Ver Versão Completa : Relação 8/43 ou 9/44 com BF-161 e Câmbio Willys 4 marchas
paraujo98
19/05/2009, 18:11
Senhores,
Mais uma vez, preciso de ajuda. Atualmente meu CJ5 está com motor BF-161, câmbio willys 3 marchas e relação 9/44 (comprei o Jeep já com esta configuração). Estava sentido o Jeep muito chocho, ladeiras estava sendo uma tarefa árdua. Levei o Jeep em meu mecânico que já identificou que o motor estava muito bom, porém desregulado e fora de ponto. Isto resolvido, o desempenho já melhorou bastante. No entanto, decidi colocar uma caixa de 4 marchas. Já procurei aqui no fórum e pude ver que esta é melhor dimensionada/escalonada e assim consigo utilizar melhor meu motor. Só que agora ficou a dúvida, se devo ou não alterar minha relação para 8/43. Eu uso o Jeep em trilhas leves/médias e realizo grandes deslocamentos de até 500km. Meu medo é que fique muito reduzido e perca velocidade final. Meus pneus são 265/70/R16. E aí, o que os amigos acham? Deixo 9/44 ou reduzo para 8/43? Aguardo comentários. Obrigado
Pelo seu relato, ficaria de 9x44!
8x43 ficará reduzido para deslocamentos!
Skull Crusher
19/05/2009, 19:51
Tenho um CJ6 com BF161, câmbio Willys 4 marchas, relações 44:9 e pneus para asfalto 235/85-R16....acho um bom conjunto, o Jeep não fica bobo, anda bem à 100km/h e na trilha não faz feio...lógico que o BF tem limitações, mas é um bom conjunto asfalto/trilha.
[]s
paraujo98
20/05/2009, 10:04
Legal, vou de BF + 4marchas + 44/9
Kim, obrigado pelo cometário.
Dr. Esmagador de Crânios, obrigado pelo comentário. É muito bom conhecer a opinião de alguém que possui a mesma configuração.
Paraujo
Você na minha modesta opinião tem um excelente conjunto !!
Não mexeria em nada !!
Só para você pensar .... A 4º Marcha tem a mesma relação da sua 3º Marcha, ou seja se e para o carro anar mais de final, esqueça
[]'s
Skull Crusher
20/05/2009, 10:16
Que bom que tomou a decisão...e se mais para frente você sentir necessidade de mais potência, torque, pneus maiores, mais velocidade e outros bichos....até lá você já conhecerá bem seu jeep e poderá optar melhor em função do que vai querer dele, fazendo modificações gradativas e que ao longo do tempo não irão pesar tanto no seu bolso...rs
um grande abraço, boas trilhas!
Keep on wheeling!
paraujo98
20/05/2009, 10:38
Pavão, já sabia disso, mas como vc deve saber o escalnonamento entre a 1º, 2º e 3º do câmbio quatros marchas nos permite melhor uso do motor. Rodo com o Jeep em SP, pego muita ladeira, como estou com 9/44, ele está muito solto.
Entendo que poderia para relação 8/43, mas como faço deslocamentos, prefiro deixar o Jeep mais "solto", porém com melhor escalonamento entre as marchas. De qualquer maneira obrigado pela opinião.
paraujo98
20/05/2009, 10:42
Valeu Skull, é bem por aí. Já foi uma boa grana na reforma do Barão (foi comprado em uma fazenda no Vale do Paraíba, daí o nome). Susp Toy, servo freio, freio a disco, reforma e pintura da lata, tirar folga de 180º da direção. Mas vamos no devagar e sempre que a gente chega lá.
