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Ver Versão Completa : Ford Explorer - Cambio Automático.



Orleans
13/05/2009, 19:29
Amigos,

Quando o câmbio 5R55E da Explorer apresenta dificuldade de mudar a marcha em alta rotação, ocorrendo aceleração brusca, pode ser problema em algum sensor?

Abraços

Orleans
14/05/2009, 15:58
Amigos,

Quando o câmbio 5R55E da Explorer apresenta dificuldade de mudar a marcha em alta rotação, ocorrendo aceleração brusca, pode ser problema em algum sensor?

Abraços

Em rotações normais de uso o câmbio funciona 100%, verifiquei o óleo e está no nível, com cor e cheiro normais.

Outra diferença que notei foi o aumento do RPM a 80 km/h quando aciono o controle automático de velocidade, antes a 80km/h ficava em torno de 1400, agora 1700.

Estava programando uma manutenção geral para 08/09, seria bom antecipar? É um defeito na transmissão?

mak (SP/ZN)
14/05/2009, 17:51
parece que não esta entrando o LOCK-UP...

Orleans
16/05/2009, 09:46
Paciência com o aprendiz...

Lock-Up é a mesma coisa que TCC (Torque Converter Clutch)?

O não funcionamento do Luck-Up significa que as trocas de marchas não estão mais condicionadas apenas ao torque?

Se esse for o motivo, pode justificar também o aumento de consumo que está acontecendo?

mak (SP/ZN)
18/05/2009, 19:50
em teoria sim... mas eu estava comentando do:

Outra diferença que notei foi o aumento do RPM a 80 km/h quando aciono o controle automático de velocidade, antes a 80km/h ficava em torno de 1400, agora 1700.

já trocou o ATF?

Márcio T
18/05/2009, 20:43
Lock-Up é a mesma coisa que TCC (Torque Converter Clutch)? Sim. A solenóide trava ("lockup") a válvula do conversor de torque (TCC). O eixo do motor passa a estar diretamente ligado à transmissão.


O não funcionamento do Luck-Up significa que as trocas de marchas não estão mais condicionadas apenas ao torque? Se entendi a pergunta, não. O travamento do TCC só ocorre após certa velocidade (não lembro bem, mas acho que é a 80KM/h).


Se esse for o motivo, pode justificar também o aumento de consumo que está acontecendo? Com certeza. Sem o travamento do TCC, continua ocorrendo perda por escorregamento no conversor de torque. A função primeira do TCC é exatamente eliminar estas perdas por escorregamento.


Quando o câmbio 5R55E da Explorer apresenta dificuldade de mudar a marcha em alta rotação, ocorrendo aceleração brusca, pode ser problema em algum sensor? Pode sim. Principalmente MAF, mas também TPS e VSS. Retire e limpe o MAF com um limpador de contatos elétricos. Solte a abraçadeira da mangueira do coletor de ar - se preferir, solte também os parafusos que prendem na caixa do filtro de ar. Aplique o limpa contatos nas 2 "resistências" que tem no interior do MAF.


Boa sorte.

Márcio

Orleans
31/05/2009, 19:28
já trocou o ATF?

Mak,

Fiz uma “meia” troca, acho que já faz uns 30.000km.

Na época fui às duas únicas oficinas especializadas que confio, na primeira o funcionário me informou que faziam a troca por escoamento, e que troca através de máquina com o veículo funcionando, prejudicava o câmbio por causa da pressão.

Na segunda o proprietário me ofereceu o método flushing (máquina), que segundo ele garantia 100% de reposição do ATF, e que troca por escoamento não servia pra nada. Como não estava com muita paciência e precisava levar o carro de volta para o interior no mesmo dia, solicitei aos dois que fossem para a casa do c@&@/0, comprei a junta original do cárter, e mandei um mecânico de confiança fazer a troca sob minha supervisão.

A troca por máquina pode realmente gerar problemas?




Pode sim. Principalmente MAF, mas também TPS e VSS. Retire e limpe o MAF com um limpador de contatos elétricos. Solte a abraçadeira da mangueira do coletor de ar - se preferir, solte também os parafusos que prendem na caixa do filtro de ar. Aplique o limpa contatos nas 2 "resistências" que tem no interior do MAF.


Boa sorte.

Márcio

Márcio,

MAF – Fiz a limpeza com limpa contatos em duas resistências com espessura de uma linha fina, com um minúsculo transistor no meio, são essas?
Não deu para desmontar 100%, após rompe o lacre de um dos parafusos, verifiquei que a cabeça além de sextavada possui um pino no meio, e não conheço uma ferramenta que sirva para esse tipo de parafuso, parece que o negócio é feito para ser retirado só em caso de substituição.

TPS – Esse eu sempre limpo.

VSS - Você está se referindo ao VSS que é fixado na carcaça da transmissão automática?

Abraços

Walter L. L. Casitta
31/05/2009, 19:58
Na segunda o proprietário me ofereceu o método flushing (máquina), que segundo ele garantia 100% de reposição do ATF, e que troca por escoamento não servia pra nada. Como não estava com muita paciência e precisava levar o carro de volta para o interior no mesmo dia, solicitei aos dois que fossem para a casa do c@&@/0, comprei a junta original do cárter, e mandei um mecânico de confiança fazer a troca sob minha supervisão.

A troca por máquina pode realmente gerar problemas?



Eu acredito a máquina possa ser a melhor opção. Retirar o carter pra trocar só o óleo sem o filtro não vale a pena. Ainda fica óleo velho dentro do conversor de torque e esse só sai de lá com o motor em funcionamento ou desmontando...

A forma de retirar o máximo de óleo sem desmontar o conversor de seria com a máquina sugando com o câmbio em P e o motor em marcha lenta. A unica parte do câmbio que fica em movimento nessa condição seria o bomba de óleo. Acho que não causaria problema ficar com o motor funcionando até que óleo parasse de sair. Mesmo assim 100% do óleo não sai. Sempre fica um pouquinho dentro do conversor de torque e dentro dos atuadores do corpo de válvula....

Orleans
03/06/2009, 20:40
Walter,

Obrigado pela dica, vou encarar a troca com a máquina.

Quanto ao Lock-Up, parece estar funcionando.

Já tinha programado uma manutenção preventiva para 08/2009, vou trocar o ATF e ver o resultado, caso não ocorra nenhuma melhora, vou tentar antecipar a manutenção. Como o carro já passou de 200.000km é melhor prevenir do que remediar, principalmente tratando-se de câmbio automático.

Abraços.

