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Ver Versão Completa : Retirar o difusor para oxigenar melhor o velho BF161. Alguém já tentou?



Rafaminc
21/05/2009, 11:36
Bom dia pessoal, ontem tentei retirar o difusor do carburador para aumentar a passagem de ar, e conseguentemente tentar aumentar a potência do meu motor que hoje roda no GNV/gasolina. Como no Aero Wilys temos 20 HP a mais que o bf161 só com a adição de um cabeçote melhorado com dois carburadores e um escapamento melhor dimensionado, estou tentando obter esses valores com pequenas alterações.
O BF original possui uma entrada de Ø27mm (572mm²), sendo que sem o difusor esse valor passa para Ø40mm (1256mm²). Para um 6 cil eu acho muito pouco esse valor, pois só como exemplo, minha moto com motor de 350 cilindradas tem uma entrada de Ø32mm original e passei a mesma para Ø36mm melhorando consideravelmente a potência.
Sei que essa alteração implica em aumentar a quantidade de combustível jogada para o motor, mas quero fazer testes para deixar esse motor menos travado no GNV.
Na gasolina já tentei aumentar o giclê de Ø1,2 para Ø1,6mm, mas ainda preciso usar o afogador um pouco puchado, e no GNV como só tenho uma entrada do gás no pé do carburador, provavelmente não consigo chegar na mistura correta por causa da baixa vazão.
Outra alteração que já providenciei foi a troca da tubulação original por uma de 2" e também otimizei a saída dos gases do coletor original. Cortei fora o flange de saída do coletor e refiz o escapamento de forma que os gases dos cil 1, 2 e 3 não encontrem diretamente com os gases dos 4,5 e 6 gerando contra pressão dentro co coletor.
Alguém já fez esse motor rodar sem o difusor? Conseguiu uma média de consumo razoável?

Obrigado

edgar
21/05/2009, 13:16
o difusor pelo que entendo é aquele estreitamento que tem no carburador. ele é reposnável por aumentar a velocidade do ar. Este ar em velocidade alta, vai criar uma depressão na tubulação da cuba e vai sugar a gasolina. Se voce tira o difusor, a gasolina não vai sair da cuba. Mesmo que voce aumente todos os gicles, não vai depressão na cuba

Rafaminc
21/05/2009, 14:22
o difusor pelo que entendo é aquele estreitamento que tem no carburador. ele é reposnável por aumentar a velocidade do ar. Este ar em velocidade alta, vai criar uma depressão na tubulação da cuba e vai sugar a gasolina. Se voce tira o difusor, a gasolina não vai sair da cuba. Mesmo que voce aumente todos os gicles, não vai depressão na cuba

Pois é, mas a minha idéia é fazer o motor funcionar melhor no GNV sem o difusor (+ar e + GNV). Na gasolina como eu praticamente não rodo mais e na pior das hipóteses, eu pucho o afogador um pouco para aumentar o vácuo.

Hoje eu vou tentar aumentar p/ próximo de 2mm o furo do giclê e testar. Vai que funciona...
No GNV vou colocar mais uma entrada no pé do carburador e ver se fica menos manco.

edgar
21/05/2009, 14:33
Ta usando variador de avanço eletronico ? Que distribuidor voce tem ? Só o eletronico adaptado com avanço de outro carro ? Olha as explicações do mestre Sukys sobre esta questão.

Rafaminc
21/05/2009, 15:56
Ta usando variador de avanço eletronico ? Que distribuidor voce tem ? Só o eletronico adaptado com avanço de outro carro ? Olha as explicações do mestre Sukys sobre esta questão.

Não tenho variador. Até pensei em comprar um da Tury, próprio para GNV carburado. Mas fiz uns testes no avanço com 5º (original) e depois com 10º a 15º e não mudou praticamente nada em alta rotação. O certo era rebaixar o cabeçote p/ esse motor trabalhar mais taxado no GNV, mas fui ver na retífica e o cara me falou que iria ter que plainar umas 4 vezes a R$55,00 cada limpada. Não sei se vale a pena gastar mais 200 neste motor tão antigo.

Meu distribuidor é original, mas não uso mais platinado. Fiz o esquema do tal Fabricio Nicolini (indutiva) e ficou bom.

Claudio Almeida Machado
09/12/2010, 18:32
Rafa,
Cara vc conseguiu funcionar o motor sem o difusor? Qual foi o resultado? Tava pensando em retira-lo e levar num torneiro e passar ele de 27 para uns 30 mmm. Deve melhorar a performance pelo menos em alta rotação.
O q acha?
Abraço

Julinot
10/12/2010, 08:28
Pois é... como ficou esse história ?

