caixa e sinto que alguns engates são duros...
Na época pensei em usar o 80w90 mas fui pela "recomendação" do fabricante.
Esse óleo wbf100 ao qual me referi tem viscosidade perto de 68 (identica ao óleo hidráulico), se não me engano....não muito distante do 80...
Na próxima troca usarei esse que você usou aí...
Fernando César Ximenes
03/06/2009, 10:45
Caros colegas,
Utilizo essa mesma caixa no meu jpx. Uso, há treis anos, óleo lubrax 140 por ser aqui uma região de temperatura ambiente elevada , principalmente, na época sêca. Para resolver esse problema de troca de marchas uso sempre a dupla debreagem. Dessa forma as marchas entram facim, facim. O único senão q acho desse câmbio, e por isso é necessário q se esteja sempre ligado, é a possibilidade de se engatar uma ré em vez de uma 2a. como, por exemplo, no para e anda do trânsito na cidade , com consequências desastrosas, uma vez q uso mais a 2a. para sair com ele da imobilidade dada a relação curtíssima q ficou a 1a.
guilhermeabreu
03/06/2009, 14:12
FERNANDO CESAR XIMENES
A minha tinha este problema de não saber direito qdo entra a ré , mas o VELHO que mexeu na tampa da minha , procurou na sucada dele uma mola mais grossa e colocou no lugar da que estava lá , RESULTADO : Hoje sinto nitidamente qdo jogo a alavanca em ponto morto para a esquerda a presença desta mola que não deixa a alavanca ír até o canto esquerdo , sendo nescessário fazer um pouco de força para ír totalmente para a esquerda para poder passar a 1ª ou a ré .
Fica fácil de resolver este seu problema , será só trocar esta mola por outra mais forte , como foi feita no meu .
LENILTON , no seu caso já não sei o que falar , pq já foi trocado todas as peças praticamente e ficou ruim do mesmo jeito , SÓ TRAZENDO AQUI PARA O VELHO MECANICO QUE MEXEU NA MINHA PARA RESOLVER ESTA PARADA SUA .
ABRAÇÃO
Daniel Lima
03/06/2009, 16:41
Grande Fernando Ximenes,
Como está meu amigo? Somos da mesma cidade e quase não nos encontramos hein. Doc, o Fernando tem o melhor jpx do nosso estado todo, equipado com motor hilux,eixos band, caixa 240v, com flutuante e uma serie de tranqueiras mais...e a respeito da caixa, eu fiz exatamente isso que vc citou guilherme e a quase dez anos nãos sei o que é abrir minha 240v. Sinto muita falta de mais velocidade na estrada mas, assim como o Sr. Fernando, uso o diferencial da band e não temos opção de alterar a relação de diferencial. Voltando ao 240v, ...., não troco por caixa nenhuma no mundo pois com ela não se gasta dinheiro e se tem muita confiança.
Abraços
Daniel Lima
Engesa f2, mwm2.8,240v + redução band, eixos band, work12000 e um bocado de porqueiras...
Caveso, sugiro mesmo então utilizar a especificação atual da fabrica, o 80w90 GL4. Claro que pode ser de qualquer marca de 1ª linha, mas como por aqui encontrei o óleo da Eaton a um bom preço, acabei por usar ele. Aqui um link com os óleos da Eaton:
http://www.eaton.com.br/imagens/especificacao_do_produto/Tabela_de_Aplicacao_de_Oleo_Eaton_para_Transmissoe s.pdf
guilhermeabreu
04/06/2009, 00:04
Grande Fernando Ximenes,
Como está meu amigo? Somos da mesma cidade e quase não nos encontramos hein. Doc, o Fernando tem o melhor jpx do nosso estado todo, equipado com motor hilux,eixos band, caixa 240v, com flutuante e uma serie de tranqueiras mais...e a respeito da caixa, eu fiz exatamente isso que vc citou guilherme e a quase dez anos nãos sei o que é abrir minha 240v. Sinto muita falta de mais velocidade na estrada mas, assim como o Sr. Fernando, uso o diferencial da band e não temos opção de alterar a relação de diferencial. Voltando ao 240v, ...., não troco por caixa nenhuma no mundo pois com ela não se gasta dinheiro e se tem muita confiança.
Abraços
Daniel Lima
Engesa f2, mwm2.8,240v + redução band, eixos band, work12000 e um bocado de porqueiras...
CARO AMIGO DANIEL LIMA
Nosso ENGESA tem praticamente a mesma configuração , o meu é F-I motor MWM 2.8 , cambio 240V , T-CASE ( caixa de redução ) BAND , relação 3,92 , a sua deve ser 10x37=3,7, a meu ver esta ÓTIMA , sendo que o meu é eixos originais a o seu é tb da BAND , o meu tem flutuante tb , LOGO MUITO PARECIDOS .
E o INCRÍVEL é que vc tem a mesma impressão que eu , ísto é : SINTO FALTA DA 5ª OVER , mas como vc não troco este cambio por nada , APESAR DELE TER AS MUDANÇAS DE MARCHA MEIO DURO , NÃO DA DEFEITO E ESTA SEMPRE ALÍ PARA NOS ATENDER NA PORRADA MESMO .
Somos muito parecidos neste aspecto .
