Ver Versão Completa : Opiniões opostas? será? Jipeiros x CVMARJ
Boaventura
17/05/2009, 19:59
Dados colhidos do site: http://www.cvmarj.com.br/06frame.htm (http://www.cvmarj.com.br/06frame.htm)
E olha que eu acho muito show um 42 de trilha!!!
Claro que você pode fazer o que quizer com seu veículo, pintá-lo de roxo, colocar pneus "Big Foot", vidros fumeé. Mas aí você vai ter que procurar o "Clube dos Veículos Militares Presepados"! Talvez seja de alguma valia mencionar o que "jamais fazer" ao restaurar um veículo militar:
http://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais colocar rodas esportivas e pneus não específicos para o veículohttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais usar pinturas brilhantes ou metalizadashttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais usar cromados e latão polidohttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais colocar bancos esportivoshttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais usar capotas, correias, tapetes, carpetes ou estofamento de vinil ou nylon para veículos da II Guerrahttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais substituir o motor, câmbio, suspensão e peças vitais originaishttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais "preparar" um veículo militar para trilhas: compre um Land Roverhttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais alterar as formas, soldas, furos e ressaltos originais da latariahttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais pendurar guinchos, quebra matos farois de milha e santo antônioshttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais alterar a altura e largura dos eixos, amortecedores e feixos de molahttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais cobrir o veículo com adesivos e números sem sentidohttp://www.cvmarj.com.br/design/set2.gifJamais instalar Insulfilm, ar condicionado, cd player, tv e máquinas de expresso em veículos militares(!)
simples... uma coisa é conservar e colecionar, outra completamente diferente é montar pra usar
lembrando que eles dão valor a jeeps originalmente do exercito e mais ainda aos que voltaram inteiros de alguma guerra mesmo e nosso caso pegamos jeeps CIVIS dos quais sequer nunca nem viram alguma tropa do exercito
Pra vc ter idéia como tudo é segmentando no mundo off-road e jeeps note que existem alguns tipos de jipeiros e consequentemente usam equipamentos diferentes:
Jipeiro Viajante: equipa o jeep com tudo o que tem de mais moderno para poder enfrentar trilhas e lugares nem sempre tãaooo absurdos porém a idéia é quase atravessar o mundo inteiro dentro do bixo, nem sempre vão querer aquele bloqueio 100%, a melhor suspensão do mundo, mas preocupam-se com certo conforto e autonomia. Esse figura normalmente entende algo de mecânica, entende de posições geográficas, tem um trampo chato de ficar sentado na cadeira o dia todo e quando pode SOME no mundo com o jeep, lembrando que esse ai nem sempre é muito coerente tb, ele monta um jeep quase de trilha, mas um quase asfalto e é um quase tudo, mas nunca é algo beeemmm dos definidos.
Jipeiro Trilheiro: Famoso sem noção total, pra esse figura ai, que se dane se o jeep tem pintura ou parabarro, nem paralamas é necessário... dificilmente vai se importar em ter uma capota conversivel ou não, mas gasta uma nota em motores, cambios, eixos, pneus HIPER super agressivos e esse figura de modo algum foge de uma poça de lama... Jeeps desses caras normalmente são metade de durepox, cheios de soldas, mas sempre e sempre o mais usual, não esquecendo de bloqueios 100%.
Jipeiro Rock Crawling: Esse figura ai bateu com a cabeça cedo... Noramlamente esse tipo de cara curte subir em qualquer lugar, a idéia dele é que seu jeep as vezes escale a parede mais alta que for, O cara gasta os tubos em eixos carissimos, amortecedores que valem mais que certos jeeps inteiros e projetos de suspensões de 4-link que faz parecer que as rodas e os eixos não fazem parte do carro quando abertos... Esses jeeps de "RC" a maioria não tem documentos, de original preservaram quase absolutamente nada e tem mais equipamentos de segurança do que certos volvo de linha eheheheh
Jipeiro Colecionador: Esse inclui militaristas, saudosistas e afins, o cara as vezes tem mais jeeps do que dedos nas mãos, quase que nunca põe o carro rpa rodar, em ruas de terra então é quase impossivel, mantém 200% da originalidade e é capas de vender seu carro zero para obter duas polainas originais do ano de 1962 versão limitada assinada pelo engenheiro gripado da willys... é o famoso CHATO... que quando vai comrpar um carro chega a brigar com o ex dono proque ele colocou um frizo ali ou mudou algo do original...
