PDA

Ver Versão Completa : molas de blazer + SPOA

anderson_wzorek
11/05/2009, 22:28
Fala galera,
jeeps com feixe de molas da blazer eu ja vi e sei que ficaram bons,tanto que estou a fim de colocar 4 feixes traseiros em meu CJ5,só me surgiu a duvida: É possivel fazer SPOA com esses feixes como é feito com feixes de toy ou originais???
Eu acredito que seja possivel sim,pois o sistema do feixe é bem parecido com o da toy ou do cj mesmo.

Minha ideia seria os 4 feixes da blazer,com jumelos na altura original,SPOA, amortecedores turbo gás traseiros da ranger e uma barra anti rolagem no eixo traseiro(não sei se esse é o nome certo),basicamente seria essa a minha ideia.E ai oque acham?

abraços

Elmer_Jeep
12/05/2009, 16:34
Qual o comprimento desses feixes ?

Ou melhor, qual a distancia entre os suportes de fixação no chassi da S10 ?

Creio que pra usar na dianteira vai ter que alongar as vigas do chassi.

[]'s

Sergio Rocha
12/05/2009, 18:35

[]'s

Eu acredito que o da s10 seja maior do que o do Cj.

[]'

anderson_wzorek
12/05/2009, 22:13
Ele é cerca de 100 mm maior que os feixes originais,
Na adaptação dos feixes da blazer sem SPOA,o pessoal não alonga o chassis,deixa o suporte fixo na dianteira e desloca o suporte do jumelo mais para traz,o furo do pino de centro da blazer não é no centro do feixe de molas.Eu acredito que seja possivel fazer a adaptação,mas ainda vou pensar mais.

Quanto a alongar o chassis na dianteira,não vejo problemas,pois ele esta bem feio nesse reagião,ai ja reformo ele.

sera que mando ver essa adaptação ou é muita loucura?

valeu pelas dicas
abraços

Dic3
13/05/2009, 09:19
Anderson eu tambem estou tentado a colocar as molas de blazer, ja reuni um bom material e acho que rola fazer isso na traseira.
Porem na dianteira minha duvida é se nao vai haver mudanca no caster pois o eixo nao ficara exatamente no centro da mola. Ja pensou nisso?
A ideia de aumentar o comprimento do chassis é justamente para nao haver alteracoes nesse sentido.

Gustavo de Olliveira
13/05/2009, 13:55
Anderson eu tambem estou tentado a colocar as molas de blazer, ja reuni um bom material e acho que rola fazer isso na traseira.
Porem na dianteira minha duvida é se nao vai haver mudanca no caster pois o eixo nao ficara exatamente no centro da mola. Ja pensou nisso?
A ideia de aumentar o comprimento do chassis é justamente para nao haver alteracoes nesse sentido.

Uso as molas já faz um tempinho , só que na traseira....
São boas .
Como utilizo pneus 33/12,5 , eles estavam pegando na lata , parte dianteira do paralama traseiro , então refurei as molas posicionando o eixo uma polegada e meia pra trás . Ai começou a pegar atrás , então rebati um pouco a lata e coloquei mais uma mola só que do feixe de s10 ( isso fiz a uma semana) não perdeu o "conforto" que essas molas dão , ergueu cerca de 1 polegada em altura e não pega mais , além de que com o feixe da blazer só com duas molas qualquer peso já sentava a traseira do jipe , agora tá mais equilibrado.
Mas voltando ao assunto , quero dizer que dá prá refurar as molas prá adequar a posição do eixo.

umberto xxxrrr
13/05/2009, 14:45

[]'s

*61,5cm e *68,5 cm até o furo de centro. 130cm no total.
*Medidas pelo lado "menor" do feixe(desconsiderando o arqueamento então). Representadas pelo segmento em vermelho nesta ilustração> .(!

Abração.

Elmer_Jeep
13/05/2009, 16:44
praticamente a mesma medida do feixe trazeiro da band.

Bom, pra ficar legal na dianteira o correto seria alongar a frente do chassi, mas a gambi de mover somente o suporte do jumelo também funciona.

Alguém falou sobre cáster, qualquer feixe que colocar lá vai dar diferença, ainda mais nesse caso de afastar suportes e/ou refurar feixes, o nivelamento dos feixes em relação ao chassi vai mudar.

junior braga
13/05/2009, 19:07
praticamente a mesma medida do feixe trazeiro da band.

Bom, pra ficar legal na dianteira o correto seria alongar a frente do chassi, mas a gambi de mover somente o suporte do jumelo também funciona.

Alguém falou sobre cáster, qualquer feixe que colocar lá vai dar diferença, ainda mais nesse caso de afastar suportes e/ou refurar feixes, o nivelamento dos feixes em relação ao chassi vai mudar.

Elmer, e no caso da substituição do feixe pelo molejo de toy, com as mesmas medidas do cj, ou seja também muda o cáster? Ps: mantendo como o feixe original, spua.

:concordo::concordo:

anderson_wzorek
13/05/2009, 21:59
Dic,

No meu caso ñão vejp problemas de mudar o caster pois vou fazer SPOA,ai independente do feixe de molas teria que retrabalhar o caster.
Só to na duvida se alongo a frente do chassi ou desloco o suporte para tras.
Mas acho que vou encarar mais essa loucura.
A hora que der passo ai trocar umas ideias dessa adaptação com vc.
abraços

anderson_wzorek
13/05/2009, 22:01
Elmer,
Vc acha que fica legal deslocar o suporte para tras?não vou ter problemas?Ou alongo as longarinas dianteiras de uma vez?
To quase fechando negocio nos feixes ai quero ver oque faço

abraços

Dic3
14/05/2009, 09:48
Dic,

No meu caso ñão vejp problemas de mudar o caster pois vou fazer SPOA,ai independente do feixe de molas teria que retrabalhar o caster.
Só to na duvida se alongo a frente do chassi ou desloco o suporte para tras.
Mas acho que vou encarar mais essa loucura.
A hora que der passo ai trocar umas ideias dessa adaptação com vc.
abraços
Fala meu amigo,

Entao ja que voce vai ter que mexer com caster mesmo eu economizaria servico e deslocaria os suportes para tras.
Em relacao a alongar o chassis voce tem uma grande experiencia em solda e fara um servico bom, porem ao mesmo tempo sabe que emenda é emenda e no seu caso que é cair em trilhas pesada isso pode te incomodar no futuro.

Ah, e nao considere loucura, ja tem alguns aqui rodando com esse sistema na traseira e so tem elogios.
Uma coisa que ja me disseram é usar o feixe de 3 laminas pois com 2 ele fica bem molengao.

To te mandando uma MP com mais infos.

Abracao meu amigo!

Elmer_Jeep
14/05/2009, 09:55
Elmer, e no caso da substituição do feixe pelo molejo de toy, com as mesmas medidas do cj, ou seja também muda o cáster? Ps: mantendo como o feixe original, spua.

:concordo::concordo:

Isso vai depender do arqueamento do feixe, tamanho do jumelo, posição do jumelo (na frente ou atras da roda), etc.

[]'s

Elmer_Jeep
14/05/2009, 10:13
Elmer,
Vc acha que fica legal deslocar o suporte para tras?não vou ter problemas?Ou alongo as longarinas dianteiras de uma vez?
To quase fechando negocio nos feixes ai quero ver oque faço

abraços

Como falei antes, deslocar o suporte (na minha opinião) é gambi...

Prefiro alongar, pelas minhas contas aumenta no maximo 10cm. E fazendo o serviço com os reforços corretos não tem perigo.

[]'s