Ver Versão Completa : Caixa de direção instalada no eixo.
Alguem já fez ou pretende fazer isso?
O Billj não vale...
Abraço....
Eduardo Chaves
17/11/2004, 17:46
Ribon,
Este é o 2o tópico que vejo sobre isto, não consigo entender como seria a instalação e muito menos o funcionamento...
Vc pode esclarecer ou se tiver alguma foto ajuda...
[]'s...
Só uma idéia...
Essa minha idéia contempla a instalação de uma caixa VW, mais creio se a mesma for elaborada com uma caixa do monza/corsa, uno e outros, caixas onde existe saída em ambas às extremidades. Pode-se eliminar a barra que liga munhão a munhão, ligando a caixa já diretamente nos mesmo...
Até.
Eduardo Chaves
17/11/2004, 18:43
Ribon,
Mas como a coluna de direção iria acompanhar o movimento do eixo ?
[]'s...
Thiago Rodeghel
17/11/2004, 18:56
Isso mesmo que ia falar mas o Edu Chaves já falou
A barra de colapso... Iria acompanhar o trabalho do eixo e suspensão... Já viu né!!!
[s]
andretomasi
17/11/2004, 19:57
Edu e Thiago, a barra de direção trabalha junto com a suspensão :D
[ ]´s
Thiago Rodeghel
17/11/2004, 20:19
Só vendo mesmo Keko :roll:
A não ser que a barra de colapso tenha uma boa abertura, e esteja bem alinhada a cruzeta... o que acredito ser beeeem difícil fazer isso!!!
[s]
Eduardo Chaves
17/11/2004, 20:58
Keko,
Tem fotos mais detalhadas desse jipe ?
[]'s...
Mauro B.
17/11/2004, 21:17
Aee!!! :D
Olha, eu até acho que poderia ser boa prender esse tipo de caixa no eixo...mas em jipes com o jumelo na frente ou suspensão helicoidal. Jipes como o cj5 com o jumelo atrás eu acho uma fria... :D
Como o keko disse a barra de colapso trabalha com a suspensão, e inclusive acho que as cruzetas ficam em um ângulo mais favorável do que na instalação comum. :wink:
O keko não tem mais fotos desse jipe pq eu mandei as fotos pra ele e é a única que aparece a caixa :cry:
Mas...aqui mesmo no forum o Pagani já postou fotos de um jipe com suspensão helicoidal que usa a caixa do santana instalada dessa forma...eis as fotos! :P
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=5106
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=5107
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=5108
[]'s
Thiago Rodeghel
17/11/2004, 21:21
Mauro ainda tô sem entender!!! :shock:
Vc disse da cruzeta da barra de colapso trabalhar em ang. mais favoráveis... Mas como se o eixo além de subir e descer, tbm gira???
[s]
Mauro B.
17/11/2004, 21:31
Vc disse da cruzeta da barra de colapso trabalhar em ang. mais favoráveis... Mas como se o eixo além de subir e descer, tbm gira???
E esse giro só tente a melhorar o angulo! :P O ângulo fica mais favorável pq a coluna naturalmente já é meio apontada para o eixo! Então quando tu colocares a caixa no eixo, a barra de colapso vai ficar bem mais alinhada com o eixo da culuna, anulando um possível angulo na cruzeta! :wink: ...ao contrário do angulo que fica quando se instada a caixa na travessa do modo convencional... como na foto abaixo...
http://caminho4x4.com/oficina/direcao/DSC00598.JPG
[]'s
Lançada a pedra... :D :D :D
Acho que a barra que liga a caixa a coluna de direção é o menor dos problemas a serem resolvidos...
Imagina a eixo cardã?
Os movimentos serão iguais... Não tem segredo nenhum...
Ontem olhando meu jipe em casa eu cheguei a comclusão de que a caixa da VW não é a mais indicada para isso... Hoje pretendo dar uma olhada na caixa do escort e corsa...
