PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Lubrificantes, Graxas, Fluídos e Filtros

Júlio C. A. Santos
11/05/2009, 19:17
Pessoal,

Criei este tópico para discutir sobre a lubrificação correta das Sportages a gasolina e a diesel. Para iniciar o tópico, estou postando na lista abaixo os lubrificantes que uso na minha Sportage. São os lubrificantes corretos? Alguém tem alguma opinião?

Óleo do motor: ELF Total Rubia TIR 7400 15w40
Óleo da transmissão: ELF Tranself Type B 80w90
Óleo da cx. reduzida: ELF Tranself Type B 80w90
Óleo dos diferenciais diant. e tras.: ELF Tranself Type B 80w90
Fluído de freio: ELF DOT 4
Fluído de arrefecimento: ELF Glacelf Classic Concentrado (40%)
Graxa da cruzeta do cardan: TEXACO Marfak MP2 NLGI 2
Filtro do ar: Fram CA5873
Filtro de combustível: Tecfil PSC996
Filtro do óleo (primário): Tecfil PSL321
Filtro do óleo (secundário): Tecfil PSL322

Abraço :concordo:

Amostardeiro
11/05/2009, 20:20
Julio/ todos

Link do manual da Sportage - parcial: http://www.4shared.com/dir/5269810/e6ad7efc/sharing.html

Tem todas as especificações dos lubrificantes, não pela marca. :concordo:

Abraço

Júlio C. A. Santos
24/06/2009, 15:26
Pessoal,

O diferencial traseiro da minha Sportage está com folga na coroa e pinhão, toda vez que troco de marcha dá uma pancada seca quando solto a embreagem devido á folga, será que com o uso de um óleo mais grosso (85w 140) essa pancada diminui? Esse óleo aumentaria a vida útil das engrenagens já desgastadas? Atualmente uso óleo 80w 90, recomendado pela Kia.

Abraço

Rachid
25/06/2009, 12:52
acredito que nao afeta, e iria te dar mais conforto com relação ao barulho... já viu aquelo oleo para motor com mais de 100mil? ele é feito uma goma de tao grosso... acretido que seja o mesmo principio para os demais itens, q ira reduzir o desgate tambem.. pois evitara as folgas!
Fazemos uso deste recurso na s10 q possuimos aqui em casa, trocamos algumas engrenagens da caixa e ficou fazendo um ruido.. colocamos o oleo mais grosso e pronto...
sumil...

alguem vira dar mais opnioes

Júlio C. A. Santos
10/07/2009, 22:36
Glaicon,

Dá uma olhada na lista dos lubrificantes que postei no início deste tópico, a Kia recomendou usar óleos inferiores a esses que estou usando, aí eu olhei o catálogo da ELF e preferi usar óleos um pouco melhores do que os recomendados pela Kia, mas dentro da especificação. Estou usando no motor da minha Sportage o óleo TOTAL RUBIA TIR 7400 15W 40 que é o melhor óleo para motor diesel de viscosidade 15w 40 de todo o catálogo.

Abraço

Glaicon
11/07/2009, 08:40
Glaicon,

Dá uma olhada na lista dos lubrificantes que postei no início deste tópico, a Kia recomendou usar óleos inferiores a esses que estou usando, aí eu olhei o catálogo da ELF e preferi usar óleos um pouco melhores do que os recomendados pela Kia, mas dentro da especificação. Estou usando no motor da minha Sportage o óleo TOTAL RUBIA TIR 7400 15W 40 que é o melhor óleo para motor diesel de viscosidade 15w 40 de todo o catálogo.

Abraço

Foi esse óleo mesmo que usei. Na embalagem falava para motores diesel "turboalimentados". No manual da SPT fala em óleo 10w30, mas não tinha. Bom, para nossas condições climáticas, partindo do 15w já está bom. O problema é lá em São Joaquim e Urubici.
Uma curiosidade: será que os nossos amigos mineiros sabem que lá pra serra de SC, onde dá temperaturas de até -5 graus, os carros à diesel mais antigos tinham que fazer um pequeno braseiro embaixo do motor para esquentar o diesel e descongelar o radiador?:pensativo:
É sério! Um perigo. Se tinha algum vazamento de combustível o cabra já ía saber na hora!
Um abraço.:concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 12:18
Foi esse óleo mesmo que usei. Na embalagem falava para motores diesel "turboalimentados". No manual da SPT fala em óleo 10w30, mas não tinha. Bom, para nossas condições climáticas, partindo do 15w já está bom. O problema é lá em São Joaquim e Urubici.
Uma curiosidade: será que os nossos amigos mineiros sabem que lá pra serra de SC, onde dá temperaturas de até -5 graus, os carros à diesel mais antigos tinham que fazer um pequeno braseiro embaixo do motor para esquentar o diesel e descongelar o radiador?:pensativo:
É sério! Um perigo. Se tinha algum vazamento de combustível o cabra já ía saber na hora!

os catarinas não usavam aditivo no radiador??? a propósito: ainda vendem querosene direto na bomba em alguns postos em são joaquim? eu só fui lá duas vezes, em 2003 e 2004...

Júlio C. A. Santos
11/07/2009, 13:47
Glaicon,

O óleo 10w 40 ainda é indicado pra Sportage diesel, tem gente que usa. Algumas oficinas têm um programa no computador que informa qual óleo deve ser usado em cada veículo e o meu mecânico me informou que o óleo correto pra Sportage diesel é de viscosidade 15W 40, mas como "opcional" poderia usar 10W 40 e não 10W 30.

Entenda as viscosidades:

Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API.

Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50

Obs.: a letra "W" vem do inglês "winter" que significa inverno.

Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço a que a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

Os óleos lubrificantes para motores a gasolina e álcool e GNV (Gás natural veicular) de 4 tempos atualmente no mercado são apresentados na tabela abaixo. O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente. Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.

A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido as evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.

Fonte: Wikipédia

Abraço

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 13:56
A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido as evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.

quais seriam os problemas ao se usar um óleo para motores diesel 2t numa sportage? vale lembrar que os clássicos motores detroit diesel usavam um sistema de lubrificação semelhante a um motor 4t...

no caso de motores diesel 2t, que atualmente são bastante raros e mais comuns em aplicações náuticas, tem que se prestar uma atenção maior ao teor de cinzas do óleo... a propósito: no exterior alguns usuários de motores diesel 2t adeptos do biodiesel não usam óleo lubrificante... no youtube tem uns vídeos de motores diesel 2t antigos em funcionamento com biodiesel...

