PDA

Ver Versão Completa : Suspensão levantada ??



garcia.antonio
18/05/2009, 10:22
Prezados,


estou com uma dúvida e preciso esclarecer um ponto.

Troquei há algumas semanas os 4 amortecedores da Cherokee Sport 98, tendo colocado os Sensa Trac. Bom, nesse fim de semana ao passar por um quebra-molas o amortecedor traseiro esquerdo se soltou da parte superior. Um dos parafusos que prende na carroceria espanou e foi embora.

Procurando entender a razão disso, verifiquei que nas molas trazeiras há 2 calços inseridos e como comprei o carro usado e há pouco tempo fiquei sem saber se são originais ou não. Alguém poderia me responder?

Creio que não sejam pois os amortedores tem trabalhado quase inteiro abertos com o carro em posição plana e vazio. Restando muito pouco curso para que ele trabalhe.

A primeira solução que me apareceu foi pedir a um torneiro para fazer um calço que se encaixe na parte da carroceria onde são aparafusados os amortecedores. Ganhando com isso um pouco mais de curso.

Que me dizem?

Quanto aos amortecedores da frente eles estão com bem mais curso do que os traseiros e a princípio não me parece necessário tomar a mesma medida.

um abraço

e desde já grato,

Antonio Garcia

samukanvas
18/05/2009, 12:26
Creio que não sejam pois os amortedores tem trabalhado quase inteiro abertos com o carro em posição plana e vazio. Restando muito pouco curso para que ele trabalhe.


Sua resposta está aí... Olhe outros carros iguais ao seu e compare as diferenças. Saberá o que está faltando.

RAFAEL KIPPER
18/05/2009, 13:54
Ola!
Muinto porovável que seu jeep éra equipado com GNV e quando venderam retirama o kit e não retiraam os calços.
Acredito que a trazeira deva estar mais alta.
Retire o calço e nao precisa fazer alongador para os amortecedores.

garcia.antonio
18/05/2009, 16:32
Pra confirmar, vai em anexo uma foto.

O carro tem sim GNV e me sugeriram ao invés de aumentar o curso desse SensaTrac utilizar os amortecedores da Blazer. Alguém sabe me dizer se funcionam bem? são Plug and Play?

Os 2 calços formados dão 5cm.

um abraço

Antonio

Ronaldo B.
18/05/2009, 19:48
Garcia,

Se o tamanho do pneu que vc está usando for original (235x75x15), eu recomendo que vc tire esse calço e coloque uma lâmina a mais no feixe para suportar o peso extra do GNV.

Amortecedor de Blazer pode até ser que sirva, mas duvido que fique bom.

[]´s

garcia.antonio
18/05/2009, 21:11
Obrigado amigo.

Você poderia falar sobre a colocação de mais uma lâmina no feixe de molas?

Onde consigo uma lâmina dessas?

grande abraço

samukanvas
18/05/2009, 21:47
Qualquer casa de molas vc acha... Só dizer que quer mais uma lâmina por causa do gás que acredito saberem fazer o serviço. De qualquer forma, a lâmina extra geralmente bem no meio das 4. Duas pra cima, duas pra baixo.

O calço que está no teu jipe não existe no carro original.

Abs

Obs: Não arqueie a mola. Somente coloque mais uma da mesma largura e espessura. O comprimento é intermediário entre a superior e a inferior.

Jack Jipeiro
18/05/2009, 23:12
Eu não tiraria, colocava na frente tb e já ficava com um liftzinho....

Abraços...

geezer
18/05/2009, 23:33
Vai no Shopping :mrgreen:, para do lado de outra que estiver estacionada e olha embaixo:concordo: e tire as suas conclusões "ao vivo"

Eu tiraria e voltaria ao original, se achar que a traseira está baixa coloca uma lamina extra como o Samukanvas e o Ronaldo falaram...

garcia.antonio
19/05/2009, 16:56
Tive hoje em um moleiro e a situação ficou a seguinte:

Com os calços o carro parece estar bem "nivelado" entre a frente a traseira. O sujeito acha que se tirarmos os calços o carro vai ficar bem caído pra parte traseira.

Sobre adicionar uma lâmina o sujeito acha que vai ficar duro pra meirréles e me desaconselhou.

A alternativa oferecida (achei bastante tacanha e perigosa) foi levantar o pino fixador da parte de baixo de onde pega o amortecedor. O que envolveria cortes, soldas e talvez um pouco de cuspe. Não gostei dessa.

Restou-me portanto por enquanto 2 alternativas e compartilho com os mais experientes para saber que decisão tomar. Ambas mantêm os calços por conta do peso do cilindro na mala.

1. No Torneiro: criar uma peça que pegue na carroceria (parte superior onde fica preso o amortecedor) a fim de aumentar o curso do mesmo. Mantendo assim os Monroe Sensa Trac originais para Cherokee.

2. Utilizar os amortecedores da Blazer que ao que foi dito aumentam o curso em 2".

Que me dizem?

um abraço e desde já grato,

Antonio

Ronaldo B.
19/05/2009, 18:37
Garcia,

Se com o calço tá nivelado, então tem alguma coisa errada, porque não era para estar.

Antes de dar alguma sugestão, me diz:

1) Qual o tamanho dos pneus que estão na XJ ?

2) Tem algum calço nas molas dianteiras ?

3) Qual a utilização da sua XJ ???


Agora, por partes:

Adicionar uma lâmina não vai deixar a suspensão tão dura assim como o moleiro falou, a menos que ele adicione uma lâmina e arquei as demais, aí sim é fazer merda. Pode colocar uma lâmina a mais no feixe traseiro sem problemas conforme já foi dito, porque isso é normal de ser feito nas XJ com GNV.

Quanto a sugestão do torneiro, isso não vai aumentar o curso do amortecedor, na realidade vai limitar o curso para não causar quebra quando ele abrir até o final.

Sobre usar amortecedores da Blazer, que eu me lembre nunca vi XJ com amortecedor de Blazer, mas como eu já tive Blazer (e a estabilidade é um lixo) acho que não vai ficar bom, porque não é só o curso do amortecedor que deve ser considerado na hora de escolher qual usar, tem vários outros fatores que influenciam e é aí que a coisa pode pegar. Se for prá usar amortecedor com curso maior, sugiro os da Procomp, Rancho, Skyjacker, Rubicon Express ou qualquer outro que tenha as especificações corretas para a Xj com lift.

[]´s

lcparts
19/05/2009, 18:54
Melhor coisa, compara a sua com outra. Assim você vai ter noção de quanto está diferente.

Eu descartaria os conselhos do moleiro e focava nos conselhos do Ronaldo que fazem mais sentido :concordo:

garcia.antonio
19/05/2009, 20:48
Olá Ronaldo,

agradeço pela sua atenção e aproveito para responder:

1. Os Pneus são BFGoodRich All terrain Radial 31 x 10.50 R15 LT

2. Não há calços na frente.

3. De segunda a sexta o uso é majoritariamente urbano mas nos fins de semana pego algumas estradas de terra. Nada de trilhas, no máximo alguns caminhos brabos.

ok?

um abraço

Antonio

Ronaldo B.
19/05/2009, 21:35
Olá Ronaldo,

agradeço pela sua atenção e aproveito para responder:

1. Os Pneus são BFGoodRich All terrain Radial 31 x 10.50 R15 LT

2. Não há calços na frente.

3. De segunda a sexta o uso é majoritariamente urbano mas nos fins de semana pego algumas estradas de terra. Nada de trilhas, no máximo alguns caminhos brabos.

ok?

um abraço

Antonio

Agora começa a clarear um pouco....

Para usar pneus 31x10,5x15, vc precisa ter um lift de pelo menos duas polegadas, provavelmente esse é mais um motivo para ter o calço no eixo traseiro, além do peso do GNV.

Levando em consideração o tamanho dos pneus, o peso do GNV e os calços no eixo traseiro, acho estranho não ter nenhum calço nas molas dianteiras e a sua cherokee estar alinhada como vc disse. Originalmente a XJ já mais alta na traseira que na dianteira, com calço de 2" isso deveria ficar mais evidente ainda, a menos que os feixes de molas estejam muito cansados ou o cilindro do GNV for muito pesado. Os pneus não pegando por dentro nos paralamas traseiros ???

Se vc tá com pneus 31x10,5x15, mesmo rodando diariamente na cidade e nos finais de semana em estrada de terra, o ideal é um lift de pelo menos 2", o certo seria de 3".

A solução mais barata, porém na minha opinião a pior, é manter os calços e reposicionar os amortecedores traseiros para não dar fim de curso e manter o resto do jeito que tá.

Retirar os calços do eixo traseiro e adicionar mais uma lamina duvido que vá dar certo, com o peso do GNV o lift para caber os 31" vai ser pequeno, e aí em qualquer valeta ou lombada que passar os pneus vão pegar internamente nos paralamas traseiros ou nos fenders.

