PDA

Ver Versão Completa : GNV



Hervé Roberto
16/11/2004, 11:44
Gostaria de uma ajuda, pretendo colocar kit GNV no meu carro, queria umas dicas de locais recomendados aki no Rio, pretendo colocar o cilindro debaixo do carro.

Wallace
16/11/2004, 11:53
Que eu saiba não pode mais colocar sob o veiculo.

Hervé Roberto
16/11/2004, 19:33
Sacanagem, vou perder a mala, fazer oq?

lurich
10/06/2006, 11:27
Companheiros,
Preciso de mais informações sobre esse assunto.
Pelo mesmo motivo do Hervé (espaço no porta malas), tô querendo instalar o meu cilindro do GNV em baixo do niva, entretanto tenho algumas dúvidas:
- É permitido? passa na vistoria do Detran?
- E quanto ao abafador da descarga? precisa reposicionar? tem que fazer alguma adaptação ou eh molezinha?

Fico grato aos companheiro que já tenham instalado, em aclarar minhas duvidas pois estou com o "miguelito" no estaleiro (reforma) e quero aproveitar para mudar (se possivel).
se tiverem fotos favor postarem.
abç.

Rangel Cesar
16/06/2006, 16:43
corvessa com o cara do site www.denivanatrilha.com.br ele é dai do Rio e o seu carro tem GNV, incluse ele ja veio nelepra Belo horizonte...me parece que com o GNV o carro fica mais fraco e esquenta muito, com isso também é necessario uma ventuinha extra!! :wink:

emtsuhako
16/06/2006, 18:30
Pessoal, pode e não instalar GNV embaixo do assoalho. Isso vai depender de quem for inspecionar a instalação, por isso vale a pena dar uma lida na legislação vigente: http://www.ctgas.com.br/informacoes/legislacao/Portaria_inmetro_103_20_05_2002.doc (leiam a partir da página 08).

Segue a parte sobre o cilindro:

7.1.3.2.1 Cilindro de GNV
7.1.3.2.1.1 Deve ser verificada a existência da identificação da certificação no âmbito do SBC,
através dos Selos da Conformidade (Anexo E ou Anexo F) (quando aplicável).
7.1.3.2.1.2 Deve ser verificada a sua conformidade com a NBR 12176.
7.1.3.2.1.3 Deve ser verificada a sua integridade e se a sua instalação encontra-se dentro do
perímetro definido por outros componentes do veículo rodoviário automotor, em local adequado
e o mais longe possível de suas extremidades, não devendo ser comprometidas a ergonomia,
a dirigibilidade e a movimentação do veículo rodoviário automotor.
7.1.3.2.1.4 Deve ser verificada a sua fixação, que deve ser feita através de suporte na
carroçaria ou no chassi do veículo rodoviário automotor.
7.1.3.2.1.5 Deve ser verificada a conformidade da distribuição do seu peso no veículo
rodoviário automotor,
de forma que não sejam afetadas a estabilidade e a dirigibilidade do mesmo.
7.1.3.2.1.6 Deve ser verificada a existência de proteção, através de chapa defletora, quando a
distância de fontes que emitam calor (+150 º C) ou frio (-50 º C) estiver a menos de 200 mm.
7.1.3.2.1.7 Deve ser verificado o seu posicionamento quanto à interferência da altura livre e os
ângulos de entrada e de saída de rampa do veículo rodoviário automotor.
7.1.3.2.1.8 Deve ser verificada a existência de proteção através de limitador de altura, quando
instalado sob o assoalho do veículo rodoviário automotor.
7.1.3.2.1.9 Deve ser verificada a existência de dispositivos ou aberturas de ventilação para a
atmosfera, quando instalado dentro de compartimento fechado do veículo rodoviário automotor.
7.1.3.2.1.10 Deve ser verificada a existência de proteção contra choques e danos que possam
ser causados por agentes externos.
7.1.3.2.1.11 Deve ser verificada a existência indevida de danos que possam comprometer a
sua integridade (soldas, oxidação, corrosão, amassamentos, lixamentos e outros).
7.1.3.2.1.12 Deve ser verificada a exposição indevida quanto à chamas.
7.1.3.2.1.13 Deve ser verificada a existência da Etiqueta de Aviso, colada e posicionada
visivelmente no seu corpo, contendo informações básicas quanto à sua segurança, conforme
descrito no item 7.1.2 h do RTQ 33 do INMETRO revisão 01.