Glaicon
11/07/2009, 20:15
os catarinas não usavam aditivo no radiador??? a propósito: ainda vendem querosene direto na bomba em alguns postos em são joaquim? eu só fui lá duas vezes, em 2003 e 2004...

Aditivo?? Só na cachaça!!:dance:
Outra curiosidade: eles "esgotavam" o radiador todas as noites para evitar o congelamento da água dentro do sistema. Chegava a rachar bloco com a expansão da água pois, como todos sabem, o gelo ocupa mais espaço. Vidinha difícil, hein?:shock:
Júlio, valeu pela aula "oleosa".
Aos amigos lá de cima (que não é o céu), como se pronuncia diesel em mineirês? "Disi" ?:pensativo:

Júlio C. A. Santos
11/07/2009, 20:50
Pessoal,

O aditivo recomendado pela Kia tem função anti-congelante, não vão usar água pura por que daí sim congela tudo até rachar o bloco. Para evitar isso usem o aditivo na proporção correta recomendada.

Abraço

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 21:38
eles "esgotavam" o radiador todas as noites para evitar o congelamento da água dentro do sistema. Chegava a rachar bloco com a expansão da água pois, como todos sabem, o gelo ocupa mais espaço. Vidinha difícil, hein?:shock:

esse lance do gelo rachar bloco realmente é um caso sério... a propósito: em alguns países é comum o sistema de calefação da casa tb atuar na garagem, alem de em outros casos usar um aquecedor elétrico no próprio veículo, que é conectado à rede elétrica qdo o motor está desligado...

jinblack
27/08/2009, 11:37
:?::roll:
Seguinte galera
Fui levar a Sptg pra trocar o óleo e filtro e notei
que a "Caixa" (não sei o nome especifico) onde fica o filtro de ar, está completamente destruido, o local dos parafusos está destruido não permitindo fechar e trancar ela; e acabaram de destruir abrindo para trocar o filtro.

Agora ela fica meio aberta...

Já procurei em Auto Peças e em Ferro Velho e não encontro em lugar algum.
Existe algum tipo de similar?
Ou algum Site que possua este tipo de peça?

Valew galera

Lucena04
27/08/2009, 12:04
No tópico "onde encontrar peças" ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965 ) tem algumas lojas. Te indico para tentar na Power Parts, Concessionária Kia Tech (entre as concessionárias existe grande variação de preço, nessa eu achei os melhores) ou ainda com a CF Import.
Aproveita e já posta no tópico onde vc encontrou e o melhor preço.:concordo:

jinblack
27/08/2009, 13:34
No tópico "onde encontrar peças" ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965) ) tem algumas lojas. Te indico para tentar na Power Parts, Concessionária Kia Tech (entre as concessionárias existe grande variação de preço, nessa eu achei os melhores) ou ainda com a CF Import.
Aproveita e já posta no tópico onde vc encontrou e o melhor preço.:concordo:
Valew pela dica.
Irei orçar em alguns lugares.
Assim que tiver alguns valores eu posto aqui.

DUVIDA.: O que pode acarretar a caixa do filtro estar entre aberta?
Que tipo de dano pode ocorrer com isso.

EDuarte
27/08/2009, 14:27
DUVIDA.: O que pode acarretar a caixa do filtro estar entre aberta?
Que tipo de dano pode ocorrer com isso.

Entrar sujeira/pó e danificar os sensores, borboletas, valvulas e cilindro.
[]s
(DU)

jinblack
27/08/2009, 14:34
Entrar sujeira/pó e danificar os sensores, borboletas, valvulas e cilindro.
[]s
(DU)

Valew

Simplificando fode com tudo...
Tenho que dar um jeito de vedar enquanto não consigo outra peça. #gambiarra a vista.
Final de semana vou estudar uma forma de vedar a caixa..

Auriemma
28/08/2009, 01:47
Julio/ todos

Link do manual da Sportage - parcial: http://www.4shared.com/dir/5269810/e6ad7efc/sharing.html

Tem todas as especificações dos lubrificantes, não pela marca. :concordo:

Abraço

Amostadeiro, posso te dar uma dica, não sei se percebeu, mas vc postou o link da sua conta no 4shared, assim qualquer um pode entrar lá, apagar ou colocar outros arquivos, clica no arquivo e depois em link e ai aparece o link certo para fazermos o download, que no caso seria este:
http://www.4shared.com/file/69407536/c0ce8093/Manual_Sportage.html

Se eu estiver te falando o óbvio desconsidere ok.

Abraço e obrigado pelo arquivo.

Nava
01/09/2009, 21:25
achei uma video aula sobre oleos, muito bom, mas quero ver se posto os videos.

Segue o link, é muito bom, fiquei surpreso pelo grau técnico e embasamento, além de videos didatios, etc.

Vale a pena investir uns 40min vendo.

http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=4&t=45

Nava
01/09/2009, 21:29
Coloca do gol 2.0 que é pra dar certo.

Nava
01/09/2009, 22:09
Depois que eu vi o video, me assustei. Eu nunca usei o oleo recomendado para nosso motor: 10W30

Alguem usa?

Lucena04
02/09/2009, 00:10
Depois que eu vi o video, me assustei. Eu nunca usei o oleo recomendado para nosso motor: 10W30

Alguem usa?
Apesar do motor estar em retífica eu já comprei o BR SL 20w50 para colocar nele, se não for o recomendado ainda dá tempo de trocar.

Nava
02/09/2009, 17:15
Pode trocar então...no manual 10w30.

Júlio C. A. Santos
02/09/2009, 17:39
Usar óleo 10w 30!!!?? Tenho certeza que vocês estão de brincadeira neh? Então ok! Eu só usaria este óleo se morasse na Coréia e tivesse uma Sportage diesel 0km... As informações que estão no manual servem pra Sportages no mundo todo, mas cada continente ou país tem condições climáticas diferentes, é outra coisa para não se esquecer... Isso também vai dizer qual óleo devemos usar nas viaturas, além do desgaste do motor, etc. Os fabricantes de óleo sempre têm uma tabela de lubrificação e nestas tabelas sempre consta que o óleo indicado pra Sportage diesel é 10w 40 ou 15w 40.

