PDA

Ver Versão Completa : Lateral em Dunas.



leo cabral
18/05/2009, 11:20
Uma manobra muito conhecida e perigosa para quem pratica o off Road em dunas é a “lateral” .

Essa manobra exige uma boa habilidade e um ótimo conjunto mecânico , até algum tempo atrás somente buggys faziam.

O problema é que muita gente vê a manobra e pensa que é fácil... Ledo engano , nesse sábado uma sw4 foi se aventurar a fazer um lateral na famosa duna “2006” no Porto das dunas em Fortaleza CE ( que tem esse nome justamente por um Troller 2006 ter capotado nela) e deu no que deu. Ainda bem que ninguém se machucou seriamente

YouTube - Topique 05 virando nas dunas

aqui da para ter ideia da altura da Duna.
http://img29.imageshack.us/img29/8696/16022009222.jpg

ojaneri
18/05/2009, 17:20
Quando sentiu a traseira deslizar, ele tirou o pé do acelerador e me parece que freiou. Ai é caixão e vela preta....pelo jeito foi falta de experiência, pois com a duna molhada fica mais 'dura' e fácil de fazer a lateral.

O certo seria puxar a direção para a esquerda (para baixo) e não freiar, ate chegar na base da duna.

Leo, posta um video de alguem fazendo essa lateral..os buggies e os quads brincam nessa duna que é covardia com os 4x4 heh.

GLEISON NOGUEIRA
18/05/2009, 17:49
Pessoal, ele estava conosco nesse sábado.....realmente ele não errou em nada a lateral, muito menos apertou o freio........o que achamos é que destalonou o pneu bem na hora que começou a descer.......tivemos que colocar dois pneus na roda e puxar.....chegamos no maluaga qse 7:30 da noite.....mas realmente é uma manobra que mesmo fazendo tudo certinho ( como no caso ), e tendo muita prática ( como ele ), é muito perigosa....a areia nesse dia tb não estava molhada....abços....

leo cabral
18/05/2009, 20:37
Nesse caso o maior erro foi a viatura possuir um som muito pesado na traseira. o que arrastou primeiramente foi o peso da traseira.

leo cabral
18/05/2009, 20:50
Leo, posta um video de alguem fazendo essa lateral..os buggies e os quads brincam nessa duna que é covardia com os 4x4 heh.

boa idéia ojaneri!

um troller fazendo lateral:

YouTube - 2 Trollers fazendo lateral nos cataventos!

um ATV humilhando na lateral:

YouTube - Lateral ATV no 3º Morro Catavento Beach Park

De Buggy é moleza fazer lateral:

YouTube - Lateram quase caindo

rogeriomasih
19/05/2009, 13:02
Tem esse vídeo do mesmo carro fazendo umas laterais legais em 09/2008:

YouTube - Lateral na 2006??? a Topic 05 tambem faz!!!!

rogeriomasih
19/05/2009, 13:41
E vídeo de ´neguim´tombando em lateral tem muito:

YouTube - 2 samurais e 1 vitara fazendo lateral

YouTube - troller virando nas dunas de fortaleza

YouTube - Viradas nas Dunas dos Cataventos

Everton Júnior
19/05/2009, 23:58
[QUOTE=rogeriomasih;886352]



YouTube - troller virando nas dunas de fortaleza[QUOTE]

O piloto desse troller é o mesmo da sw4. Ele ja tem pratica em virar na 2006.

rogeriomasih
20/05/2009, 06:14
O piloto desse troller é o mesmo da sw4. Ele ja tem pratica em virar na 2006.

ESTÁ FALANDO SÉRIO??? :shock::shock::shock:

leo cabral
20/05/2009, 08:13
O piloto desse troller é o mesmo da sw4. Ele ja tem pratica em virar na 2006.

Agora entendi o que o colega CLEISON quis dizer quando escreveu


mas realmente é uma manobra que mesmo fazendo tudo certinho ( como no caso ), e tendo muita prática ( como ele ), é muito perigosa....

Ainda bem que nada aconteceu de mais grave.
:shock::shock::shock:


Lateral é uma manobra sem meio termo: você não pode frear nem tentar mudar o traçado bruscamente , também tem que ter um conjunto mecânico bastante confiável.

rogeriomasih
20/05/2009, 09:21
Eu acho muito show....em ver os outros fazendo...eu mesmo não tenho coragem...

Alexandre Banana
24/05/2009, 11:16
Lateral não é pra qualquer um mesmo não. Você tem que ter as manhas e ter um carro bom ... pq não existe o meio termo ... ou vc faz ou vc vira.