Márcio T
04/06/2009, 14:30
Renato, se este câmbio nunca foi mexido, ele tem alguns componentes originais que costumam apresentar uma falha de ação da válvula EPC, que é responsável pelo controle de pressão do corpo de válvulas. Os relatos são de ocorrência entre 65.000 e 150.000 milhas e o sintoma principal é a troca errática de marchas (geralmente 2-3). A conseqüência é a ruptura da junta da placa separadora (o óleo cria passagens internas entre as galerias), quebra do braço de fixação das solenóides e até expulsão das solenóides.

A Ford emitiu um TSB para correção e uma nova placa separadora (eliminou o furo #50 e as juntas passam a vir coladas na placa). Eliminou o filtro interno, a esfera de retenção e o limitador da EPC. O êmbolo da EPC também foi redesenhado.

Além do kit (3L5Zz-7M203-JA), é necessário também a placa separadora (7Z490), o filtro de óleo (7A098) e a gaxeta da tampa (7A191). Filtro e gaxeta por US$15,00; A placa nova e o kit custam uns US$60,00 - mas não consegui encontrar.

Outra opção é o SHIFT KIT da TRANSGO, que resolve o mesmo problema com uma solução mais simples: Fecha o furo da placa com um rebite minúsculo, troca a mola e o êmbolo da válvula e abre uma passagem entre 2 galerias (o kit vem com tudo que é necessário, inclusive a mini-broca para fazer o furo). O kit TRANSGO custa US$ 40,00.

Este serviço dá até para fazer em casa (torquímetro de baixa escala - entre 5 e 20 Nm - é indispensável), mas é arriscado. Por exemplo, abri e retirei o corpo de válvulas somente para tentar corrigir um "delay" no engate da ré (fazer o upgrade do "O" Ring do pistão por um "D" Ring). Percebi então que havia depósito de material de fricção no fundo da tampa e que a cinta de ré estava com muito "jogo". Resultado: A cinta de ré (a única que não tem regulagem) estava gasta e teria que ser substituída - serviço que exige a remoção e desmontagem completa do câmbio.

Se você puder planejar com antecedência, é melhor programar uma manutenção geral com MASTER KIT (US$ 150,00) + SHIFT KIT (US$40,00)+ solenóide EPC (US$100,00) + VSS (US$30,00) + fiação dos conectores (US$30,00). Filtro, gaxeta e óleo (MERCON V só encontrei o ISAMATIC V da Ipiranga - tambor de 20 litros por R$450,00).

Não deve é jogar o investimento fora com mão de obra não especializada. Aqui em Maceió, só o Ricardo Palmeira, da RP Motores.

Um abraço.

Márcio

mak (SP/ZN)
04/06/2009, 19:46
Esse Mercon V é dificil achar... preciso de um tambor desses... tenho 2 CAs 5R55E pra trocar o ATF...

Márcio T
04/06/2009, 20:16
Esse Mercon V é dificil achar... preciso de um tambor desses... tenho 2 CAs 5R55E pra trocar o ATF...

Mak, o ISAMATIC V da Ipiranga atende à especificação MERCON V. Foi o único que encontrei - e só no Distribuidor Autorizado da Ipiranga. Já usei o TEXAMATIC 7045E(DEXRON III) com Lubegard (comprei com o Nelson), porque não encontrava o MERCON V. Na época, abri até um tópico aqui pedindo informação. O balde de 20 litros deve ser a conta p'rás 2 CA's.

Orleans
16/06/2009, 19:48
Esse Mercon V é dificil achar... preciso de um tambor desses... tenho 2 CAs 5R55E pra trocar o ATF...



No manual da Explorer e no DVD Ford Service Information, recomendam o Mercon ou Dexron IIE, que foi o ATF que sempre usei e cheguei a mais de 200.000 sem problemas.

A Ford alterou a recomendação para o Mercon V?

Márcio T
16/06/2009, 21:45
No manual da Explorer e no DVD Ford Service Information, recomendam o Mercon ou Dexron IIE, que foi o ATF que sempre usei e cheguei a mais de 200.000 sem problemas.

A Ford alterou a recomendação para o Mercon V?

Renato, no DVD Ford Service Information consta MERCON V também para a 97. Veja no anexo.

Orleans
17/06/2009, 15:50
Renato, no DVD Ford Service Information consta MERCON V também para a 97. Veja no anexo.

Márcio,

É isso mesmo, você está certo:concordo: tinha visto no DVD o 4R70W que recomendam o MERCON, mas veja o que tem no manual e na tabela da Brasil Automático.

Dei uma confirmada no balde do ATF que usei na última troca, foi o Dexron III, que mangue...:parede:

Quando a troca era feita na autorizada usavam o Mercon II, na última que fiz foi o Dexron III e o câmbio ainda está bom e nunca foi aberto, quando for fazer a manutenção vou tentar encontrar o Mercon V, quem sabe não dura mais 500.000 mil.

Isso me lembra um velho caseiro matuto que vi jogando no lixo o manual de sua bicicleta nova, quando perguntei o motivo, ele disse "sabiamente": O pessoá que escreve isso só num bebe acetona porque tira os esmalte dos dente, nos é quem sabe o que é mió...

Abraços

Orleans
18/07/2009, 13:39
se este câmbio nunca foi mexido, ele tem alguns componentes originais que costumam apresentar uma falha de ação da válvula EPC, que é responsável pelo controle de pressão do corpo de válvulas. Os relatos são de ocorrência entre 65.000 e 150.000 milhas e o sintoma principal é a troca errática de marchas (geralmente 2-3). A conseqüência é a ruptura da junta da placa separadora (o óleo cria passagens internas entre as galerias), quebra do braço de fixação das solenóides e até expulsão das solenóides.


Parece que nunca foi mexido, quando troquei a junta do cárter era original e as cabeças dos parafusos não apresentavam marcas.
As trocas de marchas continuam suaves e no tempo normal, o problema só aparecia, única e exclusivamente, no retorno ascendente após aceleração brusca/máxima.
Para uma pessoa que só utilizasse o carro na cidade, ou que fizesse uma viajem tartaruga, sem muitas ultrapassagens, esse detalhe passaria despercebido.
Pensei que podia ser solenóides obstruídos por limalhas, ou abertos por não estarem fechando corretamente, mas era sensor com defeito.

O TPS, que é um potenciômetro, estava com as duas travas internas gastas. Testei com o carro desligado e quando ele era acionado pela chave da borboleta dava um click no final, como se estivesse soltando da chave.
Outra coisa, estava bastante ressecado, pelo jeito fazia tempo que não tomava uma:lol:
O ECT e o VSS também foram trocados.

