PDA

Ver Versão Completa : Motor BF161 - encharcando as velas

Fcarpinelli
11/05/2009, 21:31
Amigos.

Estou avaliando a compra de um segundo Jeep que me pareceu uma boa oportunidade e gostaria de uma opnião a respeito do que posso fazer para resolver uma problema que virá com ele :

1) Modelo CJ5 ano 63
2) Cambio 3 marchas, reduzida, tração nas 4 rodas, freio a disco tudo funcionando perfeitamente.
3) Chassis sem trincas e nem remendos
4) carreceria de lata sem podres, apenas com a pintura queimada pelo tempo.
5) Docs´ok até 2009 sem problemas de multas e etc.
6) Motor BF161 6cc é onde o problema existe :

Quando o carro é forçado demais 2 das 6 velas encharcam de oleo fazendo o motor perder portência.

Coloquei um tucho nessas velas e o problema demora bastante para acontecer mas não dá coragem para pegar uma estrada e rodar por longos KM´s.

Se que uma das causas desse problema pode ser os aneis ai a troca é "simples" mas pode ser que tenha algo mais grave como o pistão quebrado ou algo pior ai necessitará de uma retífica só que uma vez aberto o motor não vale a pena remontar caso não seja só os aneis :

Perguntas
1 : Existe alguma forma de identificar o problema sem abrir o motor ? Eu acho que não dá, mas um mecanico curioso que conheço disse que tem jeito mas tenho o receio de deixar o carro lá e ele ficar meses parado depois desmontar.
2 : Vale a pena fazer retifica nesse motor ?
3 : É mais interessante trocar o motor por um de opala por exemplo ou consertar esse mesmo ?
4 : Em trocando o motor, alguém sabe me passar uma base de preço para a compra do motor 4cc e mais a instalação (adaptação no Jeep) ? Só peço uma ideia de preço pois se eu for realmente compra-lo quero baixar o preço do Jeep.
5 : Alguém pode me indicar uma oficina confiável para fazer esse trabalho ?

Abraços

diego4x4
12/05/2009, 22:12
eu também estou com o mesmo problema, ai eu levei o meu cj no mecanico ai ele colocou 3 pula macacos, ficou muito bom alinhado e da para forçar mas não por muito tempo, breve terei que abrir acho que apenas terei que trocar os anéis, se presisar trocar mais coisas vou para outro motor.

leopoldo
13/05/2009, 00:16
1- Sim. é só seguir o roteiro de teste de motor. Manual de manutenção do jeep. seção de downloads. Não deve ser pistão senão o motor não funcionaria. Se os aneis estão gastos ou quebrados, vc tira motor e faz alargmento de camisa + pistão novo + aneis e pronto. Não necessita mexer em tudo. A menos que ao demsontar o virabrequim esteja com pronblema de desgaste.

2- depende da extensão da retifica, mas em gerla, sim.

3- existem prós e contras.... mais contras.

4- isso eu não sei.

5- idem.

edgar
13/05/2009, 08:19
Em algumas oficinas existe um aparelhinho maléfico que tem uma pequena camara na ponta. Da para passar ele pelo furo da vela e olhar o estado do cilindro, ver se esta espelhado ou muito arranhado, por ai se tem uma ideia dos aneis.
Creio que não se resume a troca de aneis....acredito num desgaste mais uniforme. Se voce abre o motor, acenta as valvulas, troca aneis e faz um brunimento nas camisas e a tendencia e dar uma rebaixada no cabeçote para adequar a taxa de compresão a nossa gasolina atual, a parte de cima do motor (agora nova) acaba matando a parte de baixo (virabrequim)
Eu retificaria o motor sem sombra de duvida....na pior das hipoteses comprava um BF usado. Quem pode te dar ideia de preço é o Elmer.....pena que é longe, senão mandava o motor para la...

Mauricio Rotta
13/05/2009, 08:50
Rapaz, tire o escorpião do bolso! Gaste um pouco com o seu motor e retifique-o... Vc não vai se arrepender, vc morre de velho e não ve o fim dessa belezinha. E vai ficar com um p*** motor no Jeep.

diego4x4
13/05/2009, 11:44
eu acredito que não vale a pena faser a retifica, pois tenho um amigo jipeiro aqui q gastou mais de 3 mil para faser a retifica do motor bf161 pois hoje em dia e dificil achar pessas para ele, e ele também não rende muito principalmente para min que uso pneus 33 tork o motor sofre é primeirinha e pé no bucho.
ele é um motor bem forte mas não gira nada so berra e não anda.

leopoldo
13/05/2009, 12:48
Edgar,

o equipamento se chama Boroscópio.

