PDA

Ver Versão Completa : S10 2.8 Andando Mais



Ronaldo Pezão
22/05/2009, 11:34
Ola a Todos os Amigos.
Acabei de adquirir uma S10 2.8 TURBO DIESEL e estou querendo aprender mais sobre meu carro com vcs visto que acredito que certamente não encontrarei local melhor para aprender do que aqui ou numa escola profissionalizante.
Como sempre na minha vida todos os meus carros nunca foram Absolutamente Originais, sempre mudei algo para ter uma performance melhor e não queria que fosse diferente na S10 que acabei de pegar e por isso iniciei as pesquisas.
Lendo algumas coisas aqui no Fórum me deparei com matérias de um preparador que me parece MUITO BOM e de Altíssima Confiança (RASH MOTOREN).
Em uma postagem que se muito me engano foi dele existia uma explicação sobre a preparação dos motores Sprint MWM. Fiquei muito satisfeito de saber tamanho versatilidade e capacidade desse motor podendo chegar a ter até 280 cavalos de potencia e com consumo praticamente inalterado se preparado de forma correta como ele mesmo executa em sua oficina.
Bom meu foco não seria tanta eficiência assim, não preciso e nem quero tanto.
Meu Objetivo seria apenas ultrapassar os 200 Cavalos e nada mais. Mesmo assim nesse momento não me julgo capaz ou hábil o suficiente para lidar com uma Pick-Up nessa faixa de potencia. Acho mais prudente aprender tudo sobre a condução com ela e só depois Fazer um UPGRADE dessa Magnitude.
Para tal preparação pessoal eu ja estou totalmente acostumado ao carro em suas características Originais, assim sendo novamente pesquisei um pouco e me deparei com uma postagem onde foi citado que com um pequeno aumento em um parafuso da Bomba injetora e uma ou duas voltas numa Porca da turbina eu já teria um rendimento MUITO SUPERIOR.
Me interessei muito nisso, e estou realmente disposto a tentar isso visto que seria apenas algo que envolveria uma regulagem, e sem envolvimento de peças extras ou mudança de algumas delas.
Porem como nessa postagem apenas era Citado o Fato do aumento de potencia e rendimento eu não me arrisquei a sair fuçando dentro do cofre do motor para tentar essa alteração na Injetora e na Turbina.
Por esse motivo gostaria de saber se algum dos Amigos já fez isso, tem algum experiência, se é real isso, se vale a pena fazer, etc...
Mas o Principal mesmo seria saber se alguém poderia ter e me mostrar ou enviar fotos por e-Mail que seja desses citados Parafuso da Injetora e da Porca da Turbina que eu teria de mexer.

Se alguém puder me ajudar com isso Agradeço e prometo Postar todos os resultados Obtidos com tal alteração.

Sem Mais desde já agradeço. :concordo::concordo::concordo:

RONALDO PEZÃO
S10 2004 Executive 2.8 Tb Diesel
Carapicuiba - Grd. São Paulo
ronaldoopezao@gmail.com (ronaldoopezao@gmail.com)

]

Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 11:41
Ola a Todos os Amigos.
Acabei de adquirir uma S10 2.8 TURBO DIESEL e estou querendo aprender mais sobre meu carro com vcs visto que acredito que certamente não encontrarei local melhor para aprender do que aqui ou numa escola profissionalizante.
Como sempre na minha vida todos os meus carros nunca foram Absolutamente Originais, sempre mudei algo para ter uma performance melhor e não queria que fosse diferente na S10 que acabei de pegar e por isso iniciei as pesquisas.
Lendo algumas coisas aqui no Fórum me deparei com matérias de um preparador que me parece MUITO BOM e de Altíssima Confiança (RASH MOTOREN).
Em uma postagem que se muito me engano foi dele existia uma explicação sobre a preparação dos motores Sprint MWM. Fiquei muito satisfeito de saber tamanho versatilidade e capacidade desse motor podendo chegar a ter até 280 cavalos de potencia e com consumo praticamente inalterado se preparado de forma correta como ele mesmo executa em sua oficina.
Bom meu foco não seria tanta eficiência assim, não preciso e nem quero tanto.
Meu Objetivo seria apenas ultrapassar os 200 Cavalos e nada mais. Mesmo assim nesse momento não me julgo capaz ou hábil o suficiente para lidar com uma Pick-Up nessa faixa de potencia. Acho mais prudente aprender tudo sobre a condução com ela e só depois Fazer um UPGRADE dessa Magnitude.
Para tal preparação pessoal eu ja estou totalmente acostumado ao carro em suas características Originais, assim sendo novamente pesquisei um pouco e me deparei com uma postagem onde foi citado que com um pequeno aumento em um parafuso da Bomba injetora e uma ou duas voltas numa Porca da turbina eu já teria um rendimento MUITO SUPERIOR.
Me interessei muito nisso, e estou realmente disposto a tentar isso visto que seria apenas algo que envolveria uma regulagem, e sem envolvimento de peças extras ou mudança de algumas delas.
Porem como nessa postagem apenas era Citado o Fato do aumento de potencia e rendimento eu não me arrisquei a sair fuçando dentro do cofre do motor para tentar essa alteração na Injetora e na Turbina.
Por esse motivo gostaria de saber se algum dos Amigos já fez isso, tem algum experiência, se é real isso, se vale a pena fazer, etc...
Mas o Principal mesmo seria saber se alguém poderia ter e me mostrar ou enviar fotos por e-Mail que seja desses citados Parafuso da Injetora e da Porca da Turbina que eu teria de mexer.

Se alguém puder me ajudar com isso Agradeço e prometo Postar todos os resultados Obtidos com tal alteração.

Sem Mais desde já agradeço. :concordo::concordo::concordo:

RONALDO PEZÃO
S10 2004 Executive 2.8 Tb Diesel
Carapicuiba - Grd. São Paulo
ronaldoopezao@gmail.com (ronaldoopezao@gmail.com)

]

Apenas 200CV? Só no parafuso da BI não dá. Você vai ter que procurar um profissional pra chegar nos 200CV. Procura o Rash...

TarsoDL
22/05/2009, 11:42
caro Ronaldo,

minha S10 "puxa" que é coisa de loco, ja comprei ela com a bomba um pouco aberta e com esta dita volta no parafuso na turbina, no relogio de pressao da turbina ela esta chegando a 1,5kg de pressão, o consumo nao achei alto, na cidade faz uns 10km/l sem esticar as marchas, e viajando a uns 110km/h de media fez até 12.8km/l.

tu fizeste uma ótima aquisição, o pessoal aqui do fórum dao uma aula para nós iniciantes..

a minha tbm está com o escapamento direto, dando mais velocidade final.

TarsoDL
22/05/2009, 11:45
[QUOTE=Tarso S10 2001;889294]caro Ronaldo,

...volta no parafuso na turbina,...

o parafuso nao é na turbina, é na bomba.. desculpe

ALEXANDREO
22/05/2009, 11:48
LIGA LOGO PRO MAUIRICIO DA RASCH E COLOCA OS BICOS E ESCAPE DE 3 POLEGADAS QUE TE GARANTO QUE NAO VAI SE ARREPENDER, FIZ ISSO NA MINHA RANGER E E SO ALEGRIA, E OLHA QUE JA FAZEM MAIS DE 20 MIL KM

Abraçao alexandre

TarsoDL
22/05/2009, 11:51
uma duvida,

teria que ser todo o escape de 3" ou somente a saida???

ALEXANDREO
22/05/2009, 12:00
Para o primeiro nivel de preparaçao que e a troca dos bicos, acerto na bomba injetora, o mauricio de explica como fazer, a troca do escape apos o coletor ja e suficiente, juntamente com a troca dos abafadores que terao que ter a mesma medida de entrada e saida e ser de preferencia livres como aqueles " jk" que se usam em carros turbinados a gasolina, na minha uso o final da f 250 6cc turbo diesel e somente ele, o ronco fica muito bonito e grave e na minha como a turbina e tgv voce percebe perfeitamente quando as palhetas abrem mudando o som do escape que fica ainda mais grave.

Resumindo a tua saida apos o coletor fica original, creio que seja 2,5 pol e depois 3 pol.
Fazendo isso procura trocar o filtro de ar com maior frequancia pois quando começa a ficar sujo fumaça mais, e o oleo tambem pois a contaminaçao pelo excesso de combustivel e maior, na minha troco entre 6 e 7 mil km.

Abraçao alexandre

TarsoDL
22/05/2009, 14:09
na minha eu tirei o abafador e coloquei somente a ponteira com duas saidas de 3" cada. o ronco fica joia mesmo..

