PDA

Ver Versão Completa : Embreagem Hidráulica no CJ5



renner
16/11/2004, 20:13
Amigos, alguém tem um esquema passo-a-passo de como adaptar uma embreagem hidráulica no CJ5? Ele está com pedaleira e hidrovácuo do Opala.
[]´s

cristiano
17/11/2004, 07:53
Também me interessa saber 8) Eu tive uma S10 com embreagem hidráulica e ela tinha um reservatório pequenininho no compartimento do motor.

Vinicius Hauagge
17/11/2004, 09:13
Eu adaptei a embreagem hidráulica do toyota no meu jeep há aproximadamente 15 dias.
Nao tem misterio nenhum, é so colocar o reservatorio em cima, ligar o cilindro no pedal de embreagem e colocar o outro cilindro em baixo, proximo da carcona.
O meu deu um pouco mais de trabalho pra instalar pois tive que cortar um pedaco da carcona (meu motor é o ohc 2.3 4 marchas).
Gastei 200,00 em peças, 35,00 reais num flexivel e 80,00 de mao de obra.

cristiano
17/11/2004, 09:23
Você manteve o conjunto cambio e embreagem original ?? Como é isso ?? Eu sei que tem que instalar o cilindro e o reservatório. 200 reais foram quais peças ??

Raphael Stocker
17/11/2004, 10:23
Ola

O meu tb eh um motor ohc e gostaria de mais informacoes sobre a instalacao, ja que meu Jeep esta desmontado e ja vou botar servo freio e dir. hidraulica nao custa botar mais uma coisinha ;)

[]'s
Raphaels Stocker

Vinicius Hauagge
17/11/2004, 15:24
Não tem misterio nenhum, tanto a caixa como o sistema de embreagem é original do jeep (a unica coisa diferente é que o meu já tem o pedal suspenso, coisa que os jeeps mais antigos nao tem).
Dai vc instala o cilindro com o reservatorio do fluido na parte de cima, dentro do compartimento do motor e parafusa o mesmo na parede corta fogo.
Em baixo, na carcona, vc instala o outro cilindro, que vai empurrar o garfo de embreagem (antes era acioando pelo cabo).
Qualquer mecanico faz isso... Como mencionei, o meu foi um pouco mais complicado pq tive que cortar um pedaço da carcona.
Gastei 200 reais com os dois cilindros da toyota e 35,00 com o flexive...
Qualquer duvida, é so escrever!
Atenciosamente,
Vinicius!

cristiano
18/11/2004, 07:25
Huum... vou me aventurar... obrigado!

andretomasi
18/11/2004, 12:46
... tanto a caixa como o sistema de embreagem é original do jeep ...

Acho que quis dizer original da Toyota :?:

[ ]´s

Dias
18/11/2004, 17:00
Fala Vinicius. . . meu CJ3 está com o OHC 4cc . . . já está com o servo e pedaleira do opala. . . mande umas fotos, se possível, e os nomes das peças q vc colocou, pois aqui em SP é fácil arrumar nos desmanches. . .

Daí facilitaria muito p mim, pois não manjo quase nada de mecânica. .


Dias

Vinicius Hauagge
19/11/2004, 11:24
Não, nao, o sistema de embreagem (garfo, rolamento, disco e plato) sao originais do jeep...
A única alteraçao que vc faz é tirar o sistema de cabo e colocar o acionamento via cilindro hidráulico. Sao dois, um vai em cima, com o reservatorio de fluido, e outro em baixo, empurrando o garfo que aciona a embreagem. O funcionamento é bem parecido com o cilindro de freio...(cilindro mestre que empurra o cilindro de roda).
As pecas sao da toyota e sinceramente nao recomento adqurir em desmanches, pois o custo nao é tao elevado assim e se os cilindros ficaram muito tempo parados, certamente ressecaram e vc vai ter que trocar o reparo.
Quanto as fotos, assim que der um tempinho eu tiro.
A embreagem ficou extremamente macia (mais macia que a da minha ranger, por exemplo) e alem disso, nao tem mais cabo pra arrebentar.
Recomendo a adaptação.

cristiano
19/11/2004, 12:07
Não, nao, o sistema de embreagem (garfo, rolamento, disco e plato) sao originais do jeep...
A única alteraçao que vc faz é tirar o sistema de cabo e colocar o acionamento via cilindro hidráulico. Sao dois, um vai em cima, com o reservatorio de fluido, e outro em baixo, empurrando o garfo que aciona a embreagem. O funcionamento é bem parecido com o cilindro de freio...(cilindro mestre que empurra o cilindro de roda).
As pecas sao da toyota e sinceramente nao recomento adqurir em desmanches, pois o custo nao é tao elevado assim e se os cilindros ficaram muito tempo parados, certamente ressecaram e vc vai ter que trocar o reparo.
Quanto as fotos, assim que der um tempinho eu tiro.
A embreagem ficou extremamente macia (mais macia que a da minha ranger, por exemplo) e alem disso, nao tem mais cabo pra arrebentar.
Recomendo a adaptação.

Essas peças são da toyota de algum ano específico ??

Vinicius Hauagge
19/11/2004, 12:55
Sinceridade, nao sei lhe informar, pois foi o mecanico que instalou pra mim que comprou na loja de auto-peças....
Vou tentar me informar com ele e assim que tiver a resposta posto aqui no forum, blz?

andretomasi
19/11/2004, 13:27
Fala Vinícius,

Pois é, eu sei que o sistema de embreagem fica o original, já conheço essa embreagem hidráulica de Toy; é que do jeito que falaste eu entendi que o sistema hidráulico da embreagem (cilindros, etc) era original do jeep, mas ele nunca teve embreagem hidráulica.. foi só um mal-entendido :D

[ ]´s

Vinicius Hauagge
19/11/2004, 14:47
Beleza, sem problemas! :D :D :D :D :D

cristiano
21/11/2004, 14:40
Sinceridade, nao sei lhe informar, pois foi o mecanico que instalou pra mim que comprou na loja de auto-peças....
Vou tentar me informar com ele e assim que tiver a resposta posto aqui no forum, blz?

Obrigado, me interesso em tirar aquele cabo, porque ele já soltou daquela "latinha" uma vez e fiquei sem embreagem... foi uma aventura...

renner
22/12/2004, 10:26
Olá VINICIUS, você teria as fotos que você fez da embreagem hidráulica do CJ? Gostaria de recebê-las. obrigado

Rogério Barthy
22/12/2004, 13:55
Gostaria tbm, para ver se a embreagem do Bruto, fica um pouco menos dura.

Beto Lacerda
22/12/2004, 15:47
a da toyota com motor 709 é a mais facil de adaptar e o preço é por volta de 250 pilas tudo novo , cilindros , reservatorio , tubos de aço , flexiveis , etc. , a instalação é muito simples , só nescessita cuidado o local do atuador , o lassis andou tendo problema com isso , mas um bom mecanico deve instalar facilmente o sistema em qqer jeep com pedaleira suspensa.
[]'s

cristiano
22/12/2004, 16:56
não pode ser instalado em jeeps com a pedaleira original ?? eu pretendo colocar o hidrovácuo da Kombi e deixar as pedaleiras originais...

Beto Lacerda
23/12/2004, 01:07
pedaleiras originais ??? pq ??? agora se da ou não ... não sei :lol:
[]'s

cristiano
23/12/2004, 07:30
sim, ao invés de colocar suspensas, mantêm as pedaleiras como estão e colocar o hidrovacuo da Kombi... agora é saber se esse sistema funciona com o pedal da embreagem no lugar original...

Marcelo
23/12/2004, 09:58
Cristiano,

Acredito que não vá consegir. :roll: :?
No sistema original do Willys, a embreagem é acionada por dois varões - um que sai do pedal e vai pro balancim e outro do balancim até o garfo - e talvez você não consiga alinhar esse varão com o cilindro. :? :? :roll:

Acho mais interessante suspender os pedais e depois partir para essa adaptação.

[s] adaptados,

renner
15/11/2006, 14:58
ALLguém tem fotos da adaptação da embreagem hidráulica no CJ5?

leovalle
15/11/2006, 15:07
Pra que instalar isso num jipe?

Embreagem hidráulica desgasta mais rápido (componentes de acionamento) e é mais cara na manutenção.

Isso é pq tá achando o pedal pesado?

Vinicius_4x4
15/11/2006, 18:38
Fala gurizada!! :concordo:

Sobre o desgaste: eu já tive que trocar o meu cilindro inferior por um novo porque não tinha mais pressão interior - mas também não sei dizer se foi porque a mufla de vedação tava cortada (o meca que instalou a embreagem fez isto não sei pra quê) ou porque entra barro mesmo no cilindrinho - agora eu instalei um novo e vedei com silicone na mufla.
Entrou água+barro e desgastou a parede interior do cilindro. Paguei na peça nova R$ 70,00.

Sobre as peças a se utilizar é o seguinte:

Refência do cilindro da embreagem hidráulica superior:

VFCC 2345-0Refência do cilindro da embreagem hidráulica inferior:

VFCC 0017-5Ambos da marca Varga.

Para visualizar fotos pode ir no site:

http://trwautobrfiles.ds01a131010000...etrocatonline/ (http://trwautobrfiles.ds01a1310100000.com.br/eletrocatonline/)

Daí "Pesquisa por produto" - "Por código" - digita o código com as letras e sem o hífen que tu vai achar. Pelo o que vi ambos são do 608/709.

Fotos posto daqui a poco que tenho que achar :mrgreen:!!

OBS.: A minha pedaleira é suspensa do opala.

[]´s

DJunior
15/11/2006, 19:48
Pra que instalar isso num jipe?

Embreagem hidráulica desgasta mais rápido (componentes de acionamento) e é mais cara na manutenção.

Isso é pq tá achando o pedal pesado?

Leovalle,

Não concordo que a embreagem hidraulica desgata mais rápido. Conheço várias pessoas que tem embreagem hidraulica e nunca tiveram problemas. Tanto que estou em processo de adaptar um conjunto do Toy no meu jeep.

Quanto ao cabo, concordo que seja mais barato, só que geralmente ele quebra quando mais você precisa dele, ou seja, no meio da trilha!!!!

Sem querer gerar polêmica, mas gosto é gosto.

Abraços a todos,

Dirceu

Vinicius_4x4
15/11/2006, 20:30
Como prometido tah aí as fotos!! :concordo:

:arrow: Foto 01 - Haste para acionamento do cilindro superior. Ela é presa por um parafuso no pedal e chega até o cilindro. Esta haste não vem com o cilindro, mas é coisa fácil de fazer, basta ter o cuidado para que tem um "joelho" ou (rótula se preferir chamar assim) na parte do parafuso para que este ponto trabalhe quando o pedal acionado.
:arrow: Foto 02 - Detalhe da fixação do cilindro inferior. Vejam como é simples, foi feito com duas chapas somente, sempre preso à capa seca e nas "orelhas" do cilindro. Um detalhe importante a se cuidar é para não fixar no chassis, pois a embreagem pode (e acho que certamente vai) trepidar pois tem o motor se sacudindo todo e o chassis não tanto :mrgreen:.
:arrow: Foto 03 - Mais uma do cilindro inferior, esta sendo vista de lado. Dá para ver a haste utilizada. A haste foi feita da seguinte forma: uma barra cilindrica com bitola um pouco maior do que a parte que entra no garfo da embreagem, para se conectar no garfo se faz um rebaixo na barra cilindrica para que ela fique firme no garfo. O tamanho da haste deve ser a distância do cilindro até o garfo + o deslocamento do garfo para acionamento da embreagem. Não sei dizer se no caso de a haste ficar maior trará problemas :pensativo:.
:arrow: Foto 04 - Mais uma vista do cilindro inferior :mrgreen:.
:arrow: Foto 05 - Visualização do cilindro superior, observem que ainda não tem o pote para colocar o fluído da embreagem (o fluído eu utilizo o mesmo dos do freio).

