Ver Versão Completa : Coluna central de direção Pajero Full 98
Pessoal,
Tenho uma Pajero FULL GLS-B 1998 5P, já faz uns 2 anos. Logo que comprei, senti que a direção trepidava muito e fui fazer balanceamento. Descobri que o braço pitman tinha ido "pro brejo". Troquei o dito cujo e não adiantou. Levei a vtr ao pessoal da Suspentécnica, a princípio muito profissional, que descobriu que o problema é da coluna central de direção que, devido a idade, já está baleada (com folga nas junções). O problema é que uma coluna nova custa uns R$ 2.500,00, dinheiro que não tenho no momento.
Há alguns dias, descobri um mecânico especializado em MIT que me disse que o problema poderia ser resolvido mandando "retificar" e trocando o embuchamento de toda a coluna (do volante até a caixa de direção):?
Alguém já passou por isso? Alguém sabe como resolver isso? Estou ficando meio desesperado... o carro não dá balanceamento... é um excelente carro, porém, estou ficando decontente com isso":(
Obrigado e um abraço a todos!!!
Ronaldo.:concordo:
Ronaldo
Embuchar é comum e fica bom. Meu primo teve esse problema numa 97 e ficou perfeito.
Na epoca procurando em desmanches uma usada boa custava uns 600,00, tambem seria uma opcao....
Bom dia, pessoal.
Padeço do mesmo problema de folga na coluna de direção. Não tenho sintoma no balanceamento, mas manter uma reta com o carrão tá ficando difícil...
Nenhum dos especialistas em Mitsubishi daqui de Brasília sequer sugeriu o reembuchamento da peça. Dizem que por ela ser blindada a unica solução é a substituição por outra nova, com preço em torno de R$1.2k e 30 dia úteis de espera pela chegada dela do Japão, pois não existe em estoque no Brasil.
Alguém poderia sugerir onde a coluna poderia sofrer o reparo, com os possíveis contatos??
Grato!!!
ola sou novo por aqui e tive o mesmo problema,pajero sport 2000.
retirei a coluna inteira e refiz todo embuchamento,tenho uma usinagem,o carrao para direitinho na pista,mas o tec tec no volante ainda continua,deve ser a caixa de direção. vou retira-la pra examinar,ai te aviso.
grande abraço.
A minha Pajerinho é ano 2000 e também tem um téc téc irritante quando pego algum terreno irregular (ex: costeleta de vaca).
Com o carro parado, movimentando rapidamente a direção de um lado para outro, também sinto o téc téc e um leve reflexo no pedal do freio. Ou seja, não sei onde esta o problema, mas está claramente "conectado" à direção e ao pedal do freio.
Será que o meu problema também esta na caixa de direção ? Alguém com problema semelhante retificou e resolveu ?
Abs e obrigado,
olá pessoal.
entao desontei a danada da caixa de direção da pajero,
ta com folga no setor,rolamentos e bucha de bronze.
vou refazer tudo pra ver oque acontece.
se alguem tiver sugestão agradeço.
igortost
09/04/2010, 11:59
olá pessoal.
entao desontei a danada da caixa de direção da pajero,
ta com folga no setor,rolamentos e bucha de bronze.
vou refazer tudo pra ver oque acontece.
se alguem tiver sugestão agradeço.
Finix,
Também tenho um Pajero Sport 2001. O meu problema é um vazamento na caixa de direção. Levei na concessionária e mantendo a lei do menor esforço das concessionárias, recomendaram substituir a peça. Gostaria de saber o desenrolar do seu caso para ver se posso seguir o seu exemplo.
