PDA

Ver Versão Completa : Direção Hid. D20



Ricardo Francisco de Souz
16/11/2004, 09:49
Caros Ruralzeiros,

Alguem já colocou o setor de direção da D20, na Rural :?:

Inté,

Ricardo Francisco de Souz
22/11/2004, 13:58
Obrigado Galera :!: :!: :!: :!: :evil: :evil: :evil:

Valeu pessoal :!: :!: :!: :!: :evil: :evil: :evil:

andretomasi
22/11/2004, 20:35
Ihhhh Ricardo, baixa a bolinha aí, ninguém aqui tem obrigação de responder nada, todo mundo responde pra ajudar, na maior boa-vontade..
Se ninguém respondeu, é porque ou ninguém colocou ou nunca viu essa direção em Rural, ou ainda não teve tempo de olhar o tópico, então se acalma e espera.. em 6 dias desde que postou a mensagem, talvez os Ruraleiros nem tenham lido ainda.

[ ]´s a favor da paciência no fórum

Ricardo Francisco de Souz
23/11/2004, 08:12
Keko,

OK, ok, não foi com essa intenção. :shock:

Ontem era segunda, hoje já estou calmo. :D

Sempre no armário, ó no aguardo das respostas. :idea:

Muita lama para você.

Inté,

andretomasi
23/11/2004, 13:06
Em tempo, tu já viu esse setor de D20? Ele é do tipo sem-fim ou pinhão e cremalheira? Se for sem-fim, talvez tenha que cortar a grade dianteira pra instalar :?
IMHO pelo peso das duas parece ser uma boa opção, mas se quiser outra, o Cícero aqui do fórum tem caixa de direção de Santana na Rural dele.

[ ]´s

Ricardo Francisco de Souz
23/11/2004, 13:39
O setor da D20, é do tipo sem fim, que tem uma fixação/sistema muito semelhante ao original.

Mas vi somente uma RURAL com este sistema.

andretomasi
23/11/2004, 13:42
Ricardo, a que pretende instalar é hidráulica? Não vai ter que cortar a grade?

[ ]´s

Ricardo Francisco de Souz
23/11/2004, 14:05
Acredito que não.

Na rural que vi, o setor estava montado no local original, e eixo pitman, passava pela longarina, igual ao sistema original.

Vou começar carimpar em desmaches alguma peça, para poder comparar e estudar esta instalação.

Max Terry
28/12/2004, 12:34
Esse setor da d20 hidraulica, é fixado por fora do chassis, eu não sei como é o tipo de direção da rural, pois tenho um cj5.

Cowboy
04/08/2005, 07:04
Ricardo, bom dia. A CX de que falas é sensacional, p/ esse veículo, mas não a instale como mencionastes, pois continuarás com os problemas de somatório de folgas que temos no sistema horiginal. Foi a besteira que fiz, ao instalar a CX da D-10 na minha. CX parruda, não me dá problemas, mas aquele monte de braços... que terror!!! Assim que puder, vou passar p/ a parte da frente, eliminando o máximo de articulações.
Abraços.

Polvora
04/08/2005, 09:09
Cowboy,

Beleza ?

Você tem detalhes desse sistema ? Minha direção está de "férias" e além disso não confio nessa direção na trilha. Na última pensei que iria torcer a coluna :shock: .
Se você tiver detalhes por favor passa aqui pra gente :concordo:

[]

Cowboy
04/08/2005, 09:49
Grande Pólvora... Cara, não tenho máquina digital, e até por isso não tenho album aqui no forum, mas não será difícil entender.
A CX da D-10 e da D-20, são muito semelhantes a horiginal, só que muito mais parrudas. São excelentes CXs, mas p/ que possamos tirar proveito dessa vantagem, não adianta usarmos a mesma montagem e configuração que temos no sistema horiginal, pois apesar dessa CX não dar folga com facilidade, todo o resto do conjunto irá comprometer o novo sistema. A CX da chevrolet tem a saida na lateral, e não na sua extremidade frontal, como a do Maverick, por isso ela deverá ser posicionada deitada, mais à frente, p/ que fique em posição compatível com sua nova "função". O segredo está no ensaio de um suporte p/ mantê-la nessa nova posição. Outro detalhe será a coluna da direção, que deverá fazer uma curva, p/ acompanhar a nova posição da CX, e por isso deverá conter pequenas cruzetas (daquelas tipo da Uno).

RogérioNunes
11/08/2005, 19:46
All,
Já instalei um pouco mais de 10 caixas de direção hidráulicas de opala em rural com a bomba ZF do santana ou mesmo a bomba do opala.Em quase todos eles, tb troquei a coluna por uma do corcel II.RECOMENDO.

Polvora
11/08/2005, 21:29
All,
Já instalei um pouco mais de 10 caixas de direção hidráulicas de opala em rural com a bomba ZF do santana ou mesmo a bomba do opala.Em quase todos eles, tb troquei a coluna por uma do corcel II.RECOMENDO.

