Ver Versão Completa : Vazamento de agua na S10
Bom dia!
Meus caros,
Estou com um vazamento de agua na minha s10, porém não baixa agua do deposito do radiador e tambem não são os pingos de agua quando ligo o AC. Ocorre o seguinte:
Ontem de manha, a camionete estava na garagem desligada, então irei-a da garagem e ao desligar vi que havia uma poça de agua em baixo dela, mas não é a primeira vez q acontece, e nao consigo achar de onde vem está agua.. a camionete nao aquece excessivamente nem baixa a agua do radiador, o que pode ser???
obrigado..
Edintruder
18/05/2009, 12:35
Reservatório de água do lavador do párabrisas ou sereno que escorre da lataria...
Santa Bárbara
18/05/2009, 12:45
...a camionete nao aquece excessivamente nem baixa a agua do radiador, o que pode ser??
Tarso, vc está afirmando que não baixa a água do radiador a partir de uma análise visual do nível de água do reservatório de expansão ?
Bom, daria a dica para colocar água (mineral ou destilada) ou fluido de arrefecimento no reservatório. Veja se ele realmente está cheio...do contrário, irá aceitar até um litro...e com a impressão de que está no nível.
Se isto acontecer localize a bomba d'água e veja se não está gotejando. É comum o diafragma danificar e ficar vazando água por ali, pingando.
A poça que se forma é mais para o lado esquerdo (do motorista) ?
Marcelo, enchi o reservatorio de expansão e notei que nao baixou o nivel.
A poça é do lado do passageiro, meio que atras da roda.
Lembrando que este vazamento ocorreu a primeira vez no mes passado e parou por conta, voltando a aparecer neste domingo.
Notei tambem que este "vazamento" esta ocorrendo apenas com o motor frio. quando chego em casa e guardo a camionete na garagem, na manha seguinte tem a dita poça de agua em baixo da camionete, e quando saio com ela, ando e quando paro, nada de aparecer o vazamento...
ta complicado descobrir a causa....
Notei tambem que este "vazamento" esta ocorrendo apenas com o motor frio. quando chego em casa e guardo a camionete na garagem, na manha seguinte tem a dita poça de agua em baixo da camionete, e quando saio com ela, ando e quando paro, nada de aparecer o vazamento...
ta complicado descobrir a causa....
Companheiro Tarso S10 2001, há algum tempo atrás ocorreu a mesma coisa com a minha. Só que o vazamento era do lado do motorista. Exatamente como você descreveu. Quando parava não observava nada. Somente depois é que se formava a poça d'água.
Era o vintém que estava com um furo. Quase não percebia que baixava a água do reservatório...mas baixava sim. Pouco mas baixava. Para ter certeza terá de levar nessas empresas que trabalham com sistema de arrefecimento (radiador). Lá eles pressurizam o sistema e encontram o local do vazamento.
Caro Marvila. seguirei o teu conselho e leverei a camionete numa oficina especializada, porém antes de leva-la vou trocar a agua por um liquido de arrefecimento colorido e cuidarei o vazamento, se for da cor do liquido, saberei que é do sistema de arrefecimento, correto??
mas desde ja agradeço a ideia.
Walter L. L. Casitta
20/05/2009, 08:54
Caro Marvila. seguirei o teu conselho e leverei a camionete numa oficina especializada, porém antes de leva-la vou trocar a agua por um liquido de arrefecimento colorido e cuidarei o vazamento, se for da cor do liquido, saberei que é do sistema de arrefecimento, correto??
mas desde ja agradeço a ideia.
Não precisa fazer isso não, quanto menos misturar o liquido melhor...
Não precisa fazer isso não, quanto menos misturar o liquido melhor...
Não entendi Walter....:parede:
Walter L. L. Casitta
21/05/2009, 07:44
Não entendi Walter....:parede:
O certo é você usar o mesmo aditivo no liquido de arrefecimento que sempre foi usado no motor desde o início.
Quando você mistura ou troca o aditivo por outro diferente, um resíduo do antigo sempre fica no motor e a combinação com o novo cria um terceiro altamente corrosivo que ataca principalmente o alumínio. A MWM chama isso de corrosão galvânica.
Então. Não mexe com seu líquido antes dos mecas descobrirem de onde vem o vazamento para não correr o risco de misturar produtos diferentes. Se você tiver que trocar o líquido do sistema, faça como a MWM recomenda: Use o aditivo origina da GM ou limpe o sistema usando um flush recomendado pela MWM e dopois use o daditivo origina da MWM que é até o mais barato do mercado...
