PDA

Ver Versão Completa : Troller com 35"



Páginas : [1] 2

ArthurC
17/11/2004, 01:15
Alo galera, realmente pesquisei bastante antes de criar este topico, e por falta de informação ou burrice mesmo :roll: , não encontrei as respostas que queria.

Já tive um TJ 98 que adorava, mas que tive que me desfazer.

Agora estou pensando em um Troller, pois, acredito ser o mais apropriado para o uso no dia-a-dia e nas trilhas de finais de semana. Pois bem, aqui vão algumas dúvidas.

:idea: Pneus 35":
- alguem ja viu algum com pneus 35"?
- o que seria necessario para botá-los em um Troller?
- body lift? suspension lift? vc pode me indicar?
- terei problemas com diferencial, ponta de eixo, etc?
- outros efeitos colaterais.

Desde já agradeço.
[]s

Oni
17/11/2004, 11:43
fala...

naum vou ajudar muito mais semana passada eu fui na concessionaria e perguntei justamente isso...

35 o mecanico falo que tem que por calco no amortecedor... e logo em seguida foi me mostrar a coroa e pinhao de um troller que tinha andado com 33... tava sem a metade dos dentes...

naum sei se foi burrada do dono do carro mais eu tava pensando em por 33 e desisti depois que vi aquilo

[]'s esperando resposta de quem intende mais

andretomasi
17/11/2004, 13:21
fala...

naum vou ajudar muito mais semana passada eu fui na concessionaria e perguntei justamente isso...

35 o mecanico falo que tem que por calco no amortecedor... e logo em seguida foi me mostrar a coroa e pinhao de um troller que tinha andado com 33... tava sem a metade dos dentes...

naum sei se foi burrada do dono do carro mais eu tava pensando em por 33 e desisti depois que vi aquilo

[]'s esperando resposta de quem intende mais

Na concessionária sempre vão dizer pra usar o pneu original, tanto que eles tiram a garantia do Troller se te pegam usando pneu 33" :? E usar 33 não significa que vai moer coroa e pinhão, tem mais coisa nessa história aí..

[ ]´s

Bomba
17/11/2004, 13:24
É braçada, sim.
Os eixos do Trolha são marginalmente mais fortes que os de Rural, que são muito usados em adaptações pra pneus de 35" pra cima.
Com 33, não quebrariam nem f^&$#endo. No mínimo o cara achou que estava com um big-foot e começou a saltar uns kings, acelerando na queda. Aí não há eixo que aguente, ainda mais com motor torcudo.
[]s,

Dennis Figueiredo
17/11/2004, 13:27
fala...

naum vou ajudar muito mais semana passada eu fui na concessionaria e perguntei justamente isso...

35 o mecanico falo que tem que por calco no amortecedor... e logo em seguida foi me mostrar a coroa e pinhao de um troller que tinha andado com 33... tava sem a metade dos dentes...

naum sei se foi burrada do dono do carro mais eu tava pensando em por 33 e desisti depois que vi aquilo

[]'s esperando resposta de quem intende mais

Ando com motor 4.1mpfi que tem mais torque que o do troller e pneus 35 bem agressivos... ambos os eixos são D44.... Bill tem o samurai com eixos de Troller e está usando pneus 38`5. Teoricamente claro que que ficará mais fragil... mas é só ter um pouco de cuidado que andará na boa. :wink: Se o cara for pé pesado ele quebra até com pneus originais. 8)

billj
17/11/2004, 13:40
Bill tem o samurai com eixos de Troller e está usando pneus 38`5.


É. Mas eu não abuso. Tenho medo que vai quebrar alguma coisa.............






























:roll: :lol:


Abraços abusados,

Dennis Figueiredo
17/11/2004, 14:15
É. Mas eu não abuso. Tenho medo que vai quebrar alguma coisa.............



:roll: :lol:


Abraços abusados,


Vá vá seu abusado... quero ver se nesse trial tu consegue ficar com as rodas para baixo :lol:

Oni
18/11/2004, 00:33
ok ok... eu suspeitava disso tmb...

pelo estado da coroa o cara fez merda mesmo...

mais ai que eu pergunto... anda no asfalto com 33 quebra???
foi o que o mecanico falow... que ele andava no dia a dia com 33 e naum aguentou...

pergunto: posso por 33 pra anda no dia a dia que guenta???

sei la...

[]'s esperando esclarecimento dos entendidos

Everton Júnior
18/11/2004, 00:39
Conheço Trollers (gasolina e diesel) quem andam com 33 desde 0km na maioria do tempo em trilhas e nunca quebraram...
Isso depende so do piloto mesmo...

Fábio
18/11/2004, 09:47
mais ai que eu pergunto... anda no asfalto com 33 quebra??? foi o que o mecanico falow... que ele andava no dia a dia com 33 e naum aguentou...

pergunto: posso por 33 pra anda no dia a dia que guenta???

sei la...



Eu rodo com pneus 32" numa Camper, que é muito mais pesada, tem muito mais motor e muito menos eixo do que o Troller e não quebra (muito :roll: )

No antigo CJ eu usava pneus 35" e como morava no interior de SP e fazia trilhas com o pessoal da capital, para chegar nas trilhas tinha um deslocamento mínimo de 150km, rodando entre cidade e estrada. Sei que não tinha muito motor, mas mesmo abusando muito do conjunto nunca quebrou nada por causa dos pneus grandes.

Vai nessa!

[]´s

Wallace
18/11/2004, 10:40
Não esquece que além das outras alterações deve ter que trocar as relações dos diferenciais por outras mais curtas, ou vai ficar sem força.

Oni
18/11/2004, 11:08
Não esquece que além das outras alterações deve ter que trocar as relações dos diferenciais por outras mais curtas, ou vai ficar sem força.

explica melhor??? so meio leigo nisso...

e outra sobre o eixo traseiro... o D44 do Troller eh auto-blocante... naum pode ter quebra a coroa e pinao do mane por causa disso??? ou nada a ve???

e como funfa esse auto bloc...

[]'s aos pacientes com quem naum intende

Wallace
18/11/2004, 11:16
explica melhor??? so meio leigo nisso...

Com pneus de maior diametro para cada volta do motor você vai andar uma distancia maior, assim a força que o motor tem vai ser dividida por essa distancia, ficando mais fraco.
Para voltar o força original a solução é trocar a relação do diferencial para uma mais reduzida.


e outra sobre o eixo traseiro... o D44 do Troller eh auto-blocante... naum pode ter quebra a coroa e pinao do mane por causa disso??? ou nada a ve???

Dificil, em principio nada a ver.


e como funfa esse auto bloc...

Ë um tipo de freio ou embreagem que tenta fazer que ambas as rodas girem na mesma rotação.


[]'s aos pacientes com quem naum intende
Se você não entende... será que não esta querendo fazer besteira sem conhecer as implicações?

ArthurC
18/11/2004, 11:50
Então gente, algumas dúvidas ja foram.

Resumindo, trocando as relacoes do diferencial por uma mais reduzida, e botando calcos na carroceria posso botar 35" tranquilo?

Oni, 33" dá facil amigo, pode botar sem problemas.

[]s sonhando com os 35"!

Martin Melcop
18/11/2004, 12:02
Então gente, algumas dúvidas ja foram.

Resumindo, trocando as relacoes do diferencial por uma mais reduzida, e botando calcos na carroceria posso botar 35" tranquilo?

Oni, 33" dá facil amigo, pode botar sem problemas.

[]s sonhando com os 35"!

existem outras alterações mecânica, pois a suspensão irá trabalhar em outra angulação.
quais as alterações melhor perguntar para quem sabe mais

Fábio
18/11/2004, 13:20
existem outras alterações mecânica, pois a suspensão irá trabalhar em outra angulação.
quais as alterações melhor perguntar para quem sabe mais

Fazendo lift só de carroceria e colocando pneus maiores não existe mudança alguma de angulação, seja ela na suspensão ou na direção.

Você começa a ter esses problemas quando faz aumento de molas, o que gera caster e talvez problemas com o tamanho do cardan e angulação das cruzetas.

[]´s

ArthurC
18/11/2004, 13:24
Fazendo lift só de carroceria e colocando pneus maiores não existe mudança alguma de angulação, seja ela na suspensão ou na direção.

Você começa a ter esses problemas quando faz aumento de molas, o que gera caster e talvez problemas com o tamanho do cardan e angulação das cruzetas.

[]´s

Good news! :D
Fábio, e para fazer o lift da carroceria? O que recomendas?

[]s

Fábio
18/11/2004, 13:40
Good news! :D
Fábio, e para fazer o lift da carroceria? O que recomendas?
[]s

Primeiro: O lift não pode ser muito grande. Se tiver que subir muito, já pode começar a pensar em trabalhar a suspensão.

Não utilize material muito duro para confecção dos calços: Eles podem danificar sua carroceria. Aqui existe uma divergencia: Alguns preferem Pu, outros coxins e ainda outros, tarugos de borracha de pneu. Ah!!! materiais muito moles ou soltos podem criar um jogo desagradavel...

Depois disso, verifique as alavancas, mangueiras e qualquer coisa que tenha ligação entre o chassis e carroceria, para ver se precisa ser reposicionado ou prolongado.

EDIT: (Falei besteira: Nessa hora estava pensando na Camper e seus parachoques envolventes) Não sei como os parachoques do Troller são fixados, mas se forem diretamente no chassis, terá de ser reposicionado.

Acho que é só isso.

Abraços,

Oni
18/11/2004, 13:47
Se você não entende... será que não esta querendo fazer besteira sem conhecer as implicações?

como assim besteira???
naum intendi a sua colocacao...
so tava tentando intender se a coroa e pinhao do cara quebraram por causa dos pneus 33...
naum to pensando em faze nada :roll:

e ja que naum tem problema nenhum coloka 33 quem sabe agora eu pense....

ArthurC
18/11/2004, 13:52
Obrigado Fábio pelos conselhos. Vamos ver se sai negócio...

No mais, alguem aqui tem, tem conhecimento ou ja viu Trolhas com 35"?

[]s

guilhermekrug
18/11/2004, 19:35
Já vi e andei em Trollers com 33" e nunca conheci um que quebrou, mas o pessoal fala que acontece.

Uns dizem que conforme a tala e o off set da roda não precisa mudar nada, uns falam que mesmo assim precisa diminuir o já pequeno jogo.

Para 33" todos que conheci só aumentaram a potência do motor (cano sem silenciador e mais curto, abertura da turbina etc) não precisando mudar a relação. Alguns usam bem frequentemente a reduzida no 4X4 para "arrancar" com 33".

Para 35" só vi uma vez e a maioria fala que pode colocar com a roda certa e calço de 2" na carroceria e ai diminui um pouco o jogo.

Abraços

ArthurC
18/11/2004, 19:53
Para 35" só vi uma vez e a maioria fala que pode colocar com a roda certa e calço de 2" na carroceria e ai diminui um pouco o jogo.


Qual seria a roda certa? Tamanho?
Calço de 2" de qual material?

Te agradeço.
[]s

guilhermekrug
18/11/2004, 20:18
Não entendo bem disto e estou falando só dos carros que vi...

Acho que 35" teria que ser Tala 10 com off -42, mas volto a falar que estou feliz com meu 31" 3K

Quanto ao material, como já falado aqui cada um tem uma opção.

andretomasi
18/11/2004, 20:49
Se vale de incentivo.. vi um Troller do modelo antigo, com pneus 35", em Laguna - SC, no verão passado. Devia ter uns tarugos de calços, mas os pneus aparentemente não pegavam na carroceria. Que é possível é, só não sei como :D

[ ]´s

Klendatu
19/11/2004, 04:13
Meu vizinho tem um Troller com pneus 33( que por sinal eram meus, e ele me encheu ate q eu vendi a ele)
E pelo o que vi não fica assim tão justo, a não ser que o Troller dele tenha sido comprado com a suspensão ja erguida , me arrisco a dizer que caberiam 35 sem altereção alguma.

Apesar de achar que 33 ja ta bom demais pro Troller, mais do que isso eh dinhero demais para algo mais estético do que prático,
gosto menos ainda da ideia dos 35 caso realmente seja nescessario altereções, sendo que para os 33 não...

Dennis Figueiredo
19/11/2004, 08:22
Apesar de achar que 33 ja ta bom demais pro Troller, mais do que isso eh dinhero demais para algo mais estético do que prático,
.

Vá durmir xaropão :lol: , desde quando pneus 35" são apeas pra estética? Em uma trilha da uma puta diferença andar com 35" ao invés de 33" :wink:

billj
19/11/2004, 08:37
Putz, eu fui vítima de propaganda enganosa!!! Me falaram que pneu maior seria melhor para transpor os obstáculos. Fui nessa e comprei uns 38,5".

Agora fico sabendo que é só estética esses pneus grandes, não vai me ajudar em nada..........

Como é que abro um processo contra esses pilantras da Interco?!?



:roll:


Abraços enganados,

Henrique Josino
19/11/2004, 12:59
Pra vcs ver como esse cara aqui se preocupa com a estetica do brinquedinho dele, 35x13.5x15 no Troller..... :roll:


[]'s

Klendatu
19/11/2004, 13:28
OK, pra trilha ajuda...


Mas me parece que o uso do troller em questão vai ser urbano.....

ae eu não passaria de 33"

ArthurC
19/11/2004, 17:43
OK, pra trilha ajuda...


Mas me parece que o uso do troller em questão vai ser urbano.....

ae eu não passaria de 33"

Nao, o uso do Troller em questao é na trilha. Acontece que eu por acaso moro na cidade! :lol: Mas se for preciso andar de busao pra deixar a viatura com os 35" nao tem problema 8) :twisted:

Essa roda, é uma 15x8 da Mangels, alguem sabe qual é esse pneu?

[]s

ArthurC
19/11/2004, 17:47
Pra vcs ver como esse cara aqui se preocupa com a estetica do brinquedinho dele, 35x13.5x15 no Troller..... :roll:


[]'s

Po Henrique, valeu muito pelas fotos! Voce teria mais informacoes das alteracoes feitas nesse Trolha?

A viatura ficou muito show!

Dennis, de acordo! No mais, vc nao quer me vender suas carcaças? :lol: :wink:

Bill, LOL !!! :lol: :lol: :mrgreen:

Dennis Figueiredo
19/11/2004, 19:08
No mais, vc nao quer me vender suas carcaças? :lol: :wink:

Bill, LOL !!! :lol: :lol: :mrgreen:


Muito respeito quando falar de meus pneus :lol: eles são SUPER SWAMPERS 3K FREDERICO 37". :wink:

[]´s cheios do grau porque agora eu to podendo.

ArthurC
19/11/2004, 19:17
Muito respeito quando falar de meus pneus :lol: eles são SUPER SWAMPERS 3K FREDERICO 37". :wink:

[]´s cheios do grau porque agora eu to podendo.

Frederico 37"! :shock: :shock: Ta podendo ein Dennis?
E os seus 35" fez o que?

[]s

off Road na veia
20/11/2004, 19:15
Poxa é 37" ou 35"? :roll:

Dennis Figueiredo
20/11/2004, 21:03
São 36 montados frederico, que alcançou quase 37". Os 35 estão desmontados e a venda.... se der certo de eu participar do Trial vou remontá-los para participar na categoaria modificados. :wink:


http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/8e513b6471966dc6d2464bc4fd8c3947.jpg




http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/794fa20dfeec3982e3be6b0cf6d34e53.jpg








Outra coisa que haviam perguntado... os pneus alí encima são MAXXIS MUDZILLA.

beijos...

ArthurC
21/11/2004, 20:19
OK, entao sao rodas Mangels Tropico 15x8 e pneus Maxxis Mudzillla 35x13.5 15

Henrique, vc sabe se ele botou calcos, etc? Alguma outra alteracao?

Dennis, qual é o modelo e o tamanho do seu 35" antigo?