Se tirar os calços e colocar uma lamina a mais no feixe ou se mantiver os calços, vc ainda vai ter o problema do amortecedor dando fim de curso aberto. E quanto mais levantar a suspensão mais problemas vai ter. Se é prá usar pneu 31" com kit GNV, eu começaria a pensar um alguma coisa melhor que o original para essa suspensão.

[]´s

RAFAEL KIPPER
19/05/2009, 22:47
To achando que o antigo dono retiro os amortecedores procomp ou rancho na hora que te vendeu, e colocou os originais devolta.

garcia.antonio
19/05/2009, 23:24
Ronaldo, muito obrigado pelos esclarecimentos. As coisas realmente começaram a fazer sentido agora.

Seu eu fôr passar para um amortecedor Rancho ou Procomp qual seria o modelo indicado? Onde encontro esses amortecedores?

grande abraço

Antonio

Ronaldo B.
20/05/2009, 00:26
Antonio,

Antes de pensar em qual amortecedor comprar, eu sugiro que primeiro acerte a suspensão para saber qual a medida do amortecedor será necessária e para não ter mais problemas com quebras por dar fim de curso aberto ou fechado.

Uma coisa que me deixou curioso foi o fato de vc estar com pneus 31", com os calços no eixo traseiro e na dianteira não ter nada e a sua XJ estar alinhada, quando deveria estar com a traseira bem mais alta que a frente. Não sei se a sua XJ está com a suspensão montada depois desse problema que vc relatou, mas se estiver vc poderia medir e postar aqui qual a distância em polegadas da parte superior da roda até a borda do fender dianteiro e traseiro conforme está nas fotos (Linha em vermelho) em anexo ???

Com essas medidas é possível saber se alguma coisa foi mudada, o que precisa e o que pode ser feito da melhor maneira, sem correr o risco de ter que fazer de novo ou jogar $$$ fora. Se possivel poste algumas fotos da XJ de lado.

[]´s

samukanvas
20/05/2009, 00:34
Ronaldão, meu chute é: como colocou o gás e colocaram o calço atrás, já fizeram molas maiores pra frente. Assim, equilibrou a bicha.

Tb estou encucado com esse lance das altura e só isso que vem na minha cabeça...

Abs

Jack Jipeiro
20/05/2009, 01:27
Certeza que colocaram uma mola 2" maior na frente, por isso não tem calços...
E nem adianta baixar, pois não vai rodar com esses pneus, a não ser que troque os 4 pneus por 235...
Mais facil deixar como esta e resolver o problema com os amortecedores...

Abraços...

garcia.antonio
20/05/2009, 10:09
Ronaldo,

segue em anexo a foto.

As medidas foram:

Frente: 31,5cm - 12 .5"

Traseira: 29cm - 11.5" apx

um abraço

Antonio

Ronaldo B.
20/05/2009, 10:26
Podem mesmo ter colocado uma mola dianteira maior, ou não.... dai o motivo de querer saber a distância das rodas para os fenders. Se já tá com pneus 31", deixa os pneus e tenta consertar o lance da quebra do suporte do amortecedor. Mas prá isso tem que ver com quanto tá de lift, não esquecer que tem o peso do GNV e usar um amortecedor que aguente tudo isso sem deixar a suspensão muito dura ou muito mole eque não quebre por dar fim de curso.... fácil mexer com suspensão, né !!!!:putz:

Se fosse um jipe menor, mais leve e que fosse usado somente em trilha, seria menos complicado acertar tudo, mas não é o caso. A XJ tem grandes virtudes, mas tem um grande defeito para o nosso uso, que é o pouco espaço para colocar pneus maiores e prá fazer isso tem que mexer na suspensão, se fosse possível fazer body lift esse problema seria facilmente resolvido, mas não tem como. É aí que tá o problema em fazer lift prá XJ, quando se faz um lift de duas ou tres polegadas está se elevando todo o centro de gravidade do carro, não somente a carroceria. E levando em consideração que estamos falando de uma SUV, isso complica mais um pouco em termos e estabilidade. E estabilidade está diretamente relacionada com a segurança de quem anda no carro e de quem está em volta, daí a necessidade de ser cuidadoso na hora fazer alguma alteração na suspensão.

Lift de 1" na XJ não altera nada, mas também não serve prá porr@ nenhuma. Lift de 2" na XJ já começa a caber pneus 255x75x15 ou 30x9,5x15 sem problemas e se não abusar muito da sorte até uns 31"x10,5x15 dá prá usar, vai raspar um pouco mas dá prá usar, só que aí já começam os problemas com amortecedores. Lift de 3" não tem como fazer bem feito sem no mínimo trocar os amortecedores, alongar as bieletas da barra estabilizadora e reposicionar a panhard, isso é fisica... não tem milagre. Acima de 3" aí a briga é feia... dependendo de quanto for o lift vai ter que mexer com panhard, pitman, barra de direção, braços inferiores, braços superiores, cardã, T-case e por ai vaí. Ou seja... como diria um amigo aqui do fórum que não manja quase nada de 4x4.... "Não existe almoço grátis" !!! :concordo:

[]´s

Ronaldo B.
20/05/2009, 11:08
Ronaldo,

segue em anexo a foto.

As medidas foram:

Frente: 31,5cm - 12 .5"

Traseira: 29cm - 11.5" apx

um abraço

Antonio

Por esses medidas, a supensão dianteira está aproximadamente 1,5 polegada mais alta que a original e a suspensão traseira está uma polegada mais alta que a original. Na suspensão traseira sabemos que tem o calço, mas na dianteira, se não tem nada, então foi trocada a mola original por uma mais longa, daí o motivo dela estar alinhada.


Como a sua XJ tá com lift de aproximadamente 2", os amortecedores originais vão dar fim de curso quando estiverem totalmente abertos, dai o motivo da quebra do suporte. Colocar uma lâmina a mais no feixe traseiro e tirar os calços não vai resolver o problema da altura devido ao peso do GNV, mas deixar os calços vc corre o risco de uma quebra nas laminas do feixe devido ao esforço e ao peso aplicados sobre eles. Levando em consideração que vc não usa a sua XJ para fazer trilha, eu faria o seguinte:

1) Retirar o calço de 2 polegadas
2) Colocar uma lâmina a mais no feixe traseiro
3) Recolocar um calço no eixo traseiro, porém com uma polegada de altura e não de duas ploegadas como está hoje.
4) Troca dos 4 amortecedores Sensatrac por 4 Procomp ou Rancho para lift de 2".

Com a adição de uma lamina no feixe vc vai reforçar o feixe evitando que ele quebre pleo esforço feito pelo calço, e com a redução do calço de 2" para 1" esse esforço será menor. Como a sua XJ está com GNV e pneus 31" só uma lâmina a mais no feixe não seria suficiente para levantar o necessário, se colocar duas laminas a suspensão vai fica muito dura, por isso a sugestão do calço + uma lamina (mesmo eu não achando o calço a melhor solução).

A troca dos amortecedores vai resolver o problema de fim de curso e te dar uma estabilidade melhor e compatível com a altura do litf, aumentando assim a segurança.

Eu recomendaria os amortecedores da Procomp, uso na minha XJ e acho bons, a suspensão ficou um pouco mais dura mas a estabilidade ficou ótima. O problema é que no Brasil a Procomp não dá garantia para amortecedores motnados em suspensao com lift que não seja da própria Procomp, por isso a dica de usar os Rancho, mas ai precisa ver se tem garantia e se o valor compensa. ainda resta a opção de importar, mas aí é que fica sem garantai mesmo e o preçod e frete de amortecedor as vezes a mais caro que o próprio amortecedor.

Bom, é isso aí... espero tere ajudado. Se tiver mais dúvidas, fique a vontade prá perguntar.

Abraços

Jack Jipeiro
20/05/2009, 15:43
Aproveitando, Ronaldo, vc sabe se até para qto de lift tem amortecedores Rancho?

Abraços...

Ronaldo B.
20/05/2009, 16:04
Jack,

Não sei te dizer com certeza, mas amortecedor Rancho da última vez que ví uma tabela de aplicações não me lembro de ter visto para mais de 2" se não me engano, mas pode ser que tenha. Vou ver se acho essa tabela e qualquer coisa posto aqui.

[]´s

garcia.antonio
20/05/2009, 16:08
Ronaldo,

imensamente grato pela atenção.

Vou seguir a sugestão e aproveito para perguntar qual o modelo exato da Procomp para 2" e onde os encontro.

Quanto à nova lâmina, não será preciso arqueá-la, correto?

um grande abraço

Antonio

Jack Jipeiro
20/05/2009, 16:30
Pois é Ronaldo and all, estou a procura de amortecedores para 6" de lift...
Se alguém souber onde vende, da um grito!

Abraços...

Ronaldo B.
20/05/2009, 18:23
Ronaldo,

imensamente grato pela atenção.

Vou seguir a sugestão e aproveito para perguntar qual o modelo exato da Procomp para 2" e onde os encontro.