Posso estar errado, mas tenho um Jeep bem parecido com o seu, um motor BF 161 todo retificado (zerado), cambio4 marchas da F-75, e pneus 235x85x16, diferencial 9x44, caixa de direção do opala (lá no parachoque)acho que ele ficou mais pesado nas saida, comparendo com os Frontiera 750x16, até o consumo de gasolina mudou, então, na minha opnião, eu trocaria o cambio por 4m e os seus pneus por até 235
O meu Jeep é 73, todo original, motor 6cc bf 161, caixa 3 marchas, e relacao 44/9.
axo ele mto froxo principalmente em subidas.
depois que coloquei os pneus 265/75/16 intao..nem se fala..
porem em asfalto, ele se desenvolve mto, chegando ate 110km/h..
meu mecanico disse que ele é assim pela relacao do diferencial, e disse que uma caixa 4marchas cairia igual uma luva.
sera que se eu colocar uma 4 marchas ele vai ficar melhor pra subir!?!?
ficará mais economico? e irá se deslanchar mais no asfalto das estradas?
Se você está se referindo à caixa de 4 marchas original do jeep...
Então você conseguiria sim um melhor desempenho principalmente nas subidas, pois a 1a marcha dessa caixa é bem mais curta, e se casaria melhor com o 44/9. Você também não perderia a sua velocidade frinal porque a 4a marcha tem a mesma relação da caixa de 3 marchas. Mas eu já li aqui no nosso fórum que essa caixa de 4 marchas seria menos resistente do que a de 3 marchas. Bem... acredito que esse seja realmente um problema para os caras que fazem trilhas muito exigentes. Se teu uso do Jeep é mais contido a caixa de 4 marchas pode ser uma boa - por tudo o que já aprendi aqui no fórum.
Abraços a todos...
O meu Jeep é 73, todo original, motor 6cc bf 161, caixa 3 marchas, e relacao 44/9.
axo ele mto froxo principalmente em subidas.
depois que coloquei os pneus 265/75/16 intao..nem se fala..
porem em asfalto, ele se desenvolve mto, chegando ate 110km/h..
meu mecanico disse que ele é assim pela relacao do diferencial, e disse que uma caixa 4marchas cairia igual uma luva.
sera que se eu colocar uma 4 marchas ele vai ficar melhor pra subir!?!?
ficará mais economico? e irá se deslanchar mais no asfalto das estradas?
William_NATAL
21/05/2009, 08:18
Ola Pessoal
Quando vc trocou os pneus por maiores, automaticamente vc mudou a sua relação, alongando ou aumentando a mesma, a solução seria: pneus menores ou substituir a 9/44 por 8/43.
Mas antes de partir para isto ande um tempo com o jipe que voce vai se acostumar com o novo comportamento, a 9/44 é uma otima relação para quase tudo, 8/43 é otima para trilhas mas muito reduzida no uso diario.
A substituição da cx de marchas de 3m por uma de 04 m não alteraria muita coisa por que vc ficaria com uma marcha a mais , apenas na faixa intermediaria (entre a 2 e a 3) sendo que a 1 e a ultima permaneceriam iguais.
William
Tenho um CJ6 com BF161, câmbio Willys 4 marchas, relações 44:9 e pneus para asfalto 235/85-R16....acho um bom conjunto, o Jeep não fica bobo, anda bem à 100km/h e na trilha não faz feio...lógico que o BF tem limitações, mas é um bom conjunto asfalto/trilha.
[]s
Usei muito tempo esta configuração, so que com cambio original 3m...
Achoo que é a medida para uso misto, mas se o objetivo é 70% trilha, 8x43 eh show...
[]´s
paraujo98
21/05/2009, 10:39
Pessoal,
Pego o Jeep na semana que vem e aí terei como dar um parecer melhor. Por enquanto, acho que 44/9 é boa pelo seguinte:
Câmbio 3 Marchas
1° 2,8
2° 1,55
3° 1
Ré 3,8
Câmbio 4 Marchas
1° 3,57
2° 2,38
3° 1,53
4° 1
Ré 4,23
Assim, como podemos observar, o câmbio de 4 marchas é melhor escalonado. Suas marchas mais reduzidas, então acredito que o Jeep deva ficar mais esperto com a troca. Bom isso é a teoria, como na prática a teoria é outra (hehehe) passo maiores informações quando pegá-lo no mecânico.
