PDA

Ver Versão Completa : Cáster nos engesas



guilhermeabreu
19/05/2009, 00:52
Enfim deixei o meu ENGESA " CORAÇÃO VALENTE " hoje no ROGER NUNES para fazer umass coisinhas , mas a principal será a CORREÇÃO DO CÁSTER .

SERÁ FEITA A MANEIRA by ROGER NUNES

Hoje estando lá deu um ESTALO na cabeça dele e será feita a CORREÇÃO DO CÁSTER da seguinte forma :

Ele vai retirar a barra PANHARD e retirar o PARAFUSO DIANTEIRO DA BARRA LONGITUDINAL , deixando ela fixada somente em uma extremidade no chassi e a outra extremidade no eixo SOMENTE PELO OLHAL DE TRAS .

Com ísto , O EIXO DO DIFERENCIAL ficará livre para ser rodado em qquer sentido , SÓ QUE O DESEJO SERIA RODAR ELE NO SENTIDO DE " CORRIGIR O CÁSTER , neste caso como ele esta NEGATIVO com relação a especificação do fabricante , então TERÁ QUE GIRAR O EIXO PARA TRAS , assim que corrigir o CÁSTER COM O " GONIÔMETRO " EM 5º30" , A FURAÇÃO DO OLHAL DA BARRA LONGITUDINAL TERÁ SAÍDO DA POSIÇÃO ORIGINAL E FICARÁ ABAIXO DA FURAÇÃO DO SUPORTE , a solução será : RASGAR A FURAÇÃO DO SUPORTE ATÉ QUE O PARAFUSO PASSE ALINHADO COM O OLHAL , DAÍ ELE FARÁ UMA CHAPA DA ESPESSURA DA CHAPA DO SUPORTE COM UM FURO PARA O PARAFUSO PASSAR JUSTO SEM FOLGA E SOLDAR ESTA CHAPA NO SUPORTE , OU SEJA : ele fará outra furação no suporte , ou o suporte ficará com uma furação nova mais baixo do que a original para manter a posição do CÁSTER CORRIGIDO .

A última etapa será a de realinhar a BARRA PANHARD , pq qdo vc gira o eixo para tras o SUPORTE DA PANHARD NO EIXO GIROU TB , e o SUPORTE DO CHASSI NÃO GIROU , por ísto terá que torcer a BARRA PANHARD para que ela fique ajustada corretamente sem ficar forçando a mesma , ou melhor : o olhal da PANHARD tem que ficar alinhado no mesmo angulo do alojamento do suporte .

Com palavras é difícil de explicar , MAS OLHANDO O QUE TEM QUE FAZER , É MUITO FÁCIL e MANTEM A BARRA LONGITUDINAL ORIGINAL SEM CORTAR A MESMA , somente será feito um REPOSICIONAMENTO DA FURAÇÃO DO SUPORTE DA BARRA LONGITUDINAL ONDE SERÁ FIXADO O OLHAL DIANTEIRO DA BARRA , E TORCER UM POUCO A BARRA PANHARD .

DESTA FORMA SERÁ FEITO A CORREÇÃO DO CÁSTER A MODA " by ROGER NUNES "

ENTENDERAM ? Qquer dúvida é só perguntar .

Como vcs já sabem , sou o acessor de assuntos aleatórios do ROGER NUNES .

ABRAÇÃO

Kim
19/05/2009, 08:54
Caro Dr. Guilherme!

Na minha opinião esta parte:

A última etapa será a de realinhar a BARRA PANHARD , pq qdo vc gira o eixo para tras o SUPORTE DA PANHARD NO EIXO GIROU TB , e o SUPORTE DO CHASSI NÃO GIROU , por ísto terá que torcer a BARRA PANHARD para que ela fique ajustada corretamente sem ficar forçando a mesma , ou melhor : o olhal da PANHARD tem que ficar alinhado no mesmo angulo do alojamento do suporte .
não tem necessidade de se alterar.

Tendo em vista que a suspensão foi elevada!
Com essa elevação, o eixo fez um giro, acompanhando as barras longitudinais.
Com o giro, o suporte "desalinhou" em relação ao chassis.
Corrigindo o cáster, automaticamente, o suporte da panhard corrige.

Veja a ilustração.

Supercharger
19/05/2009, 17:02
Concordo com o Kim.
O cáster está errado porque você levantou o jipe, e consequentemente isto acarretou em um giro do eixo em relação ao chassis. Se você vai girar no sentido contrário para recuperar o cáster, quer dizer que vai girá-lo de volta à posição (angular) original.

:concordo:

rodrigo camper
19/05/2009, 20:16
Grande vovôzão

Com essa mudança, o Roger vai aumentar o angulo da cruzeta que já e restrito porque vc usa a transferência Toyota..

Tem angulo de sobra pra bichinha trabalhar

RogérioNunes
19/05/2009, 21:50
Colocando ordem nas coisas....

Alguns dados coletados antes de iniciado o serviço.

1. Cáster 1 grau positivo
2-Molas deterioradas com fortes marcas de contato entre os elos
3-Batente de borracha da suspensção faltando pedaços
4- Alojamentos dos parafusos da panhard ovalizados
5- suporte da panhard lado do eixo torto
6- buchas panhard com forte desgaste nas lateral por conta do desalinamento



Kim

De fato não teria necessidade dessa correção se o suporte já não estivesse desalinhado e esse desalinhamento não foi causado pela elevação da suspenção ele já existia com cáster em 1 grau positivo e com a troca das molas, ficou mais alto e consequentemente tornando o cáster negativo piorando ainda mais a situação.


Rodrigo

Independentemente de onde for feita a alteração para correção do cáster a mudança da angulação da cruzeta será a mesma.Além do mais, o conjunto foi posicionado de tal maneira que a angulação da cruzeta dianteira ficou quase 0 grau, tem folga pra mudança....


Acessor para Assuntos Aletórios

Muita hora nessa calma....


Assim que puder postarei algumas fotos.


[]´s descomplicados




Caro Dr. Guilherme!

Na minha opinião esta parte:

não tem necessidade de se alterar.

Tendo em vista que a suspensão foi elevada!
Com essa elevação, o eixo fez um giro, acompanhando as barras longitudinais.
Com o giro, o suporte "desalinhou" em relação ao chassis.
Corrigindo o cáster, automaticamente, o suporte da panhard corrige.

Veja a ilustração.

RogérioNunes
19/05/2009, 21:53
O cáster já estava errado antes mesmo de instalar as novas molas...




Concordo com o Kim.
O cáster está errado porque você levantou o jipe, e consequentemente isto acarretou em um giro do eixo em relação ao chassis. Se você vai girar no sentido contrário para recuperar o cáster, quer dizer que vai girá-lo de volta à posição (angular) original.

:concordo:

Eriksom Teixeira Lima
20/05/2009, 08:40
Roger

por que você não aproveita o embalo, e faz um novo suporte no chassis para a panhard, suporte mais "baixo", de modo a poder jogar a panhard mais paralela ao eixo (se ela já estiver, cancele a sugestão; se não, aproveite e faça o mesmo na traseira).