DieselPower
22/05/2009, 18:50
Ronaldo, quanto ao parafuso de débito da BI (Bomba Injetora), 1/2 volta já é capaz de lhe fazer perceber a melhora. Caso queira mais, temos o exemplo do Edin que anda com 2 voltas no HSD dele e nunca teve problemas (mas com certeza deixa um rastro preto por onde passa).
Em relação ao fechamento da válvula WG da turbina, não é viável. Assim como o Maurício (Rasch) já provou em dinamômetro, o aumento de pressão pelo simples aperto da WG não traz nenuhm ganho de potência, e sim perda. Nossos amigos Walter e Edin podem dar os relatos, já que esperimentaram na própria pele este fato.
Quer um pouco mais de potência sem gastar nada? Aumenta o débito de diesel.
Quer ainda mais? Troca de bicos injetores e turbina pelo Rasch?
Ainda mais? Abondone o carro em uma oficina especializada e prepare o bolso.
Abraço.

Ronaldo Pezão
08/06/2009, 17:21
Apenas 200CV? Só no parafuso da BI não dá. Você vai ter que procurar um profissional pra chegar nos 200CV. Procura o Rash...
Pensei Nisso mesmo, 200 Pocotós ja é o suficiente pra mim ser bem feliz com ela. Mais que isso eu ja teria de investir pesado nuam excelete suspensão e freios MUITO MELHORES. Essas coisas eu até nem ligaria de fazer desde que eu já sinta confiança e saiba que aprendei a Dominar o carro.
Afinal de contas todos ja sabemos que nada adianta UMA FERRARI se esta nas Mãos de Um RUBINHO.
E infelizmente isso hoje tb ja se comprova na "BRAWN".

De qualquer forma eu tinha pensado em primeiro fazer o possivel sozinho e ai quando eu estiver mais habituado ao carro eu procuro essa FERA chamada RASH MOTOREN para ai sim realmente afinar a Danada como ela parece merecer... rssss

Obrigado


caro Ronaldo,

minha S10 "puxa" que é coisa de loco, ja comprei ela com a bomba um pouco aberta e com esta dita volta no parafuso na turbina, no relogio de pressao da turbina ela esta chegando a 1,5kg de pressão, o consumo nao achei alto, na cidade faz uns 10km/l sem esticar as marchas, e viajando a uns 110km/h de media fez até 12.8km/l.

tu fizeste uma ótima aquisição, o pessoal aqui do fórum dao uma aula para nós iniciantes..

a minha tbm está com o escapamento direto, dando mais velocidade final.
Gostei das suas Informações e fico satisfeito de saber que o carro rende bem assim.
A minha infelizmente não tenho conseguido tirar mais que 9,6 Km/Ltr, Não to achando Ruim (ainda mais porque tenho um Pé de chumbo rasoavel), mas sei que se eu aprender melçhor devo conseguir um resultado melhor por Litro (Apesar de não sero o foco Principal).
O que estranhei é o fato da sua com preparo estar mais economica que minha Original.

Obrigado.


LIGA LOGO PRO MAURICIO DA RASCH E COLOCA OS BICOS E ESCAPE DE 3 POLEGADAS QUE TE GARANTO QUE NAO VAI SE ARREPENDER, FIZ ISSO NA MINHA RANGER E E SO ALEGRIA, E OLHA QUE JA FAZEM MAIS DE 20 MIL KM

Abraçao Alexandre
Gostei Muito da informação. Vou analizar com cuidado.
Por curiosidade um serviço desses fica na casa de quanto ???
Se puder e quiser responder em PVT agradeço. ronaldoopezao@gmail.com (ronaldoopezao@gmail.com)

Valew !!!




Ronaldo, quanto ao parafuso de débito da BI (Bomba Injetora), 1/2 volta já é capaz de lhe fazer perceber a melhora. Caso queira mais, temos o exemplo do Edin que anda com 2 voltas no HSD dele e nunca teve problemas (mas com certeza deixa um rastro preto por onde passa).
Em relação ao fechamento da válvula WG da turbina, não é viável. Assim como o Maurício (Rasch) já provou em dinamômetro, o aumento de pressão pelo simples aperto da WG não traz nenuhm ganho de potência, e sim perda. Nossos amigos Walter e Edin podem dar os relatos, já que esperimentaram na própria pele este fato.
Quer um pouco mais de potência sem gastar nada? Aumenta o débito de diesel.
Quer ainda mais? Troca de bicos injetores e turbina pelo Rasch?
Ainda mais? Abondone o carro em uma oficina especializada e prepare o bolso.
Abraço.

Obrigado pelas informações.
Eu entendi bem essa parte sobre ser ilusão isso de conseguir ganhos Realmente expressivos sem ter de fazer a troca de peças (Pura Ilusão).
Minha idéia no momento formada pelo pouco que li aqui no Forum seria aumetar os Bicos e colocar a turbina da Hylux (3.0).

No momento eu acho que só vou mesmo é fazer o esquema do Parafuso na "BI", porem vou no meio termo, como vc citou 1/2 volta já ser perceptivel o ganho e o outro amigo ter dado duas voltas porem passou a ter uma Maria Fumaça ao invés de uma Pick-Up acho que vou usar 1 Volta e 1/2,e se fumaçar muito eu volto mais um pouco.
Vc poderia me mostrar alguma foto desse Parafuso para que eu possa fazer esse Acertinho ???

Abraços

__________________________________________________ __________________________________________________ _______________




Se algum amigo poder me passar foto do Parafuso da "BI" agradeço e prometo postar aqui todas as experiencias e resultados de cada uma delas.

OBRIGADO A TODOS AMIGOS DO FORUM.

RONALDO PEZÃO:concordo::concordo::concordo:

DieselPower
09/06/2009, 08:40
O que estranhei é o fato da sua com preparo estar mais economica que minha Original.
Na maioria das vezes, o que acontece nos motores Ciclo Diesel é isso mesmo, ou o consumo melhora, ou se mantém depois de repotencializado , pois você terá um maior torque disponível, fazendo com que mantenha a mesma velocidade com menor pressão no acelerador.

Por curiosidade um serviço desses fica na casa de quanto ???
Bicos- R$1.200,00
Escape- R$ 500,00

Minha idéia no momento formada pelo pouco que li aqui no Forum seria aumetar os Bicos e colocar a turbina da Hylux (3.0).
Nada de turbina de Hilux. Você tem que instalar uma turbina que vá lhe atender. Dependendo da potência esperada e a utilização do veículo a turbina deve ser pensada. Muitas vezes vai utilizar várias turbinas (caixa quente de uma, caixa fria de outra, eixo de uma terceira, rotor de uma quarta, e assim vai). Não existem receita pronta.
Converse com um preparador renomado, que ele irá lhe indicar a melhor saída.
Quanto aos bicos, é trocar mesmo, não vai pedir pra qualquer um aumentar os orifícios, correndo o risco de um (ou todos) ficarem "mijando" e queimarem seu pistão. No Diesel é diferente, quanto mais combustível, maior a temperatura. Diferentemente dos Ciclo Otto, onde vários preparadores enviam litros e litros de álcool para suprir um acerto mal feito.

acho que vou usar 1 Volta e 1/2,e se fumaçar muito eu volto mais um pouco.
Perfeito, assim mesmo. Aumenta, da uma passeada e ve como fica. Mas acredito apenas 1 volta já lhe deixará contente.

Vc poderia me mostrar alguma foto desse Parafuso para que eu possa fazer esse Acertinho ???
Não tenho fotos da BI do Sprint, mas é bem simples. Um parafuso grande encapado com um lacre metálico.
Mas no seu caso, é mais fácil ir até um Bosch Truck Center (ou qualquer outro bombista) e dizer: Quero que aumente 1 volta no parafuso de débito da minha Bomba Injetora.
Provavelmente ele vai tirar uma chave de fenda do bolso, fazer o serviço em 0,1 segundos e não cobrará nada.