Abs
Skull Crusher
21/05/2009, 11:34
Araújo, atente para o fato de que essa relação de marchas do 4 que você postou é do 4 marchas com motor ohc...o 4 marchas com motor bf 161 tem a primeira menos reduzida.
Pesquise antes para ver se o 4 marchas que você está vendo para por no seu jeep é o do ohc...senão, praticamente fica na mesma se colocar o 4 marchas do bf.
Abraços, fica com deus
renan
paraujo98
21/05/2009, 12:10
Vlw Skull,
Vou checar. Por um acaso você tem a relação de marchas do 4marchas para o BF-161?
Skull Crusher
21/05/2009, 12:24
ARAÚJO, SEGUE AÍ:
1a velocidade2,991:12a velocidade1,992:13a velocidade1,390:14a velocidade1:1Ré 3,544:1
[]s
paraujo98
21/05/2009, 13:55
Valeu Skull,
Pô, to colocando o Câmbio do BF, aí volta a dúvida... 9/44 ou 8/43... considerando que eu quero andar a 80 - 90/km na estrada.... e os pneus são 265/75/R16
Skull Crusher
21/05/2009, 14:26
A´1 EU IRIA DE 43/8 PARA NÃO PERDER FORÇA NAS SUBIDAS...QUANDO ESTOU COM O CJ6 USANDO OS FRONTIERA 265/75-16, COM OS 44/9 SINTO PERDA DE VELOCIDADE...COM OS 235 NÃO...A DIFERENÇA É POUCA, PORÉM PERCEPTÍVEL...APARECE NO ASFALTO...NA TRILHA NÃO.
PENSE BEM, REFLITA E VEJA O QUE VAI SER MELHOR PRA VOCÊ. EU VOU VOLTAR COM OS 235 NO ASFALTO E 265 NA TRILHA, USANDO OS 44/9.
[]s
Lucas Nassif
21/05/2009, 14:33
Eu iria de 44/9.
paraujo98
21/05/2009, 14:54
Ola Pessoal
Quando vc trocou os pneus por maiores, automaticamente vc mudou a sua relação, alongando ou aumentando a mesma, a solução seria: pneus menores ou substituir a 9/44 por 8/43.
Mas antes de partir para isto ande um tempo com o jipe que voce vai se acostumar com o novo comportamento, a 9/44 é uma otima relação para quase tudo, 8/43 é otima para trilhas mas muito reduzida no uso diario.
A substituição da cx de marchas de 3m por uma de 04 m não alteraria muita coisa por que vc ficaria com uma marcha a mais , apenas na faixa intermediaria (entre a 2 e a 3) sendo que a 1 e a ultima permaneceriam iguais.
William
Olá William,
Obrigado pela resposta. Reparei que você é de Natal. Eu sou um carioca morandoem SP que namora uma potiguar. Vivo indo para aí. Inclusive comprei um apto que está em construção. O sonho é um dia morar na Terra do SOL, mas infelizmente por enquanto é só sonho.
Você coloca o Jeep na areia, o desempenho é bom?
Um Abraço,
Paulo.
A primeira não permanece igual.
No câmbio de 4 marchas ela mais curta do que no de 3 marchas.
Não é verdade ?
Abraços a todos...
Olá William,
Obrigado pela resposta. Reparei que você é de Natal. Eu sou um carioca morandoem SP que namora uma potiguar. Vivo indo para aí. Inclusive comprei um apto que está em construção. O sonho é um dia morar na Terra do SOL, mas infelizmente por enquanto é só sonho.
Você coloca o Jeep na areia, o desempenho é bom?
Um Abraço,
Paulo.
paraujo98
22/05/2009, 18:37
Ela é pouco mais curta. em termos percentuais, 6% mais curta... ou seja nada... a diferença está na 2ª e 3ª marchas
A diferença entre as 1as marchas dos câmbios de 3 e de 4 não é de apenas 6%, não. Vejem a informação abaixo.