Acho que era isto! Se lembrar de algo mais posto aqui, e qualquer coisa estamos aí - apesar de não ser um grande expert em modificações vou tentando ajudar :mrgreen:.

Abraços!!

leovalle
16/11/2006, 22:36
Leovalle,

Não concordo que a embreagem hidraulica desgata mais rápido. Conheço várias pessoas que tem embreagem hidraulica e nunca tiveram problemas. Tanto que estou em processo de adaptar um conjunto do Toy no meu jeep.

Quanto ao cabo, concordo que seja mais barato, só que geralmente ele quebra quando mais você precisa dele, ou seja, no meio da trilha!!!!

Sem querer gerar polêmica, mas gosto é gosto.

Abraços a todos,

Dirceu

Dirceu,

Meu carro usa motor da Ranger e a primeira coisa que fiz foi tirar a embreagem hidráulica, pois se o cabo arrebenta no meio de uma prova de Rock Crawling, até um arame dá pra quebrar o galho e a hidráulica, deu problema, já era.

Tive muita chateação com esse tipo de embreagem em uma Ranger V6 que tive. Eles projetaram o esquema de tal maneira que quando estragava uma das partes, vc não sentia e isso ia danificando (por forçar) os demais componentes. Resultado, toda vez tinha que trocar todo o conjunto que na época custava uns R$ 700,00.

Na verdade nem é questão de gosto, já que as hidráulicas são bem mais macias e confortáveis, mas sim evitar mais um treco pra ficar enchendo o saco.

Se o sistema da Band funfa legal, mete bronca.:concordo:

DJunior
17/11/2006, 07:19
Leo,

R$ 700,00 da Ranger é uma facada. Assim concordo que o cabo é bem mais aconselhável. O KIT completo da BAND (Mestre e auxiliar) custa em torno de R$ 250,00 novo. O jogo de reparo deve ser em torno de R$ 50,00. E quanto ao funcionamento, fica muito bom.

Abraços,

Dirceu

Rogério Barthy
17/11/2006, 11:56
Com as peças compradas e em mãos, quanto tempo de trabalho para a instalação ?
Pelo jeito não deve demorar muito.
Vou orçar as peças e a disponibilidade das mesmas para instalação.
Rogério

DJunior
17/11/2006, 13:02
Rogério,

O tempo de instalação deve girar em torno de 2 dias? O mais importante é manter o alinhamento da haste de acionamento do cilindro mestre. Caso a haste não fique alinhada, ou seja, raspando em alguma coisa, você terá problemas de desgaste prematuro dos componentes e o conjunto vai ficar com um acionamento muito duro.

Outra coisa importante é não utilizar somente tubulação rígida para conexão dos cilindros. Com o tempo x vibração a tubulação racha!!!! No meu caso, coloquei no cilindro escravo um flexível de freio ligado a tubulação rígida para evitar este problema.

No mais é só adaptação.

Se você quiser, estou vendendo um conjunto novo na caixa por R$ 200,00. Veja o tópico na seção "Vende-se peças e asessórios".

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22677

Abraços,

Dirceu

JrGurak
17/11/2006, 13:13
Ehhh duvida cruel:roll: ...
Uso o sistema original do opala(pedaleira suspensa com cabo de opala) e
ja troquei umas 5 vezes o cabo q arrebenta ou solta aquele anel presilha q
segura o cabo na ponta, ja tentei usar o cabo da combi e foi pior:-x .
Esse sistema hidraulico achei show:dance: , tirando o fato do desgaste por
agentes externos. Não seria o caso de fazer uma "capa" de fibra para evitar sujeira o cilindro inferior:pensativo: ?

Vinicius_4x4
17/11/2006, 13:46
Não seria o caso de fazer uma "capa" de fibra para evitar sujeira o cilindro inferior:pensativo: ?

Olha tchê!! Acredito que como eu fiz não irei ter problemas com o desgaste mais não.
Se tu olhar no link que eu postei vai ver na figura da peça que tem uma mufla de borracha para vedar o sistema. Eu ainda coloquei silicone nas duas extremidades para que vede melhor e assim não creio que vá entrar água + barro pra dentro do cilindro mais.
Se quizer esperar mais uns meses eu volto aqui e conto como é que tah :mrgreen:!!

[]´s

DJunior
17/11/2006, 19:56
All,

Desgaste está diretamente ligado a qualidade da instalação:

- Cilindro mestre: Se a haste de acionamento estiver alinhada, não forçando o embolo hidraulico contra a parede do cilindro mestre, a durabilidade não é afetada prematuramente;

- Cilindro escravo: Se o mesmo possuir a coifa de borracha e estiver bem vedado e sem furos, é só alegria;

Abraços,

Dirceu

william artur pussi
10/04/2008, 15:40
Dostaria de saber como funciona a embreagem hidráulica e se é possível instalr num cj5 com motor 3.6l da Ford ? existe algum kit?

Pagani
10/04/2008, 18:02
Kit, não tem mas dá pra instalar qqer coisa no CJ, só adapatar...

Dá uma pesquisada no forum, vai dostar do que vai encontrar...

[]'s

Santoro
10/04/2008, 23:05
olha so , eu tentei adaptar no meu cj o conjunto da toyota, mas acabei voltando pro cabo , se te interessar posso vende-lo pra vc , eh o conjunto da toyota bandeirantes, completo qlq coisa eh so entrar em contato

Treme Terra
11/04/2008, 11:36
Pedaleira do Opala, cilindro superior da MB 709/710, cilindro inferior da MB 608.
Tem tópico no forum sobre o assunto incluisive com fotos, part number , etc...

Treme Terra
11/04/2008, 11:42
Quebrando o galho...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5656

Vinicius_4x4
13/04/2008, 21:14
Aeee Junior .. tava um tempão procurando esse link aí e não encontrava .. fui eu quem postei algumas informações sobre a embreagem hidráulica, mas estou pensando em instalar o cabo para acionar a embreagem .. tive muitos problemas de desgaste nos cilindros (tanto inferior quanto superior).

[]´s

Vinicius_4x4
13/04/2008, 21:22
Se quizer esperar mais uns meses eu volto aqui e conto como é que tah :mrgreen:!!

[]´s

E daí gurizada!!

Seguinte .. este fim de semana me ocorreu mais um problema com a embreagem hidráulica. Troquei o cilindro superior, pois era de lá que, aparentemente, estava entrando ar/vazando fluído e mesmo assim continuou o problema. Não estou encontrando o outro local que possa estar dando problema de vazamento de fluído e entrada de ar no sistema, mas já estou pensando em colocar o acionamento com cabo para testar. Alguém tem alguma experiência com o acionamento com cabo para relatar aí? Tô utilizando o motor opala 6 cilindro e o conjunto de embreagem é da C20.

Valeu!

Julinot
13/04/2008, 21:23
Isso rola num CJ com BF-161 ?
Qual é a vantagem desse negócio ?

Julinot
13/04/2008, 21:27
Dois tópicos exatamente sobre o mesmo assunto !
Rola isso de embreagem hidráulica num CJ com BF-161 ?

praiasecacustom4x4
13/04/2008, 21:30
jucelino,o embreagem fica massio,praticamente se faz o mesmo esforso que se faz com os freio com idrovaquo.o meu hilux tem,ficaria bem mais pesada com os cabos.

Vinicius_4x4
13/04/2008, 21:33
Pois é tchê .. exatamente sobre o mesmo assunto! Vamos tentar discutir tudo por aqui que daí centraliza o assunto.
Tem como instalar no jipe com o BF sim!! Só não sei dizer se não tem que ter a pedaleira suspensa! Acredito que sim .. nunca vi/reparei na pedaleira original do CJ.

Elmer_Jeep
14/04/2008, 10:32
Quebrando o galho...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5656

Mensagem da Moderação:

amigos, por tratar do mesmo assunto os tópicos estão sendo unificados.

[]'s

Julinot
15/04/2008, 22:43
:pensativo::|
jucelino,o embreagem fica massio,praticamente se faz o mesmo esforso que se faz com os freio com idrovaquo.o meu hilux tem,ficaria bem mais pesada com os cabos.

Fabrizio... mais macia tem que ficar, mesmo.
Agora... tem gente que gosta e tem gente que não gosta - preferências.
Mas fatos e dados que é bom mesmo, nada vejo aguentodonto

João Carlos Dias
24/04/2008, 08:03
Pessoal,
por favor, preciso de ajuda para solucionar um problema apresentado após a instalação da embreagem hidráulica do meu Jeep com motor bf. Estou usando o conjunto de cilíndros do 608 e para minha decepção, as vezes, do nada, o conjunto perde toda a pressão e as vezes fica com tanta pressão que impede o acionamento. O que pode estar acontecendo? Jogo fora os cilindros e coloco cabo, rsrs...

Grato,
João Dias

Leonardo Raffi
24/04/2008, 08:40
Tche qual seria seu sistema de embreagem... se for original do jeep com pedaleira suspensa o acionamente fica pesado e força sempre o cabo(souleigo)(mas é por q tira-sse o sistema de 2 alavancas ) por isso o sistema por exemplo do opala nao fica pesado porque o garfo compensa a falta de alavancas por ser longo(o do jep é muito curto)
se nao for original e o cabo nao resiste ve como esta o plato... se a embreagem é macia e apenas o cabo se entrega usa cabo originale de refor colocada aquelas presilhas com 2 parafusos usadas para emendar cabo de aço tem de todo o tamanho...


Ehhh duvida cruel:roll: ...
Uso o sistema original do opala(pedaleira suspensa com cabo de opala) e
ja troquei umas 5 vezes o cabo q arrebenta ou solta aquele anel presilha q
segura o cabo na ponta, ja tentei usar o cabo da combi e foi pior:-x .
Esse sistema hidraulico achei show:dance: , tirando o fato do desgaste por
agentes externos. Não seria o caso de fazer uma "capa" de fibra para evitar sujeira o cilindro inferior:pensativo: ?

hpnardino
26/04/2008, 14:41
Eu uso no meu cj com motor perkins 4203 e caixa clark 240F, uso embreagem hidraulica dos caminhões VW . fica muito bom, perfeitamente recomendavel.

Léocasagrande
01/03/2009, 13:29
Instalei ontem a embreagem hidráulica da toyota band. ano 90 no meu Jeep com motor Falcom E-max 3.6 F1000 e caixa e embreagem da C20 5m e ficou muito pesada a ponto de não dar nem para dirigir. Os pedais são do opala. Os diâmetros de todos os cilindros Toyota Band são 7/8"? Eu estava pensando em instalar um com diâmtro menor em cima. Alguém teria alguma idéia?:parede:

Treme Terra
01/03/2009, 19:48
No meu cj com GM 6 cil e embregem de 11 polegadas (c-20) eu usei o cilindro mestre do Mercedes 709 e o escravo do Mercede 608, mas esta semana troquei da minha S-10 (que ja tem paralelo da Controil), e é quase igual ao sistema que usei no meu cj, facilimo de adaptar. Os 2 cilindros da S-10 ficou em R$ 250,00.

Léocasagrande
01/03/2009, 22:53
Esse cilindro mestre da S10 é de nylon, aluminio ou é de aço? O diâmetro dele é menor do que o da Toyota 7/8"? As conexões da tubulação são compatíveis com o Toyota? Estou querendo instalar um cilindro mestre com menor diâmetro de pistão para fazer menos força no pedal. Tipo cil.mestre Hilux ou Topic + cil.escravo Toyota Band.

ThalesI
09/03/2009, 16:32
Pretendo instalar uma no meu Cj, pelo que vejo a maioria aqui fala no kit da Band, pergunto:
Qual o modelo mais indicado?
Achei para Band até 83 e outro de 83 em diante. Um com reservatório no cilindro mestre metal(<83) e outro com reservatório plástico acoplado (83>) acho que é 14B.
E quanto ao post do Leocasagrande sobre peso. Afinal fica pesado ou não.
Meu motor e de Opala 4cil, câmbio C20, Tcase Willys.
Agradeço as dicas,

Léocasagrande
09/03/2009, 19:11
Eu tive que modificar o cilindro auxiliar para o da 608. Então ficou cilindro mestre diâmetro 7/8" Toyota + cilindro auxiliar 1.1/8" da 608 e ficou aceitável. Ficaria melhor ainda se tivesse instalado o cilindro mestre também da 608 que tem 3/4" de diâmetro. Basta lembrar que P = F/A (pressão= Força sobre área) isto é quanto menor o cilidro mestre e maior o auxiliar mais leve será a embreagem, só não instalei o mestre da 608 por falta de espaço.

Léocasagrande
09/03/2009, 19:16
De acordo com o manual da Controil todos os cilndros da Toyota são de 7/8" de diâmetro e na minha opinião não são bons para adaptar no Jeep com pedais de Opala pois precisariamos de uma boa alavanca no pedal.

Treme Terra
09/03/2009, 21:57
Esse cilindro mestre da S10 é de nylon, aluminio ou é de aço? O diâmetro dele é menor do que o da Toyota 7/8"? As conexões da tubulação são compatíveis com o Toyota? Estou querendo instalar um cilindro mestre com menor diâmetro de pistão para fazer menos força no pedal. Tipo cil.mestre Hilux ou Topic + cil.escravo Toyota Band.

São da Controil e feitos em ferro fundido, as conexões são as mesmas da S10, tem que adaptar, veja bem, a S-10 tem uma embreagem de 9 polegada, no meu cj com motor GM 4.1 e embreagem da c-20 de 11 polegadas eu utilizo o cilindro mestre do MB 710, e o escravo do MB 608, ficou ligeiramente pesada, mas aceitavel.

Léocasagrande
18/10/2009, 16:06
Alguem saberia dizer se há algum problema em instalar o cilindro mestre da Mercedes 709 na horizontal, digo com relação a vazamento já que na 709 ele trabalha na posição inclinada para baixo. Eu instalei o sistema com o cilindro mestre da 709 e o escravo da 608 e logo depois o cilindro mestre da 709 apresentou vazamento.

Léocasagrande
18/10/2009, 21:56
Alguem saberia dizer se há algum problema em instalar o cilindro mestre da Mercedes 709 na horizontal, digo com relação a vazamento já que na 709 ele trabalha na posição inclinada para baixo. Eu instalei o sistema com o cilindro mestre da 709 e o escravo da 608 e logo depois o cilindro mestre da 709 apresentou vazamento.

Seguem as fotos do sistema de acionamento de embreagem da 709 e do meu Jeep:
196068

196069

rodrigo.hoffman
21/03/2010, 22:49
Pessoal

Tirando o "pó do topico" :pipoca:

To instalando embreagem hidraulica no "churrasquinho" e ta acontecendo o seguinte.. Não consigo fazer a embreagem funcionar?? E como se a haste estivesse curta e não aciona a embreagem.. O motor e OHC e utilizei cilindro mestre (5/8 ) e o escravo de (3/4) ambos da toyota hilux (novos).. Sera que o curso do pistão inferior esta pequeno e não move o suficiente o garfo?


Abraços

Elmer_Jeep
21/03/2010, 23:20
Pela lógica o cilindro superior(mestre) tem que ser maior.

5/8"= 15,87mm
3/4"= 19,05mm

rodrigo.hoffman
23/03/2010, 19:03
Pela lógica o cilindro superior(mestre) tem que ser maior.

5/8"= 15,87mm
3/4"= 19,05mm

Pois é Elmer

Acontece que o sistema original da Hilux é assim.. E eu achei que comprando um sistema completo de um veiculo eu iria minimizar os riscos de o "projeto" dar errado.. Olhando mais detalhadamente, o curso do do cilindro mestre é de 30mm.. A pedaleira qd aciono o pedal percorre o curso total.. Acontece que mesmo assim o cilindro inferior percorre 15mm apesar de tb ter um curso de 30mm :pensativo:...
Agora eu vou ter que confirmar se esse curso de 15mm e suficiente pra acionar a embreagem.. Senão vou ter que trocar mesmo o cilindro mestre, por um de diametro maior.. Será que um de 3/4 vai ser suciente ou parto logo pra um de 7/8 ??? So tenho medo de aumentar muito o superior e a embreagem ficar pesada.

Abraços

Elmer_Jeep
23/03/2010, 19:09
Um cilindro superior maior injeta mais óleo e dai o inferior sendo menor vai ter todo o curso disponível e não tem porque a embreagem ficar dura.

[]'s

rodrigo.hoffman
24/03/2010, 00:23
Um cilindro superior maior injeta mais óleo e dai o inferior sendo menor vai ter todo o curso disponível e não tem porque a embreagem ficar dura.

[]'s

:concordo: entendido

A propósito vc tem alguma sugestão de algum que seja maior?? Vc acha que o da Bandeirantes resolve o problema??

Abraços

Elmer_Jeep
24/03/2010, 09:41
Cara, to usando no Crocodillo e gostei muito, creio que seja o modelo mais fácil de adaptar, e é muito resistente e fácil de encontrar, pra ter uma idéia o troller 2009/2010 usa esse mesmo cilindro mestre da embreagem, original da band até 93.

[]'s

Julinot
24/03/2010, 13:18
Ah... se arrependimento matasse !
Coloquei embreagem hidráulica há quase dois anos.
Achei que ficou dura, quem colocou achou que não.
Não tinha experiência ainda, e achei que era isso mesmo.
Não dá para fazer nada no Jeep sem consultar o fórum antes.
Preciso rever todo o sistema... entre outras coisa, o acionamento do cilindro já quebrou três vezes. Trata-se de um parafuso grosso articulado com o pedal, mas que tem uma curva estranha antes de acionar o cilindro.

Esse tópico será muito útil.

Abraços.

Mauricio Rotta
24/03/2010, 18:33
Sei que o pessoal aqui não tem muita afinidade com peças agrícolas, mas eu como sou grande fã desta linha, estou adaptando todo o sistema hidráulico da embreagem da colheitadeira TC59, a embreagem desta máquina é muito grande, e acredito eu que no Jeep o esforço para acionar o garfo será mínimo com os cilindros desta máquina. A adaptação vai ser tão simples quanto a da toyota e o resultado acredito seja melhor, sem dizer que as peças são bem mais baratas do que da Toyota, S10, Ranger e etc. Segue em anexo a foto da máquina em questão.

Rodrigo Baratti
24/03/2010, 21:05
Mauricio,

Vc tem o código e marcas dessas peças?

[]

rodrigo.hoffman
24/03/2010, 21:07
Sei que o pessoal aqui não tem muita afinidade com peças agrícolas, mas eu como sou grande fã desta linha, estou adaptando todo o sistema hidráulico da embreagem da colheitadeira TC59, a embreagem desta máquina é muito grande, e acredito eu que no Jeep o esforço para acionar o garfo será mínimo com os cilindros desta máquina. A adaptação vai ser tão simples quanto a da toyota e o resultado acredito seja melhor, sem dizer que as peças são bem mais baratas do que da Toyota, S10, Ranger e etc. Segue em anexo a foto da máquina em questão.

E ai cara..

Bota as fotos ai pra galera ver como ta ficando.. :pipoca: Na verdade as peças da toyota a meu ver não são tão caras assim... Eu gastei cerca de R$ 200,00 no total... Claro que e mais caro que comprar um cabo, mas tem seus beneficios

Que motor vc ta adaptando a embreagem?


[ ]´s

Mauricio Rotta
25/03/2010, 08:29
Vou começar a mexer no fim de semana, as peças são bem mais baratas que as da Toyota, e são ( ao meu ver) mais eficientes, já que a máquina em que elas trabalham é muito maior que um Jeep.

Meu Jeep está com um motor Ford Falcon 6cil, câmbio Clarck 270fs (D10, D20, F4000...) e embreagem da D10, D20... etc.

Assim que eu começar a brincadeira eu posto as fotos. Vou ver o código das peças tb e postarei aqui.




Ps: Meu custo ficará na casa dos 150 reais.

rodrigo.hoffman
02/04/2010, 23:36
Ae pessoal

Só pra não deixar o problema sem a solução, ai vai...

Depois da ajuda do Elmer, troquei o cilindro mestre da Hilux (5/6) pelo da Bandeirantes (7/8 ).. Agora sim o sistema funciona legal, onde o cilindro mestre fornece a quantidade suficiente de oleo pra movimentar o curso todo do cilindro inferior da Hilux (3/4). Ficou macia e sem aquele problema de cabo duro, enroscando, etc.. Fica ai dica pra quem quer adaptar embreagem hidraulica no OHC..

Cilindro superior de bandeirantes - R$ 110,00
Cilindro inferior de hilux - R$ 70,00
Flexivel e cano - R$ 25,00
Suportes - R$ 20,00

Abraços :dance:

Ian Jeep
03/04/2010, 14:29
All...

:-D Álguem sabe dizer de q carro e esse cilindro auxiliar de embreagem?

Abraços :concordo:

Jacimar
04/04/2010, 00:02
All...

:-D Álguem sabe dizer de q carro e esse cilindro auxiliar de embreagem?

Abraços :concordo:

Boa noite prezado ! nao sei se ajuda, mas para fazer uma eliminacao posso te dizer que nao eh da C-20 . . . me preocupou mesmo foi esse filtro esportivo no seu motor, ja procurei nos sites dos fabricantes e nunca achei a informacao que mais precisamos, que eh o tamanho da maior particula que ele deixa passar, eles sempre enfatizam a eficiencia no que tange o volume de ar, mas nao falam nada sobre a eficiencia de filtragem . . . espero que ele nao danifique esse motorzao bonito . . . um abraco !

Ian Jeep
12/04/2010, 23:59
Jacimar iai blz...
Valeu pelo toque do filtro, mas esse jeep nao e meu, essa fotos eu tirei da net apenas para ilustrar!
Alguem sabe de q carro é? me disseram q é da cheroke.

Mauricio Rotta
26/04/2010, 11:38
Fiz a adaptação que eu havia comentado, cilindros mestre e escravo da colheitadeira New Holand TC-57, 150 reais de investimento e um pedal mais mole que papo de carioca. Ficou perfeito, ainda não andei com o Jeep pois tb estou me batendo com um diabo de uma direção hidráulica que teima em ocupar o mísero espaço que havia restado para a pequena helice que esfriava o radiador do Falcon! Resultado: recuar toda a mecanica 5 ou 6cm pra trás... Mas isso é assunto pra outra rodada, importante aqui é q a embreagem ficou muito, mas muito, mas muuuuuuuito macia, parece que vc está pisando em um pedal desconectado do sistema. Absurdamente bom... custo benefício ótimo!

Rogério Barthy
26/04/2010, 14:04
Coloca fotos de como ficou a instalação e ainda o código das peças para possível instalação.
Rogério

Mauricio Rotta
26/04/2010, 17:44
Aí estão as fotos,
O serviço ainda ta longe de acabar por isso ainda ta tudo muito tosco e feio porém minhas adaptações nem sempre são um primor em beleza e acabamento, mas garanto que todas são de ótima qualidade, e tem mais uma, o serviço é pra mim mesmo e eu não ligo muito pra viadagens. :parede: Pra mim o q mais importa é a durabilidade!:) rssss

O cilindro inferior (auxiliar ou escravo) tem o seguinte código 300/4981-1" 80396930

O cilindro superior (mestre) tem o seguinte código estampado na caixinha 356353/80356353


Todos são da colheitadeira New Holland TC-57 ou de alguns modelos de colhetadeiras CASE IH.

Mauricio Rotta
26/04/2010, 17:49
Repare nesta foto que agora a haste está desconectada do sistema porque vou modificar algumas coisas, mas posso dizer q o resultado é fantástico no que diz respeito a leveza do conjunto!

Rodrigo Baratti
27/04/2010, 10:15
Mauricio,

Não precisa ser caprichado, mas tira essa bobina daí :discordo: óleo + faisca = fogo :putz:

[]

Mauricio Rotta
27/04/2010, 16:26
Mauricio,

Não precisa ser caprichado, mas tira essa bobina daí :discordo: óleo + faisca = fogo :putz:

[]


:concordo:Sim, sim, já está no cronograma arrancar ela dali, é que ela já estava ali antes dos "agregados" de direção e de embreagem hidráulica aparecerem :)

OPC+JR
10/05/2010, 14:50
Um cilindro superior maior injeta mais óleo e dai o inferior sendo menor vai ter todo o curso disponível e não tem porque a embreagem ficar dura.

[]'s

Elmer diz o seguinte, tem como utilizar o cilindro mestre da Toyota 14B? O diametro é o mesmo do utilizado na band mais antiga?
Cara o da band antiga custa o dobro do que é utilizado no motor 14b.

valeu

[]´s

Osmir

OPC+JR
10/05/2010, 15:51
Pela lógica o cilindro superior(mestre) tem que ser maior.
5/8"= 15,87mm
3/4"= 19,05mm

Concordo com o raciocínio acima, mas, consultando os manuais, como não achei da band antiga, olha os dados que encontrei:

Blazer/s-10.
Cilindro mestre: 3/4.
Tubulação: 3/16
Cilindro auxiliar: 13/16.

Band 14B.
cilindro mestre 3/4
cilindro auxiliar 3/16

Muito estranho não é?
Agora não entendi nada:parede:.

[]´s

Osmir

Elmer_Jeep
10/05/2010, 15:56
Cara, o diametro da antiga é maior, no Crocodillo tava com um desses de Band 14B mas não deu conta de encher o cilindro inferior(original da F250), daí substituí pelo da band antiga que é o mesmo utilizado no troller 2010 e a embreagem ficou perfeita.

[]'s

Skull Crusher
10/05/2010, 16:00
Não é o diâmetro do cilindro mestre que determina o volume de enchimento e sim o curso total do cilindro-mestre em relação ao seu diâmetro...usando um cilindro-mestre de maior diâmetro perde-se pressão (entendo que aumenta o volume, mas com um efeito colateral medonho de perda de pressão). Menos pressão, mais esforço físico por parte do piloto.

my $02,00 cents

Elmer_Jeep
10/05/2010, 16:25
Concordo com o raciocínio acima, mas, consultando os manuais, como não achei da band antiga, olha os dados que encontrei:

Blazer/s-10.
Cilindro mestre: 3/4.
Tubulação: 3/16
Cilindro auxiliar: 13/16.

Até que não tem tanta diferença aí, 3/4 = 19,05mm e 13/16 = 20,63mm




Band 14B.
cilindro mestre 3/4
cilindro auxiliar 3/16

Muito estranho não é?
Agora não entendi nada:parede:.

[]´s

Osmir
Essa medida do cilindro auxiliar tá errada pois 3/16 = 4,76mm :lol:

Vou ver se consigo essas medidas aqui in loco.

[]'s

rodrigo.hoffman
10/05/2010, 17:45
Rapazes

O Cilindro superior da band antiga, tem 7/8 (22,22) de diametro.. Esse ai é oq estou usando no "Fenix" e tá dando conta do recado.. Mas como o nosso amigo Skull falou, nao é só o diiamentro que conta, tem que ver o curso tb... Adaptar embreagem hidraulica e meio chatoo, pois são muitas coisas pra casar tudo certinho..

[ ]´s

Skull Crusher
10/05/2010, 18:09
$02,00 cents x2 = conjunto do MB 608/709...sempre uso e deu conta desde V8 Chrysler e Ford até GM 4 e 6.

[]s

jonhjp26
12/05/2010, 09:46
Apenas dando meus pitacos...

Uso o conjunto da L200 O mestre o e atuador.

Estava usando antes um fabricante ruim e so dava problemas, mas com o fabricante original ficou bom.

Não tanto quanto queria mas acho que é por que meu platô é recalibrado em função do torque do motor 1.9 tdi no CJ, se não usar o conjunto de ceramica ele desliza.

Não sei se meu problema está no platô ou nos atuadores, mas as vezes quando piso na embreagem o carro não debreia completamente...

Quanto a questão do atuador e curso, o ideal é que o superior não seja grosso para nao ficar pesado, e o inferior que seja ainda mais jino para ter mais curso.

João Luis

Pagani
12/05/2010, 10:19
Cara, o diametro da antiga é maior, no Crocodillo tava com um desses de Band 14B mas não deu conta de encher o cilindro inferior(original da F250), daí substituí pelo da band antiga que é o mesmo utilizado no troller 2010 e a embreagem ficou perfeita.

[]'s

Isso foi comprovado por mim, também...
Este conjuntinho não deu conta do recado, de tanto queimar a pestana, desisti de tudo e colocoquei o CA.

[]´s automaticos

Rodrigo Baratti
26/09/2010, 17:45
Pessoal,

Alguem tem fotos de como prender a haste de acionamento do cilindro mestre na pedaleira do Opala?

Grato,

jonhjp26
27/09/2010, 18:23
Depende do cilindro mestre da embreagem (atuador) o meu da L200 fiz um furo na pedaleira e um suporte como um U passando um paraduso de aço 12.9 e na parte de baixo do U porca e uma haste que entra nessa porca e vai até o atuador.

rodrigo.hoffman
27/09/2010, 21:16
Concordo com amigo ai de cima.. vai depender que qual o cilindro ta usando???

Qd instalei o da Hilux eu usei assim... Depois que instalei o da bandeirantes tive que fazer alguns ajustes, mas a essencia era a mesma.. Fura o pedal e passa um parafuso..

No da band fiz assim.. Ai vc usa uma daquelas forquilhas de haste de hidrovacuo de freio.. Formato de U com um furo passante e no lado da haste é rosqueado.. No lugar da haste um parafuso allen, da mesma medida da rosca e uma porca pra travar ele... No lado do atuador esmerilhar a cabeça ate ficar arredondada pra dar encaixe no embolo.. Ai e so regular no parafuso pra ajustar a folga e travar com a porca..

[ ]´s

Rodrigo Baratti
27/09/2010, 21:30
Pessoal,
Vou usar o cilindro da band antiga.
Mas pelo que vcs passaram a adaptação será a mesma.

Obrigado!

rodrigo.hoffman
27/09/2010, 21:44
Ae xara...

O meu tb é o da band.. É tranquilo mesmo, pena que esqueci de tirar fotos...

Num esquece o reforço do painel corta-fogo, pq faz uma força desgraçada.. No topico do Fênix deve ter fotos do reforço..

[ ]´s

EduardoLang
09/10/2010, 22:04
pessoal,

Boa noite ! ! Comprei o sistema hidraulico da embreagem do 709, porém ao começar a analisar, verifiquei que o atuador iferior possui uma mola bem forte, que pelo que notei, quando o pedal da embreagem estiver em posição de descanso, o eixo do atuador deverá estar recolhido e quando pisamos no pedal o eixo se dirige para fora movimentando assim o garfo da embreagem. O que acontece é que quando o pedal da embreagem estiver solto, a mola do atuador inferior estará forçando o garfo da embreagem, e com isso estará encostando o rolamento no plator. Acredito que com isso teremos um desgaste precoce do rolamento devido o fato do mesmo ficar girando constantemente, correto ? ? ? Alguém poderia me explicar melhor como é que é o processo do atuador hidráulico ? A mola que existe no atuador inferior serve também para aliviar o peso da embreagem, correto ? ?

ABS a todos

chapolin colorado
14/10/2010, 22:43
Usei o sistema da Band ( mestre e escravo) mas não ficou bom, o pedal ficou com o curso muito pequeno e sensivel, qualquer mm que o pedal sobe o Jeep pula para sair...
Tambem ficou muito duro, igual ao cabo, uso a capa seca do Jeep 83 com o garfo saindo direto.
Alguem sabe de alguma sugestão ?

Abraços

rodrigo.hoffman
14/10/2010, 23:08
Usei o sistema da Band ( mestre e escravo) mas não ficou bom, o pedal ficou com o curso muito pequeno e sensivel, qualquer mm que o pedal sobe o Jeep pula para sair...
Tambem ficou muito duro, igual ao cabo, uso a capa seca do Jeep 83 com o garfo saindo direto.
Alguem sabe de alguma sugestão ?

Abraços

E ai cara...

Eu tb instalei no meu OHC e o garfo da embreagem e igual ao seu... No meu caso so o cilindro mestre e da band, o escravo e da hilux.. No meu caso ficou muito bom...

Da uma sangrada boa no sistema todo e verifica o curso do pedal...

[ ]´s

EduardoLang
17/10/2010, 19:16
Rodrigo,

O cilindro escravo que vOCÊ USOU FOI O DA bAND, CORRETO?? dESTA FORMA quando o pedal da embreagem está solto, o cilindro não fica empurrando o garfo da embreagem??? Se fica, como vc fez para regular de forma que não fique precionando o rolamento contra o plator??


abs

rodrigo.hoffman
18/10/2010, 08:41
Rodrigo,

O cilindro escravo que vOCÊ USOU FOI O DA bAND, CORRETO?? dESTA FORMA quando o pedal da embreagem está solto, o cilindro não fica empurrando o garfo da embreagem??? Se fica, como vc fez para regular de forma que não fique precionando o rolamento contra o plator??


abs

E ai Eduardo

Num sei se foi pra mim ou pro outro Rodrigo, mas eu vou responder.. Eu usei só o Cilindro mestre da band, o escravo é o da Hilux.. O meu não possui essa mola que vc disse que tem no do 709... A regulagem eu fiz usando uma haste com porca, que encaixa no lugar onde ia o cabo antes..

[ ]´s

Treme Terra
18/10/2010, 14:34
Prezado Eduardo,

Eu uso no meu CJ o cilindro mestre da 709 e o cilindro escravo da 608, realmente o cilindro escravo vem com uma mola interna que o mantem totalmene defletido, assim sendo força o colar no plato.

A solução é muito simples, foi o que eu fiz, desmonte o cilindro escravo com cuidado e retire a mola interna. No braço que atua no colar instale uma mola para que o colar fique afastado do plato +- 1 mm.

Abraços.

Curupira
18/10/2010, 16:24
Olá pessoal,

Me ocorreu uma duvida,ou até mesmo uma curiosidade,no meu caso eu tenho o conjunto original do CJ,motor BF,cx seca e cambio 4 marchas,eu apenas coloquei pedal suspenso do opala com cabo do chevette,ficou perfeito,e fiz apenas uma pequena modificação aumentando em 1 cm a aste do balancinho no lado que vai preso o cabo que sai do pedal,ficou muito macio,mas minha preocupação é em quebrar o dito do cabo em uma trilha,e como a embreagem hidraulica atua em empurra,e o cabo original atua em puxar,será que funcionaria se eu adaptasse o cilindro no balancinho e prendesse o cilindro na travessa abaixo do jeep que segura o cambio,em vez de colocar direto no garfo????
Não sei se me expressei direto e deu pra entender....:putz:

Abraços.

chapolin colorado
18/10/2010, 21:12
Rodrigo obrigado pela dica, vou verificar o que ocorreu, voce sabe de qual ano é o seu cilindro escravo da Hilux?

rodrigo.hoffman
18/10/2010, 22:22
Rodrigo obrigado pela dica, vou verificar o que ocorreu, voce sabe de qual ano é o seu cilindro escravo da Hilux?

Opa

Senão me engano da Hilux 2.8..

[ ]´s

chapolin colorado
18/10/2010, 22:54
Obrigado novamente Rodrigo, vou verificar o diametro e sangrar novamente conforme voce sugeriu.
Abraços

EduardoLang
19/10/2010, 00:23
Pessoal, muito obrigado pelas dicas.

Essa de tirar a mola eu ainda não tinha pensado nisso ! ! ! Muito obrigado a todos ! ! ! ! Abs

jipeirodesdepequeno
04/11/2010, 22:10
Fala turma

vou colocar embreagem hidraulica no meu CJ, conjunto da toy band
tem muita gente q teve problemas, de ficar muito dura, outros dizendo que a do 608 não da curso etc etc, então gostaria de saber de quem colocou (pra não dar problemas) e ficou "molezinho", de qual ano das bands colocar?
709, 608, hilux?
cilindro mestre 709 + inferior 608? (falam q nao fica tão macio)
709 + hilux?
608 + 608?
ano 87 a 94?
81 a 86?
95 a 01?

7/8"?
5/8"?
3/4"?

uso motor opala 4cil + cambio original


[]'s

jipeirodesdepequeno
04/11/2010, 22:11
Opa

Senão me engano da Hilux 2.8..

[ ]´s

rodrigo,

ficou bem macia a embreagem?
qual cilindro mestre vc usou? band 608 ou 709?

[]'s

rodrigo.hoffman
05/11/2010, 11:16
rodrigo,

ficou bem macia a embreagem?
qual cilindro mestre vc usou? band 608 ou 709?

[]'s

Cara

Bem macia ela não eh, mas tb num e pesada nao... A meu ver ta excelente (ta mais leve que a embreagem do meu UNO)

Cilindro superior de bandeirante e inferior de Hilux..

O problema da adaptação da embreagem é que o garfo da embreagem muda de carro pra carro..

[ ]´s

KitiU.
10/11/2010, 12:01
Dae PessoALL,

Meu jeep tem motor opala, com capa seca opala, na caixa original 3m, onde uso o garfo e rolamento do opala... e o padal aéreo que uso é o do opala também... sendo assim...

Gostaria de saber se existe uma "receita de bolo" para por embreagem hidráulica nessa configuração, ou seja, algo que já deu certo e que é fácil de fazer.

Sei que muitos vão dizer "leia o tópico, isso já foi discutido antes", mas sempre tem muitas opiniões diferentes e antes de sair por ai comprando peças e adaptando, eu gostaria de ter certeza que vai dar certo.

Forte abraço a todos!

CHEVY POWER
18/01/2011, 10:43
pessoal, comprei o cilindro mestre do 608, mas ele não vem com aquela aba para parafusar na parede fogo...existe algum suporte original ?

Abçs..

Treme Terra
18/01/2011, 18:49
O mestre tem que ser da 709 e o escravo da 608.

ADRIO DIAS
19/01/2011, 10:20
Pessoal na minha Rural usei esta mesma configuração Mestre 709 e escravo 608, to usando pedaleira suspença de Opala mas prendi ela bem no alto e aumentei os pedais para fazer maior alavanca.A embreagem é muito leve o problema é que o rolamento fica sempre encostando no platô.Já tentei de tudo mudar a mola que puxa o rolamento ( a caixa é 4 marchas original da Rural) e ate retirei a mola que tem dentro do cilindro escravo e que empurra o embolo para fora e mesmo assim o rolamento só retorna quando forço ele com a mão,depois disso é só pisar no pedal uma vez que ele encosta novamente no platô.Ele não chega a forçar o acionamento da embreagem mas tambem não para de girar.Alguem já passou por isso?

antonio umino
19/01/2011, 11:17
Adrio. Não sei como esta adaptado o cilindro escravo, No caminhão Mb. geralmente tem uma mola no garfo da embreagem que quando se pisa na embreagem o cilindro empurra este garfo, e soltando o pedal, esta mola faz retornar o garfo da embreagem. Vc já tem colocado a tal mola. . já que tu diz que força o garfo com a mão e o encosto do rolamento dá a folga.. então está faltando a tal mola...abçs,....

CHEVY POWER
20/01/2011, 16:49
Pelas especificações os cilindros mestre e auxiliar do 608/709 tem o mesmo diâmetro, mestre 3/4 e auxiliar 1 1/8....

ADRIO DIAS
23/01/2011, 10:29
Adrio. Não sei como esta adaptado o cilindro escravo, No caminhão Mb. geralmente tem uma mola no garfo da embreagem que quando se pisa na embreagem o cilindro empurra este garfo, e soltando o pedal, esta mola faz retornar o garfo da embreagem. Vc já tem colocado a tal mola. . já que tu diz que força o garfo com a mão e o encosto do rolamento dá a folga.. então está faltando a tal mola...abçs,....

Já coloquei esta mola sim, na verdade foram diversas molas de diferentes pressões. O problema é que a mola original não tem força para retornar a embreagem e as outras com mais força não puderam ser aproveitadas pq as que tinham o tamanho ideal para retornar o garfo quando eu pisava na embreagem elas se deformavam,porque tinham um curso muito curto.
Vou procurar essa mola do 608 para ver se ela se encaixa.Tambem me falaram que nos carros mais modernos o rolamento fica sempre girando com o motor,não tendo aquela folga entre o rolamento e o platô.Alguem sabe se isso procede e quais são os veiculos que funcionam com este sistema?

luis_dallbello
24/02/2011, 16:05
Olá.. sou novo aqui no forum.. estou com um probleminha, estou fazendo a troca do cambio do meu jeep,sendo que ele agora esta com o motor de opala 4cc, cambio clark 260f, flange deeptec, T-case do willys, embreagem do d-60(volante do d-60 para aumentar o torque, o disco e o plator de embreagem é de 11 polegadas) , minha duvida é se vou conseguir colcar o sistema hidraulico da toyota banderantes nesse caso????? o curso do cilindro auxiliar é o necessario???? pois a embreagem é mto pesada para colacar cabo!! tomara que alguem possa me ajudar!!
obrigado

JeanCP
17/05/2012, 12:01
Pessoal, estou precisando de ajuda,
Estou adaptando na minha viatura um motor de opala 4cc, gostaria de saber o seguinte
1) estou colocando embreagem hidraulica de d20, qual pedaleira fica melhor adaptada para ela, meu mecanico não tem muita experiencia, porém foi o unico na minha cidade que encarou o serviço, ele diz que a pedaleira do opala não serve, pois a embreagem tem de empurrar, e esta pedaleira por ser cabo, ela puxa.... ele me indicou a do fiat strada, o que vocês me dizem????
2) eu sei que não tem haver com o tema, mas ja que estou perguntando uma coisa, vou emendar na outra, o radiador, ele quer que coloco o do opala ou chevette, porém me falaram que se adaptar o original do 6cc do cj5, fica melhor pois refrigera mais.... ele me disse que a adaptação vai ficar muito cara, compensa mais comprar outro modelo. Mais uma vez, o que vocês me dizem???

netto mietto
17/05/2012, 12:09
:curtir: muito bom

Mazaropi-RJ
17/05/2012, 12:22
Pessoal, estou precisando de ajuda,
Estou adaptando na minha viatura um motor de opala 4cc, gostaria de saber o seguinte
1) estou colocando embreagem hidraulica de d20, qual pedaleira fica melhor adaptada para ela, meu mecanico não tem muita experiencia, porém foi o unico na minha cidade que encarou o serviço, ele diz que a pedaleira do opala não serve, pois a embreagem tem de empurrar, e esta pedaleira por ser cabo, ela puxa.... ele me indicou a do fiat strada, o que vocês me dizem????
2) eu sei que não tem haver com o tema, mas ja que estou perguntando uma coisa, vou emendar na outra, o radiador, ele quer que coloco o do opala ou chevette, porém me falaram que se adaptar o original do 6cc do cj5, fica melhor pois refrigera mais.... ele me disse que a adaptação vai ficar muito cara, compensa mais comprar outro modelo. Mais uma vez, o que vocês me dizem???



Oi Jean
Também cogitei em instalar sistema hidraulico para acionamento da embreagem... Acabei desistindo após ouvir mais contras do que prós ( Alguns dizem que fica mais duro até do que o sistema a cabo ) , além de ser uma adaptação difícil... Tudo isso mesmo após já ter comprado os 2 cilindros necessários que agora estão aqui encalhados. Optei então pelo velho e bom sistema a cabo com pedaleira suspensa do Opala... Ficou Dez !
abç

rodrigo.hoffman
18/05/2012, 00:48
Pessoal, estou precisando de ajuda,
Estou adaptando na minha viatura um motor de opala 4cc, gostaria de saber o seguinte
1) estou colocando embreagem hidraulica de d20, qual pedaleira fica melhor adaptada para ela, meu mecanico não tem muita experiencia, porém foi o unico na minha cidade que encarou o serviço, ele diz que a pedaleira do opala não serve, pois a embreagem tem de empurrar, e esta pedaleira por ser cabo, ela puxa.... ele me indicou a do fiat strada, o que vocês me dizem????
2) eu sei que não tem haver com o tema, mas ja que estou perguntando uma coisa, vou emendar na outra, o radiador, ele quer que coloco o do opala ou chevette, porém me falaram que se adaptar o original do 6cc do cj5, fica melhor pois refrigera mais.... ele me disse que a adaptação vai ficar muito cara, compensa mais comprar outro modelo. Mais uma vez, o que vocês me dizem???

E ai cara

Sabe que em CJ tudo e possivel neh.. A pedaleira do opala vc pode usar, desde que coloque a haste do cilindro abaixo do eixo do pedal.. Assim ele vai empurrar o cilindro, entendeu..

[ ]´s

rsg_beto
02/01/2013, 08:48
Olá, Já tentaram adaptar a embreagem hidraulica da ramger ou S10 no Cj5?
Há um tempo já tinha visto isso mas fui procurar agora e não achei nada. A vantagem e que da pra vedar a caixa, colocando um respiro, evitando a entrada de água e barro na embreagem.

387680

ADRIO DIAS
02/01/2013, 09:40
Olá, Já tentaram adaptar a embreagem hidraulica da ramger ou S10 no Cj5?
Há um tempo já tinha visto isso mas fui procurar agora e não achei nada. A vantagem e que da pra vedar a caixa, colocando um respiro, evitando a entrada de água e barro na embreagem.


Não sei se era um CJ mas copiei essa foto aqui do forum.
(A capa seca não é do cambio original.)387683

Elmer_Jeep
02/01/2013, 11:14
Olá, Já tentaram adaptar a embreagem hidraulica da ramger ou S10 no Cj5?
Há um tempo já tinha visto isso mas fui procurar agora e não achei nada. A vantagem e que da pra vedar a caixa, colocando um respiro, evitando a entrada de água e barro na embreagem.

387680

Já falaram sobre isso nas paginas anteriores
CJ CHECK-UP news: Embreagem Selada (http://cjcheckup.blogspot.com.br/2009/10/embreagem-selada.html)

Géderson Viero
04/01/2013, 16:49
O conjunto da L200 ja instalamos nessa mecanica GM sem problemas e com resultado satisfatório no conjunto de embreagem da c-20 com motor 4.1 adaptado na F-75, basta fazer o suporte do cilindro atuador na caixa! Preço +ou _ R$ 120,00 o conjunto novo!

Treme Terra
09/01/2013, 20:53
Só para ilustrar:

Principio de Pascal.

388941

chinelao4x4
11/01/2013, 20:46
[QUOTE=Treme Terra[/QUOTE]
por acaso este seu" treme terra " veio de piratininga sp ? tinha um amigo que vendeu um igual a da sua foto , e com o mesmo nome !!
abrçs

Treme Terra
12/01/2013, 14:24
Não companheiro, tenho ele a 15 anos e sou do sul de Minas.

antonio umino
13/01/2013, 21:48
treme terra... veja o seu perfil.
coloca a cidade e estado.
Ok. abçs

juleymar73
28/02/2013, 22:58
estou pra adaptar uma caixa de chevette no meu cj5 , dai achei esse atuador aquiAtuador Hidraulico Embreagem Astra Zafira Meriva Corsa Luk - R$ 99,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457816454-atuador-hidraulico-embreagem-astra-zafira-meriva-corsa-luk-_JM) e barato, ""o as ideia"" seria possivel adaptar na embreagen da caixa do chevette??

Marcelo Godoy
17/04/2013, 11:37
Prezados,

Atualmente tenho a configuração 6 cil (BF 161) x cambio 3m (original) com embreagem hidráulica e pretendo instalar o cambio Chevette 5m. Pergunta: é possível continuar utilizando a embreagem hidráulica? Seria necessário voltar para o sistema de cabo?

Há alguém com esta configuração caixa chevette x embreagem hidráulica?


Obrigado.

Grande abraço.

Denis Takashi
17/04/2013, 15:44
Prezados,

Atualmente tenho a configuração 6 cil (BF 161) x cambio 3m (original) com embreagem hidráulica e pretendo instalar o cambio Chevette 5m. Pergunta: é possível continuar utilizando a embreagem hidráulica? Seria necessário voltar para o sistema de cabo?

Há alguém com esta configuração caixa chevette x embreagem hidráulica?


Obrigado.

Grande abraço.

Marcelo,

Qual sistema de embreagem você usa atualmente ?? Se for algum do tipo mestre-escravo acredito que dê pra manter sim, mas será necessário fabricar um suporte para o cilindro inferior, já que o sistema do chevette funciona puxando o garfo para a frente do veículo e do jeep funciona puxando para trás...

Posta umas fotos do sistema que talvez dá para explicar um pouco melhor.

()´s

Marcelo Godoy
17/04/2013, 15:53
Marcelo,

Qual sistema de embreagem você usa atualmente ?? Se for algum do tipo mestre-escravo acredito que dê pra manter sim, mas será necessário fabricar um suporte para o cilindro inferior, já que o sistema do chevette funciona puxando o garfo para a frente do veículo e do jeep funciona puxando para trás...

Posta umas fotos do sistema que talvez dá para explicar um pouco melhor.

()´s

Denis,

O sistema que tenho é da Toyota. No final de semana providenciarei umas fotos e postarei aqui no fórum.

Obrigado pela ajuda.

Abs,

Marcelo

Marcelo Godoy
17/04/2013, 15:54
Marcelo,

Qual sistema de embreagem você usa atualmente ?? Se for algum do tipo mestre-escravo acredito que dê pra manter sim, mas será necessário fabricar um suporte para o cilindro inferior, já que o sistema do chevette funciona puxando o garfo para a frente do veículo e do jeep funciona puxando para trás...

Posta umas fotos do sistema que talvez dá para explicar um pouco melhor.

()´s

Denis,

O sistema que tenho é da Toyota. No final de semana providenciarei umas fotos e postarei aqui no fórum.

Obrigado pela ajuda.

Abs,

Marcelo

JeanCP
03/05/2013, 07:06
Kd as fotos Marcelo?

Marcelo Godoy
03/05/2013, 10:15
Kd as fotos Marcelo?

Xiiii!!

Tens total razão!! Esqueci!!

Por favor, me perdoe!!

Será providenciado este final de semana!!

Abs!!

Dodger
04/05/2013, 07:49
Eu instalei o cambio clark 260 e tive que trocar o sistema de acionamento por cabo para acionamento hidraulico.
Comprei os cilindros de embreagem da Hilux que foram o que achei mais em conta. instalei lá e funcionou, mas tõ achando muito duro ainda, e tem que quase colar o pé no assoalho pra soltar a embreagem 100%, o cilindro mestre achei muito pequeno, acho que vou arrancar fora e colocar um outro qquer de maior volume que tem maior volume.

qual será que reolveria meu problem? da band? de caminhão MB?

Jacimar
05/05/2013, 04:20
Eu instalei o cambio clark 260 e tive que trocar o sistema de acionamento por cabo para acionamento hidraulico.
Comprei os cilindros de embreagem da Hilux que foram o que achei mais em conta. instalei lá e funcionou, mas tõ achando muito duro ainda, e tem que quase colar o pé no assoalho pra soltar a embreagem 100%, o cilindro mestre achei muito pequeno, acho que vou arrancar fora e colocar um outro qquer de maior volume que tem maior volume.

qual será que reolveria meu problem? da band? de caminhão MB?


Bom dia prezado ! quando andei pesquisando, me pareceu o da Band o mais adequado, um colega do fórum tinha um para vender mas não deu continuidade ao processo . . . um abraço !

rodrigo.hoffman
05/05/2013, 22:06
Eu instalei o cambio clark 260 e tive que trocar o sistema de acionamento por cabo para acionamento hidraulico.
Comprei os cilindros de embreagem da Hilux que foram o que achei mais em conta. instalei lá e funcionou, mas tõ achando muito duro ainda, e tem que quase colar o pé no assoalho pra soltar a embreagem 100%, o cilindro mestre achei muito pequeno, acho que vou arrancar fora e colocar um outro qquer de maior volume que tem maior volume.

qual será que reolveria meu problem? da band? de caminhão MB?

Se o cilindro superior for o da Hilux tb, substitui ele pelo da band que vai dar certo. O de baixo nao preciso mexer..

[ ]´s

Dodger
06/05/2013, 07:04
Valeu!
vou trocar pelo da Band então!

Leco1974
17/05/2013, 19:51
Conjunto de embreagem da C-20 com hidráulica do New Civic, aperta até com espirrro!!! Tive que trocar pq mudei a embreagem por outro modelo, mas a do referido carro funcionou bem e olha que a embreagem da C-20 é um tijolo...

POPEYE MIT
04/07/2013, 13:25
420338 Alguem sabe me informar o nome dessa peça que marquei com uma seta? É UMA BORRACHA? UM TAMPÃO? É que meu CJ5 1982 veio sem ela. Obrigado

Rodrigo Baratti
04/07/2013, 15:12
420338 Alguem sabe me informar o nome dessa peça que marquei com uma seta? É UMA BORRACHA? UM TAMPÃO? É que meu CJ5 1982 veio sem ela. Obrigado

Essa foto é do jeep do Rodrigo da CJ Check-Up.
A capa seca é de opala e ele fez uma tampinha com uma chapa de ferro e parafusou ou rebitou pelo lado de fora.
Essa tampa só se usa se for fazer um sistema de embreagem hidráulica como a dele.

No sistema convencional geralmente tem uma coifa de borracha por onde passa o garfo.

[]'s

POPEYE MIT
04/07/2013, 15:15
Essa foto é do jeep do Rodrigo da CJ Check-Up.
A capa seca é de opala e ele fez uma tampinha com uma chapa de ferro e parafusou ou rebitou pelo lado de fora.
Essa tampa só se usa se for fazer um sistema de embreagem hidráulica como a dele.

No sistema convencional geralmente tem uma coifa de borracha por onde passa o garfo.

[]'s

valeu amigo , obrigado pela informação

F-75 DudaRenner
05/07/2013, 15:07
Buenas!!!

Tenho motor de omega 2.2 MPFI com capa seca da ADAPBRASIL (este do motor 2.4 S-10) caixa da C-10 3 marchas, essa capa seca vem com o lugar de fixação do cilindro da embreagem hidráulica. Vou adaptar isso no meu CJ-5 mas não sei muito bem como fazer, por acaso alguem tem tipo um passo-a-passo de como fazer.

Obrigado

F-75 DudaRenner
12/07/2013, 10:35
Buenas!!!

Tenho motor de omega 2.2 MPFI com capa seca da ADAPBRASIL (este do motor 2.4 S-10) caixa da C-10 3 marchas, essa capa seca vem com o lugar de fixação do cilindro da embreagem hidráulica. Vou adaptar isso no meu CJ-5 mas não sei muito bem como fazer, por acaso alguem tem tipo um passo-a-passo de como fazer.

Obrigado


EEEEEiiiiii alguem ai!!!!!!!!!!!!!

Guilherme Kyrillos
12/07/2013, 17:50
Essa foto é do jeep do Rodrigo da CJ Check-Up.
A capa seca é de opala e ele fez uma tampinha com uma chapa de ferro e parafusou ou rebitou pelo lado de fora.
Essa tampa só se usa se for fazer um sistema de embreagem hidráulica como a dele.

No sistema convencional geralmente tem uma coifa de borracha por onde passa o garfo.


[]'s

Saudações.

Já instalei os dois sistemas de acionamento hidráulico de embreagem, com garfo utilizando bombas da Band e fixo no eixo usando sistema da S10/Blazer, como na foto acima.

Defendo que o segundo modelo é tão fácil de instalar quanto o primeiro, mas o resultado é melhor, SENSIVELMENTE.

[ ]S

Beto
30/09/2013, 13:15
Boa tarde, alguem já instalou na cx. de chevette o rolamento com atuador hidraulico?? Se sim, qual foi o atuador? Vejo q. essa é a melhor solução para vedar a Cx, assim evita problemas de lama no motor de arranque, embreagem, etc......

Rodrigo Baratti
30/09/2013, 13:51
Boa tarde, alguem já instalou na cx. de chevette o rolamento com atuador hidraulico?? Se sim, qual foi o atuador? Vejo q. essa é a melhor solução para vedar a Cx, assim evita problemas de lama no motor de arranque, embreagem, etc......

Qual o motor e a capa seca?
Pois é isso que vai determinar se cabe ou não o atuador.

[]'s

Beto
30/09/2013, 14:02
Motor Ap, flange da deep tec e cambio do chevette.

Ian Jeep
01/10/2013, 02:04
Boa tarde, alguem já instalou na cx. de chevette o rolamento com atuador hidraulico?? Se sim, qual foi o atuador? Vejo q. essa é a melhor solução para vedar a Cx, assim evita problemas de lama no motor de arranque, embreagem, etc......

Boa noite Beto,

Eu estou trabalhando nessa adaptação porem bf x atuador S10 x caixa chevette.
Breve postarei os resultados finais. :concordo:
433212433213

Beto
01/10/2013, 08:38
Bacana, vai postando mais detalhe, qdo. tirar o meu vou postando tb.

Mas sua capa seca é de BF?? Senao me engano meu cambio não tem essa chapa embaixo, q. acredito q. vai facilitar bem o processo de adaptação, vai conseguir saber a distancia do rolamento, etc....

O cilindro do pedal vai usar s-10 ou band??

Ian Jeep
01/10/2013, 15:52
Bacana, vai postando mais detalhe, qdo. tirar o meu vou postando tb.

Mas sua capa seca é de BF?? Senao me engano meu cambio não tem essa chapa embaixo, q. acredito q. vai facilitar bem o processo de adaptação, vai conseguir saber a distancia do rolamento, etc....

O cilindro do pedal vai usar s-10 ou band??

A capa é do Bf, por isso a chapa atrás (flange), ela nao influencia em nada na dificuldade da adp. Eu tentei utilizar a Flange tipo da deeptec, porém achei melhor usar a do capa seca do próprio bf.

O cilindro do pedal primeiramente utilizei o da l200, porém como uso pedaleira no assoalho, o pedal batia em cima do reservatório 433268.
Dai mudei pra o da pajeiro tr4 433272

Beto
01/10/2013, 16:11
Legal, Ian, só toma cuidado em usar cilindros diferentes, "ouvi dizer de casos que a embreagem ficou meio retardada, pq. o retorno do oleo fica lenta assim demorando para voltar a embreagem". Isso foi em uma conversa com o Edison do jeep Xaropinha.

E não disse q. a chapa iria dificultar e sim facilitar, podendo ver qdo. estiver o motor e cambio estiverem juntos ver se o rolamento esta na distancia certa do plato, se dá curso suficiente, etc.....

Vai ficar show o CJ, parabens.

Ian Jeep
01/10/2013, 18:23
Legal, Ian, só toma cuidado em usar cilindros diferentes, "ouvi dizer de casos que a embreagem ficou meio retardada, pq. o retorno do oleo fica lenta assim demorando para voltar a embreagem". Isso foi em uma conversa com o Edison do jeep Xaropinha.

E não disse q. a chapa iria dificultar e sim facilitar, podendo ver qdo. estiver o motor e cambio estiverem juntos ver se o rolamento esta na distancia certa do plato, se dá curso suficiente, etc.....

Vai ficar show o CJ, parabens.

Valeu Beto pela dica,
Utilizei esse cilindro por nao ter reservatório e por ser mais fácil fixar o suporte.

E queria usar o cilindro original (5/8'') mas a fixação do suporte dele é quadrada, que basta girar 45º pra colocar/retirar. Nao sei como fazer para fixa-lo. alguma ideia?

To pensando em colocar o da Silverado/Grand Blazer (7/8''), sao bem semelhantes só q este tem o suporte com parafusos, quase P&P. Mesmo ambos tendo reservatório no cilindro não implicaria com o pedal.
fotos respectivamente.

433290 433289

Oq vc acha? alguém pode dar uma uma opinião?

Abraços

Beto
01/10/2013, 21:43
hummmm ainda nao faço nem ideia, estou primeiro colhendo informações lara depois colocar a maos na obra.
chegou a ligar pro link q mandaram?? no blog o cara colocou em 2009, nada melhor do que ele para saber como esta, se deu manutencao, etc...

chinelao4x4
12/07/2014, 15:38
http://m.youtube.com/results?q=embreagem%20hidraulica%20jipe&amp;sm=3


Queria saber se apenas subistituir o pistao do garfo pir um outro com curso mais longo resolveria ,

chinelao4x4
14/07/2014, 15:43
Pessoal , problema resolvido , falta aste pro pedal mestee

matrakaum
15/07/2014, 10:48
Pergunta de gente guinorante mesmo....
tenho um cilindro novinho sem uso da Defender, igual este da foto. Mas ele tem somente uma saída de óleo. O óleo vai e volta pelo mesmo lugar, ou seja, qdo pressionado empurra qdo volta, volta sugando o óleo? É isto?
470695

antonio umino
15/07/2014, 10:59
Bom. palpite

Segundo sei este é um mestre onde vai o fluido de freio. quando pressionado empurra o auxiliar. e como tem molas
vai retornar atraves das molas do mestre e do auxiliar como também pela pressão do plato de embreagem
??????

abçs

4X4GARAGE
15/07/2014, 12:21
dentro desse cilindro tem uma valvula que tranca o oleo do reservatorio,aconselho voce procurar um que tenha peças pelo brasil como o da toyota ou melhor o do ford cargo
[]s

chinelao4x4
15/07/2014, 19:36
Pergunta de gente guinorante mesmo....
tenho um cilindro novinho sem uso da Defender, igual este da foto. Mas ele tem somente uma saída de óleo. O óleo vai e volta pelo mesmo lugar, ou seja, qdo pressionado empurra qdo volta, volta sugando o óleo? É isto?
470695Isso mesmo , o mestre que aciona o auxiliar atraves dessa saida , o oleo vai e volta pro reservatorio

matrakaum
16/07/2014, 09:56
dentro desse cilindro tem uma valvula que tranca o oleo do reservatorio,aconselho voce procurar um que tenha peças pelo brasil como o da toyota ou melhor o do ford cargo
[]s

Isto é algo que dá muita manutenção? Digo, se for algo que sempre quebra é melhor deixar o sistema de cabos mesmo. Este cilindro que tenho é novinho sem uso TRW. Importei qdo trazia peças para Land Rover.

Pablo.pinto2007
16/07/2014, 10:25
Isto é algo que dá muita manutenção? Digo, se for algo que sempre quebra é melhor deixar o sistema de cabos mesmo. Este cilindro que tenho é novinho sem uso TRW. Importei qdo trazia peças para Land Rover.

Homi... vende isso aí e compra um nacional de fácil reposição!!!

No meu entender não era pra dar problema não!!! é lógico que tudo que é usado um dia dá problema pelo desgaste natural... ou por mal instalação!!!

Só tenho uma referência com acionador de embreagem hidráulica... no meu Siena 05... vinha afundando o pé de vez em quando, mas se puxasse com o pé para a posição de descanço ele voltava a funcionar, ficou assim por um bom tempo (só acontecia de vez em quando), aí levei o carro pra uma revisão o cara me trocou o kit (sem necessidade, pois eu sei o que é uma embreagem "morta")... dias depois a mulher reclamou de novo da embreagem... fiquei calado para não contestar o cara da oficina... aí fiz eu mesmo uma revisão nos freios e o óleo começou a baixar (no siena o óleo da embreagem vem do mesmo reservatório do freio)... aí verifiquei todas as rodas, secas, sangrei novamente a embreagem, mas quando me abaixei no pedal vi o meladeiro de óleo... troquei o danado, agora espero que dure mais 9 anos hehehe! mas só um detalhe o cilindro do siena é de plástico (como pode?) fiz essa mesma pergunta!!! e durou esse tempo todo... um de metal então deve durar no mínimo 10 anos...

Pablo

4X4GARAGE
16/07/2014, 12:03
O problema nao é o tempo q dura e sim onde encontrar qdo quebra,QQ embreagem hidráulica dura uns 7 a 10 anos facilmente ,mas e se você estiver para entrar em uma trilha no interior e sem nenhum motivo ela der pau,.... Acabou o passeio entendeu?mas o da LAND é confiável sim e falo c razão pois fui chefe de autorizada em 93 e ate esse dias fazia manutenção em todos os modelos !
[]s

matrakaum
16/07/2014, 13:52
a do Ford Cargo é filét?

4X4GARAGE
19/07/2014, 11:30
Ela é sim,pois tem concessionárias pelo Brasil inteiro

Pablo.pinto2007
21/07/2014, 11:39
Edison vc é o cara!!!

Abração!

Pablo

matrakaum
13/06/2015, 13:14
Pessoal toh com um problema. Eu comprei este cilindro da F12000 ( o kra da loja disse que era igual da 709) mas toh comparando aqui e o diametro dele é bem menor que o auxiliar da 608. Será que isto vai funcionar? Toh pensando em ir lá trocar.
Outra dúvida, este inferior da 608 ele puxa ou empurra garfo.
Alguém tem foto de como fazer esta instalação do 608 c/ o câmbio do chevette? Toh encucado com o escapamento tb., pois passa tudo por ali do mesmo lado.
504371 504372

Ian Jeep
13/06/2015, 19:07
Pessoal toh com um problema. Eu comprei este cilindro da F12000 ( o kra da loja disse que era igual da 709) mas toh comparando aqui e o diametro dele é bem menor que o auxiliar da 608. Será que isto vai funcionar? Toh pensando em ir lá trocar.
Outra dúvida, este inferior da 608 ele puxa ou empurra garfo.
Alguém tem foto de como fazer esta instalação do 608 c/ o câmbio do chevette? Toh encucado com o escapamento tb., pois passa tudo por ali do mesmo lado.
504371 504372

Os cilindros tem q serem de diâmetros diferentes, o cilindro mestre tem menor diâmetro justamente para "ficar mais leve" na hora de acionar a embreagem. É um principio Físico. Tem isso bem explicado aki mesmo nesse tópico e fotos!

504403

Todos os cilindros auxiliares empurram o garfo! O q muda é o sentido de acionamento, para frente ou trás.


Fotos do cilindro mestre da F-1000 na caixa chevett

504410

504412

504413

504414

Fonte das fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/35967-cj3a-1951-mula-mecanica-14.html#post2105120

Vai ter q fazer um suporte fixo na parte de trás da caixa tipo esse da foto só q com a furação do cilindro auxiliar do MB.

504417

504418

Só q invertido.

Mazaropi-RJ
17/06/2015, 09:15
Ótima exemplo Ian... Esse suporte fixo das ultimas fotos não existe no mercado ?
Ajudaria demais...
abçs

squinzani
17/06/2015, 11:52
vale a pena instalar embreagem hidraulica? não é frescura para dar problema no meio do mato?

ainda tenho essas dúvidas...

Ian Jeep
17/06/2015, 19:54
Ótima exemplo Ian... Esse suporte fixo das ultimas fotos não existe no mercado ?
Ajudaria demais...
abçs

Blz Mazopi?


Vendem mas só em site gringo

http://www.novak-adapt.com/catalog/clutch/kit_hcr3.htm

Fazem uns kits incríveis!

Abraços

Marcelo Godoy
17/06/2015, 22:01
vale a pena instalar embreagem hidraulica? não é frescura para dar problema no meio do mato?

ainda tenho essas dúvidas...

Prezado,

Sou suspeito de falar, mas não me arrependo em nenhum momento de colocar a embreagem hidráulica.

Houve uma situação em que arrebentou o cabo de embreagem: eu estava no centro da cidade mas para minha sorte era um sábado à tarde e quase não havia movimento. Pude estacionar e depois rebocar tranquilamente até o mecânico.

Depois desta resolvi colocar o sistema hidráulico e em nada me arrependo. Não houve alteração na maciez de acionamento do pedal, mas ficou mais confiável pois quando há problema o sistema vai perdendo gradativamente a eficiência ao contrário do cabo que é totalmente repentino. Depois de algum tempo da adaptação (cerca de 08 anos), aconteceu agora a avaria no cilindro auxiliar e assim a criatura aqui está parada até conseguir possibilidade ($) para o reparo.

Estou guardando verba para resolver algumas pendências minhas e depois pretendo trocar o motor. Provavelmente será o Opala 4CC, mas sempre mantendo o sistema hidráulico.

Grande abraço.

Sds,
Godoy

Mazaropi-RJ
19/06/2015, 19:46
valeu pela dica, Ian
abç

matrakaum
20/06/2015, 09:47
Os preços do que gastei até agora para esta adaptação (peças novas):
Cilindro Inferior da MB 608 - 95,00
Cilindro Sup. da MB 709 - 110,00
Duas Hastes para acionamento dos cilindros - 36,00
Mangueira para ligação dos mesmos (esta foi cara) - 80,00
Reservatório de óleo do Sistema - 45,00
Total - 346,00
Não contabilizei o suporte para o Cilindro inferior pq. eu tinha pedaços de ferro aqui e eu mesmo confeccionei a peça. Mas acho que se fosse mandar fazer ia mais uns 80,00.

matrakaum
27/06/2015, 20:44
Boa Noite Amigos,
Preciso de ajuda!
Instalei o sistema de embreagem hidraulica Superior MB 710 e inferior MB 609 - Tive um trabalhão com as mangueiras mas resolvi - o problema é que o cilindro inferior não se mexe. Bombei o pedal, verifiquei se estava vindo óleo, abri um parafusinho para sangria... e nada!
Já estou quase me arrependendo disto. Já gastei quase 400 e nada.
Por favor alguém pode me ajudar?

deividmonnerat
27/06/2015, 21:21
Boa Noite Amigos,
Preciso de ajuda!
Instalei o sistema de embreagem hidraulica Superior MB 710 e inferior MB 609 - Tive um trabalhão com as mangueiras mas resolvi - o problema é que o cilindro inferior não se mexe. Bombei o pedal, verifiquei se estava vindo óleo, abri um parafusinho para sangria... e nada!
Já estou quase me arrependendo disto. Já gastei quase 400 e nada.
Por favor alguém pode me ajudar?

Meu amigo, tive uma experiencia parecida quando substitui um cilindro mestre de embreagem de uma toyota bandeirante. Faz o seguinte, desconecta a mangueira/tubo que sai do cilindro mestre e coloque seu dedao tamponando totalmente o orifício e peça pra alguém bombear o pedal devagar sem você tirar o dedão. Na segunda ou terceira bombeada, deve começar a vazar o fluido, então é so conectar a mangueira e fazer a sangria no cilindro escravo. Não sei o motivo, mas parece que com a linha completamente vazia, isso ocorre. Use um fluido DOT4.

Abs

matrakaum
29/06/2015, 10:28
Bom Dia Deivid,
Fiz o que vc. falou. Tirei a conexão superior e bombei.... jorrou óleo com uma pressão grande que não consegui segurar com o dedo... Tomei um banho de óleo...kkk
Agora ou sangrar lá embaixo. Mas antes uma pergunta: Pode ser que o diâmetro do tudo seja pequeno para ter pressão suficiente lá embaixo? Eu tive que mandar fazer de cobre e ele não é muito grosso.
505932

deividmonnerat
29/06/2015, 17:18
Bom Dia Deivid,
Fiz o que vc. falou. Tirei a conexão superior e bombei.... jorrou óleo com uma pressão grande que não consegui segurar com o dedo... Tomei um banho de óleo...kkk
Agora ou sangrar lá embaixo. Mas antes uma pergunta: Pode ser que o diâmetro do tudo seja pequeno para ter pressão suficiente lá embaixo? Eu tive que mandar fazer de cobre e ele não é muito grosso.
505932

Voce sabe o diâmetro da tubulação que usou? O tamanho mais comum é 3/16", idêntico aos tubos de freios da maioria dos carros. Um tubo muito fino deve deixar o pedal bem mais duro, mas deveria funcionar. Chegue se tem algum entupimento ou em alguma curva o tubo fechou. Tente fazer a sangria e ve o que dá.

Abs

matrakaum
30/06/2015, 09:23
Deivid,
É o mesmo tubo de freio.

deividmonnerat
30/06/2015, 11:01
Deivid,
É o mesmo tubo de freio.

Então é pra funcionar. Conseguiu sangrar a linha?

matrakaum
01/07/2015, 16:00
Sangrei... Acho que o cilindro superior está com problemas. Ele está vazando pela coifinha que tem na haste de acionamento. De qualquer forma lá embaixo nem se mexe... e o óleo jorra no sangrador

capilé
01/07/2015, 23:48
AJUDA
olá amigos,
afinal de contas, o cilindro mestre de cima tem que ser maior ou menor que o cilindro escravo?
eu li o topico inteiro e no começo todos falavam que o mestre tem que ser maior, e agora vendo a ultima figura como exemplo o maior ta embaixo como escravo? alguem poderia me dar as posições com certeza?

matrakaum
02/07/2015, 09:04
Bom Dia Capilé,
Pelo que entendi o tamanho a que se referem é em relação ao diâmetro interno da peça. Realmente o tamanho externo o inferior, no caso do MB 609, é maior que do MB 710 superior. Mas ao se analisar o diâmetro interno, me refiro isto no olhometro, o do 710 é maior.
P.S - O meu problema é o superior que está com defeito. Ele vaza pressão pela parte de trás, aonde vai a haste de acionamento. Amanhã vou trocar pois a peça é nova da TRW.
P.S 2 - Sinceramente, acho que gastei dinheiro de besteira. Meu objetivo era uma embreagem bem macia e, pelo que teste, não vai ficar uma manteiga não. Talvez, se justifique o gasto pela durabilidade e confiança do sistema. Mas como eu tenho um problema nos nervos do pé esquerdo preciso realmente de algo bem macio.

reslima
02/07/2015, 09:49
Matraka, essas fotos abaixo são suas correto? O cilindro está montado de cabeça para baixo, desse jeito pode sangrar o dia todo, que não vai fazer dar embreagem. a sangria tem que estar virada para cima para poder sangrar. Abraço.

506165

squinzani
02/07/2015, 13:53
Matraka, essas fotos abaixo são suas correto? O cilindro está montado de cabeça para baixo, desse jeito pode sangrar o dia todo, que não vai fazer dar embreagem. a sangria tem que estar virada para cima para poder sangrar. Abraço.

506165

é verdade.. essa sangria não vai funcionar muito bem mesmo.. vira ao contrário ai :)

matrakaum
03/07/2015, 10:32
Inverti a sangria melhorou o pedal mas ainda não dá embreagem. Troquei o cilindro superior.
Acho q está pegando ar pela conexão da mangueira do cilindro superior com o reservatório.

matrakaum
03/07/2015, 15:46
Resolvido o problema.... O erro era meu por desconhecimento.
A cilindro inferior em estado de repouso ele é naturalmente expandido, ou seja, o que faz o embolo interno voltar é a pressão do garfo de embreagem em cima dele.... No meu projeto, por não saber deste pequenino detalhe, fiz a medidas como se ele estivesse comprimido. Aí, é lógico, ele não ia mais pra frente pq. já estava tudo na frente e o Guina (guinorante) aqui não sabia.
Ufa! um problema resolvido. Agora se apresenta outro.
Apesar de o sistema está funcionando o garfo não está empurrando o rolamento. Será pq. minha regulagem de garfo está errada?
Vou tirar umas fotos e posto logo mais.

matrakaum
03/07/2015, 16:55
As fotos do garfo da embreagem.
A percepção que tenho é que o rolamento já está pressionando o platô. Acho que eu montei algo errado.
506408 506409

matrakaum
20/07/2015, 14:07
Passando para dar um alerta aos marinheiros de primeira viagem como eu....
Na empolgação de fazer as coisas funcionarem, ao instalar a embreagem hidraulica, esqueci de um princípio da física o "efeito alavanca"... Pois é... coisa básica de segundo grau (na graduação antiga).
Quando for posicionar o eixo que vai acionar o cilindro da embreagem coloque-o o mais alto possível para que ele fica mais leve. Para quem usa a pedaleira do Opala (aliás vejam o tópico da pedaleira pq. acabei de fazer uma descoberta - http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/345-pedaleira-suspensa-12.html) o mais alto é perto do eixo que atravessa a pedaleira... Mas atentem que a pedaleira faz uma curva ascendente então o eixo irá subir.... é necessário queimar alguns neurônios aí....

Joeldesouza
28/10/2015, 11:34
Para que for colocar embreagem hidráulica, coloquei o cilindro mestre do 710 e e auxiliar do 608 não deu curso de chega, depois de o mecânico apanhar um pocou e testar todas a possibilidade do cilindro inferior, ele me sugeriu por o cilindro auxiliar da topic e funcionou! No me caso tive que tirar o cabo pois uso motor de opala 6, capa ceca de opala e tive que tirar o cabo pois tenho dimensionado e derretia o cabo, coloquei manta térmica e não adiantou! Então fica registrado ai, motor opala, capa seca opala, caixa C10, CILINDRO MESTRE 710, CILINDRO AUXILIARA TOPIC!

titimoser
04/11/2017, 23:56
[QUOTE=Joeldesouza;2325956]Para que for colocar embreagem hidráulica, coloquei o cilindro mestre do 710 e e auxiliar do 608 não deu curso de chega, depois de o mecânico apanhar um pocou e testar todas a possibilidade do cilindro inferior, ele me sugeriu por o cilindro auxiliar da topic e funcionou! No me caso tive que tirar o cabo pois uso motor de opala 6, capa ceca de opala e tive que tirar o cabo pois tenho dimensionado e derretia o cabo, coloquei manta térmica e não adiantou! Então fica registrado ai, motor opala, capa seca opala, caixa C10, CILINDRO

Se comprasse o kit mestre e auxiliar da topic daria ou tem que ser mestre da 710 e o outro topic ?