De quebra, coloque uma caixa de direção padrão opala e coloque um pitman da f-100 antiga, aqueles imensos, assim a barra de direção ficará paralela a panhard e ao eixo(novamente, se ela também já estiver, cancele a sugestão).

Abraços

Eriksom
.

guilhermeabreu
20/05/2009, 21:36
Caro Dr. Guilherme!

Na minha opinião esta parte:

não tem necessidade de se alterar.

Tendo em vista que a suspensão foi elevada!
Com essa elevação, o eixo fez um giro, acompanhando as barras longitudinais.
Com o giro, o suporte "desalinhou" em relação ao chassis.
Corrigindo o cáster, automaticamente, o suporte da panhard corrige.

Veja a ilustração.


AMIGO KIM

Concordo com vc , é que na hora do estalo que deu na cabeça dele , havia pensado de imediato que a PANHARD ficaria fora do alinhamento , mas como esta é que ela esta trabalhando desalinhada e sendo forçada no seu eixo em rotação para a frente .

Como o eixo ficará na posição original TEORICAMENTE a barra PANHARD ficará alinhada novamente , MAS JÁ FIZEMOS TANTAS ALTERAÇÕES MESMO QUE PEQUENAS , A BARRA PANHARD ESTA FORA e será colocada por último .
Se ESTIVER ALINHADA beleza , será só colocar no lugar e PT saudaççoes .
Se NÃO ESTIVER ALINHADA , será feita a torção nescessária para que fique alinhada , é mole pra fazer ísto .

Ontem estive de plantão 24hs em outra cidade , mas hoje ao chegar lá o serviço da CORREÇÃO DO CÁSTER a moda by ROGER NUNES já estava pronto , PULEI DE ALEGRIA .

Acho que na 6ªf mesmo já devo estar com ele novamente e FINALMENTE RESOLVIDO A PRAGA DO PASSARINHAR que eu já estava desanimando de tentar melhorar a dirigibilidade de outra formas , MAS O PROBLEMA ERA O CÁSTER ERRADO .

SUPERCHARGER

Concordo tb , como falei , como foi uma decisão de última hora a MANEIRA DE CORRIGIR O CÁSTER ( by ROGER NUNES ) e não deu tempo de pensar que ficaria como dantes A POSIÇÃO DA PANHARD , a observação de vcs esta CORRETÍSSIMA .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
20/05/2009, 21:41
Acho que na 6ªf mesmo já devo estar com ele novamente e FINALMENTE RESOLVIDO A PRAGA DO PASSARINHAR que eu já estava desanimando de tentar melhorar a dirigibilidade de outra formas , MAS O PROBLEMA ERA O CÁSTER ERRADO .
ABRAÇÃO

Doctor , com essa lista que o Rogerio passou vc queria que ele andasse como ??? ... rsrs ... o cáster era só um detalhe a mais ... rsrs

1. Cáster 1 grau positivo
2-Molas deterioradas com fortes marcas de contato entre os elos
3-Batente de borracha da suspensção faltando pedaços
4- Alojamentos dos parafusos da panhard ovalizados
5- suporte da panhard lado do eixo torto
6- buchas panhard com forte desgaste nas lateral por conta do desalinamento

abs ...

Kim
20/05/2009, 21:41
Grande Dr. Guilherme!

Terá outra viatura em mãos!!!

Sentirá prazer ao dirigir sem sofrimentos, pois aqule pouquinho que puxa, em uma estrada, deixa o braço dolorido!

O Roger passou por aqui detalhando as coisas...

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
20/05/2009, 21:46
Grande vovôzão

Com essa mudança, o Roger vai aumentar o angulo da cruzeta que já e restrito porque vc usa a transferência Toyota..

Tem angulo de sobra pra bichinha trabalhar

AMIGO NETO RODRIGO CAMPER

A cruzeta esta quase alinhada sem angulo nenhum , o pouco que girar não irá forçar o trabalho da mesma . Te angulo de sobra pra trabalhar folgado .

ABRAÇÃO , e vc vai nos deixar neste ENCONTRO ? PÔ da um jeito aí !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

guilhermeabreu
20/05/2009, 22:03
Roger

por que você não aproveita o embalo, e faz um novo suporte no chassis para a panhard, suporte mais "baixo", de modo a poder jogar a panhard mais paralela ao eixo (se ela já estiver, cancele a sugestão; se não, aproveite e faça o mesmo na traseira).

De quebra, coloque uma caixa de direção padrão opala e coloque um pitman da f-100 antiga, aqueles imensos, assim a barra de direção ficará paralela a panhard e ao eixo(novamente, se ela também já estiver, cancele a sugestão).

Abraços

Eriksom
.

GRANDE ERIKSON

É boa a sua idéia , eu havia até pensado nesta hipótese , mas a PANHARD trabalha naquele espaço MILIMETRICAMENTE posiconada para não bater no eixo e não bater na barra da direção que pega de um munhão ao outro , outro dia fizemos , ou melhor o ROGER fez uma retificação na furação do suporte e SIMPLESMENTE COLOCOU OUTRO PARAFUSO NOVO , " o parafuso novo ficou batendo no eixo do diferencial PQ TINHA A CABEÇA MAIS ALTA , aí que fui descobrir o PQ DAQUELE PARAFUSO TER A CABEÇA TÃO BAIXA , NÃO ERA A TOA , qdo colocou um parafuso um pouco mais comprido , ele FICOU BATENDO NA BARRA DA DIREÇÃO , os ENGENHEIROS da ENGESA mediram milimetricamente aquele espaço , LOGO : abaixar o suporte da PANHARD no chassí , É FURADA , e levantar lá no munhão tb não é fácil pq NÃO TEM ESPAÇO , bateria na mola .

CONCLUÍNDO : a barra PANHARD não ficará muito inclinada não , MAS CASO FIQUE E ATRAPALHANDO NO ANDAR DO ENGESA , a solução seria mudar ela de posição , se é que tem espaço pra ísto , pois estou falando aqui sem estar vendo ele de perto .

Qto a caixa de direção ela é hidráulica do opala , qto ao PITMAN agradeço demais a sugestão da F-100 antiga , pq eu não conhecia nenhum PITMAN com uma curva para baixo e parruda que desse na caixa do opala , mas estou fuçando os ferros velhos pra ver se encontro pq nas lojas não tem tb , hoje mesmo achei uma da L-200 , parruda , mas não cosegui tirar ela da caixa , deixei lá no ROGER pra amanhã ele tirar na prensa para ver se a extria é a mesma , MAS VALEU A DICA .

E a BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DA PANHARD ATÉ O MUNHÃO " TEM QUE FICAR NO MAIS HORIZONTAL POSSÍVEL COM CERTEZA , OU PARALELA AO EIXO " .

guilhermeabreu
20/05/2009, 22:19
Doctor , com essa lista que o Rogerio passou vc queria que ele andasse como ??? ... rsrs ... o cáster era só um detalhe a mais ... rsrs

1. Cáster 1 grau positivo
2-Molas deterioradas com fortes marcas de contato entre os elos
3-Batente de borracha da suspensção faltando pedaços
4- Alojamentos dos parafusos da panhard ovalizados
5- suporte da panhard lado do eixo torto
6- buchas panhard com forte desgaste nas lateral por conta do desalinamento

abs ...

