Conectar

Ver Versão Completa : Carburador dfv 228

Jurandir Lima
13/05/2009, 20:36
Meu queridos, certamente alguns de vcs ja tiveram aporrinhacao com seu dfv(Carburador), mesmo depois de ter trocado o reparo, inclusive alguns chegaram trocar por outro modelo, pois bem se o problema era afogameto intermitente, peca seu carburador de volta, Eu explico, As boias disponiveis no mercado para o nosso dfv apesar de encaixar perfeitamente na hora da montagem, mas nem tudo que parece e, quando vc coloca a tampa monta no local (no motor) e testa ele trabalha perfeitamente(o jeep esta parado), mais quando vc pega seu jeep e pega estrada o bicho comeca a reclamar ta afogando, e que ocorre e o seguinte, quando o veiculo comeca a andar principalmente em estrada de chao, a boia no interior da cuba comeca a se deslocar em consequencia da folga como esta boia nao e totalmente original, digo que a pequena aba atraz do eixo trabalha muito proximo a parede da cuba vindo a agarrar ocorrendo afogamento do motor,quando vc chega em casa em e abre a tampa do carburador e encontra tudo perfeito, e porque no momento da abertura a boia destrava, ela fica travando e destravando no balanco do jeep, tire a boia e quebre as quina da ABA no esmeril, e tire o maximo que poder para criar uma folga entre a aba e a parede do corpo.

Naval

Pedrinha Macae.

CAPITÃO
30/05/2009, 19:59
Meu amigo JURANDIR, eu tive o mesmo problema com o DFV228 e só consegui resolver com o que você relata. Foi um martírio, montagens e desmontagens e nada, até que desconfiei da aba da bóia a que você se refere, tendo utilizado um esmeril para resolver o problema. Não postei nada no forum, porque pensei que tal problema fosse do fornecedor da marca de bóia que comprei. No entanto, vejo que o problema é comum neste tipo de carburador. Bela sacada....

wcas
31/05/2009, 10:48
Pra não fazer "cagada" com o esmeril, sera que alguem pode postar uma foto do local exato que tem que desgastar ??

Obrigado.

Julinot
27/07/2009, 19:14
Um tópico dessa relevância e ficou por isso mesmo ? Cadê a foto da tal abinha ? Vamoscontinuar, porque tem muito artista da mecânia condenando carburador inocente injustamente por aí...

Abraços a todo...

nica
Pra não fazer "cagada" com o esmeril, sera que alguem pode postar uma foto do local exato que tem que desgastar ??

Obrigado.

Fabiano Willys CJ5 1959
07/08/2009, 21:20
Pessoal, eis mais uma manha da "marrenta" carburaçaõ DFV228 que eu não conhecia !! .
A propósito, vcs sabem normalmente i que significa DFV no linguajar mecânico ?
Bom vamos lá, eu explico ! É que de "tão" facil de encontrar uma regulagem pra ela funcionar corretamente, a sigla tem o significado: De Foder a Vida !! He he he !
Abraço a todos e aguardamos as fotos do local do retrabalho !
Fabiano Lima

Willys51or
17/09/2009, 12:34
Podemos substituir esse carburador, o tal DFV228 por um outro equivalente? E principalmente viável economicamente. Pode ser o H40EIS? Lembrando que é um motor opala 4 cc.

matrakaum
26/09/2009, 15:07
O De Foder a Vida começou a me Foder de novo!!!!
eu fui fazer uma limpeza no danado aí pulou uma esfera de não sei onde...
Bom achei que o local onde faria sentido dela estar seria aonde fica o pistonete...pois bem, coloquei lá..
Fucinonei o Jeep e o infeliz transborda a gasolina...e o Jeep morre, ou seja, não está indo gasolina aonde deveria e então dá excesso na cuba.
Eu tirei hoje e vi que o Pistonete estava travando aí percebi que a esfera travava lá em baixo e o bicho não descia....mas s/ a esfera a gasolina fica voltando pelo o orifício na cuba...
E a pergunta maior...aonde fica esta esfera??????????????????????????????????

Rafaminc
27/09/2009, 11:53
Matrakaum, vc olhou se essa esfera não era a que fica na ponta da agulha? Se estiver transbordando, vc está com problema na boia/agulha/sede. O pistonete não interfere no trabalho da boia.
Testa o pistonete com a tampa aberta, quando vc pucha ele, a esfera deixa o pequeno cilindro encher de gasosa, e quando vc empurra ela fecha o orifício fazendo contraq pressão para injetar o combustivel no venturi. Funciona como uma válvula direcional e a esfera fica solta ali dentro.

At.

Rafael

Julinot
28/09/2009, 07:17
Não haverá uma reposta objetiva para a pergunta do nosso amigo ?

Abraços a todos...

Podemos substituir esse carburador, o tal DFV228 por um outro equivalente? E principalmente viável economicamente. Pode ser o H40EIS? Lembrando que é um motor opala 4 cc.

Rafaminc
28/09/2009, 07:49
Sendo esses carburadores muito antigos, qualquer carburador mais moderno com vazão maior ou igual vai funcionar bem. Tudo vai depender do carburador disponível e da pessoa que vai fazer a adaptação.
Eu partiria medindo o diâmetro do venturi do carburador substituto. O original do Bf tem Ø27mm (572mm³). Se for um de duplo estágio, é só somar a área das duas entradas.
Hoje eu rodo com meu carburador com área de passagem de ar 220% maior que a original, sendo que isso aumentou o rendimento geral do motor.

Abraços

matrakaum
28/09/2009, 09:56
Bom Dia Rafaminc,
a esfera da ponta da agulha a que vc. se refere é aquela que fica jto a bóia? Se for não é esta pq. a mesma está lá.
Eu acho que sua explicação de puxar o pistonete mto pertinente, aliás, o único lugar que achei que faz sentido daquela esfera é lá no lugar do Pistonete.
Qdo ele sobe a esfera tb. sober devido a sucção e deixa aquele local encher de gasolina que estava na cuba. Aí qdo o pistonete fizesse o sentido contrário a esfera tampa o orifício de entrada da gasola e a mesma deveria sair por outro local. Mas aonde seria este outro local.
O que eu percebi é que não há este outro local, portanto, na volta do pistonete ele não volta pois o compartimento está cheio de gasolina e o únicoa lugar, que consegui notar, por onde saíria a gasola está tampado c/ a esfera. Aí o pistonete trava em cima.

Rafaminc
28/09/2009, 11:00
Bom Dia Rafaminc,
a esfera da ponta da agulha a que vc. se refere é aquela que fica jto a bóia? Se for não é esta pq. a mesma está lá.
Eu acho que sua explicação de puxar o pistonete mto pertinente, aliás, o único lugar que achei que faz sentido daquela esfera é lá no lugar do Pistonete.
Qdo ele sobe a esfera tb. sober devido a sucção e deixa aquele local encher de gasolina que estava na cuba. Aí qdo o pistonete fizesse o sentido contrário a esfera tampa o orifício de entrada da gasola e a mesma deveria sair por outro local. Mas aonde seria este outro local.
O que eu percebi é que não há este outro local, portanto, na volta do pistonete ele não volta pois o compartimento está cheio de gasolina e o únicoa lugar, que consegui notar, por onde saíria a gasola está tampado c/ a esfera. Aí o pistonete trava em cima.

Tem que ter um furinho bem pequeno lá perto do furo da esfera, pois esse furo se comunica com o injetor que fica sobre a borboleta. Tenta passar um ar comprimindo para limpa-lo.
Provavelmente entupiu esse canal e o pistonete não desce mais (apesar que, quem aciona ele é a mola na da haste, evitando que o conjunto fique travado).
Não estou com meu Jeep aqui para olhar, mas deve ser um tubinho de cobre do diâmetro de um palito de dente que mija a gasolina no meio do bocal quando vc aciona o pistonete.
Se não é a esfera da agulha, então a esfera que vc achou está no lugar certo.
:concordo:

Julinot
28/09/2009, 13:09
220% ?
Causa grande impacto no consumo ?

Obrigado...

Abraços a todos...

Sendo esses carburadores muito antigos, qualquer carburador mais moderno com vazão maior ou igual vai funcionar bem. Tudo vai depender do carburador disponível e da pessoa que vai fazer a adaptação.
Eu partiria medindo o diâmetro do venturi do carburador substituto. O original do Bf tem Ø27mm (572mm³). Se for um de duplo estágio, é só somar a área das duas entradas.
Hoje eu rodo com meu carburador com área de passagem de ar 220% maior que a original, sendo que isso aumentou o rendimento geral do motor.

Abraços

Rafaminc
28/09/2009, 13:33
220% ?
Causa grande impacto no consumo ?

Obrigado...

Abraços a todos...

Opss :parede: errei, é 120%, ou 2,2 x maior:
Antes 27mm (572mm²) e agora 40mm (1256mm²).

No GNV aumentou uns 20% a força e ficou uns 10% mais econômico (média 9km/metro contra 7 a 8). Na gasolina também ficou com mais força, mas não fiz média.
Um carburador com maior vazão, com certeza melhora o rendimento do BF, deixa o motor mais oxigenado, mais solto e aumenta a resposta nas acelerações.
Além do mais, o carbura original era usado no corcel I com um motor 1000 cilindradas menor.

Julinot
29/09/2009, 07:33
Meu carburador agora anda quieto. Mas houve uma fase em que andava sempre entupindo (não é culpa dele) e afogando, e falhando, etc. Depois de uma superlimpeza e da colocação de um filtro novo e maior a coisa melhorou. Mas tenho vontade de colocar um outro mais moderno, que no entanto não aumente ainda mais o consumo, que hoje deve estar na melhor hipótese por volta de 5,5 Km/l.

Abraços a a todos...

No GNV aumentou uns 20% a força e ficou uns 10% mais econômico (média 9km/metro contra 7 a 8). Na gasolina também ficou com mais força, mas não fiz média.
Um carburador com maior vazão, com certeza melhora o rendimento do BF, deixa o motor mais oxigenado, mais solto e aumenta a resposta nas acelerações.
Além do mais, o carbura original era usado no corcel I com um motor 1000 cilindradas menor.

matrakaum
01/10/2009, 18:08
Rafaminc,
Vou procurar este orifício lá onde fica o pistonete....Como vc. disse tem que estar entupido mesmo...
Posto aqui os resultados.

Um abraço,

matrakaum
05/10/2009, 15:57
Coloquei a esfera no lugar dela....realmente estava entupido a passagem p/ a boca do carburador.
Agora surgiu um outro problema....além de ele falhar qdo vc. dá aquelas aceleradas repentinas ele tá pipocando...parace que tá saindo gasolina s/ queimar...
Será que é excesso?

Um abrçao,

Rafaminc
05/10/2009, 16:14
Tenta ir puchando o afogador e veja se o problema piora. Se melhorar, é falta, caso contrário, reduza um pouco o giclê que fica abaixo da cuba.
Outra, o filtro de ar não está entupido derrepente? Tentou andar sem a mangueira do ar?
Normalmente vc sente as falhas nas acelerações rápidas quando aquela membrana do pistonete estiver cansada (antigamente o pistonete era feito com um courinho, e hoje é uma porcaria de plástico mal feito). Daí falta combustível devido a baixa pressão no injetor e o motor dá umas engasgadas por falta de gasolina. Se vc for acelerando devagar, o problema não aparece.

Lucas Nassif
05/10/2009, 17:04
... ele falhar qdo vc. dá aquelas aceleradas repentinas ...

Olha, recentemente peguei 3 Jeeps (BF161) com o mesmo problema.
Um deles foi o meu, que depois que ficou 1 mês sem ligar passou a falhar a aceleração rápida. Os outros 2 são de amigos meus daqui de PL. Ambos falhavam quando pisavam no acelerador.

Em dois dos 3 jeeps (o meu e o de um amigo), o pistãozinho estava novo. Ele comprimia a gasolina mas não injetava pela bengalinha. Retirei somente aquele bujãozinho que fica do lado de fora do carburador, na mesma direção da bengalinha, passei um fio de cobre e resolvido o problema em ambos os casos.

Já o terceiro Jeep, estava com o pistãozinho ruim. Aquela capa de couro/plástico se desfez dentro do carburador, e pedaços dela agarraram dentro da bengalinha. Também retirei o bujãozinho externo, e passei um fio. Foi mais difícil de desobstruir, mas no final tudo deu certo.

Em ambos os casos, somente uma limpeza completa do carburador não resolveu. Nos 3 jipes, desmontei o carburador por completo, sem sobrar peça nenhuma, lavei tudo e quando montei ainda falhava a rápida. O ideal é sempre ao lavar o carburador, retirar o bujãozinho e soprar a bengalinha usando jato de ar.

Meus 0,0002 cents!

matrakaum
13/10/2009, 15:36
Rafaminc,
Qdo tah c/ o Afogador puxado não pipoca..só qdo acelero mesmo..tipo, dou umas bombadas aí começa a estourar...

Rafaminc
13/10/2009, 17:06
Bom se vc for acelerando devagar e não pipocar é o pistonete que foi pro pau.
Agora, se o problema acontecer assim mesmo, dá uma olhada na parte elétrica (distribuidor, ponto, cabos, velas...).

Abç

matrakaum
14/10/2009, 11:23
Eu toh começando a achar q pode ser a parte elétrica pq o pistonete é novo..troquei ele na limpeza...
Teve um cidadão que me ofereceu a ignição eletrônica. Na verdade ele vai construir uma c/ o eixo da minha...acho que é isto.
Toh quase mandando fazer.

Lucas Nassif
14/10/2009, 18:04
Eu toh começando a achar q pode ser a parte elétrica pq o pistonete é novo..troquei ele na limpeza...

O pistonete pode ser novo, mas se a bengalinha estiver entupida, dá na mesma e o problema persiste.

O ideal é trocar o pistonete, tirar aquele bujãozinho que fica do lado de fora (prensado, mas se puxar com alicate sai), e passar um fio beeem fino pela bengalinha, juntamente com jato de ar. Aí desobstruirá a passagem, e se o problema tiver ali, vai resolver.

T+

Julinot
30/10/2009, 09:08
Pistonete, bengalinha, esfera, bóia... alguém pode postar um esquema do DFV228 com a identificação de todos os componentes ? Estou pensando em investir num novo hobby... mexer e consertar carburadores.

Abraços a todos...

O pistonete pode ser novo, mas se a bengalinha estiver entupida, dá na mesma e o problema persiste.

