dpab
13/05/2009, 00:03
Caros amigos,
Estou com um problema nos freios da minha SW4 1999 (Com ABS) que os mecânicos até agora consultados não resolveram, já estou ficando desanimado. Segue o relato:
Após fazer a sangria do sistema, com a substituição total do fluido (dot 4) e utilizando máquina de sangria, nas primeiras freadas (4 ou 5), a roda dianteira esquerda simplesmente trava, como se eu houvesse pisado forte no freio, chegando a cantar o pneu e a suspensão trabalhar para a esquerda. A roda freia bruscamente, mesmo pisando bem de leve no pedal. Isso acontece, como eu disse, nas primeiras freadas e depois que o carro esquenta, pára. Já foram feitas várias tentativas de se descobrir o que está causando isso e nada...
Foram feitas duas novas sangrias completas, e não resultou...
Invertemos as pastilhas de lado, da esq para dir e vice-versa, e não resultou...
Limpamos os sensores do ABS e testamos a continuidade dos mesmos, e não resultou...
Por fim, na esperança de que fosse algum problema com as pinças de freio, mandei trocar o reparo de ambas (gastei R$ 440,00 nisso !) e não resultou...
Esclareço que a luz do ABS jamais acendeu ou piscou, a não ser quando viro a chave de ignição, antes de ligar o motor, o que é normal.
O mecânico afirma que não pode ser problema no cilindro mestre, pq o mesmo possui dois pistões internos e tem duas saídas (uma para a dianteira e outra para a traseira), e se o problema ali residisse travariam ambas as rodas e não somente a esquerda, procede?
Essas saídas do cilindro mestre entram no módulo do ABS e de lá saem 3 saídas, sendo uma para ambas as rodas traseiras e as outras duas são para as rodas dianteiras, separadamente. Então pergunto:
Será que o defeito é no ABS, na saída que vai para a roda dianteira esquerda?
Será que é viável e/ou perigoso fazer um "by pass" no módulo ABS, para testar isso, ou seja, desligar a passagem por ele, fazendo o fluido chegar diretamente do cilindro mestre às rodas dianteiras? Por favor, me deem uma luz.... Obrigado, Delfim.
Estou com um problema nos freios da minha SW4 1999 (Com ABS) que os mecânicos até agora consultados não resolveram, já estou ficando desanimado. Segue o relato:
Após fazer a sangria do sistema, com a substituição total do fluido (dot 4) e utilizando máquina de sangria, nas primeiras freadas (4 ou 5), a roda dianteira esquerda simplesmente trava, como se eu houvesse pisado forte no freio, chegando a cantar o pneu e a suspensão trabalhar para a esquerda. A roda freia bruscamente, mesmo pisando bem de leve no pedal. Isso acontece, como eu disse, nas primeiras freadas e depois que o carro esquenta, pára. Já foram feitas várias tentativas de se descobrir o que está causando isso e nada...
Foram feitas duas novas sangrias completas, e não resultou...
Invertemos as pastilhas de lado, da esq para dir e vice-versa, e não resultou...
Limpamos os sensores do ABS e testamos a continuidade dos mesmos, e não resultou...
Por fim, na esperança de que fosse algum problema com as pinças de freio, mandei trocar o reparo de ambas (gastei R$ 440,00 nisso !) e não resultou...
Esclareço que a luz do ABS jamais acendeu ou piscou, a não ser quando viro a chave de ignição, antes de ligar o motor, o que é normal.
O mecânico afirma que não pode ser problema no cilindro mestre, pq o mesmo possui dois pistões internos e tem duas saídas (uma para a dianteira e outra para a traseira), e se o problema ali residisse travariam ambas as rodas e não somente a esquerda, procede?
Essas saídas do cilindro mestre entram no módulo do ABS e de lá saem 3 saídas, sendo uma para ambas as rodas traseiras e as outras duas são para as rodas dianteiras, separadamente. Então pergunto:
Será que o defeito é no ABS, na saída que vai para a roda dianteira esquerda?
Será que é viável e/ou perigoso fazer um "by pass" no módulo ABS, para testar isso, ou seja, desligar a passagem por ele, fazendo o fluido chegar diretamente do cilindro mestre às rodas dianteiras? Por favor, me deem uma luz.... Obrigado, Delfim.