PDA

Ver Versão Completa : Rio de Janeiro x São Luís (MA)



AndreLeonardo
14/05/2009, 22:06
Olá, pessoal!
Sou frequente visitador desse forum, principalmente nas dicas mecânicas.

Mas agora vou precisar de uma ajudona de vc's, que conhecem as estradas desse Brasil afora.

Estou me mudando do Rio de Janeiro para São Luís, no Maranhão. E vou pra lá de carro. Andei fuçando a net pra ver dicas de trajetos, e achei no site do Guia 4 Rodas uma opção de montar o roteiro, e ele me faz ir lá pelo interior do Brasil (Governador Valadares, depois Vitória da Conquista, Petrolina, Teresina e enfim São Luis). Mas vi, nos mais diversos relatos, comentários sobre péssimo estado, assaltos, etc e etc. Mazelas comuns do nosso país. De qquer forma, tudo isso me assusta, ainda mais considerando que vamos apenas eu e minha mulher no carro, além das tralhas...

Como opção, e pra aproveitar o passeio, pensei em subir o litoral pela BR-101, onde, acredito, eu teria uma melhor estrutura de lugares para passar as noites e também poderia ver as belezas que todos falam. Pelo que sei, ela termina no Rio Grande do Norte, e depois eu teria que "me virar" pra chegar em São Luís.

Outra opção seria a BR-116, que corta por dentro até Fortaleza. De certa forma, me deixaria mais perto do meu destino, mas acredito que a paisagem não seja tão bonita (o q seria o de menos, lógico!!).

Gostaria de saber qual seria a melhor opção no meu caso, se possível com dicas de cidades para fazer as paradas, sempre pra pernoite, considerando que a viagem não é exatamente turismo. Minha maior preocupação é com relação a assaltos, então prefiro trechos mais movimentados e, supostamente, mais seguros - se possível, passando por cidades maiores e/ou mais estruturadas. Minha previsão é de rodar em torno de 9, 10 horas diárias (algo como de 9 da manhã até às 6, 7 da noite), revezando no volante com minha digníssima parceira. Quantos dias duraria essa viagem, mais ou menos?

Fico bastante grato pela ajuda!!
Um abraço a todos!

hrodrigues
15/05/2009, 12:46
Olá, pessoal!
Sou frequente visitador desse forum, principalmente nas dicas mecânicas.

Mas agora vou precisar de uma ajudona de vc's, que conhecem as estradas desse Brasil afora.

Estou me mudando do Rio de Janeiro para São Luís, no Maranhão. E vou pra lá de carro. Andei fuçando a net pra ver dicas de trajetos, e achei no site do Guia 4 Rodas uma opção de montar o roteiro, e ele me faz ir lá pelo interior do Brasil (Governador Valadares, depois Vitória da Conquista, Petrolina, Teresina e enfim São Luis). Mas vi, nos mais diversos relatos, comentários sobre péssimo estado, assaltos, etc e etc. Mazelas comuns do nosso país. De qquer forma, tudo isso me assusta, ainda mais considerando que vamos apenas eu e minha mulher no carro, além das tralhas...

Como opção, e pra aproveitar o passeio, pensei em subir o litoral pela BR-101, onde, acredito, eu teria uma melhor estrutura de lugares para passar as noites e também poderia ver as belezas que todos falam. Pelo que sei, ela termina no Rio Grande do Norte, e depois eu teria que "me virar" pra chegar em São Luís.

Outra opção seria a BR-116, que corta por dentro até Fortaleza. De certa forma, me deixaria mais perto do meu destino, mas acredito que a paisagem não seja tão bonita (o q seria o de menos, lógico!!).

Gostaria de saber qual seria a melhor opção no meu caso, se possível com dicas de cidades para fazer as paradas, sempre pra pernoite, considerando que a viagem não é exatamente turismo. Minha maior preocupação é com relação a assaltos, então prefiro trechos mais movimentados e, supostamente, mais seguros - se possível, passando por cidades maiores e/ou mais estruturadas. Minha previsão é de rodar em torno de 9, 10 horas diárias (algo como de 9 da manhã até às 6, 7 da noite), revezando no volante com minha digníssima parceira. Quantos dias duraria essa viagem, mais ou menos?

Fico bastante grato pela ajuda!!
Um abraço a todos!