Quanto à nova lâmina, não será preciso arqueá-la, correto?

um grande abraço

Antonio

Antonio,

Eu comprei na Garra4x4 (www.garra4x4.com.br) mas tem várias lojas hoje vendendo esses amortecedores no Brasil, se entrar no site da Procomp (http://www.procompmotorsports.com.br/pcdealer.htm) vc vai encontra a lista de revendas.

Quanto a nova lâmina, não precisa arquear não, mas tem que ter a largura das demais.

Qualquer dúvida é só falar.

[]´s

Ronaldo B.
20/05/2009, 18:41
Pois é Ronaldo and all, estou a procura de amortecedores para 6" de lift...
Se alguém souber onde vende, da um grito!

Abraços...

Putzzz.... amortecedor prá lift de 6" vai ser osso achar por aqui, até mesmo nos USA não são todas as marcas que tem amortecedor para esse tamanho de lift.

Da Skyjacker tem esses:

http://www.quadratec.com/products/16016_108.htm
http://www.quadratec.com/products/16016_114.htm

O problema é o frete, mas sabendo qual o modelo já ajuda a procurar em outros lugares, porque o frete da Quadratec é de doer.

Tem também da Rubicon Express mas aí o preço é de cair de costas, quase US$ 200,00 cada um.

Procurando achei esse no Ebay, o preço tanto dos amortecedores quanto do frete tá muito bom, deve chegar aqui os 4 por menos de R$ 900,00 inlcuindo frete + taxas, eu só nao sei se essa marca é boa.

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/1984-2001-Jeep-XJ-Cherokee-Replacement-Shocks-4-6-Lift_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp4634Q2em351Q2el126 2QQhashZitem5187e9c647QQitemZ350172595783QQptZMoto rsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

Mais infos sobre esses amortecedores:

http://www.roughcountry.com/shocks_rc9000.html


Seria legal vc abrir um tópico sobre esse lift que vc fazendo, ai poderia centralizar todas as informações num lugar só, postar fotos, dicas, etc.

[]´s

Jack Jipeiro
20/05/2009, 20:46
Bela pesquisa Ronaldo, valeu mesmo...
Eu já tinha visto esses do ebay, inclusive é do mesmo vendedor que eu comprei a trackbar regulavel, ótimo vendedor.
Acho que de todos é o melhor preço, eu tava afim de cotar o frete na quadratec, mas já andei cotando muito por lá, e nunca comprei nada, to com receio dos caras ficarem nervosos...

Sobre o topico, por enquanto estou apenas com a trackbar e as molas, assim que comprar o pitman e os amortecedores, eu abro um topico, pois o restante, quero fazer por aqui mesmo...

Abraços...

MXV Tecnologia Off Road
23/05/2009, 10:56
Garcia...

Quando a coisa tá ruim.... pode ficar ainda pior. O melhor é parar de querer "adaptar em adaptação".
Para tudo!!! :putz:

Se o calço está bem dimensionado e bem instalado (como seu moleiro falou), o melhor é trocar o amortecedor por um de curso correto.
Você deve tirar o amortecedor atual e medir a suspensão aberta e fechada.
Com essas medidas vc pode comprar exatamente o amortecedor correto para o trabalho da suspensão.

Abraços

Ronaldo B.
23/05/2009, 13:09
Se o calço está bem dimensionado e bem instalado (como seu moleiro falou), o melhor é trocar o amortecedor por um de curso correto.
Você deve tirar o amortecedor atual e medir a suspensão aberta e fechada.
Com essas medidas vc pode comprar exatamente o amortecedor correto para o trabalho da suspensão.

Vamos por partes...

1- Calço raramente deve ser utilizado, e quando for deve ser com muito critério.

2- Simplesmente trocar os amortecedores por outros de maior curso não resolve o problema, dependendo, pode até comprometer a segurança.

3- Se não o fez antes de postar, eu recomendo que leia o tópico inteiro.

e por último, não seja mais um a postar msg´s sem critério ou conhecimento, somente para fazer propaganda, não acho que isso seja ético.

[ ]´s

MXV Tecnologia Off Road
23/05/2009, 13:44
Vamos por partes...

1- Calço raramente deve ser utilizado, e quando for deve ser com muito critério.

2- Simplesmente trocar os amortecedores por outros de maior curso não resolve o problema, dependendo, pode até comprometer a segurança.

3- Se não o fez antes de postar, eu recomendo que leia o tópico inteiro.

e por último, não seja mais um a postar msg´s sem critério ou conhecimento, somente para fazer propaganda, não acho que isso seja ético.

[ ]´s

Caro Ronaldo,

Minha intenção não é discutir com vc o grau de conhecimento de ninguém, mesmo porque eu não te conheço e nem vc me conhece, falar de ética muito menos, eu não estou te criticando e nem colocando o seu nível de conhecimento em questão, portanto cada um na sua.

É claro que deve existir critério na utilização dos calços, portanto eu levo em concideração que o moleiro que o Garcia levou seu carro deve ter alguma experiencia no ramo. Existem muitos kits de suspenção no mercado (empresas de confiança) que utilizam o calço como recurso para levantar o conjunto de suspensão.

A sugestão para o Garcia foi utilizar um amortecedor que realmente seja para o veículo dele, e não ficar usando amortecedor de Ranger...S10....Volvo....Scania....Onibus Espacial.... e assim vai.

Cabe ao Garcia, juntar as informações colhidas nesse tópico e decidir o que é melhor para ele, sem imposições vindas de terceiros onde os mesmos se acham no direiro de criticar os demais sem ao menos saber de quem estão falando, simplesmente pelo fato de que se encontram a mais tempo membros desse forum.

abraços

Ronaldo B.
23/05/2009, 18:45
Caro MXV Tecnologia Offroad,

Se vc prestar atenção e ler com calma o que escrevi vai ver que em momento algum questionei o seu conhecimento ou de qualquer outra pessoa, vc não me conhece mas pelo menos eu assino o que escrevo com o meu próprio nome.

Sei que existem kits de supensão que usam calços e na minha opnião na maioria das vezes é serviço mau feito e se vc é profissional deve saber porque, então não preciso explicar, assim como não preciso dizer que fazer uma coisa errada centenas de vezes não a torna certa. Nem eu e nem ninguém aqui faz imposições, simplesmente dou sugestões (sem fins comerciais) somente com o intuito de ajudar quem está começando no 4x4 a ter seus problemas solucionados da melhor forma possivel, assim como eu tive quem me ajudasse quando comecei a muitos anos atrás acho que tenho a obrigação de compartilhar o que aprendi com quem está começando também. E quanto ao tempo de fórum isso não quer dizer nada, tá cheio de gente com mais tempo ou com mais posts que eu e que fala muita besteira, assim com tem quem já chegue falando.

Sem mais...

Jack Jipeiro
23/05/2009, 22:10
Eu gostei dessa parte:


A sugestão para o Garcia foi utilizar um amortecedor que realmente seja para o veículo dele, e não ficar usando amortecedor de Ranger...S10....Volvo....Scania....Onibus Espacial.... e assim vai.

MXV, deixando de lado o caso do Garcia, e indo pro meu caso, minha XJ tem lift de 3", mas vou subir para 6". Como vou achar um amortecedor para o meu veiculo??
Se eu não adaptar algum de nave espacial eu fico sem amortecedor.
Por favor, me indique um amortecedor para meu veiculo e que eu possa comprar na loja.

Abraços...

MXV Tecnologia Off Road
24/05/2009, 16:46
Eu gostei dessa parte:


MXV, deixando de lado o caso do Garcia, e indo pro meu caso, minha XJ tem lift de 3", mas vou subir para 6". Como vou achar um amortecedor para o meu veiculo??
Se eu não adaptar algum de nave espacial eu fico sem amortecedor.
Por favor, me indique um amortecedor para meu veiculo e que eu possa comprar na loja.

Abraços...

Felipão, obrigado pela consulta.

Eu represento a Pro Comp, portanto eu sigo as especificações dos amortecedores para XJ, que vão até 4" (considerado o máx. para manter a estabilidade e a segurança), que é o maior kit disponível para Cheroka.

Agora se realmente vc está decidido a chegar nas 6", posso verificar se existe algum modelo compatível com essas medidas. Porém nesse caso não existe garantia da Pro Comp para esse produto, por não estar dentro das especificações técnicas.

espero poder te ajudar,

abraços

MXV Tecnologia Off Road
24/05/2009, 17:06
Caro MXV Tecnologia Offroad,

Se vc prestar atenção e ler com calma o que escrevi vai ver que em momento algum questionei o seu conhecimento ou de qualquer outra pessoa, vc não me conhece mas pelo menos eu assino o que escrevo com o meu próprio nome.

