PDA

Ver Versão Completa : Pneu misto no asfalto

Raposo
21/05/2009, 15:14
Amigos Foristas,
Mais uma vez recorro à sapiência dos colegas. Os pneus BF da Natasha estão "abrindo o bico"; dentro de algum tempo terei de trocar pois já estão atingindo o "TWI". Estou pesquisando em lojas e internet e gostei do pneu BF All Terrain 31 X 10,5 X 15. Vale lembrar que poucas vezes utilizo o 4X4; somente para chegar perto da praia nas pescarias. Então vem as indagações:
1) O pneu 50 % off road pode sofrer desgaste prematuro se utilizado somente em asfalto?
2) O ruído promovido por este tipo de pneu será muito alto em velocidade de cruzeiro (110 km/h) a ponto de incomodar os ocupantes da viatura?
3) O consumo de combustível aumentará consideravelmente utilizando este tipo de pneu no asfalto?
4) Seria melhor colocar os pés no chão e comprar pneus 80% :sad::sad:?
Em anexo, postei foto do pneu pretendido.
Agradeço desde já a colaboração dos colegas.
Abraços

Girti
21/05/2009, 16:46
Amigos Foristas,
Mais uma vez recorro à sapiência dos colegas. Os pneus BF da Natasha estão "abrindo o bico"; dentro de algum tempo terei de trocar pois já estão atingindo o "TWI". Estou pesquisando em lojas e internet e gostei do pneu BF All Terrain 31 X 10,5 X 15. Vale lembrar que poucas vezes utilizo o 4X4; somente para chegar perto da praia nas pescarias. Então vem as indagações:
1) O pneu 50 % off road pode sofrer desgaste prematuro se utilizado somente em asfalto?
2) O ruído promovido por este tipo de pneu será muito alto em velocidade de cruzeiro (110 km/h) a ponto de incomodar os ocupantes da viatura?
3) O consumo de combustível aumentará consideravelmente utilizando este tipo de pneu no asfalto?
Em anexo, postei foto do pneu pretendido.
Agradeço desde já a colaboração dos colegas.
Abraços

Se você realmente roda muito pouco em estradas que exijam o uso de 4x4, acho que um pneu 80% asfalto/20% terra irá satisfazê-lo plenamente. O pneu que você destacou é o sonho de muitos donos de 4x4, é um ótimo pneu, bastante versátil e robusto. Mas não existe almoço grátis, se rodar apenas no asfalto vai gastar mais depressa, vai fazer um pouco de barulho (nada exagerado) e o consumo será um pouco maior do que seria com pneus 80% asfalto/20% terra.

A BFGoodrich fabrica um ótimo pneu 80/20, o Long Trail, dê uma olhada nele, talvez este seja o seu pneu.

Anthoniusnikos
21/05/2009, 17:14
Olá Raposo, na sua condição, eu colocaria pneus 80% estrada. Com certeza vai durar mais, vai haver menos barulho(que incomoda bastante), vai ter economia de combustível.
Entendo pouco de pneus, mas esse da foto deve ser uns 70% estrada ?
Abraços
Anthon

Edintruder
21/05/2009, 17:40
No teu caso é melhor um 80% mesmo. Eu estou andando com a picape original e tinha me esquecido de como ela é silenciosa...

felippetti
21/05/2009, 22:40
Amigos Foristas,
Mais uma vez recorro à sapiência dos colegas. Os pneus BF da Natasha estão "abrindo o bico"; dentro de algum tempo terei de trocar pois já estão atingindo o "TWI". Estou pesquisando em lojas e internet e gostei do pneu BF All Terrain 31 X 10,5 X 15. Vale lembrar que poucas vezes utilizo o 4X4; somente para chegar perto da praia nas pescarias. (...)

Raposo,

Eu uso BFG 33" na Ranjola e é só alegria... Vai bem no asfalto e na terra - só tenho elogios. Agora... o que mais me surpreendeu é como estes pneus vão bem na areia! Recomendo muito!
O meu último jogo (trocado em janeiro) já tinham 60K Km e só troquei pq pintou uma ótima oportunidade de botar novos. Acho que rodavam mais uns 20K Km fácil...
Por fim, o visual dos BFG são dubaralho!!