Olá Andre

Tens Gps ? Se positivo me mande seu e-mail que vou lhe enviar uma rota até Canoa Quebrada - CE.

Abs

Helio

valeriano
15/05/2009, 13:02
Olá, pessoal!
Sou frequente visitador desse forum, principalmente nas dicas mecânicas.

Mas agora vou precisar de uma ajudona de vc's, que conhecem as estradas desse Brasil afora.

Estou me mudando do Rio de Janeiro para São Luís, no Maranhão. E vou pra lá de carro. Andei fuçando a net pra ver dicas de trajetos, e achei no site do Guia 4 Rodas uma opção de montar o roteiro, e ele me faz ir lá pelo interior do Brasil (Governador Valadares, depois Vitória da Conquista, Petrolina, Teresina e enfim São Luis). Mas vi, nos mais diversos relatos, comentários sobre péssimo estado, assaltos, etc e etc. Mazelas comuns do nosso país. De qquer forma, tudo isso me assusta, ainda mais considerando que vamos apenas eu e minha mulher no carro, além das tralhas...

Como opção, e pra aproveitar o passeio, pensei em subir o litoral pela BR-101, onde, acredito, eu teria uma melhor estrutura de lugares para passar as noites e também poderia ver as belezas que todos falam. Pelo que sei, ela termina no Rio Grande do Norte, e depois eu teria que "me virar" pra chegar em São Luís.

Outra opção seria a BR-116, que corta por dentro até Fortaleza. De certa forma, me deixaria mais perto do meu destino, mas acredito que a paisagem não seja tão bonita (o q seria o de menos, lógico!!).

Gostaria de saber qual seria a melhor opção no meu caso, se possível com dicas de cidades para fazer as paradas, sempre pra pernoite, considerando que a viagem não é exatamente turismo. Minha maior preocupação é com relação a assaltos, então prefiro trechos mais movimentados e, supostamente, mais seguros - se possível, passando por cidades maiores e/ou mais estruturadas. Minha previsão é de rodar em torno de 9, 10 horas diárias (algo como de 9 da manhã até às 6, 7 da noite), revezando no volante com minha digníssima parceira. Quantos dias duraria essa viagem, mais ou menos?

Fico bastante grato pela ajuda!!
Um abraço a todos!

Se quer turismo, vá pelo litoral. Se quer ir tranquilo, vá por Tocantins. As estradas do Tocantins são excelentes e VAZIAS.
Fiz este trajeto em Janeiro e foi muito tranquilo. Tem o relato no meu blog, do caminho até Carolina (MA): http://vidadetoyoteiro.blogspot.com/

Segue (mais ou menos) o trajeto que fiz, no google maps: http://maps.google.com.br/maps?f=d&source=s_d&saddr=Rio+de+Janeiro+-+RJ,+Brasil&daddr=BR-020+to:TO-296+to:TO-255+to:-10.185187,-48.444214+to:S%C3%A3o+Lu%C3%ADs+-+MA&hl=pt-BR&geocode=%3BFQK3EP8dUA8m_Q%3BFSg5P_8d9nAs_Q%3BFVL0W v8dDO8l_Q%3B%3B&mra=dpe&mrcr=0&mrsp=4&sz=8&via=1,2,3,4&sll=-10.612019,-47.543335&sspn=3.800374,6.262207&ie=UTF8&ll=-12.897489,-46.032715&spn=29.831948,50.097656&t=h&z=5

O trajeto não é o mesmo, pq eu peguei por Carolina (MA), ao invés de ir por Estreito (MA). Mas fazendo este trajeto vc evita a balsa de Filadélfia (TO) para Carolina (MA), pois em Estreito tem ponte para cruzar o rio Tocantins.

A melhor opção é ir até Brasília, depois pegar pelo interior de Goiás, passando por Alto Paraíso, indo até Porto Nacional, depois Palmas no Tocantins, seguindo para Paraíso do Tocantins (para evitar a Balsa de Miracema do Tocantins, que é cara) seguindo pela Belém-Brasília até Estreito (MA), depois indo pela BR-010 até Imperatriz, pegando a BR-222 até Miranda do Norte e seguindo pela BR-135 até São Luís.

