PDA

Ver Versão Completa : Guincho Mecânico no Samurai?

alex_floripa
17/11/2004, 08:29
Pessoal,

Tem como colocar guincho mecânico nos samurais?
Alguém já viu um? Marca?
Obrigado

MarcosAguiar
17/11/2004, 09:09
Sim já vi.

Olhe no site http://www.leles.com.br...

:roll:

Sa_Mourao
17/11/2004, 10:37
Olha, isso aí é elétrico !!!! :roll:

Acho q não tem não !!!

[ ]s

billj
17/11/2004, 10:52
Dá uma olhada na t-case do seu Samuca. Verá do lado oposto do eixo de entrada um tipo de flange cega, com um diâmetro central de +/- 40 mm e em volta desse, 04 furos pequenos. Isso aí seria a saída da tomada de força para um guincho mecânico. Foram fabricados alguns Samurais para o mercado asiático com esta tomada de força operante, já vi fotos.

Para fazer esta adaptação no seu Samurai, teria que fabricar uma nova engrenagem de entrada, possuíndo uma extensão. E teria que usinar a carcaça da t-case, abrindo aquele furo central para a passagem do eixo.............

Abraços,

MarcosAguiar
17/11/2004, 10:55
Olha, isso aí é elétrico !!!! :roll:

Acho q não tem não !!!

[ ]s

Hehehehe...foi mal....

Não li que você queria um mecânico....

Samurai_MOA
17/11/2004, 11:24
Pessoal,

Tem como colocar guincho mecânico nos samurais?
Alguém já viu um? Marca?
Obrigado

Pq o guncho mecanico?
O eletrico é mais fácil de adaptar e não precisa do motor funcionando para acionar... imagina ficar numa travessia e o motor morre... :roll:

Falow,

Wallace
17/11/2004, 11:48
Hehehehe...foi mal....

Acho que foi mal duas vezes...
Porque ele pagaria 2,6 mil num guincho elétrico 9000 quando poderia pagar menos de 2 mil num comigo!
Ou invés de 5 parcelas de R$ 520,00, poderia pagar 4 de R$ 520,00...
Ou até mesmo menos de 1,7 mil num 6000... ou 3 de R$ 560,00 ou ainda 4 de R$ 440,00.

MarcosAguiar
17/11/2004, 12:14
Hehehehe...foi mal....

Acho que foi mal duas vezes...
Porque ele pagaria 2,6 mil num guincho elétrico 9000 quando poderia pagar menos de 2 mil num comigo!
Ou invés de 5 parcelas de R$ 520,00, poderia pagar 4 de R$ 520,00...
Ou até mesmo menos de 1,7 mil num 6000... ou 3 de R$ 560,00 ou ainda 4 de R$ 440,00.

Tá bom senhor barateiro.... ainda bem que o senhor está por aqui... :roll:

Vai preparando ai que estou fazendo minha lista... :shock:

Assim que decidir o que vou fazer no meu carro vou ligar nos telefones que me passou...

Abraços

Bomba
17/11/2004, 13:12
Dá uma olhada na t-case do seu Samuca. Verá do lado oposto do eixo de entrada um tipo de flange cega, com um diâmetro central de +/- 40 mm e em volta desse, 04 furos pequenos. Isso aí seria a saída da tomada de força para um guincho mecânico. Foram fabricados alguns Samurais para o mercado asiático com esta tomada de força operante, já vi fotos.

Para fazer esta adaptação no seu Samurai, teria que fabricar uma nova engrenagem de entrada, possuíndo uma extensão. E teria que usinar a carcaça da t-case, abrindo aquele furo central para a passagem do eixo.............

Já que dá um trampo desgraçado fazer tudo isso e ainda praticamente reprojetar a PTO pra servir na transferência do Samurai, eu acho mais fácil fazer uma PTO entre o câmbio e a transferência, já que são separadas, mesmo. É uma idéia. Se bem que pra uma viatura do porte do Samurai, guincho mecânico perde um pouco do apelo.

Pq o guncho mecanico?
O eletrico é mais fácil de adaptar e não precisa do motor funcionando para acionar... imagina ficar numa travessia e o motor morre... :roll:

Falow,

Só se tiver só mais 1 metro pra completar a travessia... quanto tempo você acha que o guincho funciona com o motor desligado? :D
[]s,

Periquitooffroad
17/11/2004, 13:17
Pq o guncho mecanico?