Boa sorte...

DieselPower
21/05/2009, 23:17
Anthonius, o pneu da foto é o BF AT (50% on, 50% off).

Raposo,

Realizando o rodizio adequado não.

Não! Meu sogro está utilizando o BF Mud (80% off) e no asfalto ele é tão silencioso quanto um Wangler RTS. Apenas depois do rodizio (deixamos passar da quilometragem indicada) ele fez um pouco de barulho, mas já está diminuindo (assentando). Agora o AT não faz barulho não!

Despresível.

Na minha opinião, não. Pois uma única vez que você venha a ficar atolado, tenho certeza que pagaria o dobro do preço para não ter passado por aquela situação. E nesta questão lhe garanto, o AT é muito melhor no barro que o Long.

dudu83
22/05/2009, 00:26
Anthonius, o pneu da foto é o BF AT (50% on, 50% off).

Raposo,

Realizando o rodizio adequado não.

Não! Meu sogro está utilizando o BF Mud (80% off) e no asfalto ele é tão silencioso quanto um Wangler RTS. Apenas depois do rodizio (deixamos passar da quilometragem indicada) ele fez um pouco de barulho, mas já está diminuindo (assentando). Agora o AT não faz barulho não!

Despresível.

Na minha opinião, não. Pois uma única vez que você venha a ficar atolado, tenho certeza que pagaria o dobro do preço para não ter passado por aquela situação. E nesta questão lhe garanto, o AT é muito melhor no barro que o Long.

comprei um jogo dunlop 80/20 tava tudo indo bem (ando 80% asfalto e 20% terra) ate que em numa bela semana fiquei atolado duas vezes e com ceretza se tivesse pneus 50% nao teria ficado atolado, pneu 80/20 nunca mais, to doido pra trocar por um jogo de 50/50...

cbridi
22/05/2009, 01:02
Raposo,

É teu sonho de consumo?? Compra logo!! Tenho certeza que não irás te arrepender.
Chegam fácil nos 80.000 Kms rodados, basta não esquecer do rodízio.
Barulho? Que barulho? Com o ruído do Maxion HSD 2.5 não se ouve nenhum ronco dos pneus! :-D

Estou no segundo jogo e, se tivesse experimentado antes, estaria no terceiro.

[]'s

cbridi
22/05/2009, 01:04
...............................

ORIONE
22/05/2009, 03:15
Aoowww pessoal!!! Venho pedir opiniões de vc´s!!! :pipoca: E pra ñ criar + 1 tópico vou postar aki msm...

Atualmente estou usando 2 pneus MAXXIS MA-751 na diant. novos e 2 michelin LTX M/S na tras. no limite (esses ainda ñ troquei) ambos 235/75 R15...
A medida original era 265/70 R15. Então vai a comparação...

235/75 R15 -Diametro 733,5mm(28,88") Larg. 235mm (9,25") :putz:
265/70 R15 -Diametro 752,0mm(29,60") Larg. 265mm (10,43")ORIGINAL
30"x9,5" R15-Diametro 762,0mm(30") Larg. 241,3mm(9,5")
31"x10,5"R15-Diametro 787,4mm(31") Larg. 266,7mm(10,5") Pretendida:twisted:

Bom, os 2 tras. estão nos seus últimos dias, porém, pretendo trocar os 4 por 1 medida maior. A + próxima da original no diâmetro em pol. seria 30"x9,5", + pretendo por 31"x10,5" pra ficar 1 pouco maior e + largo...

Medida 31" tem diâmet. 4,7% maior do q o 265/70. E 7% maior q o 235/75...

