PDA

Ver Versão Completa : E o Barulhinho chato da alavanca 4X4 ?



Leandro Soca Pórva
18/11/2004, 12:21
Não aquento mais aquele barulhino dentro da cabine quando ´passo dos 60 km p/h, alguém sabe pelo menos como dar uma diminuída ?

Adilson Mancebo
18/11/2004, 14:27
Dê uma olhada no tópico "Alavancas de reduzida e tração 4 x 4" do mais abaixo. Lá pode ter a resposta para você.
Adilson

Leandro Soca Pórva
18/11/2004, 17:37
Amigão, passei batido por esse tópico, ou seja, tava no maior sono !!

Beleza os comentários nesse tópico foram extremamente úteis, adorei a idéia da capinha !!

Vou providenciar uma de couro, com seu interior revestido de espuma !!

Rosí Elias
18/11/2004, 20:38
No site do Vogeta tem umas opçoes de reduzir o barulho.
Eu costumo colocar uma espécie de elástico "tipo" prendedor de cabelo, ou +-isso. :D

Alivia muito. :wink:

Matoso
19/11/2004, 07:55
No meu uso uma tira de borracha, larguinha, e prendo numa alavanca embaixo da bolinha e na outra em cima, assim ele nao esta fazendo barulho nenhum.
Vou bater uma foto pra mostrar bem.

Abraço

Carlos Lima
19/11/2004, 13:33
A alavança do meu trepida um pouco, mas eu acho que pode ser feita alguma regulagem no encaixe dela na caixa. Vou verificar com meu mecânico e retorno à vocês.

Rosí Elias
19/11/2004, 13:51
Isso é possível.
Eu regulei a minha, mas depois, ela volta com o tempo ao mesmo barulho.
Não piora nem melhora.

Iso é devido ao desgaste da "tal roela", entre as alavancas, isso tem em foto em algum lugar.

Não sei se nos outros carro stamém é assim.!.

gvogetta
21/11/2004, 01:36
Caros Amigos,


Como foi citado, soluções existem várias... Desde as capas/sacos revestidos de espuma, toalhas enroladas nas bolas (ops!!! :wink: ) e os elásticos presos nas alavancas...

A solução definitiva é eliminar a folga existente numa arruela de pressão que fica entre as duas alavancas (VIDE FOTOS)

O detalhe é que torna-se necessário desmontar a caixa de transferência, o que torna-se inviável se for apenas para fazer este serviço ($$$). É o tipo de serviço simples porém exige um esforço grande para conseguir acesso à peça, por isso recomenda-se executá-lo quando realizar algum tipo de manutenção na caixa...

Saudações a todos,

Correa
07/07/2005, 21:09
Caro amigo,
Numa seção sobre o mesmo assunto disse o método que adotei, levantei o jota no macaco e coloquei graxa, muita graxa naquele buraco que leva as alavanquinhas para dentro do carro e em toda geral repito a operação, não vou mentir não, meu jeepão é o maior silêncio, ando a 100 e 110 km por hora e não faz o menor ruido, antes ao chegar aos 80 km, dava vontade de arrancar as alavanquinhas, toda hora tentava ajustar uma possição que diminuisse o ruído e não adianta.
Experimente a graxa, é barato e depois voce vai até escrever agradecendo.
Eu fiz, faço, ando muito com meu jota e sugiro que faça rápido, não sabes o que estas perdendo.
Atenciosamente,
Corrêa.

Augusto Braga
08/07/2005, 20:07
Obrigado Correa!

Celsogvs
11/07/2005, 14:12
PessoALL, esta arruela de pressão é original JPX ou existe em casa do ramo.
Minha caixa de transferencia não tinha barulho nenhum até o dia que precisei abrir.

[] querendo solução definitiva e original.

Celso Faria
BHTE-MG
JPM 96

gvogetta
12/07/2005, 01:06
Caro Celso,

A princípio a tal arruela é original JPX, mas meu mecânico, aproveitando o trabalho de adaptação de novo câmbio e que a cx de transferência estava fora do lugar, fez uma outra apenas recurvando uma arruela "chata" de aço especial... Parece que ficou bom, apesar de que eu ainda não testei andando para ver como ficou.

A função da arruela é manter sob pressão as duas hastes das alavancas (tração e reduzida) evitando que elas fiquem batendo no eixo e causando aquela trepidação e conseqüente barulho insuportável a médias e altas velocidades...

A própósito, as fotos acima são da arruela original... A que foi confeccionada em sua substituição e idêntica, porém mantém maior pressão entre as alavancas. A original estava bem "cansada"...