EDuarte
02/09/2009, 19:47
Retirado do manual
[]s
(DU)

Nava
02/09/2009, 22:09
Então, no meu manual não tem essa tabelona ai e ta bem claro lá, 10W30...pode ser que a cada tradução colocaram uma coisa diferente.

Lembrem-se do copo com leite e copo com leite condensado. Qual a bomba consegue tocar sem problemas? Qual gira o motor mais rapidamente?

Ainda, o oleo menos viscoso tem propriedades limapdoras masi eficientes, tem base mineral e sintetica, resiste mais ao calor e assim, dura mais.

Eu estou usando o shell helix amarelo, 15W50. É um meio termo em preço e considerado muito bom.

Júlio C. A. Santos
02/09/2009, 23:14
O manual da minha Sportage também indica o uso do óleo 10w 30. Pelo que eu entendi nessa tabela, o óleo 10w 30 NÃO é muito indicado pra usar no Brasil. O inverno Coreano é mais rigoroso, deve ser difícil pra eles...:pensativo:

Nava
03/09/2009, 14:32
Julio, o uso de oleos finos não se limita apenas em função da temperatura externa.

Os motores modernos usam oleos finos devidos aos regimes mais altos de rotação, diminuição do tamanho dos motores e performance alta.

Um furo de admissão de oleo do tucho hidrulico tem 1,1mm. Faça passar oleo 50 nele e depois oleo 10, na mesma temperatura para vc ver a diferença.

Recomendo a vdeouala que postei, la explica bem isso...

Tb acho pessimo a ideia de gastar 30 reais o litro de oleo, mas isso pode salvar um motor de 4000!

Comprei um clio e no manual dele diz em negrito que é proibido o uso de oleo 0W... e 20w50 pra cima... Só o 10W40 ou 15W30. API SL no minimo.

Júlio C. A. Santos
03/09/2009, 17:11
Ok Nava, a viscosidade não está só relacionada com a temperatura ambiente, eu tenho um catálogo da ELF/TOTAL LUBRIFICANTES que chega a indicar óleo 5W-30 para caminhões pesados em condições extremas. Mas não é só pelo tucho... E o desgaste do resto do motor, isso tem que ser considerado.

Lucena04
03/09/2009, 17:39
Pela tabela postada pelo EDuarte é recomendado o óleo 10w50, mas parece ser difícil de encontrar esse óleo e o mesmo deve ser sintético.
Achei um da Shell, o helix hx5 15w50 (mineral), parece ser bom.

MAAT
03/09/2009, 18:20
julio tengo que falar com el sro,msn,ok

MAAT
03/09/2009, 18:29
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk,eu nao acredito

Júlio C. A. Santos
03/09/2009, 18:53
Ok pessoal, não é fácil achar lubrificantes com essas viscosidades, mas quando acharem poste aqui, ok. Vou continuar a usar o mesmo óleo na minha viatura, mas vou ajudar vocês a achar esses lubrificantes.

Lucena04
03/09/2009, 22:54
ENGINE OIL VISCOSITY (Thickness)
The viscosity of engine oil affects engine operation and fuel economy. Engine oil flow in cold-weather operation is delayed.
1. Low viscosity (SW-30) engine oil should be used in cold weather.
2. High viscosity (10W-30 or 10W-40) engine oil should be used in hot weather.

*retirado de kiatechinfo

Lucena04
05/09/2009, 18:18
Comprei no Mercadocar o óleo "VS Vision" 15W50 mineral, o interessante desse óleo é que ele é API SM, o melhor nível de API atualmente além de ser melhor nas partidas de manhã por ser 15W. Vou usá-lo pelo menos durante o amaciamento do motor (tem que fazer umas 3 trocas até fazer 5.000 km).

Pelo que vi no site Kiatechinfo a troca deve ser feita a cada 12.000km em condições normais e a cada 8.000km em condições severas. Posso concluir que o mais recomendado para esse motor é o óleo sintético, tendo em vista a km das trocas?

jinblack
06/11/2009, 15:07
Dae Galera to com 1 probleminha.
To com a Caixa do Filtro do Ar completamente FUD%¨&@$#
preciso trocar, mas ai é que está o problema
não encontro em auto peças nenhuma em BLUMENAU -SC.
Existe alguma Caixa do Filtro do Ar Similar de algum outro carro
que eu consiga adaptar.?

Valew Cambada fico no aguardo.

Júlio C. A. Santos
06/11/2009, 19:02
jinblack,

Acho que essa caixa do filtro tem num ferro-velho em Joinville/SC, às vezes compro peças com eles, tem vária Sportages desmontadas lá. Preciso saber o ano/modelo da sua Sportage, é a diesel ou gasolina? Esses detalhes são importantes, pois a caixa muda também. Vou aguardar sua resposta aí ligo pro ferro-velho e pergunto, ok.

Nava
07/11/2009, 08:55
Adapta a caixa de ar e filtro do gol 2.0 e seja feliz.

jinblack
09/11/2009, 08:49
:arrow:@Nava.
Valew pela dica.
Se o grande Juliobf161 não encontrar usarei esta alternativa muito boa por sinal ^^
A adaptação desta caixa de ar é simples ou vou escutar o mecanico me chingar 1 pouco heheh?

:arrow:@Juliobf161
Dados da caranga.
I/Kia Sportage MRDI 1997/1998
Combustivel. Gasolina/GNV.

Valew grandes

jinblack
09/11/2009, 11:04
Desculpe o double post.
Acabei de ligar em algumas Auto Peças
Para ver a Caixa de filtro do Gol 2.0
me solicitaram código ano e geração do gol.
:arrow:@Nava sabe me responder qual modelo ano e geração do gol 2.0 pode ser adaptado?

Nava
09/11/2009, 17:28
Sugiro vc ir alguma loja e VER ela na mao...fica mais fácil para ver as entradas saidas, fixação. Mas é dos modelos mais modernos, tipo 2000 pra frente.

Claudiolcfj
19/12/2009, 09:57
Olá pessoal!!