Estou em dúvida entre 2 pneus q acredito ter ótima relação custo/benefício:
MAXXIS MA-751 Bravo Series 50%on 50%off (estou usando na diant.) ou
MAXXIS MT-762 Bighorn Não sei a proporção dele. Alguem sabe??:pensativo:

Alguem usa essa medida (31"x10,5") ou esse pneu (MAXXIS MT-762 Bighorn)??? O que acham?? Ele parece ter um visual bem agressivo!

Site da MAXXIS de fora ja na página d pneus... http://www.maxxis.com/AutomobileLigh...Truck-SUV.aspx (http://www.maxxis.com/AutomobileLight-Truck/Light-Truck-SUV.aspx)
Site da MAXXIS brasileiro ja na pág. de pneus.. http://www.braziltires.com.br/novo/catalogo/onroad.html (http://www.braziltires.com.br/novo/catalogo/onroad.html)

Abraços

Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 08:19
Eu estou no quarto jogo de pneu BFG AT, terceiro nessa Ranger e acho esses pneus tão bons baratos que não tenho coragem de experimentar outro. Por isso também eu nem posso dizer se são melhores ou piores que os outros.

O que eu poderia dizer é são silenciosos, resistentes e duram muito...

Loyer
22/05/2009, 08:40
Eu estou no quarto jogo de pneu BFG AT, terceiro nessa Ranger e acho esses pneus tão bons baratos que não tenho coragem de experimentar outro. Por isso também eu nem posso dizer se são melhores ou piores que os outros.

Walter aproveitando o embalo, já rodou quantos KM com essa ranger?

Abraço.

konai
22/05/2009, 09:01
Raposo. Estou usando os BF que vc citou. Então, vamos lá.
1-Já rodei uns 13.000 km. e o desgaste é ainda imperceptível:
2-São bem silenciosos. Talvez o barulho seja um pouco maior que os para asfalto. Coisa mínima:
3-O consumo aumentou cerca de 10%.
4-Já usei os Michelin AT: são mais macios e não aumentou o consumo.

felippetti
22/05/2009, 09:10
Aoowww pessoal!!! Venho pedir opiniões de vc´s!!! :pipoca: E pra ñ criar + 1 tópico vou postar aki msm...

Atualmente estou usando 2 pneus MAXXIS MA-751 na diant. novos e 2 michelin LTX M/S na tras. no limite (esses ainda ñ troquei) ambos 235/75 R15...
A medida original era 265/70 R15. Então vai a comparação...

235/75 R15 -Diametro 733,5mm(28,88") Larg. 235mm (9,25") :putz:
265/70 R15 -Diametro 752,0mm(29,60") Larg. 265mm (10,43")ORIGINAL
30"x9,5" R15-Diametro 762,0mm(30") Larg. 241,3mm(9,5")
31"x10,5"R15-Diametro 787,4mm(31") Larg. 266,7mm(10,5") Pretendida:twisted:

Bom, os 2 tras. estão nos seus últimos dias, porém, pretendo trocar os 4 por 1 medida maior. A + próxima da original no diâmetro em pol. seria 30"x9,5", + pretendo por 31"x10,5" pra ficar 1 pouco maior e + largo...

Medida 31" tem diâmet. 4,7% maior do q o 265/70. E 7% maior q o 235/75...

Estou em dúvida entre 2 pneus q acredito ter ótima relação custo/benefício:

Alguem usa essa medida (31"x10,5") ou esse pneu (MAXXIS MT-762 Bighorn)??? O que acham?? Ele parece ter um visual bem agressivo!

Site da MAXXIS de fora ja na página d pneus... http://www.maxxis.com/AutomobileLigh...Truck-SUV.aspx (http://www.maxxis.com/AutomobileLight-Truck/Light-Truck-SUV.aspx)
Site da MAXXIS brasileiro ja na pág. de pneus.. http://www.braziltires.com.br/novo/catalogo/onroad.html (http://www.braziltires.com.br/novo/catalogo/onroad.html)

Abraços

Orione,

baixa este programinha pra comparar o tamanho dos pneus: http://cat.cc/tiresize.htm. Apesar do endereco esquisito, o site é quente...
Vale o comentário: se tua camionete é 4x4, nao recomendo pneus com medidas diferentes na dianteira e na traseira...

