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Ver Versão Completa : radiador - sentido do fluxo de água



gabardo
16/11/2004, 09:54
o radiador tem duas entradas principais: a de cima e a de baixo.

- A água quente entra por cima ou por baixo?
e é uma regra ou varia de radiador pra radiador?


- outra coisa: qual produto eu compro pra LIMPAR o radiador? um bom, pra tirar crostas de cálcio e oxidação... acho que o meu tá com algumas partes entupidas... não sei...


mais uma:
- se a água entra por cima: no meu a entrada fica na ponta direita. Se eu respeito o nível de água do vaso expansor, o radiador não trabalha com água até o topo (cobrindo todos os vasos), mesmo quando quente. Logo, a água não escorre pelos vasos do lado esquerdo (eu acho).... isso não é normal, né? devo colocar mais água, acima do nível máx do vaso expansor até cobrir todos os vasos?

Luca
16/11/2004, 10:20
o radiador tem duas entradas principais: a de cima e a de baixo. Não, uma entrada,em cima e uma saída embaixo.


A água quente entra por cima ou por baixo? e é uma regra ou varia de radiador pra radiador? Entra por cima e sai por baixo. Não é regra, mas apenas questão física, natural. Um líquido, ao se aquecer, estabelesse o que se chama de corrente de convexão. A parte mais quente sobe e a mais fria desce, formando um circuito natural. Ponha uma panela no fogo e vc verá isso.


- outra coisa: qual produto eu compro pra LIMPAR o radiador? um bom, pra tirar crostas de cálcio e oxidação... acho que o meu tá com algumas partes entupidas... não sei... Acho que o nome é Radex, da Bardhal. Tem em posto prá vender. Deve ter outras marcas.


... Se eu respeito o nível de água do vaso expansor, o radiador não trabalha com água até o topo (cobrindo todos os vasos), mesmo quando quente. Logo, a água não escorre pelos vasos do lado esquerdo (eu acho).... isso não é normal, né? devo colocar mais água, acima do nível máx do vaso expansor até cobrir todos os vasos? Se a tampa do radiador tiver válvula de retorno não é necessário o nivelamento entre as superfícies do flúido do vaso e do radiador. Ao se resfriar (quando o veículo sai de operação) o radiador puxa de volta o excesso que havia mandado ao vaso de expansão. Se não houver válvula (caso de motores AP), o reservatório tem que estar ligeiramente acima, e o nível do flúido no vaso será mais elevado que o topo da "cabeça" do radiador.

gabardo
16/11/2004, 10:45
meu jipe é diesel... e tem válvula de retorno.
o reservatório fica acima do radiador, mas mesmo assim o radiador não trabalha cheio.
minha preocupação é que ele tá aquecendo demais e eu acho que não está sendo usado todos os vasos de resfriamento porque a água não chega até o lado oposto da entrada de água.
se encho o radiador até cobrir todos os vasos, meu vaso expansor fica acima do limite máximo de agua...

Luca
16/11/2004, 12:13
se encho o radiador até cobrir todos os vasos, meu vaso expansor fica acima do limite máximo de agua...
1) Não tem importância estar trabalhando acima do nível. O máximo que pode acontecer é que, em caso de super-aquecimento, verter líquido prá fora do reservatório.
2)Vc acha que ele tá aquecendo, ou mediu a temperatura? Qual é a temperatura que ele tá trabalhando?
3) Qual é o seu jipe? É adaptado, ou tá tudo original?
[]´s

gabardo
16/11/2004, 14:40
ok,

tenho um bernardão, motor maxion 2.5 adaptado pelo getúlio (cara conceituado em poa) da Ventura 4x4. Acho que a adaptação não é o problema.
O radiador é de uma hilux 2.8 diesel, ou seja, tem capacidade de arrefecimento.

pensei que fosse o ventilador (não é elétrico), mas mesmo na estrada, com bastante ventilação, o motor esquenta rápido.
não medi a temperatura (ainda não coloquei o relógio - burrice, eu sei), mas a água já ferveu 3 vezes.

descartei problemas de ventilação, e sobrou o radiador - que comprei usado. no momento estou limpando ele. hoje à noite vou colocar uma espécie de ácido durante 15min, pra tirar os detritos e depois lavar o sistema e colocar aditivo.

sisnceramente não sei se isso vai resolver, vamos ver. só que observando bem eu vi isso: que a água quente não chegava por cima dos vasos da outra extremidade do radiador. não entendo bem, talvez só vá pra lá quando a água aumenta o volume. o que me intriga é que todos me dizem que o diesel trabalha em temperaturas menores que a gasolina, o que eu não estou observando no meu.

enfim, é 15 minutos andando e a água quase ferve. se os aditivos não funcionarem, vou ter que resolver de outra forma e já queria ir me preparando, vendo outras possibilidades ou entrender como funciona o sistema.