GRANDE EDU VELO

Tudo tem a sua finalidade , nestes 4 anos andando com ele deste jeito , SERVIU MUITO para eu ficar BOM PRA CARVALHO em guiar o ENGESA , duvido que alguem daqui guia melhor do que eu , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK agora serei capaz de andar numa estrada a 120 km/h da largura exata da bitola das rodas dele , pq até então era com certa dificuldade que conseguia manter ele na mão de direção , como diz o RODRIGO IELPO BASTOS : que precisava das duas pistas para andar com a CAMPER dele , e eu com meu ENGESA .

Mas a medida que fazíamos as mudanças das molas por outras mais altas , não observávamos a BARRA PANHARD , pq não era nescessário retirar elas para trocar as molas , e com o tempo ela a PANHARD ficava trabalhando forçada na nova posição do ENGESA com molas mais altas , daí passaram estes 4 anos para DESCOBRIR ESTE MISTÉRIO que até então vivia oculto .

MAS A PARTIR DE 6ª QUE NÃO É 13 ACHO QUE VOU MUDAR PARA O CÉU , SEGUNDO RELATOS DO GURU MOR KIM .

Mas vcs irão ver como foi e ficou a CORREÇÃO DO CÁSTER do ENGESA/CAMPER a moda " by ROGER NUNES " . Que eu particularmente achei a mais simples e esbelta . Ele irá postar as fotos de todas as etapas para que todos daqui do fórum possam escolher a maneira que melhor convier a cada um para fazer a CORREÇÃO DO CÁSTER DOS ENGESAS/CAMPERS .


ABRAÇÃO A TODOS

Eriksom Teixeira Lima
21/05/2009, 09:30
E a BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DA PANHARD ATÉ O MUNHÃO " TEM QUE FICAR NO MAIS HORIZONTAL POSSÍVEL COM CERTEZA , OU PARALELA AO EIXO " .



Guilherme,

não entendi essa última parte. Pela minha experiência, o ideal é que a panhard e a barra de drieção (pitman-munhão) fiquem paralelas ou com o menor ângulo possível entre elas, pois isso diminui o passarinhar (e o esforço para manter a viatura em linha reta). :?:

Quanto a panhard paralela, eu falei com base na minha Camper que tem eixos de band e ..... barra panhard (re)feita sob medida. Dá trabalho fazer outra, eu sei e havia esquecido, mas que fica excelente, isso fica.

Esqueça por ora, teste, delicie-se com o novo desempenho com o ajuste que está sendo feito, e quem sabe pro futuro (nunca tente ter o carro ideal, eu ainda tento :parede:, mas não recomendo)

PS: devo ir pros lados de Cabo Frio neste final de semana, se eu achar outro daqueles pitman, te aviso)

Eriksom

RogérioNunes
21/05/2009, 20:41
Erikson, anotei as sugestões e qdo descer o bruto do estaleiro veremos a necessidade de alterar mais alguns detalhes.Valeu!!
Mas são tantos detalhes que aparecem quando ele pára aqui que só mesmo um engesa pra aguentar os 700km por semana e, principalmente, a "tocada" do pezinho de anjo do Doctor.
Nas avenidas daqui, qdo se ouve algo parecido com uma turbina de jato passando, nem perco tempo de olhar, pq já sei quem e tá loooooonge...

[]´s




Roger

por que você não aproveita o embalo, e faz um novo suporte no chassis para a panhard, suporte mais "baixo", de modo a poder jogar a panhard mais paralela ao eixo (se ela já estiver, cancele a sugestão; se não, aproveite e faça o mesmo na traseira).

De quebra, coloque uma caixa de direção padrão opala e coloque um pitman da f-100 antiga, aqueles imensos, assim a barra de direção ficará paralela a panhard e ao eixo(novamente, se ela também já estiver, cancele a sugestão).

Abraços

Eriksom
.

rodrigo camper
22/05/2009, 09:53
AMIGO NETO RODRIGO CAMPER

A cruzeta esta quase alinhada sem angulo nenhum , o pouco que girar não irá forçar o trabalho da mesma . Te angulo de sobra pra trabalhar folgado .

ABRAÇÃO , e vc vai nos deixar neste ENCONTRO ? PÔ da um jeito aí !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


KKKKK, Ibitipoca vai ter que esperar.

O caster da minha Camper está nos 3,5 acho que o ideal seria na casa dos 5 graus positivos.

Ai acho que a danada iria colar no chão.


Minha cruzeta trabalha quase estrangulada, mas acho que é pelo tamanho do conjunto Toyota oque uso, estou procurando aquela cruzetas dupla, para ver se soluciono este problema.



abraço

Kim
22/05/2009, 11:03
Grande rodrigo camper!

Conta para a gaylera como ficou a dirigibilidade de sua máquina, mesmo com os 3º,5!

Sobre a cruzeta, como é a dianteira, pode deixar assim, sendo que se necessário, poderá afundar o colo da luva e do cardam onde bate o copinho! (fui claro né!!!)

O Elmer já fez...

Eu fiz no brancão, no lado quew ficava para o câmbio, pois quando a suspensão erguia, fazia barulho!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
22/05/2009, 14:58
AMIGO ERIKSON

O que eu disse , é a mesma coisa que vc disse tb , só que usei outras palavras , ísto é a BARRA PANHARD e a BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DO PITMAN AO MUNHÃO " DEVEM FICAR O MAIS PARALELAS POSSÍVEL " , como vc falou , é ísto mesmo .

Complementei apenas que estas duas BARRAS QUE DEVEM FICAR O MAIS PARALELO POSSÍVEL , TB DEVE FICAR O MAIS HORIZONTAL POSSÍVEL , ou melhor , DEVENDO FICAR pouco inclinada com relação ao eixo do diferencial .

Entendeu agora ?

ABRAÇÃO

franzlana
22/05/2009, 18:30
O serviço de rebaixar e chegar para traz o furo do suporte das barras eu fiz em 2005 quando levantei o Engesa. Antes deste detalhe ele ficava querendo comer os capins no acostamento ou pegar quem vinha em direção contrária. Em algum tópico anterior alguem reclamava de Engesa Bobo, que só queria passarinhar. Fiz exatamente o giro do eixo e soldei uma chapa aumentando o suporte pois o furo sai do suporte orignal. Até 160 já fui testando a estabilidade e o bicho anda perfeitamente. Nunca mexi em braço de direção ou Panhard. Agora que o eixo do Dana 30 quebrou na junção com a bola vou trocar a bola e verificar se necessitarei mecher na Panhard para ela não tocar na bola que é maior. Dependendo do que se levanta a suspensão a Panhard pode puxar o eixo para um lado ou outro e então é bom estende-la. Estive na Rota esta semana e verifiquei que o Igor instala uma estensão regulavel nas Panhard. Vou ver se o meu Engesa vai pedir esta alteração. Estou fotografando as modificações do Dana 30 para 44 mas não sei postar fotos no tópico. Alguem pode me dar as dicas?

rodrigo camper
23/05/2009, 08:54
Grande rodrigo camper!

