PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Direção original



Delfim
10/07/2003, 16:12
Pessoal, meu CJ5 está com a caixa de direção original. O parafuso de regulagem da caixa está apertado no talo (ou mesmo engripado) e mesmo assim, tem aquela folga (nada muito grande).
Será que vale a pena mandar reformar esta caixa, ou é besteira ?
O amortecedor de direção elimina esta folga ?
Até mais,
Delfim.

Cícero Franco
10/07/2003, 16:42
A direção original Willys sempre tem folga. É quase impossível retirar. Para fazer uma reforma vai sair bem mais caro que comprar uma outra direção usada. Dizem que a do Santana vai bem. Eu mesmo comprei uma hidráulica do Santana para colocar na Potranca. Devo fazer isto na semana que vem, aí aviso sobre os resultados.

[]s

Luis Assis
10/07/2003, 23:14
Cicero,
Aproveita e já coloca logo uma hidráulica. Voce vai sentir uma tremenda diferença no seu jipe, dirigibilidade, manobrabilidade ( se é que existe esta palavra! :D ), tudo...
No meu caso, eu posso dizer que a historia do meu jipe, se divide em duas etapas, antes e depois de eu colocar direção hidráulica!!
Para voce ter uma idéia, estou com penus ATX de 29", a direção era dura pacas, e hoje até a Patroa dirige e faz manobras com o jipe na boa.
Eu optei pela de opala, mas existem várias soluções campeãs que podem ser feitas!!!
[]'s facil facil de virar
Gustavo

Cícero Franco
11/07/2003, 08:03
Tou colocando semana que vem uma hidráulica de Santana. Vou ver!!!

[]s

Marcelo
11/07/2003, 08:48
Delfim,

Uma boa opção é a de Maverick. Apesar de mecânica é super leve e confiável. Tenho em meu Willys com pneus 33" e é mais macia que muito carro 0Km por ai. 8)
Como ela é mecânica, não é necessária nenhum adaptação de polia no motor, correia, reservatório para fluído etc, etc, etc. Além de ser mais barata. :P
Esqueçe a original que você nunca consiguirá tirar essa folga, além de ser um tijolo. :cry:

Abraços,

monge
12/07/2003, 16:37
Pois é... :D

Tudo bão cocêis? :D

Também tenho a do maverick, é super leve. Tem hora que até acho perigosa, principalmente quando estou acima de 100km/h. :shock:

Quase não dá pra sentir o jeep de tão leve que fica. Em trilhas ela tira de letra. E é fácil de adaptar. :idea:

No meu site: http://www.furreca4x4.hpg.com.br tenho as fotos do passo a passo da minha adaptação. Qualquer coisa é só falar...

[]'s

Eugênio

Giovani
13/07/2003, 03:02
Também tenho a do maverick, é super leve. Tem hora que até acho perigosa, principalmente quando estou acima de 100km/h. :shock:
Quase não dá pra sentir o jeep de tão leve que fica.

:D Não dá bola Eugênio, mas de novo vou malhar... :lol:

:D Olá Delfim!

:D Tá vendo só o que nosso amigo Eugênio tá dizendo??? :P Tenho verdadeiro pavor dessa direção! Ela é leve, mas é preciso dar 5 voltas para ir de um batente até o outro, contra 3,4 do Santana. É uma sensação de "João Bobo" no volante que não lhe permite fazer manobras rápidas. Ponha logo uma hidráulica de Santana ou Opala. Vale cada centavo!!! :wink:

monge
13/07/2003, 13:31
:D Aooo Giovani... :D

Esquenta não, eu havia esquecido deste detalhe das voltas de batente a batente. heheehehee

Quando pega buracos então, fico parecendo um polvo dirigindo. heheheehh é braçada pra tudo em quanto é lado... heheheh :D

Também estou querendo passar pra hidráulica em breve. Assim que o guincho chegar. :D

Æ vou mudar pra uma direção hidráulica, e acredito que será a do santana. :D

O problema é até quando o guincho chegar. Como as latinhas por aqui estão difícies de ganhar, vou ter que esperar um cadinho. :D

[]'s

Eugênio

Leandro
13/07/2003, 13:40
Olá pessoALL.
Qual uma outra caixa mecânica que tb fica boa nos CJs?? De preferencia que não tenha q dar tantas voltas pra chegar de um batente à outro.
Desde já agradeço.
Abraços

monge
13/07/2003, 13:44
:D Ospra...