Abraços a todos...
Pessoal,
Pego o Jeep na semana que vem e aí terei como dar um parecer melhor. Por enquanto, acho que 44/9 é boa pelo seguinte:
Câmbio 3 Marchas
1° 2,8
2° 1,55
3° 1
Ré 3,8
Câmbio 4 Marchas
1° 3,57
2° 2,38
3° 1,53
4° 1
Ré 4,23
Assim, como podemos observar, o câmbio de 4 marchas é melhor escalonado. Suas marchas mais reduzidas, então acredito que o Jeep deva ficar mais esperto com a troca. Bom isso é a teoria, como na prática a teoria é outra (hehehe) passo maiores informações quando pegá-lo no mecânico.
Abs
paraujo98
25/05/2009, 11:42
To falando do falando do cambio BF-161 postado acima pelo Skull... esta relação que coloquei é do OHC
dgalatto
17/11/2009, 09:12
Pessoal... tava lendo aqui mas não encontrei nada sobre a instalação do cambio 4 marchas no BF 161 6cc... tem que adaptar alguma coisa ou en plug'n'play?? to na dúvida pra comprar um cx 4 m de um amigo meu... se custar mt pra adaptar n aco interessante.. se alguém puder dar uma informação, agradeço!
valeu!
tambem quero colocar 4m no bf 161
com relacao 44/9
o q vcs acham??
meu carro na arranca na subida!!
Minotauro
24/11/2009, 01:00
Ja no meu caso: Câmbio 4 marchas, pneus 33", motor AP 2,0. Qual dessas 2 relações vocês aconselham? 8x43 ou 9x44?
Estou negociando com uma loja aqui em Curitiba que tem essas duas relações. Me ajudem a escolher a que melhor se encaixa no meu conjunto. Estou com medo de escolher uma e me arrepender depois. Por isso estou recorrendo à vocês que são bem mais experientes.
Abraços e obrigado.
Alexandre Souto
24/11/2009, 01:46
Eu vou de 43/8....
Se alguem tem dois conjuntos para vender...
Por favor, identifique-se... :)
Abrass e obrigado!!!!
Robertux
25/11/2009, 09:38
Minha pequena colaboração.
Depende do uso do Jeep. Se for apenas para trilhas a 8:43 sem dúvida dará mais força, mas se for uso misto eu aconselho a configuração que tenho no meu, motor BF 161 + câmbio 4 marchas original do OHC com a 1ª e 2ª mais curtas, relação 9:44 no diferencial e pneus 7,50X16 (equivalentes ao 32" só que mais fino e mais leve). Sobe até em parede e desenvolve bem no alfalto.
Alguém saberia como identificar os câmbios 4 marchas de OHC e de BF-161 sem abrir e contar os dentes?
Estou com motor GM-151 e cambio original 3M e relação 43x8.
Estou achando o jeep longo nas trilhas (pesadas) e acabo não tendo como ir devagar o suficiente para aproveitar os Bloqueios sem dar as porradas normais.:mrgreen:
Estava pensando em colocar o kit MKrawler 3,1:1 na T-case, mas este não é mais fabricado.
Abraços,
Angelo
rodrigo.hoffman
25/11/2009, 18:52
Alguém saberia como identificar os câmbios 4 marchas de OHC e de BF-161 sem abrir e contar os dentes?
Estou com motor GM-151 e cambio original 3M e relação 43x8.
Estou achando o jeep longo nas trilhas (pesadas) e acabo não tendo como ir devagar o suficiente para aproveitar os Bloqueios sem dar as porradas normais.:mrgreen:
Estava pensando em colocar o kit MKrawler 3,1:1 na T-case, mas este não é mais fabricado.