Saudações,

Celsogvs
12/07/2005, 09:10
OK Getulio, muito obrigado. Eu ia cometer uma injustiça com o mecânico que trocou os rolamentos de minha caixa, antes de abrir a caixa ela não apresentava nenhum barulho e após troca de rolamentos e revisão geral, ela começou a fazer um barulho terrível após os 80km/h.

É por essa e outras razões que acho extremamente importante participar deste foro.

[] pensando em diminuir o som. rs

Celso Faria
JPM 96

Othon Alvares
14/01/2006, 10:57
Alo!!

Ressuscitei este topico para informar como solucionei defini tivamente, espero, :? o barulhinho chato!!

O torneiro mecanico fez um eixo novo, com novas buchas de bronze (havia folga entre o eixo e as buchas com desgaste em ambos - vai usar a 4x4 assim lá longe!!!! :concordo: :concordo: )

Custou apenas 90 reais :wink:

Marcelo R. A. da Cunha
16/01/2006, 09:59
Estou pensando em fazer a mesma coisa que vc Othon, mas vou colocar uma graxeira no eixo para poder lubrificar as alavancas.

rgds

Martin Melcop
16/01/2006, 10:04
Eu tb resolvi o meu barulho, por outro lado tb reformei a caixa toda, troquei todos os rolamentos dela, acredito que agora vou ficar um bom tempo sem ouvir o barulho.


[]s

Marcelo R. A. da Cunha
16/01/2006, 10:12
Martin

Infelizmente não vai demorar muito para as arruelas ficarem com folga novamente :parede: :parede:

Sorry :!: :!: :!:

rgds

nerinei
16/01/2006, 17:38
por enquanto estou contando com uma bela capa nas minhas alvancas, quando eu fiz a reforma na minha transferencia tinha ficado sem barulhos, mas uns 10k km depois já começou a zumbir........a hora que eu tiver que tirar a transferencia, vou bolar um esquema pras alavancas não ficarem ferro no ferro, por que aquilo ali não tem como: pode tirar a folga, mas é ferro no ferro, vai desgastar e o barulho vai aparecer novamente....
Abraços

Carlos Lima
16/01/2006, 17:56
Vou tentar colocar um bloco de enponja embaixo das coifas das alavancas. Se der certo em escrevo. Já estou quase dando um tiro naquelas alavanquinhas.
Abraços.

Martin Melcop
16/01/2006, 19:52
Vou tentar colocar um bloco de enponja embaixo das coifas das alavancas. Se der certo em escrevo. Já estou quase dando um tiro naquelas alavanquinhas.
Abraços.

Realmente elas incomodam, o que fazia e que pelo visto vou ter que fazer de novo e colocar um pano grosso entre elas. :concordo:

Correa
16/01/2006, 22:47
Caros amigos,
voces estão te "bobeira", dei a dica mais simples e barata, e voces preferem desmontar o "breguerote" a meter graxa no buraco das alavanquinhas.
Nem devia, mas vou dizer que troquei a graxa por vaselina sólida comprada no mercado, e o Jeepão ficou melhor ainda.
Mas se não quizerem tentar, um tampão para ouvido sai por "2 real" no camelódromo.
Um 2006, sem barulho.

Corrêa


www.ottbr.hpj.ig.com.br

Andrejur
17/01/2006, 02:05
A Caixa de Transferencia original do meu Jota fazia um barulho parecido com o motor da Ferrari(F-1) a partir dos 80km/h. Confesso que eu até me acustumei com o barulho...
Comprei um conjunto de Caixa Clarck/Transferência de um Jota Militar e resolvi experimentar a Caixa de Transferência. A caixa militar não faz nenhum barulho :D :D :D :D :D :D :D
Um amigo resolveu acabar com o "choro" da caixa dele. Mandou fazer novas buchas com um material parecido com TecnYl, mas a caixa continua "chorando" e ele também :twisted: :twisted:
Minha caixa subssalente está desmontada aguardando o torneiro embuchar o eixo, quando for montar vou aproveitar e trocar a arruela de pressão mostrada pelo Getulio.
Em tempo: Comentei com o cara da Alpina 4x4 e ele disse que existem caixas que fazem barulho e outras não....

Abs.

Martin Melcop
17/01/2006, 06:03
Eu desmontei a minha caixa pois ela estava precisando de uma reforma.

Vou ver até quando dura sem ela fazer barulho e se juntar a todos os outros.

