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Ver Versão Completa : Caixa de marcha Band - dúvida



mvinicius.net
24/05/2009, 15:07
Gostaria de pedir uma ajuda aos amigos:
Peguei recentemente (+ ou - 3 meses) a minha band 82,motor mercedes, caixa seca.
Fui para Friburgo-RJ ontém e aconteceu o seguinte problema:

1º - Subindo a serra senti o carro muito fraco e o tempo todo de terceira marcha numa velocidade média de 40 Km/h. É assim mesmo:?:

2º - Quando terminei de subir a Serra a quarta marcha entrou com dificuldade e não quis mas desesngatar. Tive que vir para casa de quarta o tempo todo (foi uma M... mas consegui chegar em casa).

O que pode ter acontecido nesses dois casos:sad:
Grato desde já, galera.
Marcus Vinicius

valeriano
24/05/2009, 17:05
Gostaria de pedir uma ajuda aos amigos:
Peguei recentemente (+ ou - 3 meses) a minha band 82,motor mercedes, caixa seca.
Fui para Friburgo-RJ ontém e aconteceu o seguinte problema:

1º - Subindo a serra senti o carro muito fraco e o tempo todo de terceira marcha numa velocidade média de 40 Km/h. É assim mesmo:?:

2º - Quando terminei de subir a Serra a quarta marcha entrou com dificuldade e não quis mas desesngatar. Tive que vir para casa de quarta o tempo todo (foi uma M... mas consegui chegar em casa).

O que pode ter acontecido nesses dois casos:sad:
Grato desde já, galera.
Marcus Vinicius


Essa questão de subir a serra de terceira, a 40km/h é normal. A menos que o seu motor seja turbinado e vc mexa na relação, nas ladeiras muito inclinadas essa é a velocidade normal.
O fato da marcha não desengatar eu não sei, vou deixar para os outros darem a opinião.

onduty
24/05/2009, 17:35
Tem vez q pode ser a embreagem q esteja desregulada.

É todas as marchas q estão dificeis de engatar ou só é a quarta ?


Valeu

Allan Nielsen
24/05/2009, 17:55
Gostaria de pedir uma ajuda aos amigos:
Peguei recentemente (+ ou - 3 meses) a minha band 82,motor mercedes, caixa seca.
Fui para Friburgo-RJ ontém e aconteceu o seguinte problema:

1º - Subindo a serra senti o carro muito fraco e o tempo todo de terceira marcha numa velocidade média de 40 Km/h. É assim mesmo:?:

2º - Quando terminei de subir a Serra a quarta marcha entrou com dificuldade e não quis mas desesngatar. Tive que vir para casa de quarta o tempo todo (foi uma M... mas consegui chegar em casa).

O que pode ter acontecido nesses dois casos:sad:
Grato desde já, galera.
Marcus Vinicius

A Band 82 não tem caixa seca, ela já tem caixa sincronizada e reduzida.

Depois de fria continua sem engatar as marchas? mesmo desligada?

Comece pelo mais simples, nivel e qualidade do oleo.

boa sorte

maxdelta
24/05/2009, 19:50
Gostaria de pedir uma ajuda aos amigos:
Peguei recentemente (+ ou - 3 meses) a minha band 82,motor mercedes, caixa seca.

Vc quer dizer band 81 né!


Fui para Friburgo-RJ ontém e aconteceu o seguinte problema:

1º - Subindo a serra senti o carro muito fraco e o tempo todo de terceira marcha numa velocidade média de 40 Km/h. É assim mesmo:?:

A não ser que seja a serra mar, 40km/h é muito baixo, já trocou os filtros de ar, e de combústivel bem como o lubrificante? Pouca força geralmente é filtro de ar sujo!


2º - Quando terminei de subir a Serra a quarta marcha entrou com dificuldade e não quis mas desesngatar. Tive que vir para casa de quarta o tempo todo (foi uma M... mas consegui chegar em casa).

O que pode ter acontecido nesses dois casos:sad:
Grato desde já, galera.
Marcus Vinicius
Como disse o amigo aí em cima da olhada nos óleos lubrificantes da caixa! A caixa de marchas tem que está intopida de óleo!

