PDA

Ver Versão Completa : RADIADOR



João Ricardo
18/03/2003, 08:59
Caros amigos,
Tenho um CJ5, ano 63, que está com radiador, marcador de temperatura (relógio) e vávula termostática novos. Acontece que quando ligo o jeep, basta o motor esquentar um pouquinho (temperatura normal), que a água começa a ser expulsa do radiador pelo "ladrão". Se eu rodar 40 km com o jeep, tenho que repor aproximadamente 2 litros d'água.
Será que alguém poderia me dar uma dica do que está acontecendo?
Abraços 4x4.
João Ricardo.

billj
18/03/2003, 09:20
Caros amigos,
Tenho um CJ5, ano 63, que está com radiador, marcador de temperatura (relógio) e vávula termostática novos. Acontece que quando ligo o jeep, basta o motor esquentar um pouquinho (temperatura normal), que a água começa a ser expulsa do radiador pelo "ladrão". Se eu rodar 40 km com o jeep, tenho que repor aproximadamente 2 litros d'água.
Será que alguém poderia me dar uma dica do que está acontecendo?
Abraços 4x4.
João Ricardo.


Troca a tampa do radiador. Não está vedando corretamente sob a pressão do sistema.

HTH,

João Ricardo
18/03/2003, 09:57
Caro Bill,
Obrigado pela resposta, mas a tampa é novíssima.

billj
18/03/2003, 12:14
Caro Bill,
Obrigado pela resposta, mas a tampa é novíssima.

Pode ser nova, mas isso não quer dizer que está funcionando como deveria.......

Ady
18/03/2003, 12:20
Se você confia no seu sistema todo (ex. tampa do radiador...) pode estar com problemas no cabeçote do motor, mais especificamente na junta do cabeçote que está detonada, fazendo com que a agua esquente demais.

billj
18/03/2003, 12:45
Se você confia no seu sistema todo (ex. tampa do radiador...) pode estar com problemas no cabeçote do motor, mais especificamente na junta do cabeçote que está detonada, fazendo com que a agua esquente demais.

Ady,

Como é que a junta provoca aquecimento da água?? Sim, pode provocar vazamento, mas esse de super-aquecimento, não entendi?? :?:

Uma outra possibilidade é o ponto de ignição. Isso sim pode influir.......

Abraços,

dptucunduva
18/03/2003, 13:02
Ady,

Como é que a junta provoca aquecimento da água?? Sim, pode provocar vazamento, mas esse de super-aquecimento, não entendi?? :?:

Uma outra possibilidade é o ponto de ignição. Isso sim pode influir.......

Abraços,

Bill,

Me metendo... Lembra do cachorro que tivemos que encher o radiador do CJ 3 vezes?

Era mais ou menos isso... Vazava pressão pro sistema de arrefecimento, que expulsava água pela tampa do radiador. Da mesma maneira, puxava água e queimava água dentro do cilindro, por isso o vapor desgraçado...

João, veja se tem cheiro de gasolina no sistema de arrefecimento. O meu era muito pouco, mas foi o suficiente pra justificar abrir o motor.

billj
18/03/2003, 13:07
Me metendo... Lembra do cachorro que tivemos que encher o radiador do CJ 3 vezes?

Era mais ou menos isso... Vazava pressão pro sistema de arrefecimento, que expulsava água pela tampa do radiador. Da mesma maneira, puxava água e queimava água dentro do cilindro, por isso o vapor desgraçado...

João, veja se tem cheiro de gasolina no sistema de arrefecimento. O meu era muito pouco, mas foi o suficiente pra justificar abrir o motor.

Mas Daniel, o seu estava vazando pelo ladrão do radiador, como o do João?? Desse detalhe não estou lembrado. ........ :?

dptucunduva
18/03/2003, 16:47
Mas Daniel, o seu estava vazando pelo ladrão do radiador, como o do João?? Desse detalhe não estou lembrado. ........ :?
Bill,

Na trilha também não sei. Mas tive que parar 3 vezes depois que consertamos o CJ, na outra semana, da sua casa até a minha, pra encher o radiador...

Ele estava fazendo 6 km/l de água... :lol:

Se eu metia o pé, tipo, a 4000 ou 5000 giros, com o motor quente e o sistema pressurizado, a válvula deixava escapar um pouquinho de água pelo ladrão. Muito pouco, só percebi quando parei pra abastecer de água e fiz esse teste. A maioria da água ia pelo cilindro mesmo, queimada.

Mas agora está tudo resolvido... Falta só consertar o maldito cardan que o torneiro fez maior do que devia.

João Ricardo
19/03/2003, 07:49
Caros Daniel e Bill,

No meu caso, o ladrão joga muita água para fora. Será que é porque eu mantenho o radiador sempre cheio até o gargalo ? Se tivesse uma câmara de expansão, igual ao sistema de radiador selado dos carros modernos, isso também aconteceria?