Márcio Magalhães
17/06/2006, 07:42
Olá,

Isso é furada. Já pensou na hipótese do Niva "sentar" em uma pedra?

Eu aqui no Rio coloquei 2 cilindros de 9m3 (ouvi dizer que não existe mais nesta medida). Com essa medida eu perdi o fundo da mala, ou seja, não perdicompletamente e ficou mais arrumado que um de 16m3. O meu Niva era um 95 mas eu copiei de um outro camarada que tinha um 93.

Para informação, eu coloquei na Karpik em São Cristóvão e gostei bastante...

[]´s,

NIVA4X4
18/06/2006, 21:28
Ola camarada , eu coloquei o kit gaz no posto Imperial e ficou bom ,mais o segredo alem da instalção é o kit , o meu é brc e cilindro faber italiano ,creio que este kit nao tem mais no mercado .Alem disso repare na hora que for colocar o kit se eles furam o carburador e colocam a mangueira injetando dentro do carburador ,soube que a gaz car tambem é boa instaladora .Mais vou logo previnindo com o carburado original com o tempo fica meio bomba ,no meu so pega e anda no gaz eu juntei as moedinhas e coloquei num cofrinho e consegui encomendar o kit aerocar de carburação , dizem que melhora vou apostar nisso e to ancioso pela chegada do kit .
mais com o NIVA é assim lutar sempre desistir nunca :concordo:

NIVA4X4
18/06/2006, 21:34
Sobre colocar o cilindro fora da viatura , nao aconselho melhor vce perde r a mala do que o carro ,pois no rj tao roubando veiculos para tirar o kit gás e depois colocam fogo nos veicullos , lembre-se DEUS ajuda mais temos que fazer por onde né. Um abraço nailha tem uma isntaladora qu emeu pai instalou é boa tambem o posto 902 ,mais antes veja todos os custos e converse bastante e peça sempre descontos o mercado esta brabo para vender ,ehhehe NIVEIRO que nao pechincha vende o carro em um ano

shuther4x4
20/06/2006, 13:08
Uma idéia que vi em um site argentino: Assim não perde toda a mala e fica protegido. Perde é o assoalho ...... :stop:

Rangel Cesar
21/06/2006, 18:06
onde consegui as fotos?

Rangel Cesar
21/06/2006, 18:10
Ja um esquema parecido com este das fotos, porme o cilindo era aparentemente menor..., mas o cara fez um esquema assim para não homologar o kit gas!
:evil: :cry: :oops:

boimev
22/06/2006, 00:49
Rangel Cesar, não entendi, vc conhece alguem que fez esse esquema e não conseguiu homologar?

[]´s

shuther4x4
22/06/2006, 10:26
Rangel, também não entendi: Qual a função do cara fazer isso para não homologar. Ele pode fazer de qualquer jeito se não for homologar, pois vai dar pau mesmo quando pegar, não concorda. Vou procurar o site que achei as fotos, pois só as salvei pra consulta. Quando achar posto aqui falou?

Gustavo Niva
22/06/2006, 11:14
Uma vez vi o pessoal recomendando 2 cilindros de 10m² dentro do porta malas... também tô interessado em colocar GNV no meu (decidi isso ontem), mas antes vou dar uma pesquisada...

Qual o custo mais ou menos da instalação?

Márcio Magalhães
22/06/2006, 13:10
Olá,

Num post acima eu fiz isso! 2 cilindros de 9m3. Acho que eles não existem mais. Os de 10 acho que hoje são do mesmo tamanho: recomendo!