Com relação ao JPX , ele tb é muito parecido com o ENGESA sendo que ele tem mais pontos fracos do que o ENGESA , só que o FERNANDO corrigiu todos estes pontos fracos , e ficou com o ponto forte dele que é A SUSPENSÃO com o triangulo que é SUPERIOR aos dos ENGESAS com a PANHARD . O JPX dele deve ser um espetáculo mesmo .
ABRAÇÃO
Fernando César Ximenes
04/06/2009, 17:40
Olá, Guilherme.
Vou seguir sua orientação e substituir essa mola q vc falou. Realmente, meu j é só satisfação e alegria. Grande abraço.
Daniel, qta. satisfação em revê-lo, mesmo virtualmente. Nem no bar do Chapadão vc aparece!! Deve ser o excesso de trabalho lá na empresa. Quando achar um tempinho apareça por lá para continuarmos aqueles nossos papos sobre a mecânica de nossas viaturas. Sua experência vale mto. Um abração, meu amigo.
MVSEIXAS
08/07/2013, 18:02
Tenho um engesa há poucos meses.
Consultei o antigo proprietário sobre o óleo do cambio, que informou nunca haver trocado (ele possuiu a viatura por 8 anos).
O oleo estava bem velho. Troquei o óleo da caixa, colocando o 80w90 GL4 da Lubrax.
Todavia, após a troca, o engate (principalmente das primeiras marchas) que era muito bom, ficou ruim.
Estou pensando em trocar pelo óleo da própria EATON, ou mesmo colocar a especificação antiga (90 GL5).
Gostaria da valiosa opinião de vcs.
Obrigado
Seixas
Kim, esse câmbio com a ré com trava será um modelo de 2615 ? Eu pensava em tentar uma tampa do 2615 igual que vem na Camper, que os engates são idênticos. Meu 240V não tenho essa dificuldade toda de trocar marcha, mas quando ando na viatura 4x4, equipada com o 2615, é que vejo a GRANDE diferença e conforto entre um câmbio e outro. Por isso que pensei na tampa do 2615, pois deve ter mais peças dessas no mercado do que esse que citou com o engate da ré diferenciado. É que dá um bom trabalho, senão até poderia trocar as tampas dos câmbios entre as viaturas de casa, daí matava a charada. Claro que se alguém tivesse experiência ou conhecimento a respeito, pouparia todo esse trabalho ...
Com relação ao óleo: antigamente, na época em que foi fabricado esse câmbio, o óleo recomendado pela Clark era o 90 GL5. Recentemente entrei em contato com a Eaton, que assumiu o controle da Clark, e eles foram enfáticos em dizer que o uso desse óleo pode ocasionar problemas no câmbio. Argumentei que isso é o que consta no manual do veículo e de manutenção da Clark e eles me responderam que a especificação foi revista e o óleo indicado é o 80w90 GL4. Isso "bate" com a informação que sempre tive, de que a aditivação do GL5 atacaria os sincronizadores, pelo material que são feitos. Passei então agora a usar esse tipo de óleo, inclusive utilizo um óleo da própria Eaton, embalagem azul. O óleo é azul (!!!), não tem cheiro de óleo (!!!) e visualmente parece ser mais fino que o 90 GL5, lembrando um pouco óleo do hidráulico. Estou rodando em ambas as Campers com esse óleo e não notei diferenças significativas no engate das marchas.
Eduardo Velo
09/07/2013, 08:35
Seixas , tive esse problema em 2005 , soltou o tampão de manutenção da arvore principal e teve que frezar a engrenagem da 2ª , depois foi colocado óleo SAE 80W90 GL5 por recomendação do meca , só ficava bom de engatar depois que esquentava , as 1ªs mudanças eram dificeis , drenei o óleo do câmbio e coloquei o que usava antes SAE90 GL4 , voltou ao normal , e está até agora .
abs ...
MVSEIXAS
09/07/2013, 17:27
Grande Eduardo Velo.
Mais uma vez, obrigado pela informação. Vou verificar isso junto com um pequeno vazamento que tem na caixa, em breve.
Abs
Seixas
Seixas , tive esse problema em 2005 , soltou o tampão de manutenção da arvore principal e teve que frezar a engrenagem da 2ª , depois foi colocado óleo SAE 80W90 GL5 por recomendação do meca , só ficava bom de engatar depois que esquentava , as 1ªs mudanças eram dificeis , drenei o óleo do câmbio e coloquei o que usava antes SAE90 GL4 , voltou ao normal , e está até agora .
abs ...
RogérioNunes
14/07/2013, 19:25
Entre centenas de exemplos, eis mais um onde algumas pessoas acham que sabem mais do que quem fabrica o equipamento!
No meu humilde intendimento, o melhor lubrificante indicado para qualquer equipamento será sempre o indicado pelo fabricante.
Vicente Guimaraes
18/07/2013, 12:37
O cambio do meu engesa (240V) tem engates macios e precisos (graças aos ajustes do Roger Nunes), lógico que não é igual a de um carro de passeio, mas depois que acostumei não me incomodou mais.
O problema da 5ª curta está sendo resolvido com a alongada da relação. Com o motor Perkins Q20B + turbo e relação longa (3,07) + pneus 285x75x16 eu calculei que o bicho vai rodar a 90km/h a uns 2200 rpm.
MVSEIXAS
18/07/2013, 13:31
Grande Rogério Nunes!
Sempre contribuindo, com seu indiscutível alto conhecimento no assunto.