Falow,

Porque não tem a mínima comparação, enquanto tem gasolina ele puxa teu veículo, vc em neutro e seu guincho com 69cv de potência + 10,5kgf x fator de redução de torque.
Só vendo num jipe pra se ter a dimensão da força do guincho mecânico

Se morre o motor liga de novo ora, quem vai fazer travessia sem snorkel ou ignição bem vedada é...

Samurai_MOA
17/11/2004, 14:34
Só se tiver só mais 1 metro pra completar a travessia... quanto tempo você acha que o guincho funciona com o motor desligado? :D
[]s,

Depende do guincho e da bateria... :wink:

Samurai_MOA
17/11/2004, 15:03
Se morre o motor liga de novo ora, quem vai fazer travessia sem snorkel ou ignição bem vedada é...

É o q?

Estou me referindo ao calço hidráulico!!! Vc jah ouviu falar nisso? :shock:

Não vale a pena dar partida com o veiculo dentro d'agua, se o motor desliga não tem mais compressão empurrando a agua pra fora do escapamento e, dependendo da profundidade, a agua pode alcançar o coletor de escape e entrar em algum cilindro que esteja com a valvula de escape aberta e qdo vc vai dar partida... treck!!! Jah era o comando de valvulas (ou empeno da biela).... e aih num vai ter guincho mecanico que tive vicê de lah (a menos que esteja instalado em outro jipe).
O calço hidraulico não ocorre apenas pela entrada de agua pela tubulçação do filtro de ar, também pode ocorrer pela entrada pelo escape ou ainda muito combustível (geralmente um bico defeituoso, ou afogador ligado demais).

Falow,

Samurai_MOA
17/11/2004, 15:13
Porque não tem a mínima comparação, enquanto tem gasolina ele puxa teu veículo, vc em neutro e seu guincho com 69cv de potência + 10,5kgf x fator de redução de torque.

Quanto a força, realmente o mecanico é bem mais forte!!! Mas acho que se deve levar em conta outros fatores além da força qdo vai escolher um guincho... :wink:

billj
17/11/2004, 15:28

É o q?

Não vale a pena dar partida com o veiculo dentro d'agua, se o motor desliga não tem mais compressão empurrando a agua pra fora do escapamento e, dependendo da profundidade, a agua pode alcançar o coletor de escape e entrar em algum cilindro que esteja com a valvula de escape aberta e qdo vc vai dar partida... treck!!! Jah era o comando de valvulas (ou empeno da biela).... e aih num vai ter guincho mecanico que tive vicê de lah (a menos que esteja instalado em outro jipe).
O calço hidraulico não ocorre apenas pela entrada de agua pela tubulçação do filtro de ar, também pode ocorrer pela entrada pelo escape ou ainda muito combustível (geralmente um bico defeituoso, ou afogador ligado demais).

Falow,

Moa, você já viu isso acontecer ou está apenas repetindo uma merda que ouviu por aí?!?!..........:roll:

Sim, é teoricamente possível que a água entre no escapamento, mas de chegar num cilindro não. Porque?!? Porque para a água entrar, o ar alí dentro tem que sair. E de ter as válvulas de entrada e saída abertas ao mesmo tempo não faz parte do ciclo Otto que eu conheço............

Água não entra no motor pelo escapamento...........

Abraços,

Samurai_MOA
17/11/2004, 15:41
Água não entra no motor pelo escapamento...........

Não vou dizer q jah peguei um caso desses pq estaria mentindo, mas tenho pesquisado sobre o assunto na internet e falado com alguns tecnicos e todos disseram que é possível... :roll:
O unico caso que calço que tive aqui na oficina é de quebra de comando de valvulas por causa de bico injetor defeituoso.

billj
17/11/2004, 15:50
So entraria água no cilindro se a válvula de escape estivesse aberta, a válvula de admissão estivesse vazando E o jipe estivesse dentro dágua para um bom tempo. E mesmo assim, a probabilidade de uma quebra por calço seria muito baixa porque o motor teria que girar e pegar velocidade de giro antes da primeira subida daquele cilindro. Não vai acontecer isso nunca, IMNSHO...........

Agora, pelo lado de admissão, a figura é completamente diferente. Aí calço pode acontecer facilmente.

Repito: Água não entra no motor pelo escapamento............

Abraços,

Dennis Figueiredo
17/11/2004, 19:58
: Água não entra no motor pelo escapamento............

Abraços,

Assino embaixo.... não entendo nada de motor, mas por diversas vezes andei com agua tampando escape do krip, que fica do lado do chassis, ja deixei o jipe apagar, bati na chave ligou normalmente e saiu andando com se não estivesse em agua. Isso de ter escape alto pra não entrar água é lenda.