Não se perde a mala na altura, isso é muito bom! Vou ver se acho fotos do meu Niva com GNV.

[]´s,

Peter
22/06/2006, 14:44
O site é http://www.parque4x4.com.ar/lada/pisoyembrague/index.html

Peter
22/06/2006, 14:53
No site do Cassiano tambem tem http://www.natal4x4.com.br/gnv.htm

Rangel Cesar
22/06/2006, 14:59
Não o cara fez algo parecido para esconder o kit gas...e não alterou o Documento do caro!!
E muito dificil pegar se o kit estiver escondio além do que pra estar com um NIVA em condições de passar no teste do IMETRO e regularizar o carro o carra teria que gastar muito.....E o famoso jeitinho brasileiro!!

Conheço até taxistas com kit gás sem homologar é mole?

Mineiro do Cerrado
22/06/2006, 15:19
Moçada...isso acho que ñ tem nada haver com burlar o imetro não!!! :discordo:

Um amigo que é dono de Niva de Sampa tava me explicando...ele fez no dele.
Como o P-20 gasta muito espaço e acaba com o porta-malas vc faz uma adapatação usando um espaço "oco" que tem no fundo do carro :wink:
O cilindro maior onde vc encaixa o P-20 serve para protegê-lo de pancadas vindas debaixo... não que le fique baixo...de jeito nenhum.... fica bem acima do eixo!!! e não atrapalha o angulo de saida se bem instalado :wink:



Abraços do queijo :mrgreen:

shuther4x4
22/06/2006, 20:53
Valeu Peter, o site é esse mesmo. Não tava achando. Ainda bem que podemos contar com quem entende, pois fica mal falar algo e não provar. Abraços.

Rangel, seu conhecido pode até ter escondido o kit, mas esse aí é meio difícil de esconder, pois ele fica bem pra baixo (dá pra ver de trás) e acima do porta malas, dá pra ver de dentro. Acho que o cara fez mesmo pra proteger e poupar um pouco do porta malas. Achei uma idéia legal. Abraços.

boimev
29/06/2006, 11:07
Mineiro, a questão não é a adaptação ou sua viabilidade, a questão é que vou colocar GNV no meu quando terminar a reforma (hoje entrou para fazer a chaparia, pelo menos 60 dias) e vou querer regularizar o documento, vou utiliza-lo para trabalho, viajo para muitas fazendas da região, nessa epoca de chuva então fica otimo, é off todo dia, e não posso ficar viajando (passando por varios postos da policia e viaturas) como o documento do carro irregular. Quanto a esconder, se o patrulheiro for um pouco curioso (não quiser ver só os documentos) ou então tiver querendo alguma "bola" (propina) basta abrir o capu do carro pra saber que tem GNV.
Gostaria de saber de alguem que fez a adaptação e homologou, vou perguntar ao Cassiano.

[]´s

Mineiro do Cerrado
29/06/2006, 21:25
Em Sampa tem algumas boas oficinas que fazem este trabalho com homologação!

Vou ver com um amigo os endereços e posto aqui!!!

Abraços do Queijo

boimev
29/06/2006, 21:41
Amanha vou procurar a oficina que colcou em minha Stradae saber o que ele sabe....:)
Se ele não souber nada, 1º troco de oficina, 2º vou no detran e procuro saber....:)

Obs.: To na Bahia! Só não sei se isso é bom ou ruim.....auahuahau

[]´s

Marcio Farias
Cascão/Niva 91
Feira de Santana - Ba

Zé Novais
30/06/2006, 08:47
Bom dia cara...
Tb estou pensando em instalat gnv no Niva'ldo e o q levantei ate aki é q é permitido instalar sob o carro desd q ñ fiq abaixo do eixo traseiro, e mais, é possivel proteger o cilindro com a colocação de um peito de aço q um bom serralheiro faz... acho q vou fazer isso.
abç.

