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Ver Versão Completa : filtro da l200 quase provoca acidente.



DVFA
14/05/2009, 17:03
Me chamo Davison , medico em Sergipe e proprietário recente de uma l200 triton 08/09.

Hoje minha l200 triton esta com 17200km, todas as revisões rigorosamente feitas na concessionária MMC motopop-SE. Acontece que eu estava na estrada hoje e quando fui fazer uma ultrapassagem, simplesmente o carro cortou a potencia e começou a soltar uma fumaça branca bastante volumosa do escapamento, fiquei muito nervoso na hora pois estava no meio de uma ultrapassagem de um caminhão e não conseguia avançar, alem de não enxergar pelo retrovisor devido a fumaça branca. Estava a uns 120km e 3000 giros de RPM +-... por MUITO POUCO não houve um acidente grave. Diminui a velocidade do veiculo, retornei e levei direto para a concessionária de Sergipe. Passaram o multtest, verificaram o diesel ( sempre abasteci no mesmo posto Petrobras com o programa de olho no combustível) que estava em ordem e substituíram o filtro de combustível. O consultor técnico me disse que faltou diesel em alta rotação/velocidade, provavelmente por entupimento do filtro de combustível ( que estava com aprox 7500km) e me disse que já tinha acontecido em outros carros e a mitsubishi já sabia do problema, e eu confirmei em diversos forums de 4x4 na internet que não foi um problema isolado e que a mitsubishi já sabia que esses filtros da l200 triton não estavam suportando o diesel nacional ( que é diferente do europeu/ tailandês). Já houve vários e varios casos de engasgos, falhas mecânicas etc pelo filtro inadequado ao combustível nacional. Hoje eu quase morri na pista por um problema que a mitsubishi já identificou mas que infelizmente não tomou providencias necessárias e urgentes. Vao esperar alguém morrer nas estradas para faze-lo? Graças a deus ainda não foi minha vez. Por hora, a orientação que eu tive na concessionária foi substituir o filtro a cada 5000 km mesmo em condições normais de uso ( em contradição com o manual que orienta a troca a cada 10000km) ate que a mitsubishi se posicione a respeito, espero que antes que alguém morra por causa disso. Peço aos proprietarios de triton que troquem o filtro a cada 5000km para evitar/amenizar esse tipo de situacao. Obrigado

AKPG
15/05/2009, 07:51
Ainda bem q não aconteceu nada de mais grave.

Já tive problemas com a MIT e só resolvi depois de muita briga com eles. E depois disto, me desiludi com a marca. O descaso com o consumidor é demais. Corra atrás de seus direitos.

Um abraço e boa sorte.

Anthoniusnikos
15/05/2009, 08:30
DVFA, entendi que você pediu para substituirem o filtro no posto, juntamente com o abastecimento. Certo ? Então, o filtro novo estourou ? Suponho, que nesse caso, houve excesso de diesel injetado, aí (uma das maneiras de...) esse diesel foi ser queimado no cano de descarga para produzir fumaça branca ?
Foi isso que os especialistas da MIT disseram ?
O grande problema do diesel nacional é a quantidade de enxofre: 500 ppm diesel urbano e 2.000 ppm diesel estrada(rural), porém o material particulado(que pode saturar o filtro) fica retito nos filtro dos posto, então sempre é bom perguntar e verificar com os frentistas se esses filtros tem manutenção frequente.
Abraços
Anthoniusnikos

DVFA
15/05/2009, 10:46
DVFA, entendi que você pediu para substituirem o filtro no posto, juntamente com o abastecimento. Certo ? Então, o filtro novo estourou ? Suponho, que nesse caso, houve excesso de diesel injetado, aí (uma das maneiras de...) esse diesel foi ser queimado no cano de descarga para produzir fumaça branca ?
Foi isso que os especialistas da MIT disseram ?
O grande problema do diesel nacional é a quantidade de enxofre: 500 ppm diesel urbano e 2.000 ppm diesel estrada(rural), porém o material particulado(que pode saturar o filtro) fica retito nos filtro dos posto, então sempre é bom perguntar e verificar com os frentistas se esses filtros tem manutenção frequente.
Abraços
Anthoniusnikos