Bianor
13/06/2009, 22:35
Prezados depois de mexer daqui e dali en parafusos e outros bichos mais, resolvi passar num Bosch Serviçe e retirar a bomba, trocar algumas peças e calibrar na bancada.
Ficou beleza nunca mais me mexo em parafuso algum.
Depois troquei os bicos e as molas deste, pois é duplo estagio.
Resultado muito bom anda bem faz pouca fumaça e pronto.
A minha conclusão é de que depois de 100.000km dificilmente os componentes mecanicos do bico e da bomba estejam em forma, voçe não percebe pois já se acostumou com uma queda de performance e mais fumaça. Então se voçe não quer morrer numa grana larga isto quieto e rode mais 100.000km que nem vai se dar conta.
A média histórica do consumo é de 9,52KM/L ultimamente tem feito 10 com regularidade.
Sds

Edintruder
14/06/2009, 09:12
Na minha Ranger comecei com 1 volta, subi pra 1 1/2 depois para 2 1/2 e finalizei com 3 voltas na BI. Fica muito melhor.

Ronaldo Pezão
15/06/2009, 11:37
A minha conclusão é de que depois de 100.000km dificilmente os componentes mecanicos do bico e da bomba estejam em forma,Acho que seu pensamento esta correto. Acredito e sei que com uma Manutenção Constante no que se Refere a regulagens e ajustes sempre vai nos permitir tirar o melhor do carro em todos Aspectos. E isso é o que aprincipio todos gostariamos, porem vc tb há de convir que gastar 1.200,00 de bicos a cada 100.000Km é algo a se pensar tb. Por isso acredito que o melhor caminho é nós mesmos nos informarmos certinho de tudo sobre nossos carros, pois ai podemos sempre nós mesmos mantermos o carro melhor acertado a nosso gosto e com isso tb sentir melhor qualquer alteração no carro.

Então se voçe não quer morrer numa grana larga isto quieto e rode mais 100.000km que nem vai se dar conta. Desculpe pois não entendi. Vc diz Pra mim com minha Pick-Up de 190.000Km rodar mais 100.000 e fazer essa Manutenção ou já fazer agora ???

A média histórica do consumo é de 9,52KM/L ultimamente tem feito 10 com regularidade.
SdsA Minha Média tem sido essa tb. Porem o que esta me assombrando é o Dono anterior me Afirmar que tirava sempre entre 11 e 12Km/Ltr com ela. E Olha que isso é sem eu ter feito nada nela ainda que não seja troca de Oleo e Filtro de Ar...

Na minha Ranger comecei com 1 volta, subi pra 1 1/2 depois para 2 1/2 e finalizei com 3 voltas na BI. Fica muito melhor.Bom mas certamente a BI da Ranger é Diferente da usada na S10 e dai que certamente se tem essa possibilidade de um numero maior de voltas no Parafuso de Débito da BI sem excessos de fumaça e consequentemente desperdicio de Combustivel.
De uma forma ou de outra muito obrigado pela informação.


ABRAÇOS A TODOS:concordo::concordo::concordo:

DieselPower
15/06/2009, 11:55
Bom mas certamente a BI da Ranger é Diferente da usada na S10 e dai que certamente se tem essa possibilidade de um numero maior de voltas no Parafuso de Débito da BI sem excessos de fumaça e consequentemente desperdicio de Combustivel.

Não se iluda. São bem semelhantes.
Não tem como você aumentar em grande quantidade o débito e (sem aumentar o volume de ar admitido) não fazer um rastro de fumaça preta.
A Ranger do Edin deve ser a própria "Maria Fumaça" nas saídas de lombadas. Esse é um dos contras, porém existem outros prós.

Ronaldo Pezão
15/06/2009, 15:04
Não tem como você aumentar em grande quantidade o débito (sem aumentar o volume de ar admitido) e não fazer um rastro de fumaça preta. Isso me faz pensar. Não seria legal então usar um Filtro de Ar Esportivo de Duplo Fluxo ???
Algo similar a esse:
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=60186412_3016.jpg&v=O

Abraços

TarsoDL
15/06/2009, 15:16
Ronaldo

tem uns posts que tratam sobre o uso desses filtros em camionetes a diesel..

abs...

Ronaldo Pezão
17/06/2009, 13:58
Ronaldo tem uns posts que tratam sobre o uso desses filtros em camionetes a diesel..
abs... Obrigado de qualquer forma acabei de comprar HOJE um filtro Novo originbal e com isso agora eu ganhei mais um bom tempo para pesquisar o modelo Ideal.

VALEW !!!:concordo::concordo::concordo:

Ronaldo Pezão
17/06/2009, 14:15
Por Acaso algum dos Amigos aqui do Forum já se parou com um problema no ABS ???
O Meu carro toda vez que ligo o carro e o Check Control faz os testes ele mantem a luz do ABS ligada e com isso deixa o Modulo do ABS desligado. percebi logo depois de pouco tempo de uso que se eu liga-se o carro com pé no freio e uma pressão Moderada a luz apagava logo após o check control fazer seus testes mas que de forma intermitente e sem Uma explicação Lógica ela voltava a ascender e assim permancia. Para Driblar esse problema eu tinha de desligar o Motor e religar el com o Pé no freio Novamente. Curioso e inconformado com isso decidi fazer algumas pesquisas no carro e com o antigo proprietário, para tal ao falar com ele e perguntar do fato descobri que ele em 4 anos de uso NUNCA tinha feito a troca do Fluido de freio. Bom descoberto isso corri ao carro e levantei o Capô, ao Olhar o Reservatório sobre o cilindro mestre encontrei o Liquido totalmente PRETO.
A Minha pergunta aos Amigos seria se pelo fato do Fluido estar totalmente Ineficiente, e com excesso de Agua ele não deixe o ABS de funcionar certo ??? E se alguem como eu acredita que pela perda da viscosidade ideal isso possa estar contribuindo para que o sistema de freio esteja com pressão errada (Pressão Menor) e dai o Modulo ABS fique desligado ?
Creio eu que isso responderia o porque o Check Control é iludido quando ligo o carro com o pé no freio, uma vez que ao pisar no freio aumento a pressão do sistema e com isso acredito que devo ultrapassar o limite de pressão mínima que o sistema exige...

Alguem tem alguma Luz sobre isso ???

Abraços:concordo::concordo::concordo:

Ronaldo Pezão
17/06/2009, 15:46
Bom Como Fluido Vencido é algo 100% errado nem perdi mais tempo e mesmo sendo um seviço Facil, que eu mesmo poderia fazer na garagem de casa, decidi matar a Maldita pulga que esta atrás da minha orelha a alguns dias e ja mandei trocar o Fluido Velho por um Novo ACDELCO DOT 4.0 numa Oficina vizinha aqui de onde trabalho.
Vamos ver se vai melhorar ou Sumir o Defeito.
Se melhorar a situação ou preferencialmente parar mês que vem mando trocar de novo pois certamente deve ainda soltar algum residuo de sugeira no novo fluido a ai sim colocarei um Novo outra vez, porem ai optarei por colocar o "MOTUL DOT 5.1":
http://img520.imageshack.us/img520/4966/motul51.th.jpg (http://img520.imageshack.us/i/motul51.jpg/)

No caminho de volta pra casa hoje farei alguns testes... rssss

Amanha postarei o Resultado de até o momento e as Impressões Iniciais sobre o caso.

Abraços:concordo::concordo::concordo:

MOROZINI
17/06/2009, 16:05
Já que o assunto se desviou um pouco, aí vai mais um assunto desviado, só para curiosidade:

"Manutenção da S10 é a mais barataModelo foi submetido a testes de impacto e venceu os concorrentes
(15-06-09) – A picape média com o menor custo de reparação, segundo levantamento feito pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) por meio de seu Núcleo de Pesquisa Automotiva da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização), é a Chevrolet S10.
A picape, líder de vendas desde 1995, ano de seu lançamento, venceu os concorrentes no quesito menor índice de reparabilidade. Os modelos passam por um teste de impacto e, depois, levados à oficina-modelo do Centro de Reparação Automotiva para constatar a extensão dos danos e a facilidade do reparo.
O índice serve como orientador das companhias de seguro. Os modelos melhores classificados no Car Group obtêm valores de seguros mais baixos, já que o custo do reparo é usado pelas seguradoras como base nas tarifas de preço."

DieselPower
20/06/2009, 20:43
Bom Como Fluido Vencido é algo 100% errado nem perdi mais tempo e mesmo sendo um seviço Facil, que eu mesmo poderia fazer na garagem de casa, decidi matar a Maldita pulga que esta atrás da minha orelha a alguns dias e ja mandei trocar o Fluido Velho por um Novo ACDELCO DOT 4.0 numa Oficina vizinha aqui de onde trabalho.
Vamos ver se vai melhorar ou Sumir o Defeito.
Se melhorar a situação ou preferencialmente parar mês que vem mando trocar de novo pois certamente deve ainda soltar algum residuo de sugeira no novo fluido a ai sim colocarei um Novo outra vez, porem ai optarei por colocar o "MOTUL DOT 5.1":


No caminho de volta pra casa hoje farei alguns testes... rssss

Amanha postarei o Resultado de até o momento e as Impressões Iniciais sobre o caso.