O ideal é trocar o pistonete, tirar aquele bujãozinho que fica do lado de fora (prensado, mas se puxar com alicate sai), e passar um fio beeem fino pela bengalinha, juntamente com jato de ar. Aí desobstruirá a passagem, e se o problema tiver ali, vai resolver.

T+

Lucas Nassif
30/10/2009, 13:34
Pistonete, bengalinha, esfera, bóia... alguém pode postar um esquema do DFV228 com a identificação de todos os componentes ? Estou pensando em investir num novo hobby... mexer e consertar carburadores.

Abraços a todos...

Bom, fiz umas marcações aqui agora muuuito meia boca pra ter noção das coisas "mais importantes" do corpo do carburador.

Quando o motor pipoca/falha nas acelerações rápidas e não injeta gasolina ao bombar o pedal, provavelmente o pistão da injeção (ou pistonete) está ruim.

Este, na foto, tá marcado com o número 3. É uma haste com um couro e mola na ponta. Geralmente esse couro se desfaz e sai entupindo tudo pela frente. Essa peça em questão costuma custar R$ 6,00. E é mole de trocar!

Porém, em alguns casos, trocando só o pistonete não resolve o problema. Como dito acima, quando o couro se desfaz, ele sai entupindo o circuito da rápida. Para um serviço melhor, é necessário fazer a limpeza nesse circuito também, que se resume em desobstruir a bengalinha. A bengalinha em questão é o número 2, aquele caninho dourado.

Só que o acesso até ele é muito ruim, praticamente impossivel enfiar um arame ou coisa do tipo pela ponta. O segredo está no bujãozinho externo (número 1). Ele fica prensado no corpo do carburador, mas dá pra retirá-lo com um alicate (tente fazer isso sem danificá-lo). Após retirar esse bujão, é só desencapar um fio de cobre e passar 1 fiozinho pela bengalinha (sentido bujão --> bengalinha) e aí a limpeza tá feita. Vale a pena soprar com ar comprimido!

Agora é hora de colocar o bujão. Ele estava sob pressão na carcaça, mas como vc tirou de lá, agora ele não entra com pressão mais. Na maioria dos casos, se somente colocá-lo lá, vai vazar combustível por ali. O ideal é passar teflon no bujão pra ele entrar justo.

Bom, agora é colocar o pistão novo e correr pro abraço!

Aproveitei e coloquei outras marcações na foto:

núm. 4: é ali que o comb é "sugada" para a injeção da rápida!
núm. 5: ali o comb é sugado para o gigle que fica embaixo da cuba.
núm. 6: gigle de marcha lenta.
núm. 7: parafuso agulha para regulagem do ar.

Julinot
30/10/2009, 13:39
Muito obrigado, Nassif...
Achei uns esquemas num site de Rural, mas essa tua foto está muito boa.
Vou imprimi-la e me guiar por ela.
Meu carburador precisa de enbuchamento básico segundo o que já mais de um mecânico me disse. Por enquanto vou mexer no bássico.

Nasce aqui um mecânico !

Abraços a todos...

Lucas Nassif
30/10/2009, 14:01
Muito obrigado, Nassif...
Achei uns esquemas num site de Rural, mas essa tua foto está muito boa.
Vou imprimi-la e me guiar por ela.
Meu carburador precisa de enbuchamento básico segundo o que já mais de um mecânico me disse. Por enquanto vou mexer no bássico.

Nasce aqui um mecânico !

Abraços a todos...

Não é nada complicado não. É só desmontar e prestar atenção nos detalhes pra montar certinho depois. Não tem erro.

Aprendi fuçando no meu mesmo e fui pegando confiança. Atualmente, mexo nos carburadores de Jeeps de amigos meus daqui.

É uma terapia!! :lol:

tulliomf
01/11/2009, 00:52
Ola amigos!
Meu carburador ta precisando de uma regulada, porque quando ligo o Jeep, o motor fica "apagando" com facilidade, e sei que existe um tipo de "parafuso" que serve para regular mas eu não sei como usar, ai se alguém souber como se faz para melhorar o funcionamento pode escrever que vai me ajudar muito!
Um abraço a todos

Lucas Nassif
02/11/2009, 17:53
Ola amigos!
Meu carburador ta precisando de uma regulada, porque quando ligo o Jeep, o motor fica "apagando" com facilidade, e sei que existe um tipo de "parafuso" que serve para regular mas eu não sei como usar, ai se alguém souber como se faz para melhorar o funcionamento pode escrever que vai me ajudar muito!
Um abraço a todos

Considerando que o carburador tá limpo e com a bóia regulada, pode ser somente a regulagem do parafuso da mistura ar/comb, que é aquele que tem uma ponta cônica e uma mola (tem ele marcado na foto aí pra cima).

Bom, pra regular ele é simples. Vá apertando-o sem forçar até sentir uma resistência. Depois dê 2 voltas e meia no sentido inverso (abrindo). Aí ele vai chegar na regulagem "original". Liga o motor e confira essa regulagem.
Aperte o parafuso beeem devagar até a rotaçao do motor começar a diminuir. Quando isso acontecer, abra o parafuso cerca de 1/4 de volta até a lenta estabilizar. PRONTO!

tulliomf
02/11/2009, 19:14
Considerando que o carburador tá limpo e com a bóia regulada, pode ser somente a regulagem do parafuso da mistura ar/comb, que é aquele que tem uma ponta cônica e uma mola (tem ele marcado na foto aí pra cima).

Bom, pra regular ele é simples. Vá apertando-o sem forçar até sentir uma resistência. Depois dê 2 voltas e meia no sentido inverso (abrindo). Aí ele vai chegar na regulagem "original". Liga o motor e confira essa regulagem.
Aperte o parafuso beeem devagar até a rotaçao do motor começar a diminuir. Quando isso acontecer, abra o parafuso cerca de 1/4 de volta até a lenta estabilizar. PRONTO!

OK, e muito obrigado, mas e no meu caso que o carro ta morrendo na hora que liga, o que vc acha(mas vc que está injetando gasolina)???
ah, tem um outro parafuso que me parece que é pra regular a aceleração, posso meixer nele também?
e só mais essa vc acha q é normal vazar gasolina do carburador quando vc aceler com o carro desligado???
mais uma vez , muito obrigado!!!Vlw

Lucas Nassif
02/11/2009, 19:21
OK, e muito obrigado, mas e no mu caso que o carro ta morrendo n hora que liga, o que vc acha???
ah, tem um outro parafuso que me parece que é pra regular a aceleração, posso meixer nele também?
e só mais essa vc acha q é normal vazar gasolina do radiador quando vc aceler com o carro desligado???
mais uma vez , muito obrigado!!!Vlw

Dá uma geral no carburador, regula a bóia (40mm), regula o ponto, folga de válvulas, GAP de velas, etccc...e vê se melhora!!

Eu acho estranho quando vejo gente desesperada querendo instalar afogador pq o jeep é ruim pra pegar de manha e fica morrendo. Tem mais de 3 anos que tenho o meu Jeep (BF161) e ele sempre pega direito. E nao tem afogador!

Ele fica 1 a 2 semanas parado sem ligar. Quando vou ligá-lo, dou 3 bombadas no acelerador e ligo sem acelerar. Se o tempo tiver frio, pressiono o acelerador cerca de 1/4 de curso e pega de 1a.

Agora, se ligar todo dia, nao precisa nem bombar, é só bater na chave sem acelerar que pega e fica na lenta certinho!

Sobre o parafuso que vc falou, se é o que fica perto do eixo da borboleta, é o que regula a rotaçao da lenta. Pode mexer ali e tentar achar a rotaçao que vc achar melhor. No manual manda deixar com 550 a 600 RPM. Deixo com 600rpm no meu andando na city, mas quando vou pra trilha eu subo pra 800rpm.

Agora, vazar gasolina no radiador????? Não entendi!

tulliomf
02/11/2009, 19:25
Foi mal!!!!!desculpa ai(rsrsrsrsrsrsr)!!!vazando gasolina no carburador, bem no lugar que liga o cabo do acelerador com o carburador.
Vlw

Julinot
02/11/2009, 20:35
alô, jurandir...
dá pra colocar uma foto dessa abinha aí que tu esmerilhou ?
se for o que estou pensando não vejo como pode agarrar na parede da cuba.
quebra essa...

abraços...

Meu queridos, certamente alguns de vcs ja tiveram aporrinhacao com seu dfv(Carburador), mesmo depois de ter trocado o reparo, inclusive alguns chegaram trocar por outro modelo, pois bem se o problema era afogameto intermitente, peca seu carburador de volta, Eu explico, As boias disponiveis no mercado para o nosso dfv apesar de encaixar perfeitamente na hora da montagem, mas nem tudo que parece e, quando vc coloca a tampa monta no local (no motor) e testa ele trabalha perfeitamente(o jeep esta parado), mais quando vc pega seu jeep e pega estrada o bicho comeca a reclamar ta afogando, e que ocorre e o seguinte, quando o veiculo comeca a andar principalmente em estrada de chao, a boia no interior da cuba comeca a se deslocar em consequencia da folga como esta boia nao e totalmente original, digo que a pequena aba atraz do eixo trabalha muito proximo a parede da cuba vindo a agarrar ocorrendo afogamento do motor,quando vc chega em casa em e abre a tampa do carburador e encontra tudo perfeito, e porque no momento da abertura a boia destrava, ela fica travando e destravando no balanco do jeep, tire a boia e quebre as quina da ABA no esmeril, e tire o maximo que poder para criar uma folga entre a aba e a parede do corpo.

Naval

Pedrinha Macae.

Julinot
02/11/2009, 20:39
rafaminc... você está dizendo que o carburador do bf-161 era o mesmo usado depois no corcelzinho ? é isso mesmo ?

abraços...

Rafaminc
03/11/2009, 08:38
Foi mal!!!!!desculpa ai(rsrsrsrsrsrsr)!!!vazando gasolina no carburador, bem no lugar que liga o cabo do acelerador com o carburador.
Vlw

Deve estar vazando no eixo da borboleta, ñ é isso?
Quando a folga está muito grande, o pé do carburador acaba ficando molhado.
No meu, resolvi fazendo uma vedação com o´ring no local, mas dá para tirar essa folga mandando fazer um embuchamento no corpo do carbura.

Julinot
03/11/2009, 09:30
Rafaminc...
quando ocorre esse vzamento, ou se estiver vazando constantemente... que problema isso pode causar no funionamento (além do risco de incêncio, é claro) ? O motor pode morrer ? Pode ter dificuldade de pegar ?
Outra coisa... onde se compra esse o'ring, e o que é isso ? Para finalizar... o enbuchamento é coisa para torneiro mecânico ?

Não sei se você está comanhando, mas estou compilando informações para editar um check-list, de problemas principalmente envolvendo carburadores dos BF-161, com base nos relatos do fórum... conto com teu conhecimento.

Abraços a todos...

Deve estar vazando no eixo da borboleta, ñ é isso?
Quando a folga está muito grande, o pé do carburador acaba ficando molhado.
No meu, resolvi fazendo uma vedação com o´ring no local, mas dá para tirar essa folga mandando fazer um embuchamento no corpo do carbura.

Rafaminc
03/11/2009, 09:36
rafaminc... você está dizendo que o carburador do bf-161 era o mesmo usado depois no corcelzinho ? é isso mesmo ?

abraços...

Julinot, achei estas aplicações do DFV 228, mas não sei especificar as datas dos carros:

FORD - Jeep, Aero-Willis, Perua, Pick-up, Maverick, Corcel e Belina gasolina e álcool
GM - Chevrolet Brasil, C10, C14, Opala e Chevette

Julinot
05/11/2009, 01:26
uai ! mas é o carburador do bf-161 mesmo ?

abraços...

Julinot, achei estas aplicações do DFV 228, mas não sei especificar as datas dos carros:

FORD - Jeep, Aero-Willis, Perua, Pick-up, Maverick, Corcel e Belina gasolina e álcool
GM - Chevrolet Brasil, C10, C14, Opala e Chevette

Julinot
09/11/2009, 16:53
Removi o carburador do meu CJ e o trouxe para o Rio.
Gostaria de revisá-lo totalmente... embuchamento se for necessário, e tudo mais o que for necessário... deixá-lo novinho... zero quilometro.

Alguém sabe dizer onde se pode fazer esse tipo de serviço na cidade do Rio de Janeiro ?

Abraços a todos...

Julinot
10/11/2009, 13:46
peguei ontem uma referência de um lugar em são cristóvão, mas não é o mesmo que me haviam informado antes. se alguém tiver alguma dica... ainda preciso.

abraços a todos...

Julinot
10/11/2009, 20:27
finalmente localizei, por conta própria em são cristovão, o AUGUSTO CARBURADORES, à rua teixeira júnior 394. vou levar o carburador lá amanha. ele me disse que o serviço consome por volta de 01:00 hora apenas - o embuchamento. não sei se será feito só isso... quero sair de lá com o carburador novo, e se for preciso deixá-lo para ficar perfeito melhor ainda. darei um feed-back a quem puder interessar.

abraços a todos..

Lucas Nassif
13/11/2009, 21:24
Umas semanas aí pra trás tinha trilha marcada pras 13:30hrs, e as 12:30 saí pra calibrar os pneus e abastecer, quando do nada ao pisar fundo no acelerador o motor pipocava, mas não perdia muita força.

Pelos sintomas apresentados, de cara já tava descartando problema elétrico, pois ele não perdia força (quando é problema de ignição o motor já perde muita força, o que não aconteceu comigo). Também era só com o pé no fundo, além de não ser toda hora.

Cheguei em casa na boa, pensando na trilha que ia ter e já olhando pra Band com cara de que "fica esperta que vai sobrar pro cê"!! :mrgreen:

Encostei o Willys na garagem, tirei o gigle em baixo da cuba e soprei. Não tinha nada agarrado, e voltei com ele pro lugar. A falhação continuava, sempre com pé no talo. Liguei prum camarada e consegui 'atrasar' a trilha cerca de meia hora, tempo que eu precisava pra tirar o carburador fora o Jeep e desmontá-lo pra ver onde tava entupido.