Abraços,
Angelo
Cara
Acho que é praticamente impossivel, pois elas tem a carçara exatamente iguais.. Oq muda de uma pra outra externamente seria o comprimento da prise (eixo piloto), que a do OHC e mais comprida doque a do BF.. A moringa tb muda, mas so nos OHC´s mais novos, qd muda o rolamento da embreagem... Mas isso tb num e uma garantia, ja que essas peças são intercambiáveis entre si.. Isso quer dizer que pode-se ter uma cx 4m de BF com a prise comprida pra adaptar no OHC e vice-versa.. Resumindo acho que só abrindo pra ter 100% de certeza..
Abraços
Zé Renato
27/11/2009, 23:46
Quarta macha num câmbio de quatro marchas,é igual a terceira no câmbio de três marchas, 1:1, não melhora nada , seis por meia dúzia.:pipoca:
Lucas Nassif
28/11/2009, 00:05
Não melhora nada em velocidade final (ambos 1:1), mas o 4m é mais reduzido nas 3 primeiras marchas, se comparado às 2 primeiras marchas do de 3m. Apesar desse 4m ser mais frágil, na cidade ele é melhor, pois as marchas são "melhor escalonadas".
Robertux
29/11/2009, 19:52
A 4ª do 4 marchas realmente não melhora a velocidade final já que é 1:1 como a 3ª do 3 marchas, mas como vc tem a 1ª marcha bem mais curta e a 2ª e 3ª corretamente escalonadas, vc pode colocar uma relação mais longa no diferencial, o que melhora muito o desempenho no asfalto sem perder força na trilha. Com o 3 marchas, com a relação longa a 1ª fica fraca é melhor 8:43, mas com o 4 marchas vc pode usar a 9:44 que o jeep fica melhor no asfalto sem perder o desempenho na trilha.
é isso aí... e ponto final.
minha próxima grande mudança em meu Jeep será essa: câmbio 4M com 44\9, no bf-161.
e eu acho que esse negócio de que o 4M frágil um tanto folclórico, não ?
tudo meio na base da achologia...
abraços...
é isso aí... e ponto final.
minha próxima grande mudança em meu Jeep será essa: câmbio 4M com 44\9, no bf-161.
e eu acho que esse negócio de que o 4M frágil um tanto folclórico, não ?
tudo meio na base da achologia...
abraços...
Bom dia prezados ! eu tambem acho . . . :oops: que eh lenda, mas uma duvida, o CJ58 ( BF161 + 4 marchas ) da minha exposa esta com a segunda escapando, ela tem o habito de arrancar de segunda mesmo com carga, pode ter alguma coisa a ver ? desculpem a falta de acentos mas eles sumiram do teclado, assim como o cedilha . . . :parede: um abraco !
On cô vô, cê num vai
18/03/2010, 14:51
Tenho um motor S10 2.2 com caixa de chevete 4 marchas. Qual a relação idela para ele, sendo que faço trilhas leves somente e uso bastante da cidade?
Venho com a relação 47/11, mas acho ela muito longa e ruim de andar.
Rapaz... não sou especialista, mas considerando que arrancar de 2a não é o certo, e que o defeito é justo na 2a... acho que pode ser por isso, sim.
Principalmente se ela arranca forte...
Abraços...
Bom dia prezados ! eu tambem acho . . . :oops: que eh lenda, mas uma duvida, o CJ58 ( BF161 + 4 marchas ) da minha exposa esta com a segunda escapando, ela tem o habito de arrancar de segunda mesmo com carga, pode ter alguma coisa a ver ? desculpem a falta de acentos mas eles sumiram do teclado, assim como o cedilha . . . :parede: um abraco !
On cô vô... acho que ia ficar legal o teu Jeep com càmbio de S-10 também.
Abraços...
Tenho um motor S10 2.2 com caixa de chevete 4 marchas. Qual a relação idela para ele, sendo que faço trilhas leves somente e uso bastante da cidade?
Venho com a relação 47/11, mas acho ela muito longa e ruim de andar.