Mas tem o teste de vazamento e o de compressão de cilindros que pode identificar o problema.

cadu
13/05/2009, 13:42
:arrow:Depois das palavras dos colegas e do Ilustre Professor Leopoldo, vou dar meu pitaco:

Esta semana passei pelo mesmo problema... o motor BF que estava no Jeep estava passando oleo e encharcando as velas, e ainda de quebra estava faltando o recipiente do filtro de óleo (antigo proprietário tirou o mesmo e ligou direto no motor).

:arrow: Primeiramente pensei em desmontar o motor e colocar tudo novo... fiz as contas e me deparrei com a realidade de não valer pois o custo é alto!

:arrow: Então decidi trocar o motor por um de opala, achei um Ferro Velho que deve ter uns vinte motores de 4cc e tres 6cc. Os motores de 4cc tem garantia de 03 meses + nota fiscal e baixa no detran. Nem pensei duas vezes comprei e ainda acabei levando a caixa do chevete pois a caixa original estava travada!

:arrow: Gastei 1.800,00 latinhas o motor (alccol) veio com um carburador solex duplo praticamente zero + alternador + embreagem completa e ignição eletronica.

:arrow: E o velho motor BF consegui vender por R$ 800,00 latinhas, então na minha opnião acho que você deve despachar esse motor e pegar um 4cc ou 6cc adaptação não é muito caro mas também não espere nada de graça um mecanico bom é dificil de achar e quando se acha o passe é valorizado!

Sucesso nas Decisões :concordo:

Mauricio Rotta
13/05/2009, 20:53
Putz hoje nao to convencendo ninguem hein... Eu prefiro a retífica. Mas quem sou eu né, ja me chutaram de outro topico agora a pouco só por eu dizer o que eu penso rsssssss

Marcelo Cunha
14/05/2009, 09:14
Concordo com o Edgar e jamais pensaria em retífica sem troca das bombas de óleo e de água. Se for fazer faça bem feito para não transformar o investimento em prejuízo.

leopoldo
14/05/2009, 19:47
jamais pensaria em retífica sem troca das bombas de óleo e de água ... .

Eu não entendí a sua justiifcativa, um vez que as bombas são acessórios que podem ser avaliados independentemente e sem obrigar um serviço ao outro.

Se fosse assim, ao trocar a bomba(qualquer) vc necessitaria retificar o motor.

RBM
14/05/2009, 20:33
Não estou aqui para falar o que é certo ou errado, mas eu retifiquei o meu BF 161 todinho, ficou caro?? ficou, gastei uns 4.000,00, peças foram muito facil achar novas desde pistão, aneis, valvulas, bomba dágua, bomba de oleo, bomba de gasolina, só o vira que retifiquei. Acho que tudo depende do que você quer do Jeep, o meu é para passeio, o motor ficou muito forte, não vou colocar em trilhas pesadas, pois é deiversão sabado e domingo, e semana toda no mecanico..
Só para explicaro porque não comprei outro motor, fui comprar um Jeep com motor da silverado, além de ficar tudo espremido no cofre, as alavancas de 4x4 e reduzida ficavam embaixo do banco do carona (embaixo mesmo) o cambio de 5 m a alavanca ficava bempara traz e calor que vinha do moto na minha perna, era insuportavel, tem gente que já reclama do calor do BF, imagina um pedaço do motor do seu lado...rs
Enão é por isso que eu falo tudo vai depender do que você quer o Jeep, acho que ou é original ou sempre vai ser adaptação (umas boas outras ruins, mas adaptação)

RBM
14/05/2009, 20:39
Ahhhh!!!!! esqueci de falar o porque gosto do BF, não só pela originalidade dele, mas fundi ele porqueminha bomba de oleo parou de mandar oleo, para quem conhece a região aqui... eu estava em Jacareí quando a luz do oleo acendeu, mas como ela vivia dando pane, não liguei, na metade do caminho para Santa Branca o barulho começou, mas continuei, em Santa Branca ele não queria ligar, só pegava no tranco, voltei para São José dos Campos sem parar, fazendo barulho de tudo batendo dentro, cheguei no mecanico que fica ´no bairro de Santana em São Jose.
Acho que com outro tinha ficado na ida para Santa Branca
Erro meu, estupidez, mas o motor foi valente...

Fcarpinelli
14/05/2009, 20:54
Ahhhh!!!!! esqueci de falar o porque gosto do BF, não só pela originalidade dele, mas fundi ele porqueminha bomba de oleo parou de mandar oleo, para quem conhece a região aqui... eu estava em Jacareí quando a luz do oleo acendeu, mas como ela vivia dando pane, não liguei, na metade do caminho para Santa Branca o barulho começou, mas continuei, em Santa Branca ele não queria ligar, só pegava no tranco, voltei para São José dos Campos sem parar, fazendo barulho de tudo batendo dentro, cheguei no mecanico que fica ´no bairro de Santana em São Jose.
Acho que com outro tinha ficado na ida para Santa Branca
Erro meu, estupidez, mas o motor foi valente...