Maurício Fernandes
10/07/2009, 14:40
essa manobra "lateral" se faz com reduzida ou 4x4 livre?

GLEISON NOGUEIRA
10/07/2009, 14:43
essa manobra "lateral" se faz com reduzida ou 4x4 livre?
Acho que isso vai muito de acordo com o carro.......no Troller por exemplo, posso fazer ou de 2° normal ou 4° reduzida....questão de opção....mas já no samurai, acho que tudo muda....nunca dirigi.....abçoss

sandro-natal
20/02/2010, 15:24
Essas manobras podem ser chamadas de lateral?

http://www.youtube.com/watch?v=RSBoSdGXX_s

http://www.youtube.com/watch?v=4pJcNBWDPrQ

artur r. fleck
27/04/2010, 09:53
E os capacetes nos ATVs?

Maurício Fernandes
27/04/2010, 23:00
Sandro, tu colocou a filamdora no parachoque?

Jambu
28/04/2010, 20:31
Me pareceu que ele quis fazer a lateral "mais longa que quem fez anteriormente. O carro "pediu" para descer, arrastando a trazeira para baixo e ele insistiu em manter a direção na tentativa de fazer uma lateral mais longa.

sandro-natal
02/05/2010, 22:59
Maurício,
Nessa filmagem fixei a câmera atrás do espelho retrovisor central.
Já fiz filmagem das seguintes formas:
1 - máquina fixada na grade frontal em frente do radiador - ótimas imagens, mas máquina sujeita a pegar sujeira na lente.
2 - máquina fixada no limpador de pára-brisa - imagem boa, mas a máquina fica sujeita a pegar sujeira na lente
3 - máquina fixada no encosto de cabeça do banco do passageiro - imagens boas, mas tremem um pouco junto com o banco durante o ataque ao obstáculo, e filmam parte do painel do carro e o retrovisor
4 - máquina fixada atrás do retrovisor central - boa imagem
5 - máquina fixada em mini-tripé sobre o console do carro - ótimas imagens, mas o pára-brisa tem que estar limpo, e a fita adesiva que prende o tripé no painel tem que estar coberta por um paninho escuro, para não refletir a luz do sol no pára-brisa, o que estraga a imagem.
A melhor maneira de todas é a última, pois a parte traseira da máquina fica acessível para olharmos o visor, e manipularmos os botões da máquina. E para tirar é fácil, é só desrosquear a máquina do tripé.

sandro-natal
02/05/2010, 23:03
Jambú, você acertou, o carro quis deslizar a traseira. Se fosse uma duna mais inclinada e a velocidade do movimento de giro fosse maior, haveria risco de capotamento. Mas neste caso, o carro estava bem apontado para baixo, e quando o movimento de giro iniciou, houve inflexão na curva da duna, deixou de descer e passou a subir, o que parou esse movimento. Para ter ficado ideal essa manobra, para manter o mesmo percurso, eu deveria ter alcançado uma maior velocidade. Ou ter feito um percurso mais fechado com a mesma velocidade.

rogeriomasih
10/05/2010, 21:35
Tem mais aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=9q9sO-kR06I

rogeriomasih
10/05/2010, 21:44
Olha como essa descida ficou legal (não foi o sandro :-) ):

http://www.youtube.com/watch?v=FXeqVFEs8Os&NR=1

sandro-natal
12/05/2010, 00:48
Faltou motor. Se tivesse, eu iria o mais alto possível...
Quando eu instalar o compressor, o turbo intercooller aftercooler, o nitro e os pneus 255 60 15, vou fazer lateral 10 vezes mais alta... Brincadeira.
Nesse dia eu percebi que para vencer a areia que estava tão solta, e poder subir mais, eu teria que ter atacado a duna já com uma velocidade bem alta, tendo iniciado a aceleração já longe, a partir de um local com terreno mais firme, plano ou com declive.
Arrancando daquele lugar, como eu fiz, só mesmo com um preparo no carro parecido com o que eu disse.

Be Trindade
22/09/2010, 10:44
Lateral de troller é mole...
quero ver de TWINGO!!!!!!
conjunto forte e confiável?!?! ahahahahaha...

http://www.youtube.com/watch?v=GvHhTfaTXoA

to brincando hein galera!!!

Mateiro
04/10/2010, 21:30
Lateral de troller é mole...
quero ver de TWINGO!!!!!!
conjunto forte e confiável?!?! ahahahahaha...

http://www.youtube.com/watch?v=GvHhTfaTXoA

to brincando hein galera!!!



rs... gostei dessa!!!

marcelotroller
02/11/2010, 23:08
O piloto do troller é o mesmo da hilux ?