PDA

Ver Versão Completa : Mais um filtro de combustível para Ranger 2.5 Maxion 4 x 4



Andre Monteiro
18/11/2004, 17:03
Estou querendo colocar um filtro de combustível entre o tanque e a bomba de transferência da Ranger 2.5 (ela só tem um filtro, entre a bomba de transferência e a bomba injetora).
Consultei a International, sucessora da Maxion, e a resposta foi "A International não recomenda a utilização de um filtro Sedimentador entre o tanque e a Bomba de transferência , porém na aplicação Sprinter HS 2.5 L foi desenvolvido e aplicado um filtro sedimentador pela própria Montadora em todos os veículos. Caso haja interesse , favor contatar um Revendedor Daimler Chrysler para maiores informações".
O que eu quero saber é se há algum risco de perda de potência ou algo similar com mais um filtro.
O motivo disso é evitar danificar a bomba de transferência com impurezas, como aconteceu comigo ao abastecer em um posto BR onde o diesel estava todo cheio de pedaços de plástico fino e maleável em suspensão, que detonaram a bomba de transferência.
Obrigado,
André

Walter L. L. Casitta
19/11/2004, 17:14
André
Você já procurou seber o que sai mais barato? a bomba ou o filtro? :?

Andre Monteiro
19/11/2004, 17:32
Walter,
A instalação do filtro completo, o que inclui o suporte (similar ao já existente na Ranger :shock: , mas sem o sistema de bombeamento de agua - seria o da D-20, que não tem aquele bombeamento junto), deve ficar no mesmo preço ou até um pouco mais caro que uma bomba de transferência (paguei 120 reais + 30 de mão de obra para trocar a bomba de transferência). A diferença que eu imagino é que, caso o veículo pare de novo por causa de sedimentos no diesel, eu posso entrar debaixo dele e com um simples rosquear/desrosquear trocar o elemento do filtro. Na bomba de transferencia, não. Só mecanico para fazer e com reboque ... Eu viajo muito pelo interior de Goiás e, quando fiquei "na mão" por causa dos tais plásticos em suspensão, já era de noite, o celular não pegava e foi o maior sufoco para conseguir um reboque.
Daí eu ter imaginado essa solução.
Obrigado

Walter L. L. Casitta
19/11/2004, 20:38
André,
Aquela bomba não é de água e sim para bombear o combustível para dentro do filtro depois da troca ou depois de uma sangria para eliminar a água acumulada ou ar.
Não seria o caso de instalar um filtro mais simples e mais barato, com aquele filtro decantador eu acho, aquele que tinha um copinho de vidro e permitem que agente veja as partículas acumuladas, tipo aquele que era usado na Toyotas Banderante 88? Tira-se o copinho, lavou ta novo.
Ou quem sabe poderia ser um daqueles fitros de gasolina dos motores carburados. Alguém no fórum saberia dizer se existe alguma contra-indicação?
Esse seu problema sempre me preocupou também.

Andre Monteiro
20/11/2004, 11:03
Walter,
Agradeço muito sua ajuda. Alguém já tinha me falado nesse filtro do copinho. Vou dar uma pesquisada aqui por Goiânia para ver se encontro e também com o mecânico que dá manutenção na Ranger, já que arranjar espaço naquele cofre de motor para colocar o filtro é meio complicado ...

Valeu.

André