Wallace
18/11/2004, 10:06
[]s,
Pode funcionar muito tempo sim, algo como 10 a 20 minutos fácil dependendo da bateria, guincho e da força que o guincho estiver fazendo.

Wallace
18/11/2004, 10:14

Quanto a força, realmente o mecanico é bem mais forte!!! Mas acho que se deve levar em conta outros fatores além da força qdo vai escolher um guincho... :wink:
Força é uma coisa.
A força de dois guinchos de 9000 lbs deveria ser igual.
Então um mecanico só é mais forte se tiver maior capacidade.
Pelo custo, o desempenho e força, o eletrico é imbativel.

Wallace
18/11/2004, 10:36
Sim, é teoricamente possível que a água entre no escapamento, mas de chegar num cilindro não. Porque?!? Porque para a água entrar, o ar alí dentro tem que sair. E de ter as válvulas de entrada e saída abertas ao mesmo tempo não faz parte do ciclo Otto que eu conheço............
Pode ter as duas válvulas abertas sim, e isso é até normal.
É o chamado cruzamento de válvulas.
No final do ciclo de escape ainda com a válvula de escape aberta a válvula de admissão abre, assim o próprio fluxo dos gases de escape que estão saindo ajudam o gás de admissão a ser sugado para dentro.
Tal cruzamento pode ser facilmente constato em veículos de competição aspirados pela labareda que sai do escape... é a mistura de admissão que saiu pelo escape direto.
Da mesma forma os comandos de válvula têm normalmente de 250 a 310 graus de abertura de válvulas e não 180 graus como seria de se imaginar (podendo ser ainda maior em veículos esportivos).
Assim como a válvula de admissão continua aberta mesmo com o inicio da subida do pistão no ciclo de compressão, pois a mistura continua entrando por inércia.
A válvula de escape também abre antes do pistão chegar no curso final no ciclo de explosão para já direcionar o fluxo do escape.
Mas de toda forma é muito difícil entrar água pelo escapamento, PRINCIPALMENTE se ele for baixo (a saida); já que o escape alto ajuda a mandar água para o motor.

Periquitooffroad
18/11/2004, 12:49
É o q?

Falow,

1ª Resposta É BURRO :mrgreen:
2ª Já tive 3 calços e em todos eles saí ileso, e quando dá o CH o motor tem um interrompimento característico, vc ouve um Tum e o motor morre. Uma das ocorrências foi tentando atravessar uma enchente, o Jipe foi parar na cerca. Tive que sair me agarrando na cerca, buscar o trator e puxar o bicho. Como pode ver sai o que é ser MUITO BURRO.

Água entrando pelo escape é quase impossível, só com motor todo afogado e todo ar do escapamento expulso e pra isso tem de ser muita água. Colocar o jipe nessa situação de água continua sendo BURRICE, com guincho elétrico não vai adiantar nada, o módulo não vai aguentar toda essa água.

Bomba
18/11/2004, 13:59
Pode funcionar muito tempo sim, algo como 10 a 20 minutos fácil dependendo da bateria, guincho e da força que o guincho estiver fazendo.
Claro, pode-se colocar bateria de zilhões de amperes, trocar alternador e todo o sistema elétrico da viatura... mas a grande vantagem alardeada dos guinchos elétricos, ou seja, menos preço e complexidade de instalação, vão para o saco... :)
É isso que eu quero dizer. Se alguém estiver pensando em colocar o guincho elétrico por ser mais barato e simples, duvido que vá pensar em dimensionar o sistema pra "10 a 20 minutos fácil". :wink:
Agora, só pra pensar num sistema que agüente 10 a 20 minutos de uso contínuo de guincho, pra tirar uma viatura de, digamos, 2 ton no total (um CJ, nada do outro mundo) num ambiente como o citado, de dentro de um rio... vai precisar de um Unimog do lado pra levar as baterias... :lol:
[]s,