Hervé Roberto
04/07/2006, 14:05
Depois de muito penar coloquei o GNV na MAX GÁS, no grajaú, tudo esta praticamente ok, mas após algum tempo circulando com o carro no gás a temperatura aumenta demasiadamente. O que será que esta acontecendo?

Rangel Cesar
04/07/2006, 19:35
Não moçada com relação a burlar é verdade o serviço dele não dá pra ver o cilindro a não ser quem entede muito de niva!!E passar no imetro aqui e bem noxento, e como o camarada que é economia ter que levar o niva todo ano e gastar R$ 80 de taxa de reomologação além da vistoria torma muita '"caro" rodar no GNV e recuperar o que se gasta ai então nem se fala!!
Tem muita gente aqui em BH que faz isso em caros comuns pra não auterar o documento e não desvalorizar o carro na hora da venda!!

Zé Novais
06/07/2006, 11:26
Leiam o que a "ouvidoria@inmetro.gov.br" me respondeu sbro minha duvida qto a instalação do kit sob o carro...

" ouvidoria@inmetro.gov.br: Informamos que:

A localização de instalação do cilindro GNV, deve ser avaliada pelo
instalador técnico registrado e deve ser comprovado que o cilindro não está
atuando como limitador entre o veículo e o solo, além de respeitar o
Regulamento Técnico da Qualidade nº 37 (Portaria Inmetro nº 203/02).

Informamos ainda que as portarias do Inmetro encontram-se disponíveis no
site do Inmetro - item Legislação / Portarias, Regulamentos Técnicos
Metrológicos e de Avaliação da Conformidade/ consulta à base de dados.
Preencha os campos número e ano do documento ou digite o assunto desejado
no campo palavra-chave / clique em pesquisa / obtendo o resultado da
pesquisa, clique no item "íntegra".

Espero que isso ajude os duvidosos...

Abçs.

Zé Novais
06/07/2006, 15:20
Concluindo, Pode Sim Instalar O Cilindro Gnv Sob O Carro...

Abç.

Mineiro do Cerrado
08/07/2006, 15:16
Concluindo, Pode Sim Instalar O Cilindro Gnv Sob O Carro...
Abç.

BELEZA! Agora pra mim só falta saber se posso encher o P20 de GLP :)

Mauricio Rossetto
10/07/2006, 17:26
É o segundo Niva que instalo GNV embaixo da mala do Niva com o cilindro de 16m. O único problema é que terá que levar o Niva primeiro em um caboclo que trabalhe com escapamentos e mudar o escapamento para que passe a saída do escape para frente da roda direita traseira, logo atrás da porta do carona. Foi usado o escapamento do opala quatro cilindros que é bem curto. Depois disso poderá levar a uma instaladora para que façam a instalação. Também pedi que instalassem um bico de abastecimento ao lado do de combustível, além do bico padrão. O carro já foi inspecionado 3 vezes nestes 3 anos que tenho o Santo GNV em postos do Inmetro distintos e tudo bem. Foi instalado na Brasil Gás no Caju – Av. Brasil (subindo a Brasil logo depois do cemitério do Caju). Agora moro em Itatiaia e passou também na vistoria aqui em Resende. O cilindro não pode ficar abaixo do diferencial traseiro (a bola do diferencial têm que ficar aparecendo – e não levantei a suspensão ). Você poderá depois levantar a suspensão traseira (é uma boa uns 3 cm) fiz isso depois e achei que ficou melhor. Contando que sua mala não está com o fundo podre, depois deverá levar a um serralheiro (esses que fazem portões) e peça para trocar as travessas que segura o cilindro que colocarão na chapa de fundo da mala por um quadro reforçado, pois se não fizer, com o tempo ( 1 ano aprox.) a chapa da mala não vai agüentar e começará a rachar – você vai perceber pois começará a fazer barulho...
Faço trilhas, viagens, fiz uma expedição de 8000 Km com o Boris arrastando o saco no chão hehe :concordo: . Mando fotos:

Mauricio Rossetto
10/07/2006, 17:56
Hervé, outra coisa interessante que vale a pena citar é que: com o Santo GNV perde um pouquinho de potencia mas é super compensador – fazia 150 Km com um cilindro de 16m e agora que troquei o comando e ganhei um fôlego a mais, está fazendo 200 Km. São 2000 Km com 200 merreis por mês.... é bom que sobra dindim pra manutenção constante do Niva!

