Ver Versão Completa : suspensão original
Willian Del Piero Rocha
17/05/2009, 11:36
Sou meio novato no ramo de jeep(comprei o meu tem 7 meses).Gostaria de saber qual a posição correta dos jumelos na suspensão original.Já pesquisei no forum e encontrei muita coisa sobre adaptação da suspensão da band e dos jumelos para essa suspensão.desculpem minha dúvida mas o meu jeep está com os jumelos traseiros praticamente na vertical,com uma pequena diferença de ângulo entre um lado e outro:pensativo: e na dianteira estão com alguma coisa como uns 10º em relação a vertical jogando para trazeira.Acho meu jeep um pouco duro e pula muito.Agradeço quem tiver uma luz ou me indiquem um tópico.
jeep cj5 71
Gibson Pacelle
17/05/2009, 12:10
A posição correta é 45 graus, seu jipe esta pulando muito por causa do jumelo na posição vertical...:concordo:
Sera que não arquearam as molas antes de vender para o jeep ficar com uma cara mais agressiva ? Leva num posto de molas e ve se estão na curvatura correta.
Willian Del Piero Rocha
17/05/2009, 19:49
É isso ai Pacelle e Edgar,eu queria mesmo tirar essa duvida,vou levar em um posto de molas para ver o que fizeram de errado,estou querendo colocar um kit band,ai já vejo com o povo lá o preço da montagem(eu compro o kit,acho o da Gama4x4 com um preço bom,vcs tem alguma opnião sobre esse kit!!??)
Na minha região é um pouco díficil achar quem trabalhe com jeep...
obrigado
Elmer_Jeep
17/05/2009, 22:37
Tira o jumelão que deve ter la, coloca os de tamanho original e verifica se não há buchas gastas ou empenamento no chassi.
Gibson Pacelle
17/05/2009, 23:15
Tô com o Elmer, tá com cara de jumelão, fazendo com que o jumelo fique na vertical e a suspensão fique "travada" :concordo:
Pablo.pinto2007
18/05/2009, 12:45
Tô com o Elmer, tá com cara de jumelão, fazendo com que o jumelo fique na vertical e a suspensão fique "travada" :concordo:
Já que o tópico é sobre suspenção, vocês (especialistas) podem também me tirar uma dúvida? Como é a posição correta de trabalho dos jumelos? 45º e porque? já que ele é articulado e é justamente para que se movimente! a posição interfere na "maciez"? Outra coisa comprei recentemente um jogo de jumelos maiores para instalar, vai ficar mais inclinado que o original? Vai ficar melhor?
Obrigado!
Pablo
CJ-3A 1951 com suspensão do moderno.
Gibson Pacelle
18/05/2009, 15:32
A posição correta é 45 graus mesmo, pois nessa posição o jumelo consegue se movimentar. O jumelo original n é articulado :discordo:, jumelo articulado é outro tipo de jumelo. A posição interfere sim na maciez, pois uma suspensão com o jumelo na vertical fica travada, pois o jumelo n consegue se movimentar e o jeep fica duro que nem pedra. Com jumelos maiores vc pode ganhar um pouco de altura, mas o jumelo vai ficar menos inclinado, ou seja, vai ficar quase ou totalmente na vertical, com isso ficando mais duro, eu n gosto de jumelão n, mas já que vc já comprou mesmo (se não puder trocar) instala e vê como ficou, se ficar mais duro já sabe porque foi, :concordo:
OBS: Foto de jumelo articulado abaixo.
Willian Del Piero Rocha
18/05/2009, 20:11
Vou verificar se o jumelo é maior que o original,mas antes eu gostaria de saber qual é a medida do original,não tenho certeza mas li em algum lugar que a medida certa é 11 cm entre os eixos(pinos) do jumelo.correto???
Gibson Pacelle
18/05/2009, 20:54
N tenho certeza, mas ACHO que entre 8-9 entre eixos e 11-12 de ponta a ponta:pensativo:...
Robertux
20/05/2009, 01:47
Pegando uma carona no tópico, e o jumelo articulado? Com ele a suspensão funciona corretamente? Vocês recomendam o articulado ou o melhor é o original mesmo?