A ta, agora entendi. hehe
Muito obrigado pelos esclarecimentos Walter.
Anthoniusnikos
21/05/2009, 09:51
Tarso, lembrar que o aditivo da MWM-International é de cor verde, daí é só colocar um copo embaixo do vasamento e verificar a cor.
Norta: Se o líquido de arref. atual estiver marrom, essa cor também pode ser usada como indicadora de troca.
Abs
Anthon
MOROZINI
21/05/2009, 10:18
Marcelo, enchi o reservatorio de expansão e notei que nao baixou o nivel.
A poça é do lado do passageiro, meio que atras da roda.
Lembrando que este vazamento ocorreu a primeira vez no mes passado e parou por conta, voltando a aparecer neste domingo.
Pelo que você descreveu "
A poça é do lado do passageiro, meio que atras da roda." penso que você não vai achar vazamento algum, deve ser, penso eu, apenas sujeira na caixa coletora de água. Ou seja, do lado do direito (passageiro) tem uma "lata" que reveste a parte interior do paralama, você mesmo, desparafusa e faz a limpeza, deve estar com muita sujeira (folhas de árvore). Quanto aos aditivos que vão junto ao líquido de arrefecimento, tome muito cuidado, pois muitos deles tem a função de limpeza, ou seja, podem ser corrosivos e os selos do motor são muito finos e sensíveis, portanto, após mandar lavar e "envaretar" o radiador, procure apenas adicionar água sem cloro.
Buenas..
o dito "vazamento" parou novamente, sozinho. não levei-a ao mecanico pois como disse nao baixou agua do reservatorio. mandarei fazer uma limpeza no sistema de arrefeciemnto para colocar um novo liqudo neste.
se descobrir algo, postarei aqui.
abs...
o mecanico só trocou a tampa do reservatorio de expanção e parou o vazamento.. pode??? tanto encomodo e ficou nisso...
abs...
Putz
Voltou a vazar a agua, ta baixando o nivel do reservatorio de expansão, os meca nao acham nada..
será que pode ser o bloco rachado????
nao entendo porque se estou em viajem, paro a noite e não vaza nada, dai se ando pouco no dia aparece o vazamento.
aqui na minha cidade não ha oficina especializada, só "mexanico"...
que M.....
Edintruder
25/07/2009, 14:05
Pode ser a tampa do reservatório estragada. A água no lado do passageiro normalmente é do evaporador do AC.
A Tampa estragada, a água se evapora em pouco tempo. Em 3 dias seca o reservatório.
Fui no meca e o cara me garantiu que é a bomba d'agua...
DiEgOsEiChIrLz
26/07/2009, 14:38
aki em casa o unico problema no sistema de arrefecimento até agora foi o surgimento de um rasgo na mangueira q sai da parte de cima do radiador(lado do motorista).
o certo seria agente trocar a mangueira e por outra mas por enquanto ela esta gambiarrada com uma camada de durepox.
outro problema q surgiu na nossa s10 é q a mangueira do esguicho de agua do limpador do parabrisa apresentou um vazamento
até hj nunca consertamos até pq agente nunca usa esse equipamento :lol:
Vamo la, mais uma duvida que me surge...
cotando preços da bomba d'agua que está para me deixar na mão constatei o seguinte:
Bomba d'agua original MWM R$ 440,00 em Ponta grossa PR e R$ 540,00 aqui em Itaqui
se for do tipo que da para trocar o reparo este fica em torno de R$ 200,00
Cotei uma da marca INDISA por R$ 159,90 mais o frete, da cheve auto peças de Sampa..
Vale a pena colocar uma bomba d'agua que nao seja a original??? será que pode dar bode???? será que vou ter que morrer nos 540,00????
Para efeito comparativo, comprei a original da Ranger 2.5 por R$140,00 faz duas semanas. A paralela estava R$80,00.
Vamo la, mais uma duvida que me surge...
cotando preços da bomba d'agua que está para me deixar na mão constatei o seguinte:
Bomba d'agua original MWM R$ 440,00 em Ponta grossa PR e R$ 540,00 aqui em Itaqui
se for do tipo que da para trocar o reparo este fica em torno de R$ 200,00
Cotei uma da marca INDISA por R$ 159,90 mais o frete, da cheve auto peças de Sampa..