Conta para a gaylera como ficou a dirigibilidade de sua máquina, mesmo com os 3º,5!

Sobre a cruzeta, como é a dianteira, pode deixar assim, sendo que se necessário, poderá afundar o colo da luva e do cardam onde bate o copinho! (fui claro né!!!)


Abraços.

Kim.


Claro como algodão doce.

A Camper e quase tão firme quanto um automovél, mas quem nunca andou de Jeep acha ele meio instavél.

Os 3.5 de angulo positivos são medidas originais Engesa, mas acho que o volante demora muito a voltar.Acretido de com 5.0 teria o danado mais firme nas retas.

Não vou mexer no meu eixo, só pro causa disso, mas se um dia for transformar o dana 30 em 44 vou deixar o caster com 5.0




As cavas da luva do cardam foram abertas com uma mini retifica, só pega quando torce muito em erosões.

Como não gosto de nada meia boca, vou acrescentar uma cruzeta dupla.

jose alfredo noia rocha
26/05/2009, 14:53
Guilherme: Manda as fotos desta ultima revisao, tenho acompanhado todo este trabalho acho fantastico o trabalho do Nunes pena morar tao longe.Grato...........

RogérioNunes
27/05/2009, 11:03
José, obrigado pelo elogio!
De acordo com as revisões e ajustes e modificações feitos no "Coração Valente" felizmente temos tido êxito. A soma de experências entre o foristas contribuem e muito para esse resultado e a satisfação dos proprietários fica evidente nos relatos nos diversos tópicos.
Agumas fotos da última revisão...


Guilherme: Manda as fotos desta ultima revisao, tenho acompanhado todo este trabalho acho fantastico o trabalho do Nunes pena morar tao longe.Grato...........

Ralado/SP
27/05/2009, 11:16
Roger,

agora é que fiquei com mais dúvidas?!?!?! Você aumentou o furo no braço do munhão pra caber o terminal de MF??? e que foto é aquela, que se não me engano foi postada por vc, onde aparecia uma espécie de "SOS" aumentando o comprimento do braço e permitindo aplicar os terminais MF??? Será que o serviço TODO é a união das duas citações...
Me ajuda a entender isso...

Abraçones

Ralado

Ralado/SP
27/05/2009, 11:24
Roger,

deixa pra lá... no tópico PURO SANGUE vc explicou, detalhadamente o serviço e tirou a dúvida sobre o SOS... desculpe a ignorância, mas não entendi que se tratava de duas situações diferentes: Rural/Willis e Engesa. Gostei muito do serviço, se der ($$$$$$$) farei isso o quanto antes no meu carro. O mais legal é que o meu carro tem eixos de Toy, logo é mais fácil de usinar as peças pois o braço do munhão desmonta sem tanto trabalho

Abraçones

Ralado

Eduardo Velo
27/05/2009, 11:33
Rogerio , vc ja fez o acerto do caster do engesa do Doctor ?? como ficou a fixação das longitudinais ??
Muito bom esse trampo da usinagem pra usar um terminal maior , com o tempo de uso vai ovalizando , principalmente se não é percebido o jogo , qdo usa pneus com off-set muito negativo disfarça muito essas folgas e qdo vai se dar conta já ta td ovalizado ...

Estou torcendo pro meu camarada ir com o Envesa dele pra vc ver o trampo que ele fez nos eixos ... ta com freio de F 350 na diant. usa pinças duplas , reforço no eixo , que é de rural , e aumento do diam. das barras de dir. e do tam. dos terminais ... na tras. eixo flutuante Ensimec , é show heim ... o motor é Maxiom S4 sem turbo , cambio e red. de band , molas diant. de 650 mm e tras. de 490 mm ...

RogérioNunes
27/05/2009, 12:31
Edu, eu estava postando as fotos e net caiu a conexão.
Pelo que relato, o envesa do seu amigo ficou um show e super dimensionado...
Seguem mais fotos.


Foto 1, 2 e 4- nova posição do suporte da barra longitudinal
Foto 3 e 4- novo pitmam e terminal MF

RogérioNunes
27/05/2009, 12:52
Em outro post eu havia relatado que o cáster encontrado antes de começar o trabalho era de 1 grau mas me enganei, numa leitura mais minuciosa encontrei quase 2 graus como mostra o nivelador de suspensão.

Eduardo Velo
27/05/2009, 13:36
Rogerio , muito boa essa tua idéia , ficou excelente , e se quiser voltar ao original é só inverter o processo ...
Esse goneômetro com nível me fez lembrar do senai , faz mais de 30 anos , nunca mais vi um destes ...

RogérioNunes
29/05/2009, 21:19
Eduardo, essa foi mais uma opção de fazer a mesma coisa como fez o Kim e outros para corrigir o cáster e dessa forma fica mais fácil, se for necessário,fazer nova calibração como vc comentou.Eu primeiramente prezo pela segurança, depois pela facilidade de reposição/intercambiabilidade das peças usadas e também a estética do trabalho.Fazer adaptação para criar um "FRANK" só não resolve como acaba dando mais trabalho depois...
Esse goniômetro estava esquecido a uns 20 anos, comprei para regular a suspensão traseira de uma brasília que eu tinha,que não era AMARELA, e nunca mais usei até surgir essa história corrigir cáster. Analisando a situação, cheguei a conclusão que poderia usá-lo para esse fim e sendo uma ferramenta padronizada e de qualidade comprovada(GEDORE), a precisão da medição garantiu um ótimo resultado do trabalho.


[]´S

Rogerio , muito boa essa tua idéia , ficou excelente , e se quiser voltar ao original é só inverter o processo ...
Esse goneômetro com nível me fez lembrar do senai , faz mais de 30 anos , nunca mais vi um destes ...

Daniel Lima
16/01/2010, 21:34
Caro Roger Nunes, meu grande amigo Guilherme Abreu, venho por meio desta atesta em público minha burrice superdimensionada no que diz respeito ao caster do meu engesa....
meu veículo esta uma m#@%$ para diridir e tudo isso devido a uma pessima adaptaç
ào que eu fiz...\
pergunta 1: qual ferramenta posso conseguir no mercado para medir o erro no angulo de caster do meu engesa?
obrigado e me desculpem a ignorância.\

Eriksom Teixeira Lima
17/01/2010, 11:59
Calma, Daniel,

podia ser pior, você podia ter pertencido ao povo que desenhou na serra da capivara (acabo de voltar de lá e recomendo o Piauí como destino).

voltando ao Engesa, antes do desespero, tire fotos para avaliarmos a possibilidade de ser apenas o braço pitman. Se tiver fotos de tudo desmontado, melhor ainda

Abraços

Eriksom

Daniel Lima
18/01/2010, 17:13
Eriksom que bom que vc gostou do nosso Piauí e do nosso calor...trabalho diretamente com aquela região da Serra da Capivara, e quando vier novamente avise que nos encontraremos...mas, voltando ao engesa minha vontade era mesmo de me mandar lá para oficina do Roger Nunes e me arranchar lá até ele resolver o problema...mas tá muito longe...então vou colocar uma foto do pitman e vcs então me ajudaram; detalhe é que o braço que esta no meu jeep tem várias outras furações anexadas, e muito feias por sinal..abraços e aguardo respostas

Kim
18/01/2010, 18:42
Daniel!
O pitman é original do engesa; a outra furação é para o amortecedor de direção, que é da linha VW.
Olhe do lado oposto à caixa de direção, verá o outro suporte.

