PDA

Ver Versão Completa : Melhor caminho para Gonçaves e Monte Verde



ri_lins
25/05/2009, 11:39
Pessoal,

estou indo este fim de semana para Gonçalves e Monte Verde e gostaria de dicas sobre qual o caminho mais indicado.

Saio de SP na quinta pela manhã a quero dormir em Gonçalves. Na sexta saio de Gonçalves com destino a monte Verde, onde fico até o Domingo.

Vou com minha esposa e filho de 2 anos e vou sozinho, então "melhor caminho" para mim, seria trilha leve com pontos turísticos/paisagens, etc. para ver.

Toda ajuda é bem vinda.

Abraços,
Ricardo.

fverna
25/05/2009, 14:42
Pessoal,

estou indo este fim de semana para Gonçalves e Monte Verde e gostaria de dicas sobre qual o caminho mais indicado.

Saio de SP na quinta pela manhã a quero dormir em Gonçalves. Na sexta saio de Gonçalves com destino a monte Verde, onde fico até o Domingo.

Vou com minha esposa e filho de 2 anos e vou sozinho, então "melhor caminho" para mim, seria trilha leve com pontos turísticos/paisagens, etc. para ver.

Toda ajuda é bem vinda.

Abraços,
Ricardo.


Olá Ricardo,

Minha primeira pergunta é "vc é um feliz proprietário de um 4x4?"
Se a resposta for sim, o caminho que eu indico é:

Pousada Montanhes ou Vida Verde (Gonçalves)

Almoça em Gonçalves no Demeter na Roça e deixa um abraço ao meu amigo Adriano que é muito gente boa.

Depois quando for para Monte Verde, vá pela pedra do forno, trilha muito leve, só que tem um pedacinho de uns 400mtrs que fica muito úmido e as vezes é melhor traçar (já passei por este caminho de Fiesta).

A paisagem é de deixar de boca aberta, não se esqueça das fotos aqui no forum depois.

Abraço e boa viagem!

Flávio

fverna
25/05/2009, 14:45
Aproveito para deixar um mapa para ficar mais claro.

ri_lins
25/05/2009, 15:28
Sim, vou te TR4. Obrigado pela dica!

Também já dei uma pesquisada no fórum e encontrei boas dicas. Pode deixar que mando o Abraço para o Adriano e posto as fotos.

Abs,
Ricardo.

Eduardo Tescarollo
25/05/2009, 16:07
Pessoal,

estou indo este fim de semana para Gonçalves e Monte Verde e gostaria de dicas sobre qual o caminho mais indicado.

Saio de SP na quinta pela manhã a quero dormir em Gonçalves. Na sexta saio de Gonçalves com destino a monte Verde, onde fico até o Domingo.

Vou com minha esposa e filho de 2 anos e vou sozinho, então "melhor caminho" para mim, seria trilha leve com pontos turísticos/paisagens, etc. para ver.

Toda ajuda é bem vinda.

Abraços,
Ricardo.

Ricardo,

Até Gonçalves, vá pela Fernão Dias até Cambuí/MG. Siga para Corrego do Bom Jesus, daí para Costa e Gonçalves, são uns 30 Km de Terra. Não perca de subir até a pedra de São Domingos, logo após sair de Corrego tem o acesso para subir, o lugar é simplesmente maravilhoso, depois é só voltar e seguir viagem.
De Gonçalves a Monte Verde siga sentido Juncal, são uns 55 Km tambem de terra mas estradas em boas condições, fique atento que esta estrada tem varias saídas, pergunte se não voçê se perde. Se quizer eu tenho uma planilha de MV para gonçalves, me passe seu e-mail que lhe envio.

fverna
25/05/2009, 17:17
Ricardo,

Até Gonçalves, vá pela Fernão Dias até Cambuí/MG. Siga para Corrego do Bom Jesus, daí para Costa e Gonçalves, são uns 30 Km de Terra. Não perca de subir até a pedra de São Domingos, logo após sair de Corrego tem o acesso para subir, o lugar é simplesmente maravilhoso, depois é só voltar e seguir viagem.
De Gonçalves a Monte Verde siga sentido Juncal, são uns 55 Km tambem de terra mas estradas em boas condições, fique atento que esta estrada tem varias saídas, pergunte se não voçê se perde. Se quizer eu tenho uma planilha de MV para gonçalves, me passe seu e-mail que lhe envio.

Eu já fiz este caminho pela Fernão e não indico, acho muito mais seguro e bonito pela Airton Senna/Carvalho Pinto, entra em Sto. Antonio do Pinhal (ótima parada), vai sentido sul de minas e depois de São Bento do Sapucaí, Gonçalves.

Mais rápido, mais seguro, mais bonito e ótimos pontos de parada, como no Leite na Pista (logo depois que atravessa a dutra mais uns kmtrinhos e fica do lado esquerdo da estrada, sem precisar fazer retorno. Proximo ponto de parada Sto. Antonio do Pinhal, que esta na temporada de Pinhão e feira de Lã.

Desculpe-me, só a minha opinião!

Eduardo Tescarollo
25/05/2009, 17:46
Eu já fiz este caminho pela Fernão e não indico, acho muito mais seguro e bonito pela Airton Senna/Carvalho Pinto, entra em Sto. Antonio do Pinhal (ótima parada), vai sentido sul de minas e depois de São Bento do Sapucaí, Gonçalves.

Mais rápido, mais seguro, mais bonito e ótimos pontos de parada, como no Leite na Pista (logo depois que atravessa a dutra mais uns kmtrinhos e fica do lado esquerdo da estrada, sem precisar fazer retorno. Proximo ponto de parada Sto. Antonio do Pinhal, que esta na temporada de Pinhão e feira de Lã.

Desculpe-me, só a minha opinião!

Não tem do que se desculpar, cada um tem uma opinião, como nosso amigo tem um 4x4 acho mais interessante um trecho de terra, ainda mais subindo na pedra, lugar igual aquele tem muito pouco, alias quando vou faço tudo por terra, sem alfasto.

Abs

Pablo Toledo
25/05/2009, 22:20
Pra variar, tudo depende...eheheh

O caminho pela Fernão Dias é um pouco mais curto, ainda que o trecho de estrada de terra anule essa vantagem dado o deslocamento mais lento.

A estrada entre Córrego do Bom Jesus e Gonçalves é um chão de terra batida e você vai quicando nela do começo ao fim, sem emoção alguma. Pra mim vale a vista que se tem logo que você sobe (e sobe bem!!!) os primeiros kilometros dela e de lá de cima se tem uma belíssima vista de todo vale que se forma. Uma chegada até a pedra de São Domingos é merecida. Penúltima vez que estive lá até teve uma pequena emoção devido as fortes chuvas que tinham desabado por aquelas bandas. Fora isso, chegar ao pico é tranquilo, já que há até uma pequena escadaria de pedras.

Aviso: se você olhar no Google Maps não vai achar a identificação desta ligação entre Córrego - Gonçalves. Mas pode ir que ela está lá!!!

Uma brincadeira muito bacana que tinha por lá era subir a Serra da Balança, vindo de São Bento do Sapucai. Já tem uns seis meses que não passo por lá, mas da última vez tinham passado o trator e até ecosport transitava...eheheh

ri_lins
26/05/2009, 10:04
Valeu por todas as dicas. Se tiver sem nuvens o dia, irei por cambuí e passarei na pedra de São Domingo, senão talvez vá por Pinhais mesmo. Vi que tem um jeito de chegar até gonçalves passando por trás da pedra do baú (reportagem da 4 rodas). Vou tentar descobrir como faz.

Eduardo, teria como mandar as planilhas? Meu e-mail é ri_lins@yahoo.com.br.

Valeu!
Ricardo.

Eduardo Tescarollo
26/05/2009, 11:40
Valeu por todas as dicas. Se tiver sem nuvens o dia, irei por cambuí e passarei na pedra de São Domingo, senão talvez vá por Pinhais mesmo. Vi que tem um jeito de chegar até gonçalves passando por trás da pedra do baú (reportagem da 4 rodas). Vou tentar descobrir como faz.

Eduardo, teria como mandar as planilhas? Meu e-mail é ri_lins@yahoo.com.br.

Valeu!
Ricardo.

Ricardo,

Já te envie as planilhas. Passar pela pedra do Baú seria outro passeio, por um lado São Bendo do Sapacai/Campos do Jordão ou pelo outro Sapacai Mirim/Campos

Abs

ri_lins
11/06/2009, 00:33
Galera,

fiz o passeio para Gonçalves e Monte Verde com paisagens bonitas e um pouco de frio. Tudo bem tranquilo pois não choveu e as estradas estavam secas.

Fomos de Joanópolis a Gonçalves por terra e depois voltamos até monte Verde pela mesma estrada.

Normio
28/06/2010, 00:50
Olá pessoal, então vou para Gonçalves no feriado do dia 9 de julho e gostaria de saber qual é o melhor caminho para ir, pela Fernão Dias ou Carvalho Pinto via Ayrton Senna?

É que caso for pela Fernão Dias, irá ter um trecho de 25 km de estrada de terra e ouvi dizer que tem algumas subidas que pode ser perigoso ( no sentido de atolar o carro) se estiver chovendo. Será que um Grand Vitara ( 3ª geração , todo original) aguenta?

Normio
28/06/2010, 00:56
Peço desculpa ao pessoal, consegui achar o forum com o topico bem parecido :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56957

Girti
28/06/2010, 01:14
Olá pessoal, então vou para Gonçalves no feriado do dia 9 de julho e gostaria de saber qual é o melhor caminho para ir, pela Fernão Dias ou Carvalho Pinto via Ayrton Senna?

É que caso for pela Fernão Dias, irá ter um trecho de 25 km de estrada de terra e ouvi dizer que tem algumas subidas que pode ser perigoso ( no sentido de atolar o carro) se estiver chovendo. Será que um Grand Vitara ( 3ª geração , todo original) aguenta?

Normio, na verdade, as opções são em maior número, as que você cita são as mais conhecidas. Vamos a algumas das opções que eu conheço:

Totalmente asfaltadas:

1 - Dutra até São José dos Campos, depois Monteiro Lobato/Sapucaí Mirim/São Bento do Sapucai/Gonçalves

2 - Ayrton Senna+Carvalho Pinto+SP123 até Santo Antonio do Pinhal, depois Sapucaí Mirim/São Bento do Sapucaí/Gonçalves

Asfalto em parte:

3 - Fernão Dias até Camanducaia, depois, passando pelo bairro do Juncal, seguir até Gonvalves

4 - Fernão Dias até Cambuí, depois, passando pelo bairro Córrego de Bom Jesus até Gonçalves

As opções 1 e 2 pagam bem mais pedágio e são cerca de 100 Km mais longas. A opção 3 tem cerca de 40-50 Km de terra (após Camanducaia), está muito esburacada, mas, nesta época de pouca ou nenhuma chuva, não oferece risco de atolamento. É visualmente muito bonita. A opção 4 é em terra a partir de Cambuí, está, pelo que sei, em bom estado, não oferecendo, nesta época do ano, perigo de atoleiros. Oferece ainda a possibilidade de fazer, no trajeto, uma visita à Pedra de São Domingos (ponto mais alto da região, belo visual!), cujo acesso é feito através desta estrada.
Há ainda diversas opções alternativas, seguindo em parte os trajetos acima, mas são percursos mais complicados quanto à navegação, além de serem feitos por estradas piores.
Um Grand Vitara original passa tranqüilamente por qualquer uma das opções acima, bastando que, nos trechos mais esburacados, você reduza a velocidade, para poupar carro e passageiros. Uma possibilidade é você ir pela Fernão Dias (trajeto mais curto e bonitos visuais) e retornar pela Carvalho Pinto+Ayrton Senna (evitando os congestionamentos que costumam acontecer na Fernão Dias nos domingos e feriados, próximo a Mairiporá e a São Paulo). Faça a sua escolha e boa viagem!

Normio
28/06/2010, 01:23
Valeu amigo, você esclareceu completamente a minha dúvida

Já fui para a cidade de Gonçalves , mas fui pela Ayrton Senna + Carvalho Pinto.

Acho que vou ir pela Fernão Dias até Cambuí, para conhecer a Pedra de São Domingos. Tava com medo só de atolar o carro mesmo :grin:!!

Obrigado pela informação!

Assumpcao
07/07/2010, 10:47
Bom dia,

Alguem conhece uma trilha de São Paulo para Monte Verde? Estou querendo fazer...

Abraços,

Alexandre

Davi Gonçalves
07/07/2010, 11:36
Existem varias opções, seja indo por São Francisco Xavier, seja por Nazaré Paulista saindo por Joanopolis, ou por Joanopolis direto subindo até Monte Verde.
De uma procurada que vc acha..
neste site tem alguns track logs
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=turma4x4.com.br

Gaia
03/01/2012, 12:52
Em Gonçalves mg tem muita trilha e muita estrada de terra. Para mais informações acesse www.mantiqueira4x4.blogspot.com (http://www.mantiqueira4x4.blogspot.com)

roberto_lemos
24/01/2012, 00:27
Você citou duas excelentes cidades do sul de Minas! Eu conheço melhor a cidade de Monte Verde, mas também já visitei Gonçalves algumas vezes.

Para ir para Monte Verde sempre utilizei a rodovia Fernão Dias. Pode ir que é tranquilo e não tem erro. Afinal de contas, chegar em Monte Verde (http://www.monteverdeonline.com.br/como-chegar) é bem simples!

Na cidade tem muita coisa bacana para se fazer e as pousadas de Monte Verde (http://www.monteverdeonline.com.br/pousadas/) são sensacionais! Aproveite sua estadia na cidade.

Um abraço!

sonner
03/04/2014, 14:09
O problema é sair sóbrio do Deméter na Roça quando o Adriano se empolga para dar Salinas a todo mundo!! kkkkk




Olá Ricardo,

Minha primeira pergunta é "vc é um feliz proprietário de um 4x4?"
Se a resposta for sim, o caminho que eu indico é:

Pousada Montanhes ou Vida Verde (Gonçalves)

Almoça em Gonçalves no Demeter na Roça e deixa um abraço ao meu amigo Adriano que é muito gente boa.

Depois quando for para Monte Verde, vá pela pedra do forno, trilha muito leve, só que tem um pedacinho de uns 400mtrs que fica muito úmido e as vezes é melhor traçar (já passei por este caminho de Fiesta).

A paisagem é de deixar de boca aberta, não se esqueça das fotos aqui no forum depois.

Abraço e boa viagem!

Flávio

jeb
22/03/2015, 14:59
Colegas, alguém tem informações atualizadas da condição da estrada Monte-Verde/Gonçalves, a de chão?
Grato
J.