Abraços.

Fabiano Willys CJ5 1959
10/12/2010, 09:15
All !!

Fiz uma experiencia deste tipo á algum tempo atrás.
Retiramos o "difusor / venturi" 27, colocamos duas juntinhas lá na base pra compensar e ficou tudo certo. Deu trabalho foi para acertar a injeção da rápida e da giclagem que tivemos que aumenta-la bastante e usando diversas broquinhas até encontrar uma boa vazão.

O jeep mudou bastante, aceleração mais rapida e puxando bem na arrancada. Porém sempre tem pontos negativos e neste caso foram 2:
- Alto Consumo e perda de torque;

Do original, para melhorar no dia-a-dia, dá pra usar o difusor 30, perde-se um pouco de torque, mas nada que não seja compensado pela reduzida na trilha.

No seu caso Rafaminc, com o GNV, se retirar o difusor, da mesma forma que na gasolina, terá que encontrar a correta mistura Ar x GNV.

Mesmo assim, no meu ponto de vista, a melhor forma de tirar "algo mais" deste motor que resulte em resposta sem aumentar o consumo, seria de mexer primeiramente na taxa (razão de compressão), para ter o melhor aproveitamento de queima mistura ar x combustivel.

Abraço,

fabiano carraro
10/12/2010, 10:46
:pipoca: ........................:rolleyes:



:odedo:

Sergio Rocha
10/12/2010, 11:35
:pipoca: ........................:rolleyes:



:odedo:

Não é só vc Fabiano.:shock: tem outros.


[]´:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

sallespickup
10/12/2010, 13:28
eu trocaria o carburador por um 2E, ai ele vai respirar mais com um fincionamento correto, tenho um ap 1.8 que furei só o primeiro estagio para o gaz ficou um avião, pois quando era tldz no gaz era fraco

eu acho melhor solução, pois como ja disse um colega falta vacuo par puxar a gasol, e se aumentar muito o redutor do gaz tb não dar conta. pois precisa deste vacuo para abrir o kit

carlos sallespickup

Julinot
10/12/2010, 13:43
Amigo,
por que perde torque ?

Obrigado.


All !!

Fiz uma experiencia deste tipo á algum tempo atrás.
Retiramos o "difusor / venturi" 27, colocamos duas juntinhas lá na base pra compensar e ficou tudo certo. Deu trabalho foi para acertar a injeção da rápida e da giclagem que tivemos que aumenta-la bastante e usando diversas broquinhas até encontrar uma boa vazão.

O jeep mudou bastante, aceleração mais rapida e puxando bem na arrancada. Porém sempre tem pontos negativos e neste caso foram 2:
- Alto Consumo e perda de torque;

Do original, para melhorar no dia-a-dia, dá pra usar o difusor 30, perde-se um pouco de torque, mas nada que não seja compensado pela reduzida na trilha.

No seu caso Rafaminc, com o GNV, se retirar o difusor, da mesma forma que na gasolina, terá que encontrar a correta mistura Ar x GNV.

Mesmo assim, no meu ponto de vista, a melhor forma de tirar "algo mais" deste motor que resulte em resposta sem aumentar o consumo, seria de mexer primeiramente na taxa (razão de compressão), para ter o melhor aproveitamento de queima mistura ar x combustivel.

Abraço,

sallespickup
10/12/2010, 21:12
perde torque pelo mesmo motivo que consome muito, não consegue queimar tanta mistura em especial na alta, pois para acertar a baixa teve-se de aumentar muito a giclagem, e quando o combustivel passa no vacuo(alta) ta tão arrombado o gicle que a mistura fica pobre.
resumo se a fabrica fez e refez calculos para acertar, como faremos na marra???!!:oops::cry:

só pra se ter uma base nos turbinados, eles torneiam e abrem mais, porem não tiram, pois ai é muito ar

repito pense num carburador melhor, ignição eletronica, bobina de alta ignição (40 mil volts contra 27 mil das para ignição eletronica e 16 mil das para platinado) é a do gol MI 1.6, hoje comprei uma novinha 100 pilas,
com mudanças neste sentido, seu motor vai melhorar muito, no gaz, pois a eletrica é muito exigida neste

ai com uns 15 graus, vc vai ver o avião que virará

carlos sallespickup

Rafaminc
13/12/2010, 09:55
Rafa,
Cara vc conseguiu funcionar o motor sem o difusor? Qual foi o resultado? Tava pensando em retira-lo e levar num torneiro e passar ele de 27 para uns 30 mmm. Deve melhorar a performance pelo menos em alta rotação.
O q acha?
Abraço

Claudio, as alterações que fiz, foram para melhorar o cunsumo e potência no GNV, e isso ocorreu muito bem.
Ganhei 1 km/metro de autonomia (8km/m - antes 7km), sendo que o Jeep está andando no GNV com praticamente a mesma força que tinha antes na gasolina.