Ranquei o bura fora, tirei a tampa, novamente retirei o gigle embaixo da cuba e nele não tinha nada, mas havia um cisco no furo NO CORPO do carburador. Aí foi fácil, consegui puxar a sujeira e montei tudo nos conformes. A falhação parou e fui pra trilha feliz!! :lol:

Semana passada fui no posto abastecer novamente. Após enxer o tanque e sair do posto, na primeira subida com pé no talo e giro alto, aconteceu a mesma coisa. Pipocou mas sem perder muita força. Manerei no pé e continuei andando pela city. Depois parou o problema e ficou normal de novo! Mesmo com pé cravado.

Acredito que ainda sobrou algum cisco no carburador e não é toda hora que ele resolve inxer a paciência!

No princípio de dezembro vou novamente desmontá-lo por COMPLETO, lavar tudo e soprar no ar comprimido.

JÁ QUE vou ter que fazer isso mesmo, tava pensando na possibilidade de alterar o venturi (que atualmente é de 27mm) pra cerca de 40mm como vi aqui nesse tópico. Será que fica bom??

Uso gigle 25 e tava querendo colocar um maior. Coloquei um 29 como teste, mas apesar de ter melhorado muito o desempenho, começou a carbonizar vela, aí voltei pro 25.

Alterando a passagem do ar para cerca de 40mm, a mistura ar/comb. com o gigle 29 ficaria mais "ideal"??

PS.: tenho 2 venturis aqui, ambos 27. Então iria pegar um como "cobaia", e caso não desse certo, voltaria com o original.

Rafaminc
16/11/2009, 07:56
Lucas, beleza... No meu caso eu aranquei o venturi fora para deixar a passagem com 40mm e isso ficou excelente no GNV (mais força e mais economia). Na gasolina o motor não pega lenta e a aceleração só fica bom se deixar o afogador um pouco puchado. Como andar na gasolina não é meu objetivo, não me importei com o problema do combustível líquido.
Li em um fórum de motores preparados que a medida do venturi para dar regulagem no carburador é de 0,7 a 0,8 X o diâmetro da boca, portanto porque não começa tentando aumentar de 27 para 32mm. Isso já representa 40% a mais de área para passagem de ar no motor, e acredito que não vai ser difícil acertar o giclê.
Outra coisa que vc teriam mais um belo aumento de força e resposta, é melhorar o sistema de escapamento do velho BF, procura um dimensionado e tubo de saída com 2".
Abçs

Lucas Nassif
16/11/2009, 19:20
Como o meu BF só usa gasolina, então não daria para eu usar venturi com 40mm mesmo. Mas estou animando a passá-lo para 32mm e vê no que dá!

Teoricamente o desempenho tem que melhorar, já que venturi carburadores de motores de baixa cc. possuem medida bem próxima ao do BF, que é 6cil e 2600cc. Então conclui-se que dando mais "ar" para o motor (e mais combustível também), a performance do mesmo melhorará significamente.

Porém gostaria de saber se o consumo aumenta muito, a ponto de tornar todo esse serviço "inviável".

Pedrão B.
16/11/2009, 23:12
ALL,
Quando comprei meu CJ, uma das primeiras coisas que mandei fazer, foi dar uma geral no carburador em uma oficina especializada.
Quando fui buscar o carburador lá, o mecânico me disse que o mesmo estava todo modificado, pois provavelmente o Jeep estava rodando no álcool, e que ele havia deixado o carb. com a configuração original.
Senti uma perda no desempenho, porém ele ficou mais econômico, ops economico não, um pouco menos gastão.
Infelizmente na ocasião, não perguntei o que estava alterado, se eram só os gicleurs ou o venturi também:parede:
Não sei dizer ao certo quanto ele faz por litro, pois meu velocímetro funciona exponencialmente, assim não dá para ter um valor correto, mas percebi que ele passou a fazer o mesmo percurso com uma quantidade menor de gasolina.
Mas depois disso vieram outras melhorias...
Ah, não me perguntem com relação a quantidade de comb. consumida e a distância, pois o velocímetro já sabem, e a "marcação" do comb. é feita através de um "pauzinho graduado(ui!)"

Lucas, uma receita que uso quando surge alguma sujeirinha no carb. no meio de alguma trilha, eu inverto dois cabos de vela, tiro o filtro e funciono ele assim...o retrocesso limpa cisco...mas cuidado em não ficar com o rosto próximo ao carb.

[]'s

Rafaminc
17/11/2009, 07:49
Como o meu BF só usa gasolina, então não daria para eu usar venturi com 40mm mesmo. Mas estou animando a passá-lo para 32mm e vê no que dá!

Teoricamente o desempenho tem que melhorar, já que venturi carburadores de motores de baixa cc. possuem medida bem próxima ao do BF, que é 6cil e 2600cc. Então conclui-se que dando mais "ar" para o motor (e mais combustível também), a performance do mesmo melhorará significamente.

Porém gostaria de saber se o consumo aumenta muito, a ponto de tornar todo esse serviço "inviável".

Lucas, no meu caso (GNV) a média aumentou de +-7 para 9 km/m³ e a força em uns 15 a 20% aumentando a passagem de ar e melhorando um pouco o fluxo no escapamento.
Mesmo tendo que abrir um monte a entrada de gás e as regulagens da válvula redutora, consegui um desempenho muito melhor que o original.
Como vc já tem um venturi sobrando, não custa gastar uns 10 pila num torneiro para arrombar ele e testar.
É fuçando que se tira as melhores conclusões, hehe...

Julinot
17/11/2009, 09:04
Não tive muito tempo para testar o meu "NOVO" DFV228. Como disse antes, levei para uma geral, e ele foi limpo (parece novo), acredito que tenha levado uns bons jatos de ar comprimido também, diz na nota fiscal que foi feita a "vazão máxima" (ou coisa parecida... não me lembro agora), e foi embuchado. Sinceramente não sei com exatidão o que vem a ser esse enbuchamento (que todo mundo falou que tinha que ser feito... mecânicos, etc), e examinando o carburador também não encontrei vestígios do que pudesse ter sido feito no eixo nesse sentido. Mas o fato é que senti o bicho mais solto (o motor) e com um funcionamento mais regular. Pra pegar foi mais fácil do que em ocasiões anteriores. É claro que tive que dar umas bombadas no acelerador, mas pegou. Inicialmente a marcha lenta estava muito elevada... quase 2000rpm. Eu havia deixado o parafuso da marcha lenta pré-ajustado e acho que foi muito. Aí eu tirei tudo mas ainda ficou acelerado, cerca de 1500 rpm pelo conta-giros. Intrigado, forcei o eixo do carburador na direção de desaceleração e a marcha lenta caiu bem, chegando ao que seria o normal. Inclusive se forçar demais o eixo motor até morre - eu acho que a passagem da mistura fica nesse caso totalmente obstruída, não ? Bem... quando eu pensava que o serviço no carburador tinha sido mal feito (na verdade ainda não tenho certeza se foi mesmo nota DEZ), descobri que a mangueira do vácuo no servo-freio estava quebrada. Tapando o furo verifiquei que a aceleração na lenta caiu bastante... 1200 rpm... ainda alta. Dei umas voltas com o Jeep e notei que com carga a aceleração fica mais baixa. Tirando o pé em segunda ou terceira ele mantém fácil menos de 1000 rpm. Mas colocando em ponto morto... lá se vai para por volta dos 1200 rpm de novo. Andando como jeep também verifiquei que se eu acelerasse com um pouco mais de ímpeto a partir da imobilidade, o motor parecia que ia morrer, como se afogasse... não sei. Mas acelarando suavemente isso não acontecia, e nem com o Jeep já em movimento. Aí voltei para casa e verifiquei de novo que forçando o eixo do carburador a rotação caía... Eu havia examinado o carburador em minha mão antes de instalá-lo, realizando todos os movimentos no eixo de aceleração, e me pareceu que a borboleta está com o curso normal. Acho que alguma outra coisa está fazendo o motor ficar acelerado, e forçar o eixo elém do limite apenas restringe a passagem da mistura e consequentemente faz com que a rotação caia, mas não creio que seja o problema. ENTÃO, PERGUNTO: isso pode ser o ponto do motor (que eu não faço a menor idéia de como esteja), ou pode ser a mistura, ou sei lá o que ? Cheguei a mexer no parafuso da mistura no sentido anti-horário várias voltas. Creio que dessa forma eu estaria enriquecendo a mistura, não ? Mas aí foi quando eu notei que o motor estava muito quente, e começava a fazer um barulho de fervura. Era tarde e eu resolvi encerrar o teste, que não pude retomar. A água do radiador estava em minha opinião extremamente enferrujada. Ainda estou pensando no que fazer na próxima vez que eu puder mexer. Preciso colocar uma mangueira nova no vácuo, preciso limpar o radiador, e pretendo brincar com a mistura para ver o que acontece. Me disseram que eu devo deixar a lenta num certo patamar - o que não vai ser necessário porque já está acelerado, mesmo. E depois fechar a mistura até quase morrer, e então ir enriquecendo para pazer a rotação subir de novo. Aí devo continuar aumentando até que com uma mistura muito rica a rotação comece novamente a cair. Isto feito eu devo voltar um pouquinho para estabilizar novamente a aceleração, e aí então deveria mexer no parafuso da lenta para estabelecer a rotação correta. Bem, não sei se é isso... AGUARDO SUGESTÕES DOS AMIGOS.

Abraços a todos.

finalmente localizei, por conta própria em são cristovão, o AUGUSTO CARBURADORES, à rua teixeira júnior 394. vou levar o carburador lá amanha. ele me disse que o serviço consome por volta de 01:00 hora apenas - o embuchamento. não sei se será feito só isso... quero sair de lá com o carburador novo, e se for preciso deixá-lo para ficar perfeito melhor ainda. darei um feed-back a quem puder interessar.

abraços a todos..

Rafaminc
17/11/2009, 09:27
Julinot, seu carburador deve estar ok, o problema é na haste do acelerador que está enrroscando em algum lugar, ou a mola que que faz o retorno do acelerador está fraca.
Quando vc coloca em ponto morto e a rotação sobe, é sinal que a embreagem está mal regulada ou com problema. Não está desacoplando totalmente.
Para regular a lenta, não tem mistério.
* Primeiro troca a mangueira do servo e regula a rotação do motor no parafuso da alavanca da borboleta.
* Segundo regula a lenta apertando o parafuso até qua o motor começe a trepidar, quando isso ocorrer, para e solta o parafuso uma +- 1/2 volta ou mais até que ele estabiliza um pouco e deu...
O embuchamento vc só vai ver se desmontar a haste da borboleta.
Abç

Julinot
17/11/2009, 13:35
Rafaminc...
1 - Há alguma chance da aceleração maior ser em função de ponto desregulado ?
2 - Só pode ser a embreagem desregulada ?
(veja: o vazamento de vácuo também estava ajudando a aumentar a aceleração)
3 - Se pisar na embreagem câmbio em ponto morto a aceleração deve diminuir ?
4 - A que mola você se refere ? A externa ou alguma interna ?
(se for a externa, com certeza não está agarrando em qualquer lugar)
(tem uma mola interna, não tem ?)
5 - Regulagem da lenta eu entendi... mas e a mistura ? O que devo fazer ?
(a mistura poderia ser a causa da aceleração maior na lenta ?)
6 - E o fato de parecer que vai morrer quando dou uma pisada no acelerador ?
7 - Por fim... dá para desmontar facilmente a ahaste da brboleta e depois montar ?
(isto para verificar o tal de enbuchamento...)

Muito obrigado... e desculpe o aluguél.

Abraços...

Rafaminc
17/11/2009, 14:12
1 - Há alguma chance da aceleração maior ser em função de ponto desregulado ?
Não, se o motor estiver no ponto não deve mudar a aceleração. Se vc tirar ele do ponto, vai começar a trepidar, oscilar, etc...

2 - Só pode ser a embreagem desregulada ?
pode tentar esticar mais um pouco a embreagem. Derrepente ela está pegando muito embaixo.

(veja: o vazamento de vácuo também estava ajudando a aumentar a aceleração) entrada de ar falso aumenta o giro...

3 - Se pisar na embreagem câmbio em ponto morto a aceleração deve diminuir? pelo contrário, mas se estiver ocorrendo vc deve estar com o garfo ou bucha da embreagem detonados.

4 - A que mola você se refere ? A externa ou alguma interna ?
(se for a externa, com certeza não está agarrando em qualquer lugar)
(tem uma mola interna, não tem ?)
Externa, aquela sobre a tampa do comando. Não deve ser a mola que está agarrando, mas olha se não tem nada enrroscando desde o pedal do acelerador até a alavanca do carburador. Puxa o acelerador devolta com mão e veja se a rotação baixa.
Tenta esticar mais um pouco a mola também.

5 - Regulagem da lenta eu entendi... mas e a mistura ? O que devo fazer ?
(a mistura poderia ser a causa da aceleração maior na lenta?) A mistura vc regula depois de acertar a rotação mínima do motor (parafuso que regula a abertura da borboleta), e depois faz aquele esquema da 1/2 volta no parafuso da mistura...

6 - E o fato de parecer que vai morrer quando dou uma pisada no acelerador?
Se vc pisa rápido e o motor dá uma engasgada, é pistonete da rápida que deve estar ruim. Já comprei pistonete novo que precisei jogar no lixo devido a baixa qualidade. Se antes de reformar não fazia, provavelmente o pistonete anterior era melhor que o novo.

7 - Por fim... dá para desmontar facilmente a ahaste da brboleta e depois montar ?
(isto para verificar o tal de enbuchamento...)
Sim, solta a porca do eixo e desmonta e remonta na mesma ordem que vc tirou as peças. Só não arrocha muito na hora de montar para não detonar a rosca do eixo.

matrakaum
17/11/2009, 15:16
Olha só..não sei se ajuda em alguma coisa, mas, estava acontecendo comigo...
Primeiro, desde que troquei o bura, comprei um recon de um kra de São Miguel Pta, eu sinto que qdo dava aquela tuchada repentina no acelerador ele afogava...troquei vários pistonetes e nada...Comecei a notar que a borboleta do afogador (não sei o nome correto, mas é aquela grandona na boca do carburador) não ficava 90º aberta. Notei que ali tinha um jogo que, mesmo c/ o afogador totalmente solto, ela não abria e não fazia isto pq. do lado oposto aonde vai o cabo do afogador tem uma espécie de pendulo. Na verdade uma haste presa numa cabeça de metal que vai no eixo da borboleta (vcs. tão entendendo?)...
Esta semana fui mexer de novo no bura, pq. o desgr...não pegava de jeito nenhum, e percebi que esta haste é rosqueada nesta "cabeça de metal"...e, a mesma, esta quase solta, ou seja, puxava a borboleta no sentido de fechar, o que deixava a mesma por volta de 75, 80º...depois que arrumei isto parece que as acelerações rápidas melhoraram mto. Estou dizendo que parece, pois, ainda, não testei andando efetivamente.
Outro ponto...percebi que o fato do Jeep não pegar se divia a agulha de entrada da gasolina. Aquela que fica entre a entrada de gasola e a bóia e que tem formato de um triângulo c/ uma esfera na ponta. Esta agulha estava travando, ou seja, a bóia descia para entrar a gasolina mas a agulha que funciona por gravidade não vinha jto..ficava travando na posição de fechada, ou seja, nada de gasolina no bura...
Solução...dei uns murros nela e aí, até agora, tá funcionando que é uma beleza.....

