PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Transferência sem Tração

Anthoniusnikos
21/05/2009, 18:10
Olá pessoal, desmontei a CT da Ranger 99/00 (estava com óleo 80W90, é mole!!!), estava tudo certo, remontei, e estou fazendo alguns testes e perguntas:
1 - Sem o motor elétrico, quando traciono direto na CT em 4x4 Higt ou Low, ligo a viatura, engato qquer marcha, ela destraciona o eixo traseiro. Porquê ? :pensativo:
2 - A tração no eixo traseiro depende do tracionamento do dianteiro qdo nas posições hight ou low ?
3 - Sem o sensor de velocidade da CT ela funciona normalmente ? Para que serve esse sensor ?
4 - É possível acionar o motor elétrico, com fiação independente de passar pelo GEM e sem o relé da CT ? :parede:
5 - O motor elétrico da CT é de 12V ?
Abs
Anthon

TylerNTL
21/05/2009, 18:28
O sensor de velocidade deve bloquear o acionamento da 4x4HI quando a viatura estiver a mais de 80km/h e da 4x4LOW a mais de 1km/h, combinado com freio e embreagem acionadas.

Anthoniusnikos
21/05/2009, 18:45
Olá Thelmo, sem esse sensor, e respeitando as velocidades de engate, a CT funciona normalmente ?
E qto as outras questões, poderia tirar as dúvidas ?

Walter L. L. Casitta
21/05/2009, 18:51
Olá pessoal, desmontei a CT da Ranger 99/00 (estava com óleo 80W90, é mole!!!), estava tudo certo, remontei, e estou fazendo alguns testes e perguntas:
1 - Sem o motor elétrico, quando traciono direto na CT em 4x4 Higt ou Low, ligo a viatura, engato qquer marcha, ela destraciona o eixo traseiro. Porquê ? :pensativo:
2 - A tração no eixo traseiro depende do tracionamento do dianteiro qdo nas posições hight ou low ?
3 - Sem o sensor de velocidade da CT ela funciona normalmente ? Para que serve esse sensor ?
4 - É possível acionar o motor elétrico, com fiação independente de passar pelo GEM e sem o relé da CT ? :parede:
5 - O motor elétrico da CT é de 12V ?
Abs
Anthon

1- Você não deve estar posicionando corretamente o seletor da caixa...

2- Não...

3- Que se esse? que eu saiba o sensor de velocidade fica no diferencial...

4- Sim, mas se você posicionar o motor incorretamente poderia quebrar alguma coisa...

5- Isso mesmo 12V...

Anthoniusnikos
21/05/2009, 19:22
1 - Porque então a traseira destracionou ?
2 - Esse sensor fica preso num suporte em U que usa dois parafusos, dos três que seguram o motor elétrico.
3 - Pelo fato do botão seletor no painel e ter três posições bem definidas, só por distração colocaria numa posição errada, aí concordo que poderia quebrar se posicionado em veloc. incompatível.

Aproveitando: Se o LED verde do botão 4x4 estiver queimado ela vai funcionar normalmente ? (Parece que o meu queimou).

Walter L. L. Casitta
21/05/2009, 19:29
1 - Porque então a traseira destracionou ?
2 - Esse sensor fica preso num suporte em U que usa dois parafusos, dos três que seguram o motor elétrico.
3 - Pelo fato do botão seletor no painel e ter três posições bem definidas, só por distração colocaria numa posição errada. Mas concordo que poderia quebrar se posicionado em veloc. incompatível.

Acho que estamos falando de coisas diferente. O problema na CT é sempre culpa da chave de posição que fica montada junto com o motor. É a peça que entra a maioria dos fios. Qualquer mau contato para tudo...

Anthoniusnikos
22/05/2009, 09:50
Walter, essa parte de seleção no botão do painel e seleção pelo acionamento do motorzinho na CT está resolvido.
O que ainda não tenho como resposta, é porque em alguma posição Hight ou Low o eixo traseiro é destracionado.
Abração
Anthon

Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 11:21
Walter, essa parte de seleção no botão do painel e seleção pelo acionamento do motorzinho na CT está resolvido.
O que ainda não tenho como resposta, é porque em alguma posição Hight ou Low o eixo traseiro é destracionado.
Abração
Anthon

No seletor da caixa entre a 4x4HI e 4x4LO existe em ponto em que eixo traseiro fica livre. Você deve ter achado esse ponto sem querer...

