PDA

Ver Versão Completa : Fusíveis



Dmark
15/11/2004, 22:01
Estou dando uma força para um vizinho, que como eu, nada entende do Niva. está queimando um fusível relacionado a partida, pois, após a queima dele, não passa corrente pra bobina. Imaginei que algo possa estar em curto por ali, mas o que seria? O que pode estar havendo? Por que um fusível para a partida? Valeu! A parte elétrica esta um caos...

Sukys
16/11/2004, 01:32
Não é uma prática comum instalar fusivel em série com a bobina de ignição.
Muito provavelmente isso é uma gambiarra na instalação elétrica.

Abraços,

Alessandro Henrique
16/11/2004, 01:47
Dmark,
Realmente como comentou o colega Sukys, não é normal a utilização de fusível no circuito de ignição, até por questão de segurança.
Normalmente o cabo fusível da bobina (resistor) se encarrega desta proteção.
Pode ser que a proteção (fusível) esteja sendo utilizada para o módulo de ignição eletrônica.
A utilização de um multímetro ajuda muito nestes casos.

Sds.

Sukys
16/11/2004, 04:41
O resistor em série com a bobina (resistor Balast) não tem a função de proteger o circuito e sim de limitar a corrente na bobina, só que em caso de curto-circuito, mesmo com este resitor, a corrente é alta o suficiente para derreter a fiação caso o curto permaneça por mais de alguns segundos.

Nenhum módulo eletrônico possui fusivel externo. Alguns possuem proteção interna e mesmo assim ela não é efetiva para todo o circuito. O transistor de saída (responsável pela comutação da bobina) de qualquer módulo vai pro espaço se houver um curto com o positivo da bateria.

Abraços,

Dmark
16/11/2004, 08:31
De fato este carro andou pegando fogo estes dias. O meca da elétrica teria refeito tudo. Não constatei muita novidade em termos de fiação. Mas estou conhecendo o carro agora. A primeira idéia é refazer todos os chicotes, pois tem mais fio cortado que espagueti de argentino.

Porcão
16/11/2004, 18:20
Não existe fusivel na ignição.
Pode ter certeza que tem algum fio queimado em curto, e pode
se preparar que ele sempre fica no pior lugar possível! :?

Dmark
16/11/2004, 18:39
Lei de Murphy para niva! Tchê, alguém já refez toda a elétrica do niva?

Alessandro Henrique
16/11/2004, 19:22
Sukys,
Concordo com o que você disse referente ao resistor Balast ou fio fusível como alguns costumam denominar. A função primária do mesmo é limitar a corrente na bobina, principalmente quando o motor está em baixa rotação. A medida que a rotação do motor vai subindo o papel do resistor passa a ser secundário e geralmente desnecessário.
O mesmo indiretamente também satisfaz a função de proteção, já que é o primeiro a fundir.
Também concordo com você referente a proteção do módulo de ignição, nenhum deles costuma vir com proteção por fusível, já que o transistor de saída vai romper muito antes do fusível ameaçar a aquecer, pode ser o fusível que for, ultra-rápido, fusível semi-condutor e etc...
O problema é como comentou o Dmark que a elétrica está um caos, posso imaginar que na pior hipótese algum eletricista maluco tenha achado que seja legal proteger o circuito com fusível.
Em adaptações e alterações em circuitos elétricos já muitas outras coisas absurdas também...
Abraço

Sukys
17/11/2004, 00:26
Já que a instalação está tão bagunçada, no site do Vernizi
http://www.vernizi.hpg.ig.com.br/nivas/Nivas.htm tem o manual de Manutenção e o Manual do Usuário para download.
Sei que existe por aí o diagrama elétrico do Niva para download mas não me recordo em que site. Com certeza os niveiros podem te indicar.

Abraços,

Porcão
17/11/2004, 10:35
Aqui deve ter alguma coisa:
http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/esquemas.htm