Abço,

Julinot
18/11/2009, 09:32
Professores Rafaminc e Matrakaum... com certeza após todas essas dicas terei muito com o que me divertir no sábado.

Posteriormente publicarei um guia prático aqui no fórum para ajudar os futuros colegas, que ainda perguntarão muito sobre essas questões. Seria mesmo uma iniciativa muito interessante, passar a compilar em guias práticos informações sobre resolução de problemas básicos - creio que 90%, pelo menos, de tudo o que aflige o jipeiro, pode ser resolvido com respostas a essas coisainhas básicas.

Dessa forma, principalmente o novato, poderia recorrer aos guias e poupar muita pesquisa no fórum... facilitando a vida de todo mundo.

Eu agora resolvi que passarei eu mesmo a fazer essas coisas - pequenas mas importantes manutenções no meu Jeep.
Se já sou o meu próprio médico... porque não posso ser o meu próprio mecânico ?

Obrigado a todos... Minc, Trakaum, L. Nassif, e outros que não me ocorre agora.

ps. elaborar uma lista dos caras aos quais realmente se pode recorrer nesse fórum, também passa a ser uma pendência minha para com a comunidade.

matrakaum
18/11/2009, 11:55
Julinot,
Estou longe de ser professor (embora tenha ficado lisonjeado).
Tdo que sei, e é bem pouco, aprendi aqui, inclusive, o maior dos ensinamentos: "Se quer algo bem feito, faça-o"...
Eu já levei este carburador, por exemplo, em várias pessoas e ninguém, ninguém, deixou ele do jeito que quero. Não que tenha ficado ainda maravilhoso, acho até impossível com algo tão ultrapassado, mas está muito, muito mesmo, melhor agora que aprendi e, pricipalmente, perdi o medo de mexer.
Já penso até em me aventurar em outras regiões do meu Jeep. Estou com um pensamento incessante de eu mesmo refazer todo o sistema de Freio...inclusive, começo hj, a produção de um compressor para facilitar minha vida....hehehe...eu mesmo vou fazer meu compressor de ar...

Abção à todos Amigos,

Julinot
18/11/2009, 18:29
matrakaum... é isso: pretendo seguir os mesmos passos. quero passar a mexer pelo menos no básico, e em algo mais.

mas ao contrário de ti... não pretendo mandar a vizinhança pelos ares ! eh eh eh

abraços.

matrakaum
19/11/2009, 10:21
kakakakaka....
Olha que minha vizinhança tah merecendo voar mesmo...HAHAHAHAHA

lcdalzoc
04/01/2010, 09:50
Pesquisei, mas não cheguei a uma conclusão.

Seguinte: meu tio tem um CJ ano 62 precisando de um carinho...
Então vamos por partes:
1 - Carburador literalmente "podre". Alguém usa outro carburador a não ser o DFV? Qual?
2 - O filtro de ar (banhado em óleo) parece um obstáculo à aspiração de ar. Alguém usa filtro seco? Qual outra idéia sem ser banhado em óleo?
3 - O tanque de gasolina é um galão de 20L onde seria o banco traseiro :parede::parede:. Onde encontro um tanque de plástico que sirva no local original (embaixo do banco)?

Abraço a todos...

matrakaum
04/01/2010, 14:47
Bom..
No carburador não posso dar conselhos, pois, ainda peno c/ o meu.
Flt de Ar coloquei o da Kombi mas, aqui no fórum, tem de S10, Ranger, Corcel e por aí vai.
Tanque vc. encontra em qualquer loja de 4x4 - Donatti, Português, Jipebrás ....
Espero ter ajudado..

Abço e FELIZ 2010 (pra mim se for igual a 2009 já está ótimo)...

Durval
03/06/2010, 13:30
Estou precisando de um carburador novo (ou usado) para meu "valente". Andei pesquisando e vi que existem vários modelos diferentes de DFV 228. Alguém saberia me dizer com precisão qual o modelo de carburador do jeep ford 1975???

Maurício D'Arezzo
05/06/2010, 23:31
Olá a todos,

Tenho no meu Jeep o carburador DFV 228 e acabou espanando o local aonde é colocado o gicleur da marcha lenta, resolvi fazer um embuchamento no local e funcionou por um tempo, mas agora o embuchamento soltou, não posso fazer rosca, só encaixar a bucha na pressão já que a parede alí é muito fina, então andei procurando em alguns lugares um corpo novo (a base e a tampa está em ordem) e só achei peças ruins, mas encontrei la no ferro velho do Sr. Pepe na Regis Bittencourt um corpo aparente muito bom, as roscas estão perfeitas e a cuba não tem nenhuma corrosão, depois percebi que no venture não tem aquela extenção indicada pela letra "A" e o respiro "B" também é diferente.
Liguei para o Sr. Pepe e ele se prontificou a troca-lo e informou que esse (entre outros que ele tem lá) corpo foi retirado de Jeep's comprados do exercito, e que esse é o mesmo corpo que era utilizado na C-10 e chevrolet Brasil e apenas a giclarem é que difere, como achei que a peça está em ótimo estado gostaria de utiliza-la.
Minha duvida é que será que funciona mesmo? vou ter um funcionamento normal? pois quero enviar esse corpo à uma oficina especializada que faz um banho quimico de limpeza e desobsturção e quem sabe se for possível dar um banho para aguentar mais a gasolina com o alcool que utilizamos hoje.

Seguem fotos

Grato,
Maurício.

Jacimar
06/06/2010, 04:04
Olá a todos,

Tenho no meu Jeep o carburador DFV 228 e acabou espanando o local aonde é colocado o gicleur da marcha lenta, resolvi fazer um embuchamento no local e funcionou por um tempo, mas agora o embuchamento soltou, não posso fazer rosca, só encaixar a bucha na pressão já que a parede alí é muito fina, então andei procurando em alguns lugares um corpo novo (a base e a tampa está em ordem) e só achei peças ruins, mas encontrei la no ferro velho do Sr. Pepe na Regis Bittencourt um corpo aparente muito bom, as roscas estão perfeitas e a cuba não tem nenhuma corrosão, depois percebi que no venture não tem aquela extenção indicada pela letra "A" e o respiro "B" também é diferente.
Liguei para o Sr. Pepe e ele se prontificou a troca-lo e informou que esse (entre outros que ele tem lá) corpo foi retirado de Jeep's comprados do exercito, e que esse é o mesmo corpo que era utilizado na C-10 e chevrolet Brasil e apenas a giclarem é que difere, como achei que a peça está em ótimo estado gostaria de utiliza-la.
Minha duvida é que será que funciona mesmo? vou ter um funcionamento normal? pois quero enviar esse corpo à uma oficina especializada que faz um banho quimico de limpeza e desobsturção e quem sabe se for possível dar um banho para aguentar mais a gasolina com o alcool que utilizamos hoje.

Seguem fotos

Grato,
Maurício.

Bom dia prezado ! eu tenho um Jeep e uma C-10, ambos com o 228, a C-10 usa o motor 261 que era o mesmo da Chevrolet Brasil e do caminhao C-60, jah vi os dois abertos mas como nao sou de mexer no carburador nao sei te informar detalhes, sugiro voce levar o seu carburador em um especialista para dar uma acertada e depois testar no seu Jeep, se funcionar depois voce manda tratar, mas para falar a verdade, tanto o Jeep quanto a C-10 rodam normalmente 2 anos sem precisar mexer no carburador e o problema que dah mais frequentemente, alem da goma, eh a boia que encharca e comeca a transbordar dentro do coletor, corrosao nenhuma ! . . . boa sorte e um abraco !

muthilin
12/07/2010, 13:34
Opa...

E ai galera ...

Vou pegar carona... no topico do amigo Jurandir, estou com mesmo problema
no carbura.... DFV 228, está bem ruim... quando acelero até o fim o mesmo
esta trancando no fundo.... é carbura mesmo .. velho
estou pensando em trocar ele, qual modelo que devo
colocar ??? um similar ??

Um abraço

muthi

Rafaminc
12/07/2010, 16:10
Opa...

E ai galera ...

Vou pegar carona... no topico do amigo Jurandir, estou com mesmo problema
no carbura.... DFV 228, está bem ruim... quando acelero até o fim o mesmo
esta trancando no fundo.... é carbura mesmo .. velho
estou pensando em trocar ele, qual modelo que devo
colocar ??? um similar ??

Um abraço

muthi

Muthi, tem que ver o porquê tranca no final do curso. Pode ser a haste que vem do pedal do acelerador enroscando em algum lugar ou a mola de retorno da borboleta muito fraca.
Tenta colocar uma mola mais forte ou prende a original em um ponto mais distante do carburador para deixa-la mais tensionada.

muthilin
12/07/2010, 16:27
Muthi, tem que ver o porquê tranca no final do curso. Pode ser a haste que vem do pedal do acelerador enroscando em algum lugar ou a mola de retorno da borboleta muito fraca.
Tenta colocar uma mola mais forte ou prende a original em um ponto mais distante do carburador para deixa-la mais tensionada.

Opa.. e ai Rafa tudo blz..

Pois é muito estranho mesmo que esta acontecendo, ja revisei cabo, se pude-se ser ele, mas nao é

final de semana quero tirar ele para ver se nao esta com sabe torna, ou eixo torto.

Asim que tiver noticias posto ai .... nada que um novo nao resolva.

att

rogertec
12/07/2010, 19:13
da uma olhada aqui...

muthilin
14/07/2010, 21:01
Opa...

Galera uma ajuda de vc´s

Alguem sabe me dizer se existe alguma flange do

carburador DFV 228 para um 2Z ???

abraço

Jacimar
15/07/2010, 07:25
Opa...

Galera uma ajuda de vc´s

abraço

Bom dia prezado ! você deve estar querendo flange para o 2E , vi uma vez no ML, mas um torneiro pode fazer uma, vou ver se acho o anúncio e te falo, um abraço !

KitiU.
15/07/2010, 09:25
Opa...

Galera uma ajuda de vc´s

abraço

Dae Muthilin...

Tchê se vc pretende trocar de carburador, principalmente se seu motor for um opala 4cc, aconselho a optar pelo 446 ao invés do 2E...

Por aqui já foi mais do que testado que o 446 é superior ao 2E ou 3E para o opala 4cc (se for esse seu motor)...

Claro que o 446 vai gasta um pouco mais que 228 e os 2E/3E, pelo fato de ser duplo de 1 estágio, mas o rendimento do motor muda da água pro vinho!!!

Forte abraço!

muthilin
15/07/2010, 11:00
Dae Muthilin...

Tchê se vc pretende trocar de carburador, principalmente se seu motor for um opala 4cc, aconselho a optar pelo 446 ao invés do 2E...

Por aqui já foi mais do que testado que o 446 é superior ao 2E ou 3E para o opala 4cc (se for esse seu motor)...

Claro que o 446 vai gasta um pouco mais que 228 e os 2E/3E, pelo fato de ser duplo de 1 estágio, mas o rendimento do motor muda da água pro vinho!!!

Forte abraço!

E ai amigo, tudo joia....

na verdade quero fazer um teste.... pq que esta em cima está um nojo..risoso muito ruim mesmo....

Vamos ver oq vai acontecer.

abraço

Will4x4
15/07/2010, 14:42
Pessoal desculpem minha ignorancia mais eu nao entendi como e feita a regulagem da boia.
Qual a altura e daonde ate aonde que devo medir.:pensativo:

KitiU.
15/07/2010, 15:29
Pessoal desculpem minha ignorancia mais eu nao entendi como e feita a regulagem da boia.

Dae Daniel,

Não sei se isso pode ser feito em qualquer carburador, no caso o 228,

Mas no meu jeep, carburador 446, meu mecânico regula a bóia com o motor funcionando, ou seja, ele tira a tampa do carburador, liga e deixa na lenta e vai regulando a boia de acordo com o que a bomba manda... até ond eu sei, a altura da boia é até encher a cuba, com o bura aberto (tampa) não pode transbordar, mesmo acelerando...

É bem estranho, mas funciona, melhorou bastante a falta de combustível que eu tinha em alta (secava a cuba pois a boia estava baixa)

Agora se é o mais certo a ser feito não sei, mas no meu caso funcionou...

Forte abraço!

Rafaminc
15/07/2010, 16:59

Tem que ver qual o problema da sua bóia...

Se estiver afogando quando inclina o jeep, vc pode tentar baixar ela um pouco. Coisa de poucos milimetros, e para isso vc pode calçar a sede da agulha, ou entortar a chapa que onde a bóia é fixada (mais fácil).
Se estiver dando falta de combustível, vc tem que deixar a bóia mais alta, para encher mais a cuba.
Essa questão de altura certa, é relativa, pois dependendo da aplicação do Jeep, vc vai precisar corrigi-la.
Se for acertar em casa, cuide para não forçar na parte plástica, portanto pega uma alicate de bico para moldar a chapa e mude pouca coisa por vez, para não errar muito a altura final.

Will4x4
15/07/2010, 17:25
Tem que ver qual o problema da sua bóia...

Se estiver afogando quando inclina o jeep, vc pode tentar baixar ela um pouco. Coisa de poucos milimetros, e para isso vc pode calçar a sede da agulha, ou entortar a chapa que onde a bóia é fixada (mais fácil).
Se estiver dando falta de combustível, vc tem que deixar a bóia mais alta, para encher mais a cuba.
Essa questão de altura certa, é relativa, pois dependendo da aplicação do Jeep, vc vai precisar corrigi-la.
Se for acertar em casa, cuide para não forçar na parte plástica, portanto pega uma alicate de bico para moldar a chapa e mude pouca coisa por vez, para não errar muito a altura final.

