PDA

Ver Versão Completa : QUAL O MELHOR MOTOR PRA ADAPTAR NO cj5?

Zenon
26/05/2009, 21:28
Fiz tudo que podia pra consertar e melhorar meu motor 6 cilindros original, mas não tem jeito, é problema atrás do outro e quero usar meu jipe ele nas trilhas. Num limite até R$ 5.000 ou pouco mais, o que de melhor eu poderia comprar em termos de motor, pois sou iniciante e fico perdido em meio a motores de Opala, Ap, Diesel ?

JAIME MOREIRA
27/05/2009, 19:50
Fiz tudo que podia pra consertar e melhorar meu motor 6 cilindros original, mas não tem jeito, é problema atrás do outro e quero usar meu jipe ele nas trilhas. Num limite até R$ 5.000 ou pouco mais, o que de melhor eu poderia comprar em termos de motor, pois sou iniciante e fico perdido em meio a motores de Opala, Ap, Diesel ?

Eta perguntinha dificil.....

o meu anda com motor de opala, que vc acha por ai a no MÁXIMO R$ 1000,00, fica um espetáculo, se quebrar, vc joga fora e põe outro..rs

se conseguir dinheiro, pra jeep, sempre o diesel vai melhor, mas depende se quer o jeep pra trilha.

Chevi
27/05/2009, 22:16
Depende :putz: (acho que não tem outra resposta).

Se a intenção for apenas a troca do motor, realmente o motor da Ranger 2.5 é uma boa opção, trata-se do mesmo bloco do motor 4 cilindros original do jeep, mas com a parte de cima mais moderna. Ou seja, tem uma vantagem com relação a adaptação.

O 4 cilindros do Opala também cai como uma luva, mas alguns preguiçosos já falam em dificuldade de peças (eu nunca tive dificuldade de peças com o BF-161, motor muito mais antigo, então vai de cada um essa pre disposição para problemas...)

O motor AP também se encaixa bem para aqueles que não querem mudanças muito radicais, pois, assim como os outros, é um motor que não foge muito da potência e torque do motor 6cc original (isso te poupa de quebrar algumas peças como semi-eixos, munhoes, cardãs, cruzetas, caixas de marcha, etc...). E ainda tem uma vantagem sobre o Opala por ser injetado e, com relação ao da Ranger, acho que deve ser mais econômico.

Bom, mas se você está com disposição de investir 5K latinhas na viatura, isso abre um bom leque de opções. :twisted:
:pensativo::pensativo::pensativo:

Como quem gosta de motorzinho é dentista, com essa grana eu pensaria em um motor mais parrudo. Para começo de conversa, teríamos o 6cc do Opala (250S a álcool foi a minha opção, mas ainda não testei o jeep pra valer depois da troca do motor). Não é uma adaptação cara mas, se não controlar o pé esquerdo, vais ter que reforçar algumas outras partes (caixa de marchas e eixos, principalmente).

Um motor que sempre me encantou e, quem sabe, um dia terei no meu jeep é o V6 da Ranger :concordo: ou, ainda, da Pajero 3000. Acredito que o primeiro tenha uma vantagem pela facilidade de peças a preços mais amenos.

V8 5.2, por exemplo da Dakota, pode ser uma opção para os mais exagerados, mas certamente você terá que fazer um novo jeep no que tange a resistência das demais peças mecânicas (eixos, cardãs, diferenciais, caixa de marchas, cruzetas, etc.)

Motor a diesel, pro meu gosto, é besteira (como disse no início, tudo depende). Acho, em geral, o motor pesado, caro para comprar, de manutenção cara e, por fim, não tem o barulho de um ciclo otto :lol: (gosto não se discute :p) Até a justificativa de ser um "motor a prova d'água" não cola mais, basta instalar um DIS ou DE da Motorspice que os motores a gasolina/álcool/GNV também ficam "blindados".

Ou seja, tudo vale a pena, basta saber o que você quer, qual faz mais o seu estilo :dance:

Uma coisa é certa, com qualquer um destes motores, juntando uns amigos e algumas geladas, as trilhas serão um barato.

Abraços,

Gibson Pacelle
27/05/2009, 23:39
Como quem gosta de motorzinho é dentista, com essa grana eu pensaria em um motor mais parrudo. Para começo de conversa, teríamos o 6cc do Opala (250S a álcool foi a minha opção, mas ainda não testei o jeep pra valer depois da troca do motor). Não é uma adaptação cara mas, se não controlar o pé esquerdo, vais ter que reforçar algumas outras partes (caixa de marchas e eixos, principalmente).