JAIME
24/05/2009, 20:44
Meus caros,

Uma vez aconteceu isto com minha Band, por coincidencia, subindo para Friburgo. Sem força e problemas no cambio. Foi o seguinte: Partiu o berço de fixação do motor no lado direito. O motor girou e se apoiou na lateral. Com o giro a borracha que liga o filtro de ar ao coletor de admissão estrangulou e impediu a entrada de ar. A caixa, com o giro do motor ficou dificil de engrenar. Levei no Marcos (moreno) da antiga Toyomarcos e tivemos que retirar o motor para o torneiro refazer o berço e poder fixar os parafusos. Acabou o misterio e o problema.

Torezan
24/05/2009, 22:09
40 km/h em 3ª marcha é meio estranho. Se a ladeira for muito íngreme, não se consegue vencer em 3ª e se não for, a 3ª bem pisada leva a mais de 40 km/h. Tente verificar os filtros de ar e de combustível além do lubrificante e seu filtro. Não esqueça de dar uma boa limpeza nos bicos e na bomba.
Se o motor estiver com tudo em cima, provavelmente conseguirá maior desempenho.
Quanto à caixa, é melhor verificar o estado do lubrificante. Uma dica é trocá-lo e aditivar para deixá-la mais macia.
Abraços,

mvinicius.net
24/05/2009, 22:27
Vc quer dizer band 81 né!

A não ser que seja a serra mar, 40km/h é muito baixo, já trocou os filtros de ar, e de combústivel bem como o lubrificante? Pouca força geralmente é filtro de ar sujo!

Como disse o amigo aí em cima da olhada nos óleos lubrificantes da caixa! A caixa de marchas tem que está intopida de óleo!
Allan e Max, a toyota no documento vem como 82 e ela realmente é caixa seca, 4x4 e sem reduzida.
Está até agora engatada a quarta marcha (travada) e não desgruda nem com "reza braba".
O filtro de ar é do antigo com óleo. Já foi limpo e trocado o óleo do mesmo!
Não sei realmente o que aconteceu!
Vale lembrar que o câmbio, antes dessa ocorrência, possuia uma "certa" folga!
Sei que vou ter que levar num mecânico, mas estou tentando saber se alguém passou por algum problema parecido para não ser enrolado por eles.
Para isso conto com a ajuda de vcs!

Grande abraço,
Marcus Vinicius.

Torezan
24/05/2009, 22:40
Caro colega,
Assim que comprei minha antiga Band (1980 e que acredito, tinha a mesma configuração mecânica da sua) tive problemas com a caixa: quebrei 3 discos de embreagem e retifiquei a caixa por causa da caixa de transferência que estava quebrada e soltando tudo o restante. Numa ocasião, ocorreu algo semelhante, porém foi a 3ª marcha que engatou e não saia mais. Segundo um mecânico, o que ocorreu foi o encavalamento da 1ª e da 3ª marchas (não sei se isso é possível). Tive sérias dificuldades para encontrar a caixa e tive que retificar todo o câmbio q tinha engrenagens soldadas no eixo. Resumindo: a caixa estava moída.
Recomendo que você procure um mecânico de confiança e faça mais de um orçamento para ver o que realmente está ocorrendo.
Abraços,

Fe_jipeiro
25/05/2009, 08:41
Bom dia Marcus...

Primeiramente parabens por ter uma band... bom vamos la... a sua band por ser 82, deveria ter cambio 4 marchas sincronizado e reduzido, a nao ser que vc tenha pego uma leva das ultimas unidades de cambio seco feito em 82. Somente por via das duvidas: a "bola" do diferencial traseiro fica no centro ou mais para o lado direito(passageiro)???

Com relação a velocidade, em 3ª marcha é para vc estar com mais velocidade sim nas serras, mesmo sendo subidas !, qual pneu q vc utiliza?

Agora falando do encavalamento, no cambio 4 marchas, nao diria q eh normal, porem ha possibilidades de encavalar sim com mais frequencia q o cambio de 5m.... ja vi alguns casos acontecerem, sem ao menos estar na trilha ou fazendo muita força. Mas realmente precisa ver o que está acontecendo, sem ver, fica dificil falar, pois cada caso é um caso.

Um conselho....Se vc tiver q mexer no cambio...e realmente seu cambio for seco e vc tiver condicoes $$$ de colocar um sincronizado... mesmo sendo 4 marchas....coloque... nao ira se arrepender.....

Espero ter ajudado !