Sei que existem kits de supensão que usam calços e na minha opnião na maioria das vezes é serviço mau feito e se vc é profissional deve saber porque, então não preciso explicar, assim como não preciso dizer que fazer uma coisa errada centenas de vezes não a torna certa. Nem eu e nem ninguém aqui faz imposições, simplesmente dou sugestões (sem fins comerciais) somente com o intuito de ajudar quem está começando no 4x4 a ter seus problemas solucionados da melhor forma possivel, assim como eu tive quem me ajudasse quando comecei a muitos anos atrás acho que tenho a obrigação de compartilhar o que aprendi com quem está começando também. E quanto ao tempo de fórum isso não quer dizer nada, tá cheio de gente com mais tempo ou com mais posts que eu e que fala muita besteira, assim com tem quem já chegue falando.

Sem mais...

Ronaldão,

pode ser que eu tenha entendido errado o questionamento dos conhecimentos, mas tudo bem, ninguém sabe tudo, estamos sempre em constante aprendizado.

minha intenção tb é ajudar, se eu vou vender ou não, isso é consequencia.

quanto aos calços, se vc entrar no site da Pro Comp ou de qualquer outro fabricante de kits para suspensão no EUA vc vai verificar que a utilização de calços é muito comum, inclusive alguns modelos zero km saem das consecionárias com esses kits sem perder a garantia de fábrica. E VOU DEIXAR BEM CLARO QUE EU NÃO ESTOU DEFENDENDO O CALÇO UTILIZADO NA CHEROKA DO GARCIA, MESMO PORQUE, PARA ESSE VEÍCULO NÃO UTILIZAMOS CALÇO NA TRASEIRA, mas já que está instalado pelo menos vamos tentar ajudar com um amortecedor adequado para esse caso.

Assinatura, se vc observar, consta meu nome no email, se vc acessar meu site, lá vc tem o meu endereço, meu telefone comercial e pessoal e até um mapa para chegar na MXV.

Um forte abraço.

Ronaldo B.
24/05/2009, 18:32
minha intenção tb é ajudar, se eu vou vender ou não, isso é consequencia.

Agora estamos falando a mesma lingua, e te explico porque.

Desde que comecei a participar desse fórum, já cansei de ver comerciante se cadastrar e se aproveitar da falta de conhecimento de alguns membros. Hoje isso quase não acontece mais, mas tem cara que só entra nos tópicos para vender, porque para ajudar que é bom... nada. E o pior, muitas vezes vendem porcaria, tranqueiras que o coitado nem precisa, fazendo com que o cara gaste e não tenha seu problema resolvido, tem casos classicos aqui, principalmente quando se fala em suspensão.

Não tenho nada contra comerciante se cadastrar e partipar do Fórum, conheço e tenho amizade com vários aqui, também não tenho nada contra o cara entrar aqui para ajudar e no final acabar vendendo um produto, desde que seja o produto certo, afinal temos que comprar as peças e equipamentos que usamos nos nossos 4x4 de alguém e nada melhor que comprar de quem conhecemos e podemos confiar, e confiança vem com o tempo.

Quanto a questão do uso ou não de calços, isso renderia assunto prá um tópico inteiro de tantas considerações que podem ser feitas a favor ou contra o seu uso, mas cada caso é caso.

Também acho que pode ter ocorrido um mal entendido, da minha parte peço desculpas se não me expressei corretamente.

Abraços.

samukanvas
24/05/2009, 20:28
Bom, se for pra vender, vou dar meu pitaco: Procure o Bruno Estruc aqui do fórum que ele irá arrumar os amortecedores/peças/pneus/etc que pedir. Além de representante procomp/fox, ele viaja para os eua e trás o que vc precisar. Garanto que tem o melhor preço. E acredito que ele cobre qualquer oferta. O moleque é bão e tem certo conhecimento porque já meteu muito a mão em carro comigo..

Já que é pra vender o peixe, que tenha concorrência. O comércio é mais sadio assim...

:rolleyes:

Editando:

Eu assino embaixo do que o ronaldo disse em relação a vendedores mal intencionados. Inclusive foi-se um que vendia cabos de vela que traziam potência e buchas de segunda dizendo serem de primeira...

O que eu tenho a acrescentar é que existe uma seção de vendas livre para o comércio e eu sempre fui contra a cercar as pessoas que perguntam aqui suas dúvidas, com vendas. Acho que se o cara pergunta aqui ele não precisa de ninguém forçando a barra em cima. Se estiver a fim de comprar ele pode visitar a seção de vendas ou os banners do fórum. Como temos um monte de vendedores no fórum e alguns representantes da procomp tb que não forçam a barra aqui, eles estariam sendo "lesados" por esse tipo de comércio agressivo. Todo mundo é igual. Respeite as regras do fórum.

geezer
24/05/2009, 23:12
Eu assino embaixo do que o ronaldo disse em relação a vendedores mal intencionados. Inclusive foi-se um que vendia cabos de vela que traziam potência e buchas de segunda dizendo serem de primeira...

O que eu tenho a acrescentar é que existe uma seção de vendas livre para o comércio e eu sempre fui contra a cercar as pessoas que perguntam aqui suas dúvidas, com vendas. Acho que se o cara pergunta aqui ele não precisa de ninguém forçando a barra em cima. Se estiver a fim de comprar ele pode visitar a seção de vendas ou os banners do fórum. Como temos um monte de vendedores no fórum e alguns representantes da procomp tb que não forçam a barra aqui, eles estariam sendo "lesados" por esse tipo de comércio agressivo. Todo mundo é igual. Respeite as regras do fórum.

x2 :concordo:


Tem muito lojista que usa o forum para vender produto novo e que podia fazer uma $contribuição$...:mrgreen:

talvez eu esteja enganado mas quando se faz uma resalva sobre determinado problema dá a impressão que não há imparcialidade dos que não anunciam comparando com os outros anunciantes.:pensativo:

Bruno Estruc
25/05/2009, 00:07
Se for permitido fazer isso no fórum, vou abrir um tópico aqui na área de cherokee com lista de acessórios da cherokee com preços promocionais arrasadores pro fórum. Mas como não pode, não faço.
Vamos ajudar o forum a ganhar dinheiro. Compre um banner!

Abs:concordo:

MXV Tecnologia Off Road
25/05/2009, 09:37
Deixando de lado o assunto VENDAS, embora eu não veja problema nenhum em vender produtos no Forum (desde que o lojista seja um conhecedor do assunto e não apenas um vendedor ou um "empurrador" de produtos).

VAMOS AO QUE INTERESSA...... Amortecedor para a Cheroka.

Quando eu postei a 1ª mensagem aquí, foi para alertar que a utilização de amortecedores que não sejam especificados para a XJ podem causar danos ao veículo.

Eu já ví um caso em que o cliente levantou sua Cheroka em 8" e utilizou um amortecedor muito "duro", a pressão era tanta que destacou a chapa onde é fixado o amortecedor traseiro na parte superior, parecia que havia utilizado um abridor de latas.

Portanto é necessário usar muito critério antes de "achar" um amortecedor que dê a medida.... e pronto.

Obs.: estou postanto aquí como um grande fã das Cherokas e não simplesmente como comerciante. Eu considero a XJ como a sucessora dos willys na trilha.

Abraços

samukanvas
25/05/2009, 12:38
É só abrir concorrência que muda....


Mas vamos falar de cherokee.

Realmente é um "problema crônico" de cherokee arrancar o suporte dos amortecedores/tanque fora quando o amortecedor dá final de curso aberto. Afinal o que segura os 100ecaralhadadekilos do eixo são só os suportes.

Com amortecedores de tamanho suficiente, isso não acontece. Mesmo sendo mais "duros" que o original.

Abs

MXV Tecnologia Off Road
25/05/2009, 14:21
a concorrência é saudável..... quanto mais empresas trabalharem com produtos Off Road (empresas sérias e estabelecidas) melhor para o mercado... o mercado americano é um exemplo disso, a quantidade de empresas nesse ramo é absurdo e tem espaço para todo mundo.

Mas o problema da cheroka não foi final de curso do amortecedor... tinha folga de sobra..... o problema foi o conjunto de Pneus pesados + saltos em lombadas + amortecedor muito resistente. Lei de ação e reação.

samukanvas
25/05/2009, 15:18
a concorrência é saudável..... quanto mais empresas trabalharem com produtos Off Road (empresas sérias e estabelecidas) melhor para o mercado... o mercado americano é um exemplo disso, a quantidade de empresas nesse ramo é absurdo e tem espaço para todo mundo.

Mas o problema da cheroka não foi final de curso do amortecedor... tinha folga de sobra..... o problema foi o conjunto de Pneus pesados + saltos em lombadas + amortecedor muito resistente. Lei de ação e reação.

Opa, então beleza. Se acha tão saudável, eu vou tentar com ele um desconto em cima de qualquer preço que vc der no fórum :concordo: Aí fica bom pra quem está comprando aqui!!! :dance:

Sobre a cherokee, acredito que ou vc dimensionou mau o amortecedor, ou a cherokee já veio com esse defeito pra vc. O amortecedor da cherokee já fica bem inclinado (E isso tem informações no fórum pra saber causas e efeitos) e isso não teria essa influência que vc disse. Eu imagino que se isso aconteu, o dono usou amortecedores no final de curso. Não fabricam amortecedores duros o suficiente pra causar esse problema.