Abraco a todos!

felippetti
22/05/2009, 09:12
Raposo. Estou usando os BF que vc citou. Então, vamos lá.
1-Já rodei uns 13.000 km. e o desgaste é ainda imperceptível:
2-São bem silenciosos. Talvez o barulho seja um pouco maior que os para asfalto. Coisa mínima:
3-O consumo aumentou cerca de 10%.
4-Já usei os Michelin AT: são mais macios e não aumentou o consumo.

Não creio que o modelo do pneu influencie no consumo... A medida do pneu, essa sim pode alterar o consumo...

Raposo
22/05/2009, 13:49
Agradeço as informações. Estão ajudando bastante. Entretanto, o relato do Konai me deixou preocupado: 10% de aumento no consumo? Na Natasha representa R$ 15,00 a cada tanque cheio. É isso mesmo?
Lembro que continuo dando preferência aos BF AT.
Abraços.

sergiomfff
22/05/2009, 14:12
Agradeço as informações. Estão ajudando bastante. Entretanto, o relato do Konai me deixou preocupado: 10% de aumento no consumo? Na Natasha representa R$ 15,00 a cada tanque cheio. É isso mesmo?
Lembro que continuo dando preferência aos BF AT.
Abraços.

Sds, Raposo.

Qdo comprei minha Ranger os pneus dela ja estavam no fim, isso me deu uma alegria porque ai eu pude colocar um BFG 31, ele dá vida ao carro.
E quanto ao consumo, quanto mais largo for o Pneu maior vai ser o atrito, mas como é um pneu com maior diâmetro q o original o motor vai girar menos para manter a tal vel cruzeiro (110 km/h + 6% ~116,6 km/h) e o desgaste já foi dito no forum, rodaram 80k com um jogo.
Não pensa muito não, atenda seu coração, pois eu já tive uma S10 queria colocar esse pneu e a loja se recusou a vender dizendo que não cabia, me contentei com o 235 com o coração doendo.
Em tempo: o que aumenta o consumo é pneu com calibragem baixa e problemas de alinhamento.
E caso no caso de fixação por baixo consumo, faça o inverso; coloque o 225/15 que teoricamente vai baixar o consumo.
Abs.

konai
22/05/2009, 15:10
Rafael. Como os demais foristas, vc tem razão. Pneus maiores aumentam o consumo. No meu caso, estava com pneus originais e os BF 31 são mais largos e com diâmetro maior.

Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 15:13
Rafael. Como os demais foristas, vc tem razão. Pneus maiores aumentam o consumo. No meu caso, estava com pneus originais e os BF 31 são mais largos e com diâmetro maior.

O 31 pro original não da diferença de consumo. A forma de medir o consumo é que muda. Tem que dar o desconto no hodômetro...

Gustavoatf
22/05/2009, 17:56

Walter, quantos km vc rodou com cada jogo do BFG at?

ORIONE
22/05/2009, 18:38
Orione,

baixa este programinha pra comparar o tamanho dos pneus: http://cat.cc/tiresize.htm (http://cat.cc/tiresize.htm). Apesar do endereco esquisito, o site é quente...
Vale o comentário: se tua camionete é 4x4, nao recomendo pneus com medidas diferentes na dianteira e na traseira...

Abraco a todos!

Valew felippetti

Ok, a medida ja esta definida:!: Vai ser 31"x10,5".

Agora só falta definir o modelo:

Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 19:16
Walter, quantos km vc rodou com cada jogo do BFG at?

Eu rodo em torno de 70.000Km e passo pro meu irmão e ele ainda rodas uns 20.000Km.