Abs...

joão k. chikui
25/05/2009, 12:44
Tomara que seja o caso que o Jaime contou .
Mas , vi um caso hilário , se não fosse oneroso : Um Sr . comprou a Band Zero em 81-82 e mandava trocar oleo de motor e até de Diferencial , mas , no cambio não deixava ninguém mexer , pois ele sabia que seu cambio era "seco". Em 94 ou 95 seu cambio fundiu por falta de oleo.

onduty
25/05/2009, 13:46
Já me esqueci...

A minha band 76 com cambio seco da até 50km/h na subida de 3ª ou até mais...


Isso ta estranho mesmo.

Boa Sorte na "resolvição" do problema.

Valeu

maxdelta
25/05/2009, 14:40
Tomara que seja o caso que o Jaime contou .
Mas , vi um caso hilário , se não fosse oneroso : Um Sr . comprou a Band Zero em 81-82 e mandava trocar oleo de motor e até de Diferencial , mas , no cambio não deixava ninguém mexer , pois ele sabia que seu cambio era "seco". Em 94 ou 95 seu cambio fundiu por falta de oleo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk, em vez de caixa com primeira e segunda seca era "à seco"


Já me esqueci...
A minha band 76 com cambio seco da até 50km/h na subida de 3ª ou até mais...
Isso ta estranho mesmo.
Boa Sorte na "resolvição" do problema.
Valeu
A serra referida dá pra subir de 4ª a 60 e 80km/h, exceto pelas partes com curvas, apesar que tem trechos que não dá pra colocar 40km/h. Esses ônibus mais novos intermunicipais(empresa 1001), sobem a quase 90km/h. Pra andar nessa velocidade é mais é coragem, pq a estrada é boa e bem sinalizada! Agora se fosse a serra-mar aí seria outra história!


Bom dia Marcus...
Primeiramente parabens por ter uma band... bom vamos la... a sua band por ser 82, deveria ter cambio 4 marchas sincronizado e reduzido, a nao ser que vc tenha pego uma leva das ultimas unidades de cambio seco feito em 82.

Que azar ein! Deve ser algumas que ainda estavam no pátio aguardando um feliz comprador, não importa o modelo e sim quando emplaca!


Um conselho....Se vc tiver q mexer no cambio...e realmente seu cambio for seco e vc tiver condicoes $$$ de colocar um sincronizado... mesmo sendo 4 marchas....coloque... nao ira se arrepender.....

Espero ter ajudado !

Abs...
Como diz o menino, dependendo do que vc vai gastar vale mais apenas em investi em algo mais recente!

Boa sorte!
Abraços!

Fe_jipeiro
25/05/2009, 14:49
Como diz o menino, dependendo do que vc vai gastar vale mais apenas em investi em algo mais recente!

Boa sorte!
Abraços!


ehehehehe

Muito obrigado pelo "Menino" eheheheh ... Nada mal, ganhei mais tempo de vida ... ehehehe

Abs....

mvinicius.net
26/05/2009, 20:27
Fala Felippe, a bola do diferencial traseiro fica no centro e o pneu que utilizo é o pirelli scorpion 265/70/16.

mvinicius.net
26/05/2009, 20:41
Essa semana a Band vai ficar de molho pois estou sem tempo de leva-la ao "médico". rsrsrsrsrs.
Vou leva-la na semana que vem e assim que desvendar o problema, mando notícias.
Valeu à todos pela atenção e respostas dos possíveis problemas.

Marcus Vinicius.

Fe_jipeiro
27/05/2009, 08:16
Opa Marcus !

Coloca aqui no forúm sim ... estamos curiosos... Pena que não conseguimos ajudar muito... eheheh

Abs....

ThE_DoG
28/05/2009, 21:27
Marcus

Aconteceu o mesmo comigo qdo tinha uma band com caixa seca, não lembro o nome da peça(tinha um nomezinho estranho) que foi trocada mas a dica é desparafusar a tampa da caixa e tirar a alavanca do câmbio, vc vai ver que é na alavanca o problema, mesmo desconectada da engrenagem ela continua "travada", se não me engano foi trocada essa pequena peça e tbém foi feito alguma coisa na tampa que fica junto com a alavanca pq tinha um desgaste naquele ponto, parece que foi colocada uma solda para diminuir o desgaste da peça, para tudo isso não é necessário remover a caixa de câmbio, faz tudo por cima e lembro que não foi cara a manutenção.
O óleo tem um nível correto, não deve ficar nem acima nem abaixo do nível.
Subir a serra a 40km/h é indicação que vc está com alguma restrição, faça um teste desligando o filtro de ar do coletor de admissão(indica restrição no filtro de ar) e exerimente tbém fazer um teste retirando a tampa de combustível (indica restrição no fluxo de diesel por falta de respiro) , esse último teste faça com tanque baixo, claro... Tbém revise os filtros de combusível e o copinho.
Uma das melhores coisas que fiz na antiga band foi trocar esse filtro de ar por um de elemento seco, peguei um da F1000 mas o da D20 tbém fica mto bom, muda até o som do motor hehe