Estou usando o MOBIL SUPER 10W40 API SM.:concordo:
Antes usava o 15W50, mas o mecânico sugeriu que mudasse para este. Disse que o motor trabalha "mais leve", tende a aquecer menos e melhora a durabilidade.

Preço pago: R$24,00, o litro.

Té mais!

Lucena04
21/12/2009, 10:06
Olá pessoal!!

Estou usando o MOBIL SUPER 10W40 API SM.:concordo:
Antes usava o 15W50, mas o mecânico sugeriu que mudasse para este. Disse que o motor trabalha "mais leve", tende a aquecer menos e melhora a durabilidade.

Preço pago: R$24,00, o litro.

Té mais!
Vou usar um óleo 15W50 (api SM tb) até atingir os 5.000km (após retífica), posteriormente pretendo trocar, talvez esse óleo aí que vc está usando. Me parece que o melhor mesmo seria o 10W50, que é caro pra caramba e difícil de achar.

Nava
21/12/2009, 12:39
Claudio, este oleo 10w40 semi, consegui aqui da marca ELF por 18/Litro.

Uso o 15w50 e notei um motor mais leve que o 20w50, responde melhor sim a temperatura.

edujr8
30/12/2009, 05:14
Bom dia galera ! ! ! !

Bom tava lendo a seção a procura de maiores informações sobre os lubrificantes atualmente uso o Castrol GTX 5x 20w50 Mineral na minha sport até agora estou fiel a esse oleo apos ter que fazer limpeza da cano da bomba de oleo e do cater por causa de borras do antigo oleo ja a uso a mais de 1 ano e até agora vem me atendendo sem maiores problemas mas fiquei em duvida apos ter visto o video que o nava posto no caso a melhor indicação seria o 10w40 por ele ser bem fino e por alguenta um boa temperatura to pra trocar o oleo e vou ve se testo um outro tipo talves um 15w50 ou até mesmo o 10w40 e se alguem ja usou os dois quero saber como foi se posivele aproposito quero trocar tbm o oleo do diferencia e da caixa de marchar vou me orientar um pouco sobre a indicações do julio no inicio do topicomas tenho duvida se os mesmo serve para a sport a gasolina e se posivel julio vc poderia passar o valor médio de cada ? e aproposito o que vcs acha de utilizar aditivo nos oleos de motor ??

Até mais e Feliz 2010 :concordo:

Lkurtes
21/01/2010, 17:24
Olá pessoal poderiam me diser porque ado aciono a tração reduzida da minha spt faz um barulho que parece ferro com ferro?????
E ai qdo piso no freio com ela andando o barulho para...

:putz::sad:
obrigado pessoal

Nava
21/01/2010, 17:56
LK, vai no topico certo q la vai conseguir ajuda.

Glaicon
02/02/2010, 23:05
Hoje fui trocar o óleo da viatura.
Como ainda não tinha mexido em diferencial e caixa de transferência, troquei tudo.
Falei pro cara: "pode meter a mangueira onde tiver buraco com rosca":mrgreen:
A conta:
Filtro Tecfil PLS 321 - R$ 16,90
Filtro Tecfil PSL 322 - R$ 22,90
ELF RUBIA 15W40 - 6 LITROS X R$ 14,90 = R$ 89,40 (sobrou meio litro).
Para o diferencial, caixa e transmissão: LUBRAX GOLD SEMI SINTÉTICO 75W90 - 6 LITROS X R$ 29,90 = R$ 179,40.
Total: R$ 308,60. Descontinho de 5% à vista: R$ 293,00:shock:
O cara marcou a troca desse óleo lubrax para daqui há 50.000 km's. Além da verificação periódica, é claro.
Está certo?

gvirtuoso
16/07/2010, 15:52
Vamos a uma rápida atualização dos preços entao:

Servico realizado na Casa do Oleo no Kobrasol - SAO JOSE/ SC em 16/07/2010

TecFil PSL 321 R$ 24,00
TecFil PSL 322 R$ 36,00

MOBIL DELVAC 15w40 5,8L R$ 57,42 (R$ 9,90 / Litro)

Total R$ 117,00

Esses oleos ai de Diferencial, Caixa e Direcao serao os proximos.. mas confesso q nao to nem pensando em trocar eles... rsss.... eh tao preocupante assim como o do motor??? (a pergunta eh besta ... eh obvio q eh preocupante... mas eh q nao sei o quanto preocupante eh....)

Vlw rapaziada.

Hoje fui trocar o óleo da viatura.
Como ainda não tinha mexido em diferencial e caixa de transferência, troquei tudo.
Falei pro cara: "pode meter a mangueira onde tiver buraco com rosca":mrgreen:
A conta:
Filtro Tecfil PLS 321 - R$ 16,90
Filtro Tecfil PSL 322 - R$ 22,90
ELF RUBIA 15W40 - 6 LITROS X R$ 14,90 = R$ 89,40 (sobrou meio litro).
Para o diferencial, caixa e transmissão: LUBRAX GOLD SEMI SINTÉTICO 75W90 - 6 LITROS X R$ 29,90 = R$ 179,40.
Total: R$ 308,60. Descontinho de 5% à vista: R$ 293,00:shock:
O cara marcou a troca desse óleo lubrax para daqui há 50.000 km's. Além da verificação periódica, é claro.
Está certo?

Glaicon
16/07/2010, 19:55
Vamos a uma rápida atualização dos preços entao:

Servico realizado na Casa do Oleo no Kobrasol - SAO JOSE/ SC em 16/07/2010

TecFil PSL 321 R$ 24,00
TecFil PSL 322 R$ 36,00

MOBIL DELVAC 15w40 5,8L R$ 57,42 (R$ 9,90 / Litro)

Total R$ 117,00

Esses oleos ai de Diferencial, Caixa e Direcao serao os proximos.. mas confesso q nao to nem pensando em trocar eles... rsss.... eh tao preocupante assim como o do motor??? (a pergunta eh besta ... eh obvio q eh preocupante... mas eh q nao sei o quanto preocupante eh....)

Vlw rapaziada.