Beleza.
Eu retirei o filtro do ar e olhei para dentro do carbura com o jeep ligado em marcha lenta e ele injeta muita gasolina tanto que se nao deixar acelerado ele afoga e apaga.
Deve ser problema de boia muito alta ou pode ter algum outro tipo

KitiU.
16/07/2010, 09:52
Beleza.
Eu retirei o filtro do ar e olhei para dentro do carbura com o jeep ligado em marcha lenta e ele injeta muita gasolina tanto que se nao deixar acelerado ele afoga e apaga.
Deve ser problema de boia muito alta ou pode ter algum outro tipo

Dae Daniel, pelo sintoma que você falou pode ser "Esguicho"/"gicleur" da baixa muito grande.

Não sei até que ponto a boia muito alta faria com que injetasse muito combustível na lenta.

Will4x4
19/07/2010, 13:53
Dae Daniel, pelo sintoma que você falou pode ser "Esguicho"/"gicleur" da baixa muito grande.

Não sei até que ponto a boia muito alta faria com que injetasse muito combustível na lenta.

Beleza.
Vou verificar o Gicleur da lenta (agora eu descobri onde fica):dance: , pois a boia ja foi posicionada em varias posicoes diferentes e continua na mesma.
Amanha eu posto a minha a solucao ou alguma duvida:parede:.
valeu pessoal

Rafaminc
19/07/2010, 14:28
Beleza.
Vou verificar o Gicleur da lenta (agora eu descobri onde fica):dance: , pois a boia ja foi posicionada em varias posicoes diferentes e continua na mesma.
Amanha eu posto a minha a solucao ou alguma duvida:parede:.
valeu pessoal

Daniel, vc regulou o parafuso da mistura corretamente (aquele que tem o formato de uma agulha)?
Dá uma olhada também na válvula economizadora de combustível que tem dentro da cuba (uma haste de bronze com uma mola). Se não me engano essa válvula se travada aberta libera a passagem de combustível para as rotações altas, mas não lembro se influência na lenta também. Não custa vc tira-la fora e limpar a dita cuja...

Rafaminc
19/07/2010, 14:41
Maurício, peguei a sua foto emprestada para mostrar a tal válvula (ítem oito), que é acionada quando o vácuo está alto abaixo da borboleta, fechando a passagem do combustível pelo canal do Giclê.
Daniel, o parafuso do ítem 7, vc sabe a manha para regula-lo?

Maurício D'Arezzo
19/07/2010, 15:28
Maurício, peguei a sua foto emprestada para mostrar a tal válvula (ítem oito), que é acionada quando o vácuo está alto abaixo da borboleta, fechando a passagem do combustível pelo canal do Giclê.
Daniel, o parafuso do ítem 7, vc sabe a manha para regula-lo?
1. Sem problema, a foto não é minha mesmo eu achei na internet...seremos nós dois processados pelo dono, hehehehe!
2.Pelo que li no manual do mecânico, a válvula de vácuo que fica logo acima, (na tampa) em conjunto com esse item "8" se estiver com defeito causa problema na marcha lenta e gargulante suplementar.
Comprei a JR carburadores a válvula de vácuo nova, descobri que existe variação no comprimento (haste/mola), então tem que medir a velha e pedir uma nova com a mesma medida e a peça nova já veio com defeito, (testei colocando na boca e fazendo sucção ela não se mexeu) retornei à loja e fizeram a troca.
Estamos cada vez mais ferrados para mantermos a originalidade mecânica, existem poucas peças e o que tem com baixa qualidade, e aqui em São Paulo temos a inspeção da Controlar para complicar.

Abraço.

Rafaminc
19/07/2010, 15:58
Pois é, lembro que a minha estava travada na época, deve ter ficado uns 10 anos assim, daí desengripei-a e voltou ao normal até hoje, apesar de usar gasolina raramente devido ao GNV.
Como vc disse, deve interferir na lenta também, e normalmente a gente não dá muita bola para ela, até começar a ter dor de cabeça com esse carburador.
Agora, fala sério, o pessoal está pegando pesado aí em São Paulo por causa dessas inspeções. Ainda se fosse um utilitario que anda todo o dia, mas para um Jeep que é na maioria das vezes para lazer, é muita marcação.
Aqui no Sul "ainda" não começaram a encher o saco. Vamos ver até quando...

Abçs

Will4x4
19/07/2010, 17:55
Rafaminc
Qual o numero do gicle de marcha lenta do willys bf161 eu liguei pra auto pecas e falaram que tem do 24 ate o 30

Rafaminc
19/07/2010, 18:51
Rafaminc
Qual o numero do gicle de marcha lenta do willys bf161 eu liguei pra auto pecas e falaram que tem do 24 ate o 30

Daniel, esse giclê que vc fala é aquele abaixo da cuba não é? O tamanho não lembro de cabeça, pois arrombei o meu para uns 2,2mm, mas se não me engano ele tinha o diâmetro do furo entre 1,6 a 1,8mm.
Derrepente o pessoal possa ajuda-lo com o tamanho correto.:?:

Lucas Nassif
19/07/2010, 19:27
1. Sem problema, a foto não é minha mesmo eu achei na internet...seremos nós dois processados pelo dono, hehehehe!

A festa acabou, o dono chegou!
Vou processar ocêis tudo!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen:

Maurício D'Arezzo
19/07/2010, 22:54
A festa acabou, o dono chegou!
Vou processar ocêis tudo!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen:

OOOOPSSSS! não achei que seria tão rápido..não deu tempo nem de fazer a mala para fugir... :-)

Rafaminc

Tentei pesquisa na internet e até na oficina especializada em carburadores e sempre passam medidas muito altas que pelo menos no meu caso faz meu Jeep gastar absurdamente muito e o índice medido na Controlar explode, depois de muitas conversas encontrei com um senhor na loja Josewal 4x4 que me pareceu entender muito de BF e informou que os gicleurs originais são:
1. marcha lenta "14"
2.Alta "25"
OBS: informou também que ele viaja muito com uma Rural que tem BF e que nossa gasolina tem muito álcool então coloca o nº 27 no verão e nº 28 no inverno, na Argentina e Chile usa o original nº 25 já que a gasolina deles não tem álcool, à princípio utilizei o 27 mas ainda me pareceu ter excesso de combústivel e abaixei para o 25, só que não dá para participar de corrida de arrancada hehehehehe!
Nota: Não sei se podemos confiar em informações de alguém que tem coragem de viajar de São Paulo até a Argentina ou Chile (Santiago) de Rural...mas ele me pareceu ter uma fisionomia bem normal, não estava rasgando dinheiro e não estava comendo merd@.

Olha a foto aí novamente...

Abraço.

Jacimar
20/07/2010, 07:06
. . .

Nota: Não sei se podemos confiar em informações de alguém que tem coragem de viajar de São Paulo até a Argentina ou Chile (Santiago) de Rural...mas ele me pareceu ter uma fisionomia bem normal, não estava rasgando dinheiro e não estava comendo merd@.

. . .

Abraço.

Bom dia prezado ! você sentiu o bafo dele, vai ver tava embriagado :lol: brincadeiras a parte, vou perguntar para o especialista em que levo os carburadores aqui de casa, sobre a giclagem correta para o BF, talvez possa servir de tira teima, um abraço !

Will4x4
20/07/2010, 16:03
Vou contar a historia.
Cheguei em casa e fui checar se havia problema no gigle da lenta e pra minha surpresa ele nao tinha problema algum, o problema e que ele nao existia :parede: entao passeia na autopecas e os gicles do numero 24 ao 30 que eles iriam me vender era pra alta e nao pra lenta, entao procurei em todas as lojas que eu conheco da cidade e nao encontrei o dito cujo gicle da lenta, entao voltando para casa (ja meio desacorsoado)estava passando por uma oficina de fundo de quintal e resolvi parar ver se nao tinham um ali jogado em algum canto e pra minha surpresa tinha :shock: e o mecanico ja aproveitou e sanou minhas duvidas a respeito da numeracao que segundo ele pode ser 12 ou 14 o da lenta e 25 aproximadamente o da alta podendo aumentar ou diminuir dependendo da necessidade e do consumo.
Finalizando (ja cansei de tanto escrever) peguei o 12 e vou testar quando chegar em casa pra ver como vai ficar e posto os resultados amanha.
Obrigado pessoal pele interesse em resolver esse meu pequeno problema.

Rafaminc
21/07/2010, 08:39
Pois é, esse giclê da lenta eu particularmente nunca mexi nele, pois se o motor é original, não tem o porquê troca-lo. Como só passa ar por ali, ele provavelmente vai trabalhar uns 100 anos sem ter desgaste.
Agora, é aquela coisa, ou vc tem várias medidas de giclês para testar, ou apela para o fiozinho de cobre/prego afiado para chegar na regulagem.
Pena que não achei mais aqueles calibradores de giclês que existiam antigamente, aquilo sim era uma mão na roda para acertar o motor.

nino-ed
27/07/2010, 11:46
Caros,

Eu estou com o mesmo problema relatado por voces...

Seguinte...
Coloquei recentimente o motor de opala (retificado e tudo novo) no meu CJ, então veio o famoso carburador DFV.... Domingo ansioso pra andar com o bixo....reparei que estava trasbordando gasolina pela cuba.

Vendo este topico...troquei a os reparos, a boia e a agulha.

Nesse fim de semana eu todo empolgado pra dar uma volta...aconteceu a mesma coisa trasbordo gasolina. Acabei baxando um pouco a boia...mas voltei pra casa

O que eu e meu pai estava pensando..por tem peças novas no motor ..a bomba de gasolina esta mandando muita gasolina com muita pressão que a boia num esta aguentando e ai transborda..

Vamos colocar um Desborbulhador pra tentar sanar o problema..o que vcs acham?

Sobre o DVF228 não tem nada que segura a agulha pra ela num baixa muito..tipo aquelas travinhas que tem em outros carburadores?

Na ansiedade pra dar uma volta com o jipe

Rafaminc
27/07/2010, 12:04
Caros,

Eu estou com o mesmo problema relatado por voces...

Seguinte...
Coloquei recentimente o motor de opala (retificado e tudo novo) no meu CJ, então veio o famoso carburador DFV.... Domingo ansioso pra andar com o bixo....reparei que estava trasbordando gasolina pela cuba.

Vendo este topico...troquei a os reparos, a boia e a agulha.

Nesse fim de semana eu todo empolgado pra dar uma volta...aconteceu a mesma coisa trasbordo gasolina. Acabei baxando um pouco a boia...mas voltei pra casa

O que eu e meu pai estava pensando..por tem peças novas no motor ..a bomba de gasolina esta mandando muita gasolina com muita pressão que a boia num esta aguentando e ai transborda..

Vamos colocar um Desborbulhador pra tentar sanar o problema..o que vcs acham?

Sobre o DVF228 não tem nada que segura a agulha pra ela num baixa muito..tipo aquelas travinhas que tem em outros carburadores?

Na ansiedade pra dar uma volta com o jipe

Amigo, as vezes a boia nova ou agulha ficam pior que a original. Vc testou com o carburador aberto para ver como anda a estanqueidade da agulha?

nino-ed
27/07/2010, 13:21
Rafaminc

Eu não fiz isso não
Vou fazer o teste mais tarde da agulha. O problema de "estanqueidade" resolvo como?

Pode ser isso .........a agulha não consegue fechar a entrada de combustivel, mas isso já acontecia antes da troca dos reparos...

Rafaminc
27/07/2010, 14:18
Rafaminc

Eu não fiz isso não
Vou fazer o teste mais tarde da agulha. O problema de "estanqueidade" resolvo como?

Pode ser isso .........a agulha não consegue fechar a entrada de combustivel, mas isso já acontecia antes da troca dos reparos...

Um detalhe, vc trocou a séde da agulha também? Pode ser ela que está corroida e não faz a perfeita vedação, portanto nenhuma agulha vai resolver o problema. Faça uma inspeção visual, para ver se onde a agulha encosta já não criou alguma imperfeição no bronze

Depois disso dá para testar de várias formas fora do carburador também:
Coloca a tampa com a boia montada dentro de um pote com gasolina até ela fechar a agulha, após dê umas giradas no motor sem liga-lo para pressurizar a linha de combustível, ou com uma seringa na mangueira de entrada, já pressurizando a entrada para ver se ocorrem vazamentos.
Com a mão também dá para ter uma noção, pois se levantar a tampa, com uma leve pressão na bóia, a agulha tem que vedar.
A bomba, mesmo nova não deve dar mais que 2 a 3 kilos de pressão, portanto qualquer coluna de água ou gasolina com essa altura teria que vedar.
:pipoca:

Will4x4
27/07/2010, 17:26
Eu fiz o teste da agulha e ele vedou direitinho e tambem tenho o desborbulhador instalado.
De tanto montar e desmontar o carburador eu pedi agua:-? e levei pra um mecanico que me indicaram que era muito bom.
Vou buscar amanha e espero que ele alem de ter resolvido o problema possa me explicar o que era pois provavelmente ira ajudar mais alguem com essa mesma duvida.

Aguardando:pipoca:

Fabiano Willys CJ5 1959
27/07/2010, 23:15
ALL !!

Vou tentar ajudar com que vi nas diversas vezes que desmontei minha DFV no meu BF161 no jipe.

Vamos iniciar pelo que diz no manual de regulagem do carburador / jeep willys que trata dos gicleurs originais:
- Gicleur Marcha lenta "n°14";
- Gicleur de Alta "n°25";
- Difusor nº 27;
- Além disto, gicleur da agulha que não recordo (200 ou 220);
- Tubo misturador ( ? ), que fica no interior do orifício de onde vc tira o gicleur de alta;
- Esguicho de alta ( ? );
- Diâmetro da esfera ( ? ), que vai abaixo do pistão da rápida;

Além da configuração citada acima, o que mais pode influenciar?
- Desgaste interno do carburador por tempo de utilização;
- A configuração original acima, serve para um “difusor” de n° 27, e muitas vezes sem perceber temos um difusor n°30 montado, aí não vai; ( Caso vc tenho no seu carburador um difusor n° 30, monte o gicleur de alta entre o n° 28 e n° 30, verificando a coloração das velas );
- Tampão de vedação do esguiço de alta/aceleração (se estiver vazando perde pressão na injeção da gasolina),
- Tampa empenada;
- Corpo empenado;
- Folga no eixo ou pé do carburador empenado proporcionando entrada de ar em falso, e assim vc não consegue acertar a mistura;

O que fiz para melhorar o meu :
- usava o gicleur de alta n° 26, pois andava/funcionava melhor;
- abaixo da trava elástica que fixa o pistão da rápida, usava um calço de aprox.1mm, assim o jato vinha mais rápido e forte.
- retirei o empeno da tampa, que era absurdo;
- Levei numa loja que trabalhava com carburadores e pedi para verificar se tanto o diâmetro do esguicho da alta ( ? )como a direção em que ele jogava a gasolina (parede do carburador) estavam corretos;

Desta forma, consegui melhorar bastante o funcionamento do motor.

