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Ver Versão Completa : Coluna central de direção Pajero Full 98



Ronald1
20/05/2009, 17:06
Pessoal,
Tenho uma Pajero FULL GLS-B 1998 5P, já faz uns 2 anos. Logo que comprei, senti que a direção trepidava muito e fui fazer balanceamento. Descobri que o braço pitman tinha ido "pro brejo". Troquei o dito cujo e não adiantou. Levei a vtr ao pessoal da Suspentécnica, a princípio muito profissional, que descobriu que o problema é da coluna central de direção que, devido a idade, já está baleada (com folga nas junções). O problema é que uma coluna nova custa uns R$ 2.500,00, dinheiro que não tenho no momento.
Há alguns dias, descobri um mecânico especializado em MIT que me disse que o problema poderia ser resolvido mandando "retificar" e trocando o embuchamento de toda a coluna (do volante até a caixa de direção):?
Alguém já passou por isso? Alguém sabe como resolver isso? Estou ficando meio desesperado... o carro não dá balanceamento... é um excelente carro, porém, estou ficando decontente com isso":(
Obrigado e um abraço a todos!!!
Ronaldo.:concordo:

wdoc
21/05/2009, 00:05
Ronaldo

Embuchar é comum e fica bom. Meu primo teve esse problema numa 97 e ficou perfeito.
Na epoca procurando em desmanches uma usada boa custava uns 600,00, tambem seria uma opcao....

Scerca
20/06/2009, 09:31
Bom dia, pessoal.
Padeço do mesmo problema de folga na coluna de direção. Não tenho sintoma no balanceamento, mas manter uma reta com o carrão tá ficando difícil...
Nenhum dos especialistas em Mitsubishi daqui de Brasília sequer sugeriu o reembuchamento da peça. Dizem que por ela ser blindada a unica solução é a substituição por outra nova, com preço em torno de R$1.2k e 30 dia úteis de espera pela chegada dela do Japão, pois não existe em estoque no Brasil.
Alguém poderia sugerir onde a coluna poderia sofrer o reparo, com os possíveis contatos??
Grato!!!

finix
08/04/2010, 20:31
ola sou novo por aqui e tive o mesmo problema,pajero sport 2000.
retirei a coluna inteira e refiz todo embuchamento,tenho uma usinagem,o carrao para direitinho na pista,mas o tec tec no volante ainda continua,deve ser a caixa de direção. vou retira-la pra examinar,ai te aviso.
grande abraço.

jensen
08/04/2010, 22:39
A minha Pajerinho é ano 2000 e também tem um téc téc irritante quando pego algum terreno irregular (ex: costeleta de vaca).

Com o carro parado, movimentando rapidamente a direção de um lado para outro, também sinto o téc téc e um leve reflexo no pedal do freio. Ou seja, não sei onde esta o problema, mas está claramente "conectado" à direção e ao pedal do freio.

Será que o meu problema também esta na caixa de direção ? Alguém com problema semelhante retificou e resolveu ?

Abs e obrigado,

finix
09/04/2010, 10:00
olá pessoal.
entao desontei a danada da caixa de direção da pajero,
ta com folga no setor,rolamentos e bucha de bronze.
vou refazer tudo pra ver oque acontece.

se alguem tiver sugestão agradeço.

igortost
09/04/2010, 11:59
olá pessoal.
entao desontei a danada da caixa de direção da pajero,
ta com folga no setor,rolamentos e bucha de bronze.
vou refazer tudo pra ver oque acontece.

se alguem tiver sugestão agradeço.
Finix,
Também tenho um Pajero Sport 2001. O meu problema é um vazamento na caixa de direção. Levei na concessionária e mantendo a lei do menor esforço das concessionárias, recomendaram substituir a peça. Gostaria de saber o desenrolar do seu caso para ver se posso seguir o seu exemplo.
Agradeço se vc mandar notícias.

fedao2004
09/04/2010, 17:47
Tinha folga e vazamento no meu setor da minha pajerinho, mandei fazer na Hidrauven em caxias do sul, o cara me cobrou 950,00, mas não ficou 100%, me falou que as esferas tavam com muita folga e esfera de importado não tem ajuste, alguém confirma isso? só trocando

