PDA

Ver Versão Completa : Sw4 1999 - problema com os freios

dpab
13/05/2009, 00:03
Caros amigos,
Estou com um problema nos freios da minha SW4 1999 (Com ABS) que os mecânicos até agora consultados não resolveram, já estou ficando desanimado. Segue o relato:
Após fazer a sangria do sistema, com a substituição total do fluido (dot 4) e utilizando máquina de sangria, nas primeiras freadas (4 ou 5), a roda dianteira esquerda simplesmente trava, como se eu houvesse pisado forte no freio, chegando a cantar o pneu e a suspensão trabalhar para a esquerda. A roda freia bruscamente, mesmo pisando bem de leve no pedal. Isso acontece, como eu disse, nas primeiras freadas e depois que o carro esquenta, pára. Já foram feitas várias tentativas de se descobrir o que está causando isso e nada...
Foram feitas duas novas sangrias completas, e não resultou...
Invertemos as pastilhas de lado, da esq para dir e vice-versa, e não resultou...
Limpamos os sensores do ABS e testamos a continuidade dos mesmos, e não resultou...
Por fim, na esperança de que fosse algum problema com as pinças de freio, mandei trocar o reparo de ambas (gastei R$ 440,00 nisso !) e não resultou...
Esclareço que a luz do ABS jamais acendeu ou piscou, a não ser quando viro a chave de ignição, antes de ligar o motor, o que é normal.
O mecânico afirma que não pode ser problema no cilindro mestre, pq o mesmo possui dois pistões internos e tem duas saídas (uma para a dianteira e outra para a traseira), e se o problema ali residisse travariam ambas as rodas e não somente a esquerda, procede?
Essas saídas do cilindro mestre entram no módulo do ABS e de lá saem 3 saídas, sendo uma para ambas as rodas traseiras e as outras duas são para as rodas dianteiras, separadamente. Então pergunto:
Será que o defeito é no ABS, na saída que vai para a roda dianteira esquerda?
Será que é viável e/ou perigoso fazer um "by pass" no módulo ABS, para testar isso, ou seja, desligar a passagem por ele, fazendo o fluido chegar diretamente do cilindro mestre às rodas dianteiras? Por favor, me deem uma luz.... Obrigado, Delfim.

Luca
13/05/2009, 19:16
... Será que o defeito é no ABS, na saída que vai para a roda dianteira esquerda? Será que é viável e/ou perigoso fazer um "by pass" no módulo ABS, para testar isso, ou seja, desligar a passagem por ele, fazendo o fluido chegar diretamente do cilindro mestre às rodas dianteiras? Por favor, me deem uma luz.... Obrigado, Delfim.
Delfim,
Duas hipóteses
1) O flexível da roda esquerda está entupido. Já vi isto em outros veículos. O óleo de freio se deteriora com o tempo e ataca o revestimento do flexível. E é uma deterioração que até permite a passagem do óleo, mas em fluxo insuficiente. Você até pode achar que está tudo em ordem. Sugiro nverter os flexíveis de um lado para o outro. Dê uma volta e verifique o comportamento. Simples e barato.
2) Sua idéia de fazer um by-pass no ABS me parece bem razoável. Mas acho que nem precisa fazer isso, mas simplesmente desligar o chicote elétrico do módulo do ABS ou retirar o fusível correspondente. Faça isso com o carro frio. Dê uma volta com cuidado e veja o que acontece.
Dado que vc já tentou tudo, estas duas tentativas a mais talvez não resolvam, mas com certeza permitirão localizar o problema.
Depois escreva para nós.
[]´s

dpab
13/05/2009, 19:58
Muito obrigado pelas sugestões, vou aplicá-las para ver o que acontece e reporto em seguida. Já ando desanimado com esse problema... Um abraço, Delfim.

Engels Kbça
14/05/2009, 07:08
Delfim
O óleo recomendado é DOT3, conforme o manual da Toyota SW4.:stop:
Um abraço

rub
14/05/2009, 08:37
Delfim, meu amigo, bom dia!

Pergunta, antes de você trocar o óleo o freio estava normal?

Se sim, seguindo o conselho do Engels, o óleo do freio da SW4 é o DOT 3 e neste caso, eu substituiria todo o óleo para o DOT3 e se não resolvesse o problema partiria para outras tentativas.

Se você for substituir o óleo pelo DOT 3 (que é o recomendado), quando o mecanico for fazer a sangria (com a máquina), pede para ele verificar o fluxo de saida de óleo de cada roda, ou seja, o jato do óleo tem que ser parecido, e se não for pode ser o flexivel entupido. Este é apenas um teste visual.
A maquina de sangria manda o óleo com uma pressão da ordem de 2 BAR e se o flexivel estiver entupido, ou se estiver com algum cilindro da roda (burrinho) com defeito, você verá facilmente onde está o defeito.

Também, se o flexivel estiver com algum problema, ela pode "inchar" no momento que você aciona o freio. Se estiver desta forma, o lado que incha geralmente não tem pressão para acionar os pistões das pinça, e o lado oposto que está bom freia corretamente e faz com que o carro puxe para o lado bom do flexivel.

Existem equipamentos (manometros) para ser instalado no local do parafuso de sangria das pinças e dos cilindros "burrinho" das rodas traseiras, (eu tenho um equipamento deste), que mostra qual é a pressão real que cada roda está recebendo quando o pedal de freio é acionado. Isso elimina a troca de reparos/troca de flexivel sem necessidade e ainda verifica se há vazamentos no sistema.
Na minha opinião este é o teste mais barato e eficiente, pois elimina troca desnecessária de peças.

Abs,

Rubens

plopes
16/05/2009, 08:28
Grande Delfim,

Problema resolvido ?

Espero que sim.

Não se esqueça de atualizar-nos, OK ?

Aquele Abraço.

Tadi
16/05/2009, 21:56
Verifique a regulagem das rodas traseiras. Isto aconteceu comigo semana passada. A pressao das rodas dianteiras sao maiores do que nas rodas traseiras e quando o freio esta desrregulado ou está sem lona a pressao aumenta nas rodas dianteiras fazendo com que a mesma trave.

dpab
17/05/2009, 20:35
Vou tentar encontrar alguma oficina que disponha desse aparelho que mede a pressão do sistema e vou mandar verificar a regulagem das sapatas de freio traseiras tb. Por enquanto, nada resolvido, reportarei assim que haja novidades... Muito obrigado a todos e continuem mandando sugestões, pois tentarei todas as alternativas até descobrir o que causa esse defeito misterioso. Um abraço, Delfim.