Abraços:concordo::concordo::concordo:

E aí? A luz apagou depois da troca do fluido?

murilloaquino
21/06/2009, 10:29
Com relação a suspenção, se vc trocar os amortecedores pelos amarelos, que vieram de série nas 2006>, já vai ter uma melhora grande no comportamento da sua S-10. Após isso, tente usar umas pastilhas dianteiras mais macias e com isso terá uma frenagem melhor quando o carro tiver mais de 200 cv.
No mais, é prudencia no volante..Tente usar essa potencia mais nas subidas e retomadas e não em velocidade maxima em si...

PS: o mais emocionante é esticar de 3 marcha um carro desse com 200 cv e ver os carros menores no retrovisor na subida...

TarsoDL
21/06/2009, 18:31
qual a diferença dos amortecedores amarelos dos outros??

DieselPower
24/06/2009, 08:49
qual a diferença dos amortecedores amarelos dos outros??

Acredito que tenham maior carga.

Ronaldo Pezão
02/07/2009, 17:45
E aí? A luz apagou depois da troca do fluido? Infelizmente não continua ascendendo. o Pior foi que como consequencia de varios processos de SANGRAMENTO do Sistema acabamos por danificar o Cilindro Mestre que era o original, os retentores internos dele estavam mio desgastados e com o forçar no pedal ele acabaram ragando e e ai arranhou a parte inerna dele. Ou Seja lá se foi o Original de 2004 e tive de comprar um Novo Original BOSH/VARGA Por R$ 220,00.

Com relação a suspenção, se vc trocar os amortecedores pelos amarelos, que vieram de série nas 2006>, já vai ter uma melhora grande no comportamento da sua S-10. Após isso, tente usar umas pastilhas dianteiras mais macias e com isso terá uma frenagem melhor quando o carro tiver mais de 200 cv.
No mais, é prudencia no volante..Tente usar essa potencia mais nas subidas e retomadas e não em velocidade maxima em si...

PS: o mais emocionante é esticar de 3 marcha um carro desse com 200 cv e ver os carros menores no retrovisor na subida...
Muito Boas as Dicas e pode acreditar que vou lembrar..... rssss

qual a diferença dos amortecedores amarelos dos outros??
Eu acredito que seja alteração de pressão em uma das camaras internas do Amortecedor aumentando a Carga quando o Amortecedor é Aberto. mas Isso por enquanto é só impressão. Vou buscar informações... rsss

ABRAÇOS A TODOS:concordo::concordo::concordo:

Ronaldo Pezão
20/10/2009, 17:58
Bom Galera como nem tudo na Vida de um Proprietário de Sprint 2.8 é só alegrias chegou o momento de fazer uma MANUT de responsa na Viatura.

numa Paulada Só lá se foram:

01 - Bomda D´Agua = R$ 435,00
01 - Esticador de Correia = R$ 275,00
02 - Bat.da Bandeja Dianteira = R$ 68,00 cd.
01 - Jogo de Pastilhas de Freio = R$ 92,00

Sub Total = R$ 938,00
M.O. = R$ 270,00

Ai Pensei BELEZA to bonito por Mais alguns Anos.

Vilga ilusão, Foi rodar mais uns dias a Viatura parou no meio da Marginal.
Guincho chamado e Carro no Oficina no Outro dia veio o Triste Diagnóstico.

BOMBA INJETORA

Custo ??? Singelos R$ 1.933,00
E la se foi o Metade do 13º ja com antecedencia... rssss

Ai felei exatamenet como o Musica do TEODORO E SAMPAIO: Ta Ruim mas Ta Bom.... rsss

Horas depois me Liga o Bombista e diz:

_Seria melhor vc ja revisar os Bicos porque eles estam meio ruim de pressão.
_ Qual o custo meu Amigo ???
_ Barato, pra vc faço 586,00 Cada Bico

Pronto e assim perdemos o resto do 13º... KKKK


Em um Unico Mês foram quase 5.5K.

É RIR PRA NÃO CHORAR... rsss

To indo pegar o carro na oficina e amanha digo como ficou.

Abraços a Todos.

dalmolin
21/10/2009, 21:21
Singelos R$ 1.933,00
E la se foi o Metade do 13º ja com antecedencia... rssss


Horas depois me Liga o Bombista e diz:

_Seria melhor vc ja revisar os Bicos porque eles estam meio ruim de pressão.
_ Qual o custo meu Amigo ???
_ Barato, pra vc faço 586,00 Cada Bico

Pronto e assim perdemos o resto do 13º... KKKK


Abraços a Todos.CARA , pensa numa pessoa que foi assaltada. EH VC !:-D

jisuis amado , nao faça uma manutençao dessa antes de comentar no forum . Revisei toda bomba da F250 com 600 conto . nessa tua eles devem ter trocado o solenoide e o bujao , coisa qe nao precisa troca agora, pois quando der problema tem como tirar no lugar.

Agora os bicos foi um caso a parte . 2.344,00 $$$$ de 4 bicos :shock: , eu paguei 1800,00 $$ de 6 bicos na Rasch sem chorinho senao ate baixava 100zao.

e eu te vendia os meus por 250 $ cada um :-D , e ia ter 2 de reserva :pipoca:

eduardo1968
21/10/2009, 22:10
[QUOTE=dalmolin;1012375]CARA , pensa numa pessoa que foi assaltada. EH VC !:-D

jisuis amado , nao faça uma manutençao dessa antes de comentar no forum . Revisei toda bomba da F250 com 600 conto . nessa tua eles devem ter trocado o solenoide e o bujao , coisa qe nao precisa troca agora, pois quando der problema tem como tirar no lugar.

Agora os bicos foi um caso a parte . 2.344,00 $$$$ de 4 bicos :shock: , eu paguei 1800,00 $$ de 6 bicos na Rasch sem chorinho senao ate baixava 100zao.

e eu te vendia os meus por 250 $ cada um :-D , e ia ter 2 de reserva :pipoca:[/QUOTE

Caracas

paguei 934,00 pelos 4 bicos originais da International da ranger 2.5

Ronaldo Pezão
21/10/2009, 22:36
CARA , pensa numa pessoa que foi assaltada. EH VC !:-D

Brother´s é vivendo e Aprendendo.:parede:
Mas podem ter ABSOLUTA certeza que se eles fizeram algo de má Fé o cara perde a proteção de DEUS na vida dele e ai com isso só permite o capeta deitar e rolar na vida deles e com isso ela consome MUUUUIIITO mais do que o ganho de forma Sacana.:|

Bom na Injetora me foi dito ser necessario fazer a retifica da carcaça pois ela estava arranhada por dentro (Isso eu vi pois acompanhei o demonte dela). Segundo ele é uma coisa até Normal em Bombas ROTATIVAS e ele até me mostrou outras com defeito Similar.:-|
Bom com esse desgaste a Injetora ficou com uma parte da carcaça dela um pouco mais fina, e ai ela quando esquentava junto com o Motor a dilatação do metal ia forçando os componentes internos da bomba, e é dai que provavelmente ela parava de funcionar pois emperrava.
Ai depois de algumas vezes enrroscando acabou por empenar o eixo interno da bomba e dai as ranhuras mais fortes.:pensativo:
Alem da retifica da carcaça tive comprar o Eixo que só é vendido junto de outras duas peças do mesmo conjunto.:parede:

Segundo ele e outro Bombista Autorizado BOSH que consultei antes de autorizar o serviço me foi dito por telefone que sim posivel e Provavel ser desgaste Normal da Peça e falta de manutenção preventiva e regulagens o mais culpado de tudo.:cry:

Mas é muito bom saber dessas coisas e valores citados pois nunca mais faço nada sem consultar a RASH MOTOREN e o pessoal aqui do Forum.:concordo:

Agora ti falo uma coisa, PENSA NUMA S10 QUE TA ANDANDO MUITO...
Mas Muito Mesmo...:dance::dance::dance:

Agora só to Pensando em dar mais uma pressãozinha de leve na Turbina.
Alguem sabe me indicar como fazer isso ?
Onde fica a tal porca que tenho de girar pra aumentar isso e tal...:cool:

ABRAÇOS A TODOS :palmas::palmas::palmas:

Edintruder
22/10/2009, 09:26
Bem, vejamos...