N seria o pé direito??????:mrgreen: se vc for destro a mão direita é a que vc escreve:mrgreen::mrgreen:

Chevi
28/05/2009, 08:53

N seria o pé direito??????:mrgreen: se vc for destro a mão direita é a que vc escreve:mrgreen::mrgreen:

Eu poderia tentar remendar, dizer que o problema é o tranco quando solta-se a embreagem :mrgreen:, mas foi mancada mesmo :parede:

rubensx
28/05/2009, 09:11

Zenon

aquele motor da ranger 2.5 é relativamente economico, tem peças nas autorizadas ford de facil acesso, é plug n play no cambio 4 marchas do jeep 4cc e é injetado, otima opçãod e custo x benefício

Zenon
31/05/2009, 00:23
Depende :putz: (acho que não tem outra resposta).

Se a intenção for apenas a troca do motor, realmente o motor da Ranger 2.5 é uma boa opção, trata-se do mesmo bloco do motor 4 cilindros original do jeep, mas com a parte de cima mais moderna. Ou seja, tem uma vantagem com relação a adaptação.

O 4 cilindros do Opala também cai como uma luva, mas alguns preguiçosos já falam em dificuldade de peças (eu nunca tive dificuldade de peças com o BF-161, motor muito mais antigo, então vai de cada um essa pre disposição para problemas...)

O motor AP também se encaixa bem para aqueles que não querem mudanças muito radicais, pois, assim como os outros, é um motor que não foge muito da potência e torque do motor 6cc original (isso te poupa de quebrar algumas peças como semi-eixos, munhoes, cardãs, cruzetas, caixas de marcha, etc...). E ainda tem uma vantagem sobre o Opala por ser injetado e, com relação ao da Ranger, acho que deve ser mais econômico.

Bom, mas se você está com disposição de investir 5K latinhas na viatura, isso abre um bom leque de opções. :twisted:
:pensativo::pensativo::pensativo:

Um motor que sempre me encantou e, quem sabe, um dia terei no meu jeep é o V6 da Ranger :concordo: ou, ainda, da Pajero 3000. Acredito que o primeiro tenha uma vantagem pela facilidade de peças a preços mais amenos.

V8 5.2, por exemplo da Dakota, pode ser uma opção para os mais exagerados, mas certamente você terá que fazer um novo jeep no que tange a resistência das demais peças mecânicas (eixos, cardãs, diferenciais, caixa de marchas, cruzetas, etc.)

Motor a diesel, pro meu gosto, é besteira (como disse no início, tudo depende). Acho, em geral, o motor pesado, caro para comprar, de manutenção cara e, por fim, não tem o barulho de um ciclo otto :lol: (gosto não se discute :p) Até a justificativa de ser um "motor a prova d'água" não cola mais, basta instalar um DIS ou DE da Motorspice que os motores a gasolina/álcool/GNV também ficam "blindados".

Ou seja, tudo vale a pena, basta saber o que você quer, qual faz mais o seu estilo :dance:

Uma coisa é certa, com qualquer um destes motores, juntando uns amigos e algumas geladas, as trilhas serão um barato.

Abraços,
Pô obrigado mesmo, foi uma aula, rsrsrs ! Confesso que queria um a diesel mas acho que com os gastos de mecânica passaria do meu orçamento, vou tentar achar o do opala 6cc, aqui em Teresina consigo um preço bom ! Grande abraço a todos e obrigado pela atenção...

Lucas Garcia
20/08/2011, 22:54
Bom, venho pedir ajuda a Jipeiros mais experientes sobre que motores colocar no meu Cj 5. Quanto ao uso, pretendo usa-lo na cidade, e em viagens curtas, mas nao vai ser dispensado algumas pescarias ...
Já me falaram em AP, Opala, MWM sprint, entre outros.
Queria saber qual são os mais complicados na adaptação, e qual adaptação a ser feita.

Att. Lucas :eek:

jipeirodesdepequeno
20/08/2011, 23:00
Cara tem vários tópicos falando sobre motores pro jeep, da uma pesquisada
Mas ja te adianto, os motores que mais se usam pra essa finalidade são: Opala (4 e 6) e AP, no caso dos 4 cilindros a adaptação é bem tranquila, não precisa reforçar outros componentes "basta" comprar flange pronto no mercado e refazer os calços no chassis...
[]'s

Lucas Garcia
20/08/2011, 23:15
É, realmente esses sao os de adaptação mais fácil, ja vi vários jies rodando com opala 4 e 6cc, mas eu também penso no consumo, eu queria um motor com uma pegada boa (no caso um opala 6 ou AP fusado, até um Opala 4 bem feito dava), e também pensei em um diesel, no caso um sprint 2.8 um motor econômico e com uma pegada maravilhosa, assim o jipe ficando mais estradeiro também. Oque vocês acham ?

Edemar
20/08/2011, 23:55
Considerando o tipo de utilização ( estrada, pequenas viagéms e pescarias ),e, levando-se em conta a estabilidade do carro, Jeep é um "guarda-louça" com 4 rodas. Pensse em um conjunto motor-câmbio coerente com o peso do carro (GM151 , AP1.8... 2.0 e similares...."carburado"), por conta da manutenção mais ascessível em situações de emergência como por exemplo em pescarias. "Quando se está lá no meio do nada com um motor injetado "MORTO" é que se percebe "quanto dói uma saudade" (como dizia meu velho),Um bom e velho carburador e distribuição "tradicional"(mesmo que eletrônica), mesmo reinando ainda dá possibilidade de alcançar-se socorro por meios próprios.

" SE INJEÇÃO ELETRÔNICA PRESTASSE AVIÃO JÀ USAVA HÁ MUITOS ANOS ANTES DOS CARROS ."

johnnyjeepeirosp
21/08/2011, 11:41
Bom, venho pedir ajuda a Jipeiros mais experientes sobre que motores colocar no meu Cj 5. Quanto ao uso, pretendo usa-lo na cidade, e em viagens curtas, mas nao vai ser dispensado algumas pescarias ...
Já me falaram em AP, Opala, MWM sprint, entre outros.
Queria saber qual são os mais complicados na adaptação, e qual adaptação a ser feita.

Att. Lucas :eek:

e ai lucas tudo bem ?

é um cj5 ?
entao o motor certo é o da ford e que de tao bom está em uso até hoje !!! ...
é o motor ford OHC 2.3 injetado, que equipa a ranger...
moderno, confiavel , com fluxo cruzado e com bom torque em baixos giros ...
e , se preciso , aceita turbo ou blower...
e o ronco desse motor puxando forte em segunda morro acima , debaixo do pé , é impagavel !!!

tai meu pitaco, com o apoio de toda a turma de fâs do brabo OHC ..
abraço amigo...
joao sp sp

vavarusso
21/08/2011, 13:29
Pelo que já pesquisei, uma configuraçao básica e boa seria motor gm151, cambio chevet 5m, freio a disco dianteiro, isso funcionamdo redondo é só alegria e muito peixe frito e cerveja gelada e conversa fiada....

gustavo seixas
21/08/2011, 17:13
concordo com nosso amigo johnny.
tenho um motor OHC, cx de 4 marchas e sem nenhuma modificação(pelo menos no mtr) e estou muito satisfeito:cool:
bom torque, anda bem na estrada, num é beberrão, agora que estou querendo mexer no cabeçote ele e colocar o comando e os balancins da ranger pra ficar ainda melhor em baixas rotações.
funciona redondo mesmo depois de um pau bem dado em barros ou erosões, num é como a maioria dos outros motores q depois de um regime severo fica sem marcha lenta, ruim pra pegar, dano excesso, etc,etc..........:parede:
nas outras configurações sempre fica um coisa a desejar, ou potência, ou torque, consumo, manutenção, flange pra isso, flange pra aquilo, muda travessa, adapta calço, e por ae vai
tá certo q existem muitas adaptações por ae rodando perfeitamente, mas pra mim quanto mais original melhor
eu pelo menos estou muito satisfeito.........:torcendo::torcendo:

Gustavo Willys
22/08/2011, 17:44
Considerando o tipo de utilização ( estrada, pequenas viagéms e pescarias ),e, levando-se em conta a estabilidade do carro, Jeep é um "guarda-louça" com 4 rodas. Pensse em um conjunto motor-câmbio coerente com o peso do carro (GM151 , AP1.8... 2.0 e similares...."carburado"), por conta da manutenção mais ascessível em situações de emergência como por exemplo em pescarias. "Quando se está lá no meio do nada com um motor injetado "MORTO" é que se percebe "quanto dói uma saudade" (como dizia meu velho),Um bom e velho carburador e distribuição "tradicional"(mesmo que eletrônica), mesmo reinando ainda dá possibilidade de alcançar-se socorro por meios próprios.