Ou ainda se teu cliente usava a cherokee para corridas tipo jeepspeed. Fora isso não acredito em amortecedor duro demais pra quebrar o suporte.

abs

============================


embora eu não veja problema nenhum em vender produtos no Forum (desde que o lojista seja um conhecedor do assunto e não apenas um vendedor ou um "empurrador" de produtos).

Eu tb não vejo, desde que seja na área apropriada e não fique sufocando os usuários que entram aqui pra tirar dúvidas.

Abs

Ronaldo B.
25/05/2009, 16:38
Se for permitido fazer isso no fórum, vou abrir um tópico aqui na área de cherokee com lista de acessórios da cherokee com preços promocionais arrasadores pro fórum. Mas como não pode, não faço.
Vamos ajudar o forum a ganhar dinheiro. Compre um banner!

Abs:concordo:

Bruno,

É por causa disso que vc diz que não pode postar ???


Regras de Conduta do 4x4Brasil

1.33 - Utilizar-se do Fórum para promover e/ou divulgar, em forma de simples propaganda, empresas, lojas, produtos, patrocinadores pessoais e/ou serviços próprios ou de terceiros.

Se for isso, acho que divulgar uma lista de produtos com preço promocional para membros do fórum não se enquadra nesse ítem, porque vc não estará fazendo um simples propaganda de uma empresa, loja ou produto mas disponibilizando um benefício para os participantes.

[]´s

MXV Tecnologia Off Road
26/05/2009, 10:21
Samuka,


"a empresa é sua ..... vc vende o que vc quiser no preço que vc achar melhor, tem público para todo tipo de empresa .... :concordo:"



"empurrar produto" "sufocar cliente"

eu não tô entendendo vc.... até agora eu não indiquei nenhum produto para ninguém.... e nem falei em valores ... vc deve estar me confundindo com outra pessoa .... :pensativo:


"eu dimencionei mau o amortecedor"

eu apenas dei um exemplo de um caso que aconteceu, a cheroka com 8" não fui eu quem levantou, mesmo porque "eu não trabalho com esse tipo de adaptação", eu só vendo produtos especificados pelos fornecedores e no caso da cheroka vai até 4" que é "justamente para não quebrar o carro do cliente".:parede:


Agora se vc realmente se preocupa tanto com o Forum, vc deveria parar de ficar com fuxiquinho e atacando outros membros do Forum e seguir o rumo do "tópico criado pelo Garcia".:discordo:

abrçs.

samukanvas
26/05/2009, 12:04
Samuka,


"a empresa é sua ..... vc vende o que vc quiser no preço que vc achar melhor, tem público para todo tipo de empresa .... :concordo:"



"empurrar produto" "sufocar cliente"

eu não tô entendendo vc.... até agora eu não indiquei nenhum produto para ninguém.... e nem falei em valores ... vc deve estar me confundindo com outra pessoa .... :pensativo:


"eu dimencionei mau o amortecedor"

eu apenas dei um exemplo de um caso que aconteceu, a cheroka com 8" não fui eu quem levantou, mesmo porque "eu não trabalho com esse tipo de adaptação", eu só vendo produtos especificados pelos fornecedores e no caso da cheroka vai até 4" que é "justamente para não quebrar o carro do cliente".:parede:


Agora se vc realmente se preocupa tanto com o Forum, vc deveria parar de ficar com fuxiquinho e atacando outros membros do Forum e seguir o rumo do "tópico criado pelo Garcia".:discordo:

abrçs.


Ok, então vou esperar vc colocar os preços e depois ligo pro meu amigo, ok? Vamos ver se o público gosta de preços mais em conta.:concordo:

Cara, eu poderia perder meu tempo correndo atrás dos tópicos que vc postou (inclusive apenas o endereço de sua página como resposta), mas não vou. Isso não é sufocar, né?

Não estou te confundido não. É vc mesmo que está sufocando em tudo quanto é tópico colocando teu endereço e desrespeitando a regra do fórum que o ronaldo colocou aí em cima...

Quebra o galho da gente e pare de sufocar as pessoas aqui. Anuncie lá no lugar certo. Imagina se todos os anunciantes começassem a sufocar aqui tb? Cada pergunta iriam colocar 250 páginas da internet e a resposta ao problema nunca sairia. E outra, como ser imparcial se vc vende produtos? Sempre o seu vai ser melhor....

E o cara que paga banner lá em cima? Porque ele não veio aqui fazer propaganda? Já se perguntou isso?

Espero que tenha entendido. Assim voltaremos a falar sobre o tópico. Enquanto ficar batendo boca sobre isso vai ganhar respostinha malcriada porque está errado.

Tenha o mínimo de responsabilidade com o fórum... :rolleyes:

MXV Tecnologia Off Road
26/05/2009, 14:27
Tenha o mínimo de responsabilidade com o fórum... :rolleyes:
__________________
Vendo peças usadas de Cherokee (samukanvas@gmail.com) <---- isso não é anuncio!?!?!?!?!:parede:
Cherokee Sport 91 e 98 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27350)
Trilhas (http://www.youtube.com/user/samukanvasmoto)
http://img135.imageshack.us/img135/1223/image0076id6.jpg

ok ..... estou me retirando da conversa :palmas:

samukanvas
26/05/2009, 15:26
Tenha o mínimo de responsabilidade com o fórum... :rolleyes:
__________________
Vendo peças usadas de Cherokee (samukanvas@gmail.com) <---- isso não é anuncio!?!?!?!?!:parede:
Cherokee Sport 91 e 98 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27350)
Trilhas (http://www.youtube.com/user/samukanvasmoto)
http://img135.imageshack.us/img135/1223/image0076id6.jpg

ok ..... estou me retirando da conversa :palmas:

Sem argumentos vc não tem muito o que falar mesmo, né?

Vender peças usadas não fere o estatuto do fórum por 3 motivos:

1. Não sufoco clientes dizendo que meu produto é a solução.
2. É peça usada. Eu sou apenas um usuário no classificados respeitando as regras do fórum.
3. Eu respondo como usuário. Dou dicas de solução etc... Não coloco meus produtos a venda em cada resposta.

Só sobrou isso de argumento? É melhor se retirar mesmo.... Foda é arrumar desculpas pra tentar justificar cagadas. Não colou...

offroad
13/06/2009, 19:13
""""
Regras de Conduta do 4x4Brasil

1.33 - Utilizar-se do Fórum para promover e/ou divulgar, em forma de simples propaganda, empresas, lojas, produtos, patrocinadores pessoais e/ou serviços próprios ou de terceiros.

"""""

[]´s
x100000

todos esses servicos e pecas podem ser encontradas nos anunciantes abaixo :concordo:.

Armazem4x4 - www.armazem4x4.com.br (http://www.armazem4x4.com.br/)

Donatti4x4 - www.donatti4x4.com.br (http://www.donatti4x4.com.br/)

Gama 4x4 - www.gama4x4.com.br (http://www.gama4x4.com.br/)

Garra 4x4 - www.garra4x4.com.br (http://www.garra4x4.com.br/)

extraido do http://www.4x4brasil.com.br/anunciantes.php

Carlos67
18/09/2009, 00:25
Peço ajuda para aprender sendo meu conhecimento de mecanica limitado e para não abrir novo topico continuo este sendo o assunto pertinente.

Veiculo: Cherokee 97-97, automatica e SEM GNV,
Objetivo: levantar de 2 polegadas
Uso: principalmente asfalto e terra fim de semana
Pneus: no momento penso em continuar com Scorpion 235/75 R15

Qual a melhor maneira de alcançar o resultado querido mantendo um justo nivel de segurança, estabilidade e custo?
Onde posso mandar fazer com tranquilidade este trabalho?
Pedi a varias oficinas, teve quem sugeriu de colocar calço seja na frente que atraz, quem calço na frente e lamina a mais no feixe traseiro...
Um diz que vai ter que mexer nas bieletas, outro não mencionou nada de bieletas, um diz que leva três dias de trabalho outro entrega no mesmo dia... Preços de 600 a 1000 R$

Desde já agradeço e muito Ronaldo e Cia que ajudarão

Bom fim de semana a todos

Ronaldo B.
18/09/2009, 12:44
Carlos,

Se vc pretende manter os pneus 235x75x15 o melhor é levantar no máximo 2" mesmo, e com isso vc pode usar pneus até 255x75x15 ou 30x9,5x15 sem problemas. A vantagem do lift de 2" é que não precisa mexer muita coisa, mas mesmo assim eu não recomendo instalar somente os calços nas molas dianteiras e uma lamina a mais no feixe traseiro, eu recomendo trocar os amortecedores também. Uma sugestão é comprar o kit da Rubicon Express abaixo:

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/1984-2001-XJ-Cherokee-2-Budget-Lift-Kit-NEW_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp4634Q2ec0Q2em14QQha shZitem53dcd187e4QQitemZ360187004900QQptZMotorsQ5f CarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/1984-2001-XJ-Cherokee-2-Budget-Lift-Kit-NEW_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp4634Q2ec0Q2em14QQha shZitem53dcd187e4QQitemZ360187004900QQptZMotorsQ5f CarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories)

Vc vai pagar por volta de R$ 1.200,00 esse kit entregue aqui no Brasil com todas as taxas incluidas, e para instalar mais uns R$ 500,00 no máximo e esse serviço não leva mais que um dia. Não esqueça de fazer alinhamento de direção depois de instalar o kit.