O tensor da correia não é preciso trocar a peça toda, pois pode trocar só o rolamento que custa cerca de 15,00 (FAG ou Timken) primeira linha, blindado e a prova d'água...

Os bicos do Rasch não custam tudo isso aí cada.

A bomba d'água acredito que tenha mais em conta que isso.

Por favor, NUNCA deixe o mecânico comprar as peças. Ele vai direto nas autopeças. No distribuidor MWM-International essas peças são bem mais baratas. Um ex>: A bomba d'água original MWM-International custa 145,00 e uma SKF nas lojas custa 150,00...

Batentes e pastilhas é isso aí mesmo.

A BI só mexe direto em autorizada Bosch, costuma custar mais barato que nos bombistas.

Ronaldo Pezão
22/10/2009, 10:02
Bem, vejamos...

O tensor da correia não é preciso trocar a peça toda, pois pode trocar só o rolamento que custa cerca de 15,00 (FAG ou Timken) primeira linha, blindado e a prova d'água... O tensor tinha perdido a força e não esticava mais direito a Correia..


Os bicos do Rasch não custam tudo isso aí cada. Isso eu realmente NÃO LEMBREI de Pesquisar mas nunca mais esquecerei... rsss Mas sei que uma das coisa que ajudou eu não fixar isso na memoria foi grava nela que o RASH é um PREPARADOR e normalmente esse tipo de local e mais caro... Acho que deve ser isso... rsss


A bomba d'água acredito que tenha mais em conta que isso. Essa eu comprei Original GM então já imaginava que seria essa margem de reço mesmo pois Procurando na Internet eu não achei quase nada mais barato e disponivel, então Optei pela ORIGINEX GM por uma questão de Segurança da Marca. Mas pode acreditar que nunca mais compro nada se não pesquisar direto numa Disribuidor MWM antes...


Por favor, NUNCA deixe o mecânico comprar as peças. Ele vai direto nas autopeças. No distribuidor MWM-International essas peças são bem mais baratas. Um ex>: A bomba d'água original MWM-International custa 145,00 e uma SKF nas lojas custa 150,00... Sim eu já fiz isso de deixar tudo a cargo do Mecanico, mas era Mecanico Conhecido de Muitos anos e era tb para Alcool/Gasolina, fora esse conhecido eu nunca deixaria nada por conta deles. normalmente até costumo acompanhar o serviços e ver passo a passo tudo isso quando até não ponho a mão na graxa ja na intenção de Aprender e não gastar uma proxima vez... rsss
Nesse caso até deixei ele ir atrás das peças da Injetora pois eu tinha pressa do Carro e tb porque como ela é meu unico meio de locomoção eu estaria apé pra fazer os CORRES da Vida...rsss


Batentes e pastilhas é isso aí mesmo. Realmente eu andei pesquisando e o Preço das peças Originais era por essea Média mesmo.


A BI só mexe direto em autorizada Bosch, costuma custar mais barato que nos bombistas. O Cara até não era AUTORIZADO BOSH porem o preço dele foi melhor que dos Autorizados...


Abraços e Obrigado pela dicas.

Ronaldo Pezão
22/10/2009, 11:46
Algum dos Amigos sabe me dizer se o local ue aumentoa pressão da tubina é nessa Porca da Valvula WASTERGATE ??? Ou essa Porca só regula o momento de inicio de ação da turbina ?

Ronaldo Pezão
22/10/2009, 12:02
Se alguem souber me dizer tb se é na mangueira dessa peça (WASTERGATE) que tenho de ligar o relogio de pressão pra saber a pressão agradeço.

Edintruder
22/10/2009, 12:22
Não mexe na regulagem da turbina que piora depois quando tiveres em rodovias.
Responde mais rápido mas piora muito em alta.
Tens que soltar a haste, e encurtar ela enroscando algumas voltas. Se abrires o débito da BI a pressão de trabalho da turbina já será maior.

Ronaldo Pezão
22/10/2009, 14:11
Não mexe na regulagem da turbina que piora depois quando tiveres em rodovias.
Responde mais rápido mas piora muito em alta.. Então Amigo eu quero só Diminuir o TURBO LAG e se possivel com uma pressão mais alto no geral tb, mas pra mim é INACEITÁVEL perder algo de final (que já não é Muita). Seria até legal ter um ganho nisso, Porem com um carro dessa altura e com esse pefil de Suspensão é Loucura aumentar d+ logo se não perder ou ganhar Pouco já estara ÓTIMO.

Tens que soltar a haste, e encurtar ela enroscando algumas voltas. Se abrires o débito da BI a pressão de trabalho da turbina já será maior. Até já fiz isso a umas semanas atrás, mesmo que só pelo instinto "SPEEDER" que existe em mim... rsss Porem odiei o resultado tendo assim voltado ela ao ORIGINAL.



Alguem Sabe onde tenho de ligar a tomada de pressão do Relogio da "@" ???

ABRAÇOS :concordo::concordo::concordo:

Edintruder
22/10/2009, 17:45
Então tu aumenta o diesel na BI e não mexe nessa haste.
O relógio tens que comprar um parafuso furado para dois banjos e liga na mesma tomada de pressão entre a admissão e a BI.

Ronaldo Pezão
23/10/2009, 08:25
Então tu aumenta o diesel na BI e não mexe nessa haste.
O relógio tens que comprar um parafuso furado para dois banjos e liga na mesma tomada de pressão entre a admissão e a BI.
OPA, Péra ai !!!! :stop:
Me Desculpe a total Ignorancia mas vc tem certeza que para pegar a leitura de Pressão da TURBINA eu tenho que mexer em Banjo da BOMBA INJETORA ??? :pensativo:
Como fique meio Confuso com isso vc poderia mostrar aguma foto disso ou um Link onde eu pude-se ver essa ligação feita ?
Assim quem sabe eu vendo a imagem seja possivel clarear minha mente na escuridão da Minha Burrice...:-|

ABRAÇOS:concordo:

Edintruder
23/10/2009, 11:17
Tem muitas fotos no site, porém no MWM da S-10 eu não posso ajudar muito...

A BI tem uma válvula (LDA) que aumenta o débito na medida que a turbina põe presssão. Essa válvula na BI tem uma ligação através de um tubo fino de tomada de pressão que vem direto do coletor de admissão. Liga o manômetro nessa tomada de pressão da admissão.

Em relação à regulagem, tu não mexe em nada. Faz o seguinte, olha o post abaixo e compra esse kit de mola para a LDA. Quando abre a BI, ela coloca pressão desde a lenta até a alta, com esse kit, a LDA entra mais cedo e permite uma abertura maior do que o normal quando está com pressão na turbina.

É barato e vale cada centavo. Fica melhor que a regulagem pois não faz tanta fumaça.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56539&page=5

eduardo1968
26/10/2009, 09:42
Tem muitas fotos no site, porém no MWM da S-10 eu não posso ajudar muito...

A BI tem uma válvula (LDA) que aumenta o débito na medida que a turbina põe presssão. Essa válvula na BI tem uma ligação através de um tubo fino de tomada de pressão que vem direto do coletor de admissão. Liga o manômetro nessa tomada de pressão da admissão.

Em relação à regulagem, tu não mexe em nada. Faz o seguinte, olha o post abaixo e compra esse kit de mola para a LDA. Quando abre a BI, ela coloca pressão desde a lenta até a alta, com esse kit, a LDA entra mais cedo e permite uma abertura maior do que o normal quando está com pressão na turbina.

É barato e vale cada centavo. Fica melhor que a regulagem pois não faz tanta fumaça.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56539&page=5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56539&page=5)

Amigo Edin

Vi que sua explicação é boa sobre o funcionamento do kit LDA.

Vc tem condções de me dizer se posso colocar esse kit LDA na BI lacrada, ou se tem que mexer na BI.

Pois na minha ranger XLT 2.5 00 a BI é lacrada ainda e não quero mexer.
Se com a BI lacrada vou alcaçar os resultados esperados ou tem que abrir um pouco ela para melhor aproveitamento do kit.

Abs

Eduardo

Edintruder
26/10/2009, 16:12
Sim, pode instalar pois não mexe no lacre.
Pra instalar basta soltar o compressor do AC, tirar a tampa da válvula, retirar o diafragma de borracha e trocar a mola interna que acompanha o kit.
Em 1 hora está testando o kit!

eduardo1968
26/10/2009, 16:16
Sim, pode instalar pois não mexe no lacre.
Pra instalar basta soltar o compressor do AC, tirar a tampa da válvula, retirar o diafragma de borracha e trocar a mola interna que acompanha o kit.
Em 1 hora está testando o kit!