Tenho uma outra maneira eficiente de terminar com esse, mando intalara a minha caixa selada de 600 W e os 2 amplicifacores que estão sobrando aqui :dance: :dance:

nerinei
17/01/2006, 10:35
André, acho que os que não fazem barulho é por que tem roda livre.... :lol: :lol:

martin, isso me parece aquela história do mecanico que resolvia tudo com um martelo.....e quando o martelo não desse certo? era só pegar um maior... 8)

Carlos Lima
19/01/2006, 22:14
Pessoal,
Estou tentando colocar um molde de borracha na base das alavancas. Se surtir algum efeito (benéfico) eu envio as fotos de como fiz. Por via das dúvidas vou tentar também a graxa.
Abraços

Marcelo R. A. da Cunha
20/01/2006, 08:57
Carlos

Te mandei uma MP com o meu telefone me liga quando vc puder. O seu jota esta com vc aqui em Macae?? Qual e a cor? Bom saber que tem mais um Joteiro nessa região, vamos marcar uma trilha e tambem organizar com o Othon que tem um Jota branco aqui em Macaé um encontro em algum lugar por aqui para bater um papo.

rgds

Correa
20/01/2006, 15:09
Caro amigo Carlos Lima,
Faça o contrário, primeiro voce coloca a graxa, muita graxa, é possível que nem precise do molde de espuma, o barulinho e causado por vibração, quando se coloca a graxa, além de preencher as folgas ela também serve como abafadora do ruido causado pela vibração, por isto tem que ser muita graxa, ela dissipa o ruido, quanto mais graxa, maior a dissipação.
Olhe a foto, atrás de mim está meu guardião, dormindo, será que eu e ele estariamos tranquilos se as alavanquinhas estivessem fazendo barulho.Também sou do RJ.
Hoje minha irmã foi para a roça, já contactou e nem falou das alavanquinhas, e todos sabem que mulher fala de tudo, e se não tiver com quem falar, fala sozinha.
Faz um contato, te mostro meu jeep e trocamos figurinhas sobre soluções caseiras.
Atenciosasmente,

Corrêa

Carlos Lima
23/01/2006, 20:57
Ok, vocês venceram. GRAXA!
O problema é que vou ter que comprar uma graxeira. Vou busuntar tudo de graxa, mas se não funcionar vou levar o "bolo recheado" para vocês limparem, ok????? :mrgreen:
Mando notícias.
Abraços.

Correa
23/01/2006, 22:48
Caro amigo,
Que graxeira que nada, suja a mão, eu coloco com uma trincha, me sujo todo, mas nada que um bom sabão em pó não limpe.
A primeira vez que apliquei a graxa, como ela não era de boa qualidade, eu usei um pedaço de estopa e deixei lá no "buraco das alavanquinhas" a graxa com estopa e tudo.
Depois arumei uma graxa mais sólida e passei a colocá-la com uma trincha ou com a própria mão, não use graxa grafitada, nem graxa náutica.
De resto, se fizer direitinho, é só alagria.
Boa sorte.
Corrêa

Minha irmã voltou da roça e nem tocou no "barulho das alavanquinhas".

Carlos Lima
25/01/2006, 19:52
Pessoal,
Desisti da borracha e segui a orientação do Correa. Busuntei tudo de graxa e acho que funcionou. Para quem quiser se arriscar em um trabalho de paciência com a borracha, vou mandar as fotos do passo-a-passo, mas só vai funcionar se fizer com muito capricho (não tenho tempo nem paciência para isso).
Até agora estou levando fé na solução do Correa. Quando pegar a BR-101 na sexta-feira dou meu relato final.
Abraços.

Marcelo R. A. da Cunha
26/01/2006, 11:13
Correa

Grato pela dica, eu fiz na semana passada e acredito que o barulho so não tenha acabado de vez por eu não ter colocado a graxa na quantidade necessaria. Funciona mesmo :concordo:

rgds

Correa
26/01/2006, 20:52
Caro Marcelo,
Continue colocando graxa, normalmente na primeira engraxada, o ruido ainda persiste, porém mais baixo, pois a graxa deixa bolhas entre ela e as peças, que serão preenchidas assim que a graxa esquentar e derreter, entranhando nas folgas.
Hoje minha irmã me fez uma solicitação, "tá precisando por graxa nas alavanquinhas."
Vai ser amanhã, vou entupir de graxa, pois no sábado sou eu quem vai curtir o brinquedo, 400 km de alfalto e 50 Km de terra, estão servidos?
Depois da terceira engraxada, por vezes até esquecemos que as alavanquinhas existem, só lembramos muito depois quando instintivamente, levamos a mão para ajustá-las, ai nos tocamos de que é hora de mais graxa.