Abraço,

nino-ed
28/07/2010, 11:04
Galera do DFV

A minha aplicação do DFV é no motor de opala 151....e estive pesquisando

1- A altura da boia muda conforme o motor, certo? Qual seria do GM151?
2- Qual é o gicleur de baixa e de alta

Se alguem tiver informações....

Baixei alguns materiais da internet..vou dar uma lida mais tarde qualquer coisa posto aqui

Will4x4
29/07/2010, 15:12
Beleza pessoal.

O mecânico só conseguiu resolver o problema da lenta depois de trocar o corpo do carbura, antes disso trocou várias peças, deixou de molho em produtos (não me lembro o nome), fez meio de tudo e o problema da lenta continuava, entao trocou o corpo, montou, regulou a lenta e começou funcionar como um relógio, agora só falta regular a rápida pois quando acelera forte ele da uma engasgada.
Pego o jeep provavelmente hoje a tarde pra fazer o teste final.

Will4x4
06/08/2010, 16:52
O carbura ficou uma beleza :cool: só achei ele meio "gordo" em alta, o mecanico colocou o gicle 28 vou levar de volta para colocar um menor.
Ah e ta fazendo 4 km/l na cidade :shock: se alguém quiser me ajudar com a gasosa pode enviar o "pila" :mrgreen:

eliasFerreira
12/03/2011, 00:54
Ressuscitando o tópico.

Eu tenho dois carburadores 228, um Weber, e um DFV.
O DFV está um pouco judiado, mas funciona. Eu queria mandá-lo em alguma loja especializada em restauração de carburas, mas não conheço nenhuma.

Que tal criarmos uma lista de empresas que restauram/reparam esses carburadores?
Quem já mandou em alguma, poderia falar o que achou do serviço. Se recomenda, ou não.

Fica a proposta.

Lucas Nassif
12/03/2011, 01:09
Dependendo do estado desse DFV, não compensa você pegar um já revisado a base de troca?

eliasFerreira
12/03/2011, 02:05
Dependendo do estado desse DFV, não compensa você pegar um já revisado a base de troca?

Não sei Lucas. Talvez sim.
É que o DFV é o original. O Weber eu comprei pra ter de reserva.

Aí em BH vc conhece alguma empresa que faz essa revisão?

Bercan
14/03/2011, 14:14
Fala galera!!!

Depois de tanto passar raiva com meu carburador dfv no meu cj-5 6cc descobri um senhor na cidade de Ipatinga-MG que e conhecido como WADERLEI o REI DO CARBURADOR..... simplesmente o CARA... meu carburador voltou de la 0KM ele coloca tudo original....tem todas as peças.... para se ter uma ideia, meu carburador estava muito ruim e com um furo para ligar a mangueira do gas... todas as pessoas que recondicionavam carburadores que procurei condenaram meu carburador.... mas ele deu jeito.

Distancia não e o problema e so ligar pra ele e combinar uma data e mandar o carburador por correio.... depois de pronto ele manda pra vc.....

Vale muito a pena..... quando o carburador chegou eu so coloquei no lugar pinguei uma gasosa dentro e bati a chave.... pegou na lenta.... não precisa nem regular.... e ainda meu 6cc ta dando 6.0 a 6.5 km/l......

e isso tudo me saiu por 180,00 + 25,00 do sedex.... mas no meu caso o que queria mesmo e manter o carburador original....]

fica ai a dica galera!!!!

abraço!!!!!

Wanderley carburadores (31)38213593 Ipatinga-MG

eliasFerreira
14/03/2011, 15:07
Valeu Bercan.

Coloca umas fotos aí pra gente ver como ficou.

Bercan
14/03/2011, 15:29
Pode deixar... amanhã posto as fotos que tirei quando o carburador chegou... fora do motor...

abraço.

Bercan
14/03/2011, 19:48
Seguem as fotos como tinha dito...

Vale resaltar que meu carburador nem a borboleta do afogador tinha, quanto mais o sistema para acelerar e afogar ao mesmo tempo. Ele fez tudo. Tudo funciona perfeitamente. Repare que ele tampo um buraco no corpo do meu carburador por onde o dono anterior fez um "Recurso Tecnico" para ligar o gas de cozinha. Pena que nao tenho fotos de antes para comparar.... mas ele tava arruinado....cheio de folgas e roscas rossadas...

Att,

Bercan
14/03/2011, 19:56
Dei uma procurada e achei uma foto de quando comprei o cj... reparem no local onde entra a mangueira do gas... reparem tbm como estava o estado do carburador..

eliasFerreira
15/03/2011, 07:49
Bom serviço.

Algumas peças faltantes ele mesmo deve fazer, pelo jeito.

Já faz tempo que vc tá andando com esse carbura? Como ele tá hoje? Vc tá satisfeito?

Bercan
15/03/2011, 08:39
Exatamente 10 meses..... e ate hj não tive problema nenhum! Mas antes de colocar o carburador o Wanderlei me aconselhou trocar todas as mangueiras e filtros e lavar o tanque... e ainda instalei um retorno de combustível (Desborbulhador de fusca pra não faltar combustível em erosões) a poucos dias e notei uma economia de combustível..... ja tinha tentado instalar antes e nunca tinha dado funcionamento, sempre cortava quando enchia o pe.... estou super satisfeito.... as vezes fico ate 3 semanas sem usar a viatura.... e so chegar e bater a chave... sem afogador e sem bombadas....

falando em fazer as peças... isso procede... pois a parte de acionamento do acelerador junto com o afogador não encontramos para comprar e ele mesmo fez...

minha viatura hj tem um funcionamento que da inveja na galera do jeep club... mas não e so por causa do carburador.... pois na minha opinião não e so ele responsável por um ótimo funcionamento...

tbm troquei ....

coloquei velas do fusca..
(Por serem maiores o motor tem q ta 100%, se não as velas encharcam de óleo e vira uma porcaria!!)
bobina do fusca.....
novos cabos, tampa e rotor....
platinado.... condensador.....

e depois coloquei o carbura no lugar......
ai simmmmmmm ficou 10...

Abraços.

wsjunior938
18/03/2011, 17:55

amigo, voce descobriu qual carburador pode substituir o original do jeep 6cc?

ADRIO DIAS
10/05/2011, 20:00
Pessoal estou precisando de uma ajuda!!!A mais ou meno um ano mandei fazer uma limpeza no meu carburador(DFV 228 de uma Rural) e acabei deixando o projeto da Rural.A uma semana retomei a reforma da Rural mas o motor não pegava de jeito nenhum.Desmontei o carburador e observei que quando eu acelerava não avia injeção de combustivel atraves daquele tubinho abaixo da borboleta do afogador.Então resolvi levar a um mecanico que mexe com carburadores para fazer uma limpeza e para minha surpresa ele me disse que o meu carburador embora seja um DFV 228(igual a este da foto 1) é de Opala com pé de jeep e me mostrou outro carburador(igual ao da foto 2) e que disse q este é o original da Rural.Perguntei se a diferença entre os dois não seria só os numeros dos gigles,venturi e etc e ele disse que não pois os canais internos de alimentação são diferentes.Achei estranho pq o primeiro mecanico de carburadores não havia me dito nada(se alguem for de Porto Alegre o primeiro mecanico de carburadores que fez a limpeza foi aquele da Rua Freitas de Castro que trabalha só com isto).Notei que o carburador que este segundo mecanico me mostrou tem um parafusso em cima,na tampa do carburador e que segundo ele todos os carburadores originais da Rural 6 cil(BF161) sairam com este parafusso.Se alguem poder me confirmar se estas informaçoes são verdadeiras e se caso este meu carburador for realmente de Opala,não seria necessario mudar somente os gigles e talves o venturi?
Desde já agradeço a colaboração dos amigos!!!

ADRIO DIAS
10/05/2011, 20:54
Ops!Esqueci das fotos....ai vai!291379291378

lmadeir
11/05/2011, 02:45
Pessoal estou precisando de uma ajuda!!!A mais ou meno um ano mandei fazer uma limpeza no meu carburador(DFV 228 de uma Rural) e acabei deixando o projeto da Rural.A uma semana retomei a reforma da Rural mas o motor não pegava de jeito nenhum.Desmontei o carburador e observei que quando eu acelerava não avia injeção de combustivel atraves daquele tubinho abaixo da borboleta do afogador.Então resolvi levar a um mecanico que mexe com carburadores para fazer uma limpeza e para minha surpresa ele me disse que o meu carburador embora seja um DFV 228(igual a este da foto 1) é de Opala com pé de jeep e me mostrou outro carburador(igual ao da foto 2) e que disse q este é o original da Rural.Perguntei se a diferença entre os dois não seria só os numeros dos gigles,venturi e etc e ele disse que não pois os canais internos de alimentação são diferentes.Achei estranho pq o primeiro mecanico de carburadores não havia me dito nada(se alguem for de Porto Alegre o primeiro mecanico de carburadores que fez a limpeza foi aquele da Rua Freitas de Castro que trabalha só com isto).Notei que o carburador que este segundo mecanico me mostrou tem um parafusso em cima,na tampa do carburador e que segundo ele todos os carburadores originais da Rural 6 cil(BF161) sairam com este parafusso.Se alguem poder me confirmar se estas informaçoes são verdadeiras e se caso este meu carburador for realmente de Opala,não seria necessario mudar somente os gigles e talves o venturi?
Desde já agradeço a colaboração dos amigos!!!

Há dois anos comprei um dfv 228 para um jeep com motor hurricane e acabei colocando ele em uma c10 com motor 261 6 cilindros. As únicas diferenças entre ele e o da c10 eram o pé (o da c10 é um pouco maior) e os gicleurs. O gicleur de alta da c10 é 30 e o de baixa é 14, no jeep, pelo menos o de alta que veio com o carburador, era 27 e o de baixa 12. Tudo que eu fiz para colocar o carburador do jeep na c10 foi trocar o pé e os gicleurs e a picape está funcionando muito bem e nunca teve nenhum problema de regulagem ou entupimento. Na verdade ela nunca funcionou tão bem. O carburador original da c10 era um weber 228 e o pé serviu perfeitamente no dfv. A única diferença entre os carburadores 228 tanto dfv como weber são os gicleurs, o pé e algumas diferenças externas na tampa como o suporte do cabo afogador, no caso da c10 e do jeep, basta soltar o suporte de um parafusar o da outra. Além disso, as tampas de um servem perfeitamenta no outro. O corpo desses carburadores é sempre igual. Se o seu carburador era originalmente de opala mas está com o pé e os gicleurs de jeep, então ele serve perfeitamente no jeep e pode-se dizer que ele passou a ser do jeep.

fmsJeep75
11/05/2011, 16:53
Amigos, também estou com dificuldades com o meu DFV 228 em um jeep ford 1975 6cc. O meu carburador não tem a alavanca de acionamento do afogador. Como pretendo reativar o sistema de afogamento, comprei um cabo do afogador novo e aproveitando que o meu carburador já não parecia muito bom comprei também um carburador novo (recondicionado), mas este também veio sem a tal alavanca. Tenho procurado por todo lado e nada. Alguém sabe onde encontro esta alavanca? No aguardo. Obrigado.

lmadeir
11/05/2011, 19:47
Nessa casa aqui Auto Peças online Carburadores Remanufaturados Weber ou Solex Brosol - Carburadores tudo em Injecao eletronica , carburadores e acessorios (http://shop.horizonteautopecas.com.br/carburadores/carburador-remanufaturado-vw-fiat-gm-ford) eu comprei um carburador dfv 228 que veio com a borboleta do afogador fixa e sem o suporte do cabo. Eu telefonei para lá e consegui trocar por um com o afogador funcionando e com suporte do cabo. Geralmente, nessas casas especializadas em carburador se encontra o suporte do cabo. Com sorte talvez se encontre uma tampa completa. Mas, se não encontrar, tenta entrar em contato com a casa onde você comprou o carburador e vê se eles arranjam um com o afogador completo.

antonio umino
11/05/2011, 20:17
Imadeir. Muito bom esta de carburadores. um achado. abraços.

antonio umino
11/05/2011, 20:19
Imadeir. Muito bom esta casa de carburadores...................
E seja bem vindo ao forum...... abraços.

fmsJeep75
12/05/2011, 08:45
Valeu IMADEIR obrigado pela dica...

Bercan
12/05/2011, 08:51
fmsJeep75,

falei a alguns posts atraz sobre o wanderlei carburadores... o meu tbm nao tinha as peças que vc procura.... e ele as fez.... entre em contato com ele, ele recebe seu carburador por sedex.... e o cara e FODA!!!
fica ai a dica!!!

abraço!!

fmsJeep75
12/05/2011, 17:32
fmsJeep75,

falei a alguns posts atraz sobre o wanderlei carburadores... o meu tbm nao tinha as peças que vc procura.... e ele as fez.... entre em contato com ele, ele recebe seu carburador por sedex.... e o cara e FODA!!!
fica ai a dica!!!

abraço!!

Bercam, pode mandar endereço, e-mail, tel ou qualquer contato do wanderlei? Obrigado.:euforico:

Bercan
13/05/2011, 08:12
Vai na fé que o homem e fera!!! liga pra ele e combina....... abraço!!!