E quanto ao rendimento da ranger com esse kit na estrada o que vc acha?

Edintruder
26/10/2009, 16:27
Melhora muito, pois ele justamente permite um débito maior quando o sistema recebe a pressão da turbina. É como se estivesses com o débito aumentado, porém sem fazer fumaça...

eduardo1968
26/10/2009, 19:16
Melhora muito, pois ele justamente permite um débito maior quando o sistema recebe a pressão da turbina. É como se estivesses com o débito aumentado, porém sem fazer fumaça...

Edin
Valeu pela dica, se tudo der certo vou adquirir este kit em novembro. Depois vou pedir uma dicas na hora de instalar.

Abs

Eduardo

DIEGO B.S.
21/06/2010, 11:36
Eai pessoal!
Bom, vou relatar aqui um pouco da experiencia que tive com minha s10!

Bem, ja fazem tempo q pesquisei o q era o melhor a se fazer sem muito gasto, com um bom ganho de potencia!

A 2 meses levei a uma mecanica conceituada em preparaçao de camionetes onde, coloquei o kit de bicos nauticos, preparei a bomba (que ficou praticamente nova $$) elevei a pressao do turbo para 1,5, e a devida regulagem do comando de valvulas!

Bom resultado!! A picape é cab. Simples, ja andava bem, ficou ainda melhor, espero esse mes levar a s10 no ''dino, para ver a real potencia, mas segundo o preparador esta com +-200cv!

As diferenças: O 0 -100 dela, de 12,0 seg. Antes, passou para meros 9,0 seg, o giro do motor aumentou junto com seu castanhado, passou a dar 4.500 de max. Agora o melhor!! A velocidade! Bom, nao sei a de vcs, mas a minha antes dava sofriiiidissimo 180 na reta, agora 200 km vem facil (talves estando rebaixada a frente e o escapamento dimencionado ajude)

preço: 2.800,00!
Satisfaçao: Vale a pena!

Arrancadas tiradas bem sucedidas (levou) f250, silver(ja original leva) ranger 3.0, hilux 3.0 triton 3.2 (deixa longe) so me falta a dodge ainda, que estou a procura de um rsrs...

Quaisquer duvidas praticas sobre as s10 pitbull, sou perito, ja 5 anos no incrivel mwm 2.8!!

Mulher, dinheiro e torque, nunca eh demais!!!
Grande abraço aos amantes da força diesel!!

Ronaldo Pezão
21/06/2010, 11:52
...levei a uma mecanica conceituada em preparaçao de camionetes onde, coloquei o kit de bicos nauticos, preparei a bomba (que ficou praticamente nova $$) elevei a pressao do turbo para 1,5, e a devida regulagem do comando de valvulas...

:arrow: Amigão Tenho 4 Perguntas Amigo.

1ª - Qual a referencia desses bicos Nauticos para podermos consultar os custos deles em outros Locais do nosso ".br" :?:

2ª - Como vc fez para subir a pressão da Tubina sendo que a Turbina das Sprinter 2.8 não tem regulagem na versão Original GM :?:

3ª - Pode Explicar um pouco melhor sobre o porque precisou mudar essa regulagem do comando de valvulas :?:

4ª - Como ficou o consumo do carro :?:


Sem mais agradeço


RONALDO PEZÃO:concordo::concordo::concordo:

DIEGO B.S.
21/06/2010, 14:04
Ronaldo;
tuas perguntas somente o profissional mesmo para lhe explicar corretamente!!
Porem em minha proxima visita a mecanica, poderei sim pedir a referencia dos bicos de maior vazao, posso te antecipar o valor deles, 220,00 r$ cada!
Quanto a pressao amigao, vc mesmo postou uma foto do parafusso onde eh realizado o mesmo, (pagina 2), e pelo contrario tens regulagem sim, pois a minha é original, mas ainda devo mencionar que o correto nao deve-se elevar a pressao,para q nao conprometa a mesma, eu so mandei elevar a pressao pois sabia q teria q troca-la em breve (devido a grande folga no eixo q ela tem).
-->aproveitando o momento vou colocar o turbo do sprint 3.0, que eh maior, alguem ja teve a experiencia????

Bem quanto a regulagem das valvulas, acredito ter sido pelo grande tempo sem mexer no motor rsrs....230.00 km!

Ahh o consumo ronaldao, pode ficar tranquilo cara, semana passada fiz a media geral, onde andei 60%cidade e 40%estrada! E adivinha!!! Nada mudou, impressionante, na cidade as vezes pisava fundo mesmo, na estrada na media de 120 e nao forçando quase nada! Media de 10,7km/l
ainda eh muito relativo, depende do seu pé, mas vc nao eh louco de andar sempre no gázzz neh hehe! Seu motor pode explodir aos 230mil!!

Espero ter ajudado abraço

Ronaldo Pezão
21/06/2010, 15:30
Ronaldo;
tuas perguntas somente o profissional mesmo para lhe explicar corretamente!!
Porem em minha proxima visita a mecanica, poderei sim pedir a referencia dos bicos de maior vazao, posso te antecipar o valor deles, 220,00 r$ cada!
O Preço é Bom. Seria bem legal mesmo saber quais são esses bicos.


...Quanto a pressao amigao, vc mesmo postou uma foto do parafusso onde eh realizado o mesmo, (pagina 2),Gozado pra mim essa foto não aparece... Então mas me comentaram depois que ali eu apenas mudo o Ponto onde ela entra e não aumento de pressão. Agora fiquei na Duvida Geral...


...e pelo contrario tens regulagem sim, pois a minha é original, mas ainda devo mencionar que o correto nao deve-se elevar a pressao,para q nao comprometa a mesma, eu so mandei elevar a pressao pois sabia q teria q troca-la em breve (devido a grande folga no eixo q ela tem). Cara isso realente me deixou Intrigado. poderimos comparar fotos das peças né ?


-->aproveitando o momento vou colocar o turbo do sprint 3.0, que eh maior, alguem ja teve a experiencia ????
Um tecnicode instalação de Turbinas que é visinho aqui da firma onde trabalho disse que mecher nisso é bobeira pois o pouco ganho que se tem nisso não compensa a perda da originalidade e durabilidade do motor. Um Rapaz que é Cliente aqui e trabalha numa Oficina que monta algumas picapes para RALY DOS SERTÕES diz que é bopm e fica show, porem da trampo pois alem dela, escape, tb tem de mecher na injetora, bicos, etc...


Ahh o consumo ronaldao, pode ficar tranquilo cara, semana passada fiz a media geral, onde andei 60%cidade e 40%estrada! E adivinha!!! Nada mudou, impressionante, na cidade as vezes pisava fundo mesmo, na estrada na media de 120 e nao forçando quase nada! Media de 10,7km/l
ainda eh muito relativo, depende do seu pé, mas vc nao eh louco de andar sempre no gázzz neh hehe! Seu motor pode explodir aos 230mil!!

Cara que consumo Excelente Heim !!! Gostei disso, Agora 230.000 Nem de brincadeira, até porque meu carro hoje ja tem quase isso... rsss


Espero ter ajudado abraço

Não Tenha Duvida que ajudou não sou a mim mas todos amigos que acompanham o POST.


Abraços

zenzen 4x4
21/06/2010, 16:23
O Preço é Bom. Seria bem legal mesmo saber quais são esses bicos.

Gozado pra mim essa foto não aparece... Então mas me comentaram depois que ali eu apenas mudo o Ponto onde ela entra e não aumento de pressão. Agora fiquei na Duvida Geral...

Cara isso realente me deixou Intrigado. poderimos comparar fotos das peças né ?


Um tecnicode instalação de Turbinas que é visinho aqui da firma onde trabalho disse que mecher nisso é bobeira pois o pouco ganho que se tem nisso não compensa a perda da originalidade e durabilidade do motor. Um Rapaz que é Cliente aqui e trabalha numa Oficina que monta algumas picapes para RALY DOS SERTÕES diz que é bopm e fica show, porem da trampo pois alem dela, escape, tb tem de mecher na injetora, bicos, etc...



Cara que consumo Excelente Heim !!! Gostei disso, Agora 230.000 Nem de brincadeira, até porque meu carro hoje ja tem quase isso... rsss



Não Tenha Duvida que ajudou não sou a mim mas todos amigos que acompanham o POST.


Abraços

Estou de ôlho neste POST.

Ronaldo Pezão
21/06/2010, 16:35
Estou de ôlho neste POST.


