Ver Versão Completa : Dúvida,,, roda livra automática.
trilha doida
17/05/2009, 19:45
Dúvida,,, roda livra automática.[/COLOR]
É verdade que quando a viatura tá descendo usando 4x4, a roda livre “automática” desconecta a traçao dianteira ? e o freio motor só fica nas rodas traseiras ?...
arlei_vitara
17/05/2009, 20:00
Quem te falou isso não entende necas de como funciona um sistema de tração 4x4 muito menos uma roda livre :parede: :parede: :parede:
Se a roda livre automática estiver engatada, ela vai continuar ENGATADA até vc desacionar a 4x4 na alavanca, e andar alguns metros em sentido contrario ao que estava andando, ou seja dar uma ré de alguns metros.
Se vc. estiver andando prá frente, e engatar marcha ré com a alavanca da tração engatada, 4x4 L ou R, tanto faz, a tração na dianteira vai continuar engatada, mesmo andando para trás.
[ ]s,
SUZUGLAU
18/05/2009, 14:18
NAO PROCEDE OQ TE FALARAM AMIGO.....:discordo:
Ja penso:putz:, se tivesse que descer uma pirambeira escorregadia soh com tracao atras?:parede:
Como o amigo Arley falow elas vao permanecer conectadas enquanto a alavanca estiver em 4H ou 4L.
Estando em 4H ou 4L e vc der uma RÉ, vc vai escutar elas estalando mas a tração vai continuar 4x4.
Soh quando vc colocar em 2H e der uma RÉ (+- 1m) vai escutar o mesmo estalo ai desngato o 4x4.
Abs
trilha doida
19/05/2009, 03:34
existe esta lenda solta na inter, por isto que um amigo meu a comentou...
:parede:ai li aqui e fiquei na duvida: ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-10727.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-10727.html) ) ...
Kim
27-12-2005, 23:26
Caros amigos!
Não deixer de ler o tópico, e postarei algo que possa ser útil a vcs :D
O funcionamento da RLA é simples, é igual bicicletas com "freio no pedal".
a ponta de eixo, conecta com o "castelo" (parece uma estrela com 6 pontas CJ5);
no "vão baixo", vai roletes de aço que ficam fixo por uma coroa (tipo rolamento cônico);
esse conjunto fica dentro do "cubo da Roda Livre Automática" (aquele que aparece fora da roda"
Bem, quando aciona a alavanca dentro do veículo, gira a ponta de eixo, onde desloca o castelo, fazendo os roletes subirem e travar no cubo.
Portanto, só funciona tracionando, se tirar o pé do acelerado, o castelo recolhe os roletes e o veiculo, possa se dizer volta a "4x2". se girar o cardam com a mão, (quando esta 4x2 e, de preferencia desligado) dará algumas voltas até "travar"; mais se rodar o pneu, isso não acontecerá.
Basicamente, a RLA é composta por três conjuntos supra citados, e não há segredo na sua manutenção, eu fiz, então vcs podem fazer sem problemas.
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:parede:Depois aqui tambem...( http://www.jeepclubecampinas.com.br/tecnicas4.htm (http://www.jeepclubecampinas.com.br/tecnicas4.htm) )
DESCIDAS:-
Alguns 4x4 equipados com roda livre automática podem ficar sem tração no eixo dianteiro em uma descida, ocasionando um indesejado "cavalo de pau". Lembre-se, então, de usar um pouco do acelerador, para ganhar tração novamente e endireitar.
Lembre-se, todas as rampas, assim como todos os obstáculos do mundo do 4x4, devem ser respeitados!!!
Nunca aconteceu comigo, a RL só desliga com a case em 4x2.
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