Evite as estradas munincipais no Maranhão, pois elas são MUITO ruins. Nesse trajeto vc vai pegar um pouco de estrada ruim (uns 20 ou 30km) em Goiás (perto da fronteira do TO), mas assim que entrar no TO, vira tapetão até chegar no Maranhão. Estas estradas de Goiás não são aquelas que tem que andar a 30km/h por conta dos buracos não, mas tem que ficar atento e ir ziguezagueando, pra fugir deles. Dá pra andar a 80km/h, mas sempre mantendo o olho no asfalto.

Boa sorte com as chuvas do Maranhão.

RABUGENTO
15/05/2009, 13:57
Procure fazer os calculos e viajar sempre com dia claro.

Estradas a noite só pra quem está muito acostumado e gosta de aventuras perigosas.

AndreLeonardo
15/05/2009, 17:22
Pessoal, valeu mesmo pelas dicas!!

Hélio, não tenho GPS mas é a próxima aquisição... aliás, se tiver alguma dica de modelo bom, to aceitando! hahahaha! meu mail é andreleonardo@gmail.com

Ontem fiquei analisando alguns roteiros, e conversando com pai e amigos pensei que a viagem não precisa necessariamente ser rápida, mas nunca é demais economizar tbém. Pensei seriamente na hipótese de subir o litoral, parando nas capitais pra pernoitar (no litoral baiano, parar tbém em porto seguro). resultado, preparei esse roteiro aqui... me digam o q acham!

Rio - Vitória. mais ou menos 6 hs de estrada. (sempre segundo o site Apontador)
Vitória - Porto Seguro - mais ou menos 7 hs
Porto Seguro - Salvador - 8 horas - aqui eu teria uma "parada obrigatória", já que minha noiva Lívia tem uma grande amiga por lá.
Salvador - Maceió - 7 hs
Maceió - Recife - 3 hs - "parada obrigatória", uma prima da Lívia mora lá. e seria bom pra descansar um dia tbém.
Recife - Fortaleza - umas 10 hs - esse trecho aparentemente vai ser brabeira, mas teoricamente eu teria q parar lá pra ver os tios e outros familiares da Lívia.


aí vem a dúvida final, pq fortaleza - são luis é um trajeto longo e pesado pelo que li, por causa das estradas ruins. e são umas 11 hs de viagem. to pensando então em fazer mais uma escala, q pode ser teresina ou parnaíba, uma cidadezinha no litoral do piauí divisa com maranhão. fortaleza - parnaiba são 6 horas, mais ou menos pelo litoral. já fortaleza - teresina são 7, porém cortando o sertão pesado, já q teresina é interior.

parnaíba - são luis tbém vai pelo litoral (inclusive cortando perto dos lençóis, faria uma parada em barreirinhas), o que acho q deve ser uma opção mais bonita - porém, menos estruturada. já teresina - são luis deve estar um caos por causa da chuva, mas pelo menos a gente dormiria em mais uma capital.

Pelos meus cálculos, essa viagem duraria uns 8 dias. Alguém sabe se isso é correto, e se seria viável? E teria alguma correção qnto aos tempos de viagem?

Valeriano, esse caminho por tocantins... teria cidades mais estruturadas pra passar a noite? e depois, pra cortar o interior do Maranhão? Dizem que são as piores estradas possíveis... :parede: Mas parece um caminho mais curto e econômico mesmo. E com relação a assaltos? onde eu teria que me preocupar mais?

Fico no aguardo de mais dicas! E muito grato pela ajuda!
Abraços!

AndreLeonardo
15/05/2009, 17:26
Ah, um detalhe! dessas "paradas obrigatórias", a única q realmente fazemos mais questão é a de fortaleza, por causa dos tios da Livia!!


Valeriano, excelente o maps!! parece uma boa mesmo... e dá pra dormir em cidades maiores, pelo visto. Minha preocupação maior é criminalidade, o que vc acha?

Abração!

valeriano
16/05/2009, 00:06
Esse trajeto que eu falei é muito tranquilo. Eu evitaria rodar a noite, só por precaução de quebra, pois bandidagem é pouca (exceto no Maranhão) e ajuda também. Eu mesmo rodei a noite várias vezes na viagem.
Recife é bem perigosa, então tome MUITO cuidado. É a capital com o maior nível de assassinatos do Brasil (li no globo hoje mesmo sobre isso). Mesmo de dia, é comum as pessoas avançarem sinais com medo da bandidagem pelo que colegas de mestrado (que são de lá) me disseram.