Rodolfo Ourique
20/05/2009, 05:45
Vi uma reportagem na JP Magazine que condena e muito o uso de jumelos articulados por conta de travamentos e riscos de acidentes, alguém sabe mais?
A JP Magazine é uma revista norte americana especializada somente na marca que tanto amamos: JEEP.
pessoal só usar a pesquisa que verão sobre
Jumelo Revolver ou articulado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49649)
Revolveres (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29307)
Jumelos Maiores (de antemão aviso... não use) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=392)
Pablo.pinto2007
20/05/2009, 17:55
A posição correta é 45 graus mesmo, pois nessa posição o jumelo consegue se movimentar. O jumelo original n é articulado :discordo:, jumelo articulado é outro tipo de jumelo. A posição interfere sim na maciez, pois uma suspensão com o jumelo na vertical fica travada, pois o jumelo n consegue se movimentar e o jeep fica duro que nem pedra. Com jumelos maiores vc pode ganhar um pouco de altura, mas o jumelo vai ficar menos inclinado, ou seja, vai ficar quase ou totalmente na vertical, com isso ficando mais duro, eu n gosto de jumelão n, mas já que vc já comprou mesmo (se não puder trocar) instala e vê como ficou, se ficar mais duro já sabe porque foi, :concordo:
OBS: Foto de jumelo articulado abaixo.
Ok! Quando disse articulado, não fui feliz na minha observação, quando disse articulado, quiz dizer que ele não é preso, mas sim móvel, com bucha nas duas extremidades, fazendo com que quando necessário esse se mexa. Mas fala a voz da experiência! E pra eu acabar com o meu problema de 45º no jumelo alto, basta que as molas estejam mais retas, o que me dará com certeza mais maciez, concorda?, concorda que uma mola trabanhando reta (um pouco arqueada), trabalha mais macio? É meu ponto de vista, portanto, a minha idéia é, colocar o jumelão, e baixar um pouco a altura das molas, fazendo com que o jumelo trabalhe a 45º e eu compense ao mesmo tempo na altura e e na maciez. O meu jeep não está alto na dianteira está com 9 molas finas (gastas), e na traseira está com 12 molas novas, fazendo com que fique igual a um jumentinho novo, só pinotando, houvi um bizu de que o amortecedor da F-4000, segura bem esses pinotes... vou testar qualquer dia... mas vou fazer primeiro a modificação dos jumelos!... Abraços e qualquer coisa estamos aqui!!!
Pablo
CJ-3A - 1951 - Oligator!
Willian Del Piero Rocha
20/05/2009, 22:23
É Gibson,medi hoje o jumelo,meu jeep fica na casa da sogra:twisted:,e deu 8cm entre os eixos(pinos),como deu pra ver não é jumelão.agora vou ter que descobrir qual a cagada que fizerão no bicho:putz:
Gibson Pacelle
21/05/2009, 06:33
Pablo.pinto2007, estou longe de ser um dos experts do fórum, mas entendo alguma coisa pelo tempo que tenho carro 4x4, quanto ao amortecedor da f4000, deve ficar muito duro, visto que o peso da mesma é muito superior ao do jeep, coloquei no meu o da ranger 97, cofap gl12343, dizem, ainda n testei, que fica muito bom, aqui por Natal usam o da ipanema e realmente fica mais macio, agora n sei quanto ao curso.
William coloca umas fotos da sua suspensão, fica mais fácil de opinar.
[]'s de quem tem muito a aprender
Gibson Pacelle
21/05/2009, 06:36
Sim, algumas possíveis causas do seu jeep ficar mais duro são, molas muito arqueadas, suportes dos jumelos podem estar em locais diferentes do original ou mesmo vc pode estar usando uma calibragem muito alta no pneu, isso pode estar fazendo seu jeep ficar mais duro.:concordo:
Willian Del Piero Rocha
21/05/2009, 08:54
Vou tirar as fotos e postar assim que possivel;no meu jeep uso pneus Genius 1001 255/75 15 e estão calibrados com 22 libras.não rodei muito com o carro ainda,pois estou colocando algumas coisas aos poucos,como capota(já comprada e aguardando tempo para montar)as rodas e pneus coloquei Ha alguns dias e como disse rodei pouco,pois vou ajeitar o bicho para deixar no sítio da familia,lá vou ter mais estrada de terra e trilhas(leves) para andar,me desculpem mas não acho que asfalto é o habitat de um jeep.