Pois é. eu tb gosto do BF, no meu "azulão" ta todo original e o motor ta bozinho, a poucos dias fiz uma manutenção geral nele e só troquei a embreagem, de resta tava tudo em dia, mas nesse caso o "Vermelhão", que talvez eu o compre acho que terei esmo que retificar caso o compre só que não conheço nenhuma oficina cofiável por aqui em São Paulo e tb não to muito afim de gasta muita grana nele, o preço que o dono ta pedindo é de 10 mil, to chorando para baixar para uns 7 devido ao motor mas ta difícil....

tuna
16/05/2009, 04:00
Não estou aqui para falar o que é certo ou errado, mas eu retifiquei o meu BF 161 todinho, ficou caro?? ficou, gastei uns 4.000,00, peças foram muito facil achar novas desde pistão, aneis, valvulas, bomba dágua, bomba de oleo, bomba de gasolina, só o vira que retifiquei. Acho que tudo depende do que você quer do Jeep, o meu é para passeio, o motor ficou muito forte, não vou colocar em trilhas pesadas, pois é deiversão sabado e domingo, e semana toda no mecanico..
Só para explicaro porque não comprei outro motor, fui comprar um Jeep com motor da silverado, além de ficar tudo espremido no cofre, as alavancas de 4x4 e reduzida ficavam embaixo do banco do carona (embaixo mesmo) o cambio de 5 m a alavanca ficava bempara traz e calor que vinha do moto na minha perna, era insuportavel, tem gente que já reclama do calor do BF, imagina um pedaço do motor do seu lado...rs
Enão é por isso que eu falo tudo vai depender do que você quer o Jeep, acho que ou é original ou sempre vai ser adaptação (umas boas outras ruins, mas adaptação)

RBM, meu pitaco...
Esse jeep que vc. viu, com certeza foi mal feito...
Eu tenho motor comprido (falcon 3.6) e as alavancas estão quase no lugar das originais, meu jeep é muito mais agradável, em termos de temperatura, do que muito carrinho 1.000 sem ar por aí...(fotos)
Na verdade, tudo depende do uso que vc. pretende fazer do jeep...
O BF-161, é um pusta motor, sem dúvida, quando redondo, é até difícil saber se está ligado... já vim de ilhabela com somente três cilindros funcionando, bomba d'água ferrada, e nem assim o cara me deixou na mão.:dance::palmas:
Porém, pelos menos pra mim, não é mais motor que atenda minhas necessidades, hoje ando a 90 km/h de cruzeiro, com giro tranquilo, fazendo 6 km/l de álcool, isso com c&p 8x43, e pneu 33'', um bf berraria para fazer o que meu 221 faz:wink:.
No entanto, andar com jeep de BF, em trilha então, é um tesão!!!!:palmas: torque e confiança de sobra (estou falando de jeep com manutenção em dia, não daqueles carros que o mané do dono leva pra fazer manutenção de grátis na trilha:parede::parede:, já vi neguinho que foi pra trilha só pra arrumar um platinado:shock: de grátis de alguém):parede:.
Só que, IMHO, uma retífica bem feita de um motor desses hoje, economicamente, é algo absurdo...com 4k compra-se e adapta-se (de maneira bem feita) vários motores modernos e até injetados...
Uma alternativa é achar outro 161 em bom estado e trocar... retificar, pelo menos pra mim, não vale a pena.
[]'s esperando as pedradas...:mrgreen:

tuna
16/05/2009, 04:04
Fcarpinelli, sei quem tem um 71 original a venda, com motor em cima, que talvez possa te interessar... qq coisa... tamos aí:concordo:
[]'s sem comissão:-D

leopoldo
16/05/2009, 08:16
Se for para tirar o BF, e não quiser sair da linha ford, PENSE em um motor de Maverick 6 cilindros 3.0

edgar
16/05/2009, 09:48
Leopoldo.....botei boroscopio no google, meu deus, nas faixa dos 3K ! eta coisa cara ! Ja tave vendo utilidade em inspecionar um monte de coisas.....precisava algo mais barato

leopoldo
16/05/2009, 10:26
Boroscópio é um brinquedo caro e delicado.

e

Não é a melhor forma ... na verdade é a pior.

Vc tem testes específicos de motor para avaliar um cilindro.