Estou preparando o bruto para o Encontro de F75 em novembro!
Abs
Seixas
Entre centenas de exemplos, eis mais um onde algumas pessoas acham que sabem mais do que quem fabrica o equipamento!
No meu humilde intendimento, o melhor lubrificante indicado para qualquer equipamento será sempre o indicado pelo fabricante.
Vicente Guimaraes
18/07/2013, 13:47
Fala Seixas, vc vai também no encontro das f75? eu vou, vai de engesa?
MVSEIXAS
19/07/2013, 21:33
Fala Vicente!
Estou seriamente pensando em ir sim, e de engesa!
Vai depender do estado de saúde da onça, que está grávida.
E aí? Vai também?
Seixas
Fala Seixas, vc vai também no encontro das f75? eu vou, vai de engesa?
sallespickup
21/07/2013, 22:42
apesar de não ter engesa uso o 240v a anos nas minhas camionetes, e sempre usei o oleo 90 gl4, agora essa recomendação da eaton de não usar o gl5 que ataca os sincronizados, ja li porem não concordo, pois eles não foram quem fabricaram os clarcks que tem a recomendação do gl5 que são os 2205 e 2215 consta em manual da epoca da venda do cambio, então como a eaton é apenas sucessora e não os fabricou, sigo a recomendação da clarck mesmo e nunca deu problemas
guilhermeabreu
21/07/2013, 23:39
apesar de não ter engesa uso o 240v a anos nas minhas camionetes, e sempre usei o oleo 90 gl4, agora essa recomendação da eaton de não usar o gl5 que ataca os sincronizados, ja li porem não concordo, pois eles não foram quem fabricaram os clarcks que tem a recomendação do gl5 que são os 2205 e 2215 consta em manual da epoca da venda do cambio, então como a eaton é apenas sucessora e não os fabricou, sigo a recomendação da clarck mesmo e nunca deu problemas
X2
Concordo plenamente com o que afirma .
Vicente Guimaraes
22/07/2013, 00:30
Fala Vicente!
Estou seriamente pensando em ir sim, e de engesa!
Vai depender do estado de saúde da onça, que está grávida.
E aí? Vai também?
Seixas
Opa estou querendo ir com o meu engesa sim (hulk) estou combinando para ir com o Rogerio Nunes
MVSEIXAS
13/11/2013, 23:28
Tirei o óleo 80w90 GL4, e coloquei o específico da EATON (o óleo azul) e o engate voltou a ficar bom.
Tenho um engesa há poucos meses.
Consultei o antigo proprietário sobre o óleo do cambio, que informou nunca haver trocado (ele possuiu a viatura por 8 anos).
O oleo estava bem velho. Troquei o óleo da caixa, colocando o 80w90 GL4 da Lubrax.
Todavia, após a troca, o engate (principalmente das primeiras marchas) que era muito bom, ficou ruim.
Estou pensando em trocar pelo óleo da própria EATON, ou mesmo colocar a especificação antiga (90 GL5).
Gostaria da valiosa opinião de vcs.
Obrigado
Seixas
Vicente Guimaraes
18/11/2013, 11:44
Tirei o óleo 80w90 GL4, e coloquei o específico da EATON (o óleo azul) e o engate voltou a ficar bom.
:curtir: valeu !!!!!!!!
valmirzuge
28/11/2013, 22:20
Meu cambio 240v esta escapando a 3.a marcha quando solto o acelerador. Alguem tem alguma dica a respeito?
sallespickup
01/12/2013, 10:34
Meu cambio 240v esta escapando a 3.a marcha quando solto o acelerador. Alguem tem alguma dica a respeito?
valmir, tira a tampa do cambio e manda trocar o reparo de molas, pois com o tempo elas não inibem mais como deveriam, e como para esta troca o custo é baixo vale a pena, se não resolver, é cambio fora e mandar frezar não tem jeito
CesarCowboy
17/12/2013, 22:05
Duvida: Quantos litros de óleo vão no 240v?
MVSEIXAS
18/12/2013, 19:15
3 litros.
Óleo EATON.
Duvida: Quantos litros de óleo vão no 240v?
Vicente Guimaraes
19/12/2013, 21:59
3 litros.
Óleo EATON.
3 litros de óleo é a quase mesma quantidade de oleo que vai no motor do meu carro de passeio (3,5ltros) .. esse cambio é cavalo mesmo.... hahahahahaha
Boa tarde pessoal!
Decidi ressuscitar o tópico pois me deparei com anúncio feito pela "Casa da Transmissão 4x4" que basicamente confirma o que foi citado anteriormente.
Esse é o anúncio: Tampa câmbio 240V para Engesa/D-20/F-1000 - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/d-20-f-1000-f-250/495-tampa-de-aluminio-para-engesa-d-20-f-1000.html)
Pelo que entendi eles estão vendendo a tão citada tampa de alumínio do cambio CL2615 + capelinha + kit de reparo da torre a fim de substituir o conjunto superior do 240V original. Com exceção da tampa, tudo é reaproveitado, até mesmo a alavanca.
Alguém possui esse kit ou mesmo já realizou tal modificação?
Como eu sou um proprietário de engesa pobre, terei que recorrer a alguns desmanches a fim de tentar conseguir uma dessas tampas em alumínio.
Alguém sabe a numeração original dessa tampa? Pois só sei que é do câmbio CL2615 e por tal razão fica difícil encontrá-la em meio a tampas avulso.