Gibson Pacelle
21/05/2009, 11:17
Ok fico no aguardo das fotos, com certeza o habitat do jeep é na lama :mrgreen:, baixo um pouco essa calibragem, deixa 15 para asfalto e 10-12 para trilhas.
OBS: 10-12 (Use câmara de ar para evitar destalonar)
Willian Del Piero Rocha
21/05/2009, 18:17
Gibson,segue as fotos da suspensão,se eu consegui anexar de forma certa,computador não é o meu forte....
Gibson Pacelle
22/05/2009, 00:29
Willian, faz o seguinte, conta quantas láminas tem em cada feixe, nos 4, tb mede a distância ente o suporte e o jumelo, de olhal a olhal, posta aqui os resultados.
[]'s
Elmer_Jeep
22/05/2009, 09:32
Molas muito arqueadas e com muitas laminas.
Outra coisa, coloque uma trava nesse flexível ali no chassi
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=172615&d=1242940131
[]'s
sds ...
:stop: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250)
leia o tópico , tire a suas conclusões , mãos a massa
é seja feliz !
abraço !
Willian Del Piero Rocha
25/05/2009, 22:07
Gibson,vou contar as molas e medir as distâncias,depois eu coloco aqui.
Elmer,tem alguma dica de quantas laminas deixar,na dianteira e na trazeira!? e obrigado por lembrar da trava do fexivel,só reparei mesmo na foto.
obrigado por enquanto pessoal.
Gibson Pacelle
25/05/2009, 23:17
Ok, fico no aguardo para se possível ajudar, abraços.
Willian Del Piero Rocha
26/05/2009, 09:06
Fiz as medições hoje,na dianteira está com 98cm do parafuso do suporte ao parafuso do jumelo(no olhal da mola) e está com 13 lâminas no feixe de molas.Na traseira está com 112cm lado do carona e 110,5cm no lado do motorista(sempre do parafuso do soporte ao parafuso do jumelo,no olhal da mola),e está com 11 lâminas no feixe de molas.Como já disse no inicio do tópico,há uma pequena diferença na inclinação(ou falta dela!!!)nos jumelos trazeiros.
Vou aguardar uma opniâo de vcs,pois não quero fazer nada preciptado e piorar a situaçâo,e também por ter de pagar pelo serviço,pois não tenho equipamentos suficiente em casa(por enquanto....),grato
Gibson Pacelle
26/05/2009, 23:45
Olha o certo são 12 láminas na dianteira e 10 na traseira, isso já faz com que seu jeep fique consideravelmente mais duro, vc pode deixar com umas 10-11 na dianteira e 8-9 na traseira, a distância do jumelo ao suporte tb está errada, principalmente na traseira que um lado difere do outro, a distância tem que ser igual tanto na frente quanto atrás. Sei que nos feixes de toyota adaptados no jeep a distância correta é de 105cm, n sei se isso vale para os feixes originais, vou dar uma pesquisada, e perguntar ao meu mecânico, ai volto a te falar algo, me diz uma coisa esse teu jeep n tá torto para um lado??:pensativo:
Gibson Pacelle
26/05/2009, 23:46
Outra coisa quais os calços de carroceria que vc está usando?
Abraços.
Eu só dou mancada!!!!:parede: num é possível, meu jeep ta agora msm no moleiro colocando os jumelões, pq conheço uns 3 jeeps aqui assim, achei bonito, mais agressivo, agora vou ler este tópico e a galera dizendo q é melhor o jumelo original!!! e agora? mando desfazer tudo? Tem muito tempo q não frequento o forum, antes de comprá-los eu dei uma olhada aqui e vi uma galera dizendo q tb usava!!! agora não sei mais o q fazer!!!!1 :-(:-(:x:?::?:
Gibson Pacelle
27/05/2009, 11:30
a. veiga, eu particularmente n gosto, mas já que vc já comprou mesmo, instala e testa, aí vc vai ver se piorou ou n, qual o tamanho do jumelo que vc está colocando? (entre eixos)
Abraços.