Tenho um jogo de 33x12.5x15 lá em casa ocupando espaço. Quem quiser pode vir pegar de grátis...:concordo:

Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 20:28
Hoje vi um L200 Outdoor com esse pneu e achei interessante. Era um Dunlop Grandtrek AT3 285x75x16 Alguem conhece?

http://www.dunlopbrasil.com/images/tires/large/Dunlop/dunlop_AT3.jpg

Anthoniusnikos
22/05/2009, 20:35
Cara...! GRÁTIS...! Até ônibus errado..! Qual o estado desses 33" ?
Walter, se estiverem semi-novos já estou indo para BH.

Walter L. L. Casitta
22/05/2009, 20:38
Cara...! GRÁTIS...! Até ônibus errado..!Qual o estado desse 33" ?

Não tá careca, tem uns 3mm de borracha pra queimar ainda, mas quem quiser vai ter que buscar.

Daqui uns dias vai ter mais um jogo...

LopeS4x4
22/05/2009, 21:13
Walter, blz?

nao arranja um jogo seminovo p/ vender nao..?!

abç.

FLÁVIO FAF
22/05/2009, 21:43
Hoje vi um L200 Outdoor com esse pneu e achei interessante. Era um Dunlop Grandtrek AT3 285x75x16 Alguem conhece?

na frontier sel o pneu original é dunlop grandtrek at 2 255 x 70 x 16 , mal duraram 30000 km , creio que com estes at 3 não seja diferente.

dudu83
23/05/2009, 00:42

uso esse pneu na ranger cinza 31x10,5 r 15, a durablidade dele e boa ja rodei 40.000 km e roda tranquilo mais uns 20.000 (nao sou cuidadoso com pneu, so fiz rodiziu uma vez e quase nunca calibro ) ...

porem pessimo pneu em cacalho e na chuva nao segura nada, na lama atola ate no plano... so comprei ele por que aqui na minha cidade custa bem mais barato que os demais.. esse que uso e made in japao...

TarsoDL
23/05/2009, 09:36
alguem conhece os pneus da Hankook??

aqui na minha cidade é o mais barato, ta em torno de R$ 380,00 cada o 235 70 R15...

os goodyear wrangler ta em torno de R$ 450,00 cada na mesma medida. são estes que estou usando na minha pkp, uso 80% no asfalto...

aoliveira
23/05/2009, 18:20
Eu acho que desgaste prematuro não deve sofrer não, afinal é projetado pra pelo menos 50% de asfalto :mrgreen:. Eu uso a maior parte do tempo em asfalto e não percebi nenhum desgaste ainda não (6mil km rodados).

Não percebo ruído nenhum, pra mim parece igual ao pneu anterior que era 100% asfalto.

Não percebi aumento algum de consumo desde que troquei os pneus, e eu registro todos os abastecimentos.

Se colocar os pés no chão o coração vai ficar brigando com os pés sempre que ver uma passando com os AT. :mrgreen:

cbridi
25/05/2009, 11:29

Walter,

Antes do primeiro jogo de BF, tive os Dunlop GrandTrek AT2 por 58.000 Kms, foi o que duraram, isso que levei eles além do limite aceitável. Chegaram a deformar, ficar com bolhas na banda de rodagem. Eram eram made in Japan. Comparando com os BFs, são mais macios, menos barulhentos, mas "escamavam" mais a banda de rodagem, o rodízio tinha que ser mais frequente para uniformizar o desgaste. Em relação ao GrandTrek AT2, mil vezes o BF. Não sei se houve alguma evolução com o AT3.

[]'s

Walter L. L. Casitta
25/05/2009, 13:29
Walter,

Antes do primeiro jogo de BF, tive os Dunlop GrandTrek AT2 por 58.000 Kms, foi o que duraram, isso que levei eles além do limite aceitável. Chegaram a deformar, ficar com bolhas na banda de rodagem. Eram eram made in Japan. Comparando com os BFs, são mais macios, menos barulhentos, mas "escamavam" mais a banda de rodagem, o rodízio tinha que ser mais frequente para uniformizar o desgaste. Em relação ao GrandTrek AT2, mil vezes o BF. Não sei se houve alguma evolução com o AT3.