Agradeço se vc mandar notícias.
fedao2004
09/04/2010, 17:47
Tinha folga e vazamento no meu setor da minha pajerinho, mandei fazer na Hidrauven em caxias do sul, o cara me cobrou 950,00, mas não ficou 100%, me falou que as esferas tavam com muita folga e esfera de importado não tem ajuste, alguém confirma isso? só trocando
Marcelo-HPE
09/04/2010, 18:51
Verifiquem tb o acoplamento estriado deslizante que sai da caixa de direção para a coluna , ali tb dá folga , o pessoal das autorizadas resolvem colocando um tipo de cola especial que seca e retira a folga .
esse tec-tec pode ser os rolamentos das coluna que devem ser trocados .
Reapertem tb os coxins da carroceria em relação ao chassi . isso tb faz trepidar a direção já que a caixa de direção é no chassi e a coluna é na carroceria .
abs
Pessoal estou muito frustrado com a minha caixa de direção,ela esta com folga no fuso de esfera recirculante,nao sei oque fazer,as esferas tem 6,3mm de diametro,e esta folga do conjunto passa para a direção.
estou na luta qualquer coisa eu aviso.
Pessoal,
Comprei uma Pajerinho 98, nesse final de semana aproveitei para comecar a fazer alguns reparos que ela precisa, porem o carro esta com uma folga na coluna de direcão e a caixa de direcão, deve estar com as esferas ou sedes gastas, pois o movimento do volante as vezes parece que trava um pouco.
Alguem sabe me dizer se a caixa de direcão e coluna é especifica da Pajero 98 ou posso procurar tambem da L-200, Pajero Sport, etc
Alguem tem alguma dica de local para reparo ou troca em SP?
SAPO-BOMBA
01/04/2013, 09:25
Volante "travar" não tem muito a ver com folga ou com coluna de direção. Pode ir atrás que é óleo hidráulico baixo, ar no sistema ou problemas na caixa de direção.
Volante "travar" não tem muito a ver com folga ou com coluna de direção. Pode ir atrás que é óleo hidráulico baixo, ar no sistema ou problemas na caixa de direção.
Sapo, me expressei mal, são dois problemas distintos.
O mecanico falou que na caixa é provavelmente desgaste das esferas, andei procurando na Net e não achei nenhum kit de reparo com as esferas, apenas orings.
O outro problema não relacionado a essa travadinha de direcão é folga na coluna, quando se segura o volante com as duas mãos e movimenta-se para frente e para trás (uma mão por vez), percebesse a folga.
Não cheguei a retirar o volante para ver se tem alguma bucha ou rolamento logo no comeco da coluna de direcão que poderia causar essa folga.
Olhei uma Pajero B 1997. Segurei o volante e movimentei como se fosse mudar a posição dele na vertical. o volante sede uns 3 ou 4 cm. A alavanca de ajuste de posição do volante esta na posição travada.
dirigi o carro e nao notei nenhuma anomalia na direção.
Como disse, o volante sede uns 3 a 4 cm como se eu estivesse ajustando a posição do volante.
o que poderia ser? será algum desgante na alavanca que trava a posição apos o ajuste? alguem já desmontou e sabe como é???
Grato por qualquer informação. Hugo Sérgio - PY4BIE
jonasmel
24/05/2017, 06:31
Olhei uma Pajero B 1997. Segurei o volante e movimentei como se fosse mudar a posição dele na vertical. o volante sede uns 3 ou 4 cm. A alavanca de ajuste de posição do volante esta na posição travada.
dirigi o carro e nao notei nenhuma anomalia na direção.
Como disse, o volante sede uns 3 a 4 cm como se eu estivesse ajustando a posição do volante.
o que poderia ser? será algum desgante na alavanca que trava a posição apos o ajuste? alguem já desmontou e sabe como é???
Grato por qualquer informação. Hugo Sérgio - PY4BIE
a minha esta alem da folga de giro tambem com essa folga de vertical, pelo que percebi parece ser apenas uma mola ali na alavanca do ajuste mesmo, quando seguro a alavanca pressionada pra cima isso para, mas ainda nao me di o trabalho de desmontar pra ver se arumo, se tiver algum ideia com a sua ai da um toque
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