Willian Del Piero Rocha
27/05/2009, 19:06
Pelo jeito vou ter que começar do zero com minha suspensão,dei uma conferida e o bicho está mesmo com um lado mais alto do que o outro,aguma coisa como 2 a 3cm,os calços são originais(borracha,1/2")mas já estava nos meus planos trocar pelos da topkits de neoprene com 1".Acho que não vai ter jeito,vou morrer em algumas latinhas(muitas) em um posto de molas,só não sei ao certo o que pedir para fazerem:pensativo::pensativo:,desarquear as molas(se existe isso..),tirar lâminas,ou fazer o que estava deixando mais para frente,colocar um kit de molas da Band.Aí vai um caminhão de latinhas:-(
Cara... se for gastar com molas novas... corre para um kit de molas de toyota de vez, melhor coisa, conforto e curso suspensão!
Gibson Pacelle
27/05/2009, 23:14
Concordo com o Rubens, mas tem que ver quanto vc esta disposto a pagar, se n quiser gastar muito, vai num posto de molas e pede para retirar uma lámina de cada feixe (deixando original), acho que n precisa desarquear n (existe sim), manda ele soldar o suporte do jumelo de modo que fiquem todos com a mesma distância (use solda mig, pois a elétrica quebra mais) e de modo que o jumelo fique com a angulação de 45, acho que para isso a distância é de 105 cm, mas n tenho certeza, pergunta a mais alguém para ter certeza, olha antes de soldar se com esta distância vai ficar com a angulação correta, com isso com certeza seu jeep vai ficar mais macio e voltará a ficar da mesma altura dos dois lados, qualquer coisa grita:-D.
Abraços.
Ronaldo B.
28/05/2009, 00:29
O que faz o jipe ficar com altura desigual entre um lado e outro é principalmente a diferença no desgaste entre os feixes do mesmo eixo. É muito comum encontrar feixes que já foram arqueados mais de uma vez, e para tentar minimizar o efeito da fadiga do material são adicionadas mais laminas no feixe, o resultado são feixes mais duros e com diferença de altura entre os lados do mesmo eixo. Para corrigir isso ou troca-se o feixe inteiro, ou desmonta tudo e reaproveita apenas as laminas que estiverem melhores, trocando as que apresentaram mais fadiga ou desgaste, o resultado não é garantido mas é uma tentativa antes de partir para a troca dos feixes. Se for trocar, opte por uma marca boa e conhecida como por exemplo Fabrini, fuja das mais baratas porque são um lixo, não vou citar marca por questão de ética.
Quanto aos jumelos articulados ou revolver são bons para uso em trilhas, mas depende da configuração da suspensão como um todo, não vale muito a pena colocar jumelos articulados ou revolver em uma suspensão original. Se pretende usar o jipe em trilha leves ou médias e principalmente se vai usar o jipe muitas vezes no asfalto a melhor coisa é deixar os jumelos originais, instalar jumelos grandes só pelo visual assim como Body Lift e ó caminho mais curto prá ter um jipe desconfortável e com problemas de shimy e/ou estabilidade. Quanto a posição dos suportes, verifique se já foram mexidos, se não aparentar que já foram mexidos deixe como está. A diferença na distância entre os olhais comparando os dois deixes do mesmo eixo pode ser causado pela diferença de arqueamento entre os feixes.
Se for trocar os calços da corroceria, o top kit é uma boa opção, mas não use calços com mais de 2 polegadas, eu sugiro que use uma polegada, jipe alto pode ser bonito mas não é funcional, e não esqueça de verificar os amortecedores, eles são tão importantes quanto as molas e devem estar corretamente dimensionados para a configuração do jipe.
[]´s
Robertux
28/05/2009, 08:41
O que faz o jipe ficar com altura desigual entre um lado e outro é principalmente a diferença no desgaste entre os feixes do mesmo eixo. É muito comum encontrar feixes que já foram arqueados mais de uma vez, e para tentar minimizar o efeito da fadiga do material são adicionadas mais laminas no feixe, o resultado são feixes mais duros e com diferença de altura entre os lados do mesmo eixo. Para corrigir isso ou troca-se o feixe inteiro, ou desmonta tudo e reaproveita apenas as laminas que estiverem melhores, trocando as que apresentaram mais fadiga ou desgaste, o resultado não é garantido mas é uma tentativa antes de partir para a troca dos feixes. Se for trocar, opte por uma marca boa e conhecida como por exemplo Fabrini, fuja das mais baratas porque são um lixo, não vou citar marca por questão de ética.