Com esse aviso já estou me organizando pra fazer uma atualização e revisão geral, mesmo ouvindo sempre a velha ladainha: transmissão automática só se mexe quando dá problema:discordo:




A Ford emitiu um TSB para correção e uma nova placa separadora (eliminou o furo #50 e as juntas passam a vir coladas na placa). Eliminou o filtro interno, a esfera de retenção e o limitador da EPC. O êmbolo da EPC também foi redesenhado.


Além do kit (3L5Zz-7M203-JA), é necessário também a placa separadora (7Z490), o filtro de óleo (7A098) e a gaxeta da tampa (7A191). Filtro e gaxeta por US$15,00; A placa nova e o kit custam uns US$60,00 - mas não consegui encontrar.


Andei pesquisando e também não achei a placa nova, vou mandar uma consulta para a Chevroford na Argentina, algumas peças eles conseguem com mais facilidade.




Outra opção é o SHIFT KIT da TRANSGO, que resolve o mesmo problema com uma solução mais simples: Fecha o furo da placa com um rebite minúsculo, troca a mola e o êmbolo da válvula e abre uma passagem entre 2 galerias (o kit vem com tudo que é necessário, inclusive a mini-broca para fazer o furo). O kit TRANSGO custa US$ 40,00.

Esse já está na lista.



Este serviço dá até para fazer em casa (torquímetro de baixa escala - entre 5 e 20 Nm - é indispensável), mas é arriscado. Por exemplo, abri e retirei o corpo de válvulas somente para tentar corrigir um "delay" no engate da ré (fazer o upgrade do "O" Ring do pistão por um "D" Ring). Percebi então que havia depósito de material de fricção no fundo da tampa e que a cinta de ré estava com muito "jogo". Resultado: A cinta de ré (a única que não tem regulagem) estava gasta e teria que ser substituída - serviço que exige a remoção e desmontagem completa do câmbio.


Seria uma boa opção, mas por enquanto não tenho coragem para abrir uma transmissão AT. Os maiores clientes das oficinas que conheço são outras oficinas que tentam consertar e não conseguem, imagine se eu mexer...
Fui orientado pelo Mark da rockauto a comprar o Master Repair Kit ou o Super Kit (em anexo), alguém conhece?



Se você puder planejar com antecedência, é melhor programar uma manutenção geral com MASTER KIT (US$ 150,00) + SHIFT KIT (US$40,00)+ solenóide EPC (US$100,00) + VSS (US$30,00) + fiação dos conectores (US$30,00). Filtro, gaxeta e óleo (MERCON V só encontrei o ISAMATIC V da Ipiranga - tambor de 20 litros por R$450,00).



Agora estou tranquilo, vou poder programar sem pressa.
Você indica alguma marca para o Master Kit? Precision? Quanto mais presquiso mais fico na dúvida.
Vou incluir na relação os solenóides, shift kit e fiação, o Luizinho sugeriu trocar o corpo de válvulas, que também já anotei.




Não deve é jogar o investimento fora com mão de obra não especializada. Aqui em Maceió, só o Ricardo Palmeira, da RP Motores.



É o que mais me preocupa, por aqui só confio em duas.
Uma o proprietário trabalha com câmbio automático há décadas, é tipo cientista, gosta de desmontar tudo e trocar apenas o que ele considera necessário. Na outra o dono tem suporte na cidade e faz intercâmbio com algumas oficinas especializadas em São Paulo, o único problema é que trabalham no esquema troca tudo e no me gusta este tipo de trabajo, me lembra autorizada. As duas não fazem atualizações, só o feijão com arroz, Shift kit, não instalam.
Com relação à mão de obra, só não tenho paciência para administrar síndrome de estrelismo e vaidade de frescos, sendo competente, experiente e sabendo dialogar, assino em baixo.
Alguém aqui já fez serviço no Hidramático Barão? Pra mim é super fácil enviar a transmissão.
Tentei contato com um membro do fórum que me indicaram, e o cara nem respondeu, só com essa atitude já se percebe o que viria pela frente.


Abraços,

Orleans

Orleans
19/07/2009, 11:50
Márcio,

Faltou agradecer pela dica dos sensores, muito obrigado:concordo:

Abraços

nene1
26/08/2009, 21:24
ola amigos sou novo no forum , na verdade não sou proprietario desta explorer sou proprietario de oficina mecanica no qual sou o mecanico tbm com mais 2 colaboradores , um cliente meu tem eat explorer 97 4.0 4x4 , e derrepente parou de engatar a ré a alavanca até engata mas o carro nem mexe , minha duvida é : este cambio é eletronico ou seja tem uma central ? ou é só automatico , já reteirei o carter e o filtro ainda não retirei a placa de valvulas , tem um jeito de testar as solenoides com elas fora da placa ? qual é o solenoide da ré . desculpem tantas perguntas mas é que to achando meio complicado . o oleo ta meio escuro mas não tem muita limalha , não acredito ser o oleo porque as outras marchas funcionam bem . quem puder me ajudar sou grato . estou em machado sul de minas gerais .

Márcio T
28/08/2009, 11:04
Olá, nene01.

O câmbio é eletrônico, com comando na mesma centralina do motor (PCM). P'rá testar o funcionamento das solenóides tem que ter um scanner (as solenóides SS e TCS são ON/OFF, mas a solenóide EPC é "flutuante").

A ré não é acionada por nenhuma solenóide específica e este problema pode ser somente desgaste do O'Ring do pistão de acionamento. Não é difícil de trocar e deve resolver (se não der certo, o problema é de desgate na cinta de ré, que não tem regulagem e p'rá trocar tem que desmontar o câmbio inteiro). Dê uma olhada na ponta do eixo do pistão de acionamento da ré. Se estiver quebrada, o curso do pistão não é suficiente para aplicar a cinta.

Se o sintoma for somente a perda da ré, troque o O'Ring (na verdade, foi atualizado para um D'Ring de lábio duplo), junta da tampa, filtro e óleo (TEXAMATIC).

Você vai precisar de um torquímetro pequeno (o torque de aperto é 8-11Nm / 71-97 lb-in). Faça um gabarito (pode ser de papelão) do corpo de válvulas para ir colocando os parafusos conforme for retirando (tem 6 tamanhos diferentes). É bom identificar os "furos" com os números da seqüência de aperto. Cuidado ao retirar a guia dos fios das solenóides e os próprios fios - o banho de óleo faz eles ficarem quebradiços. Limpeza é fundamental - um fiapo de estopa pode travar um êmbolo interno.