[]s

Dennis Figueiredo
21/11/2004, 20:32
Dennis, qual é o modelo e o tamanho do seu 35" antigo?

[]s


Cross (biscoito)

ArthurC
02/12/2004, 20:22
Dei uma ligada pro Marcelo Leitao (aqui do forum) pra falar do caso, ele me disse que pneus 35 em Troller tem que fazer muita alteracao, que em roda 15x8 é perigoso.
Me recomendou os 33 em rodas 15x8, de preferencia radiais, pois diagonais (como o Mudzilla) tem limite de velocidade de 120 km/h.
No geral, nao foram boas noticias. :(

E a novela continua...
[]s

off Road na veia
03/12/2004, 00:01
Eu tava na mesma situação sua. Tinha um Jeep Wrangler e queria botar pneus monstruosos nele. Depois vendi e comprei um Troller (tinha que fazer muita coisa no Wrangler; tava sem cambio e varias outras coisas...). Com o Troller não foi diferente, mas como uso ele a grande parte do tempo no on road optei pelo 33 mesmo. Não botei ainda. Mas até o natal eu boto. (espero... :? )


Me recomendou os 33 em rodas 15x8, de preferencia radiais, pois diagonais (como o Mudzilla) tem limite de velocidade de 120 km/h.


Como vc também esta preocupado com velocidade creio que usara o bugão no on road também. Logo, aconselho o 33 mesmo. Ta de bão tamanho!!! :lol:
Agora cabe vc ver qual tipo vc vai querer... A/T, MUD etc

[]´s Abraços e boa sorte na escolha

ArthurC
03/12/2004, 11:34
Uso no on road tambem, pois é meu unico carro. Devo botar radiais Mud, to pensando no MTR 35 ou 33.

Vc vai usar qual pneu?

[]s

off Road na veia
05/12/2004, 02:28
Uso no on road tambem, pois é meu unico carro. Devo botar radiais Mud, to pensando no MTR 35 ou 33.

Vc vai usar qual pneu?

[]s

To pensando no bfgoodrich A/T ou MUD. To indeciso ainda.
MTR dizem que é muito bom. Eu acho q o Wallace usa ele, manda um mp pra ele q pode te passar mais detalhes.

[]´s Abraços 8)

frmonaco
13/05/2005, 14:44
Eu tenho um amigo que tem um Troller 2000 com 35", já o utiliza pra mais de 1 ano e nunca teve problemas, acho que realmente vai de como o carro é conduzido no asfalto, porque esse amigo meu é muito cuidadoso com a viatura.

Abs,

Jun Takahashi
20/06/2005, 22:13
Se você não entende... será que não esta querendo fazer besteira sem conhecer as implicações?

como assim besteira???
naum intendi a sua colocacao...
so tava tentando intender se a coroa e pinhao do cara quebraram por causa dos pneus 33...
naum to pensando em faze nada :roll:

e ja que naum tem problema nenhum coloka 33 quem sabe agora eu pense....

quebrar coroa, pinhão, ponta de eixo, etcs... com 33, 32, 31, 30.....25 é pura braçada... experiência própria.

o melhor a fazer é ouvir o que os mais experientes têm a dizer... sai mais barato. hehehehe

Henrique Josino
20/06/2005, 23:51
O pessoal aqui no Sul tem usado os 35" com relação 5.38 e os treco tão andando muitoo!!!


[]'s

MJuliani
21/06/2005, 00:08
Josino,

Quais as modificações realizadas para caber os 35" ?
Eixos originais, certo, Dana 44 30 estrias ?
Há quanto tempo e que tipo de trilhas ?

Abraços,

Marcelo Juliani

AlemãoRS
21/06/2005, 09:38
Eles levantam a suspensao em 2" se nao me engano, rodas de preferencia de 10" de larguram e acertam a relacao de marchas com o diferencial de 5,38 como o Henrique falou...o resto eh tudo original..

MJuliani
21/06/2005, 10:49
Leonardo,

Por favor esclareça: levantam a suspensão ou a carroceria ? Caso seja a suspensão, vc saberia me dizer como fazem ? Caso seja a carroceria, não é necessário mudar nada ? Nenhuma fiação, tubulação, alavanca de câmbio, sistema de direção, radiador ... ?

Obrigado,

Marcelo Juliani

billj
21/06/2005, 11:24
Quanto vocês Troleiros pagariam por um kit de suspensão "bolt-on" para a sua viatura??

- opção de 2", 4" ou 6" de lift
- conceito 4-link paralelo com panhard
- sem solda nos eixos ou chassis


Abraços pesquisadores,

AlemãoRS
21/06/2005, 11:32
Pode ser um tanto o outro!O mais comum é levantar a suspensão por uma questão de custo...aproximadamente R$400,00 pra levantar a suspensão e corrigir as relações de marcha enquanto que custa R$2000,00 pra levantar a carroceria e corrgir as relações...(esses são preços de um mecânico, não deve ser padrão né!)
na suspensão colocam calço nas molas, qdo levantam a carroceria não sei o que deve ser mudado... foi meu irmão que me informou disso e também tenho essas mesmas dúvidas...

MJuliani
21/06/2005, 11:37
Bill,

Falar em preço fica difícil no momento. Para isso seria necessário uma pesquisa um pouco mais profunda !!! 8) Não temos comparativo. Se fosse um Wrangler teríamos pelo menos o custo dos kits importados.

Mas acredito que kits de suspensão para Troller tenham um mercado ainda inexplorado. Tá cheio de Troller por aí com os 33" "socados" na caixa de roda.

Quais seriam as peças destes kits ? Para as modificações "maiores" seria necessária uma intervenção mais profunda, certo (ou não) ??? Quem faria ??? Vc tem algo pronto ou seria desenvolvido ?

Acho excelentre idéia. Se quiser podemos desenvolver o assunto.

Abraços,

Marcelo Juliani

billj
21/06/2005, 11:46
Em princípio, o kit seria completo. Links, molas, amortecedores, tudo necessário para a bagaça funcionar. Não tenho nada pronto, mas eu projetaria a suspensão me baseando em trabalhos anteriores, incluindo o do meu jipe, que é um 4-link triangulado..........

ArthurC
21/06/2005, 11:59
Quem diria, depois de tempos parado o tópico volta com bons frutos! :lol:

[]s de olho no resultado e apoiando a ideia do projeto do Bill

Dennis Figueiredo
21/06/2005, 12:07
Bill.... com promessas pra não ficar com material encalhado.

billj
21/06/2005, 13:00
A bagaça custaria em torno de 8,5 paus............

Dennis Figueiredo
21/06/2005, 13:35
Bill.... com promessas pra não ficar com material encalhado.


Aqui eu quis dizer.....


Bill.... CUIDADO(faltou essa palavra la encima) com promessas pra não ficar com material encalhado.

billj
21/06/2005, 13:37
Fique frio Dennis, que já vi essa novela........ :roll:


Abraços,

MJuliani
21/06/2005, 15:55
Bill,

É um investimento considerável, isso sem contar a $$$ para comprar pneus maiores e umas rodas com BL, só pra começar ... Mas deve ficar muito bom. Já ví o Spider e ficou animal !!!

Fica a proposta pra quem se interessar em mexer no Troller.

Eu particularmente prefiro investir num jipe desse só pra trilha :evil: :evil: , com um valor de entrada menor do que o Troller. Já estou guardando $$$ mas tá devagar, devagar !!! :( :( :( Um dia eu chego lá !!! :wink: :wink: :wink:

Já que até agora ninguém fez promessas de compra ... caso encontre alguém que queira comprar este projeto, direciono pra vc. 8)

Observando seu jipe tenho algumas questões:
- quais as principais vantagens do 4-link quando comprado com a original 2-link do Troller ?
- a suspensão 4-link, triangulada ou não, teria que ter pontos de apoio adicionais, os quais o Troller não tem, tanto no chassi como no eixo. Como seria feito sem solda, parafusado ?
- no caso de um "lift" de 4", os cardans originais suportariam o maior ângulo de trabalho ou precisariam ser substituídos também ?
- acredito que uma troca de relação (coroa e pinhão) seria mais do que bem vinda, certo ??? Principalmente com os 35" (ou maior)
- acredito que para evitar muitas quebras o 35" seria mais ou menos limite para um Dana 44 (principalmente se o carro é utilizado no dia a dia, problçemas de ficar à pé). Procede ou é besteira ?

Gosto do assunto mas meus conhecimentos são bastantes limitados. Tenho lido procurado ler sobre o tema, mas bem menos do que gostaria.

Abraços,

Marcelo Juliani

AlemãoRS
21/06/2005, 16:12
Sobre usar os 35" no dia: conheco gente que usa e nunca teve problemas, os eixos suportam na boa..
Precisa sim de redução no diferencial e tb tenho a mesma dúvida sobre como tu iria fixar os braços extras no Troller Bill?

billj
21/06/2005, 16:26
A fixação dos 08 braços seria feita numa sub-frame, conceito igual que uso no meu Samurai. E a sub-frame é fixada no chassis utilizando os 04 pontos de apoio dos braços longitudinais originais.

Quanto as perguntas:

- A suspensão 2-link com panhard tem uma só vantagem, custo. Em todos os outros aspectos, ela perde de longe para qualquer outra suspensão de links. Ela trava com pouco movimento, como você já deve ter percebido. E mesmo para ter aquele cursinho, tem que contar com aquelas buchas enormes para fixar os braços ao eixo, estas sendo fonte para axle-wrap e outras deformações. Quanto a questão de triangular ou não a 4-link, isso depende do sistema de direção a ser instalado. Se é para usar full-hydro, então se pode triangular. Se é para usar direção convencional, é melhor uma panhard para miminizar bumpsteer.

Os dois cardans precisariam sofrer modificações de comprimento para acomodar o maior entre eixo.

As relações dos diffs teriam que ser mais curtas para compensar para o pneu maior, assim também poupando todo o sistema de transmissão.

O principal erro que o pessoal faz é de meter pneu grande sem reduzir os diffs para compensar. Por isso as quebras de câmbio, t-case e R&P.


Abraços,

Henrique Josino
21/06/2005, 19:17
Para colocar os 35" nas rolhas, digo Troller com certeza tem q se levantar a suspensão 2" no minimo, agora o conceito da suspensão dos troller e a dianteira das Land, não se pode levantar muito, senão a alteração no caster do eixo, ai vai tudo por agua abaixo, o certo seria um modelo de suspensão novo, com as devidas correção.

Agora se essas 2" alteram alguma coisa eu não sei....

O Kbça mecânico aqui de Canoas, disse q deve q mexer nos links da suspensão de um Troller pra colocar os 35", o q ele fez eu não sei.

[]'s não sabendo de nada.....

AlemãoRS
21/06/2005, 19:26
também não tenho conhecimento de todas alterações que eles fazem...
Bill, ficou uma dúvida, o subframe não deixa ele mais baixo?

billj
21/06/2005, 21:13
Sim, o chassis fica mais baixo.........

Jun Takahashi
21/06/2005, 21:14
Vamos agora ao MEU caso. hehehehe

Meus 3K Frederico ficaram prontos. :lol:

são 33" sobre carcaça BF Mud. com os cravos novos, deve subir mais uma polegada... será que um calço é bem vindo?? em tempo, já estou preparando um jogo de rodas com BL pra segurar meus bebezinhos novos. hehehe :twisted:

Estou aceitando sugestões, pois não pretendo usar pneus maiores que estes, pelo menos no momento. :wink:

Henrique Josino
21/06/2005, 21:37
Vamos agora ao MEU caso. hehehehe

Meus 3K Frederico ficaram prontos. :lol:

são 33" sobre carcaça BF Mud. com os cravos novos, deve subir mais uma polegada... será que um calço é bem vindo?? em tempo, já estou preparando um jogo de rodas com BL pra segurar meus bebezinhos novos. hehehe :twisted:

Estou aceitando sugestões, pois não pretendo usar pneus maiores que estes, pelo menos no momento. :wink:

Se seu troller for com os D44 eu colocava uma 4:88 nele e uns calço de 1" na suspensão.....

[]'s

MJuliani
22/06/2005, 16:19
Bill escreveu


O principal erro que o pessoal faz é de meter pneu grande sem reduzir os diffs para compensar. Por isso as quebras de câmbio, t-case e R&P.


Bill,

Quando o cara mexe no motor do carro - um veneno para ganhar potência e torque, algo que esta se tornando comum nos Troller Diesel e ainda coloca pneus maiores (de 31" para 33", que é mais comum), tudo isso sem reduzir a relaçao dos difs, quer dizer que o cara tem um jipe ainda mais sujeito a quebras ??? Ou como vc disse: seriam dois grandes erros ???

Abraços,

Marcelo Juliani

billj
22/06/2005, 16:59
sim.

srgrande
22/06/2005, 21:22
Bill escreveu


O principal erro que o pessoal faz é de meter pneu grande sem reduzir os diffs para compensar. Por isso as quebras de câmbio, t-case e R&P.


Bill,

Quando o cara mexe no motor do carro - um veneno para ganhar potência e torque, algo que esta se tornando comum nos Troller Diesel e ainda coloca pneus maiores (de 31" para 33", que é mais comum), tudo isso sem reduzir a relaçao dos difs, quer dizer que o cara tem um jipe ainda mais sujeito a quebras ??? Ou como vc disse: seriam dois grandes erros ???

Abraços,

Marcelo Juliani


E ai Marceleza,
Acho que a resposta do BILL é lógica porém nao é fundamentada em fatos ocorridos com o TROLLER, pois pense bem, se aumentarmos a força do motor (+ potencia e + torque) e aumentarmos o atrito deles com o piso (pneus + largos) provalvemente ocorrera a quebra ou fadiga precoce de alguma peça da transmissão.
Questão de física.
Contudo, preciso primeiro esclarecer uma duvida e depois fazer um breve relato:
PRIMEIRO, vc sabia que os pneus BF 33" e 35" têm a mesma largura, ou seja 12,5" ou aprox. 317 mm? Se sabia, acredito que é melhor que sejamos mais precisos quando falarmos de pneus.
SEGUNDO, faz quase 4 anos que minha turbina "enche" 1,5 kgf, a bomba do diesel foi regulada para suprir este aumento considerável de potência, sempre usei BF 33" em meu TROLLER, que ja está no segundo jogo e os unicos sintomas apresentados foram maior conforto, maior economia de combustível e maior pecisão tanto do odometro e quanto do velocimetro.
Apesar estar com uma quilometragem elevada, nunca quebrou qualquer peça da transmissão.
Por isso, acredito que eventual dano depende da (in)capacidade de cada motorista.
Ate mais

Marcio
22/06/2005, 22:14
E ai Marceleza,
Acho que a resposta do BILL é lógica porém nao é fundamentada em fatos ocorridos com o TROLLER, pois pense bem, se aumentarmos a força do motor (+ potencia e + torque) e aumentarmos o atrito deles com o piso (pneus + largos) provalvemente ocorrera a quebra ou fadiga precoce de alguma peça da transmissão.
Questão de física.
Contudo, preciso primeiro esclarecer uma duvida e depois fazer um breve relato:
PRIMEIRO, vc sabia que os pneus BF 33" e 35" têm a mesma largura, ou seja 12,5" ou aprox. 317 mm? Se sabia, acredito que é melhor que sejamos mais precisos quando falarmos de pneus.
Ate mais

Srgrande,
vc se esqueceu de um detalhe da física: quanto maior o diametro do pneu, maior será a resistência ao rolamento. Pense bem no esforço que vc teria de fazer para girar um eixo com pneus de mesma espessura, mas um com 5" de diâmetro e outro com 50" ( :shock: )! O tal do momentum em ambos os casos é muuuiiito diferente...

Quanto ao Troller, é sim um jipe muito robusto. Tanto que, o Bill usa os eixos do Troller no "brinquedinho" dele...

