PDA

Ver Versão Completa : Aditivos de Radiador, Qual o melhor?

brunodhfr
11/05/2009, 18:03
Então pessoal, gostaria de levantar esta questão e saber qual o melhor aditivo do mercado. Preciso fazer uma limpeza no sistema da Hilux e colocar um aditivo, eu estava pesquisando o maxflu é bom?

alguem pode dar algumas dicas pra fazer isso?

abraços.

Engels Kbça
11/05/2009, 18:28
Então pessoal, gostaria de levantar esta questão e saber qual o melhor aditivo do mercado. Preciso fazer uma limpeza no sistema da Hilux e colocar um aditivo, eu estava pesquisando o maxflu é bom?

alguem pode dar algumas dicas pra fazer isso?

abraços.

Compra o Aditivo da MWM, é concentrado, um litro de aditivo para trinta de água.

brunodhfr
11/05/2009, 19:45
Compra o Aditivo da MWM, é concentrado, um litro de aditivo para trinta de água.
é mto dificil de achar? nunca vi em lojas... vou pesquisar! abs

rub
12/05/2009, 08:06
Amigo,

Se você puder seguir o conselho do nosso amigo Engels com certeza o motor da sua Hilux irá agradecer.
O aditivo que foi citado é recomendado para motores diesel.

Também tem o original que já vem diluido e dependendo do radiador da sua Hilux você terá que usar 10 litros.

Outra opção é o Bardhal Radcool (Azul) que também é um excelente aditivo, concentrado e a proporção será 4 frascos para 10 litros (40% + 60% de agua).

Se você puder usar agua destilada para dilui-lo ou invez da agua que pegamos na torneira será melhor, pois a agua da torneira tem cloro e isto não é muito bom para o motor.

Abs e espero ter ajudado,

Rubens

ruckert
12/05/2009, 10:43
Bruno,
Não sei se é o seu caso, mas só lembrando que se a água do seu radiador estiver com ferrugem não é aconselhável fazer a troca direta pelo fluido. Alguns amigos do forum, mais experientes, dizem que tem que "varetar o radiador". Pois pode causar entupimento, etc...
Abç e fica com Deus:concordo:

Engels Kbça
12/05/2009, 14:15

:parede:Procure em lojas de peças para caminhão, aqui em Salvador encontramos fácil, o ultimo que comprei, em março, custou R$12,00.
Um abraço

GalegoFerrari
12/05/2009, 22:23
Bruno um bom aditivo é o Glasself Classic da Elf que é concentrado e facil de usar pois não precisa diluir. A vantagem é q quando precisa completar a água, como é concentrado, não se perde muito suas propriedades

Ps: a cor do produto é azul.

dpab
12/05/2009, 22:54
Eu também estou usando o Glasself Classic da Elf e estou muito satisfeito. Mas fiquei curioso para conhecer esse da MWM....
Um abraço, Delfim.

Leonardo Dic
13/05/2009, 09:27
Esse da MWM que eu conheço é apenas um inibidor de corrosão. Não contém monoetilenoglicol, que faz aumentar o ponto de ebulição e abaixar o ponto de congelamento.
Por isso que ele permite essa enorme diluição.

Abraço

Engels Kbça
25/05/2009, 09:54
Esse da MWM que eu conheço é apenas um inibidor de corrosão. Não contém monoetilenoglicol, que faz aumentar o ponto de ebulição e abaixar o ponto de congelamento.
Por isso que ele permite essa enorme diluição.

Abraço

Caro Leonardo.

Na embalagem está escrito:
ADITIVO CONCENTRADO
PARA SISTEMA DE ARREFECIMENTO
ANTIFERVURA -ANTICORROSIVO - ANTICONGELANTE
ATENDE NORMA BRASILEIRA NBR-13.705 Inmetro - Aditivos Concentrados para Radiador (http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivos.asp)

NO VERSO DA EMBALAGEM >> Composição : MONOETILENOGLICOL, ADITIVOS ANTICORROSIVOS, ANTIESPUMANTES E CORANTES.

Uso a mais de três anos, e nunca tive problema, inclusive estive em Ushuaia, onde a temperatura chegou a -1°C durante a madrugada e pela manhã não tive nenhum problema na partida do motor.