A Capelinha tem aos montes no Mercado Livre por menos de R$100,00 (sem a alavanca de câmbio).
478048 478049478050
Agora fiquei confuso!
Tem um outro típico que um cara afirma não caber a tampa do Cl2615 na 240V.
Inclusive ele diz ter tentado e postou algumas fotos.
478051 478052 478053
E agora?
guilhermeabreu
21/09/2014, 21:37
JULHOS
Esta tampa vendida pela CASA DA TRANSMISSÃO , é par aisto mesmo o CARLOS SIQUEIRA aqui do forum já colocou no dele deu um trabalho para colocar mas ficou muito bom , teria que ser retirar uma e colocar a outra ,mas não foi tão simples assim mas ficou bom . Não sei se o DANILO fez alguma modificação para facilitar a instalação , mas o CARLOS SIQUEIRA falou que vale a pena , eu vi como ficou , bem justinha e engates bem precisos e macios .
OTTO HEITZMANN
22/09/2014, 15:11
Nossa era isso que estava precisando!!!, hoje de manhã estava andado com o Ottomovel e pesando de um jeito de melhorar os engates das machas, principalmente a 3a que esta muito dura.
Gostei da idéia. estou pensando em coprar esse kit
Caso você realmente decida por comprar e instalar Otto, por favor não deixe de fotografar tudo e fazer um relato.
Também pretendo fazer tal modificação, mas como o meu engesa só roda em trilhas, o custo x benefício ainda não está compensando. Talvez comprando as peças usadas em algum desmanche e fazendo uma adaptação mais "caseira"... mas para isso antes eu preciso de uma conformação sobre a tampa a ser utilizada e suas dificuldades.
50% do povo diz que não cabe e o restante diz que cabe! Rsssss....
Um grande abraço e felicidades.
Nossa era isso que estava precisando!!!, hoje de manhã estava andado com o Ottomovel e pesando de um jeito de melhorar os engates das machas, principalmente a 3a que esta muito dura.
Gostei da idéia. estou pensando em coprar esse kit
OTTO HEITZMANN
24/09/2014, 18:14
Ok, Julhos......vou ver se mês que vem sobra alguma grana, ai encomendo o KIT..., conversei com o torneiro com quem eu trabalho, ele ja teve algumas D20, tanto com cambio antigo (usado no Engesa)e as mais novas com esse sistema, ele disse que vale a pena, fiquei entusiamado....rs
CARLOS SIQUEIRA
24/09/2014, 22:42
Galera, instalei no início do ano este kit. Com orientações do Danilo e a boa vontade do mecânico, conseguimos montar, mas com alguns ajustes. As poucas fotos, que pude tirar, estam no tópico do "Mulo". O sistema é similar ao do Chevete, encontrando-se até peças de reposição. Muito macio e preciso, mas só aproveita-se os eixos, garfos e travas com molas. A tampa principal é de ferro fundido e a torre em alumínio. Aconselho a comprarem com o Danilo pois não vem com manual e este já instalou em cambios em sua oficina, dando todo o suporte e orientação para a montagem, realmente uma pessoa 100%, recomendo.
[]'s
OTTO HEITZMANN
25/09/2014, 21:33
Carlos Siqueira, então parece que ficou bom o cambio,......vc recomendaria, vale o custo benefício?
CARLOS SIQUEIRA
26/09/2014, 01:44
Otto, vale cada centavo!
[]'s
OTTO HEITZMANN
26/09/2014, 12:20
Valeu Carlos, a tampa está na minha lista de desejo....kkkkkkk.
O Ottomóvel esta na fase de acabamento interno, depois vou montar a parte elétrica e por fim repotencializacão da parte mecânica que inclui melhoras : Freios, Radiador, Cambio e Direção.
Afinal o Engesão já rodou perto de 500.000 Kms em minhas mãos e merece uma revisao geral na mecânica
CARLOS SIQUEIRA
26/09/2014, 13:47
Otto, a lista é grande mas com paciência e dedicação, chegará lá. Ainda não tive coragem para trocar o chicote, que é igual ao seu. Bom vou contribuir com o que já fiz: Freios, depois das pinças do kadet(original do kit de flutuante), optei pela dica do mecânico Tom de Volta Redonda, que instalou no "Urso Polar" do Aurélio, as pinças do Gol/kombi, na traseira. Ficou ótimo, com um excelente custo benefício, comprovado e aprovado pelo Rogério quando montou. Embreagem, o atuador da L-200, que também foi indicado pelo Tom, fica muito mais leve do que o da Band, por ter diâmetro menor. Radiador, quando instalei o Q20b, o mecânico tinha um de H-100, retirado de uma van de cliente. Instalamos após eu ter levado em uma oficina especializada que selou o bocal original e soldou saída e entrada para vaso de expansão tipo bolinha da VW, sem problemas até hoje. Acabamento, instalei um tapete de borracha, tipo "chão de ônibus", com debrum nas bordas confeccionado por capoteiro, sendo que antes colei manta aluminizada no fundo. Diminuiu bem o ruído interno.
Bom, é o que posso ajudar.