A[]'s
Márcio

Dennis Figueiredo
23/06/2005, 09:03
E ai Marceleza,
Acho que a resposta do BILL é lógica porém nao é fundamentada em fatos ocorridos com o TROLLER, pois pense bem, se aumentarmos a força do motor (+ potencia e + torque) e aumentarmos o atrito deles com o piso (pneus + largos) provalvemente ocorrera a quebra ou fadiga precoce de alguma peça da transmissão.
Questão de física.
Contudo, preciso primeiro esclarecer uma duvida e depois fazer um breve relato:
PRIMEIRO, vc sabia que os pneus BF 33" e 35" têm a mesma largura, ou seja 12,5" ou aprox. 317 mm? Se sabia, acredito que é melhor que sejamos mais precisos quando falarmos de pneus.
SEGUNDO, faz quase 4 anos que minha turbina "enche" 1,5 kgf, a bomba do diesel foi regulada para suprir este aumento considerável de potência, sempre usei BF 33" em meu TROLLER, que ja está no segundo jogo e os unicos sintomas apresentados foram maior conforto, maior economia de combustível e maior pecisão tanto do odometro e quanto do velocimetro.
Apesar estar com uma quilometragem elevada, nunca quebrou qualquer peça da transmissão.
Por isso, acredito que eventual dano depende da (in)capacidade de cada motorista.
Ate mais


Bom..... quanto a pneus o Marcio ja falou um coisa que eu iria falar, quanto ao diâmentro. E tem mais.... não necessariamente os pneus 35" são 12,5" de largura, tem gente aqui no forum que usa pneus 35" x 15,5" de largura :shock: .

Mesmo a largura nominal dos pneus 33" e 35" serem a mesma, os 35 em todas as marcas que eu conheço são mais largos, é só medir na trena, ou colocar ambos pneus lado a lado pra constatar isso.

Quanto a quebra a gente sempre fala pensando no uso do carro em trilhas, ou seja, forçando o bichinho que é muito mais sugeito a quebras.

billj
23/06/2005, 09:51
As peças de transmissão quebram com mais facilidade com pneu maior por causa do diâmtero dos mesmo. Largura tem pouquíssimo haver com a questão.

A melhor maneira de minimizar os efeitos negativos de pneus maiores no sistema de transmissão é de reduzir os diferenciais. Assim, dos eixos cardan para trás (sentido motor), tudo fica do jeito que estava. O motor / câmbio / t-case / cardan nem vão ficar sabendo que tem pneus grandes.

A burrice que quase tudo mundo faz é de aumentar a potência do motor e depois achar o carro "preso". Daí, mete relações mais longas para soltar o carro e começa a quebrar.......... :roll:

Abraços,

Dennis Figueiredo
23/06/2005, 09:58
A burrice que quase tudo mundo faz é de aumentar a potência do motor e depois achar o carro "preso". Daí, mete relações mais longas para soltar o carro e começa a quebrar.......... :roll:

Abraços,


Foi graças a essa informação que eu parei de quebrar minha T-case... hoje mesmo com pneus bem maiores ela não quebra mais.

Thanks Bill...... :wink:

MJuliani
23/06/2005, 11:13
srgrande escreveu


E ai Marceleza,
Acho que a resposta do BILL é lógica porém nao é fundamentada em fatos ocorridos com o TROLLER, pois pense bem, se aumentarmos a força do motor (+ potencia e + torque) e aumentarmos o atrito deles com o piso (pneus + largos) provalvemente ocorrera a quebra ou fadiga precoce de alguma peça da transmissão.
Questão de física.
Contudo, preciso primeiro esclarecer uma duvida e depois fazer um breve relato:
PRIMEIRO, vc sabia que os pneus BF 33" e 35" têm a mesma largura, ou seja 12,5" ou aprox. 317 mm? Se sabia, acredito que é melhor que sejamos mais precisos quando falarmos de pneus.
SEGUNDO, faz quase 4 anos que minha turbina "enche" 1,5 kgf, a bomba do diesel foi regulada para suprir este aumento considerável de potência, sempre usei BF 33" em meu TROLLER, que ja está no segundo jogo e os unicos sintomas apresentados foram maior conforto, maior economia de combustível e maior pecisão tanto do odometro e quanto do velocimetro.
Apesar estar com uma quilometragem elevada, nunca quebrou qualquer peça da transmissão.
Por isso, acredito que eventual dano depende da (in)capacidade de cada motorista.
Ate mais


Fala Serjão,

Alguns pontos são importantes neste tópico:
- O que o Bill relatou sobre reduções e quebras se aplica a qualquer jipe.
- quanto aos pneus, vc se refere especificamente aos BF, porém, existem diversas outras marcas que não utilizam 12,5" no pneus 35". Até por que se vc quer "agarrar" mesmo numa trilha pesada, os BFs não irão te ajudar muito. Vc precisa andar um dia com um 3K Frederico ou Dino, sem citar outras marcas. De qualquer maneira, pontuei claramente que a modificação mais comum, nos Trollers, é a troca por pneus 33" e não 35".
- como colocado por outros o ponto aqui é diâmetro e não largura
- as quebras normalmente resultam de esforços maiores ocorridos em trilhas e normalmente em trilhas mais complicadas. Veja que digo "normalmente" e não "sempre".
- o seu Troller nunca ter quebrado não quer dizer que a posibilidade de quebra seja menor ou maior. Acredito que vc ande mais em asfalto do que trilha e na sua região as trilhas realmente pesadas são muito escassas. Sei por que sou dai também. Aqui em Sampa tem bem mais Trollers do que aí e aqui quebra sim.

Acredito que o ponto mais importante aqui é conseguir traduzir o conhecimento e a experiência do pessoal do Trial RockCrawling para fazermos jipes mais fortes, com mais qualidade e menos susceptível a quebras e que ainda possam ser utilizados no uso diário (meu caso). O Bill e também o Dennis tem realizado modificações profundas nas suas viaturas e dividir estas informações com a gente é ótimo.

Abraços,

Marcelo Juliani

NeMéZiO
24/06/2005, 19:47
Conheço um cara que tinha um Troller com pneus 33” e que sempre vivia quebrando diferenciais, entre outras peças do sistema. De tanto gastar com esses consertos ele vendeu o Troller, inclusive para um conhecido. Resultado, na mão do novo proprietário ele nunca mais deu defeito. O que demonstra que o uso - ou o mau uso – é que determina a vida útil das peças.
Por isso é que a Troller não dá garantia para veículos com pneus 33”. Usando normalmente é claro que agüenta, o problema é que o pessoal exagera na dose. Aí com certeza ocorrerá a quebra.

AlemãoRS
25/06/2005, 21:48
Existe muita gente que coloca os pneus 33" nas rodas originais do Troller, que são 7", já vi até 35" nestas rodas, o q deixa o pneu mais estreito...
o pneu 33" e o 35" numa roda 10", ficam com a mesma largura, pode medir que vão ter os 31cm...isso os modelos 12,5...

Panhoca
30/08/2005, 16:36
É galera, o tópico é dos mais controversos.
Acabei de comprar um Troller 2.0 com Wrangler 35". Conheço esse carro desde 0km, era de um amigo.
Ele sempre pegou pesado, nas trilhas, ganhando muitos raids do JCB, e leve na cidade, acho que esse é o segredo
As únicas modificações foram o calço na carroceria de 3" em PU e aumento da coluna de direção.
Nenhuma peça de transmissão ou de suspensão foi trocada. Inclusive as rodas são originas 15 x 7.
As vantagens são a maior altura do solo, o conforto e a visão.
As desvantagens são que ele fica meio fraco pra sair, necessitando de mais acelereção, o velocimetro e o hodometro ficam longe da realidade e o freio de mão vira uma mera peça decorativa.
Os pneus jah estão perto do fim e não pretendo diminuí-los na troca. Os 35 vão muito bem e o bicho fica muito bonito.

Um grande abraço

Panhoca

Beto Lacerda
30/08/2005, 21:05
As desvantagens são que ele fica meio fraco pra sair, necessitando de mais acelereção

esperimenta trocar a relação do diferencial por uma mais curta ...
[]'s

AlemãoRS
30/08/2005, 22:56
Não sei nos a gasolina, mas sei que o pessoal tava usando 35" com diferencial de 5,39:1, se não me engano...

ArthurC
31/08/2005, 11:40
Nenhuma peça de transmissão ou de suspensão foi trocada. Inclusive as rodas são originas 15 x 7.


Vc ta usando pneus 35" em rodas 15x7 :?: :roll:

AlemãoRS
31/08/2005, 15:59
Com esse tamanho de pneu o ideal seria usar rodas 15x10!

ArthurC
31/08/2005, 16:08
Justamente, por isso q eu perguntei.. esse pneu para destalonar nao custa nada.

Mauricio Mei
31/08/2005, 17:01
Pessoal

deem uma olhada num Troller com 33 e rodas tala 10....fica show.

Aos criticos de plantao a unica coisa que troquei ate hoje que pode ser ligada a presenca de pneus maiores foram os rolamentos dianteiros.

[]'s

Mei

Panhoca
01/09/2005, 16:48
Como eu disse, o tópico é controversia pura.
Apesar das rodas 7" os pneus nunca sairam da roda, nem com 24 lbs em situações pesadas.
A troca da relação do diferencial eu já estou pensando, mas ainda não senti necessidade e na última revisão, segundo meu brother antigo proprietário e o Tomate (mecânico), todas as peças do diferencial estavam perfeitas. E seguindo a máxima do futebol, em time que está ganhando não se mexe.
Prefiro continuar acelerando um pouco mais para sair nas subidas.

Coloquei uma foto dele nas mãos do antigo proprietário.
nãõ˜tive coragem de mexer em nada.

Um grande abraço

Panhoca

frmonaco
06/09/2005, 21:38
É isso aí Panhoca, esse Troller tá o bicho, parabéns pela aquisição e com certeza a viatura vai te trazer muitas alegrias.

Abraços,

Thiago Rodeghel
07/09/2005, 11:31
Realmente o Troller, é show...

Fico imaginando, se meu AP, com relação 5.38 dá conta de arrastar os 35, imagina o MWM 8) ... Como o Bill disse, é trocar a relação e o diferencial nem vai saber q pneu está lá :)

A única coisa q faria, seria o eixo traseiro flutuante. Q no meu caso já está sendo instalado e as homocinéticas na dianteira (próximo passo com um kit da Ensimec para os eixos D44 Willys)

[s]de MTR 35 no CJ

billj
07/09/2005, 12:18
Apesar das rodas 7" os pneus nunca sairam da roda, nem com 24 lbs em situações pesadas.


Panhoca


Essa não entendi.............. :?


O mais estreita que seja a roda, o mais DIFÍCIL é que o pneu sai do aro.......


E só para saber, 24 lbs não é nem de longe uma pressão que poderia se chamar de "baixa".......


Abraços,

lubento
08/09/2005, 11:56
Tenho acompanhado essa discussão com muito interesse.

Primeiro pelo respeito que tenho pelo Bill, quando o assunto é suspensão e relações de câmbio. Segundo porque vou instalar um jogo novo de 35 da 3K (que na verdade fica com 36" com os gomos).

Fico particularmente preocupado com a tese de ter de mexer na relação dos diferenciais, pois acabei de instalar um electrac na traseira e um ARB na dianteira, todos para dana 44, 30 estrias relação 3,92 e acima.

Meu motor está alterado (bico, bomba e turbina) o que elevou a potência para virtuais 160 cv. Atualmente uso 3K Fredrico 33, e embora julgue que ele esteja um pouco "xoxo" na saída, mesmo assim acho que ele dá conta do recado.

Agora pergunto. Terei de de mexer na relação dos diferenciais? Se sim, acredito que não tenha nenhum prejuízo com os bloqueios já que a relação seria provavelmente para maior, o que continuaria me permitindo a utilização dos meus atuais blocks. Estou certo?

[]s

Wallace
08/09/2005, 12:56
Sim deve ter que trocar as relações.
Sim esta certo, pode usar os bloqueios para qualquer relação mais reduzida...

Panhoca
08/09/2005, 15:03
Respondendo ao Bill,

também acho que com a roda menor fica mais difícil sair do aro, mas coloquei esse item na resposta pois na pagina anterior tem 3 citacões dizendo que com tala 7" fica facil destalonar.

24 lbs no meu caso, que ando com 31 no asfalto, já é uma boa diferença, o pneu já "espalha" bastante, o sufuciente pra sair da maioria dos enroscos. Talvez na areia seja necessário baixar mais. Concordo com você que tem gente que roda com muito menos e situacões que pedem uma calibragem ainda menor.

Um grande abraço

Panhoca

Ashidani
14/09/2005, 12:02
Sou novo nesse tópico e gostaria de entender o motivo dos rolamentos durarem menos com pneus maiores. Afinal o eixo giraria menos a exemplo dos pneus durarem mais.
Outra observação, o modelo 2006 com motor mais potente vem com a mesma relação na redução final. Isto complica ainda mais a vida de quem quer botar pnaus maiores nas viaturas ( a necessidade de troca da relação torna-se mais imperativa ), certo?
abçs

Dennis Figueiredo
14/09/2005, 13:52
Sou novo nesse tópico e gostaria de entender o motivo dos rolamentos durarem menos com pneus maiores. Afinal o eixo giraria menos a exemplo dos pneus durarem mais.
Outra observação, o modelo 2006 com motor mais potente vem com a mesma relação na redução final. Isto complica ainda mais a vida de quem quer botar pnaus maiores nas viaturas ( a necessidade de troca da relação torna-se mais imperativa ), certo?
abçs


Rolamento dura menos porque aumenta a alavanca no mesmo :concordo:

LuizCabral
14/09/2005, 16:40
Aqui em Natal não tem nenhum com 35", mas com 33" tem sim e nunca vi dar problemas.

Mas não acho que você vá ter problemas com os 35".

Ashidani
15/09/2005, 10:21
É como disseram aí atrás, tudo vai depender de como se usa o veículo. :wink:
Tenho que pensar duas vezes pois gosto de pisar no meu. :roll:
Grato pela explicação Denis.
:concordo:

guilhermekrug
25/09/2005, 12:06
Estou usando uma roda que não sei a tala. Existe uma maneira fácil de um leigo saber a tala de uma roda :?: :pensativo:

Wallace
25/09/2005, 13:18
Normalmente vem escrito na propria roda, tipo 15 x 7

Ricardão4x4
26/09/2005, 21:39
Pessoal,

Tenho um 2001 fase II que veio com pneus 33". Testei alguns Trollers com os originais 30,5" e não senti diferença de torque. No meu velho CJ5 com 33", aí sim tive de trocar a relação pinhão / coroa dos originais 4,33 por uma 5,33 (creio eu :mrgreen: ), mas não no Trollel MWM. O que tive de experiência negativa com eles e devo compartilhar foi que:
:roll: tive de limitar o ângulo de esterço (é assim que se escreve :?: ), para que o pneu maior não raspasse nas barras longitudinais da suspensão / eixos = mais tempo para manobras
:| braço pitman, que teve parte das estrias quebradas (pode ser só fim de vida útil, mas que há relação, há)
:pensativo: há comentários que o sistema da direção hidráulica tem vida útil reduzida pelo uso de qualquer outro maior que 32"...
:arrow: terminais de direção e rolamentos ficam de fato mais suscetíveis a quebras, mas ainda não tive problemas anormais com o T4
:| pela maior área de contato com o solo, ele parece estar com os 33" mais suscetível ao "passarinhamento" (acompanha os declives, inclinações e imperfeições das nossas maravilhosas pistas)

O que há de positivo num pneu de maior diâmetro é a elevação dos diferenciais com relação ao solo, muito bom em trilhas com atoleiros. Lógico que a estética é parte do jogo, principalmente no meu caso, onde a patroa é que o usa na cidade e nem pensa em deixar eu trocá-los por pneus de menor diâmetro. É, é a vida.