Quanto aos jumelos articulados ou revolver são bons para uso em trilhas, mas depende da configuração da suspensão como um todo, não vale muito a pena colocar jumelos articulados ou revolver em uma suspensão original. Se pretende usar o jipe em trilha leves ou médias e principalmente se vai usar o jipe muitas vezes no asfalto a melhor coisa é deixar os jumelos originais, instalar jumelos grandes só pelo visual assim como Body Lift e ó caminho mais curto prá ter um jipe desconfortável e com problemas de shimy e/ou estabilidade. Quanto a posição dos suportes, verifique se já foram mexidos, se não aparentar que já foram mexidos deixe como está. A diferença na distância entre os olhais comparando os dois deixes do mesmo eixo pode ser causado pela diferença de arqueamento entre os feixes.
Se for trocar os calços da corroceria, o top kit é uma boa opção, mas não use calços com mais de 2 polegadas, eu sugiro que use uma polegada, jipe alto pode ser bonito mas não é funcional, e não esqueça de verificar os amortecedores, eles são tão importantes quanto as molas e devem estar corretamente dimensionados para a configuração do jipe.
[]´s
Valeu Ronaldo, excelente explanação para nós iniciantes, português claro e objetivo.
Obrigado pela ajuda
desanimei, ainda não peguei o confusão lá no moleiro, fui lá e falei com o responsavel e ele me garantiu q não vai ter problema pq a altura do jumelo é maior um pouco, não sei qtos cenimetros (comprei na Jipebras) já to chegando a conclusao q a melhor coisa é deixar o Jipe original, no meu caso tudo é original, freios, motor, suspensão q agora eu inventei de mudar!!! e já to imaginando o Shimy, q já tinha um pouquinho. Depois q eu pegar posto aqui os resultados!!! []'s confusos!!1
Willian Del Piero Rocha
28/05/2009, 10:34
É isso aí Robertlux,o Ronaldo deu uma geral rápida e certeira,nós iniciantes no assunto as vezes parecemos até burros,mas é mais insegurança,já que não se acha por aí oficinas acostumadas a mexer em jeep(pelo menos na minha região).E o que o Gibson falou é uma opção muito legal,mas eu vou continuar pesquisando,e talvez entrar no "jaqueismo",já que vou mexer na suspensão,e não vai ser em casa,acho que vou tentar partir logo para o kit da Band,e usar jumelos baixos(originais)e amortecedores da ranger,não vou fazer trilhas pesadas,no maximo médias,mas muita estradinha de terra.
Gibson Pacelle
28/05/2009, 11:03
Ronaldo, concordo com o que vc falou, mas se o suporte do feixe estiver no lugar errado, com diferença entre os dois lados, tb vai dar diferença de altura de um lado para o outro...
Gibson Pacelle
28/05/2009, 11:07
Willian tb passo por isso, mas como vc disse n é burrice, gostamos tanto dos jeeps que queremos fazer tudo certo, pois fazer errado toma tempo e dinheiro, o segredo é nunca colocar a carroça na frente dos bois, fazer tudo com calma e com certeza, antes de qualquer serviço n custa nada pesquisar e pegar mais de uma opinião.
Abraços.
Willian Del Piero Rocha
06/06/2009, 19:03
Bom galera o négocio é o seguinte,antes de partir para a suspensão da band resolvi tentar salvar a original,vou tirar duas lâminas de cada feixe,para ver se melhora,só tem um problema:qual das lâminas eu tiro,contando de baixo para cima(está com 13 na dianteira,e 11 na traseira),isso eu consigo fazer em casa,tenho um conhecimento médio em mecânica e alguns manuais de jeep no computador,fiquei algum tempo em baixo do bicho e vi que da para fazer em casa,só quero saber qual das lâminas é mais indicada para ser retirada.Agradeço ajuda de quem já fez isso.
amigo , depende !
se seu conjunto estiver arriado molas precisando arquear ( vai ficar ruim )
o certo é vc fazer isso em um moleiro , não pela dificuldade , mas sim pra arquear as molas .
o meu estava com as 4 molas arqueadas e todas as laminas no lugar . ( o jeep tava duro de andar ( desconfortavel ) .
retirei a 3 a mais grossa e a ultima , coloquei espaçador a cada 2 molas . olha na foto .
foi a melhor coisa que fiz no jeep ( virou quase um carro ) kkkk
recomendo .
coloca aí foto de como está o conjunto pra gente poder opinar melhor .
tem que ver o angulo do jumelo . qual que tá !
abraço !