Luca
16/11/2004, 18:08
O radiador é de uma hilux 2.8 diesel, ou seja, tem capacidade de arrefecimento...., .... no momento estou limpando ele. hoje à noite vou colocar uma espécie de ácido durante 15min, pra tirar os detritos e depois lavar o sistema e colocar aditivo. Gabardo,
1) Não necessariamente o radiador de um 2,8 diesel resolve problema de um 2,5 diesel. Seu motor pode ter mais potência, por exemplo. Aí, o radiador pode num "guentá". O ideal seria utilizar-se do radiador do veículo que usa o Maxion 2,5.
2) Esse negócio de usar ácido, cuidado! Não se esqueça que há eixos com retentores, e juntas com insertos de metal, que vão estar expostos ao banho de ácido. Mesmo que seja (e deve) ser diluído. Espero que vc tenha uma boa referência para isso.
3) Já experimentou rodar sem a válvula termostática? O que aconteceu? Se não fez, sugiro que faça, pois vc pode estar precisando trocar a válvula por outra nova ou por outra que propicie mais abertura.
[]´s

cristiano
17/11/2004, 08:21
Cuidado com esse produtos para limpeza que pode iniciar vazamentos no radiador... Coloquei uma vez num carro meu e acho que ele deve ter tirado alguma coisa que tampava algum buraco....

Marcelo
17/11/2004, 08:37
Cristiano,

Muita gente fala isso e não deixa da ser verdade. Mas se começar a vazar é porque precisa de manutenção, um reparo no vazamento para sanar o problema. :wink: O que não pode é andar com o radiador vedado por sujeira. :wink:

Já pensou se essa crosta de sujeira que está vedando sai e vai para as galerias do motor, no meio da trilha, ou de uma viagem longa? :? :? Será bem pior, não? :wink:

O melhor é colocar o produto, se aparecer vazamentos, arrume e não tenha dor-de-cabeça posteriormente. :wink: :wink:

[s] não-vazados,

gabardo
17/11/2004, 11:41
acertou na mosca, Luca - é a válvula termostática. Parece que tá obstruída.
Não sei se tiro fora, pode me causar problemas no inverno.
Gostaria de arrumar, mas não sei se dá ou tem que trocar mesmo.
Não sei também se a valvula é toda aquela caixinha quadrada ou só o parafuso que tem em cima...
E tirar ela quer dizer o quê? ligar o radiador direto na bomba dágua?

eu poderia ir num mecânico, mas prefiro resolver sozinho, pra aprender.

gabardo
17/11/2004, 14:06
consegui uma figura pra ilustrar:
Alguém sabe dizer qual das peças preciso trocar ou tirar para desobstruir a passagem de água?

Luca
17/11/2004, 14:59
Gabardo,
É a peça de no. 7 da figura. Solte os parafusos e a abraçadeira da mangueira. Retire a válvula com a mão (se estiver grudada pela junta, use ferramenta). Compre uma válvula nova e remonte o conjunto. Não custa caro. Talvez uns R$ 50,00.
Vc pode rodar sem ela, mas o motor vai trabalhar em temperatura inadequada, consumindo mais, e comprometendo a durabilidade. O motor vai falhar, principalmente em giro alto e baixa temperatura ambiente (à noite ou dias muito frios) Por pouco tempo ou em caso de emergência, num tem erro.
Se vc não encontrar a peça ou ela custar "mucha plata", poderá colocar um calço, mentendo-a permanentemente aberta. Vc mesmo verá como fazer isso quando tiver com ela na mão. Se não conseguir, escreve que a gente ajuda.
Espero que dê certo.

Obs.: 1) onde vc consegui a figura? 2) Como vc concluíu que era a válvula?

[]´s

gabardo
17/11/2004, 15:40
valeu pela ajuda...

consegui a figura em um dos manuais que baixei do site da "international".
é um pdf com nome hs_final - tem todas as peças do motor - 440 pg.
o site é http://www.nav-international.com.br/catalogo/hs_final.pdf
ou http://www.nav-international.com.br/Catalogo.asp?Idioma=1
e clica com o botão direito pra salvar o arquivo.

Quando estava tentando limpar o radiador, resolvi fazer o óbvio (que já tinha que ter feito antes) - desconectar a mangueira de entrada de água do radiador pra ver se passava água. Pois é, não passou... achei que era a bomba d'água e falei com o cara que me vendeu o motor e ele falou que poderia ser a válvula - fez mais sentido pra mim já que com o motor funcionando a água era bombeada pro vaso de expansão. o teu parecer só veio a confirmar a suspeita.
Hoje vou desmontar e ver se passa água sem a válvula, pra então comprar outra válvula (ou arrumar, se tiver só trancada...)

Luca
17/11/2004, 15:57
Gabardo,
Cuidado com conclusão precipitada. A válvula, com motor frio, não deve deixar passar nada, mesmo. Mas só tem esse jeito de descobrir o defeito. Desmontando e vendo se melhora sem ela. Ou então, jogando a válvula numa panela com água fervendo, e vendo se ela abre.
Depois fala prá gente o que deu. Abraço e boa sorte.
[]´s

gabardo
17/11/2004, 16:17
é, o motor tava beeeem quente (20 minutor funcionando parado), devia estar passando água....
Quando eu tirar ela vou fazer o "teste da panela" pra ver.
Amanhã eu digo se resolveu...

abraços

gabardo
18/11/2004, 14:10
bois bem....
tirei a válvula velha, coloquei na panela pra fazer o teste e ela só abriu quando a água começou a ferver. achei que tava ruim ou desrregulada então decidi comprar outra.