Mecanica, a do santana e do opala.

Hidráulica qualquer uma das duas também.... :D :D

[]'s

Eugênio

Giovani
13/07/2003, 13:47
Também estou querendo passar pra hidráulica em breve. Assim que o guincho chegar. :D
O problema é até quando o guincho chegar. Como as latinhas por aqui estão difícies de ganhar, vou ter que esperar um cadinho. :D

:D Grande Eugênio!

:D Não espera... Faz como eu, vai fazendo o que dá e deixa o guincho pra lá... :lol: Eu também pensava assim, tentando juntar a $$$ para o guincho, mas sempre tinha outras coisas para ir fazendo... Hoje, já tenho quase tudo, só falta pneus e guincho. :lol: E a suspensão que vou mudar, depois trocar o assoalho e dar um tapa de funilaria, e o guincho vai ficando... :lol: :lol:
[]'s

monge
13/07/2003, 14:31
Fala Giovani.... :D

Falei do guincho porque acho que ele nào vai caber jundo com a direção :D

eu ainda tenho muita coisa pra fazer no meu jeep também, talvez até mais que vc. Jeep é sempre assim, por mais que vc ache que fez tudo, ainda vai faltar alguma coisa. :D

O dia que eu conseguir montar eu jeep com tudo de bom pra encarar as trilhas, com rancho, grabbers, direção hidráulica, freio a disco nas 4 rodas, gaiola, bancos conchas, guinchos, e etc. Ao ver que está totalmente montado, vou recomeçar tudo de novo. :D Partindo para um mini big foot, depois para um big foot, depois até virar um trator de esteira.. heheheeheheh :D :D :D

[]'s sempre pensando em algo mais pro jeep...

Eugênio

Giovani
13/07/2003, 14:37
Falei do guincho porque acho que ele nào vai caber jundo com a direção :D

:D Fala Mestre!

:D Cabe sim... Só o guincho mecânico com direção de Opala ou Maverick lá na frente é que não dá... Se vc pôr direção de Santana, dá pra pôr qualquer um, pois ela fica embaixo da travessa do radiador... :wink:
[]'s direcionados...

13/07/2003, 21:59
OLA DELFIM E ALL

EXISTE UMA OUTRA CAIXA QUE SE ADAPTA BEM AOS JEEPS , E QUE É BASTANTE UTILIZADA AQUI NA MINHA REGIAO, É A DO DODGE DART, ELA É PARECIDA COM A DO MAVERICK, MAS PODE SER COLOCADA DENTRO DO COFRE, E APESAR DE TER ORIGINALMENTE 6 VOLTAS DE BATENTE A BATENTE, ELA NO JEEP UTILIZA APENAS 3 OU 4 VOLTAS , DEPENDENDO DO TIPO DE PITMAN QUE VC USAR(SE COLOCAR O DO MAVERICK, ELA FICA COM 4 VOLTAS). AGORA VAMOS POR LENHA NESSA FOGUEIRA, A DO MAVERICK FICA LEVE, MAS É UMA CAIXA ROBUSTA E CONFIAVEL, E ESSA CAIXA DE SANTANA É REALMENTE CONFIAVEL DO PONTO DE VISTA DE RESISTENCIA? PERGUNTO ISSO POR QUE JA VI DUAS DESSAS QUEBRAREM A CARCAÇA EM ALUMINIO SENDO UTILIZADAS EM TRILHAS MODERADAS, AGORA NAO POSSO AFIRMAR SE FOI POR CAUSA DE MA ADAPTAÇÃO OU POR SER A CARCAÇA FEITA EM ALUMINIO E ELA FICAR MEIO EXPOSTA (EMBAIXO DA TRAVESSA) . O QUE ME DIZEM OS USUARIOS DESTA CAIXA?