Nao amigo, eu nao troquei o filtro no posto. foi trocado na revisao de 10000 km na concessionaria.Sigo a risca a orientacao do manual e sempre faço servicos na concessionaria e so abesteco no posto que tem o programa de olho no combustivel. teoricamente a proxima troca do mesmo seria na revisao de 20000km; esse filtro nao estourou, ele entopiu com 7500 km de uso, dai cortou a potencia do carro quando mais precisei dele, na ultrapassagem, e pelo funcionamento irregular soltou fumaça branca ( segundo a concessionaria). o consultor tecnico me recomendou trocar a cada 5000km para evitar isso, ate a solucao da mitsubishi chegar (se chegar). o filtro aqui custou 44 reais + 20 mao de obra, ate achei barato para uma peça que quase me causou um acidente. Agora que eu sei, vou trocar sempre com 5000km ( diferente do manual que recomenda com 10000km). o detalhe é que o carro no dia a dia, na cidade, estava absolutamente normal.. quando eu peguei a estrada que precisei de potencia ele me falhou na hora H. isto significa que nao é so pq as coisas aparentemente estao bem, elas de fato estao bem mesmo. Tomem cuidado com isso.

marcio pajero
15/05/2009, 19:40
DFVA achei muitobarato este filtro de combustivel pois este motor é o DID 3.2 igual ao da Full. Amigos, troquei o filtro de uma full gls diesel 3.2 a apos rodar 2.000km tive um problema de entupimento tambem na estrada. Rodei com cuidado ate Londrina que estava a a 150/200 km e troquei o filtro novamente, dai rodei 15.000km sem problemas. Normalmente troco a cada 10.000 km e fora este epsodio nunca tive outros problemas. Desta forma credito este entupimento ao diesel de baixa qualidade no ultimo abastecimento ou ainda a sujeira no tanque de abastecimentos anteriores pois estava com o tanque ja na reserva a um bom tempo.
Para garantia de bom funcionamento das bombas injetoras não devemos deixar o carro entrar na reserva.
Outra coisa, filtro de combustivel mit, só uso o original R$150 contra R$40 do paralelo. Marcio

Anthoniusnikos
15/05/2009, 22:31
Também troco óleo do motor e filtros (diesel e óleo) com 5.000 Km. Os filtros só uso original MWM/International, porém os originais da minha Ranger custam R$ 25,00. Marcas paralelas só confio em duas bem conhecidas.
Postos de estradas, recomendo aqueles grandes, e bem movimentados por caminhoneiros.
Agora, ainda me intriga a fumaça branca. Talvez seja água no fundo do tanque.
Abasteço basicamente em apenas um posto, e mais raramente na estrada outros dois ou três. Abri o tanque com 96.000 Km e, surpreendentemente, estava literalmente limpo.
Abraços
Anthon

DVFA
15/05/2009, 23:20
Também troco óleo do motor e filtros (diesel e óleo) com 5.000 Km. Os filtros só uso original MWM/International, porém os originais da minha Ranger custam R$ 25,00. Marcas paralelas só confio em duas bem conhecidas.
Postos de estradas, recomendo aqueles grandes, e bem movimentados por caminhoneiros.
Agora, ainda me intriga a fumaça branca. Talvez seja água no fundo do tanque.
Abasteço basicamente em apenas um posto, e mais raramente na estrada outros dois ou três. Abri o tanque com 96.000 Km e, surpreendentemente, estava literalmente limpo.
Abraços
Anthon

eu sempre troco oleo e filtro na concessionaria, esse que coloquei que custou r$44 foi o original MMC. sobre a agua, quando abri o filtro havia pouquissima agua nele e o tanque de combustivel estava cheio. tb fiquei muito intrigado o pq da fumaça branca, mas o consultor achou que foi provocado pelo mal funcionamento do motor. quando aconteceu isso, o carro nao conseguia passar dos 3000 rpm sem avancar na ultrapassagem, dai comecou a fumaceira... quando aliviei o pe, tudo voltou ao normal, sem fumaça e bom funcionamento porem eu ainda testei da outra acelerada e novamente ocorreu o mesmo.. depois disso desisti, fiquei com medo de bater o motor sei la e aliviei o pe. Na cidade sempre se comportou normalmente.

Anthoniusnikos
16/05/2009, 00:10
DVFA, o pior para fumaça branca é estar passando água para os pistões. Verifique se a água de arrefecimento não está leitosa(sinal de óleo emulsionado). A temperatura do motor sobe muito acima do normal ? Espero que não, mas a junta do cabeçote pode ter ido pro saco.
Abraços
Anthon

buchmann
17/05/2009, 02:16
Tive o mesmo problema, mas com uma Hilux 93.. erea somente o filtro mesmo.
Mas como o meu carro andava menos que a L200 nova, não tive esse problema. Mas como era uma estrada com muitas subidas e decidas, era dificil chegar no topo dos morrinhos, nas decidas era super tranquilo.. hehehe

A fumaça branca é quando não passa diesel para o motor em grande quantidade. A preta é quando vc acelera e passa a quantidade de diesel normal.