Jipeiro Competidor: Esse aloprado ai tem outros jeeps pro dia a dia, trilha e etc, só que adora autorama e terra dai combinando tudo isso vira piloto de cross, um jeep de cross normalmente não é tão alto, sequer tme algum documento, não tem latarai quase, é aliviado de qualquer peso extra e é aquele jeep remendado que depois de viver sua vida toda de maus tratos não chegou no descanso final ainda e continua ralando bravamente em pistas de lamas e etc... é o famoso "só a ruela".
Jipeiro de Butique: Poucos admitem mas existem aos montes... aquele jipeiro que compra seu jeep veio, reforma todinho, (não ele mesmo claro, sempre numa oficina especializada e que todo mundo diz que é a melhor do mundo) faz ele um autentico 4x4 alá jipeiro viajante ou trilheiro, só que... lama?? lama nunca! Terra? pára... nem tem um mcdonalds ali... Ou seja é aquele jeep bonitão, sempre com cromados até no carter do motor, coloca aquele GPS ultimo modelo mas só serve pra rotear na cidade, mete aquele motor mais caro e o sonho de consumo de todos mas só liga no fim de semana de sol pra pagar de gatinho na avenida europa em sampa!
Não é dificil achar caras que são a mistura de alguns desses hehehe
Existem outros tipos, mas num me recordo asism que lembrar vou postando
Boaventura
17/05/2009, 21:29
rubensx,
Bacana teus comentários... será que existe richa entre ambos? ou conseguem conviver juntos?
olha eu creio que não
o pessoal num curte muito os de butique, mas em parte ocorre boa aceitação, mesmo que porque a linha que difere todos esles é muito tênue...
Tanto que o texto do CVMARJ não é ofensivo a quem faz só diz que para ser do clube nào pode fazer, porque é óbvio, ou vc é estilo militarizado ou não... se é tme de cumprir regras... como no exercito, senào vira bagunça
Boaventura
17/05/2009, 21:56
rubenx,
Posta fotos de cada modelo... militar, boutique, colecionador, etc...
Só para ilustrar para o pessoal...
Abraço!
Mauricio Rotta
17/05/2009, 22:07
Boa Noite
Apesar de residir no Parané fiz parte ativamente da lista do yahoo groups do CVMARJ. Nesse ínterim pude descobrir o quão idealistas e obstinados são aqueles homens liderados pelo boa praça e grande ídolo das baquetas João Barone. Eles são realmente muito xiitas quando o assunto é trilha, porém eles só condenam (e nisso todos temos que concordar) quem pega um Jeep MB ou GPW ano 1942 militar e o depena numa trilha, ou soca rodas cromadas ou suspenções especiais e etc... Quando isso acontece geralmente o bafafá é certo, e eu concordo plenamente com eles, carros raros ou de valor patriótico tem que ser mantidos no máximo de sua originalidade, é claro que nenhum jeep da WW2 será totalmente original, sempre haverá algo que não seja da época, seja, pneus, ou o ar que está dentro deles, sempre algum item provém de periodo mais recente. Agora quando o assunto são trilhas pesadas a bordo de veículos civis ou mais recentes ninguem do grupo tem nenhum tipo de pudor ou algo a dizer contra. No fundo somos todos unidos pela paixão por carros antigos, e isso a grosso modo é o que realmente move nosso sentimento preservacionista ou não, mas de grande apreço por essas máquinas do passado, e nisso todos somos iguais pretos, brancos ou amarelos. Valeu?:concordo:
Boaventura
17/05/2009, 22:15
Isso aí Maurício,
Se você participou eis a prova de que não julgam o pessoal que curtem jeep para trilha, na verdade o rubenx ajudou dizendo que existem grupos com diferentes idéias para utilização dos jeeps.
Eu realmente gosto particularmente dos originais, tenho um 51 todo original e quero futuramente fazer um para trilhas.
Abraço!
rubenx,
Posta fotos de cada modelo... militar, boutique, colecionador, etc...