Eu estive em Parnaíba e lá é lindo. Recomendo.

Nesse trajeto que comentei, tem várias cidades bem estruturadas. Dá pra ficar em Três Marias (MG), que é bem legal (minha primeira parada) e depois seguir até Alto Paraíso (GO), que foi onde peguei a melhor pousada da viagem toda (e olha que eu rodei 7 estados) por R$35 chorados, onde o preço era R$65.
Depois disso, dá pra dormir tranquilo em Araguaína (que é a maior cidade do TO). Saíndo de Araguaína não sei direito, pois só dormi em muquifo até São Luís.

hrodrigues
16/05/2009, 08:08
Pessoal, valeu mesmo pelas dicas!!

Hélio, não tenho GPS mas é a próxima aquisição... aliás, se tiver alguma dica de modelo bom, to aceitando! hahahaha! meu mail é andreleonardo@gmail.com

Ontem fiquei analisando alguns roteiros, e conversando com pai e amigos pensei que a viagem não precisa necessariamente ser rápida, mas nunca é demais economizar tbém. Pensei seriamente na hipótese de subir o litoral, parando nas capitais pra pernoitar (no litoral baiano, parar tbém em porto seguro). resultado, preparei esse roteiro aqui... me digam o q acham!

Rio - Vitória. mais ou menos 6 hs de estrada. (sempre segundo o site Apontador)
Vitória - Porto Seguro - mais ou menos 7 hs
Porto Seguro - Salvador - 8 horas - aqui eu teria uma "parada obrigatória", já que minha noiva Lívia tem uma grande amiga por lá.
Salvador - Maceió - 7 hs
Maceió - Recife - 3 hs - "parada obrigatória", uma prima da Lívia mora lá. e seria bom pra descansar um dia tbém.
Recife - Fortaleza - umas 10 hs - esse trecho aparentemente vai ser brabeira, mas teoricamente eu teria q parar lá pra ver os tios e outros familiares da Lívia.


aí vem a dúvida final, pq fortaleza - são luis é um trajeto longo e pesado pelo que li, por causa das estradas ruins. e são umas 11 hs de viagem. to pensando então em fazer mais uma escala, q pode ser teresina ou parnaíba, uma cidadezinha no litoral do piauí divisa com maranhão. fortaleza - parnaiba são 6 horas, mais ou menos pelo litoral. já fortaleza - teresina são 7, porém cortando o sertão pesado, já q teresina é interior.

parnaíba - são luis tbém vai pelo litoral (inclusive cortando perto dos lençóis, faria uma parada em barreirinhas), o que acho q deve ser uma opção mais bonita - porém, menos estruturada. já teresina - são luis deve estar um caos por causa da chuva, mas pelo menos a gente dormiria em mais uma capital.

Pelos meus cálculos, essa viagem duraria uns 8 dias. Alguém sabe se isso é correto, e se seria viável? E teria alguma correção qnto aos tempos de viagem?

Valeriano, esse caminho por tocantins... teria cidades mais estruturadas pra passar a noite? e depois, pra cortar o interior do Maranhão? Dizem que são as piores estradas possíveis... :parede: Mas parece um caminho mais curto e econômico mesmo. E com relação a assaltos? onde eu teria que me preocupar mais?

Fico no aguardo de mais dicas! E muito grato pela ajuda!
Abraços!


Olá André

Acho que fez a escolha certa. Ir pelo litoral. Sem dúvida a estrutura é muito melhor. Outra coisa, viajar rápido só se for em caso de urgência. O negócio é curtir. Vc pode ir mais ou menos lento, rápidamente jamais. Um ponto importante, evite ao máximo viajar à noite. Primeiro pela segurança, depois pela conservação das estradas. Vou lhe enviar um e-mail com detalhes sobre um roteiro.

Abs

Helio

AndreLeonardo
16/05/2009, 14:06
Pois é, eu to realmente em dúvida qnto aos roteiros. Esse que passa pelo Tocantins que o Valeriano passou me pareceu bom, mas tenho lido algumas péssimas notícias qnto a criminalidade no interior do Maranhão, além de saber que as estradas estão deploráveis.