Um abraço,

Ricardão4x4 (só que a patroa é que manda, eh-eh)

AlemãoRS
27/09/2005, 15:47
Ricardo,
A suspensao ta original?
Se tivesse trocado as rodas acho que nao precisaria limitar o curso, pelo menos nos 2002 em diante nao precisa.
Outra maneira seria levantar em 2" a suspensao.

guilhermekrug
03/10/2005, 17:14
Na minha roda não tem nada escrito :(

Não consigo entender como levantar o carro (suspensão ou não) vai fazer diferença em raspar ou não nas barras :?: :?:

Já estou com 33" e rodei uns 15.000 KM com eles, até agora nada...Só que o desgaste do 33" BF AT esta maior que os 31" 3K Frederico :pensativo: Ponto para 3K :palmas:

AlemãoRS
03/10/2005, 17:43
Tem que levatar pra não raspar no parachoque dianteiro qdo estercar toda direção pra um lado, ou afastar ele um pouco pra frente. Pelo menos no troller que conheco e esta com pneus 33" e rodas tala 10 precisou fazer isso.

guilhermekrug
04/10/2005, 09:53
Entendi. Pensei que estávamos falando do problema de raspar nas barras...No para choque não tive problemas, mesmo com a roda original e pneus 33" AT BF...Fica perto, mas não raspa não....

Cotrim
13/09/2006, 18:12
Reativando o tópico...

Pessoal,

Por favor, alguém poderia me dizer quantos são e quais as medidas (altura x diâmetro) dos calços originais do Troller?

Sei que ele usa calço e contra-calço, mas não sei o esquema de fixação, alguém poderia explicar?

Fotos são bem vindas.

[]'s

guilhermekrug
16/09/2006, 17:51
Fica difícil explicar....Sai da carroceria uma cunha que encaixa em um Parafuso...Vou ver se tem alguma foto minha que mostra isto. Realmente tem dois em cada. Novo dever ter 1" cada.....

MJuliani
18/09/2006, 17:00
Guilherme,

Sua rodas são 15"x10", isto é: são tala 10".

Abraços,

Marcelo Juliani

MJuliani
18/09/2006, 17:06
Ricardo,
A suspensao ta original?
Se tivesse trocado as rodas acho que nao precisaria limitar o curso, pelo menos nos 2002 em diante nao precisa.
Outra maneira seria levantar em 2" a suspensao.

Tem que levatar pra não raspar no parachoque dianteiro qdo estercar toda direção pra um lado, ou afastar ele um pouco pra frente. Pelo menos no troller que conheco e esta com pneus 33" e rodas tala 10 precisou fazer isso.

Na verdade vc quer dizer levantar a carroceria, certo ? O Troller com pneu 33" não pega no para-choque original (qualquer modelo/ano), e a tala da roda não implica em nada neste quesito, por que o que faz o pneu ficar mais perto do para-choque é o diâmetro do pneu e não a largura da roda. O ùnico lugar que o 33" pode raspar é nos braços de suspenão e para corrigir limita-se o ângulo de giro ou colo-se rodas com off-set mais negativos que a original.

Abs,

Marcelo Juliani

AlemãoRS
18/09/2006, 19:16
Marcelo, me referi a suspensão mesmo..
O pneu montado numa roda com tala maior "fica" mais largo, sendo assim quando esterçava pegava no parachoque dianteiro, como essa roda tem offset -42 nunca pegou nos braços de suspensão.

Com essa roda os pneus fivavam muito pra fora, sendo necessário alargador de paralamas, como meu irmão não quis colocar, optou por colocar rodas com tala 8" agora.

MJuliani
18/09/2006, 21:31
Leonardo,

Entendo ... mas mesmo com pneus 33" em rodas 10" o pneu não pega no para-choque do Troller. Olha que falta muito pra pegar. Já ví milhares de Trollers com 33" e nunca, mas nunca ouvi de pegar no para-choque. Eu uso 33" com rodas 8" e ainda tem espaço demais para chegar no para-choque. Se duvidar ainda cabe um 35" sem encostar no para-choque !!!

Bem ... vc esta levantando a suspensão de que maneira ???

Abraços,

Marcelo Juliani

AlemãoRS
19/09/2006, 09:33
Bom, no do meu irmão pegava, dae ele foi afastado pra frente uns 2cm...
Na suspensão só foi colocado calços de 30mm na traseira e de 15mm na dianteira. Segundo os mecânicos que convesamos, calços de até 30mm não precisa alterar nada na suspensão, pra lifts maiores teria que fazer outras alterações.

Joao Leao
27/10/2006, 22:30
Coloquei hj os pneus Tork feitos em BF33 que devem ter no minimo 35 e foi minha decepcao que eles toparam no parachoque. Na carroceria e nos braços nao pegam com rodas de 9x15 bead lock mas o parachoque vai ter que sair do lugar.
Joao Leao

Adriano House
28/10/2006, 12:16
Arthur,

Conversa com esse povoa aqui:

http://www.adrenalama.com.br/ (http://www.adrenalama.com.br/)

Cotrim
28/10/2006, 22:04
João,

Corte-os ou coloque espaçadores.

[]'s

Joao Leao
29/10/2006, 16:23
Fabio, amanha vou mandar fazer um parachoque menor e vou aproveitar e colocar a furaçao para um towbar:wink: e colocar um ponto de resgate mais seguro:wink: que aquele gancho. Quando ficar pronto eu posto aqui.
Um abraço
Joao Leao
Aju - SE

Cotrim
29/10/2006, 22:05
João,

Além de diminuir o parachoques, tente reposicioná-lo, colocando espaçadores. Se precisar de towbar, consulte o preço comigo.

[]'s

AKPG
11/01/2007, 19:18
Fabio, amanha vou mandar fazer um parachoque menor e vou aproveitar e colocar a furaçao para um towbar:wink: e colocar um ponto de resgate mais seguro:wink: que aquele gancho. Quando ficar pronto eu posto aqui.
Um abraço
Joao Leao
Aju - SE
E ai João? Como ficou o pára-choques? Põe a foto aqui.
Um abraço,

jipeiroloko
11/01/2007, 20:33
coloquei um pneus 255/75 R15 no meu troller com recape a frio da genius...
a roda q estou usando é da ranger...!!!

qnd esteço totalmente, os gomos laterais do pneu genius pega na barra estabilizadora da suspensão!!!...


q q faço?

coloco esses pneus com a roda do troller?

ArthurC
13/01/2007, 11:43
coloquei um pneus 255/75 R15 no meu troller com recape a frio da genius...
a roda q estou usando é da ranger...!!!

qnd esteço totalmente, os gomos laterais do pneu genius pega na barra estabilizadora da suspensão!!!...


q q faço?

coloco esses pneus com a roda do troller?
Ou coloca uma roda com off set mais negativo, ou limita o esterçamento.

[]s

AKPG
23/01/2007, 12:49
Lendo o tópico inteiro, não consegui ter nada de concreto sobre o uso de pneus 35 no Troller. Alguns falam q precisaram levantar a carroceria, outros precisaram apenas trocar o para-choque, outros não precisaram fazer nada, enfim, parece que cada carro tem uma situação diferente. E pelo visto, estamos tendo muita "achologia" e muito pouco de realidade.

Então, gostaria de pedir que quem efetivamente colocou pneus 35 no Troller que coloque seus relatos aqui, ou seja:
- descrever detalhadamente as alterações que teve que fazer no carro para colocar os pneus;
- qual a medida das rodas q estão sendo utilizadas;
- informar sobre dificuldades na condução e/ou diferenças percebidas no uso on e off road;
- se tiveram algum tipo de quebra, e etc.

Acho que desta forma, poderemos ter informações de forma objetiva que vão poder ajudar quem está pensando em colocar este tipo de pneu em seu Troller.

Obrigado,

Christian
23/01/2007, 16:19
Lendo o tópico inteiro, não consegui ter nada de concreto sobre o uso de pneus 35 no Troller. Alguns falam q precisaram levantar a carroceria, outros precisaram apenas trocar o para-choque, outros não precisaram fazer nada, enfim, parece que cada carro tem uma situação diferente. E pelo visto, estamos tendo muita "achologia" e muito pouco de realidade.

Então, gostaria de pedir que quem efetivamente colocou pneus 35 no Troller que coloque seus relatos aqui, ou seja:
- descrever detalhadamente as alterações que teve que fazer no carro para colocar os pneus;
- qual a medida das rodas q estão sendo utilizadas;
- informar sobre dificuldades na condução e/ou diferenças percebidas no uso on e off road;
- se tiveram algum tipo de quebra, e etc.

Acho que desta forma, poderemos ter informações de forma objetiva que vão poder ajudar quem está pensando em colocar este tipo de pneu em seu Troller.

Obrigado,

De pratico:

1-calços de 50 mm nas molas traseiras e 30mm nas dianteiras :
2-troca amortecedor traseiro pelo do caminhão 1113 ( é ruim pq é ação simples e a suspensão bate forte no batente de borracha )
3-colocação de mais um olhal no amortecedor dianteiro para aumentar o curso
4-troca dos batentes de borracha por proporcionalmente maiores
5-troca da fixação do amortecedor de direção ( do meio do suporte da panhard pela parte de cima do mesmo suporte )
6-eliminação do sobressalto da fibra na roda traseira direita


Rodas originais estou vendo afastadores de 30mm

depois coloco fotos

Christian

GustavoRisso
23/01/2007, 17:07
Desculpe me intrometer... mas já que me intrometi... vamos lá.... :mrgreen:
mais um detalhe... alongamento dos braços da suspensão e panhard... e
alinhamento da geometria do sistema de direção...
este é o mais complicado pois a geometria da suspensão e sistema de direção com os calços será alterada...
este negócio de soldar mais um olhal no amortecedor dianteiro... :putz:
[]s levatados com 35'

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
23/01/2007, 17:30
Aqui em Porto Alegre, o Rodrigo Adam, proprietário da Adam 4x4, tinha uma Land 90tinha com pneus 35". Semana passado comprou um Troller e colocou, é claro, pneus 35".:concordo:
Não tive tempo de falar com ele e perguntar o q ele fez na viatura, mas tá lá o monstrinho de salto alto.:twisted:

No site tem o end. dele com fone, e-mail, etc. Diz q foi o Chuck, do site Jeepbom q lhe indicou. Acho q ele poderá t ajudar.:dance:

http://www.jeepbom.com.br/oficinas.php?pagina=0


Espero ter colaborado.

Abraço a todos.

Christian
23/01/2007, 17:43
Desculpe me intrometer... mas já que me intrometi... vamos lá.... :mrgreen:
mais um detalhe... alongamento dos braços da suspensão e panhard... e
alinhamento da geometria do sistema de direção...
este é o mais complicado pois a geometria da suspensão e sistema de direção com os calços será alterada...
este negócio de soldar mais um olhal no amortecedor dianteiro... :putz:
[]s levatados com 35'


mas com 30 mm ñ ha alteração significativa na geometria de direção ainda mais q de aumento de altura de ser uns 25mm pois a mola e sei la o que compensam a totalidade do ganho
claro que foi feito alinhamento e geometria
a solda do olhal é um paliativo imediato para ñ modificar o suporte superior
é evidente q o certo é a troca do amortecedor por um de mais curso
ate pq o descanço original dele ja é mais pro fim do curso

Agora sei q a forma do aumento de altura ñ esta tecnicamente correto
mas como em todo esse topico só foram levantadas questões e jeitos
mas nenhuma receita pronta e correta , só coloquei o que eu fiz , e realmente tem muito pra melhorar .....mas ñ é na estabilidadde e sim na articulação da suspenção....

e vamos achar as soluções + corretas

AKPG
23/01/2007, 17:44
Christian, Gustavo e Chuck,

Valeu pelas dicas. Só que vou por mais lenha nesta fogueira.

Eu acabei de passar numa concessionária Troller aqui de SP e perguntei sobre os pneus de 35. O chefe da oficina me falou que não haveria problema algum em colocá-los ("somente" a perda da garantia). Não seria necessário fazer nenhuma alteração mecânica no carro, a não ser limitar o esterçamento, que é muito simples de fazer, para não raspar na barra da suspensão. Ele me disse que este é o mesmo procedimento necessário para os 33. Infelizmente ele não tinha nenhum por lá para me mostrar.

E agora? Será que o cara não sabe o que está falando? Ou será que houve alguma alteração na suspensão dos 06/07 que permite que sejam instalados pneus desta medida? Vou continuar pesquisando para descobrir o que acontece.

Um abraço,

ArthurC
23/01/2007, 19:34
Fala Alê, primeiramente parabéns pela viatura nova! :concordo:

Vamos lá, eu abri este tópico antes de comprar a Ranger, pois estava pensando em um Troller, e pelo que pude constatar não é tão difícil assim colocar os 35".

O que eu faria:
- Molas feitas com 2,5" a mais que a original, pois a original nas trilhas dá um baque seco direto na traseira, é uma porrada forte, tanto que o pessoal geralmente troca as molas traseiras pela mola dianteira da F1000, que é um pouco maior. Podes optar pelo calço também, o que já resolveria o problema da altura, mas não do baque.
- Amortecedores maiores adequados para nova altura (HDS ou Rancho).
- Rodas com um offset negativo tala 10.

Com um lift de apenas 2,5" vc dificilmente teria problemas com angulação ou geometria da suspensão. Bom, seria mais ou menos isso, boa sorte na empreitada!
Abraços

Ronaldo Andrade
23/01/2007, 22:47
Alê,

Acho que com estas modificações todas, vais perder a garantia ....

[s]

Ronaldo

AKPG
24/01/2007, 07:00
Pois é,
Ainda não sei o que fazer. Vou ter que pensar muito e pesar o custo X benefício desta troca/adaptação.
Um abraço,

Christian
24/01/2007, 09:32
sabendo que na parte tecnica tem muito a ser discutido
outra coisa no 2007 tambem prescisa cortar a fibra e calço
vamos falar da pratica

a diferença dos 35 na lama e erosões é muito grande
o jipe passa folgado onde o pessoal tranca ,a polegada de diferença na bola do diferencial ajuda muito

no andar do dia a dia ñ é perceptiva a diferença de estabilidade para os 33'
e ao arrancar em subidas , a primeira se mostra fraca , vai dar uma queimada na embreagem

de quebra , só deu folga nas buchas da panhard mas ai pode ser desgaste que ja vinha

ja rodei uns 5000 km com diversas trilhas no meu 2005

Christian

AKPG
24/01/2007, 12:32
Beleza Cristian,
Este comentário seu ajudou muito.
E vc percebeu muita alteração na marcação do velocímetro? Conseguiu comparar com um GPS para ver a diferença entre a velocidade aferida e a real?
Um abraço,

Christian
24/01/2007, 13:34
Beleza Cristian,
Este comentário seu ajudou muito.
E vc percebeu muita alteração na marcação do velocímetro? Conseguiu comparar com um GPS para ver a diferença entre a velocidade aferida e a real?
Um abraço,

ficou bem ladrão
da uns 20% no gps mas fica facil controlar no contagiro
em 5° cada 1000 rpm = 50km/ h entaum 2500 rpm = 125 km/ h mas marca uns 100 102

eu uso o jipe pra trilha e praia , se usar no dia a dia , expedição etc acho q 33 ou se o uso for mais estrada 32 como um bom tamanho , ja usei todos eles e cada um tem suas vantagens

quero em breve partir para o 37 , mas dai sim fazer um projeto seguro e eficiente de suspensão com revisão de conceitos geometrias caster e tudo mais que for de direito

para usar pneus 33 ñ necessita alteração nenhuma no maximo um espassador com prisioneiro nas rodas originais para poder dar todo o movimento da direção


Christian

Christian

Giovani
31/01/2007, 00:30
Eu acabei de passar numa concessionária Troller aqui de SP e perguntei sobre os pneus de 35. O chefe da oficina me falou que não haveria problema algum em colocá-los ("somente" a perda da garantia). Não seria necessário fazer nenhuma alteração mecânica no carro, a não ser limitar o esterçamento, que é muito simples de fazer, para não raspar na barra da suspensão. Ele me disse que este é o mesmo procedimento necessário para os 33. Infelizmente ele não tinha nenhum por lá para me mostrar.