Qual é o problema que está tendo?
Olhe as fotos de meu álbum.

Abraços.

Eriksom Teixeira Lima
18/01/2010, 20:37
Daniel

no album do Kim, seção "trocando o diferencial" há fotos interessantes das ferramentas sofisticadas que ele usou 8) para ver o cáster (Kim, belo equipamento, e o melhor, funcionou perfeitamente). No Piauí é provável que você as ache. Mas a sugestão é ir a um alinhador e pedir para ele medir tudo, é mais fácil.

Depois, descreva o problema, pode nem ser nada tão grave.

Eriksom

Kim
18/01/2010, 23:00
Pessoal!

Nesta foto http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985653486785602 a chave inglesa ou griffo, está colocada no eixo como se fosse girar para baixo, mais quando fazendo o serviço, a força é de baixo para cima, ou seja oposto do que está ali.

Foi somente para a foto.

Um pouco mais nítida http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985653486785618

Serviço simples, com um resultado impressionante!!!!

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
19/01/2010, 09:59
Daniel , veja se consegue mandar mais fotos do eixo ...
Tira uma de frente pra ver o ângulo da barra panhard e da direção , qto maior esse ângulo em relação a barra que liga as rodas , maior a instabilidade pra dirigir ... qdo ergue a carroceria teria que abrir um pouco a panhard , algumas panhard tem ajuste ...
Tira uma tb de frente da roda pra ver aprox. o angulo de caster ...
O camber vc pode ajustar com barbante , prende um barbante no parachoque tras. e passa pra frente no centro das rodas dos 2 lados , o barbante tem que passar rente a roda tras. e encostar na parte de tras da roda diant. com uma abertura de aprox. 2 mm na frente . Com o barbante vc pode ver se o eixo tras. está alinhado com o diant. tb

abs ... Edu

guilhermeabreu
20/01/2010, 11:53
CARO AMIGO DANIEL LIMA

A ferramenta utilizada pelo mestre ROGÉRIO NUNES foi um GONIÔMETRO , aquela ferramenta muitíssimo utilizada pelos mecanicos que fazem a regulagem do angulo do FACÃO dos fuscas brasílias variants .

é mais simples do que a ferramenta que o KIM bolou que tb é boa , mas para vc saber se o seu caster esta errado ou com qtos graus esta , É SÓ VC RETIRAR O CUBO FREIO DEIANTEIRO DE UM LADO PRIMEIRO DEIXANDO O MUNHÃO LIVRE , OU SE DER ,COM O CARRO MONTADO COMO ESTA E SE DER PRA VC COLOCAR A BASE DO " GONIÔMETRO " NA PARTE SUPERIOR DO MUNHÃO QUE É RETA , VC VERÁ COM QTOS GRAUS ESTA , é muito simples .

OBS : O carro tem que estar em um piso NIVELADO NA HORIZONTAL . Se vc desmontar um lado , tem que manter o eixo diferencial na mesma posição como se as rodas estivessem no lugar , ou seja com o carro nivelado .

Não sei me fiz entender , estou de férias na praia , logo se vc fizer alguma pergunta , irei demorar em responder .

ABRAÇÃO

Daniel Lima
24/01/2010, 17:45
caro amigos, irei seguir todos os conselhos dados por vcs, e a minha primeira atitude vai ser parar o engesão e resolver de uma vez uma série de outros problemas. como vou ter de retirar meus paralamas para lanternar vai ser melhor para tirar algumas fotos. obrigado pela ajuda e estrei atualizando o tópico...obrigado

Riuzim
24/10/2010, 12:26
Amigos, depois de uma longa inatividade, voltei a ler o forum. Desculpem pela ausencia, mas ê que cheguei ate a perder a motivaçao pelo jipao, visto que a montagem estava emperrada, Depois de 3 anos, finalmente retirei da oficina do Rosnel e levei para colocar os bancos. Neste trajeto pequeno (nao fui eu que levou, porque nao moro em Londrina, nem entendo nada de mecanica. Quem levou foi meu pai, que entende um pouco), a viatura ta passarinhando muito. Depois de ler varios topicos e ficar igual barata tonta, vi que alguns que tem engesa com eixo de rural e molas maiores tiveram este problema e fizeram a regulagem do caster. Em uma semana os bancos devem ficar prontos e devo levar pra fazer alinhamento da direçao, e gostaria de saber como fazer ou se nestes locais que fazem cambagem faz a regulagem do caster com eixos da rural.
Agradeço antecipadamente. E prometo que assim que for possivel, vou postar fotos dessa saga ingloria de mais de 3 anos, mas espero que a recompensa seja maior ainda.

guilhermeabreu
24/10/2010, 13:05
Amigos, depois de uma longa inatividade, voltei a ler o forum. Desculpem pela ausencia, mas ê que cheguei ate a perder a motivaçao pelo jipao, visto que a montagem estava emperrada, Depois de 3 anos, finalmente retirei da oficina do Rosnel e levei para colocar os bancos. Neste trajeto pequeno (nao fui eu que levou, porque nao moro em Londrina, nem entendo nada de mecanica. Quem levou foi meu pai, que entende um pouco), a viatura ta passarinhando muito. Depois de ler varios topicos e ficar igual barata tonta, vi que alguns que tem engesa com eixo de rural e molas maiores tiveram este problema e fizeram a regulagem do caster. Em uma semana os bancos devem ficar prontos e devo levar pra fazer alinhamento da direçao, e gostaria de saber como fazer ou se nestes locais que fazem cambagem faz a regulagem do caster com eixos da rural.
Agradeço antecipadamente. E prometo que assim que for possivel, vou postar fotos dessa saga ingloria de mais de 3 anos, mas espero que a recompensa seja maior ainda.


GRANDE RUIZIM

É esta muito sumido mesmo , estava fazendo falta aqui no forum , seja muito bem vindo neste seu retorno . Não abandona mais a gente não em cara .

Não desanime , é assim mesmo as vezes pensamos em abandonar e deixar de lado , mas eu tenho sido muito teimoso , e no FINAL DÁ TUDO CERTO , vc esta assim pq não chegou no final ainda .

Toda vez que trocamso as molas por molas maiores acontece de auterar o angulo do CÁSTER , aí só tem um jeito ,, FAZERA CORREÇÃO DESTE ANGULO que tem que ser de 5º positivos .

EXISTE DUAS MANEIRAS DE FAZER ESTE AJUSTE :

1- DA MANEIRA QUE O KIM FEZ NO DELE , tem um tópico dele de todo passo a passo .

2- DA MANEIRA QUE FOI FEITO O MEU , tem tb um tópico de todod passo a passo .

Eu vivo teimando com o KIM que a maneira que eu fiz , foi mais fácil e ele teima que a dele é mais fácil , mas como somos amigos e respeitamos muito um ao outro , SÓ TE DIGO UMA COISA : NÃO IMPORTA O MÉTODO QUE VC VAI UTILIZAR , NO FINAL O CÁSTER FICARÁ COM A ANGULAÇÃO CORRETA DO MESMO JEITO .