Só para ilustrar para o pessoal...
Abraço!
nãooo não heeheheheh :discordo:
ehehehe prefiro me abster de mostrar fotos, heeheheheh lendo dá pra ter idéia ahahaha e como disse tem uma linha muito tênue e de gosto que separa isso eheheh
Boaventura
17/05/2009, 22:48
boooooa rubenx,
o negócio poderia pegar fogo!!
ninguém admitiria ser de botique!!
Abraço!
Rodrigo Baratti
17/05/2009, 23:01
Boaventura,
Conheço um pessoal de SP que coleciona veiculos militares, inclusive o mecânico do Fernandão faz parte desse time (tem 2 MB's). O cara é meticulosos no extremo até por isso levo meu jeep original lá.:mrgreen:
Até os parafusos, originais claro, eles lixam e pintam um a um...coisa de paranóico, o negócio é restaurar nos minimos detalhes.
Aprendi uma coisa interesante com eles sobre a tampa da vareta do óleo do nosso motor Go Devil. Na aba ela tem um furinho que vai uma correntinha, que vai uma plaquinha que vc marca a km da troca, era ssim que os mecas faziam na guerra.....essas coisas só se aprende com esses caras.:palmas:
Mas do resto acho que os caras são iguais a nós trilheiros, que ficam discutindo horas sobre as piores atoladas, o jeep de fulano, o guincho tal.....cada um com sua turma e todo mundo de jeep!!:concordo:
[]
Rodrigo Baratti
17/05/2009, 23:15
A reprotagem do Bantam (O INCRÍVEL ACHADO DE UM BANTAM BRC-40 NO BRASIL! (http://www.cvmarj.com.br/06frame.htm))ilustra varias coisas que estamos discutindo.
Jeep histórico transformado em bugue e muitos pessoas do clube disposta a ajudar no restauro.
[]
Boaventura
17/05/2009, 23:52
boa Rodrigão!
Li alguma coisa numa revista, sobre esse achado... imagino que deva ter outros casos desconhecidos por aí!
Abraço!
Mauricio Rotta
18/05/2009, 09:28
Ontem eu tive a prova máxima de que Jeep original tem mais valor que os de butique, teve um pequeno encontro de carros antigos aqui na região e eu fui com meu 51 originalzinho, chegando la coloquei-o entre os outros carros antigos e junto desses outros carros havia um jeep 1972 de playboy, cheio de cromados, rodas esportivas de liga-leve, pneus 100% asfalto, bancos com regulagem elétrica, volante tunning... adivinha qual jeep atraía mais olhares? Por incrível que pareça apesar de os dois jeep's receberem o mesmo numero de visitantes pude constatar que o velho guerreiro 1951 com todos os detalhes originais chamava muito mais a atenção do público que ficavam estacionados ao seu lado, sempre lembrando alguma historia do passado... Percebi ontem o valor de um carro original!!!!
Podem jogar pedra, acharam um Jeepeiro de shopping....:dance: ou de Butique como falaram....rs.
Eu gosto de Jeep arrumado, dependendo da cor dele, colocar uns cromados sim,( como em qualquer carro ou Picape ) procuro sempre tirar qualquer pontinho de ferrugem que acho no meu ( mas eles sempre me vencem) procuro manter ele sempre polido, lavado, arrumadinho...
Trilhas??? claro.....que não as mais duras....rs, digamos passeios com um pouco mais de adrenalina... mas no dia seguinte, banho completo com direito a massagem de cera.....rs :-D
Boaventura
18/05/2009, 13:14
Podem jogar pedra, acharam um Jeepeiro de shopping....:dance: ou de Butique como falaram....rs.
Eu gosto de Jeep arrumado, dependendo da cor dele, colocar uns cromados sim,( como em qualquer carro ou Picape ) procuro sempre tirar qualquer pontinho de ferrugem que acho no meu ( mas eles sempre me vencem) procuro manter ele sempre polido, lavado, arrumadinho...
Trilhas??? claro.....que não as mais duras....rs, digamos passeios com um pouco mais de adrenalina... mas no dia seguinte, banho completo com direito a massagem de cera.....rs :-D
Show de bola RBM,
Posta fotos do jeep de butique aí!!
Abraço!