Qualquer dúvida é só perguntar, no que eu puder ajudar tamos ai.:concordo:

[]´s

Carlos67
18/09/2009, 15:52
[QUOTE=Ronaldo B.;986128]Carlos,

Se vc pretende manter os pneus 235x75x15 o melhor é levantar no máximo 2" mesmo, e com isso vc pode usar pneus até 255x75x15 ou 30x9,5x15 sem problemas. A vantagem do lift de 2" é que não precisa mexer muita coisa, mas mesmo assim eu não recomendo instalar somente os calços nas molas dianteiras e uma lamina a mais no feixe traseiro, eu recomendo trocar os amortecedores também. Uma sugestão é comprar o kit da Rubicon Express abaixo:

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/1984-2001-XJ-Cherokee-2-Budget-Lift-Kit-NEW_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp4634Q2ec0Q2em14QQha shZitem53dcd187e4QQitemZ360187004900QQptZMotorsQ5f CarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/1984-2001-XJ-Cherokee-2-Budget-Lift-Kit-NEW_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp4634Q2ec0Q2em14QQha shZitem53dcd187e4QQitemZ360187004900QQptZMotorsQ5f CarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories)

Vc vai pagar por volta de R$ 1.200,00 esse kit entregue aqui no Brasil com todas as taxas incluidas, e para instalar mais uns R$ 500,00 no máximo e esse serviço não leva mais que um dia. Não esqueça de fazer alinhamento de direção depois de instalar o kit.

Qualquer dúvida é só perguntar, no que eu puder ajudar tamos ai.:concordo:

GRANDE RONALDO!
Obrigado, sabia que ia ter uma dica boa!
Valeuu.
Postarei as fotos da viatura quando estiver pronta :concordo:

Ronaldo B.
18/09/2009, 16:21
Ok... não esquece de postar as fotos depois prá gente ver como ficou e o seu relato do que vc achou do kit da Rubicon Express, se esse for os eu escolhido ou de outro que vc instale.

[]´s

BATTAGLIA
18/08/2010, 22:07
Ronaldo,

segue em anexo a foto.

As medidas foram:

Frente: 31,5cm - 12 .5"

Traseira: 29cm - 11.5" apx

um abraço

Antonio


Cara, tenho um com lift 3" e ta muito parecida com a sua, provavelmente o pessoal tem certeza quanto a ser 2".

Daniel Mazzetto Crosio
25/08/2010, 23:23
Boa noite pessoal do forum...
tenho algumas duvidas a serem sanadas com relacao a lift em xj... li o topico inteiro, ja tenho pra mim que calço nao é boa opcao e que é essencial um jogo de amortecdores!!

dito isso, as trilhas aqui em ribeirao, sao pesadas e andamos bastante na seera da canastra, terreno rochoso, e por isso tenho a intencao de levantar minha cheroka e usar pneus 31. ela ja esta com calço de 3" na frente, e um moleiro deu uma leve arqueada no feixe traseiro, que em menos de 50 km ja voltou um pouco... outro mecanico me falou em colocar calço atras...,, portanto eu gostaria da ajuda de vcs (ronaldo, samukae os demais que conheçam do assunto) para me decidir..,

1 - calço atras ou mais um feixe. qual tem melhor estabilidade?? fica muito duro... vou poder andar a 110 km/h na estrada??

2 - qual amortecedores seriam seguros para nao dar fim de curso nen aberto e nen fechado?? onde consigo??

3 - na frente, deixo como esta com o calco ou compro outras molas?? no caso de outras molas, qual a mais indicada???

4 - sera necessario trocar alguma barra de reforço ou de estabilidade?? ou barra de direçao???

5 - lembando que a intençao é usar pneus 31 ou 33.... qual é o mais indicado para nao forçar tanto os diferenciais??
espero que me ajudem... grato desde ja.... Daniel

Ronaldo B.
26/08/2010, 00:06
Daniel,

Por partes...

1 - calço atras ou mais um feixe. qual tem melhor estabilidade?? fica muito duro... vou poder andar a 110 km/h na estrada??

Na minha opinião uma lamina a mais no feixe é muito melhor que o calço, mas prá andar com segurança o ideal é trocar os amortecedores.

2 - qual amortecedores seriam seguros para nao dar fim de curso nen aberto e nen fechado?? onde consigo??

Eu iria de Rancho ou Procomp, na área de anunciantes vc encontra quem venda os dois, aí vai do gosto e do $$$. Já vi utilizarem amortecedor de Ranger (aquele mesmo usado nos CJ´s) no eixo traseiro da XJ, se fica bom não sei, ví mas não andei com o carro prá poder opinar.

3 - na frente, deixo como esta com o calco ou compro outras molas?? no caso de outras molas, qual a mais indicada???

Eu trocaria as molas e os amortecedores, idem ao anterior. Não sei se tem alguma mola de outro carro que sirva na XJ prá levantar, se tem eu desconheço, só conheço as molas que vem junto com os kits.

4 - sera necessario trocar alguma barra de reforço ou de estabilidade?? ou barra de direçao???

Com 3" já é necessário no mínimo reposicionar a panhard e alongar as bieletas da barra estabilizadora, melhor ainda é ter elas mais longas e do tipo que vc possa desconectar na trilha e reconectar ao rodar no asfalto.

5 - lembando que a intençao é usar pneus 31 ou 33.... qual é o mais indicado para nao forçar tanto os diferenciais??

Prá forçar menos é o 31" com 33" vai ter que levantar mais e mexer em muito mais coisas, além de ser aconselhável trocar a relação dos diferenciais.

[]´s

samukanvas
26/08/2010, 00:39
1 - calço atras ou mais um feixe. qual tem melhor estabilidade?? fica muito duro... vou poder andar a 110 km/h na estrada??

2 - qual amortecedores seriam seguros para nao dar fim de curso nen aberto e nen fechado?? onde consigo??

3 - na frente, deixo como esta com o calco ou compro outras molas?? no caso de outras molas, qual a mais indicada???

4 - sera necessario trocar alguma barra de reforço ou de estabilidade?? ou barra de direçao???

5 - lembando que a intençao é usar pneus 31 ou 33.... qual é o mais indicado para nao forçar tanto os diferenciais??
espero que me ajudem... grato desde ja.... Daniel

Fala Daniel, tudo bom?

Vou responder por questão,blz? :concordo:

1. Eu dividiria esse BO com um jumelinho maior. Um jumelo maior um pouco e um feixe a mais (pouco arqueado - somente esse feixe) pode te trazer o benefício de mais curso de suspensão e ainda manter o conforto. Ele pode até ajudar as molas cansadas com todos os anos de torção. O jumelinho da cherokee é bem ruinzinho. Foi a primeira coisa que retirei da minha.

2. O melhor amortecedor é o ideal :grin: Sim, com a base que temos, seria fácil te passar o tamanho ideal. Procomp, OME, Rancho etc... faria bem em qualquer carro se obedecer o lift a mais. Fora isso será um problema como amortecedores comuns. Acha-se nos anunciantes do fórum.

3. Molas para cherokee. Importadas. Calço tá fora de questão. Usar calço é somente uma alternativa para quem vai andar na rua. Pra trilha é mola maior :concordo: Na área de anunciante vende.

4. Até 3" pode ser que não pode ser que sim. Trocar a barra faz mais sentido que colocar algum suporte corretor de ângulos.