[]'s
sallespickup
28/09/2014, 10:19
quem fez as fotos das tampas fui Eu, alias ainda tenho a tampa do 2615 e alguem tem o contato de quem conseguiu a proeza? pois como tenho a tampa adoraria deixar meu 240v como 2615
RogérioNunes
29/09/2014, 19:32
quem fez as fotos das tampas fui Eu, alias ainda tenho a tampa do 2615 e alguem tem o contato de quem conseguiu a proeza? pois como tenho a tampa adoraria deixar meu 240v como 2615
Salles, o Danilo da casa das transmissões que ta vendendo a tampa. Eu ví instalada na viatura do Carlos Siqueira e realmente fica tal qual o 2615 com engates precisos e macio. Creio que seja a tampa do 2615 com sistema trambulador tipo indutor e garfos do 240V.
sallespickup
01/10/2014, 09:40
essa eu vi, mais os colegas falaram de alguem que fez em casa e ja sabe o pulo do gato, se alguem puder passar o contato, pois ai fica bem mais baratinho rsrsrsr afinal a tampa eu tenho do 2615
Pessoal infelizmente a tampa do 2615 não cabe no 240V. Essa história é mito! Rssssss....
Essa tampa vendida pela Casa da Transmissão 4x4 é fabricada sob medida e não uma adaptação de alguma peça já existente no mercado.
A única alternativa mais em conta seria comprar apenas a capelinha adaptável + alavanca modificada e instalar o conjunto na tampa original do 240V, mas levando em consideração o valor da mão de obra e precisão do alinhamento, acho que não valeria a pena p risco.
OTTO HEITZMANN
25/11/2014, 13:20
Pessoal comprei o kit da Casa da Transmissão, chegou ontem, hoje de manhã deixei as tampas velha e nova no torneiro, ele tem que passar o mecanismo de garfo e guias da tampa antinga para nova.Segundo ele....é bem simples, vamos aguardar.
guilhermeabreu
25/11/2014, 15:05
Pessoal comprei o kit da Casa da Transmissão, chegou ontem, hoje de manhã deixei as tampas velha e nova no torneiro, ele tem que passar o mecanismo de garfo e guias da tampa antinga para nova.Segundo ele....é bem simples, vamos aguardar.
Caro amigo OTTO
Lamento te dizer que não é tão simples assim , vc leu o relato do CARLOS SIQUEIRA , no ENCONTRO DOS ENGESAS deste ano em ITAMONTE , ele relatou a NOVELA que foi para adaptar este KIT no dele .
A não ser que houve alguma modificação do KIT do CARLINHOS SIQUEIRA .
Mas torço para que no seu ocorra com mais tranquilidade .
Mas ele falou que embora tenha dado trabalho para adaptar VALEU A PENA .
Abraço
OTTO HEITZMANN
25/11/2014, 15:47
O Toneiro que eu costumo levar é muito bom é a terceira geração de torneiros, ele já desmontou dezenas de tampas iguais a esta, tem todas as pecinhas, tampinhas e molas na loja, sem necessidade de comprar fora, é especialista em retifica de tampa de cambio de caminhões e caminhonetes.
Na Realidade ele é o meu consultor para o Ottomóvel, não faço nada sem consulta-lo.
Só se tiver alguma coisa diferente em relação as dimensões das peças...
OTTO HEITZMANN
25/11/2014, 18:12
Se tiver alguma dificuldade.....passo em detalhes
guilhermeabreu
26/11/2014, 12:23
O Toneiro que eu costumo levar é muito bom é a terceira geração de torneiros, ele já desmontou dezenas de tampas iguais a esta, tem todas as pecinhas, tampinhas e molas na loja, sem necessidade de comprar fora, é especialista em retifica de tampa de cambio de caminhões e caminhonetes.
Na Realidade ele é o meu consultor para o Ottomóvel, não faço nada sem consulta-lo.
Só se tiver alguma coisa diferente em relação as dimensões das peças...
GRANDE OTTO
É neste caso vc não terá problema pois este seu cara aí vai digerir as dificuldades sem problema algum .
Parabens , eu tenho o ROGÉRIO NUNES aqui e vc tem este aí nós somos privilegiados de ter pessoas competentes por perto .
Abração
OTTO HEITZMANN
26/11/2014, 18:28
GRANDE OTTO
É neste caso vc não terá problema pois este seu cara aí vai digerir as dificuldades sem problema algum .
Parabens , eu tenho o ROGÉRIO NUNES aqui e vc tem este aí nós somos privilegiados de ter pessoas competentes por perto .
Abração
Agora a tarde peguei a tampa montada, realmente precisou fazer alguns ajustes e de algumas manhas para montagem, hoje a noite vou montar no cambio......vamos ver o que vai dar
guilhermeabreu
26/11/2014, 19:56
Agora a tarde peguei a tampa montada, realmente precisou fazer alguns ajustes e de algumas manhas para montagem, hoje a noite vou montar no cambio......vamos ver o que vai dar
Estarei aguardando notícias .
Abraço
OTTO HEITZMANN
27/11/2014, 20:44
Montei agora a noite a tampa no câmbio, ficou perfeito, os engates estão macios e precisos.
Só não encontrei dificuldade porque meu torneiro é muito experinte, já passaram mais de 600 tampas de cambio pelas mãos dele, com certeza se tivesse levado em outra pessoa a história seria diferente.
guilhermeabreu
28/11/2014, 00:58
Montei agora a noite a tampa no câmbio, ficou perfeito, os engates estão macios e precisos.
