Ver Versão Completa : molas de blazer + SPOA
anderson_wzorek
11/05/2009, 22:28
Fala galera,
jeeps com feixe de molas da blazer eu ja vi e sei que ficaram bons,tanto que estou a fim de colocar 4 feixes traseiros em meu CJ5,só me surgiu a duvida: É possivel fazer SPOA com esses feixes como é feito com feixes de toy ou originais???
Eu acredito que seja possivel sim,pois o sistema do feixe é bem parecido com o da toy ou do cj mesmo.
Minha ideia seria os 4 feixes da blazer,com jumelos na altura original,SPOA, amortecedores turbo gás traseiros da ranger e uma barra anti rolagem no eixo traseiro(não sei se esse é o nome certo),basicamente seria essa a minha ideia.E ai oque acham?
abraços
Elmer_Jeep
12/05/2009, 16:34
Qual o comprimento desses feixes ?
Ou melhor, qual a distancia entre os suportes de fixação no chassi da S10 ?
Creio que pra usar na dianteira vai ter que alongar as vigas do chassi.
[]'s
Sergio Rocha
12/05/2009, 18:35
[]'s
Eu acredito que o da s10 seja maior do que o do Cj.
[]'
anderson_wzorek
12/05/2009, 22:13
Ele é cerca de 100 mm maior que os feixes originais,
Na adaptação dos feixes da blazer sem SPOA,o pessoal não alonga o chassis,deixa o suporte fixo na dianteira e desloca o suporte do jumelo mais para traz,o furo do pino de centro da blazer não é no centro do feixe de molas.Eu acredito que seja possivel fazer a adaptação,mas ainda vou pensar mais.
Quanto a alongar o chassis na dianteira,não vejo problemas,pois ele esta bem feio nesse reagião,ai ja reformo ele.
sera que mando ver essa adaptação ou é muita loucura?
valeu pelas dicas
abraços
Anderson eu tambem estou tentado a colocar as molas de blazer, ja reuni um bom material e acho que rola fazer isso na traseira.
Porem na dianteira minha duvida é se nao vai haver mudanca no caster pois o eixo nao ficara exatamente no centro da mola. Ja pensou nisso?
A ideia de aumentar o comprimento do chassis é justamente para nao haver alteracoes nesse sentido.
Gustavo de Olliveira
13/05/2009, 13:55
Anderson eu tambem estou tentado a colocar as molas de blazer, ja reuni um bom material e acho que rola fazer isso na traseira.
Porem na dianteira minha duvida é se nao vai haver mudanca no caster pois o eixo nao ficara exatamente no centro da mola. Ja pensou nisso?
A ideia de aumentar o comprimento do chassis é justamente para nao haver alteracoes nesse sentido.
Uso as molas já faz um tempinho , só que na traseira....
São boas .
Como utilizo pneus 33/12,5 , eles estavam pegando na lata , parte dianteira do paralama traseiro , então refurei as molas posicionando o eixo uma polegada e meia pra trás . Ai começou a pegar atrás , então rebati um pouco a lata e coloquei mais uma mola só que do feixe de s10 ( isso fiz a uma semana) não perdeu o "conforto" que essas molas dão , ergueu cerca de 1 polegada em altura e não pega mais , além de que com o feixe da blazer só com duas molas qualquer peso já sentava a traseira do jipe , agora tá mais equilibrado.
Mas voltando ao assunto , quero dizer que dá prá refurar as molas prá adequar a posição do eixo.
umberto xxxrrr
13/05/2009, 14:45
[]'s
*61,5cm e *68,5 cm até o furo de centro. 130cm no total.
*Medidas pelo lado "menor" do feixe(desconsiderando o arqueamento então). Representadas pelo segmento em vermelho nesta ilustração> .(!
Abração.
Elmer_Jeep
13/05/2009, 16:44
praticamente a mesma medida do feixe trazeiro da band.
Bom, pra ficar legal na dianteira o correto seria alongar a frente do chassi, mas a gambi de mover somente o suporte do jumelo também funciona.
Alguém falou sobre cáster, qualquer feixe que colocar lá vai dar diferença, ainda mais nesse caso de afastar suportes e/ou refurar feixes, o nivelamento dos feixes em relação ao chassi vai mudar.
junior braga
13/05/2009, 19:07
praticamente a mesma medida do feixe trazeiro da band.
Bom, pra ficar legal na dianteira o correto seria alongar a frente do chassi, mas a gambi de mover somente o suporte do jumelo também funciona.
Alguém falou sobre cáster, qualquer feixe que colocar lá vai dar diferença, ainda mais nesse caso de afastar suportes e/ou refurar feixes, o nivelamento dos feixes em relação ao chassi vai mudar.
Elmer, e no caso da substituição do feixe pelo molejo de toy, com as mesmas medidas do cj, ou seja também muda o cáster? Ps: mantendo como o feixe original, spua.
:concordo::concordo:
anderson_wzorek
13/05/2009, 21:59
Dic,
No meu caso ñão vejp problemas de mudar o caster pois vou fazer SPOA,ai independente do feixe de molas teria que retrabalhar o caster.
Só to na duvida se alongo a frente do chassi ou desloco o suporte para tras.
Mas acho que vou encarar mais essa loucura.
A hora que der passo ai trocar umas ideias dessa adaptação com vc.
abraços
anderson_wzorek
13/05/2009, 22:01
Elmer,
Vc acha que fica legal deslocar o suporte para tras?não vou ter problemas?Ou alongo as longarinas dianteiras de uma vez?
To quase fechando negocio nos feixes ai quero ver oque faço
abraços
Dic,
No meu caso ñão vejp problemas de mudar o caster pois vou fazer SPOA,ai independente do feixe de molas teria que retrabalhar o caster.
Só to na duvida se alongo a frente do chassi ou desloco o suporte para tras.
Mas acho que vou encarar mais essa loucura.
A hora que der passo ai trocar umas ideias dessa adaptação com vc.
abraços
Fala meu amigo,
Entao ja que voce vai ter que mexer com caster mesmo eu economizaria servico e deslocaria os suportes para tras.
Em relacao a alongar o chassis voce tem uma grande experiencia em solda e fara um servico bom, porem ao mesmo tempo sabe que emenda é emenda e no seu caso que é cair em trilhas pesada isso pode te incomodar no futuro.
Ah, e nao considere loucura, ja tem alguns aqui rodando com esse sistema na traseira e so tem elogios.
Uma coisa que ja me disseram é usar o feixe de 3 laminas pois com 2 ele fica bem molengao.
To te mandando uma MP com mais infos.
Abracao meu amigo!
Elmer_Jeep
14/05/2009, 09:55
Elmer, e no caso da substituição do feixe pelo molejo de toy, com as mesmas medidas do cj, ou seja também muda o cáster? Ps: mantendo como o feixe original, spua.
:concordo::concordo:
Isso vai depender do arqueamento do feixe, tamanho do jumelo, posição do jumelo (na frente ou atras da roda), etc.
[]'s
Elmer_Jeep
14/05/2009, 10:13
Elmer,
Vc acha que fica legal deslocar o suporte para tras?não vou ter problemas?Ou alongo as longarinas dianteiras de uma vez?
To quase fechando negocio nos feixes ai quero ver oque faço
abraços
Como falei antes, deslocar o suporte (na minha opinião) é gambi...
Prefiro alongar, pelas minhas contas aumenta no maximo 10cm. E fazendo o serviço com os reforços corretos não tem perigo.
[]'s