5. Um bom 31 te deixará andar bem nas trilhas. 33 é um pouco ruim pra uma cherokee com 33. Não dá pra andar com ele.

Abs :concordo:

Daniel Mazzetto Crosio
27/08/2010, 15:18
muito obrigado Ronaldo e Samuka... vou seguir a orientaçao de vcs!!!

porem vou pedir que ajudem um pouco mais... estive olhando nos anunciantes, e existem diversas opçoes!! tanto rancho como procomp e outros! portanto eu queria o auxilio de vcs pra saber qual a medida dos amortecedores ideais, bem como quais sao kits mais indicados e as medidas das molas...

claro que prefiro gastar menos, mas faço questao de fazer um bom trabalho!!! tendo isso em mente,
seria melhor comprar os amortecedores e as molas separadamente, e se necessario os jumelos e barra estabilizadora??? ou um kit completo????

no caso de ser o kit,
1 ---- qual o kit de melhor custo beneficio para levartar 3" e por pneus 31 ????

e no caso de comprar separadamente,
2 ---- qual seriam os amortecedores e as molas???
3 ---- seria vantagem continuar com o feixe original e mais um adicional atras.., e trocar somente as molas dianteiras e os 4 amortecedores???

me desculpem a quantidade de perguntas., mas como sou novo na area.. fico muito confuso com as opçoes..., a ainda parece que os mecanicos e moleiros vao deixando a coisa ainda mais complicada.. cada um fala uma coisa!!!

ainda bem que existe este forum.., e que vcs que ja passaram por isso, e agora orientam os novatos..!! kkk

obrigado., abs.., Daniel

Sergio Rocha
27/08/2010, 19:01
muito obrigado Ronaldo e Samuka... vou seguir a orientaçao de vcs!!!

porem vou pedir que ajudem um pouco mais... estive olhando nos anunciantes, e existem diversas opçoes!! tanto rancho como procomp e outros! portanto eu queria o auxilio de vcs pra saber qual a medida dos amortecedores ideais, bem como quais sao kits mais indicados e as medidas das molas...

claro que prefiro gastar menos, mas faço questao de fazer um bom trabalho!!! tendo isso em mente,
seria melhor comprar os amortecedores e as molas separadamente, e se necessario os jumelos e barra estabilizadora??? ou um kit completo????

no caso de ser o kit,
1 ---- qual o kit de melhor custo beneficio para levartar 3" e por pneus 31 ????

e no caso de comprar separadamente,
2 ---- qual seriam os amortecedores e as molas???
3 ---- seria vantagem continuar com o feixe original e mais um adicional atras.., e trocar somente as molas dianteiras e os 4 amortecedores???

me desculpem a quantidade de perguntas., mas como sou novo na area.. fico muito confuso com as opçoes..., a ainda parece que os mecanicos e moleiros vao deixando a coisa ainda mais complicada.. cada um fala uma coisa!!!

ainda bem que existe este forum.., e que vcs que ja passaram por isso, e agora orientam os novatos..!! kkk

obrigado., abs.., Daniel

Vou dar meu pitaco, baseado na minha experiencia.

Compre um Kit pronto de um bom fabricante.Procure saber o que vem em cada kit, as vezes um kit mais barato não tem tudo que o mais caro tem.Vc encontra kits de 2 a 8 polegadas.

comprar molas de um, amortecedores de outro, laminas de feixe de outro, buchas, e etc. vai fazer sua suspensão virar uma grande gambiarra.
Um kit completo, projetado para o seu carro, por quem entendi, com certeza vai ficar melhor do que um amontoado de peças de diversos fabricantes.

[]´

Daniel Mazzetto Crosio
06/09/2010, 11:35
Obrigado sergio...
eu quero usar pneus 31 - e levantar no maximo 3 pol.

qual seria um kit ideal para o que eu estou querendo??

procomp?? rancho?? qual deles tem o melhor custo beneficio??

a respeito dos amortecedores, eu percebi que os originais dão final de curso aberto.. e ai, qquer erosão é perninha pro ar!!
os amortecedores que acompanham os kits ja tem um curso bem maior??? qual seria essa diferença???

grande abs a todos.. obrigado.. Daniel

Sergio Rocha
06/09/2010, 12:10
Eu iria de Procomp.

()'

MARCELOLUCHESI
07/09/2010, 19:49
Eu Tenho kit da procomp no meu TJ na época quando adquiri há 2 anos e meio não existia nenhum kit de suspensão no Brasil, nem usado para vender, procurei em foruns, jeep clubes, e como eu queria erguer o jeep para usar pneus 33' e rápido pois estava perdendo trilhas aqui na região e o pior estava sem jeep, comprei o unico kit disponivel no mercado que estava ainda no porto para desembaraçar. Comprei em uma revenda em POA/RS Terrateam, na verdade encomendei depois de 60 dias chegou, quando estava quase desistindo e partindo para um kit caseiro me ligaram que havia chego em SP um kit para TJ e eu teria que dar a resposta se ficaria ou não na hora pois já havia outro cliente, se não me engano da Garra4x4 interessado. Na época tambem não quiz importar por conta, ou via lojas virtuais nacionais nos USA pois o preço final era maior, maior demora, risco de perder a marcadoria e etc..nunca tinha importado algo.

Então preferi não arriscar e comprei esse kit. Ele é um 1.0 L Basico, pé de boi, standard sem ar nem dir hid. Não tinha conhecimento de kit de susp, muito menos das marcas existentes. Mas posso dizer que resolveu me problema no momento, ou seja consegui meu objetivo que é usar pneu maior no jeep.

Com o passar dos tempos e pesquisando, descobri uma infinidade de marcas de kit de susp, procomp, sky, RE, Hds.... E descobri que alem dessa infinidade de marcas existe uma infinidade de tamanhos e modelos tem o standard, o 1.0L, o flex standard 1, o long arm 4.0 unlimited rubicon que só perde para o novissimo 6.1 v8 long arm rubicon 2011. e etc..

Mas enfim o que quero dizer com tudo isso é que mesmo dentro da marca existem kits bom e bombas e o Bom sempre é mais caro. E por exemplo eu não posso comparar o meu kit da procomp de 4" que tem 4 braços de susp(somente inferiores) que nem braço pitman rebaixado veio inclusive não sei se preciso comprar ou não, muito menos barra panhard que dirá regulavel. Com o mesmo kit de 4" da RE com 8 braços de susp, flex long arm, regulavel, com bieletas disconectáveis e etc......

pedrogsncombr
18/05/2011, 16:42
Pessoal, sou novo e li esse topico inteiro e varios outros de Lift e me ajudaram, mas ainda ficarma algumas perguntas, que podem ser basicas mas vamos la.....

O que faz mais diferenca em trilhas medias e leves... o Pneu ou a altura? Exemplo.

1) Tenho minha XJ original, e melhor eu subir ele 2" ou colocar um pneu Mud nas medidas originais?

2) Pra levantar 2" pelo que eu entendi o ideal seria comprar um kit certo? Ou e so trocar o amortecedor? e qual e a desvantagem de eu colcoar por exemplo mais um feixe de mola sem mexer no amortecedor?

3) Aumentando 2" eu entendo que ganho em altura em relacao ao solo 5 centimetros e isso? isso me ajuda em trilhas?

abracos e desculpem o basico :)

pedrogsncombr
18/05/2011, 16:57
Outra duvida... li sobre essas buchas de PU (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/84695-buchas-de-pu-vale-pena.html)e que elas podem dar um lift de ate 1.75 ou seja quase 2.

Isso seria mais ou menos como um calco? So que mais garantido?

Pois acredito que essas buchas sejam faceis de se comprar la fora e trazer na mala nao?

pedrogsncombr
20/05/2011, 11:57
Pessoal, me ajudem :)

Grélo
21/05/2011, 09:06
Pedro,

bom dia.
Eu não entendo muito de Cherokee, mas entendo do Wrangler, então lá vão meus pitacos;)
Para ficar legal para trilhas o ideal é subir realmente 2" e colocar pneus mais agressivos, lameiros.
Não sei qual a melhor receita para seu carro, mas ela existe e não deverá ser cara para essa altura.

Abração:legal:

Belarmino
21/05/2011, 14:18
Boa tarde Pedro, se vc subir 2" na carroceria, e manter as mediadas de pneus originais, voce vai evitar que os pneus raspem na carroceria nas torções comuns nas trilhas, e ganha tambem mais angulo de entrada e saida, para usar pneus maiores vai precisar levantar mais que 2".

Para pneu 31" levante pelo menos 3" ou mais.

Valeu.

pedrogsncombr
23/05/2011, 09:47
Legal... mas como eu subo 2"?

Posso so colocar as buchas?

Somente colocar um calco nas molas resolve?

Mauro Ourique
24/05/2011, 18:19
Bom Pedro. Vamos por partes...
Tem que saber qual o tipo de trilha quer fazer (Passeios, trilha leve ou alguma coisa mais pesada :twisted:).
Vou falar para alguma coisa intermediária, pois você tem que atentar para o seguinte. Cuidado na hora de fazer seu kit lift em casa, para não comprometer a segurança da viatura, pois dependendo do quanto levantar influencia na estabilidade do carro ate mesmo na própria trilha, em alta velocidade nem se fala e se tratando de cherokee (essa anda viu e muito bem). Então tem também os links se levantar muito tem que trocar por maiores e mais fortes, se não adianta em nada o lift. Quando falo muito, são tipo mais de 3" já é o suficiente para se ter todos esses cuidados ou ate menos é preciso ter. Por isso os kit´s são o mais aconselhado principalmente para quem não tem muita experiência. Senão é um barato que sai caro e fora o risco de um acidente, e nem tão caro assim hoje se tem uns kits importados que são muito bons simples de se instalar e ainda vem com os amortecedores um ótimo custo beneficio.
Te aconselho olhar com um mecânico (4x4) de preferência e tirar suas duvidas e chagar a uma conclusão ai em São Paulo tem uns caras do Rock Crawling da UNROC que podem te ajudar eles estão aqui no fórum.
Espero poder ter ajudado. :concordo:

_____________________________________
Grand Cherokee Limited 5.2 V8 Lift 3,5" em teste.

pedrogsncombr
26/05/2011, 11:10
na verdade eu queria subir 2 no maximo 3.

no momento nao queria gastar muito por isso pensava em subir somente 2, pois o objetivo sao passeios e trilhas leves....