Marcelo-HPE
09/04/2010, 18:51
Verifiquem tb o acoplamento estriado deslizante que sai da caixa de direção para a coluna , ali tb dá folga , o pessoal das autorizadas resolvem colocando um tipo de cola especial que seca e retira a folga .
esse tec-tec pode ser os rolamentos das coluna que devem ser trocados .
Reapertem tb os coxins da carroceria em relação ao chassi . isso tb faz trepidar a direção já que a caixa de direção é no chassi e a coluna é na carroceria .
abs

finix
17/04/2010, 20:05
Pessoal estou muito frustrado com a minha caixa de direção,ela esta com folga no fuso de esfera recirculante,nao sei oque fazer,as esferas tem 6,3mm de diametro,e esta folga do conjunto passa para a direção.

estou na luta qualquer coisa eu aviso.

ZYKAO
01/04/2013, 08:21
Pessoal,

Comprei uma Pajerinho 98, nesse final de semana aproveitei para comecar a fazer alguns reparos que ela precisa, porem o carro esta com uma folga na coluna de direcão e a caixa de direcão, deve estar com as esferas ou sedes gastas, pois o movimento do volante as vezes parece que trava um pouco.

Alguem sabe me dizer se a caixa de direcão e coluna é especifica da Pajero 98 ou posso procurar tambem da L-200, Pajero Sport, etc

Alguem tem alguma dica de local para reparo ou troca em SP?

SAPO-BOMBA
01/04/2013, 09:25
Volante "travar" não tem muito a ver com folga ou com coluna de direção. Pode ir atrás que é óleo hidráulico baixo, ar no sistema ou problemas na caixa de direção.

ZYKAO
01/04/2013, 09:40
Volante "travar" não tem muito a ver com folga ou com coluna de direção. Pode ir atrás que é óleo hidráulico baixo, ar no sistema ou problemas na caixa de direção.


Sapo, me expressei mal, são dois problemas distintos.

O mecanico falou que na caixa é provavelmente desgaste das esferas, andei procurando na Net e não achei nenhum kit de reparo com as esferas, apenas orings.

O outro problema não relacionado a essa travadinha de direcão é folga na coluna, quando se segura o volante com as duas mãos e movimenta-se para frente e para trás (uma mão por vez), percebesse a folga.

Não cheguei a retirar o volante para ver se tem alguma bucha ou rolamento logo no comeco da coluna de direcão que poderia causar essa folga.

PY4BIE
11/12/2016, 10:31
Olhei uma Pajero B 1997. Segurei o volante e movimentei como se fosse mudar a posição dele na vertical. o volante sede uns 3 ou 4 cm. A alavanca de ajuste de posição do volante esta na posição travada.
dirigi o carro e nao notei nenhuma anomalia na direção.

Como disse, o volante sede uns 3 a 4 cm como se eu estivesse ajustando a posição do volante.

o que poderia ser? será algum desgante na alavanca que trava a posição apos o ajuste? alguem já desmontou e sabe como é???

Grato por qualquer informação. Hugo Sérgio - PY4BIE

jonasmel
24/05/2017, 06:31
Olhei uma Pajero B 1997. Segurei o volante e movimentei como se fosse mudar a posição dele na vertical. o volante sede uns 3 ou 4 cm. A alavanca de ajuste de posição do volante esta na posição travada.
dirigi o carro e nao notei nenhuma anomalia na direção.

Como disse, o volante sede uns 3 a 4 cm como se eu estivesse ajustando a posição do volante.

o que poderia ser? será algum desgante na alavanca que trava a posição apos o ajuste? alguem já desmontou e sabe como é???

Grato por qualquer informação. Hugo Sérgio - PY4BIE

a minha esta alem da folga de giro tambem com essa folga de vertical, pelo que percebi parece ser apenas uma mola ali na alavanca do ajuste mesmo, quando seguro a alavanca pressionada pra cima isso para, mas ainda nao me di o trabalho de desmontar pra ver se arumo, se tiver algum ideia com a sua ai da um toque