Willian Del Piero Rocha
06/06/2009, 21:31
Espero que uma alma boa me de uma luz,Camposw as fotos de minha suspensão estão na pagina 2 do tópico,o dono anterior arquiou as molas e está duro pra qct.por isso quero tirar umas lâminas e ver se melhora,se não der certo,vou para as da band ,mas antes quero tentar salvar a original...
Rodrigo59
06/06/2009, 22:12
Ronaldo você citou que o Body Lift e ó caminho mais curto prá ter um jipe desconfortável, estou usando coxins do motor do opala acho que o jipe chaqualha demais estou pensando em trocar por borrachas de pneus será que o jipe vai ficar mais duro??
olá, camposw...
como voce obteve esses espaçadores ? de que material são feitos ? melhorou muito o "conforto" ?
abraços a todos...
amigo , depende !
se seu conjunto estiver arriado molas precisando arquear ( vai ficar ruim )
o certo é vc fazer isso em um moleiro , não pela dificuldade , mas sim pra arquear as molas .
o meu estava com as 4 molas arqueadas e todas as laminas no lugar . ( o jeep tava duro de andar ( desconfortavel ) .
retirei a 3 a mais grossa e a ultima , coloquei espaçador a cada 2 molas . olha na foto .
foi a melhor coisa que fiz no jeep ( virou quase um carro ) kkkk
recomendo .
coloca aí foto de como está o conjunto pra gente poder opinar melhor .
tem que ver o angulo do jumelo . qual que tá !
abraço !
Elmer_Jeep
08/06/2009, 10:32
esse serviço ai já foi comentado em outro tópico com mais detalhes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250&page=6
julinot ,
usa-se a propria mola do jeep , cortada e furada .
na minha opinão foi a melhor coisa que fiz no jeep , ia colocar ainda os amortecedores turbogas da ranger , mas achei que do jeito que está já estou hipersatisfeito .
ficou barato e bom . gastei R$114,00 no moleiro de mão de obra incluindo a troca por jumelos com pinos graxeiros .fora as peças .
mas vale lembrar que meu jeep já tinha o kit de alargador de feixe molas traseiro . o que impede da carroceria ficar galendo( inclinando ) em curvas .
pode andar correndo em calçamento , costelas em estrada de terra , agora a suspensao trabalha e minha familia agradece .
abraço
Grato, Campos.
Perguntei mais para confirmar, mas a impressão que tive é que deve ficar bom mesmo. Só tenho duvidas com relação a um possível desgaste prematuro das lâminas... mas em prol da coluna vertebral dos meus passageiros e da minha própria, acho extremamente válida essa iniciativa. Vou procurar a MOLAS TIGRE aqui no Rio. Sei que lá eles fazem um bom trabalho.
Abraços a todos...
julinot ,
usa-se a propria mola do jeep , cortada e furada .
na minha opinão foi a melhor coisa que fiz no jeep , ia colocar ainda os amortecedores turbogas da ranger , mas achei que do jeito que está já estou hipersatisfeito .
ficou barato e bom . gastei R$114,00 no moleiro de mão de obra incluindo a troca por jumelos com pinos graxeiros .fora as peças .
mas vale lembrar que meu jeep já tinha o kit de alargador de feixe molas traseiro . o que impede da carroceria ficar galendo( inclinando ) em curvas .
pode andar correndo em calçamento , costelas em estrada de terra , agora a suspensao trabalha e minha familia agradece .
abraço
Sandra FDX
21/04/2010, 09:48
Caraca!!! PAra te achar só mesmo num fórum sobre veículos! Se bem que jeep está mais para meio de locomoção!!!!rsrsr Calma pessoal! Brincadeirinha!!!! Sei que existem jeeps muito confortáveis! Pois é William, sua relação com os carros é mesmo um caso de amor. Há vinte e sete anos atrás vc já era apaixonado por carros. Só falava disso na sala de aula, lembra? Eu, a Lu e o Robinho estamos com saudades! Pessoal, desculpe a invasão neste fórum mas o cara sumiu. Agora já sei o porquê. Está montando um jeep!!! Como diz a música: ÔÔÔ nada mudou....