Boaventura
18/05/2009, 13:27
Preciso compartilhar...:pensativo:
Antes do meu 51 parar na garagem aconteceu um fato que me chamou atenção...
Tenho um amigo que não via a um bom tempo, ele apareceu la em casa para mostrar sua Ranger Sport, coisa linda mesmo e de contra-partida já me chamou de louco por ter um jeep...
Não esqueço suas palavras... "Rafa, pega esse jeep e teu carro e compra um carro mellhor (Tenho um celtinha 2004)"... e bla bla bla depois que comprei minha ranger o status é outro...
Nisso fomos dar uma volta no centro da cidade, ele com sua Ranger e eu com meu 51 recem restaurado, todo original... e adivinhem quem chamou mais atenção??
Impressionante o quanto bichinho chama a atenção, não tinha jeep antes, mas vamos e viemos, o sucesso é garantido!!:concordo:
Meu amigo não se acreditava, no outro dia ele me manda um e-mail... indignado e inacreditado com o fato ocorrido...
Pior de tudo foi quando parei do posto de gasolina... Um monte de gente rodeou o bicho e me fez mil perguntas...:shock:
Hoje na cidade sou conhecido como: "Tu é o cara do jipinho?":dance:
O meu é original, e vive na cera, mas não considero de butique, lama? jamais!!
Abraço a todos!!
No que diz respeito ao estilo não sei bem caracterizar-me, mas andar com meu Jeep no asfalto só quando meu carro está no rodízio ou em manutenção, mas de uma coisa não corro, lama, buraco, mata fechada, poças, atoleiros, entre outros anti stress, e quanto á lama no Jeep só sai quando a patroa reclama que as crianças estão pegando o barro seco e espalhando pelo quintal, aí sou obrigado à fazer uma limpeza geral, alegria da patroa, tristeza das crianças....
Por enquanto me falta tempo e oportunidade, mas em breve estou colocando o CJ5 na sua principal atividade, diversão!!!!!
Duda Lopes
18/05/2009, 14:53
No que diz respeito ao estilo não sei bem caracterizar-me, mas andar com meu Jeep no asfalto só quando meu carro está no rodízio ou em manutenção, mas de uma coisa não corro, lama, buraco, mata fechada, poças, atoleiros, entre outros anti stress, e quanto á lama no Jeep só sai quando a patroa reclama que as crianças estão pegando o barro seco e espalhando pelo quintal, aí sou obrigado à fazer uma limpeza geral, alegria da patroa, tristeza das crianças....
Por enquanto me falta tempo e oportunidade, mas em breve estou colocando o CJ5 na sua principal atividade, diversão!!!!!
Baria,
Nossas histórias são bem parecidas.:concordo:
[].
é ces são das castas jipeiros-trilheirus eeheheheh
tem tb o jipeirus-frutinhas mas ai só no dia GLBT que saem euhehueuheuh
Skull Crusher
18/05/2009, 15:31
Bom...rs....eu já tive veículo militar original, veículo militar presepado, veículo civil original, veículo civil presepado, veículo original batido..rs
Bom...rs....eu já tive veículo militar original, veículo militar presepado, veículo civil original, veículo civil presepado, veículo original batido..rs
pow o original batido eu tive dois tipos
o original batido por mim e o original PORRADO pelos outros... detestável isso uhaahaa
Rodrigo Baratti
18/05/2009, 17:33
bom...rs....eu já tive veículo militar original, veículo militar presepado, veículo civil original, veículo civil presepado, veículo original batido..rs
Viva a diversidade!!! Mas o que interessa é andar de jeep!!!
Skull Crusher
18/05/2009, 17:54
Viva! E bora andar de jeep mesmo porque a vida passa rápido e o que levamos deste plano são só as amizades e os bom sentimentos!
Céu não tem garagem e caixão não tem gavetas!
Boaventura
19/05/2009, 13:08
Como fico feliz quando nas pesquisas por esta internet a fora vejo fotos de encontros de jipeiros, vários jeeps, vários estilos, um do lado do outro aquela diversidade gigante.
Se alguém tiver interesse, postem fotos de encontros, particularmente fico triste por minha região não acontecer este tipo de evento.
Recentemente até abri um tópico para o pessoal de Santa Catarina se apresentar, mas não obtive exito.
Abraço!