PDA

Ver Versão Completa : Caixa de marcha do laika no niva



paulo_sobreira
25/05/2009, 20:44
Pessoal,
existe alguma diferença da caixa de marcha do laika e do niva? A do meu jipinho está ruim e apareceu uma de Laika para eu comprar, e aí...

SERGIO MOLLO
25/05/2009, 21:29
Paulo; Pode colocar ,pois é a mesma.:concordo:

wltreis
26/05/2009, 00:47
Pessoal,
existe alguma diferença da caixa de marcha do laika e do niva? A do meu jipinho está ruim e apareceu uma de Laika para eu comprar, e aí...
Caro Paulo, se eu não estou enganado acho que a capa seca é diferente, e ainda existe uma entrada para o cabo do velocímetro,mas ai é só retirar a sua capa seca :concordo: e pronto, e aliás desculpe a indiscrição, quanto vai pagar na caixa?

ANDRÉHUFF
26/05/2009, 01:59
Amigos não tem diferença não, a caixa é a mesma com exeção da entrada do cabo do velocimetro, que no Niva é na caixa de transferencia e no Laika é no cambio, o correto é vc retirar o conector e no lugar colocar a tampinha que tem no cambio do Niva, de resto é tirar uma e por a outra.:concordo:

paulo_sobreira
26/05/2009, 21:55
Caro Paulo, se eu não estou enganado acho que a capa seca é diferente, e ainda existe uma entrada para o cabo do velocímetro,mas ai é só retirar a sua capa seca :concordo: e pronto, e aliás desculpe a indiscrição, quanto vai pagar na caixa?
Rapaz, eu dei a minha que está com a quinta marcha neutra, quando se engada não acontece nada e a segunda está pulando, mais R$ 350,00.

paulo_sobreira
26/05/2009, 22:00
Então a relação da caixa de marcha do laika e do niva são as mesmas? Eu ouvi uma conversa que a do laika é mais longa e a do niva é mais curta porém tem mais força, verdade ou mito?

Gustavo Niva
26/05/2009, 22:14
Paulo,
acho que tu tá confundindo com diferenciais....

[]s

alexandre roveri
26/05/2009, 23:35
coloca a do chevette :mrgreen:

robertofs
27/05/2009, 10:22
Paulo,
acho que tu tá confundindo com diferenciais....

[]s

Mesmo em se tratando de diferenciais, o conjunto coroa e pinhão do Laika serve para a maioria dos Nivas, já que muitos tem relação 4,1:1 (coroa 41 dentes, pinhão 10 dentes), que é a relação de diferencial do Laika.

O Niva é um Laika Adventure, mas com tração 4x4 ;-)

[]'s
França.

VKASP
27/05/2009, 14:37
O Niva é um Laika Adventure, mas com tração 4x4 ;-)
[]'s
França.

Se a Ford tivesse seguido a mesma receita, o ECAsport poderia ser hoje uma boa opção aos órfãos de Niva.

Leandro Roese
01/06/2009, 15:16
A minha caixa tava com problema na 1 e 3. Tentei achar na web e em ferro velhos aqui por perto de POA(RS) e acabei comprando um Laika...
Foi a melhor coisa q fiz... já tirei outras peças dele (barra estabilizadora, motor de arranque) e lógico, a caixa q é igual.

cesar_am
02/06/2009, 11:36
Tem um cara aqui em Santa Rosa oferecendo uma caixa, que segundo ele esta com 30.000 km e sem necessidade de reformas. Esta pedindo R$ 600,00.

Gostaria de saber se é um bom preço ???

Valeu.

robertofs
02/06/2009, 18:39
Tem um cara aqui em Santa Rosa oferecendo uma caixa, que segundo ele esta com 30.000 km e sem necessidade de reformas. Esta pedindo R$ 600,00.

Gostaria de saber se é um bom preço ???

Valeu.

Bom, como diz o ditato - "em terra de cego, quem tem um olho é rei".

Então, se está difícil de você achar por aí, deve ser um preço bom.

Aqui em Goiânia em comprei um Lada Laika SW completo por R$ 300,00, que além da caixa de marchas, veio o carro inteiro junto :-)

[]'s
França.

cesar_am
08/06/2009, 17:42
Olá pessoal !