Grande abraço para vc Willian e boa sorte na resolução do problema com a suspensão. Pena que não posso te ajudar! Nada mudou meu amigo e eu continuo entendendo de bolsas, roupas, sapatos, viagens e estudos tb!!rsrsrsrs. Aguardo uma resposta a esta mensagem! Abraços.
Willian Del Piero Rocha
21/04/2010, 19:00
Ô mundo pequeno.......depois dessa,,,o pessoal vé como é o amor por jeep....essa GRANDE amiga é dos tempos da ETFES(escola técnica federal do Espirito Santo). 1987....e eu já falava de carros....sandra,manda uma mp...:concordo:
Willian Del Piero Rocha
21/04/2010, 19:24
continuando o tôpico..comprei um kit de Toy da Gama,e devo montar daqui a unssss bonssssssss dias ,mecânico enrolado é assim mesmo.depois falo como ficou....
wdelpierorocha@yahoo.com.br
Já li muito sobre jumelos....e conversas com mecanicos e jipeiros
No meu caso que estou pegando trilhas mais PESADAS... e tambem não sei até onde isso é verdade
Meus jumelos são originais (7cm parafuso a parafuso)....reparei que os jumelos estavam pegando no chassis conforme a torção...
pesquisando no forum achei uma citação do Grande Leopoldo que isso acontecia por causa das faltas de buxas....(AS MINHAS ESTAVA ESTOURADA)pois bem comprei as buxas...coloquei mas acho que ainda assim as vezes o jumelo bate no chassis.
Vem a pergunta... colocar jumelos de 14cm (os meios termos) seria uma boa opção para isso não acontecer? Segundo mecanicos e alguns jipeiros isso solucionaria o problema...mas e o resto...COMPENSA
Abrço pessoal da lama
Sergio Rocha
26/04/2010, 13:07
Não coloque jumelos grandes, isso não funciona e só servem para piorar o trabalho da suspensão.
Tem muita cois aki no forum sobre jumelos grandes, de uma pesquisada.
[]´:concordo:
Não coloque jumelos grandes, isso não funciona e só servem para piorar o trabalho da suspensão.
Tem muita cois aki no forum sobre jumelos grandes, de uma pesquisada.
[]´:concordo:
quanto mais pesquiso ... mais louco eu fico.rsrsrs Mas vou fazer isso
Quais as sugestoes para ter um bom trabalho de suspensão com tudo original......rsrs dificil
Resumindo o que eu quero.... que o jumelo num bata mais no chassis.....daqui a pouco meu chassis vai ter uma lombada..
Abraço
Sergio Rocha
26/04/2010, 19:12
Nino
Qual o jumelo que bate no chassi, o do feixe dianteiro ou traseiro ?
Provavelmente o que bate no chassi é o feixe e não o jumelo.Qual a inclinação do jumelo ? Tem alguma foto ?
[]´
jeepcj5dm
26/04/2010, 20:51
É isso mesmo. Troquei os jumelos do cj5 por outros de 13 cm e o jeep ficou arretado só que batendo muito. Assim que puder voltarei para os originais.:sad:
benderrr
26/04/2010, 22:31
eu ja tentei procurar nos mais diversos topicos sobre susp do willys e o conj de molas etc. nao houve nada q tirasse minha duvida .
bem , minha duvida é : qual é real robustez desse conjunto original nao falo de conforto . aguenta bem o tranco , aguenta bem os impactos torçao ?
abracos
eu ja tentei procurar nos mais diversos topicos sobre susp do willys e o conj de molas etc. nao houve nada q tirasse minha duvida .
bem , minha duvida é : qual é real robustez desse conjunto original nao falo de conforto . aguenta bem o tranco , aguenta bem os impactos torçao ?
abracos
É duro, mas aguenta o tranco. Pode judiar sem medo.