E agora? Será que o cara não sabe o que está falando? Ou será que houve alguma alteração na suspensão dos 06/07 que permite que sejam instalados pneus desta medida? Vou continuar pesquisando para descobrir o que acontece.

Um abraço,
Para instalar os 35", precisa encurtar o pára-choque ou levá-lo mais para a frente.
Se não usar calços nas molas eles irão raspar nos pára-lamas.
Calço na carroceria nem se faz... Dá um trabalho do cão e envolve muitos componentes.
Precisa limitar o esterço para não raspar nas barras ou no chassi.
O farolete original corre sério risco de ser arrancado pelo pneu...

Amanhã ponho uma lista completa de peças para essa adaptação.:concordo:

O Troller amarelo está com 35" e sem os calços. Nessa situação ele raspa nos pára-lamas e "morde" o farolete...

[]'s

AKPG
31/01/2007, 05:24
Valeu Giovani. Agradeço muito se vc fizer isso.
Um abraço,

Giovani
05/02/2007, 10:20
Valeu Giovani. Agradeço muito se vc fizer isso.
Um abraço,
Desculpe a demora...

Nem é muita coisa. Relendo o tópico, vi que o Christian já listou o que é preciso.
Além disso somente o pára-choque dianteiro...

Aqui normalmente usamos calços de 40mm na traseira, mas depende gosto de cada um.

[]'s

FABIO RODRIGUES
16/02/2007, 09:16
Para instalar os 35", precisa encurtar o pára-choque ou levá-lo mais para a frente.
Se não usar calços nas molas eles irão raspar nos pára-lamas.
Calço na carroceria nem se faz... Dá um trabalho do cão e envolve muitos componentes.
Precisa limitar o esterço para não raspar nas barras ou no chassi.
O farolete original corre sério risco de ser arrancado pelo pneu...

Amanhã ponho uma lista completa de peças para essa adaptação.:concordo:

O Troller amarelo está com 35" e sem os calços. Nessa situação ele raspa nos pára-lamas e "morde" o farolete...

[]'s




giovanni,

vc saberia dizer, se o troller cinza ,das fotos, esta com calco nas molas?!?

um abraco!!!

Giovani
16/02/2007, 09:54
giovanni,

vc saberia dizer, se o troller cinza ,das fotos, esta com calco nas molas?!?

um abraco!!!
Fala Fábio!

Sim!:concordo:

40mm na traseira e 30mm na dianteira.

[]'s

gwegbecher
16/02/2007, 11:43
Para instalar os 35", precisa encurtar o pára-choque ou levá-lo mais para a frente.
Se não usar calços nas molas eles irão raspar nos pára-lamas.
Calço na carroceria nem se faz... Dá um trabalho do cão e envolve muitos componentes.
Precisa limitar o esterço para não raspar nas barras ou no chassi.
O farolete original corre sério risco de ser arrancado pelo pneu...

Amanhã ponho uma lista completa de peças para essa adaptação.:concordo:

O Troller amarelo está com 35" e sem os calços. Nessa situação ele raspa nos pára-lamas e "morde" o farolete...

[]'s



Giovanni, só uma dúvida.
A bf goodrich não traz pneus 35" para o brasil. Como vcs cnseguiram esses pneus sendo que são 35" e todos são BF´s?


Germano

Giovani
16/02/2007, 12:05
Giovanni, só uma dúvida.
A bf goodrich não traz pneus 35" para o brasil. Como vcs cnseguiram esses pneus sendo que são 35" e todos são BF´s?


Germano
Fala Germano!

Já faz mais de 1 ano que vendemos o BF 35"...
De onde vem eu não sei, isso é com o dpto. de Compras...

[]'s

CAVESO
16/02/2007, 13:43
Fala Germano!

Já faz mais de 1 ano que vendemos o BF 35"...
De onde vem eu não sei, isso é com o dpto. de Compras...

[]'s

Recentemente eu vi numa Dodge ram uns pneus BF at 35.

Entrei em contato com a revenda que me disse que esporadicamente a BF manda pneus 35 para o brasil.

AlemãoRS
16/02/2007, 14:50
Aqui no RS já tem vários trollers com 35", de onde vem os pneus não sei, mas tem e não são poucos.

AKPG
16/02/2007, 15:09
Alguém ai tem fotos dos calços que foram feitos para colocar nos Troller's que estão rodando com os 35"? Ou seria possível alguém tirar as fotos e colocá-las aqui no fórum?

Valeu.

FABIO RODRIGUES
16/02/2007, 16:01
alexandre,
ja me informaram que sao identicos aos originais,a diferenca seria mesmo a espessura deles!!! de 3 ate 5 centimetros maior!!! que os originais!!! alguem confirma essa informacao?

nao esquecendo das outras mudancas que essa altura ira gerar! como amortecedores com maior curso e etc.......................................

AKPG
16/02/2007, 16:08
alexandre,
ja me informaram que sao identicos aos originais,a diferenca seria mesmo a espessura deles!!! de 3 ate 5 centimetros maior!!! que os originais!!! alguem confirma essa informacao?

nao esquecendo das outras mudancas que essa altura ira gerar! como amortecedores com maior curso e etc.......................................
Fábio,
Na verdade não seriam molas maiores?:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Pessoal que entende do assunto, socorram-nos?!?!?!?:???: :???: :???: :???:

Klein
26/02/2007, 14:31
Eu uso Pneus 35 pol no Troller.É necessário fazer calços de Tecnil de 2Pol de altura copiando o desenho dos originais de borracha.Quanto a amortecedores o certo é colocar Ranchos com curso de, no mínimo 5 cms a mais ou, não querendo gastar, prolongar os originais em 5 cms na parte de fixação no chassi.

FABIO RODRIGUES
26/02/2007, 14:57
Eu uso Pneus 35 pol no Troller.É necessário fazer calços de Tecnil de 2Pol de altura copiando o desenho dos originais de borracha.Quanto a amortecedores o certo é colocar Ranchos com curso de, no mínimo 5 cms a mais ou, não querendo gastar, prolongar os originais em 5 cms na parte de fixação no chassi.


klein,
to no maior dilema!!! to com uns pneus bf 33" para mandar recapar, so que eles devem voltar com uns 34" .mais ai e que esta a questao!!! os 33" at, ja arrastam pra caramba, quando esterco a direcao ao maximo !!! me diz uma coisa... e o lance do offset??? vc saberia dizer o offset de suas rodas?

um grande abraco

...procurando outras alternativas para ganhar altura...

Joao Leao
26/02/2007, 18:36
Fabio no meu Troller eu coloquei pneus tork 33 com rodas beadlock de 9", nao mudei nada na suspensao so mudei o parachoque dianteiro. Nas trilhas ele topa um pouco na fibra posterior da roda traseira, mas nao causa nenhum problema. Em relacao aos pneus eu nunca vi nada igual em termos de tracao, é animal...

AKPG
27/02/2007, 06:52
Fabio no meu Troller eu coloquei pneus tork 33 com rodas beadlock de 9", nao mudei nada na suspensao so mudei o parachoque dianteiro. Nas trilhas ele topa um pouco na fibra posterior da roda traseira, mas nao causa nenhum problema. Em relacao aos pneus eu nunca vi nada igual em termos de tracao, é animal...
João,
Que pneus são esses? Eles são remold?
Um abraço,

Joao Leao
27/02/2007, 10:50
Alexandre esses pneus sao Tork 33 vendidos pela garra 4x4.
Sao recapados, mas sao bem feitos.
Tem uma traçao brutal, nunca vi nada igual antes

AKPG
27/02/2007, 11:01
Vc tentou fazer balanceamento neles? Ou não foi necessário?

FABIO RODRIGUES
27/02/2007, 11:36
Joao,

Realmente estes pneus tem um desenho bem agressivo,devem tracionar de mais. E a altura tb ficou muito boa! deve estar o bicho na trilha!!! eu estou fazendo umas pesquisas:pensativo: :pensativo: :pensativo: poraqui ,para saber qual e a melhor solucao ,estou com umas ideias:twisted: :twisted: e assim q estiver pronto eu posto aqui!!!


abracos...

Joao Leao
27/02/2007, 19:41
Nao tentei, mas eles balacam muito.
Vou tentar e depois falo

Klein
07/03/2007, 13:14
Vai ter calçar as molas, senão os pneus vão pegar nas caixas laterais, para ter mais jogo de direção tem que trocar as rodas, eu uso rodas 9 pol
com pneus 35, o jogo fica bem bom, quando os off set que será necessário depende dos pneus ( tamanho das garras laterais ), o correto é
ir em uma loja de rodas e fazer testes. Depois disto é só regular os batentes do jogo de direção.

Espero ter ajudado

Abrçao

AKPG
07/03/2007, 14:44
Vai ter calçar as molas, senão os pneus vão pegar nas caixas laterais, para ter mais jogo de direção tem que trocar as rodas, eu uso rodas 9 pol
com pneus 35, o jogo fica bem bom, quando os off set que será necessário depende dos pneus ( tamanho das garras laterais ), o correto é
ir em uma loja de rodas e fazer testes. Depois disto é só regular os batentes do jogo de direção.

Espero ter ajudado

Abrçao
Com certeza ajudou.
E aproveita e coloca umas fotos do seu ai pra gente ver. Inclusive, se der, coloca das molas calçadas também.
Um abraço,

Klein
12/03/2007, 14:44
Desculpe a demora pra responder ( estava em viagem )

Estou anexando algumas fotos dos 2 Troller com Pneus 35 pol ( 2001 e 2003 ). Tbem fotos de um Troler com Mudzilla 35, usa só calços de 2 Pol nas molas.

Vou fotografar os calços e mando.


Abraço

AKPG
13/03/2007, 07:33
Desculpe a demora pra responder ( estava em viagem )

Estou anexando algumas fotos dos 2 Troller com Pneus 35 pol ( 2001 e 2003 ). Tbem fotos de um Troler com Mudzilla 35, usa só calços de 2 Pol nas molas.

Vou fotografar os calços e mando.


Abraço
Klein,

Show de bola as fotos!!!!

Estes 2001 e 2003 que vc falou estão com ou sem calços? Além dos pneus, o que mais eles mudaram no carro?

Um abraço,

Klein
13/03/2007, 08:44
Todos eles estão com calços de Tecnil de 2 pol.Não usando calços só pneus até 33 pol.No 2003 além dos calços troquei para rodas 8 pol, para ter mais jogo de direção, no 2001 usava rodas 7 pol, fica com pouco jogo.

Telefone da onde tem o kit de calços prontos para vender:

Repecol em Gravataí RS Fone 0xx5134881127

Klein
13/03/2007, 08:51
Esqueci de avisar !!!!!!

Tem que cortar as pontas internas do parachoque dianteiro, é o que fiz no Branco ( 2003 ) ou fazer um parachoque com as pontas anguladas, como fiz no Preto ( 2001 ) senão ao articular a suspensão os pneus pegam

Ronaldo Andrade
13/03/2007, 09:21
Desculpe a demora pra responder ( estava em viagem )

Estou anexando algumas fotos dos 2 Troller com Pneus 35 pol ( 2001 e 2003 ). Tbem fotos de um Troler com Mudzilla 35, usa só calços de 2 Pol nas molas.

Vou fotografar os calços e mando.


Abraço

Klein

É impressão minha ou na foto #5 a roda traseira é diferente da dianteira?
Por que? :?: :?:

[s]

Klein
13/03/2007, 15:32
É verdade

O que estava rodando era o estepe

malobra
13/03/2007, 16:54
Klein, tenho um com MUD 33 e acho que ele já ficou "longo". Não chega a "engolir o ronco" nas subidas, mas não tem o mesmo torque nas saídas e ladeiras. Continua forte pra caramba, mas não como antes.

Com os MUD 35, você precisou alterar algo pra "encurtar" o bixo? Mudou alguma relação, atacou bomba, turbina?

Obrigado.

Klein
14/03/2007, 07:46
Existem na mercado de reposição relações de coroa/pinhão que compensam tanto os 33 como os 35 pol.

Alterar pressão de turbo, quantidade de óleo, ponto de injeção, tamanho de turbo, ponto de comando, pressão de comb, etc... são alterações que com certeza melhoram o redimento do motor, e já utilizei uma série.... Porém todas elas reduzem a vida útil do motor e aumentam
o consumo,ou seja, quanto mais forte mais gatilho e mais gastador.

Acho que primeira coisa a fazer para compensar os pneus maiores é corregir os diferenciais, o resultado é bom, o custo é razoável e altera pouco a confiabilidade.

AKPG
15/03/2007, 12:16
Todos eles estão com calços de Tecnil de 2 pol.Não usando calços só pneus até 33 pol.No 2003 além dos calços troquei para rodas 8 pol, para ter mais jogo de direção, no 2001 usava rodas 7 pol, fica com pouco jogo.

Telefone da onde tem o kit de calços prontos para vender:

Repecol em Gravataí RS Fone 0xx5134881127
Klein,

Colocando estes calços nas molas, como ficam os amortecedores? Eles não passarão a trabalhar com um curso maior do que foram projetados? Isso não pode causar problemas?

Um abraço,

Klein
19/03/2007, 09:42
Se você levanta a suspensão em 2 pol é necessário aumentar os batentes e curso de amortecedores na mesma medida.Batentes é só trocar os originais pelos do Mercedes Benz 608 ( tem que fazer rosca no pino de fixação ). Quanto aos amortecedores a solução mais barata é soldar nos mesmos um outro olhal acima do original ( cuidado, solde na parte superior para não esquentar as vedações do amortecedor ), ou para ter mais curso de suspensão, veja outros amortecedores.

Christian
26/04/2007, 19:46
Eai pessoal , ja discutimos sobre as alterações pra pneus maiores , calços alongador de amortecedor , batentes maiores etc , mas essas alterações somente levantam e fazem a suspensão trabalhar mais "para cima" dando espaço pros pneus maiores.
Agora a geometria da suspensão , angulo da barra de direção , angulo de trabalho das panhards e tudo mais fica comprometido ( acho que original
já é meio fraca ).

Que podemos fazer para realmente levatar o carro com o trabalho harmônico da suspensão em outra altura ????????????????


Christian
T4 2005 c/ BF 35' e calço de 50mm

comparem as diferenças de altura com o 2007 branco e pneu 33'

billj
26/04/2007, 21:33
Eai pessoal , ja discutimos sobre as alterações pra pneus maiores , calços alongador de amortecedor , batentes maiores etc , mas essas alterações somente levantam e fazem a suspensão trabalhar mais "para cima" dando espaço pros pneus maiores.
Agora a geometria da suspensão , angulo da barra de direção , angulo de trabalho das panhards e tudo mais fica comprometido ( acho que original
já é meio fraca ).

Que podemos fazer para realmente levatar o carro com o trabalho harmônico da suspensão em outra altura ????????????????


Christian
T4 2005 c/ BF 35' e calço de 50mm

comparem as diferenças de altura com o 2007 branco e pneu 33'


O certo mesmo seria de arrancar a suspensão original fora por inteiro e fazer o que a Troller deve ter feito do início, instalando uma suspensão 4-link. Sei que vocês Trolleiros não gostam de ouvir isso, mas a suspensão original do Troller é realmente muito ruim. Conseguirem piorar o projeto do Engesa, que já era péssimo. Pelo menos no Engesa as buchas dos links são alinhadas, no Troller foram posicionadas em 90 graus.........:parede: :discordo

O único ponto positivo desta suspensão é o seu preço de fabricação, por ter menos peças, é mais barata. Mas em termos de performance, deixa muito de desejar.

Daria para fazer um sistema 4-link até com uma certa facilidade, pois os suportes nos eixos podem se manter inalterados. Precisaria fabricar apenas novos links e novos suportes para o chassi.