Só não encontrei dificuldade porque meu torneiro é muito experinte, já passaram mais de 600 tampas de cambio pelas mãos dele, com certeza se tivesse levado em outra pessoa a história seria diferente.
OTTO
Parabéns , fico feliz por vc .
Vicente Guimaraes
08/12/2014, 17:16
486334
Mais informações em XIX Encontro Nacional de Engesas, Campers e Outros 4x4: dias 4,5,6,7 de Junho de 2015 (http://zip.net/bjqn77)
paulotomio
08/12/2014, 19:44
Qual o preço deste"kit"da tampa da casa da transmissão?
Tenho um 240v que deixei agora a tarde na oficina de câmbios "mão cheia"na via Anchieta para tentar amenizar estes engates duros... grato...
paulotomio
08/12/2014, 20:40
Acho que já achei:
Tampa câmbio 240V para Engesa/D-20/F-1000 - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/d-20-f-1000-f-250/495-tampa-de-aluminio-para-engesa-d-20-f-1000.html)
LUIZ170686
09/04/2015, 15:31
apesar de não ter engesa uso o 240v a anos nas minhas camionetes, e sempre usei o oleo 90 gl4, agora essa recomendação da eaton de não usar o gl5 que ataca os sincronizados, ja li porem não concordo, pois eles não foram quem fabricaram os clarcks que tem a recomendação do gl5 que são os 2205 e 2215 consta em manual da epoca da venda do cambio, então como a eaton é apenas sucessora e não os fabricou, sigo a recomendação da clarck mesmo e nunca deu problemas
Salles, vejo que o amigo é entendido no assunto de camionetes, motores, câmbios e etc...deixa eu te perguntar uma coisa vc sabe se tem como trocar engrenagens do 240v para ele "render" mais, digo porque conversando com um mecânico ele disse que tem como trocar algumas engrenagens me parece, ele falou "engrenagem fixa do trem" e o eixo piloto (disse que usa um eixo piloto de um caminhão VW que saiu com esse câmbio) para ele desenvolver maior velocidade, não me aprofundei muito no assunto, você já viu algo assim ?
sallespickup
13/04/2015, 09:46
Luiz, realmente daria certo, porem o conjunto da D20 é o mais longo, mais nunca me aprofundei nisso, teria de ver catalogo e fazer a contagem dos dentes, o problema, é que nunca se troca só o piloto, mais sim ele e a engrenagem inferior do carretel que trabalha com ela, mais nos caminhoes as inferiores desmontam, ja na D20 é um carretel inteiro, o cara que falou se baseou nos mercedes que na epoca inventaram engrenagens pra fazer um cambio turbinado, onde se trocava o piloto e a inferior, eu jamais faria no 240V alonga os diferenciais que pelo menos agente tem certeza que funciona bem, eu penso assim....
abs
LUIZ170686
13/04/2015, 13:16
Ok obrigado Salles, o problema é que esse câmbio 240v tá em uma F-4000 e ela já tá com o diferencial mais longo que tem pro dana 70, por isso que perguntei pra vc pois não tenho mais como alongar o diferencial, ai só me resta ou mexer no meu 240v ou então partir pra um ZF S5-420 o qual eu não queria a principio pois acho que vai ficar muito caro a compra e adaptação do mesmo.
sallespickup
14/04/2015, 18:05
ai meu caro aumenta em pneu, que é mais barato e mais facil
LUIZ170686
15/04/2015, 14:01
ai meu caro aumenta em pneu, que é mais barato e mais facil
opa, tem como me explicar melhor isso ai? como funciona? ela usa pneu 7.50-16, como aumentar isso? seria com recapagem? ou tentar achar um pneu com a banda lateral mais alta? por favor me dê uma luz amigo.
sallespickup
16/04/2015, 21:06
como é um F4000 e vc ta no sul, tenta conversar com o pessoal da OST pneus ai do sul pra ver se eles tem algo bem mais alto, seja recapando ou medida bem maior, pois quando vc aumenta a altura de pneus alonga todas as marchas, pode ser uma solução
LUIZ170686
17/04/2015, 16:28
ok Salles, vou tentar algo do tipo. Obrigado.
All,
Só para confirmar então, um mecânico "normal" (leia-se não especializado em câmbios) consegue instalar o kit da tampa tranquilo?
Abs
sallespickup
20/04/2015, 19:27
pelo que vi numa tampa montada, alfreis consegue, mais vai apanhar um pouquinho com as regulagens, mais com boa vontade da certo
Obrigado pela ajuda!
Vou me aventurar nessa empreitada! Rs
Abs
Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3
guilhermeabreu
15/06/2015, 22:57
Obrigado pela ajuda!
Vou me aventurar nessa empreitada! Rs
Abs
Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3
Vai sofrer , precisará de serviço de tornearia , não aconselho a fazer esta empreitada , se não tiver experiência em cambio , não vai conseguir montar .
Até para quem tem experiência é sofrida esta montagem .
MarcioNatal
12/07/2015, 12:25
Bom dia turma.
Como sou marinheiro de primeira viajem no tocante à assuntos relacionados à camper, mesmo depois de ler e reler os tópicos sobre a minha dúvida, venho me recorrer dos universitários.