Giovani
13/07/2003, 22:08
...E ESSA CAIXA DE SANTANA É REALMENTE CONFIAVEL DO PONTO DE VISTA DE RESISTENCIA? PERGUNTO ISSO POR QUE JA VI DUAS DESSAS QUEBRAREM A CARCAÇA EM ALUMINIO SENDO UTILIZADAS EM TRILHAS MODERADAS...

:D Fala aí Rural4x4!

:D Essa eu digo com CERTEZA: quebrou porque fizeram gambiarra na adaptação!!!! Eu uso a do Santana à uns 6 anos. A mesma. E em trilhas pesadas. NUNCA deu problema!!!! Por aqui já foram instaladas em várias Rurais e Jeep's, inclusive com os Grabber 35". Não quebra! Mas tem que saber fazer! Já esgotei esse assunto em outros tópicos, dê uma clicada no "Pesquisa", no alto da página e ponha lá "direção de Santana " ou "Direção VW". :wink:
:D IHMO, trocar a direção do Jeep por uma de Maverick, Dodge, Landau ou outra dessas é trocar 6 por 1/2 dúzia... É um trem velho igual ao do Jeep!!!! :wink:
[]'s

Cícero Franco
14/07/2003, 10:42
O Giovanni tem razão. Trocar velho por velho não é um bom negócio. Adaptar por direção mais nova, tudo bem, mas por outra engenhoca fora de linha não adianta muito.

mattheus
14/07/2003, 13:36
:? :?: Prá aproveitar o embalo do assunto, o meu jeep, quando fica algum tempo parado, endurece todo o sistema de direção, sendo que após algumas voltas com ele o sistema volta ao normal.
Teria algo a ser feito para solucionar este problema???

Delfim
14/07/2003, 15:30
Valeu pelos comentários galera,
eu vi as fotos da caixa de direção do Santana e a adaptação fica bem legal, se for feita com capricho. Alguém sabe quem faz esta adaptação aqui em São Paulo ?
Mas tenho uma dúvida:
o suporte não fica muito próximo do feixe de molas ?
Fica a impressão que se o feixe arquear muito pode até pegar na caixa.
Até mais,
Delfim

Cícero Franco
15/07/2003, 10:34
Mattheus, quem sabe tu trocas a lubrificação da caixa? Pode ser por aí teu problema.

Delfim, larguei a Potranca hoje na oficina para colocar uma caixa de direção de santana (hidráulica). Ela deve ficar pronta até o final de semana. Depois te aviso como ficou.

[]s

Delfim
15/07/2003, 14:39
Beleza Cícero, vamos aguardar a nova caixa da Potranca !!!!!!
Até mais,
Delfim.

Giovani
15/07/2003, 20:31
Mas tenho uma dúvida:
o suporte não fica muito próximo do feixe de molas ?
Fica a impressão que se o feixe arquear muito pode até pegar na caixa.


:D Olá Delfim!

:D Não!!! :D

Mauro B.
19/07/2003, 02:41
Fala pessoal !!!

Caixas de direção hidráulicas dão menos voltas no volante, certo. A caixa mecânica do Maverick dá 5 voltas de batente a batente. Não existe direção hidráulica no Maverick?

A mecânica do Santana é perfeita, dá 3,4 voltas (by Giovani). E a hidráulica do Santana, quantas dá?

E essa caixa do Opala, quantas voltas dá de batente a batente (tanto a mecânica quanto a hidráulica)??????

[]'s não querendo dar mil voltas no volante e mesmo asim não conseguir fazer a curva....