Não demore a fazer ísto pq qdo eu andava com ele e PASSARINHAVA , havia trocado tudo , regulado tudo e o fdp CONTINUAVA A PASSARINHAR até que veio a LUZ que era o CÁSTER que teria que ser corrigido E TODOS OS CARAS QUE FAZEM ALINHAMENTO DIZIA QUE EM JIPE " NÃO TEM COMO FAZER A REGULAGEM DO CÁSTER " , aí desanimava a gente , só que os fdp não dizia que tinha jeito , que é da maneira descrita por mim e pelo KIM , logo tem que ser num ADAPTADOR ( mecanico/soldador/cientista que tenha boa vontade ) , digo cientista pq foi o KIM que bolou a metodologia que ele usou para fazer a correção no dele .

É SIMPLES , MAS TEM QUE TER BOA VONTADE E ENTENDER UM POUCO DE FÍSICA TB .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
24/10/2010, 13:09
caro amigos, irei seguir todos os conselhos dados por vcs, e a minha primeira atitude vai ser parar o engesão e resolver de uma vez uma série de outros problemas. como vou ter de retirar meus paralamas para lanternar vai ser melhor para tirar algumas fotos. obrigado pela ajuda e estrei atualizando o tópico...obrigado

CARO E GRANDE AMIGO DANIEL LIMA

Cadê vc , esta sumido tb como o RUIZIM .

Como esta seu ENGESA ?????????????????? Fez a correção do CÁSTER ???????????? De que maneira procedeu ??????????????????? A moda BY KIM ???????????? Ou da maneira que eu fiz ?????????????????????????

CADÊ VC ???????????????????????????????


ABRAÇO

Riuzim
24/10/2010, 13:31
Obrigado Guilherme pelo apoio.
Realmente es estava meio desanimado. Agora que venci mais uma etapa da empreitada, voltei a me animar.
Ja justificando minha ignorancia em mecanica, ja que minha formaçao ê na area mêdica, eu li as duas maneiras de fazer a regulagem do caster. Mas em algum lugar faz referencia que nos de eixo da rural o acesso ê mais facil e atraves do munhao (falava que no jipe do Carlos Siqueira, acho, foi feito assim). Sabe mais alguma coisa disso.
PS> O jipe quase nao andou ainda. Acabou a montagem mecanica e capota ha poucos dias.
Vlw.

guilhermeabreu
24/10/2010, 15:42
Obrigado Guilherme pelo apoio.
Realmente es estava meio desanimado. Agora que venci mais uma etapa da empreitada, voltei a me animar.
Ja justificando minha ignorancia em mecanica, ja que minha formaçao ê na area mêdica, eu li as duas maneiras de fazer a regulagem do caster. Mas em algum lugar faz referencia que nos de eixo da rural o acesso ê mais facil e atraves do munhao (falava que no jipe do Carlos Siqueira, acho, foi feito assim). Sabe mais alguma coisa disso.
PS> O jipe quase nao andou ainda. Acabou a montagem mecanica e capota ha poucos dias.
Vlw.

AMIGO RUIZIM

Tb sou médico , mas desde criança meu pai teve carros velhos e viviam enguiçando ele já tinha sido caminhoneiro , daí veio a paixão por mecanica , e qdo estava na faculdade o primeiro carro que comprei foi um FUSQUINHA 63 de único dono e rodou 350.000 sem abrir o motor .

Mas esquecí da MANEIRA QUE FOI FEITO A REGULAGEM DO CÁSTER do ENGESA do CARLOS SIQUEIRA ( eixo de RURAL ) .

LOGO :

Temos a 3ª FORMA DE FAZER A REGULAGEM DO CÁSTER .

3- MANEIRA QUE O ROGERIO NUNES FAZ A REGULAGEM DO CÁSTER CORTANDO O TUBO DO DIFERENCIAL E GIRANDO O MUNHÃO

Esta forma é feita de um lado de cada vez e as outras duas citadas , qdo vc regula um lado , o outro automaticamente tb fica regulado .

Mas a forma com que foi feita a do CARLOS SIQUEIRA é a seguinte :

O MUNHÃO é preso na extremidade do tubo do diferencial por SOLDA , só que o MUNHÃO tem um tarugo de aço FEITO NA MESMA PEÇA DO MUNHÃO que entra no tubo do diferencial bem justo e a SOLDA É FEITA NA EXTREMIDADE NO TUBO NO MUNHÃO , entendeu ?

O que o ROGERIO FEZ :

Cortou com uma esmerilhadeira o TUBO DO DIFERENCIAL em sua EXTREMIDADE próxima ao MUNHÃO mas sem cortar o TARUGO DO MUNHÃO , assim o MUNHÃO passou a girar livre , com o GONIÔMETRO ele colocou a angulação do MUNHÃO EM 5º POSITIVOS que é a recomendação do fabricante , feito ísto ele soldou novamente o tubo do diferencial no MUNHÃO novamente , ficando portanto com o CÁSTER com a nova medida de angulo .

Passou para o outro lado e fez a mesma coisa .

Esta forma NÃO É EXCLUSIVA PARA EIXOS DE RURAL NÃO pode ser feita em qualquer eixo .

Não sei se vc me entendeu , mas qualquer coisa estamos aí .

ABRAÇO

Riuzim
24/10/2010, 16:33
Bza amigo. Agora entendi.
Bom, primeiro vou alinhar a direçao que esta totalmente desalinhada. Depois, vou conversar com o meca o que ê melhor fazer. Valeu pelas dica. Ainda tem muita coisa pra fazer, mas agora acho que vai rapido.
PS~ Olha a coincidencia, meu pai tbem foi caminhoneiro, e antes disso mecanico. Hoje, ate gosto de fuçar no jipe (tenho um Ford 1980 pra trilha) ,mas devido a profissao, cada vez tenho menos tempo ate pra tirar ele da garagem, quanto menos mexer na mecanica.

CARLOS SIQUEIRA
25/10/2010, 21:48
Riuzim, fotos do "trampo" que o Rogério me passou, lembrando que a flange foi confeccionada para instalação de cubo e rolamentos da Band. Quanto ao alinhamento, é outra novela, que o Doutorzão Guilherme, conhece bem e sofre bastante. Já conversei com ele a respeito, no tópico do "Coração Valente". Em resumo, os operadores das máquinas de alinhamento, não sabem ou não querem ajustar nos valores recomendados, você paga e eles não fazem.

[]'s

Riuzim
25/10/2010, 22:15
Opa Carlos, valeu pelas fotos.Vao ajudar bastante. Ja li no topico as diferentes maneiras de fazer, e vou ver com o meca.
Agora, quanto ao alinhamento, sabe dizer quais sao os valores recomendados . Vlw.

Kim
25/10/2010, 22:30
Opa galera!

Carlos, o serviço que fez, é um dos três para acertar o famigerado cáster, digo famigerado pois tem dois jeeps na Donivel com problema de dirigibilidade devido a cáster errado.

As formas são:
A que fiz, pelas barras longitudinais, fica ótimo, mais o focinho do diferencial abaixa.