Comprei uma camper 1993 com motorização e câmbio originais. Apareceu uma oportunidade de comprar um MWM 2.8 de uma S-10. Pergunto: muitas adaptações para acoplar o MWM 2.8 à caixa 240V? Disponho de um câmbio 4 marchas da bandeirante, com reforço. Alguma serventia pra ele? Pelo que entendi, o câmbio clark 240 é igual ao 2615, mudando só a tampa da alavanca de marcha e algumas relações entre engrenagens, é isso? Desde já, muito obrigado.
Um abraço.
Márcio Humberto
sallespickup
12/07/2015, 19:02
oh pra colocar o 2.8 da S10 é moleza, é só comprar a caixa seca da C20 que casa certinho, no 240 V
MarcioNatal
12/07/2015, 19:27
Boa noite Sallespickup, obrigado pela resposta!
Essa capa seca da C20 é a mesma da usada na A20 e C10, ou é específica da C20? Obrigado e boa semana.
Márcio Humberto
sallespickup
17/07/2015, 19:12
sim é a mesma, a/c 10 e 20 com motor 4.1 de opala, a do motor 261 chevrolet brasil não serve
MarcioNatal
17/07/2015, 21:05
sim é a mesma, a/c 10 e 20 com motor 4.1 de opala, a do motor 261 chevrolet brasil não serve
Obrigado Sallespickup, já consegui a capa seca da C20. Agora é bola pra frente e pretendo me recorrer dos entendidos quando as dúvidas forem surgindo!
Um abraço e bom final de semana!
Márcio Humberto
RogérioNunes
09/05/2016, 20:25
Sobre a tampa para dar ao cambio 240V engates precisos e macios, venho relatar aos amigos que vale a pena cada centavo investido!
São peças de fácil montagem, sem necessidade de usinagem, para mecânicos e o resultado é muito bom!
franzlana
11/12/2016, 23:14
vi esta semana uma 240 com a tampa usada em micro Onibus e o castelinho da s10. Ficou 100%
franzlana
11/12/2016, 23:17
Vou trocar o entalhado da minha caixa. Está com pequena corrosão na pista de roletes da engrenagem da 5ª marcha. O difícil é achar eixo de boa marca. Tenho medo de trocar o original por algo ruim. Alguem recomenda alguma marca?
FERNANDO CESAR XIMENES
A minha tinha este problema de não saber direito qdo entra a ré , mas o VELHO que mexeu na tampa da minha , procurou na sucada dele uma mola mais grossa e colocou no lugar da que estava lá , RESULTADO : Hoje sinto nitidamente qdo jogo a alavanca em ponto morto para a esquerda a presença desta mola que não deixa a alavanca ír até o canto esquerdo , sendo nescessário fazer um pouco de força para ír totalmente para a esquerda para poder passar a 1ª ou a ré .
Fica fácil de resolver este seu problema , será só trocar esta mola por outra mais forte , como foi feita no meu .
LENILTON , no seu caso já não sei o que falar , pq já foi trocado todas as peças praticamente e ficou ruim do mesmo jeito , SÓ TRAZENDO AQUI PARA O VELHO MECANICO QUE MEXEU NA MINHA PARA RESOLVER ESTA PARADA SUA .
ABRAÇÃO
gostaria de saber qual é essa mola e onde fica, alguma fotografia? obrigado
RogérioNunes
18/10/2017, 15:02
Fica na tampa.
Vou ver se consigo algumas fotos pra você.
Não é bicho de 7 cabeças, qualquer mecânico que trabalhe com cambio de pick-up sabe fazer.
Fica na tampa.
Vou ver se consigo algumas fotos pra você.
Não é bicho de 7 cabeças, qualquer mecânico que trabalhe com cambio de pick-up sabe fazer.
agradeço a gentileza.
otima tarde
Pessoal tenho um sério problema, mas somente quando pega transito , naquele para e anda para e anda e marchas vão ficando cada vez mais duras, chega uma ora que tem que ir saindo na terceira na quarta e ai vai queimando embreagem, já cheguei até ter que desligar e ligar engatado por que simplesmente não entrava nenhuma.
Mais ai depois que acaba o transito e anda uns 10 minutos volta ao normal.
Algum tem alguma ideia por que disso ?
Pode ser anel sicronizador gasto, óleo errado ou aditivos tipo militec adicionados ao óleo..
Valeu Cavesco , vou começar pelo mais tranquilo, a troca do oleo.
Obrigado pela dica.
Engesa Fase 2 1992 Diesel
Diniz Franco
27/12/2017, 13:12
Boa tarde Prezados,
Sou novo aqui no Fórum, mas já acompanho as postagens e tiro dúvidas técnicas a muito tempo.
Estou querendo uma informação, já pesquisei bastante, mas ainda na encontrei.
Como este tópico é acerca do câmbio Clark 240V, alguém sabe informar qual o torque de entrada deste câmbio? (Torque máximo suportado)
Obrigado pela atenção!