Wallace
19/11/2004, 11:03
Claro, pode-se colocar bateria de zilhões de amperes, trocar alternador e todo o sistema elétrico da viatura... mas a grande vantagem alardeada dos guinchos elétricos, ou seja, menos preço e complexidade de instalação, vão para o saco... :)
É isso que eu quero dizer. Se alguém estiver pensando em colocar o guincho elétrico por ser mais barato e simples, duvido que vá pensar em dimensionar o sistema pra "10 a 20 minutos fácil". :wink:
Agora, só pra pensar num sistema que agüente 10 a 20 minutos de uso contínuo de guincho, pra tirar uma viatura de, digamos, 2 ton no total (um CJ, nada do outro mundo) num ambiente como o citado, de dentro de um rio... vai precisar de um Unimog do lado pra levar as baterias... :lol:
[]s,
Minha desculpas mas acho que você não sabe o que esta falando.
Cenário: Guincho HDW 9000 G bateria de 70 A/h, que é uma bateria de tamanho média que cabe praticamente em qualquer veiculo. Veja que nem estou falando de uma bateria de 110 A/h que é o tamanho maior mais comum usada que cabe facilmente em muitos veículos.
70 A/h equivale a 140 A por 30 min ou 280 A por 15 min ou 380 A por mais de 11 minutos.
380 Amperes é o consumo máximo do HDW 9000 G, a pela força com cabo na camada mais próxima do tambor.
Sendo que 9000 libras são 4.080 kg.
E isso porque estamos falando só na bateria, ou seja, com motor desligado então sem alternador.
Se vai puxar a 2/3 de carga, 6000 lbs ou 2.720 kg algo que seria mais normal, temos um consumo de 260 Amperes neste guincho o que daria mas de 16 minutos de uso.
A meia carga, ou 4000 lbs ou ainda 1.810 kg, são 190 A que daria mais de 22 minutos.
Isso é irreal, não.
Quer um caso mais que real, minha cherokee com bateria de 70A/h e HDW 8000 E.
Com motor desligado teria:
A 8000 lbs ( 3.620 kg ), 350 A, com 12 minutos de uso.
A 6000 lbs ( 2.720 kg ), 230 A, com 17 minutos de uso.
A 4000 lbs ( 1.810 kg ), 180 A, com 23 minutos de uso.
Com o motor ligado, o alternado original tem mais de 100 amperes, mas vamos considerar 100 A para a carga do guincho.
Assim teríamos cm bateria + alternador:
A 8000 lbs ( 3.620 kg ), 350 A, com 17 minutos de uso.
A 6000 lbs ( 2.720 kg ), 230 A, com 32 minutos de uso.
A 4000 lbs ( 1.810 kg ), 180 A, com 52 minutos de uso.

E com 2000 lbs ( 906 kg ), 100 A, assim só o alternador poderia tocar o guincho enquanto tive-se combustível.

Nada de irreal, nada de bateria de zilhões de amperes, nada de trocar alternador e nada de mudar todo o sistema elétrico da viatura.
E nem fiz exemplo com bateria grande e normal como uma de 110 A/h ou mesmo duas de 110 A/h que é fácil e até normal em Engesas, Bands e até CJs.

billj
19/11/2004, 11:32
Eu tenho a felicidade de poder ter qualquer tipo de guincho que quero no meu jipe. Sim, teria que fazer aquela alteração na t-case que mencionei para colocar o mecânico, mas seria nada fora do meu alcance.

Guincho hidráulico?!? Bico..... Já tenho uma bomba hidráulica.

Mas para o meu uso, prefiro ainda o elétrico. Mas leve e menos complicado que os outros. Tão rápido e forte quanto os outros....

E o elétrico tem uma outra vantagem que acaba sendo uma PUTA vantagem num jipe como meu, que visa curso de suspensão, pneu grande e baixo centro de gravidade. Não tem onde passar o cardan para tracionar um guincho mecânico (pelo menos na frente).......... :?

Eu adoro trecos mecânicos e por isso o meu próximo projeto terá um guincho mecânico. Mas só por isso...........

Abraços,

elmestizo
19/11/2004, 13:32
Bill,

Quem bomba hidraulica você tme por aí?!?!

sds

billj
19/11/2004, 15:30
Bill,

Quem bomba hidraulica você tme por aí?!?!

sds

Bomba da S-10 com reservatório da Band...........

Abraços,

Bomba
22/11/2004, 19:42
Minha desculpas mas acho que você não sabe o que esta falando.
Cenário: Guincho HDW 9000 G...
...blá, blá, blá...
E nem fiz exemplo com bateria grande e normal como uma de 110 A/h ou mesmo duas de 110 A/h que é fácil e até normal em Engesas, Bands e até CJs.

Então tá, não sei do que estou falando.
Já que você vende guinchos, então faz esse teste. Sistema elétrico original, viatura dentro de um bosteiro que, obviamente, tenha profundidade o suficiente pra fazer um motor parar. Cronometra.
E daí usa como propaganda. Com certeza a bateria vai aguentar mais de meia hora. :roll:
[]s,