Tramontini
10/07/2006, 20:42
Olá companheiros

Reforçando a ideia do cilindro de GNV embutido na mala.
No meu NIVA anterior que era movido a GNV, eu fiz um berço em chapa grossa, do tamanho do cilindro e o mesmo ficou embutido no fundo da mala, ficando apenas 10 cm. mais alto que o assoalho original com total segurança contra batidas por baixo ( apesar de o cilindro ter resistência suficiente contra batidas). A única alteração mecânica para tanto, foi a eliminação do silencioso trazeiro, passando a usar um intermediário.

Forte abraço a todos

Eugênio Tramontini

Márcio Magalhães
10/07/2006, 22:31
Pessoas,

Instalar GNV sobre o carro... tem maluco para tudo!

Se bem que se for para rodar na cidade, até no teto rola.

[]´s,

Hervé Roberto
12/07/2006, 10:20
Hervé, outra coisa interessante que vale a pena citar é que: com o Santo GNV perde um pouquinho de potencia mas é super compensador – fazia 150 Km com um cilindro de 16m e agora que troquei o comando e ganhei um fôlego a mais, está fazendo 200 Km. São 2000 Km com 200 merreis por mês.... é bom que sobra dindim pra manutenção constante do Niva!

Mauricio, realmente a economia é surpreendente e rodando na cidade a perda de potencia naõ faz tanta diferença. Em relação ao comando, qual vc colocou e por quanto?

Mauricio Rossetto
13/07/2006, 17:34
Hervé, o comando que mencionei é comando/polia do motor, tipo “Aerocar”. O sistema de gás é BRC.

Mauricio Rossetto
13/07/2006, 17:37
O primeiro comando/polia (do Boris III) fiz na SOBE : 011-5563.3952. Do Boris IV eu mesmo me atrevi a fazer. Respondendo sua pergunta de valor do kit, foi R$ 1.800,00 mais R$ 200,00 para adicionar mais uma válvula de abastecimento junto a de gasolina como mostra a foto. Mas hoje penso em pedir para o lanterneiro tirar a chapa da mala, fazermos um novo suporte mais acima de forma que o cilindro avance no espaço da mala, mas sem perder a preciosa mala. Creio que vai ficar um abaulado de 10 a 15 cm no meio da mala.....mas o cilindro realmente não vai ficar tão exposto, pois faço trilha direto.

Hervé Roberto
14/07/2006, 14:34
Mauricio, na verdade minha pergunta foi sobre o preço do comando. O russo já esta com o Kit gás.

thiago augusto
15/07/2006, 18:07
:-D Tenho um Niva 94 com motor original e coloquei um cilindro de 21 , imenso . Perdi todo porta mala mas nada que um bom bagageiro KEKO nao resolva, o carro esta andando muito bem e ja tem 5 anos de instalaçao e nao da problema a economia compensa . Obs faço varias trilhas no gaz e nao aquece muito só nao exagerar na aceleraçao .

Mauricio Rossetto
18/07/2006, 14:51
Camaradas, tenho o Santo GNV em meu Niva (o Boris III) e estou satisfeitíssimo com o resultado, não é o primeiro Niva que tenho com GNV, pois sem ele inviabilizaria meus constantes passeios e trilhas que tenho o prazer em fazer. Penso em um dia tê-lo com Diesel, mas o custo é compatível em comprar mais um Niva, e se colocar isso na ponta do lápis, quantos anos essa adaptação levará para se pagar, principalmente se tomarmos como parâmetro meu custo com GNV. Quando terminar de se pagar, estarei andando com um velho e fora de linha Troller, e meu Niva será um raro jipe que só será levado para as exposições de carros antigos.... Mas voltando ao assunto, estava conversando com amigos e comentou-se em fazer um rebaixamento de cabeçote aumentando a taxa de compressão do motor original de 8:5 para 9:5 algo assim, ou seja, tirar 0,7 mm do cabeçote. Comentei isso com meu mecânico e ele falou: legal, mas se um dia por exemplo, queimar a junta do cabeçote e precisar dar uma nivelada, não vai ter mais material para isso.... Alguém sabe se isso traria um risco de perder então o cabeçote em uma situação assim?