Abraços,

João Ricardo.

billj
19/03/2003, 08:05
Caros Daniel e Bill,

No meu caso, o ladrão joga muita água para fora. Será que é porque eu mantenho o radiador sempre cheio até o gargalo ? Se tivesse uma câmara de expansão, igual ao sistema de radiador selado dos carros modernos, isso também aconteceria?

Abraços,

João Ricardo.

A água que cai fora está fervendo?? Continuo achando que a tampa está com defeito.............

João Ricardo
19/03/2003, 08:52
Bill,

A água não está fervendo. Aliás, ela está apenas um pouquinho morna. Conforme disse, basta ligar o jeep e deixar o motor funcionando alguns poucos minutos, que isso começa a acontecer.

João Ricardo.

billj
19/03/2003, 09:24
Bill,

A água não está fervendo. Aliás, ela está apenas um pouquinho morna. Conforme disse, basta ligar o jeep e deixar o motor funcionando alguns poucos minutos, que isso começa a acontecer.

João Ricardo.


TROCA A TAMPA!!!!!!!!

Ady
19/03/2003, 10:38
Pelo que entendi ele comeca a vazar mesmo com o veiculo parado apos alguns minutos??

Na minha teoria (de que o problema pode estar na junta do cabecote) se a compressao dos cilindros passar para o sistema de refrigeracao, entao todo o radiador pode ficar pressurizado alem do normal tambem, comecando por danificar a borracha da tampa... e neste caso vai sair vapor pelo ladrao.
Entao, o que eu faria
1) seguir o conselho do Bill... eu faria o mesmo, ja que a tampa é barata.... verifique se a vedacao de borracha dela esta assentanto contra a base do bocal do radiador onde deveria...
2) deixe o motor funcionando sem tampa no radiador e veja o que acontece... normalmente nao deve ferver com o veiculo parado como voce diz... normalmente problemas na junta do cabecote tambem causam outros barulhos / batidas no funcionamento do motor.

Alessandro Pinto
04/08/2003, 18:56
Caros amigos,
Sou novo por aqui... acabei de adquirir um 51 que passa pelo mesmo problema... esquenta pra cacete... mesmo com o bicho parado... a agua ferve. Caso eu esteja andando tenho que parar de 10 em 10 minutos para reabastece-lo de agua...Ví que uma das alternativas de tentativas eh trocar a tampa do radiador... além desta alguma outra?

grato,

05/08/2003, 00:12
TIRA O CABEÇOTE E MANDA VER SE NAO TA TRINCADO OU COM A JUNTA QUEIMADA EM ALGUM PONTO

EduardoLang
05/08/2003, 09:46
Prezados Amigos.

Tive um problema muito parecido com meu CJ 5 1969. A forma mais fácil que eu consegui diagnosticar o problema, foi a seguinte:

Primeiro de tudo efetue a troca da tampa do radiador;
Segundo retire vela por vela e verifique se há corrosão do eletrodo da mesma. Quando há problemas de corrosão de alguma galeria de agua ou até mesmo a queima da junta do cabeçote ocasionando em consumo de aguá pelos cilindros, ocorre também a oxidação da cabeça das velas, ou melhor de seu eletrodo (acho que é esse o nome). Então, verifique as condições que as velas se encontram. Caso as mesmas estejam oxidadas, fatalmente vc terá que tirar o cabeçote e pelo menos dar uma alinhada em sua base, ou somente substituir a junta. Na minha opinião, já que está tudo desmontado, não custa nada fazer serviço comleto.
Desta forma vc não corre o risco de perder o serviço.


Forte abraço a todos....


Eduardo

Flavio Ramos
13/08/2003, 11:16
Pessoal, alguém sabe outro tipo de radiador com ventuinha elétrica pra substituir o tradicional do CJ5, tipo: chevete, opala, gol, S10, F1000...
Saudações

walter.andreis
13/08/2003, 12:24
Pessoal, alguém sabe outro tipo de radiador com ventuinha elétrica pra substituir o tradicional do CJ5, tipo: chevete, opala, gol, S10, F1000...
Saudações

Flávio,
Radiador de Rural + Ventoinha do GM Vectra ou S10 + Vaso de Expansão (se desejar)....
Estou pensando em usar esta configuração no GM 4.1...

[]´s

Flavio Ramos
13/08/2003, 12:35
Walter, existe outro tipo de radiador que não seja da rural???
Aqui em Recife tô com dificuldade de achar radiador de rural ou jipe!!!
Um cara aqui andou adaptando um radiador de outro carro(santana, não tenho certeza), mas perdi o contato com esse cara e meu jipe tá parado por isso. Tô afim de fazer uma adaptação com um radiador que seja fácil de achar nos desmanches da vida!!!
Valeu pela força!!!

walter.andreis
13/08/2003, 12:45
Walter, existe outro tipo de radiador que não seja da rural???
Aqui em Recife tô com dificuldade de achar radiador de rural ou jipe!!!
................
......Tô afim de fazer uma adaptação com um radiador que seja fácil de achar nos desmanches da vida!!!