Lucas, eu danifiquei meu BF161 e meu cambio 3M de uma vez só. Entre consertar, trocar por um opala / AP carburado e partir para um semi-novo injetado optei pela 3ª escolha.

Eu queria um 2.0 Flex do Astra. Tenho a convicção de que o 2.0 do Astra será o futuro substituto dos opalas. Mas dei sorte e encontrei coisa melhor ainda: um 2.4 Flex da Blazer pelo mesmo preço.

Quem já botou só fala maravilhas. Mas o complicado é botar...

Estou passando por um calvário sem fim para instalar a eletrônica desse motor. :evil: :parede: :-( Motor de S-10 4cc (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/614-motor-de-s-10-4cc.html)

Quando eu comecei a reforma um ano e meio atrás, meu jipe era meu primeiro e único carro. Uso misto, trilhas e dia-a-dia. Então para mim era importante um motor flex, econômico e que aceitasse bem o GNV. Hoje já tenho um segundo carro. Já naquela época eu já tivesse esse 2º carro teria optado pelo conserto puro e simples do BF161.

Mas se você não quiser montar um Thundertanque civil ou não for usar o carro para tudo, não aconselho uma transformação dessas não. Aí eu fecho 100% com a galera aí de cima. Quanto mais simples melhor. Carburador, nada de eletrônica, poucos fios...

e também pensei em um diesel, no caso um sprint 2.8 um motor econômico e com uma pegada maravilhosa, assim o jipe ficando mais estradeiro também. Oque vocês acham ?

Tenho um amigo que é mecânico de jipe (!!!) e que vive reclamando do motor opalinha 4CC do Engesa dele. Diz que quando a galera vai para a serra da canastra de jipe diesel gasta 150,00 e ele 700,00 de gasola. Diz que vai colocar um motor a diesel para acabar com isso. Vendo ele falar assim até parece que ele vai para a canastra todo mês, né?! Bom... Ano passado ele não foi... Esse ano também não... Vale a pena então???? Quanto tempo ele levaria nesse ritmo, para pagar um motor diesel (+ todas as adaptações periféricas), indo para a Canastra???? Sai muito mais barato continuar pagando os 550,00 de diferença (quando ele for!).

Pense nisso!

matheusbigoni
28/03/2019, 16:02
Boa tarde, estou vendo para comprar meu primeiro Jeep, um Jeep Willys CJ5 e estou em dúvida se pego um com o motor original ou com motor adaptado, tenho visto muitos com motor 4cc e 6cc de Opala, quais vocês recomendam, tanto em custo quanto em manutenção? Por enquanto usarei para trilhas leves.

Sonhador
29/03/2019, 10:31
Nunca tive jeep , mais sempre sonhei com jeep ou pick up antigo , e em todos post que li sobre o assunto , a principal questão e como foi feito a adaptacao , pois se foi feito na gambiarra podera ter um carro que vai dar trabalho , dificuldade em descobrir de qual peça de que carro esta adaptado , possibilidade de quebras , as vezes mudanças irreversiveis ,etc ....

Porem um carro sem adaptacoes e uma tela em branco que pode levar tempo e dinheiro para ficar do seu gosto ...

sobre adaptacoes ....se usar peças mais atuais pode ter mais facilidade em achar peças de reposição , talvez melhores preços e resultados , por exemplo freio a disco , direcao hidraulica ,etc....

Marcel Madeira Bernardo
29/03/2019, 11:42
Bom dia ! Acabei de comprar um Jeep CJ 5 ano 68 e estava com a mesma dúvida e optei por um com mecânica original. Levei em consideração alguns pontos que foram ditos aqui no site, tais como estado do chassis e a documentação como itens de maior relevância, e depois motor, reduzida, tração e afins. Outro ponto também foi o estado da carroceria, já que optei por original. Obviamente já tive muita manutenções feitas para deixar o Jeep confiável, que aliás é um desafio constante!

Abraço e boa sorte na compra!

Marcel

Aristides Jr
29/03/2019, 17:57
Olá Matheusbigoni!

Para o que voce quer utilizar mecânica original vai te atender com sobra!

A grande vantagem é que tudo pode ser recuperado, tem peças padronizadas, manuais e muita gente entende e consegue fazer o que tiver de reparos.

No Jeep original um ou outro detalhe voce tem como melhorar! O restante é trocar 6 por 4 ou 3, ou seja se melhorar numa coisa piora noutra duas.