19/07/2003, 15:40
OLA MAURO

NO MAVERICK, HAVIA UM SISTEMA HIDRAULICO AUXILIAR DE DIREÇÃO, COMPOSTO DE UM PISTAO HIDRAULICO DE DUPLA AÇÃO QUE AUXILIAVA A CAIXA MECANICA, NAO UMA CAIXA HIDRAULICA.
NUM JEEP QUE JA FOI MEU COLOQUEI A HIDRAULICA DE DODGE DART, QUE APESAR DE SER CONSIDERADA VELHARIA POR ALGUNS(MESMO UTILIZANDO O MESMO REPARO DE HIDRAULICO DO OMEGA/OPALA) TEM CERCA DE 3,5 A 4 VOLTAS DE BATENTE A BATENTE NO DODGE, NO JEEP, ELA FICA COM CERCA DE 2,5 VOLTAS DE BATENTE A BATENTE.

Giovani
20/07/2003, 03:14
A mecânica do Santana é perfeita, dá 3,4 voltas (by Giovani). E a hidráulica do Santana, quantas dá?

:D Grande Mauro!

:D Ambas têm o mesmo curso. Pode até diminuir, em função do tamanho do pneu, que vai limitar o ângulo de giro. :wink:
:D No caso do nosso amigo Carlos Alexandre, deve ter sido alterado o tamanho do braço Pitman, o que pode ocasionar o aumento ou a diminuição do nº de voltas... :wink:
[]'s

Cícero Franco
22/07/2003, 12:54
Já tenho algumas notícias sobre a caixa da direção da Potranca. Desisti da hidráulica. Acontece que a VW tem dois fornecedores de caixa: a ZF e a TRW. Na primeira, o eixo de fixação do braço que vai para a roda é muito fino e aí tem fazer algumas enjambrações para dar certo o negócio, usando braços da D20 que são do tamanho certo. Bom, com estas gambiarras, o braço tem que ser cortado, pq já não fica mais do tamanho certo. Então, o negócio é usar a da TRW. Só que é uma baita duma mosca branca. Não encontro em lugar nenhum. Dizem que a VW usa muito mais da ZF porque funciona igual (nos carros, bem entendido) e é mais barata.

Outra coisa que o Nery, o mecânico que está fazendo isto, me falou é que vai ficar muito leve a direção, ficando um tanto quanto perigosa para manobras rápidas. Falando com o Hélio, da Jeep & Cia, ele me confirmou isto. Um camarada dele colocou esta direção (a TRW) na Pick Up dele e ficou muito leve.

Bueno, parti para a mecânica que, afinal de contas, não fica tão pesada que não se possa dirigir o veículo. Esta, a mecânica, encontrei a TRW. Agora à tarde tou levando a peça na oficina e acredito que em breve possa estar pilotando a Potranca.

[]s direcionais

Giovani
22/07/2003, 21:18
Outra coisa que o Nery, o mecânico que está fazendo isto, me falou é que vai ficar muito leve a direção, ficando um tanto quanto perigosa para manobras rápidas.

:D Grande Cícero!

:? Gosto não se discute, mas prefiro uma direção bem leve... Um amigo meu instalou a TRW hidráulica na Rural dele, além de um 2.5 TDi da Ranger... :D Cara, mesmo com esse baita motor a direção ficou bem leve. Dá para virar o volante com um dedinho... :wink:
:D Quanto ao fato de achar perigosa em manobras rápidas, vai depender de muitas outras coisas... Um bom amortecedor de direção, barra estabilizadora e até mesmo uma Panhard. A Rural gosta de deslocar o eixo dianteiro, lateralmente. Tendo uma suspensão bem equilibrada, a sensação de insegurança cai lá embaixo... E vc poderá usar uma "BOA" direção hidráulica. :wink:
[]'s[/b]

Cícero Franco
23/07/2003, 08:22
É, realmente aí é questão de gosto. Uma hidráulica progressiva já é bem melhor...

[]s