FLÁVIO FAF
17/05/2009, 07:09
teoricamente a proxima troca do mesmo seria na revisao de 20000km; esse filtro nao estourou, ele entopiu com 7500 km de uso, dai cortou a potencia do carro quando mais precisei dele, na ultrapassagem, e pelo funcionamento irregular soltou fumaça branca ( segundo a concessionaria). o consultor tecnico me recomendou trocar a cada 5000km para evitar isso, ate a solucao da mitsubishi chegar (se chegar). o filtro aqui custou 44 reais + 20 mao de obra, ate achei barato para uma peça que quase me causou um acidente. Agora que eu sei, vou trocar sempre com 5000km ( diferente do manual que recomenda com 10000km). .
este problema da triton nao é isolado , com foristas com queixas ate com 1500 km , nao axei certo cobrarem de vc o filtro, já que sua manutençao esta em dia . o consumidor brasileiro é bonzinho (besta) se alguem tem culpa é a montadora , devia antes de trazer o carro para o brasil fazer testes duradouros e conclusivos.essas marcas só vao tomar providencias com divulgaçao mais agressivas dos problemas ate o ponto de diminuirem as vendas de determinados carros , ate lá ... nao acho certo só o diesel é culpado , trocar o filtro a cada 5000 km ou andar já andar com filtro reserva no carro .

4xhigo
18/12/2009, 10:10
Me chamo Davison , medico em Sergipe e proprietário recente de uma l200 triton 08/09.

Hoje minha l200 triton esta com 17200km, todas as revisões rigorosamente feitas na concessionária MMC motopop-SE. Acontece que eu estava na estrada hoje e quando fui fazer uma ultrapassagem, simplesmente o carro cortou a potencia e começou a soltar uma fumaça branca bastante volumosa do escapamento, fiquei muito nervoso na...

Prezado Sr. Davison.

Que susto hein?
Então, comigo foi fatídico. Abra o link que lá conto o ocorrido comigo. O fato, não é o filtro, nem diesel nem nada, trata-se da tipologia do motor cammon raill, mal adaptado ao diesel brasileiro. A tracker é equimpada com motor diesel peugeot´RHZ cammon raill. Na mesma situação ocorrida contigo, sofrí um acidente.
O link é daqui do site 4x4 Brasil mesmo, porém, GM tracker com motor peugeot. Neste tópico, pessoas muito entendidas da tipologia levantam o problema e para variar as montadoras se eximem de qualquer responsabilidade ou solução.

Um forte abraço;

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28482&page=256

Ulisses e filhos.

Dfpf
20/12/2009, 11:22
Prezado Sr. Davison.

Que susto hein?
Então, comigo foi fatídico. Abra o link que lá conto o ocorrido comigo. O fato, não é o filtro, nem diesel nem nada, trata-se da tipologia do motor cammon raill, mal adaptado ao diesel brasileiro. A tracker é equimpada com motor diesel peugeot´RHZ cammon raill. Na mesma situação ocorrida contigo, sofrí um acidente.
O link é daqui do site 4x4 Brasil mesmo, porém, GM tracker com motor peugeot. Neste tópico, pessoas muito entendidas da tipologia levantam o problema e para variar as montadoras se eximem de qualquer responsabilidade ou solução.

Um forte abraço;

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28482&page=256

Ulisses e filhos.

Davison

O preço do filtro original é esse mesmo, R$ 40,00. Veja o tópico abaixo sobre a Triton a diesel que vc encontrará mais de 10 depoimentos de pessoas que já tiveram esse problema, dentre elas, eu. Já fiquei na mão 3 vezes e esta semana tive o tanque de combustível trocado. Segundo me falaram, desta vez, existe uma película dentro do tanque que se solta em contato com o diesel e ocasiona o entupimento do filtro. Hoje eu já ando com um filtro reserva dentro do carro....Faça o mesmo, além de reduzir o prazo de troca do filtro para 5 mil km.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37310&page=311

abs

Bargiela
20/12/2009, 14:15
este problema da triton nao é isolado , com foristas com queixas ate com 1500 km , nao axei certo cobrarem de vc o filtro, já que sua manutençao esta em dia . o consumidor brasileiro é bonzinho (besta) se alguem tem culpa é a montadora , devia antes de trazer o carro para o brasil fazer testes duradouros e conclusivos.essas marcas só vao tomar providencias com divulgaçao mais agressivas dos problemas ate o ponto de diminuirem as vendas de determinados carros , ate lá ... nao acho certo só o diesel é culpado , trocar o filtro a cada 5000 km ou andar já andar com filtro reserva no carro .

Caros gostaria de levantar uma possibilidade, será que nosso diesel nacional é de boa qualidade?:?:

Pois temos problemas relatados com triton ( motor japones ), tracker e gran vitara ( motor peugeot ), e algumas hilux antigas ate 97 ( motor japones se não me engano ). Todas diesel e apresentando os mesmos sintomas.
Na minha opinião o diesel nacional pode sim ser questionado, ou todas as montadoras tem de adptar/regular seus motores ao combustivel nacional...

Meu ponto de vista só.:pipoca:

AKPG
20/12/2009, 15:08
Caros gostaria de levantar uma possibilidade, será que nosso diesel nacional é de boa qualidade?:?:

Pois temos problemas relatados com triton ( motor japones ), tracker e gran vitara ( motor peugeot ), e algumas hilux antigas ate 97 ( motor japones se não me engano ). Todas diesel e apresentando os mesmos sintomas.
Na minha opinião o diesel nacional pode sim ser questionado, ou todas as montadoras tem de adptar/regular seus motores ao combustivel nacional...

Meu ponto de vista só.:pipoca:
Diesel brasileiro de boa qualidade ? :shock: :shock: :shock:

Todos os problemas que estão acontecendo com as pkps é justamente por causa da qualidade do diesel vendido ai no BR. Isso todo mundo já sabe...

Falta o governo tomar vergonha na cara e melhorar a qualidade dos combustíveis ai no BR.

luizcifuentes
11/01/2010, 13:14
Nao amigo, eu nao troquei o filtro no posto. foi trocado na revisao de 10000 km na concessionaria.Sigo a risca a orientacao do manual e sempre faço servicos na concessionaria e so abesteco no posto que tem o programa de olho no combustivel. teoricamente a proxima troca do mesmo seria na revisao de 20000km; esse filtro nao estourou, ele entopiu com 7500 km de uso, dai cortou a potencia do carro quando mais precisei dele, na ultrapassagem, e pelo funcionamento irregular soltou fumaça branca ( segundo a concessionaria). o consultor tecnico me recomendou trocar a cada 5000km para evitar isso, ate a solucao da mitsubishi chegar (se chegar). o filtro aqui custou 44 reais + 20 mao de obra, ate achei barato para uma peça que quase me causou um acidente. Agora que eu sei, vou trocar sempre com 5000km ( diferente do manual que recomenda com 10000km). o detalhe é que o carro no dia a dia, na cidade, estava absolutamente normal.. quando eu peguei a estrada que precisei de potencia ele me falhou na hora H. isto significa que nao é so pq as coisas aparentemente estao bem, elas de fato estao bem mesmo. Tomem cuidado com isso.

Gostaria de registrar que isto tb aconteceu comigo:

l200 triton 2010 , km = 6700

O problema apareceu pela primeira vez no momento de uma ultrapassagem quando se exigiu um aumento de rotação, neste momento houve um corte de alimentação o que é muito perigoso de acontecer quando se está ultrapassando tres caminhoes e sem espaço entre eles.

A solução é retirar o pé imediatamente do acelerador , isto faz o sistema voltar a funcionar desde que aperte somente o suficiente para manter o movimento .

Pesquizando aqui encontrei váriso casos iguais.

Ao chegar a esta conclusão , e por não haver concessionária próxima, abri o suporte do filtro e o limpei com óléo diesel, porem tem-se que bater nele , dando algumas mas pancadinhas , (com ele mesmo) em alguma supercície dura ( borracha de pneu por exemplo)- fazer isso várias vezes- para soltar as partículas presas dentro do filtro. depois de limpar bem encha o filtro de óleo combustível até a boca( para tirar o ar) e monte-o novamente cheio de óleo . Se precisar siga o procedimento para tirar o ar.Ver no manual. item 8.

Isto resolveu no caso de uma emergência.

O correto mesmo é trocar o filtro com maior frequência conforme sugerido acima.

Abri um protocolo no serviço ao cliente da MIT SAC 08007020404 opção nº2 pedindo um procedimento de qualidade quanto a este defeito.

A Mitsubichi já deveria ter resolvido este problema!!

Abraços

goyabah
01/02/2010, 06:34
Tenho a triton a 2anos e desde os 7500Km isso vem acontecendo da mesma maneira relatadas aqui. Também ultrapassando uma fileira de caminhões.
Para não passar por esses sustos, verifiquem se ao dar acelerador o carro começa a fumaçar, nem que seja bem pouco [azul claro, alguns acham que é fumaça branca] e se já não apresenta falhas acima de 3000rpm. Ocorrendo isso, troca o filtro, ele é facil de trocar, o bicho não fumaça mais nada. Fiz todas as revisões e em alguns casos nem chega a durar os 6 meses. O negocio é andar com um filtro reserva e na revisão pedir para instala-lo, caso não o tenha usado.
O engraçado [ou melhor, não tem graça nehuma] e que a pajero full que utiliza esse motor não da esse problema, me disseram que o filtro não é igual.
Por falar nisso, o meu ta começando a entupir e tem apenas 3 meses que troquei.
Ta na hora da Mit dar um jeito nisso, pois, é um tesão de guiar, basta não cortar.
Goyabah

Dé Luis
21/11/2011, 22:57
Também tenho uma Full 2005 3.2 DID


Estou com o mesmo problema, desde os 12.000 Km (já tem 125.000km), sempre achando o que a Mitsubishi e a NARA (parecem ter combinado) queriam que eu achasse, que era problema do combustível, mas, depois de muita luta, descobri realmente o problema. É GRAVÍSSIMO !!! - Chama-se CÓD 43 - válvula de regulagem do ponto e fica dentro da Bomba injetora, É defeito de fábrica e coloca em risco a vida do motorista e dos passageiros, porque corta o combustível. Por isso a empurração com a barriga, para não fazer Recall, porque a solução é a troca da Bomba (diagnóstico da própria concessionária), e realmente não há outra, mas PENSE no prejuízo que a MITSUBISHI não quer ter, só lucro interessa. È falta de responsabilidade e negligência com os Consumidores. Estou com reclamação no PROCON e preparando para netrar na Justiça. Vamos nos unir !!! de.luis1023@yahoo.com.br (de.luis1023@yahoo.com.br)

Carlos A. C. Azevedo
22/11/2011, 19:13
Essa regulagem, não seria a solenoide do imobilizador que controla se vai passar diesel ou não? TU TA COM O CARRO COM ESSA FALHA FAZ MAIS DE 100 000 KM???

agricio
06/03/2013, 09:07
Essa regulagem, não seria a solenoide do imobilizador que controla se vai passar diesel ou não? TU TA COM O CARRO COM ESSA FALHA FAZ MAIS DE 100 000 KM???

Bom dia pessoal, a respeito dos filtros.
Comprei recentemente FILTROS DA MARCA TECFIL

Filtro Ar: R$ 24,18
Filtro Combustível: R$ 30,91
Filtro Óleo: R$ 28,91

Pergunto se alguém já usou ou sabe se essa marca é confiável.

Obrigado

Imperador!
06/03/2013, 10:12
Tecfil é boa sim. É fornecedora da Ford (que só faz remarcar os filtros)

Jon_offroad
06/03/2013, 10:23
Po eu troco o filtro de ar e o de combustível SEMPRE com 10 mil km, meu motor é o 2.5 4DB6, fiquei meio assim agora troco com 5 mil km???

agricio
06/03/2013, 12:38
Po eu troco o filtro de ar e o de combustível SEMPRE com 10 mil km, meu motor é o 2.5 4DB6, fiquei meio assim agora troco com 5 mil km???

Eu também troco o de ar e de combustivel a cada 10.000km.
Sempre olho o de ar, nos 5.000km para ver as condições.

agricio
06/03/2013, 12:40
Tecfil é boa sim. É fornecedora da Ford (que só faz remarcar os filtros)

Sera que não tem perigo desses filtros TECFIL estourarem na estrada.
O mecanico falou que ninguém usa esses filtros em Pic Ups nem em troller.
Usam os MAG.
Sera que a RANGER usa esse filtro??????

Carlos A. C. Azevedo
07/03/2013, 08:22
Aqui na L200 eu sempre usei os tecfil no ar e um japonês no de combustível, nunca tive problemas, o filtro saía sujo, mas inteiro, e não só na L200 como em um kadett 1.8 e uma Palio week 1.0, nesses dois, tanto filtro de ar, como de combustível e de óleo e sempre ocorreu tudo bem.