Sem falar que tem muito Jeep com adaptação mal sucedidas, que não ficaram boas, o dono acaba vendendo. Imagina pegar um projeto que outro começou deu errado e não valia pena concertar.

Adaptação ruim mais quebra do que anda! O gasto fica tudo em volta.

Original pode ter um desempenho menor que algum Jeep mais novo, mas se precisar dar a volta ao mundo ele te leva!

Abraço Aristides Júnior

Dilon
29/03/2019, 23:38
Tenho o CJ5 1977 com OHS com injeção eletronica, eliminando o carburador. Fica show de bola...mas o cheiro de gasolina na roupa é uma realidade, e sua mulher vai acreditar que saiu de jipe pelo cheiro da roupa...kkk

Thiago Rodeghel
01/04/2019, 14:41
Tenho o CJ5 1977 com OHS com injeção eletronica, eliminando o carburador. Fica show de bola...mas o cheiro de gasolina na roupa é uma realidade, e sua mulher vai acreditar que saiu de jipe pelo cheiro da roupa...kkk

É por causa do bendito tanque dentro... kkk... não tem jeito...

xibiu!!!
01/04/2019, 18:36
Boa tarde, estou vendo para comprar meu primeiro Jeep, um Jeep Willys CJ5 e estou em dúvida se pego um com o motor original ou com motor adaptado, tenho visto muitos com motor 4cc e 6cc de Opala, quais vocês recomendam, tanto em custo quanto em manutenção? Por enquanto usarei para trilhas leves.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/156559-motor-para-o-cj5-manter-o-original-4cc-ou-trocar-por-ap-opala-4-6cc-ou-diesel.html

Aristides Jr
03/04/2019, 12:35
Olá Pessoal!

Mais lenha para a fogueira:-

Vejam um exemplo que representa bem o ponto de vista de quem defende o original!

No post "Jeep fraco para sair em subida" parecia uma ótima melhoria a adaptação de um sistema de ignição eletrônica no CJ3A!

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/174302-jeep-fraco-p-sair-em-subida.html (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/174302-jeep-fraco-p-sair-em-subida.html)

Afinal seria uma beleza, não tem platinado! faiscamento forte e constante, não é!?

Só que não! O sistema não serviu bem, acabou se tornando uma baita dor de cabeça!

Se estivesse com o distribuidor original, era só consultar o manual:- verificar a abertura do platinado, substituir junto com o condensador se necessário, regular o ponto com a marcação no volante, coisas que "Jeepeiro" consegue fazer em casa.

Não sou purista, amante de antiguidades, nem vivo para relembra o passado! para dizer a verdade adoro modernizar, melhorar, até mesmo customizar... Infelizmente só tive sorte com aquilo que eu mesmo pude fazer, vou corrigindo os erros melhorando as montagens e principalmente "O conhecimento sobre o que foi modificado, ficou comigo" Acredito que por isso não fico na mão!

Tenho meu Jeep a 40 anos, nunca precisei de reboque/plataforma, e sempre cheguei rodando em casa!

Abraços Aristides Júnior

fgerson
24/02/2023, 16:07
580215
Prezados boa tarde,

Estou com um Jeep Willys 1969 que era do meu pai e estou a uns dois anos arrumando, colocando peças, agora por último coloquei freio a disco na dianteira. No entanto, tem um problema que parece sem solução. Já troquei o carburador por um novo, funcionou por um tempo beleza, mas começou a apresentar problemas no funcionamento novamente, tenho que ajustar a aceleração para ficar alta o tempo todo, se não ele estanca. Já levei a vários mecânicos, mas sem solução. Será que o jeito seria trocar o motor? se sim qual melhor motor para adaptar?

De já agradeço

Aristides Jr
24/02/2023, 19:11
Olá fgerson!
arabéns, muito bonito seu jeep e ainda tem uma história bacana de pai para filho! Aprendi com o tempo que o Jeep Willys quanto mais original é melhor! O segredo do sucesso das adaptações está nas mãos de quem faz, se voce mesmo fizer ótimo, porque com certeza haverá muitos, pós ajustes! Na realidade poucas adaptações funcionam realmente bem! A maioria se melhora em alguma coisa piora muito em outras; Em sua narrativa dá para perceber que um simples carburador parece ser um problemão, imagina um motor inteiro! Original funciona relativamente bem e não acaba nunca!
Abraço Aristides Júnior
Ps. Minha opinião de 1cent$ "Se eu tivesse um jeep sem motor em sem condições de voltar no original, pensaria num v6 da Ranger”!