Abraço...
Alguem já fez ou pretende fazer isso?
O Billj não vale...
Abraço....
Fique tranquilo, o Billj não faria nunca uma gambi desgraçada dessas.......... :roll:
A direção daquele Jeep em cima da pedrinha é de dar medo......... :roll:
Abraços,
Bill,
Você não acha viável este tipo de instalação?
Também não gostei de nenhuma das instalações acima.
Abraço.
Bill,
Você não acha viável este tipo de instalação?
Também não gostei de nenhuma das instalações acima.
Abraço.
É uma solução procurando por um problema........... :roll:
Há três vantagens principais de um sistema de direção "full hydro":
1) Força. Não tem comparação na facilidade de estercemento. Só para ter uma idéia, se eu parasse o meu jipe no asfalto com o lateral de um pneu encostado numa parede, consiguiria fazer a frete inteiro do jipe arrastar LATERALMENTE, só virando o volante. Não vou fazer isso, pois as forças enormes geradas poderiam muito bem quebrar alguma coisa, o mais provável sendo o munhão.....
2) Constância de estercemento. Como não há ligação mecânica entre o volante e o munhão, não tem importância a relação física entre estes componentes. Ou seja, a direção se comporta da mesma forma com o eixo no horizontal ou totalmente torcido numa erosão.
3) Imunidade à sujeira. Os componentes hidráulicos são todos selados, podem trabalhar submersos na lama sem o menor problema.
Essa gambiarra de usar o setor "rack and pinion" não traz nenhuma dessas três vantagens. Alias traz só desvantagens por posicionar os componentes de direção lá em baixo onde podem sofrer danos.
Fico cada vez mais espantado com a completa falta de critério por parte de muitas mecânicos em "inventar" soluções. E mais espantado ainda que eles conseguem vender esses besteirois para os jipeiros por aí........... :roll:
Setor do UNO num jipe........... Puta que pariu........... :roll:
Abraços,
Sandro Tannuri
18/11/2004, 20:12
1) Força. Não tem comparação na facilidade de estercemento. Só para ter uma idéia, se eu parasse o meu jipe no asfalto com o lateral de um pneu encostado numa parede, consiguiria fazer a frete inteiro do jipe arrastar LATERALMENTE, só virando o volante. Não vou fazer isso, pois as forças enormes geradas poderiam muito bem quebrar alguma coisa, o mais provável sendo o munhão.....
Abraços,
Bill,
Eu fiz o teste com um poste e funciona. É engraçado, mas funciona.
Abraços,
leopoldo
19/11/2004, 18:15
Ribon,
Eu coloquei uma hidráulica de landau no eixo traseiro, mas por falta de opção na época que fiz..........opção leia-se $$$.
Inicialmente era para ser pistão hidráulico mesmo, mas como já tinha umas 4 caixas em casa coloquei o que estava na mão.
Mas eu concordo com o Bill. O sistema full é excelente pois além das vantagens que ele mencionou, ela é aprova de shimmy, muito, muito mais resistente que qualquer dessas caixas de brinquedo que andam colocando em jeep e é praticamente independente a caixa do bloco de válvulas controladoras - entre as duas é só mangueiras.
E que simplicidade o sistema.......outro dia tava namorando o sistema de um trator massey aqui no CTA.
No futuro, o meu up-grade para pelo menos o eixo traseiro é um kit desses.
O único porém é que se o motor apaga, babau para a direção, então:
Para o eixo dianteiro, se for um jeep puramente para trilha, não vejo problemas mas, para um jeep que vá rodar em rodovias........a falta da conecção entre caixa e cilindro atuador - nem dá para fazer conecção, é lógico - pode comprometer a segurança justamente por causa disso.
Já ouvi dizer que não é aprovada para rodar em asfalto, mas não sei onde está escrito.
Sandro Tannuri
19/11/2004, 19:11
O único porém é que se o motor apaga, babau para a direção, ....
