PDA

Ver Versão Completa : Manutenção básica Bandeirante

Torezan
19/05/2009, 21:29
Como muitos de nós fazemos manutenção em casa e temos muitos companheiros que estão iniciando com Bandeirante recentemente aqui no fórum, julguei ser interessante um tópico sobre o assunto.

Gostaria de compartilhar alguns fatos ocorridos na última manutenção que fiz na minha Band. Aqui venho citar a troca do óleo do cárter que recentemente fiz em casa mesmo e que (me desculpem os mecânicos) não vejo problemas neste tipo de serviço.
As fotos serão acompanhadas de comentários em cada post. Gostaria de que os conhecedores do assunto dessem suas opiniões também.

Torezan
19/05/2009, 21:36
Este era o anel velho, danificado comprometendo a vedação da carcaça do filtro. Em caso de perda de capacidade de vedação, imagine o estrago...
Este anel é fornecido junto ao filtro novo, assim como o anel de vedação da carcaça do filtro (diâmetro maior).

Torezan
19/05/2009, 21:47
Isto é um exemplo do que não fazer: Soldaram uma porca de bitola 23mm no bujão de escoamento do cárter (talvez porque o parafuso já se encontrava sem a cabeça). Pode-se perceber inclusive que a solda foi mal feita e ficou torta.
Na foto em que seguro a peça com os dedos, avista-se a parte interna (que fica em contato com o lubrificante). Uma estratégia interessante que me indicaram (e que não sei se funciona) é inserir neste ponto um imã para reter junto a ele quaisquer limalhas ou pedaços de ferro do motor que venham a ser desprendidos do motor.

Torezan
20/05/2009, 00:10
Este é um detalhe simples, porém importante: a capa protetora do filtro (à direita) deve ser removida para melhorar o fluxo do lubrificante e evitar mais resíduos dentro do sistema.
Caso não seja removida (como foi feito na troca anterior da minha) o filtro sairá como o da foto (à esquerda).

JAIME
20/05/2009, 12:02
Isto é um exemplo do que não fazer: Soldaram uma porca de bitola 23mm no bujão de escoamento do cárter (talvez porque o parafuso já se encontrava sem a cabeça). Pode-se perceber inclusive que a solda foi mal feita e ficou torta.
Na foto em que seguro a peça com os dedos, avista-se a parte interna (que fica em contato com o lubrificante). Uma estratégia interessante que me indicaram (e que não sei se funciona) é inserir neste ponto um imã para reter junto a ele quaisquer limalhas ou pedaços de ferro do motor que venham a ser desprendidos do motor.

Existem bujões magnetizados em outros veiculos. Possui um amoto Harley Davdson que tinha um e sempre que trocava o oleo o bujão estava cheio de limalha. É o desgaste natuaral do equipamento que no futuro nos leva ao recondicionamento do motor.

Luiz André
20/05/2009, 22:28
só uma pergunta inutil, se colocar um imã ali no bujão, não vai imantar todo o carter?? e as outras peças de metal??

Torezan
21/05/2009, 00:24
só uma pergunta inutil, se colocar um imã ali no bujão, não vai imantar todo o carter?? e as outras peças de metal??

Boa pergunta! Também tenho esta dúvida, e mais, será que a carga negativa da bateria (terra) não influencia no imã?

onduty
21/05/2009, 18:34
Sobre se vai imantar o carter ou não dependendo do caso acho q não.

Já o negativo da bateria ter influencia no imã não tem nenhuma, a não ser q vc esquente bastante o imã para ele perder a imantação...

Valeu

Torezan
23/05/2009, 00:28
Sobre se vai imantar o carter ou não dependendo do caso acho q não.

Já o negativo da bateria ter influencia no imã não tem nenhuma, a não ser q vc esquente bastante o imã para ele perder a imantação...

Valeu

Quanto seria necessário esquentar? A temperatura de trabalho normal seria suficiente?

Arnoldo Junior
23/05/2009, 08:23
Torezan.
Era vc no Globo Ciencia agora há pouco?

Torezan
23/05/2009, 17:28
Torezan.
Era vc no Globo Ciencia agora há pouco?

Não, não era eu. Mas não assisti, o que era? sobre 4x4?

Torezan
24/05/2009, 22:19
Aqui vai a especificação e o código do filtro pro motor Mercedes Benz OM364. Tecfil PL 364, na dúvida, peça pelo filtro da MB 710.