Vale a pena colocar uma bomba d'agua que nao seja a original??? será que pode dar bode???? será que vou ter que morrer nos 540,00????
Coloca original , eu fui querer poupar 100 reais e me fud... Durou exatamente 12 meses a BOMBA
Coloca original e esquece desse problema...
Pois entao Roger
eu penso na seguinte hipotese:
se eu colocar uma bomba marca diabo, e esta me durar estes mesmos 12 meses da tua, eu trocaria uma por ano, a 150 pila com o preço de uma original..
e eu nao penso em ficar com a pkp mais do q 3 anos...
a unica coisa que me da medo é que se pode afetar alguma coisa mais grave futuramente se eu colocar a bomba marca diabo..
abraços
acabei de comprar uma s10 2002 com motor 2.8 mwm diesel...mandei lavar o radiador e o sistema de mangueiras e tive de trocar inclusive o reservatório pois ele estava lamacento,coloquei aditivo rosa da GM e um mês depois este aditivo ficou cinza escuro e de má aparência...o que houve com o aditivo?será que terei que trocar novamente?
CharleBrown
31/03/2013, 16:28
Tarso Aconteceu isso essa semana com a Branquela, mas era do lado do motorista, ao pressurizar o sistema, vi que era um Selo do motor, logo o que fica atras da bomba injetora, fiz a troca de todos.
Talvez você esteja com o mesmo problema, peça para darem uma olhada nos Selos.
Boa Sorte :)
Bruno Emanuel silva
04/12/2016, 11:42
Comigo esta diminuindo muita muita agua do reservatorio o vazamento parece esta vindo da parte de tras do motor e escorre para caixa de cambio chega a manchar a caixa com a cor do aditivo. Seria a bomba de agua com selo danificado? Ob: so ha vazamento quando ela esquenta bastante quando anda pequenas distancias e nao esquenta muito nao vaza nem uma gota.
Alguem poderia me ajudar?
Diagonal
23/01/2017, 10:44
não sei qual o modelo da bomba de agua da s10 2.8 2000 se é engrenagem reta ou não alguem saberia me dizer abraço
valmirjunior
24/01/2017, 09:06
não sei qual o modelo da bomba de agua da s10 2.8 2000 se é engrenagem reta ou não alguem saberia me dizer abraço
Ela é de engrenagem, vai do lado direito do motor e para trocar tem que tirar a roda do lado do passageiro.
Diagonal
24/01/2017, 17:01
Ela é de engrenagem, vai do lado direito do motor e para trocar tem que tirar a roda do lado do passageiro.
obrigadovaleu
Wilton GOmes Silveira
11/11/2021, 11:10
Necessito da ajuda dos amigos para o seguinte problema: a minha viatura está apresentando vazamento de água durante a noite só percebido pela manhã com o piso da garagem molhado, durante o dia rodo normalmente e não baixa o nível de água e nem esquenta. Na última vez que aconteceu completei o nível e levei o carro ao mecânico o qual após colocá-lo no elevador não conseguiu detectar nenhum vazamento, isso foi há 4 dias, hoje amanheceu da mesma forma, coloquei água liguei a ignição e parou de vazar. Contactei com um mecânico da CSS e ele disse que nunca viu um defeito desses. Um amigo mecânico falou que poderia ser defeito na Bomba d'água mas acho pouco provável porque vazaria de qualquer forma, parado ou funcionando mas o que está ocorrendo é como se fosse a ação de uma válvula que se fecha quando o motor funciona e abre quando permanece parado por uma noite.
Henrique Luis
08/11/2023, 11:29
Comigo esta diminuindo muita muita agua do reservatorio o vazamento parece esta vindo da parte de tras do motor e escorre para caixa de cambio chega a manchar a caixa com a cor do aditivo. Seria a bomba de agua com selo danificado? Ob: so ha vazamento quando ela esquenta bastante quando anda pequenas distancias e nao esquenta muito nao vaza nem uma gota.
Alguem poderia me ajudar?
Você conseguiu resolver? estou com o mesmo problema kk
Os motores Maxion, tem um cano metálico onde passa água, atrás do cabeçote. Qdo este cano furado, pulveriza água no bloco quente, fazendo a água evaporar. Só com o carro parado pra perceber. Só é possível chegar neste cano, se ' subir" no motor pra inspeção. Se estiver furado, coloque novo.