A 4ª do 4 marchas realmente não melhora a velocidade final já que é 1:1 como a 3ª do 3 marchas, mas como vc tem a 1ª marcha bem mais curta e a 2ª e 3ª corretamente escalonadas, vc pode colocar uma relação mais longa no diferencial, o que melhora muito o desempenho no asfalto sem perder força na trilha. Com o 3 marchas, com a relação longa a 1ª fica fraca é melhor 8:43, mas com o 4 marchas vc pode usar a 9:44 que o jeep fica melhor no asfalto sem perder o desempenho na trilha.
Eu nunca entendi isso 1:1, pq meu CJ-5 anda muito, sem chegar a 3.000rpm, peneu 235/85/16 cambio 4m da rural, meu primo tem um CJ-5, mesmo pneu 235/85/16 mas cambio 3m, mas não chega nem perto do meu na estrada e gasta bem mais que o meu, a relação do diferencial é igual nos dois 9:44.
Não pode ser.
Um em quarta e o outro em terceira, como mesmo diferencial e o mesmo pneu... simplesmente, não pode ser.
Abraços.
jeeponga
19/03/2010, 11:24
Alguém saberia como identificar os câmbios 4 marchas de OHC e de BF-161 sem abrir e contar os dentes?
Estou com motor GM-151 e cambio original 3M e relação 43x8.
Estou achando o jeep longo nas trilhas (pesadas) e acabo não tendo como ir devagar o suficiente para aproveitar os Bloqueios sem dar as porradas normais.:mrgreen:
Estava pensando em colocar o kit MKrawler 3,1:1 na T-case, mas este não é mais fabricado.
Abraços,
Angelo
Angelo, também tinha a mesma configuração e estava com o mesmo problema, muito solto na descida e tbém não conseguia aproveitar os bloqueios. Optei por uma mudança mais radical: troquei a caixa de cambio de 3 marchas por um conjunto caixa mais reduzida da toyota (4 marchas) e mudei tabém a relação e pus uma 9x44. Houve uma melhora gritante tanto no torque como na velocidade final.
Dinho
Angelo, também tinha a mesma configuração e estava com o mesmo problema, muito solto na descida e tbém não conseguia aproveitar os bloqueios. Optei por uma mudança mais radical: troquei a caixa de cambio de 3 marchas por um conjunto caixa mais reduzida da toyota (4 marchas) e mudei tabém a relação e pus uma 9x44. Houve uma melhora gritante tanto no torque como na velocidade final.
Dinho
Eu acabei indo de MKrawler 3,1:1 na Dana 18 mesmo.
André Luiz Rossetim
19/03/2010, 19:09
Eu nunca entendi isso 1:1, pq meu CJ-5 anda muito, sem chegar a 3.000rpm, peneu 235/85/16 cambio 4m da rural, meu primo tem um CJ-5, mesmo pneu 235/85/16 mas cambio 3m, mas não chega nem perto do meu na estrada e gasta bem mais que o meu, a relação do diferencial é igual nos dois 9:44.
O outro Jeep tem conta giros???
Numa mesma rotação no motor, ambos teriam de ter a mesma velocidade.
O meu antigamente não pasava dos 2500rpm, ou seja, não passava dos 80km/h, ai descobri que o comando de valvula tava quase liso, e em altas rotações não dava tempo de haver troca de gases, e ele não desenvolvia mais que isso.
Agora com o motor novo a historia é outra.
O outro Jeep tem conta giros???
Numa mesma rotação no motor, ambos teriam de ter a mesma velocidade.
O meu antigamente não pasava dos 2500rpm, ou seja, não passava dos 80km/h, ai descobri que o comando de valvula tava quase liso, e em altas rotações não dava tempo de haver troca de gases, e ele não desenvolvia mais que isso.
Agora com o motor novo a historia é outra.
Valeu, realmente o meu motor está todo retificado o dele não, ambos BF161, o dele não tem conta giros. mas já deu uma idéia do pq o meu anda mais.
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