Coloquei a válvula nova (original) na panela e pra minha surpresa ela tb só abriu quando a água começou a ferver.

Instalei a válvula nova no jipe durante o almoço, mas não testei pra ver se deu resultado. A julgar pelo teste da panela, acho que não vai adiantar. hoje eu vou testar com o jipe em funcionamento.

se não der, tô pensando em amaciar a mola da válvula, que é dura pacas, pra abrir antes... alguém tem uma sugestão de outra maneira de adiantar a abertura da válvula?

ou alguém sabe qual a temperatura de funcionamento do maxion?

gabardo
18/11/2004, 15:06
bois bem....
tirei a válvula velha, coloquei na panela pra fazer o teste e ela só abriu quando a água começou a ferver. achei que tava ruim ou desrregulada então decidi comprar outra.

Coloquei a válvula nova (original) na panela e pra minha surpresa ela tb só abriu quando a água começou a ferver.

Instalei a válvula nova no jipe durante o almoço, mas não testei pra ver se deu resultado. A julgar pelo teste da panela, acho que não vai adiantar. hoje eu vou testar com o jipe em funcionamento.

se não der, tô pensando em amaciar a mola da válvula, que é dura pacas, pra abrir antes... alguém tem uma sugestão de outra maneira de adiantar a abertura da válvula?

ou alguém sabe qual a temperatura de funcionamento do maxion?

Luca
18/11/2004, 17:59
Gabardo,
Já que é relativamente fácil acessar a válvula, tire-a fora, e rode sem. Veja se aquece.
Se vc quiser adulterar a válvula, num precisa entortar ou cortar mola. Normalmente é possível a instalação de um calço, nela. Não conheço a peça do Maxion, mas se vc examinar bem descobrirá como se faz.
Foi cara a aquisição da válvula :shock: ?
[]´s

gabardo
19/11/2004, 09:19
a valvula custou R$ 45.

coloquei 3 litros de liquido pra radiador e a válvula nova. Acho que ficou bom - andei ontem e não esquentou, e tava passando água pro radiador.

O motor ficou quente só quando o jipe ficou parado um tempo (acho que foi pq não tava circulando água)

Agora tenho que colocar um relógio de temperatura pra monitorar melhor.
Falando nisso, por acaso é através daquele sensor (nº10) da figura que se mede a temperatura?

tem um fio ligado ali mas meu relógio (original jeep) não tá marcando. O fio deve ta cortado ou desligado.... ou aquele senso não tem a ver com isso....

Luca
19/11/2004, 13:03
Gabardo,
Pelo desenho, a peça se assemelha ao sensor de temperatura, vulgo cebolinha da temperatura. Verifique a fiação.
[]´s

guilhermeabreu
19/11/2004, 13:49
GABARDO

Venho acompanhando suas dúvidas e soluçôes do GRANDE LUCA (FERA); dou mais uma opinião a respeito do aquecimento.
NÃO aconselho a vc ARRUMAR a velha ou MEXER na nova, pois são peças de ALTA precisão, outra saída seria de comprar outra válvula com abertura em temperatura menor. EX: Se a sua abre a 88ºC, compre uma cuja abertura se faz a 83ºC.
Mas 1º- consulte o site da INTERNATIONAL para saber ao certo qual é a temperatura que seu motor trabalha e qual a temperatura de abertura da válvula deste seu motor. AÍ não tem ERRO. Ou procurar outro defeito, e ou deficiencia do sistema de refrigeração.

OBS: NUNCA ANDAR SEM VÁLVULA POR MUITO TEMPO, REFORÇANDO O QUE LUCA FALOU.
FALOWSSSSSSSSSSSS?

gabardo
19/11/2004, 14:01
ok. desisti de mexer nela. tô usando como ela é.
tá funcionando legal agora, só preciso ligar o marcador de temperatura.

valeu a todos pelas dicas.

Luca
19/11/2004, 14:40
Gabardo,
Fiquei em dúvida, afinal era ou não a válvula termostática? Tá rodando legal? O nível do flúido parou de baixar? []´s

gabardo
19/11/2004, 17:29
o nível de água não tava baixando... a água só não tava circulando.

não tenho marcador de temp., mas dei umas bandas e não tá aquecendo tanto (sentindo com a mão).
tô usando a válvula nova e 3L de líquido pra radiador (que eu acho que fez grande diferença).

só depois que o motor pára (e a água pára de circular), que o motor dá uma esquentada - mais do que em funcionamento, mas deve ser normal...

certeza mesmo eu só vou poder ter quando instalar o relógio de temperatura. Mas se a temp de funcionamento é a mesma da abertura da válvula (88º), então acho que tá normal.

Luca
19/11/2004, 20:48
Ok! Verifique a diluição do fluído no manual do proprietário de algum veículo onde este motor é aplicado. Normalmente o Bardhal RadCool é diluído a 50% (1 prá 1).
[]´s e boa sorte.