PDA

Ver Versão Completa : Vibração e ruído no JPX em 5º marcha



Carlos Lima
19/11/2004, 14:05
Gostaria de saber se alguém consegue ouvir rádio ou conversar dentro do JPX em 5º marcha a 80Km/h?
Tenho um JPX 95, que foi da Ísis de Oliveira e teve todas as revisões e apertos feitos em dia, pois era carro de divulgação da fábrica, e, consequentemente, está em um estado geral bom. O problema é que quando estou entre de 85Km/h e 90Km/h aparece um zumbido vindo da caixa de transferência que quase agride os tímpanos. O mais curioso é que passando dessa velocidade o barulho simplesmente pára.
Ou eu ando abaixo de 85 ou acima de 90. Nem Freud explica.
Aguardo a experiência dos amigos.
Abraços.

ricardolm
19/11/2004, 15:48
Olá Carlos,

Vc chegou a verificar o nivel do oleo? E se o oleo da caixa de transferencia esta correto? Digo, veja a tabela abaixo:

Caixa de câmbio Peugeot BA-7/5
SAE 15 W 40
API CF-4

Caixa de transferência Auverland A-80
SAE 80 W 90 EP
API GL - 5

[]s

Leandro Soca Pórva
19/11/2004, 16:36
Carlão, essa parada é assim mesmo, o segredo é tacar uns alto-falante gigante !!! Brincadeira !!! Se você verificar os níveis de óleo e etivar OK, e o barulho não parar, eu bolei como se fosse uma tampa para as alavancas de tração, cotei quatro pedaços de espuma (daquelas de lavar carro), do tamanho ideal, pedi para minha sogra revestir com couro, e levei naquelas lojas do shooping, para bordar JPX, ficou bonito e diferente, e diminuiu considerávelmente o ruído interno. O único problema foi que agora estou devendo um favor pra minha sogra !!!!

Correa
07/07/2005, 21:18
Caro amigo,
Como disse em outra seção, solucionei este problema colocando bastante graxa naquele buraco que fica embaixo do carro que leva as alavanquinhas lá para o interior do jeepão, tem que ser muita graxa mesmo, mas fica silenciosão, fiz no meu jota e ando a 100 e 110 e não faz o menor ruido, tente isto e barato e dá resultado, faço no meu toda vez que dou geral, coloco graxa nos pinos e lá no buraquinho das alavanquinhas.
Viajo escutando som, conversando sem gritar e ainda conseguem atender o celular em seu interior.
Tente, não vai se arrepende.
Atenciosam3ente,
Corrêa

gvogetta
07/07/2005, 22:27
Salve!

A origem do problema, na grande maioria das vezes é a folga que aparece na arruela ondulada que faz pressão entre as duas alavancas (tração e redução) da cx. de transferência. A solução para o problema é a troca da tal arruela, mas só que iso dá bastante trabalho, uma vez que normalmente deve-se retirar a caixa...

Veja o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6468
onde se discute exatamente este problema...

Soluções paliativas, como as espumas, capas e outras do gênero (eu por muito tempo usei 2 pedaços de elástico prendendo as alavancas) resolvem o incômodo do barulho sem muito trabalho...

Um abraço,

Marcelo R. A. da Cunha
08/07/2005, 08:53
Getulio

Eu mesmo troquei as arruelas do meu e não tirei a caixa :pensativo:

rgds

Marcelo

Augusto Braga
08/07/2005, 20:00
Uso a graxa como foi aconselhado pelo Correa, já a algum tempo , solução barata e legal, melhorou bastante!

gvogetta
12/07/2005, 01:19
Getulio

Eu mesmo troquei as arruelas do meu e não tirei a caixa :pensativo:

rgds

Marcelo

Teu Jota estava levantado em relação à altura original? Se estava fica mais fácil mexer nas alavancas sem tirar a caixa do lugar. Caso contrário é um baita contorcionismo... :putz:

No meu caso eu fui adiando a empreita, pois achei difícil mexer naquilo sem tirar a caixa. Esperei pois achei mais fácil com ela desmontada, pois iria tirar a caixa do lugar mesmo. Agora, com a viatura levantada ficou muito mais acessível para isso...

Saudações,