Guilherme, tá vivo rapaz?:palmas:
Eu nem tenho mais Sportage, mas continuo por aqui.
Não some não, guri.

rjunior
24/11/2010, 00:39
Olá povo da lama, sou novo no fórum e, recentemente comprei uma Gran Sportage TDI 02/03, verde, que apelidei de Shrek. Mas tanta informação não vem ao caso :lol:.
Vou fazer a primeira manutenção e comecei a fazer a pesquisa de campo, existe diferença entre os fabricantes de filtro?? Estou pesquisando entre as 3 marcas que eu conheço: Tecfil, Fram e Vox. Baixei os arquivos em PDF dos fabricantes e comparei com o código original.

Vou colocar na ordem: Cód. Original ; Tecfil ; Fram e Vox.

Filtro do ar: 0K01713Z40B , ARL173 , CA5873 , HLP1713.
Filtro de combustível: NK71123570 , PSC996 , PS8669 , FBD996.
Filtro do óleo (primário): NRF0323802A , PSL321 , PH10704 , LB321.
Filtro do óleo (secundário): NK71023902 , PSL322 , PH10706 , LB322.

Entre os fabricantes, qual o mais confiável?

Geisler®
23/01/2011, 02:58
Olá povo da lama, sou novo no fórum e, recentemente comprei uma Gran Sportage TDI 02/03, verde, que apelidei de Shrek. Mas tanta informação não vem ao caso :lol:.
Vou fazer a primeira manutenção e comecei a fazer a pesquisa de campo, existe diferença entre os fabricantes de filtro?? Estou pesquisando entre as 3 marcas que eu conheço: Tecfil, Fram e Vox. Baixei os arquivos em PDF dos fabricantes e comparei com o código original.

Vou colocar na ordem: Cód. Original ; Tecfil ; Fram e Vox.

Filtro do ar: 0K01713Z40B , ARL173 , CA5873 , HLP1713.
Filtro de combustível: NK71123570 , PSC996 , PS8669 , FBD996.
Filtro do óleo (primário): NRF0323802A , PSL321 , PH10704 , LB321.
Filtro do óleo (secundário): NK71023902 , PSL322 , PH10706 , LB322.

Entre os fabricantes, qual o mais confiável?

Rjunior, eu uso sempre Tecfil e não tenho do que reclamar.
Em relação ao filtro de combustivel, este vem com sensor de água, e o da tecfil, o conector é diferente do conector original fa KIA, entã no meu caso, fica sempre desligado, mas como troco esse filtro a cada 10mil KM, nem me preocupo muito com humidade ali.
Se quiser tudo certinho, teria de comprar este filtro original, que deve vir com o conector certo. Eu não compro original, porque até na Kia aqui da cidade, só vende o Tecfil :putz::parede::pensativo:

Abraço, e LAMA \o/ :mrgreen:

CELIDONIO BOMBEIRO
24/01/2011, 01:51
Ola meus novos amigos acabei de comprar uma sportagem 99 2.0 eu queria saber se podem me ajudar por onde começar a manutençao dela quais os oleos a trocar e o que verificar neste tipo de carro pois é meu primeiro 4x4 estou muito contente obrigado no aguardo .
SE PUDEREM ME PASSAR QUANTIDADE DE OLEO PARA AS TROCA DE CARTER ETC AGRADEÇO E QUAIS OS CUIDADOS O QUE NAO DEVO DEIXAR DE OLHAR NA MINHA SPORTAGEM SEMPRE TBEM ALGUMAS DICAS DE COMO USAR 4X4 ETC AGRADEÇO A TODOS.

pessoal,

criei este tópico para discutir sobre a lubrificação correta das sportages a gasolina e a diesel. Para iniciar o tópico, estou postando na lista abaixo os lubrificantes que uso na minha sportage. São os lubrificantes corretos? Alguém tem alguma opinião?

óleo do motor: Elf total rubia tir 7400 15w40
óleo da transmissão: Elf tranself type b 80w90
óleo da cx. Reduzida: Elf tranself type b 80w90
óleo dos diferenciais diant. E tras.: Elf tranself type b 80w90
fluído de freio: Elf dot 4
fluído de arrefecimento: Elf glacelf classic concentrado (40%)
graxa da cruzeta do cardan: Texaco marfak mp2 nlgi 2
filtro do ar: Fram ca5873
filtro de combustível: Tecfil psc996
filtro do óleo (primário): Tecfil psl321
filtro do óleo (secundário): Tecfil psl322

abraço :concordo:

Geisler®
24/01/2011, 03:11
Ola meus novos amigos acabei de comprar uma sportagem 99 2.0 eu queria saber se podem me ajudar por onde começar a manutençao dela quais os oleos a trocar e o que verificar neste tipo de carro pois é meu primeiro 4x4 estou muito contente obrigado no aguardo .
SE PUDEREM ME PASSAR QUANTIDADE DE OLEO PARA AS TROCA DE CARTER ETC AGRADEÇO E QUAIS OS CUIDADOS O QUE NAO DEVO DEIXAR DE OLHAR NA MINHA SPORTAGEM SEMPRE TBEM ALGUMAS DICAS DE COMO USAR 4X4 ETC AGRADEÇO A TODOS.

Celidonio, anexei umas fotos do meu manual, veja se é a informação que você esta procurando :concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Jeepeiro doidao
20/04/2012, 15:33
Olá pessoal... gostaria de saber se posso colocar oleo 90 no cambio, caixa de redução e nos diferenciais??? e quantos litros é necessario???

Abraços...

EDuarte
20/04/2012, 15:44
Olá pessoal... gostaria de saber se posso colocar oleo 90 no cambio, caixa de redução e nos diferenciais??? e quantos litros é necessario???

Abraços...

No post acima tem a resposta pra sua pergunta...:parede:

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
20/04/2012, 17:26
:parede:....

Jeepeiro doidao
21/04/2012, 07:38
Mais assim... eu posso usar o oleo 90???
:semideia

Fastjack
17/05/2013, 10:03
Bom dia pessoal, comprei uma sportage grand TDi em Jan/2013, agora aqui no RS tá fazendo muito frio e ainda não construi minha garagem ela amanhece com geada, o máximo que consegui foi colocar um cobertor e uma lona na tampa do motor, somado a isso devo estar com alguma vela aquecedora queimada (ou não), vou verificar pois quando o frio não é grande elas realmente ajudam a ligar o carro e bastante (sinal de que pelo menos uma tá funcionando), já me recomendaram aqui no fórum a troca-las por originais, e vou fazer, mas diante da minha situação talvez nem todas funcionando bem e juntas resolvam meu problema... não sei.