Dê uma olhada nos anexos.

Boa sorte.

Márcio

nene1
28/08/2009, 22:10
ola marcio muito obrigado pelas dicas ( ou aulas ) semna que vem volto amexer e fazer td o que vc indicou e posto o resultado aki no momento muito obrigado mesmo , eu esperava ajuda mas nunca pensei que aki fosse com tanata boa vontade assim , espero poder ajudar nesnte mesmo niv´le , inclusove comprei um apostila deste cambio em portugues e estou aguardando chegar vamos ver como é .

nene1
22/09/2009, 07:45
ola amigos , então , desmonteia placa de valvulas( fotografei tds as valvulas e molas ) tinha muita limalha de ferro entre as valvulas e tem muitas bem riscadas , eu até dei uma polida nelas com pasta de dentes e bicarbonato , mas acho que por causa dos riscos vou precisar de outra placa , eu dei uma medida meio que grosseira na cinta da ré e notei que ta muito folgada comparei com o curso do pistão para ter uma ideia , eu já suspeitava que não adiantaria montar a placa de valvulas mas meu amigo insistiu e eu montei , na verdade esta explorer ta servindo mais como cobaia mesmo para pratica . bem montei td no lugar com os torque recomendados mas como era de se esperar não resolveu o problema , antes de desmntar ela tava piscando a luz do overdrive , agora consegui entrar com o scanner e deu os codicos : 1780 interruptor de over drive , e 1701 transmissão . este ultimo acredito ser por causa da ré , agora o 1780 interruptor de overdriver onde é que fica ? na apostila que comprei não esta dando eses codicos nem este interruptor sera que alguem sabe ? desde já agradeço a colaboração ; e um abraço a tds

Márcio T
23/09/2009, 01:17
Olá, nene01.

P1780 - Circuito do TCS aberto / em curto. O interruptor de OVERDRIVE é aquele botão que fica na extremidade da alavanca de mudança. Quando aciona tem que trocar o status do indicador O/D ON - O/D OFF.

P1701- Erro no engate da ré. Baixa pressão da válvula EPC.

A cinta da ré pode até estar folgada, o que importa é se o curso do pistão é suficiente para "apertar" contra o embreagem da ré. Verifique se a ponta do eixo do pistão está quebrada, mas normalmente é só trocar o "O" Ring do pistão - a não ser que a pista de atrito da cinta já esteja desgastada, aí tem que desmontar todo o câmbio p'rá trocar. Você chegou a trocar o "O" Ring?

É muito estranho ter limalha no corpo de válvulas. Além do ímã no fundo da tampa do cárter, todo o óleo passa pelo filtro antes de ir para o corpo de válvulas e só depois vai para as engrenagens.

Cuidado com este "polimento", pois os pistões das válvulas tem uma cobertura anodizada.

Este câmbio tem algumas atualizações (placa separadora com juntas coladas, válvula de alívio do circuito EPC redesenhada).

Você poderia postar as fotos?

Boa sorte.

Márcio

nene1
23/09/2009, 20:29
Olá, nene01.

P1780 - Circuito do TCS aberto / em curto. O interruptor de OVERDRIVE é aquele botão que fica na extremidade da alavanca de mudança. Quando aciona tem que trocar o status do indicador O/D ON - O/D OFF.

P1701- Erro no engate da ré. Baixa pressão da válvula EPC.

A cinta da ré pode até estar folgada, o que importa é se o curso do pistão é suficiente para "apertar" contra o embreagem da ré. Verifique se a ponta do eixo do pistão está quebrada, mas normalmente é só trocar o "O" Ring do pistão - a não ser que a pista de atrito da cinta já esteja desgastada, aí tem que desmontar todo o câmbio p'rá trocar. Você chegou a trocar o "O" Ring?

É muito estranho ter limalha no corpo de válvulas. Além do ímã no fundo da tampa do cárter, todo o óleo passa pelo filtro antes de ir para o corpo de válvulas e só depois vai para as engrenagens.

Cuidado com este "polimento", pois os pistões das válvulas tem uma cobertura anodizada.

Este câmbio tem algumas atualizações (placa separadora com juntas coladas, válvula de alívio do circuito EPC redesenhada).

Você poderia postar as fotos?

Boa sorte.

Márcio
ola marcio boa noite

Obrigado porter respondido , eu tbm achei estranho as limalhas elas estavam até por cima da placa quando abaixei a placa já visualizei um monte delas , e tinha varias valvulas travadas inclusive as da ré que deu maiso trabalho para tirar , , veio um jg de reparo do barão , o que eu achei engraçado é que os aneis veio o rings mesmo e não d rings , as juntas não são coladas e veio do mesmo jeito sem serem coladas eu vou fabricar a ferramenta para medir a folga da ceinta da ré mas no olhometro mesmo da par ver que ta muito folgada e o curso do pistão não da para apertar ela , no volante de direção tem uns bot~eos que vão de lado estes botões estão faltando , não seria este o codico 1780 ? a luz que fica no painél do lado direito na parte indefrior fica piscando , ela já estava assim antes de eu mexer , quanto as fotos vou pegar na oficina amanhã e vou tentar colocar elas aki ( sou meio fraco nesta area ) , acho que estas limalhas cairan da cinta da ré por que a folga ta animal . outro detalhe é que não tem imã no funco do carter . um abraço e mais uma vez obrigado

nene1
28/09/2009, 21:44
não consegui postar as fotos , sou meio fraco ainda no pc.mas to tentando

MARIOSERGIO
06/12/2010, 21:44
Ola tenho uma Explorer 97 e quando engato para frente e carro morre parece que algo travando. Sera que alguem tem alguma ideia do que esta acontecendo. Obrigado

nene1
08/12/2010, 12:59
ola amigo com certez vc tem algo de errado neste cambio alguma engrenagem travada que quandom vc engata fica tipo que encavalada ai trava , se vc acelerar ela no neutro o que acontece ? e de ré tambem trava ?