Jorginho4100
11/11/2018, 20:15
Caros colegas
Guilherme e Kim,
Esta é a história de minha 240V estressante:
Esta caixa foi aberta duas vezes, a primeira vez por um mecânico que só trabalha com caixa de marchas, a segunda vez por um mecânico especialista na montagem e desmontagem de motores a diesel e caixas de marchas (carros utilitários/pesados), o primeiro trocou os sincronizados e disse que não existia nenhum desgaste nos rolamentos ou qualquer outra peça, já o segundo disse que a caixa não apresentava nenhum defeito, pois o defeito para ele seria na bola da alavanca, o qual recomendou fazer a retÃ*fica, e assim a fiz, mas não houve nenhuma melhora. Conforme relatei anteriormente, troquei as molas e os pinos, substitui por esferas na tentativa de melhorar, mas não obtive o êxito esperado. No meu caso as marchas são boas de passar, exceto a 3ª "estressante", e em alguns momentos a 2ª marcha. O interessante de tudo é que as vezes ela passa tão boa quanto a 4ª ou a 5ª, sem a mÃ*nima dificuldade, na maioria das vezes é como ela tivesse entrando "amarrada, mordendo, seca sem lubrificação", e isso é terrÃ*vel, é chato, é fora do comum! A partir daÃ* consultei diversos mecânicos, uns diziam que poderia ser os "cachorrinhos" pequena peça que fica no conjunto sincronizador, pois as molas poderiam estar cansadas, e aÃ* ele arrebita e dificulta o engate da marcha; outros diziam que poderia ser o conjunto sincronizador que faz a 2ª e 3ª marchas, o qual custa aproximadamente R$ 2.000,00, com esse valor poderia comprar um câmbio melhor, mas acontece que o 240V é quase inquebrável, seria prudente eu conseguir essa correção.
Bem pessoal, desculpa, essa é a história de minha 240V estressante. Se alguém tiver essa tal mosquinha dos olhinhos azusinhos, asinhas branquinhas ...... eu tenho o máximo interesse de comprar essa relÃ*quia.
Abraços,
Lenilton Feitosa
Lenilton, tb tenho o mesmo problema com o meu Engesa. A primeira não engatava e nem desengatava com o carro em movimento, a 2ª entra com muita dificuldade e a 3ª arranhava. Troquei todos os anéis sincronizadores, a 1ª passou a engatar/desengatar mais fácil e a 3ª parou de arranhar como antes, mas ainda assim, de vez em quando quando vou engatar a 3ª após a 2º e o carro está com o giro alto, a 3ª entra "pegando" um pouco.
Detalhe: comprei os sincronizadores novos, na Eaton, sendo que três deles eram originais e foram colocados na 2ª, 3ª e 4ª marchas.
Wander Silva
26/08/2019, 09:38
Ressucitando o tópico.
Acabaei d colocar um 240v numa f1000 q tenho.
Queria saber mais detalhes desta melhoria q amigo se referiu....
Ressucitando o tópico.
Acabaei d colocar um 240v numa f1000 q tenho.
Queria saber mais detalhes desta melhoria q amigo se referiu....
Tem uma tampa no mercado, que deixa os engates macio e preciso.
Tampa feita em alumínio.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/52031-tampa-de-aluminio-do-cambio-240v.html
Amigos,
Bom dia.
Eu preciso de uma indicação de mecânico para realizar serviço na caixa de câmbio (Clark 5 marchas original) do meu Engesa Fase 1.
Abrir a caixa, inspecionar e realizar o serviço necessário.
Está com o trabulador avariado e marchas "pulando".
Mas gostaria de indicações de apenas quem já realizou o serviço. Não quero indicações do tipo sei que o cara é muito bom e etc.
Meu carro está no Rio. Quero uma indicação para o Rio.
Muito obrigado.
Parece ser bem simples de fazer e barato. não esqueça de deixar um like no video dele.
Tampa da caixa de cambio - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xmhHHqHF9OU)
Bom dia!
O resultado desse serviço aparenta ser o mesmo de uns kits que tem a venda no ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1577249418-kit-transformacao-tampa-alavanca-cambio-240v-para-capelinha-_JM?quantity=1
Alguém tem experiência com eles para dividir?
Abs
DATO AZEVEDO
01/12/2021, 08:03
Pessoal, bom dia. Tenho uma F-4000, 1982; a mesma tem câmbio de 5 marchas que apresentou problemas. quando fui reparar a tampa da capelinha é adaptada, e o local onde ela é fixada tem as seguintes medidas: medidas externas= 115 mm x 101 mm; medidas entre centro de furos furos= 96 mm x 80 mm.
Já procurei na internet e em várias lojas e não encontro. alguém pode me ajudar?
Boq tarde!
Depois de muito tempo no planejamento, finalmente fiz a troca da tampa e o câmbio ficou duro demais. Tá quase uma aula dessas academias doidas que ficam virando pneu de trator.
Está bem difícil de achar as marchas e a alavanca extremamente justa.
Quem montou os garfos foi um torneiro experiente, mas a alavanca quem colocou foi o meu mecânico.
Quem fez essa troca, que tipo de ajuste fez para ficar mais macio?
Obrigado
junior braga
07/04/2025, 12:20
Buenas turma!
O cambio orginal do fase 1 é o 240V ?
Qual oleo usar nesse cambio/redução?
Att,
Opa!
No 240V, se o câmbio estiver sem muitas folgas entre engrenagens e rolamentos, use o 90 GL5, não coloque o com denominação GL4, pois pode ocorrer de começar a vazar pela alavanca, onde o 4 é com espumante, fazendo óleo crescer dentro do câmbio quando em movimento.
Se colocar o 140, ficará com dificuldades em trocas com o sistema de transmissão antes de aquecer (andar até esquentar)
Se a tcase for original, já pode chegar com o 140 GL5 direto, para diminuir seu barulho original de fábrica.
Em ambos eu recomendo usar uma bisnaga de bardhal GA, excelente!
Abraços!
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