Então:
Troquei o óleo recentemente Mobil Delvac MX 15W-40 a princípio. Mas não sei se o dono antigo tratava o fluido do radiador, se ele colocava aditivo ou não. Então queria alguns conselhos de vcs, qual aditivo posso escolher para o fluido do radiador e se ajuda colocar algum aditivo ao diesel combustível, se sim alguma dica de qual? Desde já agradeço. vlw.

Glaicon
18/05/2013, 08:30
Mas não sei se o dono antigo tratava o fluido do radiador, se ele colocava aditivo ou não. Então queria alguns conselhos de vcs, qual aditivo posso escolher para o fluido do radiador e se ajuda colocar algum aditivo ao diesel combustível, se sim alguma dica de qual? Desde já agradeço. vlw.
Aditivos existem diversos de ótima qualidade.
Te aconselho o da Radiadores Visconde, pois possui aprovação pelo INMETRO e bom preço.
Segue tabela de testes.
Boa sorte.:concordo:

Luiz Gaucho
19/02/2014, 15:24
Buenas gurizada,

Depois de uma série de probleminhas, o meu mecânico achou melhor abrir o motor todo e dar uma geral na Sptg. Resultado: estava muito mal tratada !!! Por dentro o motor estava cheio de borra, retentores ruins, enfim, um cenário muito ruim. Agora está tudo ok e ele está finalizando a montagem. O motor foi para retífica porque comprei kit de pistão novo e para a limpeza. O cabeçote também, principalmente por causa da sujeira das válvulas.
Enfim, pelo que vi neste tópico, acho que vou colocar um óleo mineral 15W50 mesmo, pois acho que mesmo o motor estando "novo", este óleo parece ser o mais indicado (contrariando o que eu achava, que o correto seria o sintético).
Também vou trocar os óleos da caixa (pois achei o "colar" vendido separadamente e troquei logo).
A minha dúvida é em relação ao filtro. Qual o mais indicado ?

Obrigado,

Luiz

Luiz Gaucho
24/02/2014, 09:42
Buenas gurizada,

Depois de uma série de probleminhas, o meu mecânico achou melhor abrir o motor todo e dar uma geral na Sptg. Resultado: estava muito mal tratada !!! Por dentro o motor estava cheio de borra, retentores ruins, enfim, um cenário muito ruim. Agora está tudo ok e ele está finalizando a montagem. O motor foi para retífica porque comprei kit de pistão novo e para a limpeza. O cabeçote também, principalmente por causa da sujeira das válvulas.
Enfim, pelo que vi neste tópico, acho que vou colocar um óleo mineral 15W50 mesmo, pois acho que mesmo o motor estando "novo", este óleo parece ser o mais indicado (contrariando o que eu achava, que o correto seria o sintético).
Também vou trocar os óleos da caixa (pois achei o "colar" vendido separadamente e troquei logo).
A minha dúvida é em relação ao filtro. Qual o mais indicado ?

Obrigado,

Luiz

Amigos, mesmo com o motor "zerado", o 15w50 mineral é o óleo aconselhável para a Sptg Gasolina ? Gostaria de opinião pois o mecânico vai fechar o motor esta semana e preciso comprar o óleo. Ah, moro no Rio de Janeiro, então já imaginam as condições de uso (muito engarrafamento e muito calor).

Obrigado,

Luiz

EDuarte
24/02/2014, 12:52
Amigos, mesmo com o motor "zerado", o 15w50 mineral é o óleo aconselhável para a Sptg Gasolina ? Gostaria de opinião pois o mecânico vai fechar o motor esta semana e preciso comprar o óleo. Ah, moro no Rio de Janeiro, então já imaginam as condições de uso (muito engarrafamento e muito calor).

Obrigado,

Luiz

Eu colocaria 20-50...

[]s
(DU)

malucrossgbi
24/02/2014, 13:03
estou vendo que você abriu o motor de seu sportage,eu comprei um,estou tendo problemas com arrefecimento,dentro da cidade o carro roda beleza mas quando passa de 110 na pista ele começa a subir a temperatura e expulsa a água para fora do radiador,sabem me informar onde fica a válvula termostática?é uma sportage 2001 2.0 turbo diesel intercooler,alguns me disseram que era ar no sistema,pois troquei a correia dentada,e o antigo dono disse que o mesmo não tinha esse problema,o que acham pode estar fora do ponto?me ajudem grato.

Luiz Gaucho
24/02/2014, 16:42
Eu colocaria 20-50...

[]s
(DU)

Eduarte, mineral ou semi sintético ?

Luiz

EDuarte
24/02/2014, 19:04
Eduarte, mineral ou semi sintético ?

Luiz

Mineral...

[]s
(DU)

ph.rigon
26/02/2014, 22:26
EDuarte, vi em varios tópicos que tu participa ativamente de todos os assuntos, e penso que você entenda muito dessas viaturas, me permita por favor te fazer uma pequena consulta; e me ajude se puder.

Minha Sportage, uma Gas. Aut. teve o Cabeçote feito a pouco mais de 4 meses, não faço idéia do tipo de óleo que o Meca colocou lá, e agora está na hora de trocar. Vi em alguns tópicos um pessoal recomendando colocar óleo mineral na viatura depois de ter planado ou feito o motor; isso é bom mesmo? Tu pode me indicar algum tipo de óleo que seja bom pra minha versão?

Espero que você possa me dar uma força, Muito obrigado.

EDuarte
26/02/2014, 22:44
EDuarte, vi em varios tópicos que tu participa ativamente de todos os assuntos, e penso que você entenda muito dessas viaturas, me permita por favor te fazer uma pequena consulta; e me ajude se puder.

Minha Sportage, uma Gas. Aut. teve o Cabeçote feito a pouco mais de 4 meses, não faço idéia do tipo de óleo que o Meca colocou lá, e agora está na hora de trocar. Vi em alguns tópicos um pessoal recomendando colocar óleo mineral na viatura depois de ter planado ou feito o motor; isso é bom mesmo? Tu pode me indicar algum tipo de óleo que seja bom pra minha versão?

