Conectar

Ver Versão Completa : Cabines duplas - IPVA

toninhobonvicini
26/05/2009, 11:24
Caros amigos,
tenho uma Mit L200 HPE e descobri hoje um problema que afeta todos os proprietarios de caminhonetes cabine dupla. Vejam só:
Fui multado dia desses na Dutra. No local, a velocidade para carros de passeio e utilitarios é de 110 Km/h e para veiculos de carga 90 Km/h. Eu fui fotografado a 105 Km/h. Portanto, fui enquadrado como "carga".
Pensei então: se sou "carga", o meu IPVA (SP) deveria ser com aliquota de 2%. Beleza, vou pedir a mudança de categoria junto a Secretaria da Fazenda.
Nada disso ! Segundo a lei 13296/2008, caminhonetes cabine dupla pagam mesmo 4% de IPVA, apesar de no documento constar como carga .
Olhem que coisa legal. Voce tem que dirigir como caminhão mas paga como carro. O pior de dois mundos.
Acho que deveriamos iniciar um movimento pra acertar essa sacanagem.
O que voces acham ?
E lembrem-se todos os que tem Hilux, Frontier, L200 e outros: o radar lhes espera.
Abraços,

Anthoniusnikos
26/05/2009, 17:42
Toninho, você poderia ter postado no tópico de Pickups Multas na Via Dutra.
Abs
Anthon

filipecyriaco
26/05/2009, 19:03
Será que a minha ranger se enquadra?

Bom saber disso!!!

Obrigado pela informação

evandroff
26/05/2009, 21:55
Aqui em curitba é 1%, quando veio 2% esse ano, ninguem pago, dai voltaram pra 1 %

Ticianeli
27/05/2009, 09:17
Evandroff, até onde sei o IPVA no paraná subiu para 2,5% e ainda continua neste nível. vc conseguiu voltar o seu ipva para 1%? como ?

olhe o extrato do IPVA
Proprietário xxx
RENAVAM xxx Placa xxx
Marca / Modelo I / Ford Ranger Xlt 13p Ano Fabricação 2007
Tipo / Espécie Caminhonete / Carga Capac. Passageiros 5
Combustível Diesel Carroceria Aberta/cabine Dupla
Categoria Particular Licenciamento Paraiso do Norte - Pr

Verifique aqui o Extrato Consolidado do IPVA de seu veículo

IPVA 2009 - Pagamento em Cota Única
Base de Cálculo 72.450,00 Alíquota 2,50 %

toninhobonvicini
27/05/2009, 10:36
Anthon, obrigado pela sugestão. Eu não procurei pelas palavras certas ao verificar se já havia algum post. Abraço,

Denilsom
27/05/2009, 13:46
Anthon, obrigado pela sugestão. Eu não procurei pelas palavras certas ao verificar se já havia algum post. Abraço,

Colega muito estranho ser multado assim, engraçado que aqui em minas as caminhonetes cabine dupla que antes vinha no dut carga, passou agora para especial,fui no detran e nao souberam me explicar o porque na transferencia estao mudando, minha s10 é assim
Abraço

Carlos Jacomini
28/05/2009, 08:28
No PR 1% é apenas para quem tem kit GNV, os demais pagam o mesmo percetual de carro de passeio. Para alterar o percentual o proprietário tem entrar com processo junto a Receita Estadual e provar que o veiculo é usado para trabalho (utilitário)...

Caio Rivetti
28/05/2009, 09:23
A minha no doc ta enquadrada como passeio, e nas multas que levei, a velocidade limite era a de veiculos de passeio.

Pontes
13/06/2009, 21:41
Colega muito estranho ser multado assim, engraçado que aqui em minas as caminhonetes cabine dupla que antes vinha no dut carga, passou agora para especial,fui no detran e nao souberam me explicar o porque na transferencia estao mudando, minha s10 é assim
Abraço
Essa alteração foi inventada por alguns Estados para poder tributar pela maior faixa.
Na Resolução 291 Contran, de novembro de 2008, não há veículo categoria ESPECIAL.
Entretanto, se eles inserem CARGA no documento, dá chance do contribuinte querer exigir que seja cobrado o IPVA com base na picape de cabine simples. O jeitinho foi inventar o ESPECIAL.