mdajesus
07/11/2011, 11:34
Ola, Sr. proprietários de EXPLORER. Fiz o meu câmbio num conceituada empresa e estranhamente quase 1mil apos a garantia o mesmo começou a apresentar um barulhinho estranho como um assobio, aparentemente achei q fosse dos freios nada muito alto, até pensei em levar nessa oficina, mas na correria do dia a dia esqueci. Num certo dia ao sair de casa, durante o percurso a mesma senti estranho o cambio meio q pisando na embreagem e como se tivesse numa mesma marcha. Percebendo o estranho problema, ao engatar a ré um tranco e o mesmo quando de ré pra D. Estranho q pra sair em D complicado, tenho q colocar em 1 mas mesmo assim sem força. Levei na oficina no dia seguinte, e ao analisarem disseram os solenoides estavam queimados ou provavelmente apos um buraco se desconectaram. Eles informaram que o cambio esta em modo de seguranca ou seja somente 3 marcha, hidraulicamente funciona. Estranho que nào me recordo de buracos, embora o percurso de minha casa até o trabalho 7km estrada de chão. Agora essa empresa que me fez o cambio diz não ter tempo pra ver o que ocorreu realmente, desculpa de muito trabalho e carros nessa oficina. Por favor algum companheiro possa me esclarecer ou indicar alguma oficina aqui na região de Sorocaba, haja visto que não posso ir pra muito longe.:shock:

Barret
07/11/2011, 12:06
Bom Dia mdajesus o cambio do seu carro esta patinando da uma olhada na vareta de oleo e veja se ele mudou a coloração do ATF e cheiro ruim não sei mas pode ser o converssor ok. a luz do overdrive fica piscando no painel ? Reclame pois tem garantia . boa sorte.

Barret
07/11/2011, 12:07
Tenta o rei do cambio em Campinas.

mdajesus
07/11/2011, 12:11
verifiquei sim, a luz do OVERDRIVE está sempre apagada, o que fica direto acesa é a do CHECK ENGINE, o oléo está dentro do normal e mudou sim um pouco a cor e o cheiro mas o cara da oficina Automático Sorocaba disse ser normal, estranho pois fiz esse cambio em 06/2011. e pouco tempo depois de vencer a garantia que é 12mil, apresentou esse problema.

Orleans
07/11/2011, 12:19
Para esses casos nada melhor do que a justiça.
Se tiver a ordem de serviço e recibo de pagamento melhor ainda.
É incrível como a mão de obra para câmbio automático é péssima independente da região...
Devem ter feito alguma coisa errada, um câmbio automático bem reparado roda 200K.

mdajesus
07/11/2011, 12:47
Barret, como assim trocou o câmbio auto pra manual, quem fez isso pra você?

mdajesus
07/11/2011, 12:50
Verdade orleans, engraçado que pra cobrar os caras fazem direitinho e estranhamente o cara no dia que eu levei disse que eu tinha estourado 3mil acima da kilometragem, ai fui ver o documento e o mesmo mostrava que nem tinha chegado a 1000 acima da garantia.

Barret
07/11/2011, 12:56
Barret, como assim trocou o câmbio auto pra manual, quem fez isso pra você?

Sim Troquei o auto pelo manual eu mesmo troquei .
Como não encontrei mão de obra qualificada para consertar o CA então resolvi por minha conta e risco kkkkk fazer a troca
tive a ajuda com muitas dicas de amigos aqui do forum e de outros tbm e fiz a troca.
estou nos retoques finais sempre tem que fazer algum ajuste mais ta jóia e o cambio manual é facil de consertar.

Barret
07/11/2011, 13:05
mdajesus este sintoma que apresentou o cambio do seu carro o meu fez igual um leve apito como estivesse raspando algo resetei o carro e ele voltou ao nornal e logo após voltou o problema. o meu agora depois que troquei e fui ver o que aconteceu com o cambio velho vi que o converssor moeu fazendo o carro patinar e não sair do lugar mas ai ja tinha trocado tudo kkkkk.

mdajesus
07/11/2011, 13:10
qual o valor que vc pagou no câmbio?

Barret
07/11/2011, 13:15
comprei o conjunto Cambio,volante do motor embreagem completa com atuador,pedaleira,cilindro mestre de embreagem com reservatório,cardã e mais algumas peças que agora não recordo(parafusos,etc) gastei de peças $3500,00 reais.

mdajesus
21/11/2011, 11:50
Estou de volta amigos, pra continuar dando detalhes da minha Explorer.

Peguei a Viatura na última quinta feira, ficou quase 1mil reais essa manutenção. disse que queimou um solenoide e as outras estavam meio q solta. disse q o chicote de fios estava queimado e jogaram a culpa na parte eletrica do carro, o cara da oficina disse que poderia até ser o adaptador desses q liga no acendedor do carro pra ligar o GPS. EStranho. aGORA TEM UMA COISA IMPORTANTE: eu recentemente mandei colocarem um farol de milha e instalei uma buzina corneta e uma chave pra alternar entre a buzina original ou a de cornetas.

Estou muito chateado com essa situação, ontem após um passeio em família, após percorrer uns 300km +/-, a mesma voltou a apresentar o mesmo problema.

Levei lá hoje pela manhà E disseram que pode ter queimado outra solenoide.

Barret
21/11/2011, 14:54
Estou de volta amigos, pra continuar dando detalhes da minha Explorer
. aGORA TEM UMA COISA IMPORTANTE: eu recentemente mandei colocarem um farol de milha e instalei uma buzina corneta e uma chave pra alternar entre a buzina original ou a de cornetas.

Estou muito chateado com essa situação, ontem após um passeio em família, após percorrer uns 300km +/-, a mesma voltou a apresentar o mesmo problema.

Levei lá hoje pela manhà E disseram que pode ter queimado outra solenoide.

Boa tarde mdajesus estes acessorios que voce colocou não interfere no cambio ( se não usou o chicote do cambio como positivo)
um pitaco ou troca logo todas as solenoides ai não tem como ele se desculpar ou troca de mecanico.

mdajesus
21/11/2011, 14:59
esse câmbio foi feito em 05/2011. Foi trocado todos eles na época.

Barret
21/11/2011, 20:55
esse câmbio foi feito em 05/2011. Foi trocado todos eles na época.
mdajesus manda o mecanico passar o scaner e imprime o resultado ai sim tera certeza do que esta acontecendo no cambio é facil os caras ficarem trocando solenoides e gastando sua grana e seu tempo ate voce desistir duvido que ja não aconselharam a vender o carro

mdajesus
25/11/2011, 17:58
novas informações: Felizmente foi a queima de 1 fusível, (13) que fica no compartimento do capô, segundo o mecânico. Disse que pode haver algum tipo de curto ou outra coisa, pediu pra eu ir a um AUTO ELETRICO e pedir pra analizar, ele disse ter colocado um fusível de amperagem maior.

mdajesus
28/11/2011, 11:53
fiz um VIAgem a Capital, e percorri quase 500km e gcas a Deus nenhum problema. Não usei nenhum desse adptadores pra ligar gps etc. essa semana levo a um autoeletrico e vou mandar revisar o sistema de Gaz da minha viatura, que é bem antigo, um dos primeiro.