Pra subir 2" qual o melhor custo, qual o melhor beneficio e qual o melhor custo x beneficio?

Obrigado.

Giovani
26/05/2011, 12:05
na verdade eu queria subir 2 no maximo 3.

no momento nao queria gastar muito por isso pensava em subir somente 2, pois o objetivo sao passeios e trilhas leves....

Pra subir 2" qual o melhor custo, qual o melhor beneficio e qual o melhor custo x beneficio?

Obrigado.

Começa definindo que medida de pneu vai usar. O resto vem de acordo com esta escolha. Levantar sem critério algum geralmente dá m*...

[]'s

pedrogsncombr
26/05/2011, 14:14
entao, o pneu vai ser o mesmo que ja esta.. e um 235. eu quero e levantar 2" pra ficar mais alto.. somente isso... o pneu atual esta otimo e nao raspa....

GH
12/06/2011, 20:38
na verdade eu queria subir 2 no maximo 3.

no momento nao queria gastar muito por isso pensava em subir somente 2, pois o objetivo sao passeios e trilhas leves....

Pra subir 2" qual o melhor custo, qual o melhor beneficio e qual o melhor custo x beneficio?

Obrigado.

Tô nesse mesmo dilema...minha cheroca tá com pneu 235 e está perfeita para uso em asfalto.
Como quero pegar uns atalhos, penso em pneus mud 31 ou 33.
O fato é que para usar pneu 31 é bem mais simples.

Se bem entendi, basta um calço em PU de 3" nas molas dianteiras, jumelos maiores ou calços sob os feixes ou arqueamento na traseira e prolongamento da fixação dos amortecedores (são novos e não quero trocar).

Já p/usar 33, precisa:
-calços de 5" nas molas dianteiras
-novos braços inferiores dianteiros (precisa mesmo ou dá para reposicionar a fixação dos originais??)
-prolongamento das bieletas
-reposicionamento da panhard
-rebaixamento do cambio e tcase
-calços nos feixes traseiros
-novos amortecedores

Com tudo isso aí em cima e mais os pneus 33, terei um jipão e tanto. Entretanto, pelos relatos, perco o carro "na mão" que tenho hoje, que proporciona boa diversão no on-road...

Por isso considero que a opção de lift pequeno para usar pneu 31 tá mais bacana para meu caso...

Com a palavra os especialistas!

Frodo
13/06/2011, 08:03
Tô nesse mesmo dilema...minha cheroca tá com pneu 235 e está perfeita para uso em asfalto.
Como quero pegar uns atalhos, penso em pneus mud 31 ou 33.
O fato é que para usar pneu 31 é bem mais simples.

Se bem entendi, basta um calço em PU de 3" nas molas dianteiras, jumelos maiores ou calços sob os feixes ou arqueamento na traseira e prolongamento da fixação dos amortecedores (são novos e não quero trocar).

Já p/usar 33, precisa:
-calços de 5" nas molas dianteiras
-novos braços inferiores dianteiros (precisa mesmo ou dá para reposicionar a fixação dos originais??)
-prolongamento das bieletas
-reposicionamento da panhard
-rebaixamento do cambio e tcase
-calços nos feixes traseiros
-novos amortecedores

Com tudo isso aí em cima e mais os pneus 33, terei um jipão e tanto. Entretanto, pelos relatos, perco o carro "na mão" que tenho hoje, que proporciona boa diversão no on-road...

Por isso considero que a opção de lift pequeno para usar pneu 31 tá mais bacana para meu caso...

Com a palavra os especialistas!

Pergunto sempre... Justifica? Recompensa?
Sentiu falta de lift e pneu maior ou apenas um kichute resolve?
Atolou? Ficou preso em facão? Raspou fundo?

Se for apenas por aparência, ficar mais legal, shopis, tem que ter mais cuidado ainda, pois sempre vai piorar a "digiribilidade".

******
Esqueci...
31" já começa a raspar por dentro do plástico no para lama em situações mais "forçadas".
Pneus agressivos fazem barulho parecido com rolamento bichado, em viagens longas então... :-?

GH
13/06/2011, 10:37
Pergunto sempre... Justifica? Recompensa?
Sentiu falta de lift e pneu maior ou apenas um kichute resolve?
Atolou? Ficou preso em facão? Raspou fundo?

Se for apenas por aparência, ficar mais legal, shopis, tem que ter mais cuidado ainda, pois sempre vai piorar a "digiribilidade".

******
Esqueci...
31" já começa a raspar por dentro do plástico no para lama em situações mais "forçadas".
Pneus agressivos fazem barulho parecido com rolamento bichado, em viagens longas então... :-?

O 31 raspa por dentro se não tiver lift, certo?
Mas com lift de 3" deve ficar certinho...capaz de caber até uns 32, concorda?
Minha idéia não é trilhar muito com ela, mas minha turma usa 33 na cheroca, e vai ter um dia que vou acabar indo atrás deles, daí já viu né...

Uma outra opção seria montar um jogo de dynatork 31 e usar só de vez em quando...
Mas mesmo assim precisaria do lift de 3". Só evito o liftão de 5", que é bem mais radical. E capaz dela calçada como os dyna 31 andar melhor na trilha que as que tem BF 33...

Frodo
13/06/2011, 16:27
O 31 raspa por dentro se não tiver lift, certo?
Mas com lift de 3" deve ficar certinho...capaz de caber até uns 32, concorda?
Minha idéia não é trilhar muito com ela, mas minha turma usa 33 na cheroca, e vai ter um dia que vou acabar indo atrás deles, daí já viu né...

Uma outra opção seria montar um jogo de dynatork 31 e usar só de vez em quando...
Mas mesmo assim precisaria do lift de 3". Só evito o liftão de 5", que é bem mais radical. E capaz dela calçada como os dyna 31 andar melhor na trilha que as que tem BF 33...
A tua tem aquelas "molduras" de paralama originais? Aquilo é uma M*
Lift de 5" é um looooongo caminho, muito além de calço e baixar CT. :confused:

GH
13/06/2011, 18:13
A tua tem aquelas "molduras" de paralama originais? Aquilo é uma M*
Lift de 5" é um looooongo caminho, muito além de calço e baixar CT. :confused:

A minha tá toda original ainda.
Pra pneu 33 precisa lift de 5, certo?
Tenho dois amigos rodando nas cherocas com pneu 33 e rodas originais, com os alargadores de paralamas originais, e gostei do resultado (aparencia).
Teu mecanico é em Esteio?

Frodo
14/06/2011, 08:37
A minha tá toda original ainda.
Pra pneu 33 precisa lift de 5, certo?
Tenho dois amigos rodando nas cherocas com pneu 33 e rodas originais, com os alargadores de paralamas originais, e gostei do resultado (aparencia).
Teu mecanico é em Esteio?
33"... da uma olhada nas rodas traseiras, se não rasparam na beirola do paralama por dentro.
O meu quase arrancou aquela capa fora na ultima "forçada".

Minha xj é humilde, mud 31" com calço de 3".
Pensei no upgrade 33"/35", mas para mim assim tá loco de bão...
-já é difícil ficar empenhado;
-roda legal no asfalto, relação, estabilidade;
-33/35 fica mais longa a relação;
-quanto maior o pneu, mais caro;

Tem um vídeo, acho que é uruguaio, o cara tem XJ 31" recape... entra e sai dos brejo como se fosse asfalto, fica até sem graça. :twisted:

Tudo depende onde vai andar...
Se for fazer trilha em lama, bosteiro, arrozal... 31" recape agressivo "resolve".
Se for partir pra pedra, buraco, facão... aí mexe suspensão+pneu+proteções+"etc".

Mecânico?
Em esteio tem o Eduardo "kabecinha"...
Em POA tem o Rodrigo ADAM4x4,
tem outros em POA que só ouvi falar...

já viu...
cherokee-sport-lift-5pol-33-adaime-4x4-porto-alegre (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/59940-cherokee-sport-lift-5pol-33-adaime-4x4-porto-alegre.html)
Olha no google... "Kit Lift Cherokee Sport - XJ".

GH
14/06/2011, 22:00
Ruan,

O Adam é meu amigo.
E conheço o Adaime também, foi ele quem fez minha ex-F75 (procure no fórum pela Azulinha, vendi ela ao Loras).

Mas acho que vou tentar um lift menor, de 3,5 ou 4" e usar pneus 32.
Talvez não precise trocar os braços, o que ajudaria a baixar o custo.

Vamos ver...