Com o Niva funcionando em ponto morto, ocorre alguns estalos (por vezes forte)(parecem golpes), tudo indica ser na caixa de marcha, mas quando piso na embragem eles param.

O que pode ser isto ? Se alguem puder ajudar, fico grato ...

buchmann
09/06/2009, 00:04
Cesar..

Não sou mecanico mas vou tentar te ajudar.

Leva o bixo para trocar o óleo da caixa e verifica se esta com alguma pedaços metalicos junto ao óleo, se tiver vai ter que fazer uma revisão na ditacuja. Pode ser a falta do mesmo que esteja fazendo isso.

Se tiver tudo certinho, coloca outro óleo e vê se volta a dar o problema, se der tente verificar a embreagem. também pode ser a causadora, pois ficam bem perto.

Tomara que tenha te ajudado...

Boa sorte ai.

cesar_am
09/06/2009, 10:00
Valeu buchmann !

Esta parte do óleo, já tinha verificado e esta tudo OK, talvez o problema esteja com a embreagem...

Inclusive, levei o NIVA no posto para verificar o nivel do óleo da caixa e o rapaz me falou que teve que colocar mais 2 l , me espantei e logo pensei, a caixa estava seca, mas é que ele colocou o óleo por um orificio superior que existe na caixa, e pra falar a verdade não sei pra que serve.

Então retiramos o excesso de óleo, mas aida ficou um pouco acima do nível. Acredito que isto não deva causar problema.

Obrigado.

BACALHAU
10/06/2009, 00:47
Valeu buchmann !

Esta parte do óleo, já tinha verificado e esta tudo OK, talvez o problema esteja com a embreagem...

Inclusive, levei o NIVA no posto para verificar o nivel do óleo da caixa e o rapaz me falou que teve que colocar mais 2 l , me espantei e logo pensei, a caixa estava seca, mas é que ele colocou o óleo por um orificio superior que existe na caixa, e pra falar a verdade não sei pra que serve.

Então retiramos o excesso de óleo, mas aida ficou um pouco acima do nível. Acredito que isto não deva causar problema.

Obrigado.

César, tudo o que você for fazer no seu NIVA, antes, leia sobre o assunto no Manual do Mecânico. Pelo menos você vai ter uma noção. O que já é muito, se comparado a esse pessoal que se mete a mexer no carro dos outros. Para você ter uma idéia, fui trocar os pneus do meu 4X2 e ainda tive que ensinar o montador qual era o lado certo do sentido de rodagem. Isso em uma auto-peças/oficina e não em um desses borracheiros de beira de estrada.
O que o cara fez com o seu carro foi colocar óleo pelo respiro da caixa. Que na realidade serve para equalizar as pressões internas e externas. Ou seja, esse cara deveria estar fazendo qualquer outra coisa e não mexendo no carro dos outros.

cesar_am
10/06/2009, 10:58
César, tudo o que você for fazer no seu NIVA, antes, leia sobre o assunto no Manual do Mecânico. Pelo menos você vai ter uma noção. O que já é muito, se comparado a esse pessoal que se mete a mexer no carro dos outros. Para você ter uma idéia, fui trocar os pneus do meu 4X2 e ainda tive que ensinar o montador qual era o lado certo do sentido de rodagem. Isso em uma auto-peças/oficina e não em um desses borracheiros de beira de estrada.
O que o cara fez com o seu carro foi colocar óleo pelo respiro da caixa. Que na realidade serve para equalizar as pressões internas e externas. Ou seja, esse cara deveria estar fazendo qualquer outra coisa e não mexendo no carro dos outros.



Pois justo Bacalhau !! (Andava meio sumido ?)

Quando o cara falou em 2 litros é que desconfiei, pois a capacidade da caixa é para 1,35 l.

Estou anexando uma figura da caixa. Ele não usou o respiro(3) , mas o (2), que não sei qual sua finalidade :pensativo:. O bujão correto para verificação do nivel seria o (1).

Abraços...

Pablo.pinto2007
18/07/2009, 21:04
Amigos venho aqui pedir ajuda, sei que o tópico não é exatamente sobre isso... tenho um jeep CJ-3A e coloquei a caixa do niva nele, e ela agora está soltando a 1ª e a 5ª, do nada, a 1ª solta quando por exemplo estou subindo uma duna e bem no finalzinho, naquele trecho que a tração é tudo, ela solta a marcha... e a 5ª solta do nada, andando na estrada a 80 por hora ela solta do nada...

Sei que aqui não é o lugar de perguntar isso... mas por outro lado talvez vocês possam me ajudar, tenho outra caixa aberta em casa e quero montá-la, deixá-la em ponto de trocar, então pretendo trocar as peças velhas, que já foram trocadas pela que está rodando... e para tanto preciso de um manual da caixa, e essa figura que o colega postou anteriormente ilusta bem... minha pergunta, não teria o restante, ou seja, o diagrama, as legendas... etc.

Abraços e espero obter ajuda!!!

Pablo
CJ-3A - 1951 Motor AP 1.8 Álcool + câmbio niva 5M + Pneus Oligator.
FOrtaleza - CE
www.renegadosoffroad.com.br

BACALHAU
18/07/2009, 22:06
Amigos venho aqui pedir ajuda, sei que o tópico não é exatamente sobre isso... tenho um jeep CJ-3A e coloquei a caixa do niva nele, e ela agora está soltando a 1ª e a 5ª, do nada, a 1ª solta quando por exemplo estou subindo uma duna e bem no finalzinho, naquele trecho que a tração é tudo, ela solta a marcha... e a 5ª solta do nada, andando na estrada a 80 por hora ela solta do nada...

Sei que aqui não é o lugar de perguntar isso... mas por outro lado talvez vocês possam me ajudar, tenho outra caixa aberta em casa e quero montá-la, deixá-la em ponto de trocar, então pretendo trocar as peças velhas, que já foram trocadas pela que está rodando... e para tanto preciso de um manual da caixa, e essa figura que o colega postou anteriormente ilusta bem... minha pergunta, não teria o restante, ou seja, o diagrama, as legendas... etc.

Abraços e espero obter ajuda!!!

Pablo
CJ-3A - 1951 Motor AP 1.8 Álcool + câmbio niva 5M + Pneus Oligator.
FOrtaleza - CE
[/URL][URL="http://www.renegadosoffroad.com.br"]www.renegadosoffroad.com.br (http://www.renegadosoffroad.com.br)

Meu camarada, eu só não entendi porquê você diz: "Sei que aqui não é o lugar de perguntar isso" e "sei que o tópico não é exatamente sobre isso". Você queria que fosse onde, no tópico dos Fuscas? :mrgreen: Ou você está "avexado" porque é CJoteiro? :twisted:
Não esquenta não. Ninguém é perfeito. É até capaz de você ser torcedor do "Ferrim". Mas não se preocupe, o importante é ter saúde. :mrgreen:
Brincadeiras à parte, meu camarada, você veio ao lugar certo sim. Fique à vontade.
Veja se o que você está precisando é isso aí em baixo. Nos anexos.
Mas não conta para ninguém que fui eu quem passou essas informações Hiper-ultra-super-secretas. Elas são exclusivas apenas para a confraria dos NIVeiros. Podem me fuzilar por alta traição. :mrgreen:
Mas você está no caminho certo. Já tem o câmbio do NIVA. Agora só falta você arrumar um motor de NIVA, uma suspensão de NIVA, uma carroceria de NIVA, ...
Se não resolver, grita aí de novo que não vai faltar ajuda por aqui.
Boa $orte.

Flugêncio
19/07/2009, 12:37
Meu camarada, eu só não entendi porquê você diz: "Sei que aqui não é o lugar de perguntar isso" e "sei que o tópico não é exatamente sobre isso". Você queria que fosse onde, no tópico dos Fuscas? :mrgreen: Ou você está "avexado" porque é CJoteiro? :twisted:
Não esquenta não. Ninguém é perfeito. É até capaz de você ser torcedor do "Ferrim". Mas não se preocupe, o importante é ter saúde. :mrgreen:
Brincadeiras à parte, meu camarada, você veio ao lugar certo sim. Fique à vontade.
Veja se o que você está precisando é isso aí em baixo. Nos anexos.
Mas não conta para ninguém que fui eu quem passou essas informações Hiper-ultra-super-secretas. Elas são exclusivas apenas para a confraria dos NIVeiros. Podem me fuzilar por alta traição. :mrgreen:
Mas você está no caminho certo. Já tem o câmbio do NIVA. Agora só falta você arrumar um motor de NIVA, uma suspensão de NIVA, uma carroceria de NIVA, ...
Se não resolver, grita aí de novo que não vai faltar ajuda por aqui.
Boa $orte.

Pra ajudar um pouquinho tb.

Pablo.pinto2007
19/07/2009, 15:36
Meu camarada, eu só não entendi porquê você diz: "Sei que aqui não é o lugar de perguntar isso" e "sei que o tópico não é exatamente sobre isso". Você queria que fosse onde, no tópico dos Fuscas? :mrgreen: Ou você está "avexado" porque é CJoteiro? :twisted:
Não esquenta não. Ninguém é perfeito. É até capaz de você ser torcedor do "Ferrim". Mas não se preocupe, o importante é ter saúde. :mrgreen:
Brincadeiras à parte, meu camarada, você veio ao lugar certo sim. Fique à vontade.
Veja se o que você está precisando é isso aí em baixo. Nos anexos.
Mas não conta para ninguém que fui eu quem passou essas informações Hiper-ultra-super-secretas. Elas são exclusivas apenas para a confraria dos NIVeiros. Podem me fuzilar por alta traição. :mrgreen:
Mas você está no caminho certo. Já tem o câmbio do NIVA. Agora só falta você arrumar um motor de NIVA, uma suspensão de NIVA, uma carroceria de NIVA, ...
Se não resolver, grita aí de novo que não vai faltar ajuda por aqui.
Boa $orte.

Ok Conterrâneo... obrigado pelas informações, tanto suas quanto do outro colega acima. A minha dúvida em perguntar isso aqui e daquelas palavras, era da dúvida se perguntava aqui mesmo ou se abria um tópico novo (que não queria fazer), pois acho, e realmente foi assim, que para uma dúvida dessas ou desse tipo de ajuda não precisaria abrir um novo tópico...
Abraços e estou lhe aguardando aqui em Fortaleza pra gente fazer a trilha dos cataventos...

No aguardo!!!

Pablo
CJ-3A Motor AP 1.8 álcool + câmbio niva + pneus Oligator.

BACALHAU
19/07/2009, 15:53
Valeu, "conterrâneo".
Não sabia que você também é carioca. :mrgreen:
Convite desde já aceito (só não sei quando) :roll:.
Conheço bem aquela região dos cataventos (Parque Eólico) do Porto das Dunas. Morei um tempo ali perto, na Lagoa Redonda. O lugar é DEZ.

Pablo.pinto2007
22/07/2009, 01:05
Valeu, "conterrâneo".
Não sabia que você também é carioca. :mrgreen:
Convite desde já aceito (só não sei quando) :roll:.
Conheço bem aquela região dos cataventos (Parque Eólico) do Porto das Dunas. Morei um tempo ali perto, na Lagoa Redonda. O lugar é DEZ.

Olá! quando falei conterrâneo, pensei que você tivesse nascido no CE e não do Rio, mas isso não é problema somos conterrâneos mesmo assim...
Abração!
Mas vou instigar mais uma vez, "JAQUE" você tem e anda num niva, pode me esclarecer, se é que isso já aconteceu com você...
Quando vou subir uma duna e esta é FOd@ mesmo, lá no topo quando eu preciso exigir mesmo do conjunto, a primeira solta, mas é só quando exige mesmo... andando normal ela não solta... e outro problema é a quinta quando uso ela na estrada é claro... quando passo ela, ela entra beleza, anda normal mas aí com um certo tempo ela solta do nada, simplesmente é como eu tivesse tirado ela com a mão....
Pergunto o que pode ser?
A minha pergunta não vai fazer solucionar o caso, mas pelo menos não vou pro mecânico com as "mãos" vazias... visto que vou mudar de mecânico, pois o que me montou a caixa deixou algumas coisas suspeitas, pôe calço aqui faz aquela bucha ali.... não confiei e por aqui fiquei sabendo que tem um cara que é o cara em caixa de nivas, só ele sabe, na verdade tem dois caras e com um deles eu não falo... o outro é de confiança, mas nunca se sabe!!!
Vou mandar abrir e ver o que faço com a que tenho parada e quem sabe eu pego uma relação de peças para fazer outra caixa zero bala, com as peças que faltarem ou estiverem ruins....

E aí será só alegria!!!

Abração e espero tão logo pelo socorro!!!

Pablo

BACALHAU
22/07/2009, 04:21
Sem crise, "conterrâneo". :mrgreen:
Minha política é: Viva a vida com um NIVA cheio de rapariga. :dance:

Agora uma pequena correção. Você disse: "você tem e anda num niva". Ter um NIVA eu até tenho, mas quanto a andar... :parede: "Tá dificiu".

Mas vamos lá ao seu problema. Você diz que entra :shock:, mas não segura :twisted:.
Deve ser caso de "arruela frouxa". :odedo:
Você diz ainda: "...outro problema é a quinta .... quando passo ela, ela entra beleza...". Realmente deve ser assim. Depois de quatro, a quinta deve entrar fácil, fácil. :odedo: :twisted: :mrgreen:
Lamento não poder lhe ajudar, mas esse tipo de "coisa" nunca aconteceu comigo. :discordo:

Brincadeirinha, mas não podia perder a oportunidade se sacanear um jipeiro...
Veja se a imagem anexa lhe ajuda. Retirada do Manual do Mecânico do NIVA.

Abraços, Pablito.

Pablo.pinto2007
26/07/2009, 10:50
Sem crise, "conterrâneo". :mrgreen:
Minha política é: Viva a vida com um NIVA cheio de rapariga. :dance:

Agora uma pequena correção. Você disse: "você tem e anda num niva". Ter um NIVA eu até tenho, mas quanto a andar... :parede: "Tá dificiu".

Mas vamos lá ao seu problema. Você diz que entra :shock:, mas não segura :twisted:.
Deve ser caso de "arruela frouxa". :odedo:
Você diz ainda: "...outro problema é a quinta .... quando passo ela, ela entra beleza...". Realmente deve ser assim. Depois de quatro, a quinta deve entrar fácil, fácil. :odedo: :twisted: :mrgreen:
Lamento não poder lhe ajudar, mas esse tipo de "coisa" nunca aconteceu comigo. :discordo:

Brincadeirinha, mas não podia perder a oportunidade se sacanear um jipeiro...
Veja se a imagem anexa lhe ajuda. Retirada do Manual do Mecânico do NIVA.

Abraços, Pablito.


Olá Bacalhau... apesar de não ter gostado da brincadeira, visto que não estou brincando... mas o que vale é o senso de humor...

Obrigado pelas informações... e vou estudar a caixa que tenho desmontada e aí depois vou abrir a que está rodando e ver se consigo consertar, se não, mando um mecânico ver pra mim...
Obrigado e até mais!!!

Pablo

Marcio Rossetto
26/07/2009, 20:39
Pablo , é o seguinte :

A quinta marcha é facil de resolver, até porque é um conjunto separado do restante .

Verifica se não quebrou o parafuso da quinta marcha .

Pode ser o garfo com desgaste acentuado ou o anel sincronizador .

Se o garfo estiver gasto, não empurra totalmente a luva , ou epurra ela torta e não engata direito . Fica meia boca engatada e escapa .

Se o anel sincronizador estiver gasto , idem .

Verifica se a engrenagem esta razoável , costuma gastar muito .


A primeira costuma ser : anel sincronizado gasto ou garfo gasto .

Só que tem que desmontar tudo para trocar .








Olá! quando falei conterrâneo, pensei que você tivesse nascido no CE e não do Rio, mas isso não é problema somos conterrâneos mesmo assim...
Abração!
Mas vou instigar mais uma vez, "JAQUE" você tem e anda num niva, pode me esclarecer, se é que isso já aconteceu com você...
Quando vou subir uma duna e esta é FOd@ mesmo, lá no topo quando eu preciso exigir mesmo do conjunto, a primeira solta, mas é só quando exige mesmo... andando normal ela não solta... e outro problema é a quinta quando uso ela na estrada é claro... quando passo ela, ela entra beleza, anda normal mas aí com um certo tempo ela solta do nada, simplesmente é como eu tivesse tirado ela com a mão....
Pergunto o que pode ser?
A minha pergunta não vai fazer solucionar o caso, mas pelo menos não vou pro mecânico com as "mãos" vazias... visto que vou mudar de mecânico, pois o que me montou a caixa deixou algumas coisas suspeitas, pôe calço aqui faz aquela bucha ali.... não confiei e por aqui fiquei sabendo que tem um cara que é o cara em caixa de nivas, só ele sabe, na verdade tem dois caras e com um deles eu não falo... o outro é de confiança, mas nunca se sabe!!!
Vou mandar abrir e ver o que faço com a que tenho parada e quem sabe eu pego uma relação de peças para fazer outra caixa zero bala, com as peças que faltarem ou estiverem ruins....

E aí será só alegria!!!

Abração e espero tão logo pelo socorro!!!

Pablo

Pablo.pinto2007
27/07/2009, 12:53
Pablo , é o seguinte :

A quinta marcha é facil de resolver, até porque é um conjunto separado do restante .

Verifica se não quebrou o parafuso da quinta marcha .

Pode ser o garfo com desgaste acentuado ou o anel sincronizador .

Se o garfo estiver gasto, não empurra totalmente a luva , ou epurra ela torta e não engata direito . Fica meia boca engatada e escapa .

Se o anel sincronizador estiver gasto , idem .

Verifica se a engrenagem esta razoável , costuma gastar muito .


A primeira costuma ser : anel sincronizado gasto ou garfo gasto .

Só que tem que desmontar tudo para trocar .

Obrigado Marcio...

Como tenho uma outra caixa em casa desmontada, vou estudar o conjunto, tentar montar e ver o possível defeito, quando montei o conjunto que está rodando a primeira vez, a quinta ficou cantando, aí falei pro mecânico, ele desmontou, verificou as folgas e trocou o garfo da 4ª e as engrenagens da 5ª pois estavam descasados, aí ficou bom, outro dia do nada sem forçar ela me solta como se alguém tivesse tirado, sem tranco, sem barulho característico algum... eu acho que o problema está dentro das suas dicas... semana que vem desmonto ele pra ver do que se trata e posto aqui...

Abraços!

Pablo
CJ-3A - Motor AP 1.8 álcool + câmbio niva + pneus Oligator!
Fortaleza - CE
www.renegadosoffroad.com.br

Mauricio Rossetto
14/11/2009, 08:19
Camaradas, percebo um leve chiado na caixa de marchas do Boris, e esse chiado aumenta para um muito leve roncar na quarta e acentua na quinta marcha. Isso pode ser rolamento do eixo piloto ou coisa assim?

Edintruder
14/11/2009, 14:48
No tempo que andei de Lada Laika, a caixa começou a roncar e chegou ao ponto de a 40km/h a roncadeira ser insuportável...
Logo depois começou a escapar a 2a e mais adiante começou a escapar a 4a marcha.
Logo em seguida o motor começou a perder pressão de óleo a todo momento e começou à bater. Na época não tinha internet ainda e não encontrava peças da Lada em lugar nenhum. Isso foi em 98 ou 99...

A experiência com aquele Lada foi terrível, mas enquanto estava boa, era de tirar o chapéu para o torque e o desempenho do motor na Laika SW.

Aceitas sugestão? Anda até quebrar ou ficar ruim de vez e depois coloca uma caixa de chevette 5 marchas que resolverás teus problemas pra sempre.

Antes de montar a caixa do Chevette, troca os retentores, sincronizados e rolamentos que terás caixa pro resto da vida.

Mauricio Rossetto
16/11/2009, 21:48
Sim Edintruder, já estou pensando sériamente nisso, no projeto do Boris IV o AP2.0 deverá estar acompanhado da caixa do chevette 1.6 5 marchas. Do Niva - tenho 1 caixa no Boris III e 2 guardadas (todas com o chiadinho e zumbindo na 5a hehehe). Mas a caixa robusta do Niva, gostaria de aproveitar no Boris III - não acredito em descartar 3 caixas assim.... por isso penso que se for problema de rolamento eu corro atrás, só se for problema de engrenagem, daí eu parto pra substituição da caixa.