Nino
Qual o jumelo que bate no chassi, o do feixe dianteiro ou traseiro ?
Provavelmente o que bate no chassi é o feixe e não o jumelo.Qual a inclinação do jumelo ? Tem alguma foto ?
[]´
Na verdade eu falei errado... conforme o movimento do jumelo o olhal do feixe de mola bate no chassis....(dianteiro)...o traseiro esta reto
mesmo com buchas novas parece que ainda continua batendo
É isso mesmo. Troquei os jumelos do cj5 por outros de 13 cm e o jeep ficou arretado só que batendo muito. Assim que puder voltarei para os originais.:sad:
Sem querer abusar da boa vontade...
poderia explicar melhor...."arretado"
Uma coisa eu sei.......QUEM TEM JIPE TEM MUITAS DUVIDAS......RSRS
olha vou chutar mesmo...
checou amortecedores? se são de jeep ou se estão cansados???
suas molas nào estão muito "retas" ou "desarqueadas"?
o arretado ali acho que é no tomd e BONITO, mas não funcional, jumelos altos = merda na certa
olha vou chutar mesmo...
checou amortecedores? se são de jeep ou se estão cansados???
suas molas nào estão muito "retas" ou "desarqueadas"?
o arretado ali acho que é no tomd e BONITO, mas não funcional, jumelos altos = merda na certa
Rubens,
Pensei a mesma coisa....ai foi um parto pra compras os amortecedores...explico o pq
Colocar amortecedor original ou traseiro da Ranger 97...em todos os lugares que fui compra os caras perguntaram a sua suspensão é original? Entaão tem que ser a original do jipe...
Conclusão
Coloquei 4 amortecedores novos originais
Melhorou muito mas queria testar o da Ranger
molas
Estou pensando seriamente em colocar calços na mola
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250&page=3
Será que os amortecedores originais vão dar curso fazendo isso?? (ainda nao li o topico inteiro)
Sergio Rocha
27/04/2010, 15:52
Na verdade eu falei errado... conforme o movimento do jumelo o olhal do feixe de mola bate no chassis....(dianteiro)...o traseiro esta reto
mesmo com buchas novas parece que ainda continua batendo
Os jumelos estão muito retos,o normal é estarem com 45 graus, provavelmente tuas molas estão cansadas.Se vc colocar jumelos maiores eles vão ficar mais retos ainda.É uma solução paliativa vai parar de bater por um tempo.
[]´
Sergio Rocha
27/04/2010, 15:58
Rubens,
Pensei a mesma coisa....ai foi um parto pra compras os amortecedores...explico o pq
Colocar amortecedor original ou traseiro da Ranger 97...em todos os lugares que fui compra os caras perguntaram a sua suspensão é original? Entaão tem que ser a original do jipe...
Conclusão
Coloquei 4 amortecedores novos originais
Melhorou muito mas queria testar o da Ranger
molas
Estou pensando seriamente em colocar calços na mola
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250&page=3
Será que os amortecedores originais vão dar curso fazendo isso?? (ainda nao li o topico inteiro)
respondendo pelo Rubens:
Pode colocar os amortecedores da Ranger até 97 ( cofap GL12343), só tem que mudar as buchas.Retire as do velho e reutilize.
Esses calços nas molas não vão adiantar nada para o seu problema, isso não altera nada o curso.Teoricamente, por reduzir o atrito entre as laminas o jeep vai ficar mais macio.Isso vai ser imperceptível.
[]´
respondendo pelo Rubens:
Pode colocar os amortecedores da Ranger até 97 ( cofap GL12343), só tem que mudar as buchas.Retire as do velho e reutilize.
Esses calços nas molas não vão adiantar nada para o seu problema, isso não altera nada o curso.Teoricamente, por reduzir o atrito entre as laminas o jeep vai ficar mais macio.Isso vai ser imperceptível.
[]´
Agora sim........entendi
Meu problema todo é as molas cansadas... é isso?? Estou pensando em fazer esse serviço de colocar calços na mola e mandar arquear...é uma solução paliativa.
Mas será que ainda vai continuar batendo no chassis...
Enquanto isso sonhando com a adaptação do Band... $$$$$$
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