Espero que você possa me dar uma força, Muito obrigado.

Jamais use óleo sintetico nesse motor, indiferente se o motor é novo ou não.
Troque o óleo e o filtro, coloque óleo 20 ou 25W 50.

[]s
(DU)

ph.rigon
27/02/2014, 15:25
obrigado pelo toque EDuarte!

pegasus
30/05/2014, 15:46
Eu tenho usado na minha diesel aspirada o óleo 15W40 Top Turbo da Petrobrás sem problemas. Poderia trocar a cada 10.000km, mas como ela só anda em finais de semana e nem todos, eu tenho trocado a cada 8.000 km. Sempre troco os dois filtros também.

Djalma colombo
31/05/2014, 23:28
Eu uso o alta rodagem da BR, pra motores acima de 100 mil km, vai bem!

João Cristiano Rodrigues
27/07/2014, 17:57
Pessoal para que serve isso? Como e quando deve ser usado? Achei hoje ao tentar achar um ponto eletrico para ligar a luz do porta malas que está sem força. 472105472106

EDuarte
27/07/2014, 20:23
Pessoal para que serve isso? Como e quando deve ser usado? Achei hoje ao tentar achar um ponto eletrico para ligar a luz do porta malas que está sem força.

Pra abrir a tampa do tanque de combustivel caso o cabo de aço quebre.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
06/08/2014, 15:08
Olá Galera, o que acham do meu nível de Óleo de hoje? Qual é a marca ideal?
Como não estou com a grana que o meu mecânico quer para fazer o possível serviço, que certamente será necessário retirar o motor e tal, eu estou completando o óleo direto, colocando uma média de um litro por mês:
473379

eduardommelo
06/08/2014, 20:47
Já sabe por onde são os vazamentos? O nível aí deve ta na metade, não dá pra ver direito! Mas dá pra rodar sim, vai colocando óleo.

João Cristiano Rodrigues
07/08/2014, 22:49
Estava exatamente na metade, pegou 700ml de óleo. Quanto ao vazamento eu suspeito que seja no retentor do volante do motor. Mas a minha preocupação é que depois que trocar os retentores e juntas, o óleo volte a vazar pela vareta, como estava vazando. Eu acho que tem alguma pressão a mais no meu motor, por algum motivo.

eduardommelo
08/08/2014, 21:04
Pressão sempre irá ter, verifique a vareta se ela tem a borrachinha que veda a passagem de óleo e pressão.Lembre-se de colocar cola da boa, na minha eu tinha essa dor de cabeça de ta vazando óleo por tudo que é lugar e agora nem sequer um pinguinho rsrsrsrsrs. Não tem segredo.

João Cristiano Rodrigues
22/09/2014, 07:03
Amigos, é o seguinte, continuo completando o óleo. Hoje pela manhã eu chequei e está acima da metade, ou seja tranquilo. Porém a luz de óleo no painel esta piscando. Eu percebi que a caixa de marchas ficou um pouco mais dura de uns 3 dias para cá. Vocês sabem me informar se o óleo da caixa de marchas é monitorado por essa luzinha também? (A mesma que monitora o óleo do motor?). Aguardo uma luza ai. Abraços a todos!!!

EDuarte
22/09/2014, 08:39
Amigos, é o seguinte, continuo completando o óleo. Hoje pela manhã eu chequei e está acima da metade, ou seja tranquilo. Porém a luz de óleo no painel esta piscando. Eu percebi que a caixa de marchas ficou um pouco mais dura de uns 3 dias para cá. Vocês sabem me informar se o óleo da caixa de marchas é monitorado por essa luzinha também? (A mesma que monitora o óleo do motor?). Aguardo uma luza ai. Abraços a todos!!!

A luz do painel é só pra monitorar o motor, o cambio não tem.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
22/09/2014, 14:14
A luz do painel é só pra monitorar o motor, o cambio não tem.

[]s
(DU)

Valeu Edu, pela pronta resposta. Eu acho que a luz piscou quando eu estava descendo uma ladeira. Pois hoje eu sai com o carro no plano, pela manhã para trabalhar e em momento algum a luz piscou ou ascendeu. Em breve vou para o carro para acertar o problema do vazamento. Abraço.

mfdomingues
05/08/2015, 16:30
Meus amigos, boa tarde.

Tenho uma Grand tdi 2000, o motor está ótimo e recentemente revisado, contudo, foi retificado pelo ultimo dono. A questão é que eu sempre utilizei o Militec em outros veículos que possui (CR-V e Civic) sempre observando as recomendações dos fabricantes.

A questão é que o antigo dono, não sabia da existência do militec (isto é que ele me disse, de repente eu acabei usando muito do meu alemão para explicar), então comprei e apliquei e ai curiosamente achei embaixo do estepe um rótulo do que? do bendito produto.

Troquei o óleo no período correto e apliquei o Militec, minha duvida é e se o antigo dono ou o filho do dono, sei la também aplicou o militec então poderá haver duas aplicações no período de 5.000 kms, quais as implicações para o motor neste caso? O que devo fazer para impedir os danos (se é que possa existir).

Abraço a todos

Gilvan Quevedo
20/08/2015, 15:49
Pessoal, sobre aditivo para o radiador da Sportage/diesel, alguém aqui conhece o Rudson Engine Coolant (http://www.americanmfgco.com/docs/Coolant%20Tech%20Sheet_SPANISH.pdf), fabricado nos EUA e revendido no Uruguai? Vi que não possui anticongelante. E também não encontro em lugar algum a formulação do produto. Será que tem problema em usar na Sportage turbodiesel 2001? Se alguém puder ajudar, agradeço!!