Na gasolina, as acelerações estão muito mais rápidas, o consumo não se alterou e também não notei diferenças no torque, sendo que o motor ficou mais elástico.
Só a lenta que fica instável na gasolina, sendo necessário fechar uns 10 a 5º a borboleta do afogador, quando saio do GNV, mas também, com uma passagem direta de 40mm, é difícil acertar o carburador sem o efeito do venturi.

Obs: Após alterar o venturi, também fiz mais algumas alterações para chegar neste resultado que acho satisfatório:

GNV: aumentei o bico de entrada de 11 para 14mm, pois sem isso, o vácuo não sugava o gás necessário.
Carburador: Giclê arrombado para 1.6 ou 1.8mm (não lembro direito)
Escapamento: Troquei toda tubulação de 40 para 50mm
Coletor de escap.: aumentei a boca de saída e fiz dois anteparos para que os gases dos cil 123 não colidam com os dos 456 dentro do coletor (mais fácil arrumar um coletor do aero ou do 3000).

Com essas alterações, o Jeep ganhou uma marcha, pois em lugares que precisava usar a 2ª, já posso andar em 3ª, diminuindo assim o giro e consumo.

Quanto a sua alteração de 27 para 30mm, serão 23% a mais de ar para dentro do motor, mas eu tentaria mandar fazer um venturi novo de até uns 34mm (58% maior). É uma peça simples e barata de se fabricar e não vale a pena estragar a original.

:concordo:

fabiano carraro
14/12/2010, 21:51
:shock:...............:palmas:.................... ..:pipoca:

turboroe
17/12/2010, 03:58
perde torque pelo mesmo motivo que consome muito, não consegue queimar tanta mistura em especial na alta, pois para acertar a baixa teve-se de aumentar muito a giclagem, e quando o combustivel passa no vacuo(alta) ta tão arrombado o gicle que a mistura fica pobre.
resumo se a fabrica fez e refez calculos para acertar, como faremos na marra???!!:oops::cry:

só pra se ter uma base nos turbinados, eles torneiam e abrem mais, porem não tiram, pois ai é muito ar

repito pense num carburador melhor, ignição eletronica, bobina de alta ignição (40 mil volts contra 27 mil das para ignição eletronica e 16 mil das para platinado) é a do gol MI 1.6, hoje comprei uma novinha 100 pilas,
com mudanças neste sentido, seu motor vai melhorar muito, no gaz, pois a eletrica é muito exigida neste

ai com uns 15 graus, vc vai ver o avião que virará

carlos sallespickup


Se vc ja achou bom trocar a bobina, que sozinha não faz muita diferença, experimenta colocar uma ignição capacitiva de alta potência pra ver quão feliz vc vai ficar!

Eu tenho um santana, que usa a mesma bobina MI. Coloquei ignição de alta potência (CM racing) e meu consumo foi pra lua... isso porque o carro virou outro, tá tão forte q eu não me aguento e ando com o pé embaixo o tempo todo.
Com GNV deve fazer mais diferença ainda, pelo que ouvi dizer.

Acho que ao invés de mexer na admissão pra entrar mais combustivel (o que vai fazer o carro gastar mais), o ideal seria otimizar a queima do que vc ja coloca pra dentro, e aí a receita é simples:

* muita Taxa
* ignição forte
opcional, que traz mais ganho ainda, mas da um certo trabalho:
* velas, rotor, cabos de vela tudo direto, sem resistência (sem os "supressivos")
* abrir eletrodos das velas pra aumentar o tamanho da faísca (precisa de ignição forte e isolação de cabos de vela)

Assim o carro fica mais forte e gasta menos, sem contar que quanto mais eficiente é a queima, menos o carro sofre com "defeitos" como mistura pobre, rica, carbonização ou óleo na câmara de combustão, folga nas válvulas, etc... e menos poluição o seu carro joga pra atmosfera.