[]'s

Independente de qualquer evolução, eles estão sendo vendidos aqui mais caro R$100,00 que os BFG. Então vou continuar no BFG mesmo...

dudu83
25/05/2009, 13:37
Walter,

[]'s

o at3 naum e uam evolucao do at 2 e outro modelo mesmo...

aqui na minha cidade o dunlop at3 custa menos da metade do BFg...

Raposo
25/05/2009, 15:29
Boas novas!
Aqui no rio de Janeiro, na loja da Michelin, cotei o BF AT 31 X 10,5 X 15 a R$ 574,00 a unidade. Achei o preço muito bom. O que acham?
Abraços e sempre grato pelas dicas.

ORIONE
26/05/2009, 01:24
Em São Lourenço-MG em um revendedor Michelin o cara cotou R$725,00 á vista a unidade, achei um absurdo!!!

Abraços

ORIONE
26/05/2009, 02:16
O que acham do MAXXIS MT-762 Bighorn na medida 31"x10,5" R15 p/ Frontier 2003???

Pretendo trocar o jogo d pneus essa semana, ja defini a medida...
Agora só falta definir o modelo:
MAXXIS MT-762 Bighorn 100%off

Esses 100%off são mto ruins em curvas no asfalto? Achei os MA-751 50-50 bons d curva e chuva no asfalto!!!

Hoje 2ª braba sai pra tomar umas geladas e comer umas fritas, nisso comentei sobre minha dúvida entre os MAXXIS MA-751 e MT-762 c/ minha namorada, ela disse q ñ gostou do desenho do 751 q ta na diant. pq parece pneu d caminhão d prefeitura :lol: :lol: :lol:... e eu estou levemente empolgado c/ o visual q os Bighorn MT-762 podem dar na criança, + ainda ñ me decidi... ver fotos seria uma boa....:pensativo:

3ª agora vou ligar pro meu revend. como ele pediu pra checar a carga d pneus q chegou nos containers e saber quais estarão disp. p/ encomend, ai irei me decidir... postarei fotos da vtr c/ sapatos novos!!!:concordo: :concordo: :concordo:

Walter L. L. Casitta
26/05/2009, 08:24
Em São Lourenço-MG em um revendedor Michelin o cara cotou R$725,00 á vista a unidade, achei um absurdo!!!

Abraços

Esse é +/- o preço do BF AT 285x75x16 aqui em BH...

FLÁVIO FAF
27/05/2009, 16:36
aqui em salvador na loja ottoni ( autorizada da michelin) o pneu bf at q 265 x 75 x 16 custa 720 reais 5 x no cartao .

FLÁVIO FAF
29/05/2009, 08:22
entrei no site da bf www.pneusgoodrich.com.br (http://www.pneusgoodrich.com.br) , no canto superior direito escrito serviços , depois agendamento de compra consegui o preço de 581,69 a unidade do pneus bf at 265x 75 x 16 q para ser entregue na mesma loja ottoni pneus em salvador ( autorizada michelin ) , nesta mesma loja forneceram o orçamento de 720,00 no momento nao tinha pronta entrega ,previsao de 01 semana, em outra loja braga pneus( nao aut michelin) o valor é 880 .

Hiltonmc
30/01/2015, 13:05
Eu tenho uma Pajero Dakar 2010 Automática e Diesel. Pneu = 265/65 R17. Troquei recentemente os meus pneus Hankook (totalmente asfalto) por Pirelli Scorpion ATR (70% asfalto 30% terra). Estou relatando aqui sobre o barulho que falam que o ATR seria muito mais barulhento que o STR. Sinceramente falando, eu não estou ouvindo barulho nenhum do pneu! Talvez por meu carro ser diesel, o barulho do motor, que é relativamente silencioso, se sobrepõe ao barulho do pneu.
Portanto a minha conclusão é que esta história de pneu ATR ser muito barulhento, é para ouvido muito sensível (risos...) Quanto à durabilidade, daqui há dois anos publico aqui quantos km durou. Estou muito satisfeito com a aquisição do pneu Pirelli Scorpion ATR.