Sendo assim, penso que o melhor seria entrar o mínimo possível no Maranhão, e chegando lá por cima, no litoral, talvez seja um pouco mais seguro. Pelo menos assim espero!! :confused:

Sobre Recife... existe algum jeito de não passar por lá que seja mais seguro? Ou de repente vale mais a pena fazer a escala em João Pessoa antes de ir pra Fortaleza? Já ouvi bastante história sobre a violência lá, realmente não é animador.

Uma pena, esse país com tantas opções, tanta diversidade... e uma pessoa comum morrendo de medo de fazer uma viagem de mudança... :shock:

Enfim, dei uma olhada no estado da BR 101 no site do DNIT, parece q os piores trechos são em alguns pontos do litoral baiano e também na Paraíba. Alguém pode confirmar isso? E com relação a assaltos, alguém sabe de alguma coisa?

Grande abraço a todos!

Flugêncio
16/05/2009, 19:24
Pois é, eu to realmente em dúvida qnto aos roteiros. Esse que passa pelo Tocantins que o Valeriano passou me pareceu bom, mas tenho lido algumas péssimas notícias qnto a criminalidade no interior do Maranhão, além de saber que as estradas estão deploráveis.

Sendo assim, penso que o melhor seria entrar o mínimo possível no Maranhão, e chegando lá por cima, no litoral, talvez seja um pouco mais seguro. Pelo menos assim espero!! :confused:

Sobre Recife... existe algum jeito de não passar por lá que seja mais seguro? Ou de repente vale mais a pena fazer a escala em João Pessoa antes de ir pra Fortaleza? Já ouvi bastante história sobre a violência lá, realmente não é animador.

Uma pena, esse país com tantas opções, tanta diversidade... e uma pessoa comum morrendo de medo de fazer uma viagem de mudança... :shock:

Enfim, dei uma olhada no estado da BR 101 no site do DNIT, parece q os piores trechos são em alguns pontos do litoral baiano e também na Paraíba. Alguém pode confirmar isso? E com relação a assaltos, alguém sabe de alguma coisa?

Grande abraço a todos!

Começo assim,
" Coragem não é fome que todo mundo tem"

Viajar demanda coragem e planejamento, principalmente neste imenso país. Parta do princípio que irás encontrar um monte de estradas ruins, lugares maravilhosos, fazer algumas amizades no seu trajeto e ter a oportunidade de vivenciar muitas coisas que vc não faria dentro de um avião. Mas... cada um no seu quadrado...
Sou de Natal, então sugiro que vá pelo litoral, com calma vc chegará fácil em São Luís, sinalização fácil, se tiver GNV, mais fácil (econômico tb) ainda.
Medo de violência é moleza pra quem mora no RJ, com certeza os indíces serão infinitamente menores, indo pela BR 101, vc não passará pelos centro de Vitória/Salvador/Aracaju/Macéio/Recife/João Pessoa/Natal/Fortaleza.

AndreLeonardo
18/05/2009, 12:37
Flugêncio e outros,

muito obrigado pelas dicas!
Decidi mesmo ir pelo litoral, mesmo que a viagem dure um pouco mais. O Helio me passou uma rota bem interessante, e estou pesquisando em outras frentes também.

Um dos grandes medos é mesmo assalto/roubo, já que estou indo de carro novo e com mudança.

Aliás, falando nisso... alguém sabe como anda o índice de roubo pra L200? a minha é modelo Savana, amarela, comprei esse mês. Aí já sabem, né... fica aquele xodó pelo carro! :dance: Alguma dica pra que eu tenha mais segurança? Vou instalar rastreador/bloqueador. Se tiverem mais algum conselho, agradeço!!

Abraços,

RABUGENTO
19/05/2009, 13:52
Não colocou no seguro?

Vai arriscar?

AndreLeonardo
20/05/2009, 02:50
Tá segurada! Mas seguro não impede de passar por arma na cabeça, vidro quebrado ou coisa do genero... :neutral:

infelizmente a gente corre esses riscos, o seguro só cobre depois...

Abração!

RABUGENTO
20/05/2009, 09:00
Tá segurada! Mas seguro não impede de passar por arma na cabeça, vidro quebrado ou coisa do genero... :neutral:

infelizmente a gente corre esses riscos, o seguro só cobre depois...