Renato Fraga
22/05/2009, 11:36
Responda umas perguntas simples:

O que está querendo dizer com destracionar???? Sem receber transmissão ou patinando apenas esse eixo????

Sua pick up não está engatando nunca a tração dianteira????? nem a trazeira?????

Ainda é do modelo que utiliza rodas livres????

Existe uma posição intermediária em que a caixa fica em NEUTRO, sem mandar força pra lugar algum. Verifique se está realmente selecionando a opção correta.

Se acionando diretamente na tcase a tração dianteira ou trazeira não funciona, tem coisa errada, ou é dentro da caixa, ou é na transmissão da caixa até as rodas.

Abraços

Anthoniusnikos
22/05/2009, 13:50
É isso aí Walter, posicionei sem querer no ponto neutro. É que no ponto Low por ser fim do curso ele trava legal, porém na posição High a posição é imprecisa(não se percebe uma trava nesse ponto). E como os cubos das RLs estavam livres ela ficou sem tração.
Estava até pensando que para engatar, o motor elétrico tivesse que estar plugado e algum sinal de retorno seria necessário. Nada disso. Sem o motor elétrico pode-se ter um sistema manual numa emergência.

Renato, é o seguinte: A minha Ranger é RL. Interessante que nesse ponto neutro os cadans ficam engatados, mas não há tração(em qquer marcha a viatura fica sem ir para frente ou para trás).
Abraços
Anthon

Rogerrm
22/05/2009, 15:05
Anthonius , tua CT deve ta com alguma coisa gasta, a minha tem uma posição precisa Na High

Abraço

Anthoniusnikos
22/05/2009, 19:52
É bem provável Roger, o regulador passa direto, e não percebí antes de remontar.

Walter, mais umas perguntas:

1 - O sensor de velocidade da CT fica preso nos dois furos da extremidade do suporte (foto 1).
Nota: Se alguém puder postar uma foto com esse sensor agradeço.

2 - Os dois fios que entram no motorzinho, laranja e amarelo, devem ser os de ddp 12V (foto 2) ?

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 20:19
É bem provável Roger, o regulador passa direto, e não percebí antes de remontar.

Walter, mais umas perguntas:

1 - O sensor de velocidade da CT fica preso nos dois furos da extremidade do suporte (foto 1).
Nota: Se alguém puder postar uma foto com esse sensor agradeço.

2 - Os dois fios que entram no motorzinho, laranja e amarelo, devem ser os de ddp 12V (foto 2) ?

Abs
Anthon

A minha Ranger não tem esse suporte e nem o sensor. Não sei se entendi a pergunta 2, mas esses são os fios do motor sim...

Anthoniusnikos
22/05/2009, 20:25
É isso mesmo Walter, só perguntei para fazer um teste de bancada em não torrar o bichinho.
Desculpa pelo ddp = diferença de potencial.
Obrigadão
Anthon

TylerNTL
22/05/2009, 21:26
A minha Ranger não tem esse suporte e nem o sensor. Não sei se entendi a pergunta 2, mas esses são os fios do motor sim...

A minha tem um suporte que (pelo que me lembro) é parecido com esse seu, mas não tem nenhum sensor de velocidade nele. A única coisa que tinha presa nele era o conector chicote do motor X chicote da viatura.

Anthoniusnikos
22/05/2009, 21:35
Estive verificando no Manual da CT de peças da Ford e realmente existe esse sensor, só não sei porque a minha, e a de muita gente, está sem.

OBS.: Agora começo a ter certeza que aquele fio marrom grosso que sai da "flange" do diferencial dianteiro, liga-se nesse sensor. O que acham ? O fio está pitoco e cortado desde que adquiri a Ranger.

Abraços
Anthon

Renato Fraga
22/05/2009, 21:39
Renato, é o seguinte: A minha Ranger é RL. Interessante que nesse ponto neutro os cadans ficam engatados, mas não há tração(em qquer marcha a viatura fica sem ir para frente ou para trás).
Abraços
Anthon

Isso é simples. Nesta posição NEUTRO tá tudo engrenado, menos a transmissão vinda do câmbio. Ou seja, a 4x4 está engrenada mas não existe ligação com o câmbio.

Abraços