Leopoldo,
Depende da orbital, na minha e na do Bill a direção funciona com o motor desligado.
Eu testei e funciona mesmo, meio dura mas funciona.
Abraços,
Mauro B.
19/11/2004, 22:39
Oi pessoal !!! :D
Eu não sei se vc's perceberam, mas esses jipes das fotos que usam a caixa do Santana no eixo tem suspensão helicoidal com o triângulo da suspensão para frente, e a colocação da caixa no eixo não foi uma opção....foi uma necessidade, pois não há espaço no cj5 para colocá-la sob a travessa com esse tipo de suspensão...! :shock: De quebra ganharam um sistema de direção isento de bumpsteer...
Não estou defendendo esse tipo de adaptação, apenas o considero uma alternativa. Se é bom ou não, daí acho que vale bem mais os relatos na prática de quem já fez.
Full-hydro é outra história...... :P
[]'s
leopoldo
19/11/2004, 23:35
Eu não sei se vc's perceberam.....
lógico que percebemos ..... pelo menos eu, hehehe
..... a colocação da caixa no eixo não foi uma opção....foi uma necessidade, pois não há espaço no cj5 para colocá-la sob a travessa com esse tipo de suspensão
Mauro, me desculpe mas não concordo pois, ainda há espaço para colocar uma caixa com corpo longo tipo ZF do dodge ou a do opala, embora isso dependa e como foi feito o triângulo. O problema é o triângulo - vulgo terceiro membro.
Mas isso é só um detalhe.
De quebra ganharam um sistema de direção isento de bumpsteer...
Com certeza isso é uma nota NOVE e a no ta DEZ fica para a totalmente hidraulica, pois tem a vantagem de folga ZERO e provávelmente shimmy ZERO.
Não estou defendendo esse tipo de adaptação, apenas o considero uma alternativa.
Nem eu! cada macaco no seu galho, e não sei dos outros, mas é uma adaptação viável sim, dependendo dos componentes usados. A única coisa suspeita é usar componentes sub-dimensionados em um carro de mais de uma tonelada. Isso eu não recomendo.
Mauro B.
20/11/2004, 00:07
Oi Leopoldo !!! :D
..... a colocação da caixa no eixo não foi uma opção....foi uma necessidade, pois não há espaço no cj5 para colocá-la sob a travessa com esse tipo de suspensão
Mauro, me desculpe mas não concordo pois, ainda há espaço para colocar uma caixa com corpo longo tipo ZF do dodge ou a do opala, embora isso dependa e como foi feito o triângulo. O problema é o triângulo - vulgo terceiro membro.
Mas isso é só um detalhe.
Me referi a caixas tipo a do Santana, que é comprida. Mas de qualquer forma acho que num cj5 é complicado colocar uma caixa tipo a do opala com aquele triangulo alí. O triangulo seria obrigado a ser curvo como o do JPX (vide foto abaixo). Acontece que andei vendo tal possibilidade em alguns cj5 e não encontrei espaço suficiente para esta curva em convívio com o curso de suspensão, por causa da travessa abaixo da grade. Além do fato de complicar a fabricação da suspensão....Mas...com um jeitinho talvez dê! :D Afinal pq tu achas que eu e o keko estamos desenhando o teu chassis no autoCAD ??? hehehe :P
Ah, eu me esqueci de dizer mais uma vantagem da caixa no eixo: aqueles reforços-guia que o pessal faz para a caixa do santana (q o giovani fez, por exemplo) não são mais precisos, pois não existe mais angulo da barra de direção com a caixa...:wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=7359
[]'s
leopoldo
20/11/2004, 08:14
Bom dia Mauro,
Pescou tudo!
e era exatamente por causa da configuração exótica do JPX que eu disse que pode ser que dê. De repente, alguém pode fazer o triângulo mais parecido com um tow-bar, e terá mais espaço ainda.
Muito bom.
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