Endereço
Rua Manoel Macedo, 420
CEP: 35.162-201

Tel: (31) 3821-3593

Wanderley Carburadores - Ipatinga / MG - Rua Manoel Macedo, 420 | eGuias.net - Lista Telefônica Online (http://eguias.net/empresas/MG/ipatinga/457386-wanderley-carburadores.html)

fmsJeep75
13/05/2011, 10:08

Endereço
Rua Manoel Macedo, 420

Wanderley Carburadores - Ipatinga / MG - Rua Manoel Macedo, 420 | eGuias.net - Lista Telefônica Online (http://eguias.net/empresas/MG/ipatinga/457386-wanderley-carburadores.html)

VALEU OBRIGADO...:euforico:

fmsJeep75
13/05/2011, 10:35

Endereço
Rua Manoel Macedo, 420

:? Bercan... desculpe misturar os fóruns mas vi sua citação em outro forum mais antigo e não obtive respostas lá por isso aproveito para te perguntar rapidamente: que pneu vc usa com a direção mecanica do VW?? Estou colocando roda 15x8 e pneu 255x70x15 com a dir. mecanica do VW e estou com receio de ficar muito pesada, pois apesar de ser sem folga ela já é um pouco pesada com pneus originais que tenho...No aguardo ...Obrigado.:cool:

Bercan
13/05/2011, 11:09
:? Bercan... desculpe misturar os fóruns mas vi sua citação em outro forum mais antigo e não obtive respostas lá por isso aproveito para te perguntar rapidamente: que pneu vc usa com a direção mecanica do VW?? Estou colocando roda 15x8 e pneu 255x70x15 com a dir. mecanica do VW e estou com receio de ficar muito pesada, pois apesar de ser sem folga ela já é um pouco pesada com pneus originais que tenho...No aguardo ...Obrigado.:cool:

pois bem, a direção de vw (gol) eu tive em um outro jeep, que quando comprei ja veio assim... tinha colocado nele pneus 255/75/15 e rodas 15x7... não ficou pesado não, mas não gostava da adaptação que tinha sido feita, pois o dono anterior fez uma mistureba de barra de direção de fusca, cruzetas de direção do mb608 e um sistema que tinha uma barra ligada em cada roda saindo do setor...

ja vi muito jeep por ai com o setor dos vw, se não for pra trilha pesada pode ir sem medo.... mas aconselho fazer a ligação com uma so barra saindo do setor e uma outra barra ligando de roda a roda.....

este jeep que tenho hj esta com a direção toda original.... troquei tudo... ficou um luxo.... quase sem folga... mas pretendo colocar o sistema hidráulico do vw santana (faço trilhas leves), dei uma baita sorte... comprei todo o sistema....setor, bomba, mangueras...etc por 120,00....

mas troque ai uma ideia com a galera que tem o setor mecanico... com certeza alguem vai te dar uma luz....

abraço.... qualquer coisa estamos ai!!!

fmsJeep75
13/05/2011, 11:22
Bercan, Obrigado mais uma vez...:bye:

fmsJeep75
13/05/2011, 11:29
Bercan, vi que vc também está em Vitória. Onde conseguiu esta dir hid ?? Foi em Vitória? Hj mesmo vi uma aqui completa por R$400,00

Bercan
13/05/2011, 12:18
estou em vitoria a pouco tempo... sou do interior de MG, onde ainda esta o meu CJ... la na minha cidade tem um cara que mexe com ferro velho e eu sempre compro as coisas dele... ele faz um bom preço pq ele compra os carros nas roças... entende... ele e meio por fora dos preços.... tipo assim ele comprou um santana 88 completo por 500 reais... rsrsrsrs intao por isso me vendeu toda a DH por 120.... os preços dele são muito bons... ainda mais quando pago a peça e eu mesmo desmonto dos carros.... ele e muito meu amigo.... tipo assim.... o ferro velho dele e como se fosse pra mim... minha casa.... o lugar q mais passo tempo quando estou em mg.... comprei tbm junto com a DH o alternador de 55(santana) por 70,00 e um par de bancos de opala comodoro por 50,00 e muitas outras coisas.... motor ap e de opala intao ele tem muitos.... mas nao tem como dar nota....

este fds vou ir la em MG... e semana passada ele me falow q tinha comprado um santana quantum 86 completa... posso ver como ta a DH e qualquer coisa te falo....

Bercan
13/05/2011, 12:29
estes dois topicos podem ajudar.... fala tbm da direção de opala e maverick... duas boas opções... sendo que acho a de opala mais resistente e mais simples de manutenção.... creio que vai achar bem mais em conta do que as de VW

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw-6.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/8-direcao-hidraulica-em-cj-5-a-2.html

Abraço!

fmsJeep75
13/05/2011, 14:36
Bercan, se puder coloque um alternador de 90 A do tempra na sua viatura, coloquei no meu. Achei no ferro velho por 150,00. Fica show e aguenta tudo que quiser colocar da parte eletrica. Encaixa como uma luva, vc só tem que tirar a polia do seu original e colocar nele, isto se estiver usando o BF 161 como eu. Quanto a direção, ainda não decidi se coloco a hidraulica, tenho lá minhas dúvidas por causa das polias e correias a mais. Estive pensando na mecanica do maverick que dizem ser muita macia, mas aí tem que cortar a lata e eu também não gostaria de fazer isto. Assim se for nesse precinho que vc tem aí quem sabe eu até animo a colocar a hidraulica do santana, mesmo porque o meu já está com a dir. mecanica do santana e assim será mais fácil a adaptação. Se quiser podemos marcar um dia para ver o meu Jeep que está aqui em Vitória. VALEU.....

Bercan
13/05/2011, 14:50
claro... vamos marcar qualquer dia sim.... não demora vou trazer minha viatura pra vitoria tbm... Abraço!!

fmsJeep75
18/05/2011, 10:58
Fala Bercam, Beleza? Vc foi lá em Minas no fim de semana? Tem notícias da Dir Hidraulica do VW? Até mais...

Bercan
18/05/2011, 11:03
Fui sim... mas o cara vendeu a quantum completa, algum doido compro pra colocar pra rodar.... mas caso tenha noticia de alguma coisa entro em contato.... aproveitando o post, vc sabe onde consigo uma tampa traseira do CJ-5 em bom estado aqui em Vitória???

abraço!

fmsJeep75
19/05/2011, 08:57
Fui sim... mas o cara vendeu a quantum completa, algum doido compro pra colocar pra rodar.... mas caso tenha noticia de alguma coisa entro em contato.... aproveitando o post, vc sabe onde consigo uma tampa traseira do CJ-5 em bom estado aqui em Vitória???

abraço!

Hummm!!!!...! Essa é dificil...porque aqui em Vitória vc não encontra quase nada original para Jeep em ferro velho, só encontra peças de outros veículos para adaptar...se achar talvez ache no interior...ou então veja com o pessoal do Jeep clube de Vila Velha e de Vitória eles devem ter mais informações (www.jeepclubedevilavelha-es.com.br (http://www.jeepclubedevilavelha-es.com.br/)). Eu ando bastante pelo interior e se encontrar alguma te falo. Quanto a direção hidráulica...esquece porque a minha direção mecanica do VW ficou uma manteiga com a pneuzada nova...nem acreditei de tão macia...ficou mais macia do que com o pneu original. (obs: eu usava o 6x16 e passei para 255x70x15 e rodas 15x8 com off set -25)...

Bercan
25/05/2011, 13:38
rapaz.... falando em off set... sabe onde aqui em Vitoria eu consigo um bom torneiro para mudar o off set das minhas rodas.... comprei um jogo de pneus 265/75/15 que ainda não chegaram, mas estou com receio de que eles peguem na parte interna dos paralamas e feixes de mola...

se souber d algum ..... fala ai!!!

abraço!!!

fmsJeep75
26/05/2011, 11:25
rapaz.... falando em off set... sabe onde aqui em Vitoria eu consigo um bom torneiro para mudar o off set das minhas rodas.... comprei um jogo de pneus 265/75/15 que ainda não chegaram, mas estou com receio de que eles peguem na parte interna dos paralamas e feixes de mola...

se souber d algum ..... fala ai!!!

abraço!!!

Conheço um cara que faz reboque pra cavalos e acredito que ele possa fazer isto, mas certamente ele não deve ter experinência nisso...vc pode tentar...é o Cleber, lá de argolas, perto da boca do porto de capuaba... ligue 3369 7266...fui...

fmsJeep75
26/05/2011, 11:34
Bercan, qual é a tala de suas rodas? pra esses pneus aí certamente vc vai precisar de tala 10" ou 8" Eu retirei as rodas e pneus originais e coloquei pneus 255x70x15 em rodas 15x8" com o off set de -25, ficou perfeito não pega em nada e tem uma distância ainda grande de lataria ou qualquer outra parte da viatura, sem falar que ficou bonito de doer. No avatar aí acho que da pra ter uma idéia.

Bercan
26/05/2011, 12:18
minhas rodas são 15x7, offset -20...... minha susp e toda original... feixe jumelo buchas .... tudo

estou utilizando pneus pra asfalto (255/75/15 modelo q sai de fabrica nas hilux aro 15) menos de meia vida e ta pegando na parte de dentro do paralama traseiro em erosões e no parafuso superior do amortecedor dianteiro percebi isso dando zerinho .... imagina quando colocar os papabarro que tem cravos laterais

vou ter q partir mesmo pra mudança de offset ou alargadores de 3 ou 4 cm.....

Abraço!!!!

vavarusso
06/06/2011, 01:56
O carburador do fusca funciona bem no motor original 6 Cils.???? Se nao qual o ideal?

Bercan
07/06/2011, 08:25
Pra mim o bf funciona bem msm com o dfv228 (original), e so mandar em um cara q manja de carbura como eu fiz.... to feliz da vida com meu dfv fazendo 6 na rua e 7 no asfalto, e pegando no estalo..... ja utilizei o carbura do corcel, mas achei que a viatura ficou fraca...... ja vi quem falasse do carbura de fusca tbm, mas nunca pude testar pra opinar......

na minha opinião.... vai de dfv228 msm!!!

abraço!!

vavarusso
27/10/2011, 19:38
Pessoal encontrei um carburador que está num bf de uma rural que so´rodou a gassolina, inclusive ainda estava funcionando até ir pro desmanche. Bem o carburador tá bem conservado e o que me intrigou foi ter retorno de gasolina e cara me vende por R$90,00. Acho que vou comprá-lo pois o meu parece nao está muito bom. Ele me parece ser esse do ML. Alguém o conhece? Ele é realmente do BF161? Qual a vantagens de ter retorno. Vale apenas comprá-lo?

Carburador Corcel/chevette/belina Dfv Simples Gasolina - R$ 294,99 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205070040-carburador-corcelchevettebelina-dfv-simples-gasolina-_JM)

juleymar73
28/10/2011, 00:10
Pra mim o bf funciona bem msm com o dfv228 (original), e so mandar em um cara q manja de carbura como eu fiz.... to feliz da vida com meu dfv fazendo 6 na rua e 7 no asfalto, e pegando no estalo..... ja utilizei o carbura do corcel, mas achei que a viatura ficou fraca...... ja vi quem falasse do carbura de fusca tbm, mas nunca pude testar pra opinar......

na minha opinião.... vai de dfv228 msm!!!

abraço!!
ola amigo ! meu cj e do ano do seu , motor 6 cc e carburador dfv 228 ,qual gigleur vc usa atualmente ? pois no meu ja usei o menor que existe pra esse carburador que eo 25 e ele num ficou assim como o seu , pois tive que por um gigleur 110 do solex e bem pequeno ein ele baixou pra uns 4,5 a 5 por litro.

antonio umino
28/10/2011, 00:10
Como diz Carburador Corcel/chevette/belina Dfv Simples Gasolina........ É pra estes carros. Vavaruso.... O carburador dos Willys, tem diferença no pé do carburador. o carburador do corcel tem o pé pequeno e dos Willys um pouco maior... A diferença é só na parte de ferro fundido. e nas peças de dentro. (gicle. valvula). A tampa também um pouco diferente. tem retorno..... Mas Parecem mas não são iguais., com alguma mudança dá pra fazer funfar no Bf....

lucar
22/05/2012, 17:03
Muito boa a dica do Lucas Nassif que esta na pagina 3, cuja foto ilustra! Estava querendo picar no machado o carburador do meu willys 6 caneco hurricane... desmontei umas 4 vezes e nada..Reparo novo, tudo limpo igual novo, boia 40mm e nada!!.. Pior que Mais simples que este carburador só despejando com a mão mesmo.....kkkkk e nada de conseguir acertar a aceleração. Em lenta uma beleza, entre a lenta e a alta o danado pipocava e apagava. Batia na chave e ligava de primeira.

Foi fazer o procedimento descrito pelo colega e batata fritas!!! Solucionado o problema de aceleração!!!

Parabens mais uma vez ao forum e seus usuários!!

lucar
22/05/2012, 18:54
Eita consegui sair para testar o jeep somente agora que minha esposa chegou e...... para nosssaaaaaaa alegriaaaaaaaaaaa.... o carburador funcionou perfeito e o motor como um relogio!!! Já aproveitei e liguei 4x4 e reduzi para ver se estaria tudo ok. Não deu para forçar muito mas pelo que percebi esta tudo em ordem. arrastei até uns pezinhos de mandioca ate em casa...kkkkk

NANDO CPV
09/06/2012, 22:09
boa noite amigos....estou com um problema no meu jeep e não acho meios para resolver...peço a ajuda de algum de vocês. ocorre o seguinte: meu jeep está equipado com motor 4cc opala, e toda vez que enfrento uma inclinação o carro falha muito, não conseguindo assim força suficiente para transpor os obstáculos...a impressão que dá é de afogamento...o que posso fazer ?????

bernardão_57
10/06/2012, 12:24
Conform ilustracao do carburador do nosso colega. No número 4 quando aciono o acelerador o pistonete empurra gasolina para a Cuba ao invest de sugar conform texto. a questao da estera coloquei a que ado desmontei no compartimento do pistonete. Ta certo?

Jacimar
11/06/2012, 07:25
boa noite amigos....estou com um problema no meu jeep e não acho meios para resolver...peço a ajuda de algum de vocês. ocorre o seguinte: meu jeep está equipado com motor 4cc opala, e toda vez que enfrento uma inclinação o carro falha muito, não conseguindo assim força suficiente para transpor os obstáculos...a impressão que dá é de afogamento...o que posso fazer ?????

Bom dia prezado ! o primeiro passo é descobrir se é excesso ou falta de gasolina, e regular a bóia, qual é o seu carburador ?

bernardão_57
11/06/2012, 12:35
Conform ilustracao do carburador do nosso colega. No número 4 quando aciono o acelerador o pistonete empurra gasolina para a Cuba ao invest de sugar conform texto. a questao da estera coloquei a que ado desmontei no compartimento do pistonete. Ta certo?