Orleans
28/11/2011, 12:53
novas informações: Felizmente foi a queima de 1 fusível, (13) que fica no compartimento do capô, segundo o mecânico. Disse que pode haver algum tipo de curto ou outra coisa, pediu pra eu ir a um AUTO ELETRICO e pedir pra analizar, ele disse ter colocado um fusível de amperagem maior.

Mande verificar o quanto antes, o fusível 13 protege a caixa de fusíveis do painel de instrumentos, deve ter alguma coisa ligada errada. Comece pedindo para o eletricista verificar se os fios positivos ligados aos fusíveis 13, 20 e 26 da caixa interna do carro (lado esquerdo do painel) estão sendo utilizados para algum acessório, se tiver mande retirar e puxar um positivo direto da bateria.

mdajesus
28/11/2011, 13:00
ok. obrigado.

mdajesus
28/11/2011, 13:07
Mande verificar o quanto antes, o fusível 13 protege a caixa de fusíveis do painel de instrumentos, deve ter alguma coisa ligada errada. Comece pedindo para o eletricista verificar se os fios positivos ligados aos fusíveis 13, 20 e 26 da caixa interna do carro (lado esquerdo do painel) estão sendo utilizados para algum acessório, se tiver mande retirar e puxar um positivo direto da bateria.

por favor me envie essa imagem em tamanho maior pra imprimir.

Orleans
28/11/2011, 15:19
Segue a relação completa das caixas de fusíveis interna e externa.
Você clica com o botão esquerdo para ampliar, depois com o direito para salvar em alguma pasta do seu computador, desta forma você consegue imprimir no tamanho normal.

Orleans
28/11/2011, 15:23
Excedeu o limite de anexos e tive que enviar da caixa externa nessa mensagem.

Lucius
10/12/2011, 16:27
Sou de Sampa e moro em Campinas há muitos anos. Tenho uma Xplo XLT 1998 4.0 V6 automática. Recomendo falar com o Willian, da WR Câmbio - na Carolina Florence.

zanottao
18/01/2013, 09:26
eu troquei o cambio automatico por um manual, agora surgiu a duvida alguns dos sabios amigos saberia me indicar qual e o fio da luz de re pra eu fazer a ligaçao no cambio manual obrigado

Barret
18/01/2013, 17:43
eu troquei o cambio automatico por um manual, agora surgiu a duvida alguns dos sabios amigos saberia me indicar qual e o fio da luz de re pra eu fazer a ligaçao no cambio manual obrigado
Boa Tarde Zanottao o fio da luz de ré é o mesmo plug fica perto do plug do velocimetro ok.

zanottao
20/01/2013, 17:53
Barret, brigadao pela resposta ;

E aquele plug q tem o seletor de marchas, o fino q se vc retira-lo do carro o carro nao liga ne?

se for vou procula - lo

Cyclone-Fly
22/01/2013, 12:47
Ola amigo, estou entrando no mundo 4x4, pois minha profissão me obriga e alem do mais sou fascinado por utilitários porem recém adquiri uma Ford Explorer 4.0, e já parti pra uma viajem de 600 KM ida e volta pra conhecer a maquina, porem notei uma queda de torque em subidas,,, alguém pode me explicar se é normal ou tenho que fazer algum tipo de manutenção ????

Desde já grato a todos

Cyclone-Fly

hugocsl
22/01/2013, 16:03
Se ela tiver GNV, ou pneus muito grandes ela fica mais lenta nas subidas mesmo. Mas se não for esse o caso vai em uma ladeira bem íngreme e tenta arrancar com o carro para ver se ele patina, se patinar é pq precisa fazer uma revisão no cambio até, se ela cortar giro é pq não está puxando gasolina direito do tanque quando está em aclives....

boa sorte com o carro

Cyclone-Fly
22/01/2013, 19:47
Vlw Hugocsl,, mais ela arranca tranquilo em ladeiras fortes, mesmo no gnv, portanto deve ser os pneus que são 235/75/15,, obrigado

hugocsl
23/01/2013, 16:02
Nada esse pneu é medida original. Não era pra ficar fraca na ladeira não. Da uma olhada se não é o variador de avanço do GNV falando, ou então manda regular o motor, pq é muito estranho ela ficar fraca d+ só na subida.

[]´s

lucas cembranelli
31/07/2013, 18:48
Olá comprei uma explorer 4wd 4x4 97/98. Sou totalmente leigo. Estava tudo certo. Há um mês apresentou os seguintes problemas. De manhã, enquanto estava fria na descida da minha garagem ela desengatava a ré. E demorava alguns segundos para engatar de novo. Quando eu tentava mudar a alavanca do câmbio nestes segundos sentia a alavanca mais dura e algumas vezes acendia a luz do Over Drive. Outra coisa q acontecia é que depois de um tempo usando e quente eu sentia q o motor nao segurava ela na rampa. eu tirava o pé do freio e ela descia, sendo q era pra ela ficar parada. Levei numa oficina de cambio automático indicada por um amigo e segundo o mecanico há um problema interno dentro do câmbio que esta impedindo ela de mudar as marchas, segundo ele ela fica em terceira. Como eu sou leigo, não sentia isso, ela até q andava normalmente e contagiro nao ficava tao alto. Ele já deu um orçamento que pra abrir o câmbio no mínimo já vou gastar R$ 3 mil. Como a gente sempre tem alguma esperança estou consultando para ver se alguém dá algum conselho. Estou no Vale do Paraíba. Outra coisa q acontece com ela, que pode ajudar na sugestão é que ela quando fica de frente na descida por algum tempo ela chega até a morrer, parece que não consegue puxa gasolina. Mto obrigado Lucas

lucas cembranelli
31/07/2013, 18:48
Nada esse pneu é medida original. Não era pra ficar fraca na ladeira não. Da uma olhada se não é o variador de avanço do GNV falando, ou então manda regular o motor, pq é muito estranho ela ficar fraca d+ só na subida.