Glaicon
21/08/2015, 06:39
Pessoal, sobre aditivo para o radiador da Sportage/diesel, alguém aqui conhece o Rudson Engine Coolant (http://www.americanmfgco.com/docs/Coolant%20Tech%20Sheet_SPANISH.pdf), fabricado nos EUA e revendido no Uruguai? Vi que não possui anticongelante. E também não encontro em lugar algum a formulação do produto. Será que tem problema em usar na Sportage turbodiesel 2001? Se alguém puder ajudar, agradeço!!
Gilvan, compre o aditivo da Radiadores Visconde.
É antifervura, anticongelante, homologado pelo INMETRO, e custa uns R$ 18,00 o litro.
Uso na minha SW desde 2013, que já ficou parada na neve, e manteve-se perfeito o líquido.
E o mais importante: coloque um radiador novo.
É incrível a capacidade de refrigeração com o radiador novo.
Fazer varetamento no velho não melhora muito a troca de calor, pois ele cria muita oxidação.
Faça isto e terás motor e cabeçote por muito tempo.:concordo:

Gilvan Quevedo
12/11/2015, 16:22
Gilvan, compre o aditivo da Radiadores Visconde.
É antifervura, anticongelante, homologado pelo INMETRO, e custa uns R$ 18,00 o litro.
Uso na minha SW desde 2013, que já ficou parada na neve, e manteve-se perfeito o líquido.
E o mais importante: coloque um radiador novo.
É incrível a capacidade de refrigeração com o radiador novo.
Fazer varetamento no velho não melhora muito a troca de calor, pois ele cria muita oxidação.
Faça isto e terás motor e cabeçote por muito tempo.:concordo:
Obrigado pela dica Glaicon. Abraço!!

mfdomingues
26/11/2015, 21:42
Obrigado pela dica Glaicon. Abraço!!

Amigos, boa noite

Gostaria de saber se alguém conhece a solução para esta questão.

Sempre quando vou medir o nível do óleo da minha SPTG fico confuso. Tiro a vareta, limpo a vareta, coloco a vareta e tiro e o marca sempre esta em um nível diferente.

Tenho certeza da quantidade de óleo que colocamos, mas, fica difícil mensurar a perda. Certa vez que quando a turbina estava babando perdi 2,2 litros e o nível para mim sempre estava no normal.

Desmontamos o Carter e as galerias internas estão normais.

O que poderia ser exatamente?

Valeu

Djalma colombo
27/11/2015, 21:43
O ideal é medir o nível do óleo pela manhã antes de funcionar o motor, aí terá a certeza de quanto esta baixando

mfdomingues
28/11/2015, 17:58
O ideal é medir o nível do óleo pela manhã antes de funcionar o motor, aí terá a certeza de quanto esta baixando

Djalma, faço isto sempre pela manhã, mas como disse a marcação do limite máximo sempre está em um lugar diferente. Enfim, vou tentando me adaptar.

Valeu

FEOFURTADO
15/12/2015, 00:35
Colegas,
dos filtros de óleo, qual deles é o primário e qual o secundário ???
Sportage 2001 TDI
desde já agradeço e parabenizo a todos pelas dicas

Dr_Marcus
22/10/2016, 10:35
Galera, preciso trocar o fluido do arrefecimento da SPTG DIESEL.

Pessoal recomenda da VISCONDE... Mas aqui no RS não há onde encontrar esse fluido.

Alguma recomendação de alguma marca?

mfdomingues
23/10/2016, 03:00
Galera, preciso trocar o fluido do arrefecimento da SPTG DIESEL.

Pessoal recomenda da VISCONDE... Mas aqui no RS não há onde encontrar esse fluido.

Alguma recomendação de alguma marca?

Utilize o petronas coolant up que eh o antigo paraflu, eh orgânico com etileno glicol, use com 50% de água desmineralizada.

Na falta dele utilize o bahdal rad cool. Também eh ótimo e acredito que eh um dos poucos homogados caterpilar.

O importante eh que ambos são orgânicos e com etileno.

Fuja do radiex, eh apenas agua com corante.

Arildo MT
23/10/2016, 13:09
Uso texaco havoline xlc, excelente, até o momento só elogios.

rDuran
24/10/2016, 09:03
Código Filtro de Ar (motor) da Sportage TDI 2.0 de 1998 até 2003

MAHLE E921LI (Esse tem aquela grade em cima que não deixa amassar o filtro, ideal para motor turbo)
WEGA JFA388
FRAM CA5873
MANN C28162
KIA 0K02413Z40A
TECFIL ARL1713
Japan Parts FA388S

João Ribas
23/11/2016, 20:55
Minha direção (Grand Sportage 2001) está oferecendo uma pequena resistência quando girada, porém ao ponto de não retornar normalmente, não sei o q pode ser, alguém tem uma idéia? Pensei em trocar o óleo, ela está com 124.ooo km.

Djalma colombo
24/11/2016, 21:26
Minha direção (Grand Sportage 2001) está oferecendo uma pequena resistência quando girada, porém ao ponto de não retornar normalmente, não sei o q pode ser, alguém tem uma idéia? Pensei em trocar o óleo, ela está com 124.ooo km.

Troca o óleo e ve como fica,se continuar assim pode sera bomba do hidráulico!

edy1100
14/05/2019, 14:00
Boa tarde amigos , preciso encontrar o filtro de combustível ( gasolina ) compatível para minha ANO 2000 2.0. muito obrigado pela ajuda

EDuarte
14/05/2019, 17:45
Boa tarde amigos , preciso encontrar o filtro de combustível ( gasolina ) compatível para minha ANO 2000 2.0. muito obrigado pela ajuda

Não precisa ser necessariamente o original, se as mangueiras forem originais com engate rapido, pode colocar qquer filtro com engate rapido para motores 1.6 ou mais.

[ ]s
(DU)

edy1100
16/07/2019, 00:16
ola pessoal , alguem me ajuda com os lubrificantes para a transmissao e a caixa de transferencia ? quais sao os oleos corretos ? Sportage ano 2000 gasolina com 150 mil kms ... valewwwwssss

EDuarte
16/07/2019, 08:06
567533

Cambio e T-Case use apenas o GL-4.

[]s
(DU)

edy1100
16/07/2019, 21:13
Copiado GL-4 em ambos . Muito obrigado ROCSTA 94

mflaviorodrigues
27/12/2019, 10:18
Pessoal Uma Duvida Óleo pro cambio sportage Gasolina devo usar o Gl5 ou GL4

José Nildo
12/08/2020, 15:41
Boa Tarde!

Por gentileza, quantos litros de óleo vai no cambio e no diferencial .

Desde já agradeço atenção!

EDuarte
12/08/2020, 16:32
Boa Tarde!

Por gentileza, quantos litros de óleo vai no cambio e no diferencial .

Desde já agradeço atenção!

574031

[ ]s
(DU)