Flávio,
Me diga qual motor você está usando, dae fica mais fácil...

[]´s

Flavio Ramos
13/08/2003, 13:08
06 cilindros!!!!

walter.andreis
13/08/2003, 13:35
06 cilindros!!!!

Flávio,
Suponho que seja o 6cil. original então neh!?
Caso não encontre o radiador da Rural, procure pelo do Vectra, ou então do Opala... não te garanto que dará certo, só pegando a medida deles para saber...
Ou então, tem oficinas de radiadores que podem modificar um radiador de D20 por ex., deixando do tamanho do original Willys...

[]´s de 06 cilindros a 160cv... :wink:

Flavio Ramos
13/08/2003, 13:45
Walter, é 6 cilindros original sim. Quanto as medidas eu dô um jeitim, minha dúvida é se o radiador do opala ou do vectra refrigera legal o motor 6 cilindros!!!! O bicho aguenta mesmo????

walter.andreis
13/08/2003, 14:34
Walter, é 6 cilindros original sim. Quanto as medidas eu dô um jeitim, minha dúvida é se o radiador do opala ou do vectra refrigera legal o motor 6 cilindros!!!! O bicho aguenta mesmo????

Opa.. com certeza Flávio... :D
[]´s

EDU LIMA
22/05/2004, 01:01
TROCA A TAMPA!!!!!!!!!!!!

VAMOS FAZER UMA VAQUINHA E DAR UMA TAMPA NOVA?

QUEM TOPAR VAI ACRESCENTANDO O VALOR NA LISTA!

EU COMEÇO COM R$1,00,

QUEM SE HABILITA?

marcelo nunes
22/05/2004, 01:19
Para saber se é a junta de cabeçote que está queimada deixando vazar compressão para as câmaras de água, ou se é a tampa do radiador pifada basta ligar o motor e deixar funcionando sem a tampa.

1- Se a água só "crescer" um pouco, e principalmente quando o motor começar a esquentar, ou seja após começar a abrir a válvula termostática, é sinal que seu problema deve estar resumido à tampa que não está segurando a pressão do sistema.
Acelerando o motor a água derrama ligeiramente mais nessas condições.

2- Se saírem bolhinhas junto com a água, é sinal que está vazando compressão. E isso pode acontecer mesmo com a válvula fechada, vazando a compressão pelo furinho de by pass que tem na válvula.
Daí quando a válvula começa a abrir, começam a vir bolhas bem maiores e a água é jogada pra fora pela compressão que vaza.
Costuma vir cheiro de combustível com essa água, que fica meio oleosa.

Se ocorrer isso, experimente acelerar o motor. Se espirrar água pra fora com bem mais força que em marcha lenta, sua junta foi pro céu das juntas.

Aurélio
22/05/2004, 08:36
João Ricardo,

A especificação para a tampa deste radiador diz que a mola deve abrir com 7 libras de pressão :wink:
Se não for, ou seja, se não estiver marcado na tampa, vale a opinião do Bill: TROCA A TAMPA :shock:

[]'s

ferraz
22/05/2004, 10:38
Alguem saberiua ma dizer se é aconselhavel selar o radiador e utilizar um rezervatorio como é utilizado nos utilitarios mais nóvos , na viatua esta um radiador de rural com ventonhia do monza.

marcelo nunes
22/05/2004, 14:12
Isso tudo que eu falei vale se você teve o bom senso de manter a válvula termostática, ou se algum curioso já não a arrancou dizendo que "isso só atrapalha"...

Cotrim
22/05/2004, 18:33
Isso tudo que eu falei vale se você teve o bom senso de manter a válvula termostática, ou se algum curioso já não a arrancou dizendo que "isso só atrapalha"...
Cara,

Se isso aconteceu, esqueça, pois não encontrará outra válvula termostática para o motor 6 cilindros. Já procurei em todas as lojas (Agromotor, jipebrás, Josewall, etc) e ninguém vende mais.

No meu, tinha um problema parecido, ,mas era gerado por um furo minúsculo no radiador, que me fazia parar a todo momento para completar o nível de água. Mandei consertar o radiado, troquei a tampa e passei usar Radiex. O Escória nunca mais teve problemas com temperatura.

[]'s refrescados

Claudio de M. Gonçalves
22/05/2004, 18:51
Pessoal, :lol: estou precisando de um Radiador para meu CJ5-BF-161, estou com dificuldades de encontrar o original pelo preço que posso pagar, também com poucas latiha$, vocês sabem se tem algum radiador de caia como uma luva, pelo que lí no tópico, poderia ser o da Besta, Opala, D20, mas...., não quero fazer grandes adaptções, ve se dá para vocês me ajudarem, eu vou amhanhã tirar as medidas para ver seu eu encontro algum similar, mas.., se vocês puderem me ajudar. agradeço. :wink: