Ver Versão Completa : blazer 4.3 v6
leofebre
24/05/2009, 18:20
minha bomba de combustivel esta perdendo a pressao direto meu veiculo possui gnv mas ando acima de 1/4 e tenho rele que desliga a bomba quando entra o gnv ja troquei 3 bombas desde o começo do ano
por favor ajudem
Pedro....
25/05/2009, 15:53
Também tenho gas na minha blazer.
Depois de estragar duas bombas descobri o seguinte:
Não andar com pouca gasolina, pois a bomba é refrigerada pela gasolina.
No seu caso, como aconteceu comigo, a única forma é trocar a bomba, existe um refil + - R$ 350 + R$ 150 MO.
abs
leofebre
25/05/2009, 19:11
Também tenho gas na minha blazer.
Depois de estragar duas bombas descobri o seguinte:
Não andar com pouca gasolina, pois a bomba é refrigerada pela gasolina.
No seu caso, como aconteceu comigo, a única forma é trocar a bomba, existe um refil + - R$ 350 + R$ 150 MO.
abs
valeu pela resposta mais pedro acredito eu que nao seja falta de combustivel nao pois ando acima de 1/4 me falarao que pode ser o regulador de pressao o que vc acha ???
Caros amigos!
Hoje não tenho mais a S10 4.3 V6, mais vou compartilhar um ocorrido.
A bamba original pifou, então, retirei a bomba original do tanque, coloquei um cano no lugar da bomba.
Comprei a bomba do santana 2.0, que é externa, foi feito um jamp na fiação, e coloquei a bomba de combustível presa ao chassis.
Durante dois anos, não tive problemas. (vendi a camionete)
Abraços.
Kim.
ps.: rodava no álcool.
leofebre
27/05/2009, 18:46
kil legal o que vc fez mas sera que esta bomba tem a mesma pressao para alimentar a seis canecos ???
A bomba do santana 2.0 e cadete GSI 2.0 tem a mesma pressão da S10, se não me engano, próximo a 6 bar.
ktiburcio
09/10/2009, 06:33
Pessoal,
Estou passando pelo mesmo problema, a minha também esta queimando direto e não acredito ser problema de desligamento, pois o regulador de pressão teria a função de manter a pressão controlada na linha de alimentação mesmo usando o GNV. Mas como kim fez uma adaptação e durante dois anos não deu mais problema gostaria de tentar esta adaptação também.
ktiburcio
09/10/2009, 06:42
leofebre,
Você resolveu o seu problema da bomba?
Vlwww... XD:-D
Marcelo-HPE
09/10/2009, 09:42
Pode ser tb uma alta corrente elétrica que está queimando a bomba . o circuito da bomba não tem fusível !!?
desculpa se falei bobagem !!
BoaTrilha
09/10/2009, 13:45
só uma pergunta:
faz quanto tempo que nao troca o filtro de combustivel?
e o regulador de pressao?
uma das possibilidades é queimar por excesso de esforço/bloqueio na linha de combustivel.
abraços
ktiburcio
10/10/2009, 10:14
Muito bem.
O que realmente queima a bomba, é a corrente elétrica que circula nos enrolamentos do motor da bomba.
Esta corrente tem um valor nominal, que sobe se o motor da bomba de combustível está sendo forçado a trabalhar num regime que não é o nominal.
O Regime de trabalho forçado pode ser provocado por filtros sujos, controlador de pressão defeituoso ou bomba enferrujada, etc.
No caso da falta de refrigeração na bomba, a corrente também sobe, pois se não existe refrigeração, existe aquecimento e o aquecimento no enrolamento provoca aumento da resistência elétrica do enrolamento de cobre e posteriormente aumento da corrente elétrica.
Então porque o fusível não queima?
Simples, o circuito que alimenta a bomba, também alimenta outros componentes elétricos da blazer:
No caso da minha:
Fusível de 20A: Bomba de combustível, alimentação ECM e VCM, relé auxiliar da bomba de combustível e sistema antiblocante de freio ABS.
Não sei ainda ao certo quanto que consome uma bomba de combustível, acho que fica em torno de 5A.
Se houver um aumento da corrente elétrica na bomba pra digamos 10A, acredito que já deva estar com a fiação torrando, o fusível não vai queimar, pois ele é pra 20A.
Mas eu gostei muito da sua idéia, vou colocar um fusível só pra minha bomba. Vou medir o consumo dela em regime nominal e colocar um fusível para 1,5 a corrente nominal.
Exemplo: 5A x 1,5 = 7,5A. Não existe fusível para 7,5A. Colocar o valor mais próximo. 10A
Isso não vai resolver o problema, mas não vai mais queimar a bomba.
O fusível vai avisar que existe um problema em vez da bomba avisar.
ktiburcio
12/10/2009, 15:08
Pessoal,
Parece que existem dois reguladores de pressão:
1) Regulador de Pressão do Distribuidor de Combustível
2) Regulador de Pressão de Combustível
Parcece que a função do primeiro é manter a pressão no distribuidor de combustível com o intuito de facilitar a partida do motor.
E a função do segundo é manter a pressão na linha constante para que tenhamos aquela famosa pressão de 4,2 ou 4,5 BAR.
Como estou tendo problemas com a minha bomba de gasolina, pois uso o GNV. Acredito que este segundo regulador de pressão se não estiver regulando, pode fazer a presão na linha aumentar indefinidamente até queimar a bomba.
Eu vou trocar este camarada, pois estou com ele desde que comprei a blazer. 2 anos atrás.
Mas a minha surpresa é que mesmo consultando o manual de serviço, eu não consigo achar o dito cujo no motor
Segue o desenho do manual. Alguma alma caridosa poderia me ajudar mostrando onde fica esse danado? 2) Regulador de Pressão de Combustível?
Valeu.
Kepler
ktiburcio
17/10/2009, 08:25
Pessoal,
Veja o que eu descobri:
A bomba da Blazer é um conjunto que contem o motor, mangueiras, conectores eletricos e isso tudo vai dentro de um copo grande.
A tampa deste copo possui as entradas e saidas de combústivel e as conexões eletricas.
Pra se ter acesso ao motor da bomba é necessário levantar esta tampa, que desliza por três pinos compridos.
Quando esta tampa levanta, ela tras consigo os cabos de alimentação do motor e tras também a mangueira que vai conectada nesta bomba.
A falha esta ai:
Esta mangueira é comprida para que a tampa consiga abrir e levantar sem forçar a mangueira. Acontece que quando a tampa se fecha, esta mangueira se enrola dentro do copo fazendo uma volta de 180o.
Como sabemos, qualquer curva, por menor que seja, introduz perda no sistema hidráulico fazendo com que a bomba tenha que vencer esta resistência hidráulica CONSTANTEMENTE pra manter a pressão na linha.
Estas perdas hidráulicas são calculadas de acordo com a agressividade da curva. Uma curva de 90o introduz uma perda maior que uma de 45o. Por sua vez a minha bomba estava com uma curva de 180o na mangueira.
Após ter feito a troca da bomba. BOSCH --> BOSCH eu medi a pressão na saida da bomba. Conectei o manometro lá no bocal do tanque, embaixo do carro. Medi 1 BAR.
Retirei o conjunto novamente e troquei esta mangueira por uma mais curta. Ficou até mais difícil montar o conjunto novamente, mas montei e medimos a pressão.
PASMEM: 4BAR (Sem precisão).
Então acredito que o comprimento desta mangueira também influência no rendimento da bomba.
ktiburcio
17/10/2009, 08:52
OPSSSS...
Ratificando.
Curva de 360o
ktiburcio
23/10/2010, 21:25
Pessoal,
Descobri o que estava de errado com a minha bomba. Era o mecânico...
Troquei de mecânico e tudo certo.
A minha bomba estava com a fiação em gambiarra, colocaram um tubo na saida da mangueira que estava restringindo a passagem de combustível, a carcaça da bomba estava quebrada... Ou seja estava uma M...
Troquei tudo. Até agora não me deu mais problemas.
Abs/
ola amigos
eu tenho uma blazer 97 4.3 v6 97 ela tem gnv ela so liga com botao no meio nem no gnv nem na gasolina so depois posso fazer a mudança, agora quando eu passo para gasolina na lenta ela funciona quando acelero ela morre e quando estou andando no gnv q passo para gasolina ela nao anda.
o que pode ser, alguem pode me ajudar.
Amigos do 4x4 proprietário das Blazer 4.3 v6.
Tenho uma 97, passei por este sofrimento de troca de bomba por 3 vezes, na quarta eu mesmo resolvi mexer, troquei colocando uma bomba do gol gti comprada no ML, coloquei ela externa, ficou no chassi próximo o step que ficou tampando a mesma dando maior segurança contra vandalo. Deixei a carcaça da bomba, no lugar coloquei uma manqueira corrugada aquela que vem no quit quando agente compra os reviu, daí as conexões foram normais, bem com suspiro, retorno e vazão para a bomba, só faz um barulhinho a mais.
segue aí pra vcs verem qual foi.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700039031-bomba-combustivel-mercedes12-barcom-niple-12mm-promoco-_JM