Viva o Jepão silencioso.


www.ottbr.hpg.ig.com.br

gvogetta
27/01/2006, 00:18
Caros,

Pessoalmente acho a solução da graxa meio "suja". :stop:

Temos uma dica nova: o uso de um pedaço de mangueira para revestir as alavancas. Funciona muito bem...

Aproveitei a colaboração do companheiro que compartilhou a dica e montei uma matéria no site sobre ela. Visitem http://jpx.4x4brasil.com.br/html/manut.html e vejam a seção 3, de dicas úteis. Lá temos no item "D" uma dica que se refere a esta "técnica" de vestir as alavancas com mangueira... É fácil e eficiente. Dêem uma olhada 8)

Saudações a todos,

AdrianoJPX
28/01/2006, 19:06
Salve Getúlio,

Acho que tem de arrumar o link da foto, pois ela nao está ampliando.

Obrigado.

gvogetta
31/01/2006, 22:42
Salve Getúlio,

Acho que tem de arrumar o link da foto, pois ela nao está ampliando.

Obrigado.

É verdade, não havia percebido. Vou corrigir assim que atualizar o site...
Obrigado!

Saudações,

Othon Alvares
05/02/2006, 13:52
Ola! Voltei :pensativo:

O embuchamento afouxou !! :cry:

Temos que tomar mais cuidado com o material empregado - talvez uma liga de bronze mais resistente...

Já ta fazendo barulho de novo :parede:

Correa
05/02/2006, 22:52
Olá amigos,
Voltei do meu passeio, foram 600 km de asfalto e 110 de terra.
Antes de sair coloquei graxa nos pinos dos cardans (acho que é assim que chama) e aproveitei para por graxa sobre o conjunto barulhento das alavanquinhas e no "buraco das alavanquinhas".
Vi o nível dos óleos, água, pressão dos pneus, etc.
Cada vez gosto mais do meu Jeepão.
Não fez um ruído, anda "assoviando".
Fomos eu, minha namorada, minha mãe e um dos cães
Só lembrei das alavanquinhas quando precisei tracionar, fora isto, pensei até que elas não tivessem ido.
Coloquei bastante graxa sobre o conjunto das alavanquinhas, pois elas haviam sido limpas para uma manutenção. (minha irmã moeu as caixas do jeepão).
Pois é gente, estamos ai, eu tô com a graxa e não abro.

Atenciosamente,

Corrêa


www.ottbr.hpg.ig.com.br

marcio perotto
09/02/2006, 16:45
Pois é galera + a dica que eu mandei e que esta no site do Getulio (ver a solução com mangueiras)é batata, em 30 minutos qualquer um executa o serviço, e por falar nisso, Getulio, vc. aplicou a receita do "bolo" no 'Panzer'??? Como ficou???

M. Perotto

Correa
17/02/2006, 22:30
Olá Pessoal,
Espero que voces estejam tendo bons e silenciosos passeios.
Daqui a pouco eu vou para outro passeio, mais 400 km de asfalto e 80 de terra.
O Jeepão continua engraxado.
Poderiamos chamar a solução da graxa de "miojo" em três minutos fica pronto e melhor,
silencioso, barato e sem acrescentar calços, elásticos e acessórios as já tão mal faladas alavanquinhas..
Não desmerecendo as outra sugestões.
A graxa é muito utilizada para acabar com vibrações e ruídos em embarcações e aeronaves.
Costumo fazer a revisão das graxas (pinos, cardans, etc.) a cada 2500 Km.
Bom carnaval...
Batucada e repinique só na avenida.


Corrêa

Correa
01/03/2006, 17:43
Olá amigos,
Ou voces acabaram com o barulho, ou o barulho acabou com voces.
Tô voltando do carnaval, Jepão silencioso, só preguiçoso para pegar.
Deve ser ressaca de carnaval.
Lá se vão mais 1000 kilômetros, 200 de terra e lama.
Espero que esteja tudo bem com voces e que estejam se divertindo em silêncio.
Lembram-se, as alavanquinhas.
Elas ainda estão ai.
Agora, que venha a semana santa.
Saúde a todos.
Corrêa

kaducrema
02/03/2006, 23:54
Pois é galera + a dica que eu mandei e que esta no site do Getulio (ver a solução com mangueiras)é batata, em 30 minutos qualquer um executa o serviço, e por falar nisso, Getulio, vc. aplicou a receita do "bolo" no 'Panzer'??? Como ficou???