A do Dr. Guilherme, que tem um excelente resultado, mais o focinho do dif vai junto.

A que o Carlão fez, é a mais complicada, mais o focinho não vai junto!

Abraços.

Kim.

CARLOS SIQUEIRA
25/10/2010, 22:42
Riozim, vá no tópico do "Coração Valente" que tem comentários do Edu a respeito.

[]'s

Rodrigo Ielpo Bastos
25/10/2010, 23:46
Pessoal aproveitando a carona do topico, eu ja fiz esse serviço by Kim, ficou otimo, agora que troquei a caixa de direção para a da F4000 voltou a dar o chimmy e o carro ficou meio bobo, o que vcs acham que pode ser?

Rodrigo Bastos

Kim
25/10/2010, 23:53
Opa Rodrigo!

Só trocou a caixa?

Como fez com pitmam?

As medidas ficaram as mesmas?

Como estão os terminais?

Como está o amortecedor de direção?

guilhermeabreu
27/10/2010, 15:43
Pessoal aproveitando a carona do topico, eu ja fiz esse serviço by Kim, ficou otimo, agora que troquei a caixa de direção para a da F4000 voltou a dar o chimmy e o carro ficou meio bobo, o que vcs acham que pode ser?

Rodrigo Bastos

ÉÉÉÉÉ RODRIGO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pensei que só tinha eu com esta desgraça .

Agora vc vai ver o que é sofrer para acabar com ísto .

ABRAÇO e boa sorte .

Rodrigo Ielpo Bastos
28/10/2010, 21:45
[QUOTE=Kim;1288698]Opa Rodrigo!

Só trocou a caixa?
troquei a caixa completa do troller 2008 (F4000)
Como fez com pitmam?
Usei o pitimam da caixa do troller
As medidas ficaram as mesmas?
as barras ficaram as mesmas porem ficaram na horizontal o pitman da f4000 e menor que o do opala por isso ele ficou com menor curso
Como estão os terminais?
troquei todas as ponteiras
Como está o amortecedor de direção?
o amortecedor é o mesmo antigo da D20 antes nao dava shimi


a direção ficou arisca leve demais e quando em asfalto na curva ela parece que vai mais do que deveria, nao mexi em mola.
Help

Rodrigo Bastos

Kim
28/10/2010, 21:59
Rodrigo!

Baseado nesta afirmação:

a direção ficou arisca leve demais e quando em asfalto na curva ela parece que vai mais do que deveria...

Me parece que o problema está surgindo no pitman.

Cita que colocou o pitman do troller.
Em relação ao pitman que estava usando, tem diferença no comprimento entre os mesmos?

Pois quanto maior o pitman, mais arisca a direção, pois quando mexe o volante, a alavanca é maior.
Quanto menor o pitman, menos arisca, pois a alavanca é menor.
Falando em alavancas, temos dois jogos, o que fica no munhão e, o que fica na caixa,o pitman.
Na minha opinião de observador, com conhecimento empírico, a alavanca da caixa deve ser menor que a do munhão, não sabendo especificar o quanto % menor.

Bem, estamos analisando hipoteses, como mexeu na caixa, comecemos por aí.

Aguardo suas medições.

Att.

Kim.

RogérioNunes
28/10/2010, 22:21
Rodrigo, fez alinhamento depois da troca?
Como está a convergência?
Rodas muito convergentes deixa a direção super sensível e instabiliza o carro ao menor movimento do volante.
Com relação ao shimmy, já que trocou os terminais de direção e,teoricamente, não tem folgas, como está regulagem dos rolamentos/mancais do munhão?Se estiverem frouxos favorecem o shimmy.
Vai eliminando que chegará ao "culpado"..

abraço e boa sorte.




Pessoal aproveitando a carona do topico, eu ja fiz esse serviço by Kim, ficou otimo, agora que troquei a caixa de direção para a da F4000 voltou a dar o chimmy e o carro ficou meio bobo, o que vcs acham que pode ser?

Rodrigo Bastos

Rodrigo Ielpo Bastos
05/11/2010, 00:06
kim o pitman é menor tanto que o curso da direção piorou, estou achando que deve ter folga nos rolamentos de munhao e a direção antiga era meio dura e nao transmitia para o volante, agora que esta tudo novo e alinhado( as barras nao estao mais inclinadas) o rolamentos estao mostrando o problema. comprei 6 rolamentos e vou desmontar para ver se estiverem ruim ja troco. estou pensendo em mudar u sistema de barras de direção fazendo como um kit que vi da ensimec o pitman kiga no munhao e no meio desta barra sai uma barra para a outra roda(sistema em Y) segundo a ensimec é mais eficiente. e eu poderia utilizar o furo mais interno do munhao aumentando o curso da caixa.

o que vc acha?

Rodrigo Bastos

Rodrigo Ielpo Bastos
05/11/2010, 00:07
Roger vou mexer nos rolamentos e mandar alinhar novamente. de uma olhada no meu post anterior o que vc acha?

Rodrigo Bastos

Eriksom Teixeira Lima
05/11/2010, 07:18
Rodrigo

não me chamo nem Kim, nem Roger, mas dou palpites 8)

na minha Ram eu tinha esse sistema em Y, achava ruim, foi possível trocar, mesmo tendo ficado levemente instável (muito leve para uma Ram com quase 3 toneladas) em curvas. No meu Troller, tem, depois de vários testes, percebi que poderia ter problemas para trocar. Pelo que li, o problema que encontrei (erro nas curvaturas das rodas( deriva do fato da inclinação do "pino mestre" exigir essa barra. Ou seja, respeito a opinião dos outros, mas na MINHA prática não é assim.

Quanto ao curso de direção e sua relação com o braço pitman, não é exatamente assim. Evidentemente, o braço pitman menor exigirá maior número de voltas na caixa para fazer o mesmo percurso angular do munhão. Se isso não te causa incômodos (tem gente que gosta de direção mais ágil), é possível regular a caixa de direção para permitir mais voltas. Existem batentes internos para isso, quem trabalha com caixa sabe regular, e te dar mais voltas disponíveis, assim como diminuir o número delas, o que por vezes é necessário.

Na minha Camper já tive de fazer isso, pois ela não dava batente, ou seja, chegava no final do curso da roda e havia ainda curso na caixa. Arranquei, fui num cara aqui no Rio, ele arrancou, trocou algumas coisas dentro que estavam gastas e me devolveu a caixa com 3 marcas: as duas externas da posição de batente, e a do centro da caixa. Na Ram, eu também tive de fazer manutenção, e ele me devolveu com as mesmas marcas.

Como falei isso aqui uma vez e disseram que eu era doido, para evitar dissabores eu só disse da possibilidade a outros, mas na realidade, a história é essa e eu mesmo constatei isso.

Em síntese, não troque as barras, procure alguém que conheça e faça serviços decentes em caixas de direção. Normalmente, esses caras tem muitos clientes motoristas de táxi e frotas de caminhão.