[]´s
Ajuda POR FAVOR CAMBIO EXPLORER 97/98Olá comprei uma explorer 4wd 4x4 97/98. Sou totalmente leigo. Estava tudo certo. Há um mês apresentou os seguintes problemas. De manhã, enquanto estava fria na descida da minha garagem ela desengatava a ré. E demorava alguns segundos para engatar de novo. Quando eu tentava mudar a alavanca do câmbio nestes segundos sentia a alavanca mais dura e algumas vezes acendia a luz do Over Drive. Outra coisa q acontecia é que depois de um tempo usando e quente eu sentia q o motor nao segurava ela na rampa. eu tirava o pé do freio e ela descia, sendo q era pra ela ficar parada. Levei numa oficina de cambio automático indicada por um amigo e segundo o mecanico há um problema interno dentro do câmbio que esta impedindo ela de mudar as marchas, segundo ele ela fica em terceira. Como eu sou leigo, não sentia isso, ela até q andava normalmente e contagiro nao ficava tao alto. Ele já deu um orçamento que pra abrir o câmbio no mínimo já vou gastar R$ 3 mil. Como a gente sempre tem alguma esperança estou consultando para ver se alguém dá algum conselho. Estou no Vale do Paraíba. Outra coisa q acontece com ela, que pode ajudar na sugestão é que ela quando fica de frente na descida por algum tempo ela chega até a morrer, parece que não consegue puxa gasolina. Mto obrigado Lucas

Benedito Quintino
11/11/2015, 00:39
Olá Amigos do fórum!
Minha Explorer depois de uns duzentos km rotado ela acende uma OLD/OFF sozinho sem eu ter acionado a chave no cambio entrei em contato com o antigo proprietário ele me disse quando acontecer isso era para mim desligar o cabo da bateria que ela voltava ao normal, depois que acende a luz Overdrive fica piscando incessantemente dependendo da quilometragem rodado por exemplo 300 km tenho que parar para desligar umas três vezes. Minha pergunta aos amigos do fórum, para desativar o sistema de Overdrive esse procedimento é feito dentro do cambio? Alguns colegas pode me indicar uma forma para desabilitar esta função?

Ford Explorer 1995 transmissão Automática.

Desde já agradeço!

Pelingrino
21/01/2016, 22:10
Preciso de ajuda!!

Minha Explorer aparentemente moeu alguma engrenagem ou do cambio auto ou da caixa de tração.

Estava descendo uma serra e já no final da mesma para nao usar muito o freio desliguei o overdriver e a mesma apresentou um ruído horrível de engrenagem.

O ruído so ocorre quando estou em velocidade e tiro o pé de acelerador e o freio motor entra, ou quando engato ré.

Se insistir engatando e desengatando a ré ela até volta a funcionar mas escapa facilmente.

A duvida é?

Alguns mecânicos dizer ser o cambio e outros falam em caixa de tração.

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.

mak (SP/ZN)
22/01/2016, 15:55
Preciso de ajuda!!

Minha Explorer aparentemente moeu alguma engrenagem ou do cambio auto ou da caixa de tração.

Estava descendo uma serra e já no final da mesma para nao usar muito o freio desliguei o overdriver e a mesma apresentou um ruído horrível de engrenagem.

O ruído so ocorre quando estou em velocidade e tiro o pé de acelerador e o freio motor entra, ou quando engato ré.

Se insistir engatando e desengatando a ré ela até volta a funcionar mas escapa facilmente.

A duvida é?

Alguns mecânicos dizer ser o cambio e outros falam em caixa de tração.

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.

é a caixa de tração... tem um pino que cria uma folga e faz isso... fica raspando as engrenagens internamente ... vai ter que abrir e embuxar onde ele fica preso na carcaça. Qual o ano da Explo?

samuka1230
05/04/2016, 12:27
opa queria saber minha ford explorer 4x4 demora engrenar a marcha em giro alto e baixo tb oq pode ser

mak (SP/ZN)
06/04/2016, 15:18
opa queria saber minha ford explorer 4x4 demora engrenar a marcha em giro alto e baixo tb oq pode ser

troca o oleo... o ATF... aproveita e troca o filtro interno tbm.

RicardoM
14/12/2016, 21:38
Pessoal, a alavanca da minha explorer automática está meio dura e com folga, desmontei em baixo do painel p ver a regulagem do cabo e vi que qdo mexo a alavanca o atuador esta balançando também. Onde é o defeito?

Segue o vídeo.

Folga no atuador da alavanca do câmbio automático da explorer - YouTube (https://youtu.be/Z3oEkLp5sZU)

mak (SP/ZN)
15/12/2016, 13:40
Pessoal, a alavanca da minha explorer automática está meio dura e com folga, desmontei em baixo do painel p ver a regulagem do cabo e vi que qdo mexo a alavanca o atuador esta balançando também. Onde é o defeito?

Segue o vídeo.

Folga no atuador da alavanca do câmbio automático da explorer - YouTube (https://youtu.be/Z3oEkLp5sZU)

Desgaste natural... se não estiver interferindo no funcionamento do cambio relaxa... se começou a interferir começa a se preparar para uma beeeeeeeeeeela manutenção.

RicardoM
15/12/2016, 13:54
O sintoma negativo que tem é que a alavanca está mais dura, mas tirando isso o funcionamento está normal.

Desgaste natural... se não estiver interferindo no funcionamento do cambio relaxa... se começou a interferir começa a se preparar para uma beeeeeeeeeeela manutenção.

Gnanni
27/04/2018, 23:37
Boa noite amigo, vc poderia tira uma dúvida minha? Estou querendo colocar uma caixa mecânica na minha Explorer, o eixo cardan e o calço eu consigo utilizar o mesmo da Explorer? Ou tenho q colocar o da Ranger?
Obrigado!

MÁRCIO BARBAS
02/05/2018, 20:09
Fala Gnanni. estou já fase final da mudança da caixa da minha Explorer de Automática para mecânica. Os cardans continuaram os mesmos... a troca por uma caixa manual da Explorer ou da Ranger V6 é basicamente plug & play. Você terá de comprar, além da caixa, um volante do motor da manual, conjunto da embreagem (disco, platô, atuador e o rolamento), uma pedaleira (a da Ranger serve plug & play se sua Explorer for de 95 pra frente), cilindro mestre da embreagem. Não sei se a sua é 4x4... se for, só servirá a caixa de uma Explorer ou ranger 4x4... aqui no RJ não são muito fáceis de encontrar... acho que a da 4x2 até daria para adaptar, poi ACHO que as carcaças são iguais, porém a rabeta é diferente (da 4x2 é mais longa) e teria que trocar eixo entalhado e sei la mais o que... Acho que encareceria demais... o melhor é caçar a da 4x4 (se seu carro for 4x4). Se seu carro for 4x2, etm ferro velho em Itaboraí que tem a caixa!!

Sergio Tatá
18/05/2018, 22:00
Sou marinheiro de primeira viagem de v6 , ex apzeiro rs , comprei uma Explorer 93 4x2 a pouco tempo , preciso de ajuda com alguns problemas , aqui onde moro não há mecânico especializado e gostaria de encostar o carro já com dicas para resolver tais problemas.

Pelo que vi algum antigo dono usava GNV nela , ainda tem encanamento no cofre do motor , más no documento não tem , a luz de check engine já veio acesa quando comprei o carro e consumindo muito e um forte cheiro de gasolina , aí vi que quando desligava o carro o catalizador ficava estralando , fui em um amigo e retiramos e colocamos outro no lugar e o cheiro passou , comprei regulador de pressão de combustível , más ainda não troquei , troquei cabos e velas , troquei filtro de ar , troquei o óleo e filtro coloquei 20w50 , acho que fiz merda , tá parecendo uma máquina de costura o barulho , acho que não está carregando os tuchos , vi em um fórum para usar o 15w40 más depois que fiz a troca e notei o barulho que ficou , fui inventar de limpar a parte da flauta com aqueles spray , retirei aquela tampa e limpei bem , gastei 2 tubos , aí montei novamente , saiu uma fumaça preta por um tempo e voltou ao normal , aí meu amigo auto elétrico viu que a válvula canister ficou com a mangueira presa logo depois que montei aí foi querer puchar e quebrou um encaixe de mangueira dela , aí colocamos uma diferente no local e como já era tarde da noite fui embora com o carro , aí o carro começou a morrer em marcha lenta engatado , se desengato é mais difícil morrer , o pedal do freio tá bem baixo , notei que no servo logo abaixo do encaixe do cilindro mestre tem um furo e ouvi barulho de ar vazando.
Usei o carro ontem a noite , andei 2 km para ir até a casa de uns amigos , na volta andei 1km pela rua esburacada bem devagar , só com o giro da lenta , aí o carro desligou e não quis ligar mais , ficou sem partida , sorte que tinha um amigo com uma Amarok e me guinchou até em casa , já era uma da manhã e não mechi nela ainda.

Agradeço desde já

Lucc66
23/06/2019, 18:46
Tudo bem, vi sua postagem , não sei se ainda participa do forum mas estou com o problema citado em uma explorer v6 97 4x4, a ré demora a engatar e quando entra acende a luz od e fica piscando , alguém tem alguma idéia o câmbio foi revisado com troca de cintas e discos. Obrigado

renato, se este câmbio nunca foi mexido, ele tem alguns componentes originais que costumam apresentar uma falha de ação da válvula epc, que é responsável pelo controle de pressão do corpo de válvulas. Os relatos são de ocorrência entre 65.000 e 150.000 milhas e o sintoma principal é a troca errática de marchas (geralmente 2-3). A conseqüência é a ruptura da junta da placa separadora (o óleo cria passagens internas entre as galerias), quebra do braço de fixação das solenóides e até expulsão das solenóides.

A ford emitiu um tsb para correção e uma nova placa separadora (eliminou o furo #50 e as juntas passam a vir coladas na placa). Eliminou o filtro interno, a esfera de retenção e o limitador da epc. O êmbolo da epc também foi redesenhado.

Além do kit (3l5zz-7m203-ja), é necessário também a placa separadora (7z490), o filtro de óleo (7a098) e a gaxeta da tampa (7a191). Filtro e gaxeta por us$15,00; a placa nova e o kit custam uns us$60,00 - mas não consegui encontrar.

Outra opção é o shift kit da transgo, que resolve o mesmo problema com uma solução mais simples: Fecha o furo da placa com um rebite minúsculo, troca a mola e o êmbolo da válvula e abre uma passagem entre 2 galerias (o kit vem com tudo que é necessário, inclusive a mini-broca para fazer o furo). O kit transgo custa us$ 40,00.

Este serviço dá até para fazer em casa (torquímetro de baixa escala - entre 5 e 20 nm - é indispensável), mas é arriscado. Por exemplo, abri e retirei o corpo de válvulas somente para tentar corrigir um "delay" no engate da ré (fazer o upgrade do "o" ring do pistão por um "d" ring). Percebi então que havia depósito de material de fricção no fundo da tampa e que a cinta de ré estava com muito "jogo". Resultado: A cinta de ré (a única que não tem regulagem) estava gasta e teria que ser substituída - serviço que exige a remoção e desmontagem completa do câmbio.

Se você puder planejar com antecedência, é melhor programar uma manutenção geral com master kit (us$ 150,00) + shift kit (us$40,00)+ solenóide epc (us$100,00) + vss (us$30,00) + fiação dos conectores (us$30,00). Filtro, gaxeta e óleo (mercon v só encontrei o isamatic v da ipiranga - tambor de 20 litros por r$450,00).

Não deve é jogar o investimento fora com mão de obra não especializada. Aqui em maceió, só o ricardo palmeira, da rp motores.

Um abraço.

Márcio

rubão6cc
16/06/2024, 08:53
Oláá,
Faz muito tempo que não faço uma postagem aqui mas agora estou precisando,
O botão da alavanca do câmbio automático da minha Explorer 98 está emperrando pra sair do P. Tenho que pressionar com muita força pra ele soltar. Alguém teria alguma solução? Já experimentei espirrar WD40 no buraco do botão mas não está resolvendo.

mak (SP/ZN)
18/06/2024, 12:55
Oláá,
Faz muito tempo que não faço uma postagem aqui mas agora estou precisando,
O botão da alavanca do câmbio automático da minha Explorer 98 está emperrando pra sair do P. Tenho que pressionar com muita força pra ele soltar. Alguém teria alguma solução? Já experimentei espirrar WD40 no buraco do botão mas não está resolvendo.

dá uma olhada la embaixo do carro ( no cambio) se o cabo não esta enroscando no sensor de posição da alavanca.

rubão6cc
20/06/2024, 08:26
dá uma olhada la embaixo do carro ( no cambio) se o cabo não esta enroscando no sensor de posição da alavanca.

Eu tirei o console e vi como funciona o acionamento do "P"...quando se aperta o botão um pino metálico sobe e desencaixa de um vão numa peça plástica que prende um cabo. Achei que fosse falta de lubrificação, coloquei graxa mas ainda está duro. Estou começando achar que é o cabo que está oferecendo resistência.