Mauricio Rossetto
18/07/2006, 14:56
Hervé, o preço da SOBE foi R$220,00 para fazer o comando e polia que enviei por sedex. Então eles enviaram de volta, e meu mecânico colocou no lugar. Mas o aconselhável (e o mecânico poderá providenciar isso), é levar para a retífica e dar uma esmerilhada nas valvulas, etc. Acho que também deverá aproveitar e trocar os retentores das válvulas....

Marcelo Fialho
05/01/2007, 00:00
Galera,

Apesar do tópico ser antigo e de já ter bastante informações nele, meu $tempo$ está se esgotando com o consumo e é quase certo que colocarei GNV na viatura.

Gostaria de ter um feedback daqueles que já usam, bem como informações sobre o aquecimento excessivo do motor e problemas com carburação original mencionados anteriormente nesse tópico.

Toda informação a respeito do dia a dia com o GNV é bem vinda.



Valeu!

acrobata
05/01/2007, 15:11
Olá,

Isso é furada. Já pensou na hipótese do Niva "sentar" em uma pedra?

[]´s,

Coitada da pedra. Recentemente a tv mostrou um veículo a gnv que foi incendiado por vândalos. O cilindro ficou inteirinho, só perdeu a pintura. Também teve um mané que resolveu "ampliar" a capacidade de seu sistema GNV instalando um bujão extra, só que de GLP (gás de cozinha). O deslocamento de ar liberado pela explosão fez com que a traseira do Gol abrisse feito uma casca de banana mas o cilindo de GNV ficou inteirinho.

O fato é que o cilindro de GNV suporta até 400 bar de pressão. O gnv é abastecido a no máximo 220 bar. Já um bujão de glp só suporta 15 bar. O GNV foi adotado até pela polícia de Pernambuco na mala das Blazers da corporação. Além da economia, os PMs ganharam um escudo extra porque o cilindro é a prova de balas gaças à sua espessura.

acrobata
05/01/2007, 15:18
Galera,

Apesar do tópico ser antigo e de já ter bastante informações nele, meu $tempo$ está se esgotando com o consumo e é quase certo que colocarei GNV na viatura.

Gostaria de ter um feedback daqueles que já usam, bem como informações sobre o aquecimento excessivo do motor e problemas com carburação original mencionados anteriormente nesse tópico.

Toda informação a respeito do dia a dia com o GNV é bem vinda.



Valeu!

Marcelo,

Você não pode deixar de ver a adaptação que a Natal 4x4 fez deixar o cilindro dentro da mala mas debaixo do assoalho:

Natal 4x4:
http://www.natal4x4.com.br/gnv.htm
http://www.natal4x4.com.br/reforma.htm

Esses argentinos do Parque 4x4 copiaram a idéia:
http://www.parque4x4.com.ar/lada/pisoyembrague/index.html

gbpereira
07/01/2007, 18:56
Instalei o GNV no Cossack tem aproximadamente 3 meses estou muito satisfeito fiz aproximadamente 150km com 15m usando a viatura em trilha e na estrada.Notei que aqueceu bastante na trilha já na estrada ficou normal, mais vou fazer uma verificação no arrefecimento primeiro antes de ir botando a culpa no bendito GNV
Conforme as fotos em anexo instalei dois cilidros de 7,5m e ficou muito bom pois sobrou metade da mala aproximadamente para cima.
Quanto a homologação não tive problemas a viatura já está com a documentação toda OK e 70% a menos no valor do IPVA. é só Alegria!!!!!!