KKKKk Então vc não deve ser assim "TÃO ZEN"... rssss

Abraços

RONALDO PEZÃO:concordo::concordo::concordo:

DIEGO B.S.
21/06/2010, 16:48
Bahh ronaldo, agora eu nao sei em cara, mas te garanto que a turbina é a mesma
vou ver se eu consigo um angulo bom para tirar uma foto, ai ja resolvemos!!
Mas outro fato cara, sera q nao se aumenta a pressao ao mudar o ponto???

Quanto a turbina, tb ja havia ouvido falar isso cara, mas nao achei 100% verdade, agora estou pensando em uma tgv .38 ,(mesmo tamanho)

abraços

zenzen 4x4
21/06/2010, 16:53
KKKKk Então vc não deve ser assim "TÃO ZEN"... rssss

Abraços

RONALDO PEZÃO:concordo::concordo::concordo:

Só 2 x Zen.
Abçs.

DieselPower
21/06/2010, 20:29
O parafuso da WG altera SIM a pressão, e também muda o momento em que ela entra.
Porém, já está mais que provado que a alteração não trás melhoras e sim PIORA o rendimento.
Motor ciclo Diesel não é igual Ciclo Otto, onde você aumenta a pressão e "joga" álcool para resfriar o pistão.
Nos Diesel, o aumento de pressão realmente pode gerar mais potência (somado a demais alterações), mas terá que vir na troca da turbina, pois alterando a WG você gera restrição.
Só o fato de aumentar o débito da BI, ou trocar os bicos, já faz com que ocorram picos maiores de pressão, devido a maior quantidade de gases no escape.
Tem muito assunto sobre isso no fórum, e todos que alteraram, perceberam piora no desempenho...

PS.: Amigo, faz um teste, volta a regulagem da turbina para a posição original, e se surpreenda com o desemprenho ainda maior que virá!

DiEgOsEiChIrLz
22/06/2010, 03:59
pela imagem postada oq eu vi foi o atuador da valvula wastegate do turbo, q se eu n estiver enganado entra em funcionamento em 1.2kg (pressao maxima no manual) liberando a pressao excessiva.

se voce "abrir" a valgula wastegate irar ocorrer de a pressão maxima subir de 1.2kg pra 1.3, 1.4, 1.5 etc...
mas o plano cartesiano de pressao ATÉ OS 1.2KG nunca irá alterar. para q isso ocorra voce tem q colocar bicos de maior vazao, dar aquele talento na BI, acertar ponto,etc...


quando o diego b.s falou sobre regulagem do comando de valvula eu pensei q ele tivesse trocado o comando de valvula por outro com angulos de ressalto diferentes do original.



Motor ciclo Diesel não é igual Ciclo Otto, onde você aumenta a pressão e "joga" álcool para resfriar o pistão.


jogar alcool pra resfriar o pistão????????? a anos estudo mecanica automotiva e sempre ouvi e aprendi que o alcool/ethanol no ciclo otto é utilizado pra gerar calor/combustao dentro do cilindro, logo na cabeça do pistao. oque resfria o pistao sao os jatos de oleo lubrificante que existem abaixo ou ao lado dos pistoes, tirando o principal resfriador que é o sistema de arrefecimento em si(agua,radiador, dutos de arrefecimento,helice do motor,etc...)

Edintruder
22/06/2010, 12:52
Diego, a mistura de ar/combustível quando entra nos cilindros, gera uma redução de temperatura, mantendo os pistões e anéis dentro de um limite de resistência. Se aumentar muito essa temperatura, eles simplesmente derretem. Motor ciclo Otto tem uma resistência menor à temperatura. Um bom exemplo é que quando o motor trabalha com mistura pobre, ele aquece mais e costuma furar o pistão ou quebrar os anéis pela temperatura muito elevada. O Acréscimo do álcool pode sim auxiliar no resfriamento. os jatos de lubrificante nos pistões são também auxiliares de resfriamento, porém em caso de preparação de motores, eles sozinhos não conseguem fazer todo o serviço...

Uma boa ferramenta para isso é o uso do Hallmeter, cuja a função é medir constantemente a mistura ar/combustível, se no caso ficar pobre demais os pistões derretem pela temperatura muito elevada na queima. Eu pessoalmente derreti 2 pistões de um motor AE a alcool... rsrsrsr

DieselPower
22/06/2010, 22:05
Obrigado Edin.

Diego, o Edin economizou minha escrita e já lhe respondeu.
Inclusive, preparadores menos experientes trabalham com misturas muito ricas para "mascarar" os erros no acerto de ponto de ignição.

Já em motores ciclo Diesel é o contrário. Mais diesel = maior temperatura na câmara de combustão.
Ou seja, no Otto você "torra" pistão com mistura muito pobre, e no Diesel com muito rica.

Rafael Brizot
26/09/2010, 16:41
Opa Diego B.S, Beleza....
Ouvi dizer que uma turbina boa que indicam passa esses "nossos" motores rss... é uma Borgwarner Modelo K16 ...
Ja vi uma s10 com ela em algum forum..nao lembro se nesse ou no picapes GM...
A sua s10 sai mta fumaça? a minha ta com +- 1 volta e 1/2 da bomba, tbm mexi na pressão do óleo e na turbina....
Antes saia muita fumaça...ai resolvi comprar aquel SUPER KIT LDA para experimentar..
dimiuiu em 70% a fumaça...ate estranhei...rsss..
Ela ficou com mais "pegada"...abre antes a turbina...
Meu proximo objetivo é colocar junta de aço...e depois trocar bicos e turbina..

Abraços

DIEGO B.S.
05/11/2010, 18:03
EAI Rafael Brizot, CARA, RESPONDENDO SUA PERGUNTA,
A PICAPE FICOU FAZENDO BASTANTE FUMAÇA PRETA, MAS SOMENTE QUANTO VC COLA O PE'' COM GIRO BAIXO, SE ESTIVER AOS 3.000 RPM,NAO FAZ!!
ENTAO PRECISO TROCAR URGENTE MINHA TURBINA,JA ESTA C/MUITA FOLGA, VOU PESQUISAR MAIS A RESPEITO DESSA Q VC CITOU, NAO SEI SE É A MESMA MAS SEGUNDO ESPECIALISTAS DA RASCH'', O MELHOR Q TEMOS A FAZER, SERIA COLOCAR O TURBO DO MWM 3.0, JUNTO COM O COLETOR!! MAIS NADA!!! JA ESTA ANDANDO DEMAIS, MEDI O 0-100 DELA VARIAS VEZES E CRAVOU 9 SEG !!! OTIMO

ABRAÇO

DiEgOsEiChIrLz
06/11/2010, 11:27
9s ta rapido. é tempo pra gol gti 2.0 16v.

Nilson2911
02/06/2011, 11:42
Pessoal, coloquei em anexos foto tiradas do parafuso (que eu acredito ser o da regulagem dá BI), alguem pode confirmar se é esse mesmo o parafuso que regula a entrada de diesel?

Uma das fotos foi tirada de frente e outra de lado, foi até meio complicado, mas deu certo...

A minha S10 está fumaçando preto, e está andando um pouco de mais, queria voltar para a regulagem normal, para isso eu tenho que apertar ou afrochar o parafuso?

Obrigado...

Lima5.3
02/06/2011, 21:01
Boa noite Nilson2911!
O parafuso da primeira foto é o da macha lenta, o que regula o diesel é que esta com lacre, retire o lacre e gire o parafuso sentido anti-horário uma 1/4 de volta pra ver se deixa de fumaçar.
Não esqueça de por de volta o lacre, sim vc tem que soltar a contra porca prapuder girar o parafuso.
Espero ter te ajudado.

Att. Lima.




Pessoal, coloquei em anexos foto tiradas do parafuso (que eu acredito ser o da regulagem dá BI), alguem pode confirmar se é esse mesmo o parafuso que regula a entrada de diesel?

Uma das fotos foi tirada de frente e outra de lado, foi até meio complicado, mas deu certo...

A minha S10 está fumaçando preto, e está andando um pouco de mais, queria voltar para a regulagem normal, para isso eu tenho que apertar ou afrochar o parafuso?

Obrigado...

Nilson2911
03/06/2011, 11:15
Obrigado pela resposta Lima.

Sublinhei na foto os parafusos de marcha lenta e o da entrada de diesel para ver se confirma...