[ ]´s

Marco Antonio

mvinicius.net
14/06/2009, 11:04
Salve amantes da Band!!!
Bom, a notícia não é muito boa... O mecânico esteve aqui em casa e retirou a caixa para analisar o estrago. E quando ele me deu a notícia, ou melhor, o valor do conserto, quase caí pra trás! R$ 1.500,00. Uma lista de peças de mais ou menos 25 peças para trocar. Desde eixo primário a sincronizadores e por aí vai!
Vale lembrar que a caixa é seca (só a terceira e quarta sincronizada) e o problema foi a quarta marcha engatada (travada) e não saía nem com reza braba!
Pesso ajuda aos amigos:
- O preço está salgado ou é + ou - por aí?
- Ele conseguiu arrumar uma caixa sicronizada de 4 marchas completa com transferência por rR$ 3500,00. Vale esse preço?
- O diferencial traseiro tb terá que ser trocado, pois a "bola" das engrenagens é no centro do eixo e segundo o mecânico, a "bola" das engrenagens tem que ser para direita.

Qualquer informação de vcs será muito bem vinda!
Grato desde já,
Marcus Vinicius.

joão k. chikui
14/06/2009, 19:12
Marcus

Se estiver revisada , é por aí mesmo o $$.
Só pesquise antes os orçamentos , pois pelo eixo , imaginando que a tua é perua(longa) , até pode usar o eixo com bola central,mas , muda muita coisa , desde caixa seca, travessa , coxins , etc...

Já que a adaptação é grande , se achar um cambio/reduzida das hilux aspiradas (saida dianteira do lado passageiro) , ficaria show

estyvybeykr
15/06/2009, 09:37
Marcus se tiver tempo pra dar uma lida na minha reforma, verá o que é necessario e todas as peças que terá que trocar para essa mudança, é só clicar ai em baixo na minha assinatura, e qualquer outras duvidas é só perguntar Ok.

mvinicius.net
15/06/2009, 22:32
Grande Estevão! Só me resta lhe dar os parabéns pela reforma da White Bird. Ela está ficando top de linha e linda demais! Lí rapidamente o seu tópico e reparei a caixa "vermelha" que vc colocou!
Consegui de um amigo uma caixa de 4 marchas sincronizadas, porém sem a caixa de transferência. Gostaria de saber onde, aqui no Rio de Janeiro, poderia encontrar essa caixa de transferência? Existe algum site que possa procurar?
OBS: Estevão, vc teve que fazer muitas alterações/modificações para trocar a caixa seca para sincronizada?

estyvybeykr
17/06/2009, 21:57
Grande Estevão! Só me resta lhe dar os parabéns pela reforma da White Bird. Ela está ficando top de linha e linda demais! Lí rapidamente o seu tópico e reparei a caixa "vermelha" que vc colocou!
Consegui de um amigo uma caixa de 4 marchas sincronizadas, porém sem a caixa de transferência. Gostaria de saber onde, aqui no Rio de Janeiro, poderia encontrar essa caixa de transferência? Existe algum site que possa procurar?
OBS: Estevão, vc teve que fazer muitas alterações/modificações para trocar a caixa seca para sincronizada?

Vinicius Brigadão pelo reconhecimento das c@g@d@s quer venho fazendo na Band kkkkkkkk.
Quanto ao site, pode aguardar e procurar aqui mesmo no 4x4 brasil ou no rolo 4x4, mas não é uma peça muito comum pra se ver a venda, e tambem bastante valorizada.
Quanto as alterações, sim mexe com bastante coisa:
_caixa seca
_flange do cilindro inferior
_travessa do câmbio
_coxim do câmbio
_diminuição do cardã trazeiro e prolongamento do dianteiro

E mas outros pequenos detalhes que não me vem a cabeça agora.:concordo: