Conectar

Ver Versão Completa : Como arrumar um pneu furado?



Drovk
15/05/2009, 16:09
Podem até parecerem dúvidas bobas, mas tenho certeza que muita gente aqui também não sabe. :parede:

Fui arrumar o PNEU RADIAL SEM CÂMERA da minha Pajero TR4 que estava furado e o borracheiro me perguntou se eu queria o remendo a quente ou a frio... :putz:

Bom, o sistema a quente todo mundo já sabe como é – saca o pneu da roda, raspa a parte interna para dar aderência, cola um remendo por dentro e coloca tudo numa prensa quente para vulcanizar.

O mecanismo a frio é aquele no qual o borracheiro coloca tipo um pino de borracha que fica preso no furo pela própria pressão - ele coloca o pino de borracha na ponta de um finco, enfia este finco no furo pelo lado de fora do pneu sem desmontar da roda, puxa para fora para travar a ponta no lado de dentro, cortar a rebarba que ficou pra fora e tá pronto.

E ai, qual a forma mais indica para arrumar um pneu sem câmera sem danificá-lo??? :roll:
E, depois do conserto, devemos balançar a roda novamente ou um simples remendo não é suficiente para atrapalhar o balanceamento? :pensativo:

1 ab.,
Drovk

marcio pajero
15/05/2009, 19:23
Não tenho tido necessidade de consertar pneus. Tenho visto varios caso de borracheiros meia-boca que lixam o pneu mais que devem e depois é vazamento atraz de vazamento ate alguem recomendar a troca do pneu. Deve se utilizado o a quente quando o furo é grande e so o "barbante" do conserto a frio não vai vedar o furo. Neste caso se for no ombro do pneu, é quase certo necessitar o balanceamento, se for na banda de rodagem e o pneu for montado da mesma forma que foi tirado pode ser que não. Rode com o carro em velocidade entre 80 e 120 kmh e sinta o volante, se tremer balenceie. Marcio

valdir rainer
15/05/2009, 20:21
Segundo o borracheiro que trabalho com ele a alguns anos,o remendo a frio na hora de colocar o remendo ,poda pegar um arame do pneu e quebrar esse arame.
Então acho que o melhor é o remendo a quente.
Acredito que tem logica o que ele fala,quando eu preciso só faço remendo a quente.

Elmer_Jeep
16/05/2009, 09:33
Esse tipo de remendo é muito comum, e pratico de utilizar, já usei varias vezes (inclusive na trilha) e nunca tive problemas posteriores.

Alguns conhecem como macarrão, outros como tip-top, etc.

[]'s

Lothar
16/05/2009, 09:54
Esse tipo de remendo é muito comum, e pratico de utilizar, já usei varias vezes (inclusive na trilha) e nunca tive problemas posteriores.

Alguns conhecem como macarrão, outros como tip-top, etc.

[]'s
A empresa onde faço meu balanceamento de pneus me disse que o reparo "a frio" não é aconselhável, não me lembro o motivo. Complementando que, atualmente, já não é muito utilizado nas estradas.
Na dúvida, se tiver opção, prefiro o conserto tradicional.

Jorge "Lothar"

Sergio Rocha
16/05/2009, 11:41
Esse tipo de remendo é muito comum, e pratico de utilizar, já usei varias vezes (inclusive na trilha) e nunca tive problemas posteriores.

Alguns conhecem como macarrão, outros como tip-top, etc.

[]'s

x2



[]'

Drovk
16/05/2009, 12:49
Legal!!!
Mas as opiniões estão divididas e até agora não deu para chegar a uma conclusão.

Será que alguém teria uma posição mais técnica???
Seria legal ter a informação de alguém que trabalha com pneus, pois ai poderíamos saber qual é a recomendação de um fabricante da Pirelli, Goodyear, BF Goodrich, Toyo, Yokohama ou de qualquer outra marca...

Vou escrever para algumas destas fábricas para ver a orientação deles. Depois posto aqui.

Enquanto isso, por favor continuem contribuindo com opiniões. :concordo:

1 ab.,
Drovk

Drovk
16/05/2009, 13:07
Já consegui uma informação da GOODYEAR, vejam o que este fabricante diz:

"Toda vez que você tiver um pneu danificado, quer dizer, furado, não fique nervoso, procure sempre efetuar o conserto em um profissional de sua confiança, que se utilize de materiais de boa qualidade e que trate o seu pneu com cuidado, principalmente na hora de montá-lo na roda.
Nunca rode com o pneu furado! Se isso acontecer, provavelmente você perderá o seu pneu, pois ele não terá mais conserto.

Os consertos deverão ser limitados à área da banda de rodagem. Nunca conserte pneus gastos além do índice de desgaste que é de 1.6mm de desenho da banda de rodagem, nem tente o conserto de um pneu que apresente um furo, quer dizer, um "rombo", maior que 6.5mm. Furos provocados por pregos ou mesmo cortes na banda, deverão ser consertados do lado interno da mesma.

Existem normas técnicas específicas para consertos e reparos em pneus. O conserto de pneus radiais deverá ser sempre feito a frio ("macarrão" ou manchão a frio) e em pneus de automóveis especificadamente, somente poderá ser feito na região da banda de rodagem. Nunca se deve aplicar consertos nas regiões que vão desde o ombro até o talão (ou seja, no costado dos pneus). Pneus de passeio com índice de velocidade até T (190 km/h), só poderão ter consertos feitos em furos ou cortes que tenham no máximo 6 mm (medidos pelo lado interno do pneu) não tendo limitação quanto ao número de consertos, desde que os mesmos não se sobreponham. Já para pneus com índice de velocidade superior a 210 km/h (H, V, W, Z), a quantidade máxima de consertos permitida é apenas 1 (um).


Para pneus de camionete radial o tamanho máximo de conseto permitido é de 10 mm.
Consertos em pneus de caminhão e de uso agrícola, deverão seguir as normas do manual técnico de reparos. "


Vivendo e aprendendo, né? Nem imaginava esta questão de quantidade máxima de remendos... Putz!

Ainda vou buscar mais informações e também uma resposta sobre o balanceamento... Aguardem!

:concordo:

1 ab.,
Drovk

Elmer_Jeep
16/05/2009, 13:15
Muito bom, com esse relato aí várias "teorias" cairam por terra...

Mandei uma mensagem pro Flávio que é consultor técnico da BFGoodrich/Michelin e participa aqui no fórum, logo que possível ele aparece poraqui pra comentar.

[]'s

valdir rainer
16/05/2009, 18:15
Muito bom, com esse relato aí várias "teorias" cairam por terra...

Mandei uma mensagem pro Flávio que é consultor técnico da BFGoodrich/Michelin e participa aqui no fórum, logo que possível ele aparece poraqui pra comentar.

[]'s

Pessoal ja tem um topico a respeito de uma boa lida ,e vejam o que a vipal está falando na pagina 2.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32228

valdir rainer
16/05/2009, 18:28
Pessoal ja tem um topico a respeito de uma boa lida ,e vejam o que a vipal está falando na pagina 2.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32228

Olha ai o site da vipal,

http://www.vipal.com.br/

TylerNTL
16/05/2009, 18:45
Já escutei comentários que os remendos a frio (macarrão) seriam "provisórios" e deveriam ser substituídos por remendos a quente. (Eles seriam arriscados. Poderiam soltar causando uma explosão do pneu etc, etc, etc.)

Se são provisórios, eles tem uma qualidade muito boa, já andei com diversos por alguns anos e não me trouxeram nenhum problema.

Drovk
18/05/2009, 10:53
Minha pesquisa continua... E no campo de dúvidas frequentes do site da Michelin, encontrei a seguinte informação:

"Caso meus pneus sem câmara fure, como devo proceder?
R:Quando um pneu tubless (sem câmara) está furado, não devemos montá-lo com câmara.
Em caso de furo, os pneus devem ser reparados com o Plug de Reparação Pneumático (P.R.P.), conforme os padrões das revendas Michelin."

Como isso não ficou muito claro, já mandei um e-mail para eles perguntando o que seria este tal de P.R.P., mas pelo jeito este sistema é a frio (deve ser um macarrão mais sofisticado e caro, aposto!).

De qualquer forma, já questionei as principais marcas de pneus e assim que as respostas chegarem, posto aqui... Vamos chegar a uma conclusão.

:concordo:

1 ab.,
Drovk

Drovk
18/05/2009, 14:48
Resposta da Toyo.

"Sr. Drovk,

Sua pergunta é de extrema relevância.

Os fabricantes de pneus como Michelin, Toyo, Pirelli, tem orientações diferentes quanto ao uso do conserto. Uns recomendam o conserto a quente, e outros o sistema macarrão.
Vou lhe passar a minha orientação depois de muitos anos de mercado:

Se o furo for de pequena dimensão e reparado rapidamente, pode utilizar o macarrão.

Se o furo for de grande dimensão e reparado rapidamente, pode utilizar o sistema a quente.

Quanto ao balanceamento após o conserto, eu recomendo que seja feito, porque normalmente o borracheiro não consegue centrar o pneu na roda no ponto que estava antes de ocorrer o furo e quando estava balanceado.

Grato pela atenção.

Douglas Farkuh"

Nesta resposta tivemos uma orientação bastante pertinente sobre o balanceamento depois de um furo, mas que se aplica somente ao sistema de correção a quente, já que num conserto a frio o pneu não precisa ser desmontada da roda.
Sendo assim, levando em consideração que a maiorias dos furos são de pequenas dimensões, até agora o sistema mais indicado é o “macarrão” que ainda pode ser considerado o mais barato, pois dispensa o balanceamento.

A pesquisa continua... Aguardem o posicionamentos das demais marcas.


1 ab.,
Drovk

Drovk
18/05/2009, 16:53
Resposta da YOKOHAMA

“Boa tarde Sr Drovk,

Obrigado por entrar em contato conosco.

Lembramos que o conserto de pneus deve ser utilizado apenas como medida provisória, somente na banda de rodagem do pneu, que tenham sofrido perfuração com no máximo de 6 mm de diâmetro.

O conserto externo tipo macarrão é mais agressivo, rompendo cabos da carcaça na região do dano, com provável infiltração de ar nas camadas de borracha e lonas de trabalho da construção do pneu, ocasionando deslocamento na banda de rodagem. Caso optar por este tipo de conserto não há necessidade de efetuar o balanceamento roda e pneu em questão.

No conserto interno, a região danificada sofre infiltração de água e outros resíduos na carcaça, oxidando os cabos de aço da estrutura do pneu, vindo a se romperem, ocasionando deslocamento na banda de rodagem. Caso optar por este tipo de conserto há necessidade de efetuar o balanceamento.

Nossos pneus possuem garantia de 5 anos contra defeito de fabricação, danos como perfuração não são cobertos pela garantia por não tratar-se de defeito. Para mais informações referente a garantia segue termo em anexo.

Recomendamos procurar uma de nossas revendas para substituição do pneu danificado.

Aproveitamos a oportunidade para informar que, para um bom rendimento quilométrico, o rodízio deve ser realizado a cada 5.000 km. A calibragem deve ser a mesma indicada pelo fabricante do veículo para os pneus originais em todas as situações de carga, sendo verificada e as pressões e ajustadas caso necessário, a cada 15 dias, sempre com os pneus frios. (Utilizar sempre tampas nas válvulas).

Estamos a disposição para sanar quaisquer duvidas.

Cordialmente,

YOKOHAMA
Walmyr P. Montenegro Jr
Departamento Técnico”


Bom, com esta resposta entendi que este fabricante indica como solução definitiva apenas a substituição do pneu, pois qualquer outra forma utilizada para consertar um furo, independente da dimensão do dano, será sempre considerada “medida provisória”. Aqui ficou claro que o dano dente a piorar em ambos os casos e a consequencia final será o deslocamento da banda de rodagem, sendo que no caso do macarrão isso acontecerá de dentro para fora devido ao ar, enquanto que no conserto a quente (interno) isso poderá acontecer de fora para dentro devido a água e outros resíduos.

Quanto ao balanceamento depois de um furo, ele confirmou que somente no caso de conserto a quente este procedimento se faz necessário devido ao fato do pneu ter sido retirado da roda.


Ainda não conclui nada e continuarei pesquisando.

1 ab.,
Drovk

Drovk
19/05/2009, 14:56
Minha pesquisa continua... E no campo de dúvidas frequentes do site da Michelin, encontrei a seguinte informação:

"Caso meus pneus sem câmara fure, como devo proceder?
R:Quando um pneu tubless (sem câmara) está furado, não devemos montá-lo com câmara.
Em caso de furo, os pneus devem ser reparados com o Plug de Reparação Pneumático (P.R.P.), conforme os padrões das revendas Michelin."

Como isso não ficou muito claro, já mandei um e-mail para eles perguntando o que seria este tal de P.R.P., mas pelo jeito este sistema é a frio (deve ser um macarrão mais sofisticado e caro, aposto!).

De qualquer forma, já questionei as principais marcas de pneus e assim que as respostas chegarem, posto aqui... Vamos chegar a uma conclusão.

:concordo:

1 ab.,
Drovk


Segunda respostas da MICHELIN, mas não mudou muito...

"Prezado(a) Sr(a). Drovk

Foi com grande satisfação que recebemos sua visita em nosso site!

Quando um pneu tubless (sem câmara) está furado, não devemos montá-lo com câmara ou mesmo fazer vulcanização, por medida de segurança.
Em caso de furo, os pneus devem ser reparados com o Plug de Reparação Pneumático (P.R.P.), conforme os padrões das revendas Michelin.
Sugerimos que vá a uma revenda exclusiva Michelin e peça para visualizar o tipo de reparo que executamos.

Agradecemos seu contato!

Atenciosamente,
Fátima Dias
SAC - BFGoodrich"

Bom, o sistema a quente (vulcanização) perdeu mais 1 ponto, pois aqui a Michelin desaconselhou este sistema e deixou claro que o P.R.P. é a frio.

Agora vou até uma revenda Michelin verificar de perto como é este tal de P.R.P. e depois posto aqui.

Vou até o final com esta pesquisa...

1 ab.,
Drovk

Jun Okada
19/05/2009, 15:23
Tenho que condenar o conserto por macarrão, tripincha, bucha ou qq outra coisa que enfia no furo. Perdi 2 pneus novos pq entrou ar por dentro das camadas dos pneus, formando uma bolha e deformando completamente os pneus, exatamente como na explicação da Yokohama. Eu nucna faço este tipo de conserto, mesmo na estrada.
Tenho consertado desde então pelo processo tradicional a quente ou até com remendos frios que já existem prontos, bastando colar no furo com uma limpeza e lixamento prévio.
Levo sempre que posso a um borracheiro de confiança que sempre avaliamos a situação, sendo que até fiz um remendo na lateral do pneu ficando muito bom, pq meu uso é leve e portanto não uso camara de ar, pois não é fácil trocar um pneu de 31" com 6 parafusos, rs.

Elmer_Jeep
19/05/2009, 18:08
Flávio, gostariamos de receber sua opinião à respeito de remendar pneus, estamos debatendo sobre o método quente e frio.

Como arrumar um pneu furado? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=884057#post884057)

[]'s no aguardo

Resposta em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=886572#post886572

Elmer,

Existem somente dois tipos de conserto: A quente, onde a vulcanização (podemos chamar vulgarmente de união) da borracha se dá por temperatura e pressão e a frio, onde a vulcanização se dá através de uma reação química.
O conserto a quente consiste em se aplicar um manchão sobre a área danificada do pneu. Esta área deve ser previamente tratada, retirando-se toda a borracha e cabos afetados pelo dano. O manchão possui cabos têxteis em sua estrutura interna que substituem os cabos da lona carcaça e das lonas de topo que se romperam. Para aplicação do manchão, como a vulcanização se dará por calor e pressão, é necessário utilizar uma máquina chamada autoclave que aquece todo o pneu de forma homogênea e possui um envelope que dá uma pressão também uniforme sobre toda a superfície do pneu, tanto internamente quanto externamente. Este processo é recomendado para reparos em pneus maiores que 8 mm de diâmetro e só é encontrado em empresas que fazem recauchutagem de pneus, com raras exceções.
O conserto a frio consiste em se aplicar um plug de borracha na área danificada do pneu. Este plug está disponível em três tamanhos diferentes: 3 mm, 6 mm e 8 mm. O de 3 mm é recomendado para pneus de motocicletas, o de 6 mm para carros de passeio e caminhonetes pequenas e médias e o de 8 mm para as grandes caminhonetes, caminhões e ônibus. Este plug é constituído de uma base de borracha solidária a um tarugo. Ele deve ser aplicado de dentro para fora do pneu, em um furo previamente tratado através de uma fresa e toda a área deve ser limpa com uma pedra abrasiva. Toda a região deve ser coberta com uma cola especial, chamada cimento vulcanizante, que fará a reação química com o plug. Como é uma vulcanização química, é importante que a cola e o plug não estejam contaminados por gordura (não se pode tocar com a mão) nem com poeira. É imprescindível que sejam da mesma marca e também deve-se observar atentamente o prazo de validade, pois, em geral este prazo é muito pequeno (6 meses). Este conserto é mais usual e está disponível em todos os revendedores autorizados de pneus de marcas reconhecidas no mercado.
Quanto ao reparo da câmara de ar, é um processo a frio. Existem pequenas plaquetas que se aplicam diretamente à câmara, após a limpeza da mesma com a pedra abrasiva, com a cola da mesma marca que a plaqueta. Também é importante verificar a data de validade da cola.
Qualquer coisa fora destes dois métodos, conforme descrito acima, não é recomendado e não dará ao pneu a mesma segurança e garantia que tinha antes do dano. O macarrão, por exemplo, só deve ser usado como uma emergência, até se chegar a um local onde se possa fazer uma reparação como descrita acima. Um pedaço de borracha crua que é aplicado sobre um corte em um pneu sem nenhum tratamento e colado através de uma pequena máquina que só aquece uma pequena região do pneu não deve ser usado nunca porque danifica irremediavelmente o pneu e sua estrutura. Sei bem que só encontramos isto nas nossas borracharias, mas, sem a concientização das pessoas jamais conseguiremos mudar esta situação.


Abraços e Saudações Trilheiras!:D

Flávio.

Alexandre Cruz
19/05/2009, 18:50
Consertos devem ser provisorios pois a area danificada ( banda de rodagem ) jah sofreu internamente acao de umidade. Essa area especificamente eh composta de aco que com a acao da umidade comeca oxidar-se.
A maneira mais eficiente jah testada eh a do, comumente chamado, macarrao ou plug.
Este qdo aplicado se expande tratando de preencher toda area danificada.
A vulcanizacao ou reparacao a quente eh bem menos eficiente pois a area onde serah aplicado o manchao jah esta vulcanizada, dependendo somente do cemento ( borracha crua em forma liquida ) aplicada entre pneu e manchao para sua adesao.
O aconselhavel depois de furado e reparado eh colcoar o pneu no estepe.

Porem sabemos que nem sempre dispomos de "grana" para usar essa teoria, entao, o aconselhavel eh usar o reparo mais eficiente.


Abracos,

Troller-a-vista
19/05/2009, 21:45
Sendo pratico: nao use o macarrao nunca.

O principio do macarrao é o mesmo de manter um prego dentro do pneu. Em pneus com camara vai esvaziar rapidamente, em pneus sem camara (radiais) o proprio contato pneu + macarrao ira tratar de nao deixar vazar. Na teoria. Somente na teoria.

Na pratica o pneu anda, sofre pancadas, altissimas pressoes qdo em movimento e outras tantos torcoes quando em curvas.

Isso quer dizer que aquele lindo macarrao vai ficar fazendo atrito, onde alem de deixar entrar impurezas, ira abrir com o tempo o buraco já existente.

Se voce ainda nao se conformou, acredite nisso, enfiar um treco de ferro no meio do buraco no minimo aumenta o buraco, qdo nao desalinha a estrutura interna do pneu.

A composicao basica do macarrao é um latex simples, molissimo e fraco. Completamente diferente do pneu, que é duro e resistente.Com o tempo ele esfarela pela simples açao do tempo e umidade, perde completamente a capacidade de tracionar em sentindo contrario ao pneu (vedar) e ainda por cima nao fica em sintonia com o resto da borracha do pneu.

O macarrao é uma bela gambiarra mal feita. Qdo o pneu se desgasta e o dito cujo entra em contato com o solo ou chega proximo disso, rapidamente, se desintegra. É uma peste.

Em pneus de sulcos grandes (utilitarios , off road etc) isso é menos perceptivel, em carros de passeio é uma droga total. E o pior, depois nao da pra consertar direito novamente.

Entao a vulcanizacao é perfeita?

Nao, tb nao. Sendo bem realista, borracheiro é coisa do passado, ou seja, só vovozao sem saco e forca pra fazer bem feito, qdo é jovem, faz nas coxas ehhehe.

Alem de alguns profecionaix do penel só piorarem a situaçao, sempre tem o risco de ser feita uma pessima vulcanizacao ou com muita borracha ou com pouca ou com borracha de péssima qualidade...

Entretanto, para sua seguranca e da sua familia (ta ng liga pra seguranca de qm ta do outro lado da porta uaheauhe), faca a vulcanizacao, por alguns motivos:

1- o borracha entra dentro do sulco de forma liquida e se expande ao final, ou seja, nao é enfiada uma porcaria de broca lisa la dentro. Pelo menos nao deveria...

2- Sempre qdo se faz acaba expandindo o local , ou seja, na area interna nao fica uma gotinha de borracha e sim uma area bem maior de vulcanizacao. Embora isso "desbalanceia" o pneu, obviamente, traz uma protecao muito maior, inclusive para umidade e sujeira que podem entrar caso o buraco for mal vulcanizado.

3- O custo é quase o mesmo (quando nao igual), o tempo gasto é maior (isso é um saco memso, de 30 a 45 minutos - minutos do borracheiro claro...) e vc ainda pode ter que rebalancear a roda. Acredite, vai achar esses minutos uma bencao quando tiver que refazer o mesmo furo 3 meses depois se o pneu estiver gasto e vc caiu no conto do macarrao...

4- Com a vulcanizacao ira manter o intervalo de calibragem como antigamente... Ja com o macarrao ... Boa sorte !

5- JA que desmontou o pneu, vai poder fazer um check up geral no mesmo com cuidado, muitas vezes (principalmente qm usa calotas) a roda esta com algum empenamento que nem se percebe, internamente principalmente. Fica facil verificar essas coisas qdo se esta esperando os tais minutos do borracheiro com o rego de fora lendo noticia do Furinfians... Aproveite pra pedir pra passar um pouco de vaselina ou silicone (melhor) pra vedar de novo o pneu (normalmente ja fazem isso sem te perguntar), nao é nada, nao é nada, mas é aquele capricho né? Da pra inclusive se vc tiver uma boa labia, enrolar o borracheiro e ele dar um tratinho no bico de calibragem... eheheh.. nao eh nada, nao eh nada, mas um bico hj custa uns 8 conto, uma geralzinha ali na faixa vai bem né?

6- tua roda eh de ferro?? LEgal, aproveite pra dar uma lavadinha por dentro, secar direitinho, nao é nada, nao é nada, mas brincando tera maior vida util (lembrando que calibrar de posto de gasolina sempre tem agua junto, portanto, corroi a roda).

7- Lembra do macarrao?? Experimenta baixar a pressao interna do pneu pra menos de 25 psi e da umas voltinhas pra ver o que acontece... Sua esposa calibra toda semana né?? Sua filha gosto... digo, estudiosa, também é super cuidadosa né? E o filhao, garanhao né? Anda dentro dos limites de velocidade, OBVIAMENTE... Vai confiando no latex molinho vai ... Daqui 2 anos tu vai lembrar do rego do borracheiro colocando o latex la dentro...

abraco

Lucas Jardim
19/05/2009, 22:15
YouTube - Como encher pneu



YouTube - como inflar un neumatico sin aire



YouTube - encher pneus




Na verdade essa explosão so embeisa o pneu na roda !!!

Alexandre Cruz
20/05/2009, 19:14
Sendo pratico: nao use o macarrao nunca.

:?: Conclusao meio preciptada, nao?

O principio do macarrao é o mesmo de manter um prego dentro do pneu. Em pneus com camara vai esvaziar rapidamente, em pneus sem camara (radiais) o proprio contato pneu + macarrao ira tratar de nao deixar vazar. Na teoria. Somente na teoria.

Primeiro, em pneus com camara, eh a camara, feita de bromo ou cloro butyl ( que tem espaco entre particulas menor q a particula de ar nao permitindo o ar sair)que mantem o ar, enta nao entendo como ira esvaziar. Nesse caso, tanto o manchao como o macarrao fazem bem o trabalho. Acredito que estamos falando de pneus sem camara.
Ai sim o macarrao tem mais eficiencia, pois como disse, ele tem a propriedade de se expandir tentando tapar o burraco.
Ah, existem penus coo camara e sem camara tanto radiais como convencionais.

Na pratica o pneu anda, sofre pancadas, altissimas pressoes qdo em movimento e outras tantos torcoes quando em curvas.

Nao entendi a relevancia do fato acima com o tema.

Isso quer dizer que aquele lindo macarrao vai ficar fazendo atrito, onde alem de deixar entrar impurezas, ira abrir com o tempo o buraco já existente.

Nao eh verdade..., simples assim.

Se voce ainda nao se conformou, acredite nisso, enfiar um treco de ferro no meio do buraco no minimo aumenta o buraco, qdo nao desalinha a estrutura interna do pneu.

O macarrao nao eh de ferro. Nao tem como desalinhar estrutura do pneu, pois a borracha esta vuulcanizada e tem propriedades fisicas. O que pode acontecer eh separar as cintas de aco. Mas isso jah estah comprometido pelo buraco, nao pelo macarrao.

A composicao basica do macarrao é um latex simples, molissimo e fraco. Completamente diferente do pneu, que é duro e resistente.Com o tempo ele esfarela pela simples açao do tempo e umidade, perde completamente a capacidade de tracionar em sentindo contrario ao pneu (vedar) e ainda por cima nao fica em sintonia com o resto da borracha do pneu.

Desculpe, mas vc precisa pesquisar mais. Latex eh borracha saida da seringueira, antes da coagulacao.
O macarrao eh feito de borracha (borracha sintetica mais pigmentos), a mesma usada na banda do pneu. Alguns tem enxofre, que com o tempo e temperatura tem a propriedade de inicio de vulcanizacao.

O macarrao é uma bela gambiarra mal feita. Qdo o pneu se desgasta e o dito cujo entra em contato com o solo ou chega proximo disso, rapidamente, se desintegra. É uma peste.

Nao sei que tipo de macarrao vc usou. Existem especificacoes. Pergunte ao fabricante de pneu e ele te orientara.

Em pneus de sulcos grandes (utilitarios , off road etc) isso é menos perceptivel, em carros de passeio é uma droga total. E o pior, depois nao da pra consertar direito novamente.

Pode ser verdade pelo tipo de servico. Off road tem menor velocidade, menos geracao de calor.

Entao a vulcanizacao é perfeita?

Nao, tb nao. Sendo bem realista, borracheiro é coisa do passado, ou seja, só vovozao sem saco e forca pra fazer bem feito, qdo é jovem, faz nas coxas ehhehe.

Concordo! :concordo:

Alem de alguns profecionaix do penel só piorarem a situaçao, sempre tem o risco de ser feita uma pessima vulcanizacao ou com muita borracha ou com pouca ou com borracha de péssima qualidade...

Entretanto, para sua seguranca e da sua familia (ta ng liga pra seguranca de qm ta do outro lado da porta uaheauhe), faca a vulcanizacao, por alguns motivos:

1- o borracha entra dentro do sulco de forma liquida e se expande ao final, ou seja, nao é enfiada uma porcaria de broca lisa la dentro. Pelo menos nao deveria...

????

2- Sempre qdo se faz acaba expandindo o local , ou seja, na area interna nao fica uma gotinha de borracha e sim uma area bem maior de vulcanizacao. Embora isso "desbalanceia" o pneu, obviamente, traz uma protecao muito maior, inclusive para umidade e sujeira que podem entrar caso o buraco for mal vulcanizado.

Cara, realmente nao sei da onde vc tirou isso de desbalanceio...balanceio estatico ou dinamico:mrgreen:
Bem feito essa reparacao jah eh ineficiente, imagine mal feita.

3- O custo é quase o mesmo (quando nao igual), o tempo gasto é maior (isso é um saco memso, de 30 a 45 minutos - minutos do borracheiro claro...) e vc ainda pode ter que rebalancear a roda. Acredite, vai achar esses minutos uma bencao quando tiver que refazer o mesmo furo 3 meses depois se o pneu estiver gasto e vc caiu no conto do macarrao...

Af....

4- Com a vulcanizacao ira manter o intervalo de calibragem como antigamente... Ja com o macarrao ... Boa sorte !

Depois de reparar o pneu, como disse, o ideal eh mandar pro estepe.

5- JA que desmontou o pneu, vai poder fazer um check up geral no mesmo com cuidado, muitas vezes (principalmente qm usa calotas) a roda esta com algum empenamento que nem se percebe, internamente principalmente. Fica facil verificar essas coisas qdo se esta esperando os tais minutos do borracheiro com o rego de fora lendo noticia do Furinfians... Aproveite pra pedir pra passar um pouco de vaselina ou silicone (melhor) pra vedar de novo o pneu (normalmente ja fazem isso sem te perguntar), nao é nada, nao é nada, mas é aquele capricho né? Da pra inclusive se vc tiver uma boa labia, enrolar o borracheiro e ele dar um tratinho no bico de calibragem... eheheh.. nao eh nada, nao eh nada, mas um bico hj custa uns 8 conto, uma geralzinha ali na faixa vai bem né?

Cheque preventivo sempre eh bom, mas desmontar e montar pneus tem o risco de danifica-lo mais ainda.

6- tua roda eh de ferro?? LEgal, aproveite pra dar uma lavadinha por dentro, secar direitinho, nao é nada, nao é nada, mas brincando tera maior vida util (lembrando que calibrar de posto de gasolina sempre tem agua junto, portanto, corroi a roda).

Tens razao.

7- Lembra do macarrao?? Experimenta baixar a pressao interna do pneu pra menos de 25 psi e da umas voltinhas pra ver o que acontece... Sua esposa calibra toda semana né?? Sua filha gosto... digo, estudiosa, também é super cuidadosa né? E o filhao, garanhao né? Anda dentro dos limites de velocidade, OBVIAMENTE... Vai confiando no latex molinho vai ... Daqui 2 anos tu vai lembrar do rego do borracheiro colocando o latex la dentro...

Falta de manutencao, no caso do pneu, AR, sempre eh uma condicao de risco.

abraco


Abracos educativos:concordo:

Luiz Antonio C. Bodon
21/05/2009, 16:30
Com relação a vulcanização, estava conversando com o sr. Luiz Fraga (engenheiro e dono da The Specialist - Land Rover) e o mesmo lembrou que este processo (que envolve uma ligação química borracha com o enxofre) com o tempo e exposição aos atuais poluentes esta reação tende a ser "atacada" e ser "desfeita".

Por isso os pneus tem (isso eu não sabia) um tempo de vida útil (mesmo os não utilizados) e que, com o passar do tempo, o mais certo e seguro, é trocá-los e não simplesmente repará-los.

TylerNTL
21/05/2009, 21:53
... Daqui 2 anos tu vai lembrar do rego do borracheiro colocando o latex la dentro...

Li sua mensagem toda ainda convicto em manter uns macarrões que tenho nos pneus...


...mas depois de vc jogar a praga da "lembrança do rego do borracheiro"! comecei a rever meus conceitos.

Drovk
22/05/2009, 11:01
Ainda prefiro seguir as orientações dos fabricantes e empresas especializadas em pneus. E até agora não cheguei a uma conclusão sobre o método mais indicado ou menos pior, já que, pelo visto, o dano na estrutura é irreparável.

Por isso, buscarei mais dados técnicos para avaliamos as opções sem considerar os "achismos” e “chutismos” dos borracheiros de plantão. :parede:

Até agora só estou certo sobre a necessidade de conferir o balanceamento depois que um pneu tiver que ser desmontado e recolocado na mesma roda e que o rego a mostra faz parte da cultura do borracheiro em qualquer parte do Brasil... :putz: É uma postura inerente ao ofício. :lol:

1 ab.,
Drovk