Boa sorte

Eriksom

Kim
05/11/2010, 13:40
kim o pitman é menor tanto que o curso da direção piorou, estou achando que deve ter folga nos rolamentos de munhao e a direção antiga era meio dura e nao transmitia para o volante, agora que esta tudo novo e alinhado( as barras nao estao mais inclinadas) o rolamentos estao mostrando o problema. comprei 6 rolamentos e vou desmontar para ver se estiverem ruim ja troco. estou pensendo em mudar u sistema de barras de direção fazendo como um kit que vi da ensimec o pitman kiga no munhao e no meio desta barra sai uma barra para a outra roda(sistema em Y) segundo a ensimec é mais eficiente. e eu poderia utilizar o furo mais interno do munhao aumentando o curso da caixa.

o que vc acha?

Rodrigo Bastos


Opa grande Rodrigo!

Só vi agora seu post.

Sendo curto na resposta, realmente, o pitman menor deixa a direção mais sensível.

O que pode estar ocorrendo, vc já citou, com a colocação da nova caixa, aumentou a sensibilidade do problema no volante.

Na minha opinião, não coloque rolamentos, use os mancais, estou usando desde o Brancão, revisei os eixos recentemente, estão em perfeito estado, como se fossem novos, e já usava os 33".

Deixe com o peso de aperto certo, 3kg!

O batente da caixa, eu não manjo nada, fico devendo qualquer informação sobre esse sistema, o Eriksom parece que pode te informar melhor sobre o assunto.

No Fuzila, eu mantive o pitman original, trocando o olhal (solda mesmo) com um profissional, para manter o tamanho, mais acho (ainda acho) que terei que aumentar, pois a caixa da S10 tem menor curso.

Revise os munhões, e não mecha nas barras, pois os sistema da Camper é simples, eficiente e consagrado!!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
05/11/2010, 18:17
Estou em uso da caixa da S-10 uma bosta em giro , mais macia do a do OPALA , a do OPALA da 3 voltas e 40' a da S-10 da 2 voltas e 50' , quase uma volta a menos , é por ísto que gira pouco .

Kim
05/11/2010, 19:48
Drzão!

Respondeu até a mim, pois ainda não funfei a minha!!!

Já estou pensando em o que fazer!

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
06/11/2010, 15:52
Kim vc fez os mancais ou comprou pronto me passa a dica do material onde comprar que vou testar com mancais. quanto a convergencia eu realmente fechei um pouco no barbante vou mudar a convergencia para ver se melhora

Rodrigo Bastos

Eduardo Velo
06/11/2010, 16:55
Fala Rodrigo , td blz ?
Tb uso mancal desde 2002 , a diferença é que o meu roda basante ... rsrs ... tem na Rota4x4 - na Garra 4x4 e trator gama tb deve ter ...
http://www.rota4x4.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=61
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/findresults.asp?spec=mancal&tipo=1&template_id=2&tu=

abs ... Edu

guilhermeabreu
06/11/2010, 17:35
Kim vc fez os mancais ou comprou pronto me passa a dica do material onde comprar que vou testar com mancais. quanto a convergencia eu realmente fechei um pouco no barbante vou mudar a convergencia para ver se melhora

Rodrigo Bastos

RODRIGO

No meu este mancal esta desde 2006 , nenhum problema até agora , SEM NENHUM DESGASTE e sem folga , tb recomendo , existe um de cobre ( que não serve ) , o nosso , meu e do EDU VELO é de aço , quem fabrica é ENFER .

Qto a CONVERGENCIA , falei que o meu estava igual ao seu , fiz uma peça para fazer a CONVERGENCIA , usei um pedaço de ripa que tinha aqui e usei o amortecedor de capô que deu defeito , perdeu a mola e amarrei o mesmo na ripa , ficou show , mas eu queria era amarrar uma antena de carro quebrada que tinha aqui , mas não achei , aqui em casa tudo que eu quero SOME , é só eu precisar que some , mas ficou bom e muito fácil de fazer .

A CONVERGENCIA do meu estava com 15 mm e ficava querendo fazer mais curva do eu precisava , agora com os 4mm resolveu o tal de querer fazer mais curva do que deve , agora ao fazer a curva , ele faz de acordo com a virada do volante .

Kim
06/11/2010, 20:19
Bem Rodrigo!

O pessoal já respondeu!

Mais deixo a imagem!

abraços.

Kim.

guilhermeabreu
06/11/2010, 23:17
Bem Rodrigo!

O pessoal já respondeu!

Mais deixo a imagem!

abraços.

Kim.

RODRIGO IELPO BASTOS

É ísto aí mesmo , este bicho tem uma tempera desgraçada , eu tentei esmerilhar uma pequena rebarba que tinha numa destas pecinhas , mas não era defeito , foi mesmo para eu ver a dureza do material , o esmeril , quase não conseguiu comer o bicho .

Vale a pena colocar .

Rodrigo Ielpo Bastos
07/11/2010, 23:14
Edu na donatti e tratorgama eles vendem com uma bucha de branze ja na rota é de aço. qual deve ser a melhor. me ajudem


Rodrigo Bastos



Fala Rodrigo , td blz ?
Tb uso mancal desde 2002 , a diferença é que o meu roda basante ... rsrs ... tem na Rota4x4 - na Garra 4x4 e trator gama tb deve ter ...
http://www.rota4x4.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=61
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/findresults.asp?spec=mancal&tipo=1&template_id=2&tu=

abs ... Edu

Eduardo Velo
08/11/2010, 08:32
A de bronze na verdade é liga de bronze , tem um desgaste tipo luva de turbina , guia de piloto ... serve como fusível para não danificar outros componentes , no caso de quem anda com pneuzão é melhor usar este de liga pq pode danificar o alojamento ou os pinos mestres do munhão ...
Pra quem não usa pneuzão pode usar os de aço pq não vai causar esforço a ponto de danificar alojamneto ou guia ... mas , nada impede de usar o de liga , é só pra preservar melhor as partes principais do conjunto , uso os de aço , mas a cada 3000 a 4000 km desmonto e giro uns 45º pra mudar o assentamento e não viciar o desgaste ... ptto vai de como vc usa a vtr e da manutenção ...

abs ... Edu

Rodrigo Ielpo Bastos
08/11/2010, 18:53
vou colocar as de ligas de bronze mas se for desmontar a cada 3000 km vai ser todo mes rsrsrsrs, abraços

Rodrigo Bastos

RogérioNunes
08/11/2010, 19:19
Rodrigo, pode colocar as aço temperado e esquecer.Só faço uma recomendação: Mantenha sempre bem lubrificadas e não terá problemas tão cedo.


vou colocar as de ligas de bronze mas se for desmontar a cada 3000 km vai ser todo mes rsrsrsrs, abraços

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
08/11/2010, 19:35
RODRIGO

Me lembro que qdo o CARLOS SIQUEIRA trouxe o ENGESA dele para o ROGERIO fazer os consertos na frente , deparou com estes MANCAIS DE BRONZE e se não me engano já estavam corroídos e trocou pelos de aço , não me lembro direito como foi , mas que ele colocou os de aço tenho certeza , só para reiterar o que o ROGERIO acabou de falar .

Rodrigo Ielpo Bastos
09/11/2010, 22:19
vi na rota hoje e o igor disse que ta chegando amanha ele so tem tres peças

Rodrigo Bastos