Roger,

Coloca umas fotos pra ilustrar :concordo: Vc tem detalhes de direção mecânica também ??? Tem um camarada o Leandro com o Dom Pedro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7710)tá apanhando pra montar a direção e eu também tenho interesse em mudar a minha :pensativo:

[]

Zepi
12/08/2005, 01:24
Também tenho interesse num setor mais forte,entetanto queria instalar no local da original como muitos não aconselham em função de folgas.Só que no meu caso a folga é só no setor.As barras estão se nenhuma folga.E além do mais é muito mais simples de fazer dessa forma,sem contar um fato crucial,ainda estou com o sistema original de alavancas de marcha(tudo em bom estado),que funciona perfeitamente.Esse negócio de cortar lataria;cruzeta;curvas...não dá muita gambiarra???Outra coisa,o sistema pode não ser o melhor,entretanto o meu já está com 34 ANOS!!!E tem bem mais velhas andando por ai...Gostaria de mais detalhes sobre a montagem desses setores no lugar do original.Se alguém prder me ajudar,eu agradeço.Abraços...

BrunoBB
09/09/2005, 11:11
All:

Tai a minha adaptação, setor de landau, bomba no próprio motor (Q20B4T).

L Sergio Garcia
18/09/2005, 07:50
Bom dia Amigos

Apesar de acompanhar as conversas no forum faz muito tempo, me intrometo muito pouco, mas agora que voces estão falando de direção gostaria, se possivel, algumas opiniões:
Resolvi sem pesquisar muito, adaptar a cx do opala. Acontece que o mexanico que adaptou, instalou a cx próxima da posição original da rural, até ai tudo bem, colocou uma cruzeta para dar o angulo entre a cx e a coluna de direção, usou nas rodas o sistema de barras original. Ai começaram os problemas:

1-a direção ficou um pau de dura
2-olhando mais atentamente o angulo da cruzeta ficou muito fechado a meu ver
3-aquela junta de borracha que vai entre a cx e a barra parece que vai ser arrancada qdo se vira a direção, etc, etc...etc.

Gostaria da ajuda dos amigos, pois não sei se o erro está na escolha da cx, ou do angulo desta cx, ou ainda no sistema de acionamento das rodas que foi mantido original.
desde já obrigado e saudações.

Jacaré

BrunoBB
18/09/2005, 10:24
Sérgio:

Na saída do setor é possível instalar uma cruzeta (procure nos desmanches em setores de S-10 dá para usar) pois a junta elástica não consegue trabalhar na mesma angulação da cruzeta. Com isto poderá mudar a posição da (agora) segunda cruzeta diminuindo o ângulo.
Eu tive este problema no início da instalação, uma das cruzetas ficou com o ângulo muito fechado e a direção ficou como se estivesse com um calo, foi diminuir o ângulo e pronto.

Bruno
Rural 66 4x4 - Perkins Q20B4T
CJ-5 64 (no estaleiro)
SW4 94

L Sergio Garcia
18/09/2005, 11:29
Bruno


Obrigado pela dica, um abraço


Jacaré

Humberto Baldisseri
05/11/2005, 17:54
Ricardo,porque vc nao tenta instalar a da S10,no meu Jeep ficou show de bola.
Abraços,Humberto.

Wilson Oliveira Santos
29/12/2005, 22:02
Humbertp Baldisseri,
por favor, se possível, envie-nos fotos com detalhes da adaptação.

wilson

Kim
29/12/2005, 22:19
Caro Ricardo!
No meu Jeep, coloquei a do VW (gol), ficou excelente, mais é fragil.
Recomendo a do Omega, fica muito bom e é a que o pessoal da região tá colocando, pouca adaptação(quase).
O ideal e reestruturar a coluna de direção.
No painel de fogo a coluna sai entre os pedais (originalmente), o que sa deve fazer é colocá-la mais alta, para que passe beirando o paralama - tem que trabalhar o paralama para a barra passar (pouca coisa).
Então a barra fica quase reta do volante até o setor, colocando somente uma cruzeta entre a barra e o setor.
Após o setor faça uma barra até o lado direito, do lado esquerdo até o direito autra barra, mais vamos aos detalhes.
Do lado direito, use o terminal que tem entrada para outro terminal (sabe aquele terminal duplo), onde encaixara o terminal do setor.
Cuide para as roscas dos terminais ficarem diferentes (rosca direita e esquerda - para encolher e esticar a barra para alinhar)
Espero ter ajudado.
Atte,
Gentil Filho

Wilson Oliveira Santos
12/02/2006, 23:37
BrunoBB,

Vi as fotos da direção do landau que colocaste na sua Rural.
Gostaria de ver, se possível, como ficou a conexão do lado direito
da roda(manda uma foto). Gostaria de saber se este suporte que voçe colocou é dobrado em chapa única ou se é soldada ali na vertical(onde encontra com o chassi. Já quebrou as soldas alguma vez? Quantas voltas na direção para ir de um lado ao outro? Vi que tem um buraco alongado, falha nossa ou é regurador? Se possível manda mais fotos. principalmente com detalhe da parte superior.
Desculpe-me por tantas perguntas. Na minha rural coloquei a caixa de direção da sprinter. Porém, ficou forçando muito de um dos lados, e o carro perdeu curso nas molas. obrigado Tchau.