Abraços,

Bill

billj
26/04/2007, 21:38
Existem na mercado de reposição relações de coroa/pinhão que compensam tanto os 33 como os 35 pol.




Sim, as relações do Jeep...........:concordo:


Abraços,

Christian
27/04/2007, 15:59
O certo mesmo seria de arrancar a suspensão original fora por inteiro e fazer o que a Troller deve ter feito do início, instalando uma suspensão 4-link. Sei que vocês Trolleiros não gostam de ouvir isso, mas a suspensão original do Troller é realmente muito ruim. Conseguirem piorar o projeto do Engesa, que já era péssimo. Pelo menos no Engesa as buchas dos links são alinhadas, no Troller foram posicionadas em 90 graus.........:parede: :discordo

O único ponto positivo desta suspensão é o seu preço de fabricação, por ter menos peças, é mais barata. Mas em termos de performance, deixa muito de desejar.

Daria para fazer um sistema 4-link até com uma certa facilidade, pois os suportes nos eixos podem se manter inalterados. Precisaria fabricar apenas novos links e novos suportes para o chassi.


Abraços,

Bill


Em um topico vc ja se dispos a fazer um Kit de conversão para o Troller, acho que era com sub chassis com 4 link , como vc tem no Spider.
Mas a ideia que comentei era como levantar o carro 50 mm compensando as diferenças da geometria de suspensão mantendo a estabilidade como no original.

Eu mesmo me interesso por uma suspensão com mais curso e flexibilidade , proporcionando tração constante


Christian

billj
27/04/2007, 19:36
Em um topico vc ja se dispos a fazer um Kit de conversão para o Troller, acho que era com sub chassis com 4 link , como vc tem no Spider.
Mas a ideia que comentei era como levantar o carro 50 mm compensando as diferenças da geometria de suspensão mantendo a estabilidade como no original.

Eu mesmo me interesso por uma suspensão com mais curso e flexibilidade , proporcionando tração constante


Christian


Numa suspensão "radius arm" (Troller, Engesa, Samurai helicodal) não tem como alterar totalmente a geometria com qualquer lavantamento que seja. O Samurai por exemplo é tão restrito neste aspecto que o limite de lavantamento não passa de 35 mm, mais que isso e o ângulo de caster deixe o jipe indirigível....

Um kit parafusado teria que contar cum um sub-chassi, isso para proporcionar resistência ao conjunto. Mas se o dono não tiver problemas com solda no chassi, suportes individuais para cada para de links seria mais econômico e deixaria o projeto mais limpo.

Muito em breve estará rodando por aí uma Explorer Sport que estamos fazendo, suspensão 4-link com eixos do Troller. A suspensão já está 100% pronta , estamos agora só esperando os pneus. Ficou o bicho.......:concordo: Um projeto muito similar poderia ser feito num Troller........

Abraços,

Bill

Cotrim
28/04/2007, 10:12
Bill,

Peça licença ao proprietário da Explorer e poste algumas fotos pro pessoal entende do que vc está falando.

[]'s

Christian
01/05/2007, 19:07
Em um topico vc ja se dispos a fazer um Kit de conversão para o Troller, acho que era com sub chassis com 4 link , como vc tem no Spider.
Mas a ideia que comentei era como levantar o carro 50 mm compensando as diferenças da geometria de suspensão mantendo a estabilidade como no original.

Eu mesmo me interesso por uma suspensão com mais curso e flexibilidade , proporcionando tração constante


Christian

segue as fotos com os calços para os 35' , 50mm na traseira e 30 na dianteira ( bf com rodas originais de 7'de largura)
como eu cortei a fibra nas caixas de rodas traseira ñ pega em nada , ( umas raspadas pra tirar a tinta no suporte superior da mola)
acho que vou testar sem calço na frente e com o calço de 30 atras , para ver volta ao normal a estabildade ....

AnBeLuZuK
01/05/2007, 22:28
Olá Christian,

Também coloquei calços nas molas.
Agora estou querendo ajustar o curso da suspensão.
Vc alongou os amortecedores também ? Ou trocou por maiores ?

Christian
02/05/2007, 10:23
Olá Christian,

Também coloquei calços nas molas.
Agora estou querendo ajustar o curso da suspensão.
Vc alongou os amortecedores também ? Ou trocou por maiores ?

Primeiro coloquei os do Mercedes 1113 + batentes maiores , proporcionam um curso excelente mas são de ação simples e deixam a "traseira solta " depois soldei + um olhal na parte inferior do amortecedor original pressurizado , que melhorou a estabilidade .

JORGE DELMANTO
04/05/2007, 23:31
Alguem usa as rodas originais com 35 polegadas?

Fica molenga?

Destalona facil??

Grato

Jorge

pcervieri
04/05/2007, 23:50
Tenho uma roda de 8" e quero colocar uns 35", que mudancas devo fazer??
Tenho amortecedores de competicao que gostaria de continuar usando, sera que e possivel?

Cotrim
05/05/2007, 00:28
Jorge, se forem as de liga, destalona só de olhar pra elas.

[]'s

Christian
05/05/2007, 01:40
Jorge, se forem as de liga, destalona só de olhar pra elas.

[]'s

porque ??? uso as originais com Bf 35 e 14 lbs e nunca destalonou
claro q o ideal são as bed locks mas com ate essa pressão nunca deu problema...

Jorge pq molenga ???

Christian

JORGE DELMANTO
05/05/2007, 09:48
Jorge, se forem as de liga, destalona só de olhar pra elas.

[]'s


Escoria,

As rodas q quero por os bf35mud sao as originais do Troller. No meu caso um 2003.

Já ouvi comentarios que elas são grdes para tala 7 e dai soltam facil. Já ouvi o contrario tb, que por serem grde, os pneus ficam bem presos na tala 7 e nao destalonam...


Abç

Jorge

JORGE DELMANTO
05/05/2007, 09:58
Jorge pq molenga ???

Christian,

Deixa ver se consigo te explicar.

O pessola que conheço usa 35 com tala 10 .

O pneu fica masi acertado na roda, q é mais larga q a original.

Na tala 7 original, tenha a impressão que o pneu fica "meio" solto, muito mole nas curvas e meio q sem dirigibilidade em retas, dando aquela sensação de o carro estar desalinhado....

Esta impressão é falsa? Vc faz trilhas pesadas? na estrada aa 120/130 o carro vai bem?

Abç

Christian
05/05/2007, 13:42
Jorge pq molenga ???

Christian,

Deixa ver se consigo te explicar.

O pessola que conheço usa 35 com tala 10 .

O pneu fica masi acertado na roda, q é mais larga q a original.

Na tala 7 original, tenha a impressão que o pneu fica "meio" solto, muito mole nas curvas e meio q sem dirigibilidade em retas, dando aquela sensação de o carro estar desalinhado....

Esta impressão é falsa? Vc faz trilhas pesadas? na estrada aa 120/130 o carro vai bem?

Abç


Bom , pq uso rodas 7' originais nos pneus 35'

1.com elas o conjunto fica na linha dos para lamas , nenhum guarda vai poder implicar com isso.
2.no lamaçal o pneu mais estreito força menos todo o conjunto , ja comparei com amigos q usam com rodas 10' no começo do trecho os mais largos vão mais na superficie do barro e os estreitos vão cortando o barro , mas no final do trecho os dois ja estão afundados no barro , o mais largo oferesce mais resistencia e ao meu ver essa diferença da uma vantagem pra o estreito .

desvantagem : o esterço das rodas é mais limitado , na areia faz diferença

não vejo diferença de estabilidade em relação a tala das rodas ( ja usei roda 8')

faço todo tipo de trilhas e na estrada vai igual aos 33 , claro q dai ele prescisa estar cheio c/ 30 lbs


o problema do mole nas curvas e saidas é dos calços e levantamento da suspensão outra coisa os amortecedores de longo curso "MB 1113" são uma merda e ajudam a multiplicar esse efeito

Outra coisa eu quiz reativar esse topico justamente pra discutir qual a forma de colocar pneus maiores e levantar o carro sem perder a dirigibilidade e estabilidade


Para ajudar a afastar o mito do destalonar com rodas 7' olha esses videos , estava com 14 lbs.

http://www.youtube.com/watch?v=L_56IlnR_iE

http://www.youtube.com/watch?v=wnyo8pCE1AA

Christian

T4 2005 Morcegão

pcervieri
06/05/2007, 00:23
Falaram um monte de coisa e ainda estou em duvida.
Que modificacoes devo fazer para utilizar 35 em rodas 8"?????

Christian
06/05/2007, 15:40
Falaram um monte de coisa e ainda estou em duvida.
Que modificacoes devo fazer para utilizar 35 em rodas 8"?????

No Troller , para utilizar pneus 35' em rodas de 7 a 10 ou mais de largura é necessario :

calços nas molas ou trocar
alongar ou trocar amortecedores
cortar a fibra na caixa de roda traseira direita

Bom isso é necessario para utilizar os 35' .... agora pra ficar bom e com a dirigibilidade e estabilidade originais é o motivo desse topico e tembem estou tentando esturar a melhor alternativa!!!!

Christian

haundrich
07/05/2007, 15:04
e qual a relação de diferencial ideal para o Troller diesel 2.8 para usar com esses pneus 35"pol?

billj
07/05/2007, 16:27
e qual a relação de diferencial ideal para o Troller diesel 2.8 para usar com esses pneus 35"pol?


Assumindo que os engenheiros da fábrica acertaram na relaçao original para pneus 31", a relação ideal para pneus 35" seria de 4,63.

Abraços,

Bill

Christian
07/05/2007, 19:16
Assumindo que os engenheiros da fábrica acertaram na relaçao original para pneus 31", a relação ideal para pneus 35" seria de 4,63.

Abraços,

Bill

ou aproximando a mais usual é 4,88 , aqui o pessoal usa a 5,38 q fica legal bem curtinha as marchas na simples...


Christian

sandro
07/05/2007, 20:53
Olá...

se pode ajudar eu não sei, pois estou comprando um Troller 1999 e vou colocar pneus 37/12,5/15 !! é isso mesmo 37 polegadas, ja uso estes pneus na minha Camper e não troco por nada, são otimos na cidade e na trilha tambem, com rodas Orion tala 10 ficou muito bom, logico que alterei a relação de diferencial para obter um bom conjunto, e o mais legal que levantei apenas a carroceria, assim que estiver pronto mando fotos

Christian
07/05/2007, 21:14
Olá...

se pode ajudar eu não sei, pois estou comprando um Troller 1999 e vou colocar pneus 37/12,5/15 !! é isso mesmo 37 polegadas, ja uso estes pneus na minha Camper e não troco por nada, são otimos na cidade e na trilha tambem, com rodas Orion tala 10 ficou muito bom, logico que alterei a relação de diferencial para obter um bom conjunto, e o mais legal que levantei apenas a carroceria, assim que estiver pronto mando fotos

vai ser bem radiacal mas acho q vai ser dificil achar a relação pro diferencial dianteiro....

Christian

billj
07/05/2007, 21:38
, e o mais legal que levantei apenas a carroceria,


Ô............

:parede: :putz:

Christian
11/05/2007, 20:15
voltando ao topico

estou usando agora somente os calços com 30 mm nas molas traseiras (amortecedores com um olhal extra ) e na frente as molas originais , a dirigibildade e estabilidade esta quase normal usando os BF 35' com 30 lbs na estrada.

mas na trilha essa diminuição da altura do conjunto mola + calço traseiro e retirada do calço dianteiro atrapalhou um pouco , não na altura do jipe mas sim eu senti q a articulação da suspensão diminuiu consideravelmente prinipalmente quando fica em X , fica bem facil de ficar em tres rodas

novamente lanço a discussão


Christian

sandro
13/05/2007, 21:55
Olá,

eu ando com uma Camper 6cc a muito tempo com 35 pol, a um ano que eu ando com 37/12,5/15 isso mesmo 37 polegadas e não quebra, porem se abusar com ou sem pneu vai quebrar,meu irmão tem um Troller 1999 e tambem tem pneu 37 polegadas e alguem quizer mando fotos

AnBeLuZuK
14/05/2007, 00:05
Christian,

Estou usando apenas calcos de 2 cm nas molas.
Ontem estava vendo, o curso do amortecedor tbm nao tem muito mais para dar nao. O que esta fazendo bastante diferenca nas trilhas é que estou desconectando as barras estabilizadoras. Ai fica bem legal...

AnBeLuZuK
14/05/2007, 00:07
Se o X e o teu problema, desliga os estabilizadores e vais ver so....

Elmer_Jeep
14/05/2007, 00:10
Olá,

eu ando com uma Camper 6cc a muito tempo com 35 pol, a um ano que eu ando com 37/12,5/15 isso mesmo 37 polegadas e não quebra, porem se abusar com ou sem pneu vai quebrar,meu irmão tem um Troller 1999 e tambem tem pneu 37 polegadas e alguem quizer mando fotos

manda as fotos, elmer_jeep@hotmail.com

[]'s

Christian
14/05/2007, 01:47
Se o X e o teu problema, desliga os estabilizadores e vais ver so....


mas pensa bem q adianta desligar a estabilizadora se o amortecedor limita!!!

ja fiz trilha com elas desligadas , melhora sim mas eu deixei elas presas com enforca gato e ele rebentou .... prescisa de um sistema de desligar tipo o Wrangler

Christian

AnBeLuZuK
15/05/2007, 21:56
Olha, no começo eu fazia como vc disse.
Depois que me acostumei com o carro sem as barras, retirei completamente a barra traseira e passei a retirar apenas uma bieleta da barra dianteira.
Quando me acostumei com o carro sem a barra dianteira, nao coloco mais a bieleta. Mas deixei a barra la para quando for fazer uma viagem mais longa ou carregado ai ligo novamente a barra dianteira.
Agora, na trilha a diferenca é brutal.
Coloquei uns videos no youtube e nesse pode ver a suspensao trabalhando praticamente no maximo:
http://www.youtube.com/watch?v=Y6BfospuQm0
Clique em "more from this user" para ver outros videos que postei.

Luciano SHAKALL
15/05/2007, 22:08
Srs. moderadores, houve um erro ao editar esse post:
Ao fazê-lo, o sistema postou como nova menssagem abaixo (#192).
Acredito que devido ao fato dessa menssagem (#190) e a seguinte (#191) terem sido postadas na mesma hora (22:08h).

Se der, podem apagar esse post (#190), e manter o "novo" (#192)

Obrigado.

FABIO RODRIGUES
15/05/2007, 22:08
Olá,

eu ando com uma Camper 6cc a muito tempo com 35 pol, a um ano que eu ando com 37/12,5/15 isso mesmo 37 polegadas e não quebra, porem se abusar com ou sem pneu vai quebrar,meu irmão tem um Troller 1999 e tambem tem pneu 37 polegadas e alguem quizer mando fotos



SANDRO,


FIQUEI CURIOSO ,E FOTO E SEMPRE BEM VINDO ,ENTAO SE PUDER ,POSTE AI UMAS TRES OU QUATRO FOTINHAS, Q E PRA NA PESAR NO TOPICO VLW!!!....

Luciano SHAKALL
15/05/2007, 22:13
Citação:
Postado originalmente por sandro http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=394578#post394578)
Olá,

eu ando com uma Camper 6cc a muito tempo com 35 pol, a um ano que eu ando com 37/12,5/15 isso mesmo 37 polegadas e não quebra, porem se abusar com ou sem pneu vai quebrar,meu irmão tem um Troller 1999 e tambem tem pneu 37 polegadas e alguem quizer mando fotos
manda as fotos, elmer_jeep "arroba" hotmail ponto com

[]'sPosta aqui no fórum pra gente ver também... :mrgreen:

PS.
Elmer, pede pros moderadores permissão pra editar tua postagem, ou pede pra eles fazerem ("retirar" o "link automático" para o seu e-mail) :wink:
.