A ilustração que me refiro encontra-se na pagina 3 citação do nosso colega Lucas Nassif. Correção do meu texto " a questão da esfera coloquei no compartimento do pistonete, está certo?". No orificio enumerado com 0 numero 4 da imagem do lucas pag.3 ele diz" que este orifício suga gasolina" no meu caso acontece o inverso joga-se gasolina para dentro da cuba por este orificio, qdo aciono a borboleta. Constatei isto pois acabei esvaziando a cuba e ao acinar a borboleta a gasolina que se encontrava dentro do compartimento do pistonete jogou gasolina para dentro da cuba. E normal acontecer isso? Alguem poderia me responder, como solucionar tal problema? obrigado

Jacimar
11/06/2012, 12:44
A ilustração que me refiro encontra-se na pagina 3 citação do nosso colega Lucas Nassif. Correção do meu texto " a questão da esfera coloquei no compartimento do pistonete, está certo?". No orificio enumerado com 0 numero 4 da imagem do lucas pag.3 ele diz" que este orifício suga gasolina" no meu caso acontece o inverso joga-se gasolina para dentro da cuba por este orificio, qdo aciono a borboleta. Constatei isto pois acabei esvaziando a cuba e ao acinar a borboleta a gasolina que se encontrava dentro do compartimento do pistonete jogou gasolina para dentro da cuba. E normal acontecer isso? Alguem poderia me responder, como solucionar tal problema? obrigado

Boa tarde prezado ! esse pistão é para injeção de gasolina extra quando se pisa forte no acelerador, o correto é jogar gasolina no coletor de admissão, e sugá-lo da cuba, se não estiver assim há algo errado, a esfera funciona como uma válvula de retenção para que a gasolina não volte para a cuba. Sei disso pelo que já li e conversei com especialistas em carburador, mas nunca pus a mão na massa . . . desculpe não poder ajudar além disso . . . um abraço !

bernardão_57
11/06/2012, 13:13
Jacimar, valeu!!! Então esta entupido a minha saida para o coletor de admissão. Um forte abraço.

fmsJeep75
11/06/2012, 15:12
Jacimar, valeu!!! Então esta entupido a minha saida para o coletor de admissão. Um forte abraço.

Alguém sabe me dizer para que serve esta peça junto ao carburador. Será um filtro? Todos os DFV tem?352759352759

Bercan
11/06/2012, 16:21
Alguém sabe me dizer para que serve esta peça junto ao carburador. Será um filtro? Todos os DFV tem?352759352759

Parceiro, conforme eu e Jacimar citamos no tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/105794-carburador-weber-228-duvida.html) creio que vc não tenha visto.... Este é o "Decantador".

Outros topicos que tratam do assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/19850-filtro-de-gasolina-4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/19850-filtro-de-gasolina-2.html

Nem todos os dfv tem este decantador..... E é raro encontrar ainda original.

Abraço!

Jacimar
11/06/2012, 19:00

Boa noite prezado ! só para enriquecer a resposta do Bercan, esse dispositivo que você destacou com a seta, é um filtro realmente, feito de chapas finissímas de metal, mas hoje em dia qualquer filtro de papel de boa marca filtra melhor que ele, eu uso na minha C-10 e o grande mérito dele é você poder ver se tem gasolina chegando ao carburador, um abraço !

LeGauer
17/06/2012, 00:56

O meu DFV não tem... aliás, como já comentaram, é muito raro ver um com esse filtro, já que os filtros descartáveis atuais são mais eficientes, mas não deixa de ser bonito ver um carburador com esse filtro original.
Até estou pensando em adaptar um para mim, já que é muito parecido com os filtros de umidade e óleo que se usa nos compressores de ar.
Abraço.

Jacimar
17/06/2012, 07:06
O meu DFV não tem... aliás, como já comentaram, é muito raro ver um com esse filtro, já que os filtros descartáveis atuais são mais eficientes, mas não deixa de ser bonito ver um carburador com esse filtro original.
Até estou pensando em adaptar um para mim, já que é muito parecido com os filtros de umidade e óleo que se usa nos compressores de ar.
Abraço.

Bom dia prezado ! eu também acho bonito e útil para ver a gasolina, mas no caso do BF-161 do meu Jeep eu fiquei com receio, em caso de vazamento a gasolina vai cair em cima do distribuidor, muito perigoso ! uma alternativa é colocá-lo na bomba de gasolina, acho que fica mais seguro, boa sorte e um abraço !

juleymar73
29/06/2012, 23:08
Amigos que carburador e esse, tirei de um chevette a alcool , o mecanico que me disse que era de carro a alcool mais nao soube dizer de qual,356294356295356296

juleymar73
30/06/2012, 14:11
Entao ninguen conhece esse carburador .

juleymar73
30/06/2012, 14:12
então : alguen me responde essa.

Paulo Leit
30/06/2012, 15:57
Me parece do gol a ar,mas com mudanças no braço do acelerador.

vavarusso
01/01/2013, 19:59
387621
Estou com um problema: Quando aciono o pistao de ingeção (pistonete) a gasolina sobe e vasa por aquela haste que aciona o pistonete (é a figura 3 na foto, onde está esta mola) O que pode ser?? Lembrando que coloquei tudo novo segundo catalago oficial.

lucar
04/01/2013, 22:52
Ta pingando por baixo do carbura?? Não ta dando excesso de gasolina com a boia alta??
Dentro de onde vai o pistãozinho (de borracha ou couro os mais antigos) vai uma micro esfera de aço que serve para tapar o retorno da gasolina... verifica se ela esta no lugar!

Tempo atrás tive uma encrenca com esse carburador do meu jeep que ficou muito tempo parado... resolvi com dicas aqui deste tópico... na lenta ok... hora de acelerar morria... foi só uma bela limpeza!

vavarusso
04/01/2013, 23:34
Ta pingando por baixo do carbura?? Não ta dando excesso de gasolina com a boia alta??
Dentro de onde vai o pistãozinho (de borracha ou couro os mais antigos) vai uma micro esfera de aço que serve para tapar o retorno da gasolina... verifica se ela esta no lugar!

Tempo atrás tive uma encrenca com esse carburador do meu jeep que ficou muito tempo parado... resolvi com dicas aqui deste tópico... na lenta ok... hora de acelerar morria... foi só uma bela limpeza!
Obrigado mais já resolvi, era o pistazinho novo masi em plastico e nao vedava deixando a gasola subir a parte superior dele fazendo uma turbulência(ondas) na cuba...

Alemao4x4
09/01/2013, 13:18
Amigos que carburador e esse, tirei de um chevette a alcool , o mecanico que me disse que era de carro a alcool mais nao soube dizer de qual,356294356295356296

Chevette 1400 01/82 12/82 Sem Ar Álcool 35-PDSI 40511 40825
09/78 08/82 Sem Ar Gasolina 34-SEIE 54501 54825
11/80 08/82 Sem Ar Álcool 34-SEIE 54531 54819
1600 01/92 12/92 Sem Ar Álcool 2 E 7 174506 175849
Gasolina 2 E 7 174505 175849
09/82 08/84 Sem Ar Gasolina 34-SEIE 54511 54820
09/84 09/86 Sem Ar Transmissão Automática Gasolina 35-PDSI 40562 40823
10/86 09/87 Sem Ar Álcool 35-PDSI 40532 40823

Entao segundo a tabela da brosol é do chevette mesmo motor 166 do ano de 84 a 87

juleymar73
05/02/2013, 23:54
Entao amigos , estou com um problema no meu dfv 228 ,o meu foi trocado o kit basico de
reparos , aqueles que vem boia , juntas e , pistonzinho do injetor, na cartela tava escrito c10 6cc , ate cobe bem menos a junta de entre motor/carburador e a bioa ficou meio grande ali onde prende a haste , depois o jeep começou falhar na alta e dar fumaça preta , o que acham sera ecesso de gasolina ?? esse ecesso pode ser devido a boia mal posicionada ? qual outro problema acrreta em ecesso no carburador "???

Gilvan.BA
06/02/2013, 10:39
Eu comprei um carburador DFV 228 Recon393828393829

juleymar73
15/02/2013, 22:31
Então pessoal , tirei meu DFV 228 hoje e dei uma olhada na boia vejam como estava >>>> 395232
dai dei um grau nele , deixei ele assim >>>>395234 essE GRAU SERA SUFICIENTE ? pois parou um pouco de falhar mais ainda parece estar com exesso.

Rafael OFF
15/02/2013, 23:07
Verifica se a boia nao está enxarcada tb.
VLW

juleymar73
15/02/2013, 23:35
Verifica se a boia nao está enxarcada tb.
VLW

Ola Rafael, a boia e nova eu troquei faz 3 meses aquele kit basico de reparo, to usando um gigle de corcel pois nao vende menor que 25 pro dfv, amanhã vou limpar as velas que nao tem nem 500 kilometros rodados ainda pra ver se melhora mais.

Jacimar
16/02/2013, 07:58
Bom dia prezados ! um macete para ver se está passando gasolina quando não deveria : com o carburador na posição da sua foto, sopre pela entrada de gasolina, movimente a bóia e veja em que posição a agulha está fechando, a partir daí você "dá o grau" que achar conveniente, lembre-se de não forçar o acoplamento da bóia com a haste, force apenas a haste ! boa sorte e um abraço !

gpolachini
16/02/2013, 12:10
Pessoal,

Estou com problema no meu carburador tambem, a cuba não está enchendo de gasolina, estou em duvida se isso acontece por causa da tegulagem da boia ou então minha bomba de gasolina que foi para o saco. Tem algum teste para saber se é a bomba ou a boia?

Jacimar
16/02/2013, 19:08
Olá ! o melhor jeito de testar a bomba é soltar a mangueira que chega no carburador e colocá-la dentro de um recipiente, solte o cabo da bobina ( mais seguro na bobina ), dê partida e veja quanta gasolina ela envia em cerca de 10 segundos, normalmente coisa de 300 a 500ml . . .

Jacimar
16/02/2013, 19:12
Ah ! e para testar a bóia, coloque o cabo da bobina de volta e ligue o motor ( com a mangueira da bomba ainda dentro do recipente ) funcione-o até acabar a gasolina da cuba, ponha uma mangueira na entrada de gasolina no carburador e sopre, deve haver fluxo de ar, se não, seu problema é a bóia . . . boa sorte e um abraço !

ADRIO DIAS
04/07/2013, 22:40
Pessoal,to meio perdido com a numeração dos gicle do DFV. Lendo os tópicos vi que alguns dizem que o gicle da lenta e o principal são respectivamente os números 13 ou 14(lenta) e 28 á 30 (alta).Mas olhando nas tabelas disponiveis na internet a numeração é completamente diferente tendo como numeração de lenta 70 e gicle principal 125. Alguém poderia me explicar o por que desta grande diferença ou são padrões de medidas diferentes?

vavarusso
05/11/2013, 18:56
Meu carburador DFV228 voltou a vazar mesmo depois que desligo o motor. O que será???

Sydney66
05/11/2013, 21:18
Vava não tenho experiência com esse carburador, mas verifica a válvula da boia, pode ser nível alto na cuba.

Eriston
10/11/2013, 16:06
O primeiro de uma série de vídeos, talvez ajude alguém....

Tonella - carburador weber DFV 228 1/6 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=TMvN5VY8SZU)

deividmonnerat
03/01/2014, 20:57
Gostaria de saber se alguém pode me explicar a diferença funcional entre esse dois carburadores. Ambos são DFV 228.

Um deles possui o chamado gicle suplementar e o outro não. E também um possui o glicle de alta no fundo da cuba enquanto o outro fica naquele bujão/parafuso embaixo da cuba.

O que essas diferenças podem trazer ao motor e a percepção do motorista sendo o mesmo modelo de carburador?

Se alguém poder ajudar, ficarei grato, pois possuo esses 2 carburadores do mesmo modelo e com essas diferenças.

lmadeir
04/01/2014, 15:50
Meu carburador DFV228 voltou a vazar mesmo depois que desligo o motor. O que será???

Troque a bóia. Verifique o estilete. Se estiver gasto, troque por um novo.

vavarusso
04/01/2014, 17:34
Troque a bóia. Verifique o estilete. Se estiver gasto, troque por um novo.
Meus caros o problema era a pressão da bomba, e quem descobriu foi 0 4x4GARAGE mesmo estando a mais de 2000km de distancia, ele é um dos melhores mecânicos 4x4 de SP. Resolvi colocando um desborbulhador

lmadeir
04/01/2014, 20:28
Meus caros o problema era a pressão da bomba, e quem descobriu foi 0 4x4GARAGE mesmo estando a mais de 2000km de distancia, ele é um dos melhores mecânicos 4x4 de SP. Resolvi colocando um desborbulhador

Como é esse desborbulhador? Na minha experiência, e olha que eu tenho alguma com o 228, quando a bóia e o estilete(válvula da bóia) estão bons eles tem que aguentar a pressão de uma bomba de gasolina normal, ainda mais com o filtro entre o carburador e a bomba. Já vi alguns mecânicos colocando 2 juntas na bomba para tentar diminuir a pressão mas nunca achei isso muito certo não. A não ser que tenha alguma coisa errada com a bomba, coisa difícil já que uma bomba com defeito deve jogar menos combustível, e não mais. Em todo caso, se o problema está resolvido, é isso que importa.

PedroCJ5branco
04/01/2025, 20:28
Prezados, boa noite! Espero que estejam muito bem e antes de tudo um feliz ano novo a todos!

Bem, vamos lá, já fazem 3 anos que retifiquei meu bf inteiro e troquei o famoso DFV228, de la para cá só alegrias, porem já faz mais de um mes que meu motor não estalibizava marcha lenta quando quente. Eu ajustava a lenta ficava perfeito, depois de desligar e ligar o motor novamente ele falhava e ficava embaralhando (como se tivesse um comando 310x310 kkkkk), comecei a notar que ele começou a vazar gasolina entre a junta do pe de ferro e o coletor, decidi compar um kit de juntas, fiz a limpeza do carburador, regulei a boia nova e montei com as juntas novas, o vazamento de combustivel parou, poremmmmm.... o problema da marcha lenta continua o mesmo.
Quando fecho a borboleta do afogador e regulo a lenta ele se estabiliza, algum "especialista" poderia me dar alguma orientação? Ja li diversos topicos porem nenhum atendeu "exatamente" meu problema.

Abraços!