M. Perotto

Pessoal,

Eu adotei a opção das mangueiras apresentada no site do Getulio. Ficou muito bom. O problema é que agora escuto outros grilados que eu não percebia antes.

Abraço,

marcio perotto
03/03/2006, 08:19
E ai Carlos, foi dificil a instalação??? As mangueiras funcionam como um amortecedor de vibração, porque elas ficam em contato, principalmente na parte inferior aonde faz as curvas. Quando aos outros "grilos" nada como uma lata de "baygon" pra matar os bichos hehehe.... relate depois quem sabe novas dicas estão por vir...

kaducrema
03/03/2006, 19:29
E ai Carlos, foi dificil a instalação??? As mangueiras funcionam como um amortecedor de vibração, porque elas ficam em contato, principalmente na parte inferior aonde faz as curvas. Quando aos outros "grilos" nada como uma lata de "baygon" pra matar os bichos hehehe.... relate depois quem sabe novas dicas estão por vir...

Marcio,

Eu não sou muito chegado a meter a mão na graxa, mas resolvi ariscar. A recomendação era comprar um metro de mangueira 5/8" com 150 PSI, cor azul. Só encontrei de 250 PSI, mas com vantagem de ser de cor preta, não quebrando a estética do interior do carro. As bolas das alavancas da redução estavam muito arrochadas. Uma eu soltei por bem a outra eu cobri com um pano e utilizei uma chave de cano para afrouxar. Retirei os parafusos do acabamento de fibra que envolve as alavancas. O cinto de segurança me impediu de soltar a peça por completo, mas ficou espaço suficiente para sacar os parafusos que prendem o guardapó da caixa de redução. Cortei a mangueira ao meio e apliquei bastante óleo de máquina de costura no interior dalas. Empurei cada pedaço de mangueira o máximo possível. Depois, levei o carro, meio desmontado, para uma vala num posto de gasolina próximo a minha casa. Entrei debaixo dele e constatei que uma delas já estava completamente vestida e puxei a outra para acabar de ajustar. Voltei para casa e cortei os exessos das mangueiras, de forma a ficarem levemente pressionadas pelas bolas das alavancas. Fixei o guardapó, recoloquei o acabamento de fibra e as bolas das alavancas. Demorei cinqüenta minutos, mas por teimosia em insistir soltar uma bola da alvanca sem a chave de cano. O tempo corrigido deve ficar dentro dos trinta minutos indicados no site.

Abraço,

marcio perotto
04/03/2006, 14:05
Maravilha!!! E o barulho zerou??? Os engates estão normais??? Com relação a mangueira sem problemas quanto aos "PSI" que possua, o importante é que faça o trabalho de um amortecedor para absorver as vibrações, as minhas eu cortei o tamanho abaixo dos guarda pó . A minha caixa de transferencia tinha um chiado (normal) por causa das engenagens serem retas, que resolvi após a troca dos rolamentos, com uma bisnaga de molycote. Espero que seja este seja o seu outro "grilo".

Abraço...

kaducrema
07/03/2006, 16:01
Marcio,

O negócio é bom mesmo para acabar com barulho e os engates ficam normais. Estou desconfiado que o inseticida certo para esse tipo de grilo é graxa. Tem só um mês e meio que eu engraxei, mas andei quase uns 500 Km na poeira.

Abraço,

MikaJPX
14/03/2006, 23:11
Fiz a dica das mangueiras e aposntei a toalha que viajava comigo há 7 anos :D

Recomendo a todos :concordo: . Levei 20 minutos. :!:

Parabéns ao autor da idéia.
:palmas:

marcio perotto
21/03/2006, 10:47
É isso ai Mika... a toalha agora ficará só para desembaçar o parabrisa. Quando instalei a minha também " foi como tirar com a mão" a minha esposa entrou no carro e notou na hora a diferença. Encontrando mais companheiros (epa isso meio PT) com o mesmo problema divulgue...

Abraço

Celsogvs
14/04/2006, 08:59
Amigos, realmente esta solução do site do Getulio é fantastica.

Parabens para quem teve esta idéia. :palmas:

[]´s

marcio perotto
17/04/2006, 08:35
Obrigado Celso :D . Realmente proprietario de Jpx torna-se meio "engenheiro mecanico ou mexanico". Acho que a grande maioria gosta do veiculo não só por suas caracteristicas de conforto e de sua suspensão FANTASTICA, mas pelo curso de mecanica que ele proporciona...heheheheeeee.... :lol: :lol:

Mas o fiel da balança, realmente, é o site do Getulio que permite aglutinar a todos... :palmas: :palmas: :palmas:


.