Elmer_Jeep
15/05/2007, 22:21
eu não :mrgreen:











mas aí, tem algo de errado :?:

[]'s tumultuando o topico :putz:

Luciano SHAKALL
15/05/2007, 23:03
mas aí, tem algo de errado :?: Não exatamente,


se você gosta receber "SPANs"... :twisted: :twisted: :twisted:



É o seguinte: Tem uns programinhas (uma espécie de "escaneadores de links de e-mail") que fazem uma "varredura" em - principalmente - fóruns, grupos e listas de discussão, onde - geralmente - se digita e-mails pessoais, e "capturam" esses endereços. Vale lembra que os programas "só acham" os links, e não os e-mails digitados com espaços
ou "por extenço".
Geralmente essas listas de endereços capturados são utilizadas ou vendidas (isso mesmo: VENDIDAS) para, principalmente, enviar SPANs (propagandas indesejadas e coisas do tipo) - ou coisa pior (vírus, etc) -.

Existe uma forma pior ainda de se utilizar um "endereço roubado de e-mail", que é a invasão de sistemas alheios utilizando um endereço "clonado", pois se descobrirem e
rastrearem, vão achar que o "hacker" é o dono original do endereço...

Fora isso... Nada demais!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Christian
17/05/2007, 20:02
Olha, no começo eu fazia como vc disse.
Depois que me acostumei com o carro sem as barras, retirei completamente a barra traseira e passei a retirar apenas uma bieleta da barra dianteira.
Quando me acostumei com o carro sem a barra dianteira, nao coloco mais a bieleta. Mas deixei a barra la para quando for fazer uma viagem mais longa ou carregado ai ligo novamente a barra dianteira.
Agora, na trilha a diferenca é brutal.
Coloquei uns videos no youtube e nesse pode ver a suspensao trabalhando praticamente no maximo:
http://www.youtube.com/watch?v=Y6BfospuQm0
Clique em "more from this user" para ver outros videos que postei.

Eu vi nos videos q vc usa pneus 31' , o meu problema ou situação é pelo uso dos BF mud 35 então qualquer situação na suspensão se multiplica muitas vezes.... por ex. andar de 35 numa trilha sem estabilizadora gera movimentos laterais sucesivos p podem levar a virar facil..... multiplicado pela velocidade entaum...
Esse é exatamente o problema das susp 2 link + panhard que se segura nas estabilizadoras....

num Wrangler é facil desligar as barras pq é compensado pelo 4 link...


Christian

T4 2005 Bf 35'

AnBeLuZuK
19/05/2007, 00:05
Com certeza os pneus 35 devem pesar bem mais na suspensao.
Uso pneus 32 e percebi forte melhora na trilha. Ainda mais porque meu carro nao tem bloqueio traseiro.
A falta da estabilizadora acho que só é perigosa em alta velocidade, e sua utilidade em evitar capotamentos já gerou discussões no forum. Alguns alegam que ela serve mesmo para reduzir o balanço do carro, e não evitar capotamentos.

pcervieri
20/05/2007, 01:05
SANDRO,


FIQUEI CURIOSO ,E FOTO E SEMPRE BEM VINDO ,ENTAO SE PUDER ,POSTE AI UMAS TRES OU QUATRO FOTINHAS, Q E PRA NA PESAR NO TOPICO VLW!!!....

Tem como colocar as fotos dos 37"" ai?? Isso mesmo, 37"".

Principalmente a do troller, quero ver quanto do para lamas foi cortado pra entrar esse pneu

Christian
20/05/2007, 22:15
Com certeza os pneus 35 devem pesar bem mais na suspensao.
Uso pneus 32 e percebi forte melhora na trilha. Ainda mais porque meu carro nao tem bloqueio traseiro.
A falta da estabilizadora acho que só é perigosa em alta velocidade, e sua utilidade em evitar capotamentos já gerou discussões no forum. Alguns alegam que ela serve mesmo para reduzir o balanço do carro, e não evitar capotamentos.

Bom o Troller com pneus 31' é carro de passeio , com 33' ja se tem uma pequena diferença de dirigibilidade que se multiplica com o 35' e deve aumentar exponencialmete nos 37' acima .
Quanto a barra estabilizadora com pneus grandes (35' acima ) seu uso é necessario pela deficiencia do sistema 2 link c/ panhard , vc passa em uma inclinação ou saliencia e a suspensão começa a balançar de um lado pra outro num movimento repetido , que só baixando bem a velocidade para estabilizar

Quanto aos 37' é necessario um calço maior e mais fibra cortada ....
mas os problemas dai tbem devem aumentar mais ainda ( susp. totalmente fora da geometria , entreeixos menor ,geometria de direção e tudo mais...)


Mas voltando ao topico que ideia magica para ter suspensão legal com pneus grandes ??????


Christian

T4 2005 BF Mud 35'

MAURICIO PASSERO
21/05/2007, 12:51
Tem como colocar as fotos dos 37"" ai?? Isso mesmo, 37"".

Principalmente a do troller, quero ver quanto do para lamas foi cortado pra entrar esse pneu

Pessoal,
Ontem, fui dar umas voltas pela Serra da Cantareira, quando cruzei com o Sandro, dono do "polêmico" Troller com pneus 37". Fiz questão de tirar as dúvidas já citadas aqui anteriormente quanto à colocação desses pneus sem alterações no veículo.
Estou aqui para testemunhar, realmente ele colocou PNEUS 37" no Troller sem NENHUMA ALTERAÇÃO nas características originais da suspensão nem sequer cortou nada dos paralamas.
Não só estou escrevendo para contar, mas tb tirei fotos que provam o que estou dizendo.....aliás...FICOU SHOW DE BOLA!!!!
Ele deve entrar por aqui para dar maiores detalhes para os interessados e tb para postar outras fotos do Troller....

MAURICIO PASSERO
21/05/2007, 13:02
Agora sim...seguem as fotos....

CAVESO
21/05/2007, 13:10
Mas ficou muito rente à carroceria.

Parece que qualquer torção fará os pneus pegarem nela, não?

Um liftingzinho deixaria o conjunto até mais bonito!

billj
21/05/2007, 13:22
Mas ficou muito rente à carroceria.

Parece que qualquer torção fará os pneus pegarem nela, não?

Um liftingzinho deixaria o conjunto até mais bonito!


Mesmo no asfalto.........:parede:


Nem dá para virar as rodas dianteira que o pneu tá na fibra..........


Abraços,

Bill

AlemãoRS
21/05/2007, 14:51
Aqui na minha cidade tem um troller 2005 com Creepy Crawler 38", montados em rodas 10". Só vi ele duas vezes, estava apenas com calço de carroceria de 2" e suspensão original.
Se conseguir fotos ou mais informações posto aqui.

sandro
21/05/2007, 16:32
Mesmo no asfalto.........:parede:


Nem dá para virar as rodas dianteira que o pneu tá na fibra..........


Abraços,

Bill



Boa tarde

desculpe desapontar pois se o carro não anda e nem vira como cheguei ate a cantareira...

Elmer_Jeep
21/05/2007, 16:53
ok, tem fotos com bixo em ação ? em erosões por exemplo.

JORGE DELMANTO
21/05/2007, 17:50
Sandro,

Não leve a mal as perguntas, mas a curiosidade neste seu caso pesa.

Vc anda com pneus 37....vc mexeu na bomba e turbina? Se não, queima muita embreagem nas subidas?

Vc alterou algo na suspensão, bieletas ou tirou e estabilizadora?

Pergunto isso, pois pretendo por 35 no meu.

Ademais, em trilha (que é o q eu faço com o carro) como ficou em erosões? Imagino q vc nao tem curso de suspensão...pois o pneu logo pega na fibra e interrompe a descida da suspensão...È isso???

Abç curiosos

billj
21/05/2007, 19:11
Boa tarde

desculpe desapontar pois se o carro não anda e nem vira como cheguei ate a cantareira...


Você que tá falando........ Isso não me obriga a acreditar..........

Cadê as fotos??.........:concordo:


Abraços,

Bill

sandro
21/05/2007, 20:30
Sandro,

Não leve a mal as perguntas, mas a curiosidade neste seu caso pesa.

Vc anda com pneus 37....vc mexeu na bomba e turbina? Se não, queima muita embreagem nas subidas?

Vc alterou algo na suspensão, bieletas ou tirou e estabilizadora?

Pergunto isso, pois pretendo por 35 no meu.

Ademais, em trilha (que é o q eu faço com o carro) como ficou em erosões? Imagino q vc nao tem curso de suspensão...pois o pneu logo pega na fibra e interrompe a descida da suspensão...È isso???

Abç curiosos

Boa noite

não fiz nada para colocar estes pneus, até as rodas são originais, o modelo do meu carro é um 1999 Rf 2.0 alcool, é mais do que obvio que os pneus vão pegar na carroceria, porem estou levantando a mesma para solucionar, acho muito legal gerar discussões pois foi para isso que o site foi criado para que possamos trocar ideias, duvidas e até sugestões, me perdoe ( não é seu caso ) só acho muito engraçado alguns membros criticarem ou duvidarem sem ao mesmo perguntar, mesmo porque tenho uma Camper tambem com pneus 37'' e não fiz nada na suspenção apenas levantei a carroceria, com o Troller vai ser a mesma coisa, não preciso provar nada a ninguem,( nem em asfalto muito menos em ''erosoes'') pensei que ''eu '' estivesse ajudando pois tem muitos aqui que gostariam de colocar pneus maiores e acaba esbarrando em ''certas'' pessoas não querem ou não podem ajudar, mais facil criticar....desculpe...

Christian
21/05/2007, 21:17
Boa noite

não fiz nada para colocar estes pneus, até as rodas são originais, o modelo do meu carro é um 1999 Rf 2.0 alcool, é mais do que obvio que os pneus vão pegar na carroceria, porem estou levantando a mesma para solucionar, acho muito legal gerar discussões pois foi para isso que o site foi criado para que possamos trocar ideias, duvidas e até sugestões, me perdoe ( não é seu caso ) só acho muito engraçado alguns membros criticarem ou duvidarem sem ao mesmo perguntar, mesmo porque tenho uma Camper tambem com pneus 37'' e não fiz nada na suspenção apenas levantei a carroceria, com o Troller vai ser a mesma coisa, não preciso provar nada a ninguem,( nem em asfalto muito menos em ''erosoes'') pensei que ''eu '' estivesse ajudando pois tem muitos aqui que gostariam de colocar pneus maiores e acaba esbarrando em ''certas'' pessoas não querem ou não podem ajudar, mais facil criticar....desculpe...

Sandro eu tinha um RF 2000 com Bf 33 e ja pegava muito nas bieletas com o 35 entaum pegava direto nos links ... concordo contigo que o certo a fazer é levantar a carroceria no minimo 50mm ate pq minha experiencia com calço nessa suspensão foi pior que na 2 link .....


Christian

T4 2005 Bf Mud 35'

JORGE DELMANTO
21/05/2007, 22:53
Sandro,

Nao esquente a cabeça com isso.....por aqui vc vai encontrar de tudo!

Já passei por algo parecido aqui e acabei desencanando de me importar com certos comentários.

Mas voltando ao assunto, QUE É O Q INTERESSA, vc usa rodas originais ou tala 10?

Em trilhas, nao pega muito, danificando o pneu ou a fibra?

E a embreagem, nao gasta rapido?

Abç ainda na duvida se ponho ou nao o 35...

Fábio
22/05/2007, 07:11
Boa noite

não fiz nada para colocar estes pneus, até as rodas são originais, o modelo do meu carro é um 1999 Rf 2.0 alcool, é mais do que obvio que os pneus vão pegar na carroceria, porem estou levantando a mesma para solucionar, acho muito legal gerar discussões pois foi para isso que o site foi criado para que possamos trocar ideias, duvidas e até sugestões, me perdoe ( não é seu caso ) só acho muito engraçado alguns membros criticarem ou duvidarem sem ao mesmo perguntar, mesmo porque tenho uma Camper tambem com pneus 37'' e não fiz nada na suspenção apenas levantei a carroceria, com o Troller vai ser a mesma coisa, não preciso provar nada a ninguem,( nem em asfalto muito menos em ''erosoes'') pensei que ''eu '' estivesse ajudando pois tem muitos aqui que gostariam de colocar pneus maiores e acaba esbarrando em ''certas'' pessoas não querem ou não podem ajudar, mais facil criticar....desculpe...

Sandro,

Estava de fora, só esperando as fotos do seu jipe antes de dar qualquer opinião, mas agora me desculpe mas não concordo que caiba esse seu desabafo com os demais colegas do forum.

Muitos daqueles que você coloca como "''certas'' pessoas não querem ou não podem ajudar" provavelmente são as que mais poderão te dar uma ajuda de verdade um dia.

Acontece o seguinte: Sua afirmação que vem lá do começo de que "não fiz nada para colocar estes pneus" num T4 ou Camper originais soa muito estranho, pois todos nós entendemos que "colocar" é colocar e usar e não só encaixar e amargar todas as limitações impostas por essa adaptação.

Assim como você, já tive Camper e agora tenho um Troller. Sei por experiência própria que existem limitadores de ambos os projetos que NÃO DÁ pra usar um jipe desses com pneus 37" sem mexer em nada, a menos que seu uso passe a contar com coisas como: Queimar a embreagem, perder torque, limitar esterço e torção, optar entre acelerar ou estourar eixos (no caso do D30 da Camper), perder capacidade de frenagem...

Por outro lado, parabéns pelo "pioneirismo". Só assim conseguimos evoluir com nossas viaturas: Inovando, quebrando a cara (e a conta bancária) e disseminando casos de sucesso!

[]´s

sandro
22/05/2007, 09:44
Sandro,

Estava de fora, só esperando as fotos do seu jipe antes de dar qualquer opinião, mas agora me desculpe mas não concordo que caiba esse seu desabafo com os demais colegas do forum.

Muitos daqueles que você coloca como "''certas'' pessoas não querem ou não podem ajudar" provavelmente são as que mais poderão te dar uma ajuda de verdade um dia.

Acontece o seguinte: Sua afirmação que vem lá do começo de que "não fiz nada para colocar estes pneus" num T4 ou Camper originais soa muito estranho, pois todos nós entendemos que "colocar" é colocar e usar e não só encaixar e amargar todas as limitações impostas por essa adaptação.

Assim como você, já tive Camper e agora tenho um Troller. Sei por experiência própria que existem limitadores de ambos os projetos que NÃO DÁ pra usar um jipe desses com pneus 37" sem mexer em nada, a menos que seu uso passe a contar com coisas como: Queimar a embreagem, perder torque, limitar esterço e torção, optar entre acelerar ou estourar eixos (no caso do D30 da Camper), perder capacidade de frenagem...

Por outro lado, parabéns pelo "pioneirismo". Só assim conseguimos evoluir com nossas viaturas: Inovando, quebrando a cara (e a conta bancária) e disseminando casos de sucesso!

[]´s


Ok, gostaria do seu e-mail para que eu lhe mande as fotos da Camper e do Troller, ( tenho fotos dela no site www.camper.com.br )

Fábio
22/05/2007, 09:57
Ok, gostaria do seu e-mail para que eu lhe mande as fotos da Camper e do Troller, ( tenho fotos dela no site www.camper.com.br )

Anota ai, Sandro: fabio4x4 @ terra.com.br (sem os espaços)

Provavelmente irão pedir pra postar por aqui também.

[]´s

Luciano SHAKALL
22/05/2007, 17:46
"...Provavelmente irão pedir pra postar por aqui também..."Posta aí, vai... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

AKPG
22/05/2007, 18:14
Posta aí, vai... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
x2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Christian
25/05/2007, 12:45
Numa suspensão "radius arm" (Troller, Engesa, Samurai helicodal) não tem como alterar totalmente a geometria com qualquer lavantamento que seja. O Samurai por exemplo é tão restrito neste aspecto que o limite de lavantamento não passa de 35 mm, mais que isso e o ângulo de caster deixe o jipe indirigível....