Abração!


Concordo plenamente.

Como eu disse anteriormente, procure viajar somente de dia. Ideal até as 17h. Depois disso vem o crepúsclo que dependendo da posição que você esteja atrapalhará a visão.

Lembre-se sempre que quando estiver passando pelos grandes centros a velocidade cai muito, por exemplo: Campos dos Goytacase-RJ, grande Vitória-ES, Linhares-ES, Itabuna-BA e Feira de Santana-BA, e todas as capitais a seguir.

regisJ
12/07/2009, 20:16
quem vive na civilização, tem coragem e vivência para andar no interior.
de uma forma geral a regra não muda, mas com certeza o interior é mais seguro. viage tranquilo. tu não levas carga ou monetario para atrair cobiças.
regis

regisJ
12/07/2009, 20:32
fornecendo alguns dados, viajar, infelizmente, apenas durante o dia tem as vantagens da luminosidade para evitar a falta de sinalização e os buracos da pista, bem como os pobres coitados que andam arrebitados para cumprir horarios. o trecho guaraí ( to) ao estreito apresenta crateras fundas que as xx não conseguimos evitar devido o trafego oposto ou remendos e fazem a pista apresentar verdeiros lombadas e costelas de vaca de asfalto. passei pelo trecho na primeira quinzena de junho
regis

Cesar Machado
04/08/2009, 09:09
Parando nas capitais.
Considere que sempre se perde algum tempo entrando e saindo de grandes cidades.
Além disso, as hospedagens são mais caras...
Assim, se vc não tem interesses específicos nestas cidades, talvez fosse mais interessante ficar em cidades menores.
Por exemplo: Vc poderia dormir o primeiro dia em Itaúnas ES ( +/- 750 km do Rio) Uma pousadinha sai por R$ 70,00 o casl com café e Se sair cedinho, ainda pega o pôr do sol nas dunas...

Mais uma dica, muita atenção com o intenso tráfego de carretas de Eucalipto do Norte do ES ao sul da BA.

Boa Viagem e um abraço

Fernando da Terra
04/08/2009, 15:38
O último post do Andre foi há quase 3 meses....

Será que ele foi?

Será que ele chegou?

Será que ele parou no Ceará, comprou uma canoa e ela quebrou?

Ó grande Andre, por onde andarás tú....???

Manda notícias homi.....

Fernando

AndreLeonardo
16/01/2010, 15:52
Mas a viagem teve q ser abortada, pelo menos temporariamente. Ocorreu que minha mulher teve que vir antes pra São Luis, e fiquei temeroso de viajar sozinho. Resultado, fretei um caminhão da Lusitana, mandei a mudança e o carro e vim dormindo no avião... :mrgreen:

Mas ainda não desisti da idéia de fazer SLZ X Rio X SLZ por terra... Quem sabe no meio do ano eu consiga!

Mais uma vez grato pelas dicas todas!


Quem estiver de passagem por essas bandas entre em contato! Já fui umas 3 vezes pros Lençóis (Barreirinhas, Atins, Caburé...) e agora no carnaval vou pra Jericoacoara.


Grande abraço atodos! :grin:

Eriksom Teixeira Lima
17/01/2010, 21:08
Andre

Jericoacoara é um lixo!

Fui até lá de novo neste final de ano só para confirmar. Quem chega de carro não é bem-recebido, e é obrigado a deixar a viatura quase 1 km da praia e usar os bugueiros para transportar sua bagagem. Como eu cheguei e não havia problemas, parei na porta da pusada. Na saída, passei pelos buracos nas cercas para carroças de cavalos e parei de novo na porta da pousada. As pousadas que tem estacionamento são proibidas de receber carros de visitantes.

Os donos de pousada se lixam para seus problemas. E olhe que eu fiquei numa das melhores, a casa de areia (www.casadeareia.com)

A praia é de areia preta e sempre suja. A vila é um nojo de suja. O bicho geográfico que insiste em não morrer no meu pé nasceu lá. FUJA!!!!!!!

No Carnaval, nem pense em passar perto. ROUBADA!

Já uma boa opção é o litoral no entorno de Parnaíba/PI e as primeiras praias do Ceará, de Camocim a Tatajuba.

Abraços

Eriksom