Boa noite Nilson2911!
O parafuso da primeira foto é o da macha lenta, o que regula o diesel é que esta com lacre, retire o lacre e gire o parafuso sentido anti-horário uma 1/4 de volta pra ver se deixa de fumaçar.
Não esqueça de por de volta o lacre, sim vc tem que soltar a contra porca prapuder girar o parafuso.
Espero ter te ajudado.

Att. Lima.

Danalert
03/06/2011, 17:33
Vale a pena se informar a respeito de chipagem

Lima5.3
03/06/2011, 20:40
É isto mesmo!

Att. Lima.


Obrigado pela resposta Lima.

Sublinhei na foto os parafusos de marcha lenta e o da entrada de diesel para ver se confirma...

margiotto
06/06/2011, 22:45
boa noite. sou novo por aqui e tenho uma s10 também.
nunca mexi nela estou querendo melhorar o desempenho do carro e deixar um barulho mais de diesel
vendo uns videos vi que o barulho fica chique!
pra fazer isso preciso fazer o escape da s10 inteiro? quantos cruzeiros ficaria pra fazer isso? alem da rasch alguem sabe outro lugar pra procurar?
grato desde já.

Rei da Terra
14/11/2011, 16:36
Atualmente estou com uma s10 2009\2010 portanto a mesma e eletronica, e ja dirigi uma 2005 mecanica, e nao notei tanta diferença de uma para a outra, e considero a minha beem ligeira tal como a mecanica, comparando com a triton do meu irmao...lembrando q a triton e automatica.

Pablo_51
05/08/2012, 21:00
E quanto a referência dos bicos náuticos?
Tbm tenho grande interesse!

silinhas s10 2.8
12/08/2013, 20:51
Ola a Todos os Amigos.
Acabei de adquirir uma S10 2.8 TURBO DIESEL e estou querendo aprender mais sobre meu carro com vcs visto que acredito que certamente não encontrarei local melhor para aprender do que aqui ou numa escola profissionalizante.
Como sempre na minha vida todos os meus carros nunca foram Absolutamente Originais, sempre mudei algo para ter uma performance melhor e não queria que fosse diferente na S10 que acabei de pegar e por isso iniciei as pesquisas.
Lendo algumas coisas aqui no Fórum me deparei com matérias de um preparador que me parece MUITO BOM e de Altíssima Confiança (RASH MOTOREN).
Em uma postagem que se muito me engano foi dele existia uma explicação sobre a preparação dos motores Sprint MWM. Fiquei muito satisfeito de saber tamanho versatilidade e capacidade desse motor podendo chegar a ter até 280 cavalos de potencia e com consumo praticamente inalterado se preparado de forma correta como ele mesmo executa em sua oficina.
Bom meu foco não seria tanta eficiência assim, não preciso e nem quero tanto.
Meu Objetivo seria apenas ultrapassar os 200 Cavalos e nada mais. Mesmo assim nesse momento não me julgo capaz ou hábil o suficiente para lidar com uma Pick-Up nessa faixa de potencia. Acho mais prudente aprender tudo sobre a condução com ela e só depois Fazer um UPGRADE dessa Magnitude.
Para tal preparação pessoal eu ja estou totalmente acostumado ao carro em suas características Originais, assim sendo novamente pesquisei um pouco e me deparei com uma postagem onde foi citado que com um pequeno aumento em um parafuso da Bomba injetora e uma ou duas voltas numa Porca da turbina eu já teria um rendimento MUITO SUPERIOR.
Me interessei muito nisso, e estou realmente disposto a tentar isso visto que seria apenas algo que envolveria uma regulagem, e sem envolvimento de peças extras ou mudança de algumas delas.
Porem como nessa postagem apenas era Citado o Fato do aumento de potencia e rendimento eu não me arrisquei a sair fuçando dentro do cofre do motor para tentar essa alteração na Injetora e na Turbina.
Por esse motivo gostaria de saber se algum dos Amigos já fez isso, tem algum experiência, se é real isso, se vale a pena fazer, etc...
Mas o Principal mesmo seria saber se alguém poderia ter e me mostrar ou enviar fotos por e-Mail que seja desses citados Parafuso da Injetora e da Porca da Turbina que eu teria de mexer.

Se alguém puder me ajudar com isso Agradeço e prometo Postar todos os resultados Obtidos com tal alteração.

Sem Mais desde já agradeço. :concordo::concordo::concordo:

RONALDO PEZÃO
S10 2004 Executive 2.8 Tb Diesel
Carapicuiba - Grd. São Paulo
ronaldoopezao@gmail.com (ronaldoopezao@gmail.com)

]

olá , pezao , não tem como chegar com 200 cavalos só na bomba , nesse caso se vc quiser ficar com 200 ou mais cavalos terá que abrir a bomba , os bicos e a turbina , se vc abrir só a bomba e o bico e não abrir a turbina só vai fumasça e não vai andar . vlw , espero ter ajudado

KitiU.
27/07/2015, 14:34
Dae PessoALL....

Desenterrando o tópico, tenho uma S10 2.8 eletrônica, e to querendo melhorar o desempenho, muitos falam e "chipar", mas nunca andei numa chipada ou sei de alguém que tenha...

Sendo assim, gostaria de saber se alguém aqui do fórum tem S10 chipada, com quem fez, se fica bom mesmo...

E quais as alternativas que se tem para melhorar o 2.8 eletrônico.

Forte abraço a todos!

Edintruder
27/07/2015, 19:15
Kitiu, dá uma perguntada pro pessoal dos Troller. O pessoal andou chipando e fica bem forte.

cemecor
31/03/2019, 09:36
Infelizmente não continua ascendendo. o Pior foi que como consequencia de varios processos de SANGRAMENTO do Sistema acabamos por danificar o Cilindro Mestre que era o original, os retentores internos dele estavam mio desgastados e com o forçar no pedal ele acabaram ragando e e ai arranhou a parte inerna dele. Ou Seja lá se foi o Original de 2004 e tive de comprar um Novo Original BOSH/VARGA Por R$ 220,00.

Muito Boas as Dicas e pode acreditar que vou lembrar..... rssss

Eu acredito que seja alteração de pressão em uma das camaras internas do Amortecedor aumentando a Carga quando o Amortecedor é Aberto. mas Isso por enquanto é só impressão. Vou buscar informações... rsss

ABRAÇOS A TODOS:concordo::concordo::concordo:

Desenterrando este assunto... o fluido de freio deve ser trocado todo ano ou a cada 20.000Km, pois ele tem validade... perdi o cilindro mestre de freio e o módulo do ABS (componente hidráulico) da minha Grand Cherokee CRD 2013 por causa do fluido vencido que praticamente virou água...

Rafaelrbf
07/04/2019, 11:44
Tem algum grupo de Whatsapp de s10 diesel, a minha é 2002 entendo muito pouco, preciso aprender mais sobre ela, tenho muitas dúvidas. 61 998444985

Markoaurelio
28/05/2019, 18:22
Se tiver me avisa tb. Pois também comprei recentemente uma s10 cab dupla 2003 2.8 4x2 e tb gostaria de algumas dicas.

Guima-MS
16/06/2019, 19:37
Pessoal , alguem ja trocou turbina no mwm 2.8 ? tenho 2.8 ano 2002 na minha dodge (bomba e bicos novos + bombinha aux da silverado + filtro grande de diesel) se pisar tudo ela sobra diesel (fumaca preto) , sinto falta de uma turbina que encha mais em alta e nao faca tanta fumaca !

PS : Andei em uma dodge igual a minha esses dias , mwm 2.8 , so que bomba e bicos padrao oem e turbina da eletronica ,achei ela muito frouxa de saida , a turbina enche laaa em cima (perto do limite de rotacao) assim andando maior parte do tempo aspirada (a minha +- 1800rpm a turbina ja esta empurrando , mais em 3000rpm +- falta ar ) .

Henridas10
17/11/2020, 19:13
caro Ronaldo,

minha S10 "puxa" que é coisa de loco, ja comprei ela com a bomba um pouco aberta e com esta dita volta no parafuso na turbina, no relogio de pressao da turbina ela esta chegando a 1,5kg de pressão, o consumo nao achei alto, na cidade faz uns 10km/l sem esticar as marchas, e viajando a uns 110km/h de media fez até 12.8km/l.

tu fizeste uma ótima aquisição, o pessoal aqui do fórum dao uma aula para nós iniciantes..

a minha tbm está com o escapamento direto, dando mais velocidade final.

Boa noite amigos e perdão por reviver um posy antigo. Acabei de comprar uma s10 2.8 2010. como faz esse ajuste na bomba e na turbina? compromete o motor?
abs