Um kit parafusado teria que contar cum um sub-chassi, isso para proporcionar resistência ao conjunto. Mas se o dono não tiver problemas com solda no chassi, suportes individuais para cada para de links seria mais econômico e deixaria o projeto mais limpo.

Muito em breve estará rodando por aí uma Explorer Sport que estamos fazendo, suspensão 4-link com eixos do Troller. A suspensão já está 100% pronta , estamos agora só esperando os pneus. Ficou o bicho.......:concordo: Um projeto muito similar poderia ser feito num Troller........

Abraços,

Bill

Como esta esse projeto ? fotos ....


Christian

AKPG
26/05/2007, 12:50
ou aproximando a mais usual é 4,88 , aqui o pessoal usa a 5,38 q fica legal bem curtinha as marchas na simples...


Christian

Colocando a relação de 5,38, vcs acreditam que resolveriam os problemas de diminuição do torque e etc decorrentes da instalação dos 35"?

Sei que é uma fórmula complicada e que até já vi algo assim aqui no fórum, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês sobre como fazer o cálculo para chegar a esta relação (ou identificar a relação real e ideal para uso com os 35"). Lembrando que meu T4 é 2007 e tem a relação de 4,09 (45x11) e tem ainda os pneus originais (255/75 R15).

[]'s empolgados com a possibilidade de iniciar alterações no meu T4.

billj
26/05/2007, 21:46
Como esta esse projeto ? fotos ....


Christian


Fotos tiradas hoje a noite. Eixos de Troller debaix de uma Explorer Sport........


A dianteira não abre tanto quanto poderia, por não ter outras facilmente disponíveis, decidimos manter as molas originais, que são um pouco duras. Mas o eixo traseiro tá trabalhando legal com as molas do Troller.........:concordo:

Abraços,

Bill

AlemãoRS
27/05/2007, 11:09
Colocando a relação de 5,38, vcs acreditam que resolveriam os problemas de diminuição do torque e etc decorrentes da instalação dos 35"?

Sei que é uma fórmula complicada e que até já vi algo assim aqui no fórum, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês sobre como fazer o cálculo para chegar a esta relação (ou identificar a relação real e ideal para uso com os 35"). Lembrando que meu T4 é 2007 e tem a relação de 4,09 (45x11) e tem ainda os pneus originais (255/75 R15).

[]'s empolgados com a possibilidade de iniciar alterações no meu T4.

Faz uma regra de 3:
4,09 - 30"
X - 35"

X= 4,77

Por isso usar a 4,88 que é a mais próxima, ficando igual original.

AKPG
27/05/2007, 14:02
Faz uma regra de 3:
4,09 - 30"
X - 35"

X= 4,77

Por isso usar a 4,88 que é a mais próxima, ficando igual original.

Putz!!!:putz: :putz:
A matemática é realmente fantástica né? Por que facilitar se a gente pode complicar!!!:evil: :evil: As vezes achamos que as soluções para nossas dúvidas envolvem fórmulas mirabolantes. Basta pensar de forma simples e objetiva!!!:parede: :parede:

Valeu AlemãoRS. E eu aqui pensando que iria precisar de um super-computador para chegar a esta resposta!!!:palmas: :palmas:

Christian
28/05/2007, 11:42
Fotos tiradas hoje a noite. Eixos de Troller debaix de uma Explorer Sport........


A dianteira não abre tanto quanto poderia, por não ter outras facilmente disponíveis, decidimos manter as molas originais, que são um pouco duras. Mas o eixo traseiro tá trabalhando legal com as molas do Troller.........:concordo:

Abraços,

Bill

bah mas se isso ñ é abrir....

manda mais umas fotos da suspensão

Christian

Christian
28/05/2007, 11:46
Putz!!!:putz: :putz:
A matemática é realmente fantástica né? Por que facilitar se a gente pode complicar!!!:evil: :evil: As vezes achamos que as soluções para nossas dúvidas envolvem fórmulas mirabolantes. Basta pensar de forma simples e objetiva!!!:parede: :parede:

Valeu AlemãoRS. E eu aqui pensando que iria precisar de um super-computador para chegar a esta resposta!!!:palmas: :palmas:

o pessoal aqui usa a 5,38 pq fica bem curta e pode ser usada a 4x4 normal

AnBeLuZuK
28/05/2007, 23:42
Bill,
Só a titulo de curiosidade, quanto ficou o RTI ?
Qual o tamanho dos pneus ?

billj
29/05/2007, 11:06
Bill,
Só a titulo de curiosidade, quanto ficou o RTI ?
Qual o tamanho dos pneus ?



Não medimos o RTI. O carro subiria bem mais, mas esta rampa não é para isso e ela começou a deslizar no chão........

Os pneus são BF 33 Mud.

Abraços,

Bill

AKPG
29/05/2007, 11:26
o pessoal aqui usa a 5,38 pq fica bem curta e pode ser usada a 4x4 normal
Christian,

Para usar o carro no dia a dia e para viagens a relação de 5,38 não fica muito curta não?

Um abraço,

Christian
29/05/2007, 12:47
Christian,

Para usar o carro no dia a dia e para viagens a relação de 5,38 não fica muito curta não?

Um abraço,


Fica sim , um amigo meu retirou ela pq o Troller ficava muito preso na estrada

p ex: o carro fica 31,5% mais curto ou seja pra mesma velocidade ele gira 31,5% a mais

no meu Troller com Bf 35' em 5 marcha cada 1000 rpm equivale a 49,7km/h , com essa relação 5,38 cada 1000 rpm equivaleria a 37,8km/h

Christian

AKPG
29/05/2007, 15:24
Por isso é que vou partir para a 4,88. Pelo menos o carro terá as mesmas características de hoje com os pneus originais.

Christian
30/05/2007, 11:48
Por isso é que vou partir para a 4,88. Pelo menos o carro terá as mesmas características de hoje com os pneus originais.

eu penso q deves testar com os 35 antes de reduzir , ate pq no 2007 a primeira e segunda marchas são + curtas que é onde o problema acontece
e guarda a grana da redução pra chipar .... ai acho q ñ reduz mesmo



Christian

AKPG
30/05/2007, 12:41
Christian,

Como irei viajar em breve, pretendo aproveitar e já trazer as relações. Eu ainda não sei quando irei comprar os pneus. Só decidi uma coisa: Eu vou de 35 com certeza. Então vou jogar no escuro. Vou comprar a 4,88 (aproximadamente USD 120 o jogo) e depois vejo o que faço. O máximo que pode acontecer é eu ter que vendê-la depois.

Vamos ver o que vai dar.

Obrigado pela ajuda e vou mantendo vcs informados.

Um abraço,

Obs.: A grana para chipar já está considerada no orçamento!!! Hehehehehe

Christian
31/05/2007, 11:04
Christian,

Como irei viajar em breve, pretendo aproveitar e já trazer as relações. Eu ainda não sei quando irei comprar os pneus. Só decidi uma coisa: Eu vou de 35 com certeza. Então vou jogar no escuro. Vou comprar a 4,88 (aproximadamente USD 120 o jogo) e depois vejo o que faço. O máximo que pode acontecer é eu ter que vendê-la depois.

Vamos ver o que vai dar.

Obrigado pela ajuda e vou mantendo vcs informados.

Um abraço,

Obs.: A grana para chipar já está considerada no orçamento!!! Hehehehehe

as relações nunca é perdido mas ja aproveita e tras um arb +/- 1400 pros dois eixos c/ compressor

eu vejo que tem bastante coisa pra aumentar a potencia dos diesel nos States mas nada especifico pro int 3.0 , pra Ram tem tudo e relativamente barato ....

Christian

billj
31/05/2007, 11:51
Vai comprar as relações no USA??...........:parede: Porque não usar as do Jeep, que acha até em padaria??



Abraços,

Bill




Christian,

Como irei viajar em breve, pretendo aproveitar e já trazer as relações. Eu ainda não sei quando irei comprar os pneus. Só decidi uma coisa: Eu vou de 35 com certeza. Então vou jogar no escuro. Vou comprar a 4,88 (aproximadamente USD 120 o jogo) e depois vejo o que faço. O máximo que pode acontecer é eu ter que vendê-la depois.

Vamos ver o que vai dar.

Obrigado pela ajuda e vou mantendo vcs informados.

Um abraço,

Obs.: A grana para chipar já está considerada no orçamento!!! Hehehehehe

AKPG
31/05/2007, 13:35
Bill,

Como vou comprar os bloqueios, eu iria aproveitar e já comprar as relações e o master kit de instalação.

Quanto vc acha q custa uma relação aqui? E o master kit?

Obrigado.

AKPG
31/05/2007, 13:36
as relações nunca é perdido mas ja aproveita e tras um arb +/- 1400 pros dois eixos c/ compressor

eu vejo que tem bastante coisa pra aumentar a potencia dos diesel nos States mas nada especifico pro int 3.0 , pra Ram tem tudo e relativamente barato ....

Christian
Os ARB's são o principal motivo da minha viagem!!! Hehehehehe

billj
31/05/2007, 13:46
Acabei de pagar na terça-feira R$ 350,00 por um conjunto 5,38 pro Spider, para substituir um explodido durante a última prova. As 4.88 são ainda mais fáceis de achar................
O "master kit" de rolamentos e calços é o mesmo do Jeep. E mais, se os rolamentos que tem dentro do seu carro agora estiverem bons, não há motivo algum em trocá-los.

Abraços,

Bill

AKPG
31/05/2007, 13:54
Bom, por este preço concordo com vc. É melhor comprar aqui mesmo do que carregar o peso na mala. Sobra espaço para mais muambas!!! hehehehe

Valeu pela ajuda Bill.

Christian
01/06/2007, 22:36
Bom, por este preço concordo com vc. É melhor comprar aqui mesmo do que carregar o peso na mala. Sobra espaço para mais muambas!!! hehehehe

Valeu pela ajuda Bill.

e pode dar uma olhada em algo pra potencia .....ve nas revistas tipo http://www.dieselpowermag.com/ e outras ... ñ via nada pro intern ndg mas se acha

Christian

AKPG
13/06/2007, 12:07
Todos eles estão com calços de Tecnil de 2 pol.Não usando calços só pneus até 33 pol.No 2003 além dos calços troquei para rodas 8 pol, para ter mais jogo de direção, no 2001 usava rodas 7 pol, fica com pouco jogo.

Telefone da onde tem o kit de calços prontos para vender:

Repecol em Gravataí RS Fone 0xx5134881127

Klein,

O kit de calços que você comentou acima é para ser instalado nas molas, certo?



Alguém aqui sabe quem faz o kit para levantar a carroceria? Pretendo partir para um kit de 2" na carroceria, assim não mudaria em nada a suspensão do Troller. Mesmo sendo mais complicado a instalação, acredito que ficaria com um resultado melhor.

Christian
13/06/2007, 12:50
segue as fotos com os calços para os 35' , 50mm na traseira e 30 na dianteira ( bf com rodas originais de 7'de largura)
como eu cortei a fibra nas caixas de rodas traseira ñ pega em nada , ( umas raspadas pra tirar a tinta no suporte superior da mola)
acho que vou testar sem calço na frente e com o calço de 30 atras , para ver volta ao normal a estabildade ....


No post 165 tem imagens dos calços de molas


<STRONG>acho que calço de carroceria c/ 2' é dificil pq muda muita coisa , tipo parachoques, mangueiras de combustivel e eletrica , alavanca de marchas ,posição ventuinha linhas de freio tubulação de tanque de combustivel e muito mais coisa q eu desisti de fazer!!!!!

AKPG
13/06/2007, 13:34
No post 165 tem imagens dos calços de molas


<STRONG>acho que calço de carroceria c/ 2' é dificil pq muda muita coisa , tipo parachoques, mangueiras de combustivel e eletrica , alavanca de marchas ,posição ventuinha linhas de freio tubulação de tanque de combustivel e muito mais coisa q eu desisti de fazer!!!!!
Christian,

Eu vi estas fotos sim. Porém gostaria de partir para os calços na carroceria e não nas molas.

Um abraço,

abreu
17/06/2007, 18:17
Onde consigo as relações mais curtas para o D44 do Troller 2004?
Está passando pela minha cabeça usar os 35"...

Abraços.

Fábio
17/06/2007, 18:27
Onde consigo as relações mais curtas para o D44 do Troller 2004?
Está passando pela minha cabeça usar os 35"...

Abraços.

Abreu,

As relações 4,88, ideais pra esses pneus são originais da maioria dos CJ´s. Se for optar por usadas acha fácil em qualquer desmanche.

Se for optar por novas, conheço algumas boas lojas, mas aqui em SP. Entra em contato com eles e vê se despacham:

http://www.cambiobras.com.br/
ou
http://www.engrecamp.com.br/

[]´s

AKPG
23/06/2007, 21:59
Não consigo escrever o texto que quero. Está acontecendo algum problema que não sei qual é. Minha msg está sendo cortada ao meio.

AKPG
23/06/2007, 22:05
Tá difícil de conseguir postar. A msg está sendo cortada no meio.
Alterei a configuração no painel de controle e consegui colocar a msg ai embaixo.

AKPG
23/06/2007, 22:07
Galera,

Já comprei os bloqueios e já estou com as relações 4,88 na mão. Falta agora a verba para os pneus 35".

Falei com o Giovani da Repcol-Trilha RS e ele me recomendou usar calços nas molas. 30mm na dianteira e 40mm na traseira.

Como não pretendo soldar um olhal na ponta de cada amortecedor, alguém saberia me dizer qual amorecedor compensa este aumento na altura do carro?

Valeu.

AnBeLuZuK
24/06/2007, 20:19
Alexandre,

Tem esta tabela de amortecedores que inicialmente foi elaborada pelo passoal de engesa e completei com as informações do Troller. As informações foram obtidas com o SAC da Cofap.
Também estou procurando um amort. maior para o Troller mas ate agora os maiores tem bastante diferença nas forças de compressão e extensão...
Alguns falaram que o amortecedor do Troller 2006 ou 2007 são maiores, mas ainda não consegui confirmar esta info.

Christian
24/06/2007, 20:50
Como não pretendo soldar um olhal na ponta de cada amortecedor, alguém saberia me dizer qual amorecedor compensa este aumento na altura do carro?

Valeu.[/quote]

nos 2007 os amortecedores realmente são maiores e de outra marca , pra calço de 30 ou 40 mm , ñ é necessario trocar pq ele da curso ,nessa suspenção limitada ...
acho q amortecedores pra mais curso tem o Kamonseki nacional , e os importados.... mas deve ser presurizado e de ação dupla...

Christian

AKPG
24/06/2007, 23:42
AnBeLuZuK e Christian,

Obrigado pelas informações.

Um abraço,

AlemãoRS
25/06/2007, 14:55
Galera,

Já comprei os bloqueios e já estou com as relações 4,88 na mão. Falta agora a verba para os pneus 35".

Falei com o Giovani da Repcol-Trilha RS e ele me recomendou usar calços nas molas. 30mm na dianteira e 40mm na traseira.

Como não pretendo soldar um olhal na ponta de cada amortecedor, alguém saberia me dizer qual amorecedor compensa este aumento na altura do carro?

Valeu.

Onde conseguiu as relações?Comprou novas?

AKPG
25/06/2007, 15:08
Onde conseguiu as relações?Comprou novas?
Leonardo,

Eu comprei nos EUA junto com os bloqueios. São da marca Yukon.

Um abraço,

AlemãoRS
25/06/2007, 16:07
Valeu Alexandre..
Já decidiu quais rodas vai usar com os 35"?
No T4(2007) do meu irmão, com pneus 33" em rodas 8" com offset -25 raspava nas barras da suspensão dianteira quando esterçava toda direção, precisando limitar o giro.
Nas rodas originais com os 33", o pneu raspava também nas molas traseiras.
Os calços que ele usa são de 35mm na traseira e 25mm na dianteira.