RBM
16/05/2009, 11:49
RBM, meu pitaco...
Esse jeep que vc. viu, com certeza foi mal feito...
Eu tenho motor comprido (falcon 3.6) e as alavancas estão quase no lugar das originais, meu jeep é muito mais agradável, em termos de temperatura, do que muito carrinho 1.000 sem ar por aí...(fotos)
Na verdade, tudo depende do uso que vc. pretende fazer do jeep...
O BF-161, é um pusta motor, sem dúvida, quando redondo, é até difícil saber se está ligado... já vim de ilhabela com somente três cilindros funcionando, bomba d'água ferrada, e nem assim o cara me deixou na mão.:dance::palmas:
Porém, pelos menos pra mim, não é mais motor que atenda minhas necessidades, hoje ando a 90 km/h de cruzeiro, com giro tranquilo, fazendo 6 km/l de álcool, isso com c&p 8x43, e pneu 33'', um bf berraria para fazer o que meu 221 faz:wink:.
No entanto, andar com jeep de BF, em trilha então, é um tesão!!!!:palmas: torque e confiança de sobra (estou falando de jeep com manutenção em dia, não daqueles carros que o mané do dono leva pra fazer manutenção de grátis na trilha:parede::parede:, já vi neguinho que foi pra trilha só pra arrumar um platinado:shock: de grátis de alguém):parede:.
Só que, IMHO, uma retífica bem feita de um motor desses hoje, economicamente, é algo absurdo...com 4k compra-se e adapta-se (de maneira bem feita) vários motores modernos e até injetados...
Uma alternativa é achar outro 161 em bom estado e trocar... retificar, pelo menos pra mim, não vale a pena.
[]'s esperando as pedradas...:mrgreen:

Pedrada nada, não é que adaptação não é bom, eu prefiro original, com os 4k acho que não faria uma adaptação boa, penso que se mudar motor, tem que mudar todo o conjunto, cambio, relação do diferencial, freio, eixos, t-case, etc.., ai já vai ficar mais que os 4k..
Em relação ao outro Jeep que testei, concordo que devia ser muita gambi, o cambio era da silverado também

falo na originalidade, porque gosto de rodar com o Jeep mesmo, prefiro sair para trabalhar com ele do que com meu carro, e olha que faço visitas à medicos de Santa Isabel até Cruzeiro e litoral norte.....rs, e fiquei pensando quando falou no desempenho do seu Jeep... o meu acho que está muito bom, ando com ele no velocimetro original mas com rodas 235x85x16 à 90km/h, contagiros à 2500rpm e gasto +/- 1/4 to tanque para rodar uns 140 km, distancia calculada da casa até meu sitio
Configuração do Jeep:
Jeep 74
BF 161
Cambio 4m da F-75 + t-case original
Relação dif.: 9x44
direção do opala instalada no parachoque
freio a disco roda traseira com servo da Toyota
Pneus 235x85x16 modelo 1001 genius

RBM
16/05/2009, 11:50
Desculpa mudar o rumo do tópico!!!

Fcarpinelli
18/05/2009, 14:04
Fcarpinelli, sei quem tem um 71 original a venda, com motor em cima, que talvez possa te interessar... qq coisa... tamos aí:concordo:
[]'s sem comissão:-D

Motor 71, você sabe o preço, CC, e etc ?

Abraço

OBS : O preço do "vermelhão" já caiu para 8 mil..... vamos ver baixa mais....ai eu compro a encrenca e arrumo esse motor

cadu
18/05/2009, 14:29
Semana passada vendi meu BF + caixa, ele estava fumando e como resolvi desmontar tudo para passar um pente fino achei que a reforma do mesmo seria inviável, com dor no coração mas tive que vender! Nas minhas contas a revisão completa ficaria por R$ 4.500,00. Acabei pegando o mesmo e vendendo por R$ 800,00 motor e caixa!

diego4x4
18/05/2009, 20:26
[QUOTE=RBM;884017]Pedrada nada, não é que adaptação não é bom, eu prefiro original, com os 4k acho que não faria uma adaptação boa, penso que se mudar motor, tem que mudar todo o conjunto, cambio, relação do diferencial, freio, eixos, t-case, etc.., ai já vai ficar mais que os 4k..
Em relação ao outro Jeep que testei, concordo que devia ser muita gambi, o cambio era da silverado também
olha acredito que uns 4k é suficiente gastase uns 2ke meio para comprar o cambio e o motor e mais uns 1000 1500 para fase a adaptação isso se não sair mas barato eu gasto 1000 para tirar e colocar um motor numa hilux sw4 troquei pelo original mas mesmo asim uma hilux e cheio de fiu e coizarada

Fcarpinelli
19/05/2009, 11:39
Fiz um orçamento numa retifica aqui de SP e o valor será algo em torno dos 3.5k considerando que sempre aparece mais alguma coisa na hora que desmota não deve passar dos 4k....

fazendo as contas o preço final do "vermelhão" será de 12k, sendo 8k da viatura e 4k da retifica, acho que ta no preço, pelo menos aqui em SP tem gente pedindo 15 até 18 nas viaturas....