Luca
25/05/2009, 22:38
saber qual o melhor aditivo do mercado. Preciso fazer uma limpeza no sistema da Hilux e colocar um aditivo, eu estava pesquisando o maxflu é bom?..
Bruno,
Não tem melhor. Os nomes citados pelos colegas são todos bons. Bardhall, Elf, MWM. Tem da BR e da ACDelco, também. São excelentes fabricantes ou distribuidores. Compre qualquer um destes, o mais barato deles e use na proporção indicada no frasco.
Há o da Radiex, mas é extremamente concentrado, chegando a depositar na tubulação. Não uso mais.
[]´s

brunodhfr
25/05/2009, 23:13
Bruno,
Não tem melhor. Os nomes citados pelos colegas são todos bons. Bardhall, Elf, MWM. Tem da BR e da ACDelco, também. São excelentes fabricantes ou distribuidores. Compre qualquer um destes, o mais barato deles e use na proporção indicada no frasco.
Há o da Radiex, mas é extremamente concentrado, chegando a depositar na tubulação. Não uso mais.
[]´s

Usei o Motormax organico, um vermelho que nao é concentrado é pronto pra uso, botei 3l de produto e o resto de agua.. cerca de 4 a 5 litros de agua... o sistema esta perfeito, temperatura sempre onde tem q ficar ate preso em engarrafamento com ar ligado ou subindo um ladeirão e andando na areia da praia! to mto satisfeito com esse motormax! e nao achei caro, 11 reais o litro.

http://www.motormax2000.com.br/ft/automotivo/ft_max_flu_concentrado.pdf (http://www.motormax2000.com.br/ft/automotivo/ft_max_flu_concentrado.pdf)

segue link!

fabioband4x4
26/05/2009, 19:34
Bruno ,

cuidado com os aditivos , se estiver com alguma mangueira comprometida o aditivo poderá corroer a mesma ,causando assim vazamentos...fique de olho ...:shock:

A propósito, já fez um DH aqui em Friburgo ?

ABRAÇO...

brunodhfr
26/05/2009, 21:20
Bruno ,

cuidado com os aditivos , se estiver com alguma mangueira comprometida o aditivo poderá corroer a mesma ,causando assim vazamentos...fique de olho ...:shock:

A propósito, já fez um DH aqui em Friburgo ?

ABRAÇO...

Opa, blz? Sim fico sempre de olho em vazamentos e na temperatura do carro, por enquanto perfeito... quanto ao DH em friburgo é claro q sim! é a cidade que mais gosto de andar, tinhamos a trilha do teleferico q foi desativada, tem a atual catarina, bela vista, tem uma pista mto irada em conselheiro... enfim sempre estou por ai! esse fds estou indo competir em conselheiro... queria conhecer o pessoal OFF ROAD dai para marcarmos umas trilhas de jipe heheheh! =]

abração!

Marcin
10/01/2013, 18:34
Pessoal, primeiramente vou pedir desculpas por estar ''resgatando'' esse topico tão antigo mas é melhor do que criar um novo falando a mesma coisa. Bom, estou pra trocar o aditivo do radiador da minha SW4 2001 e antes usava o Radiex MTC Plus R1882, porém depois de muito pesquisar na internet vi que algumas pessoas não recomendavam e vi que no teste do Inmetro ele foi reprovado. Alguem recomenda o da Lubrax:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.br.com.br%2Fwps%2Fwcm%2Fconne ct%2Fdcc1610043a7a4a683948fecc2d0136c%2Fft-lub-auto-fluidos-radiadores.pdf%3FMOD%3DAJPERES&ei=xCTvUITnNoTe8ASppYHADQ&usg=AFQjCNFtdI43ClHVEYQ190CB_zxnddJ25Q&bvm=bv.1357700187,d.eWU

Também estou precisando trocar o radiador, estive pesquisando no forum e vi que o pessoal recomendava o Visconde, existe outras marcas boas? Desde já agradeço a ajuda.

sandro_ventania
11/01/2013, 21:50
Marcin...só posso dizer que é o que eu uso a 8 meses, pra mim está bom...a água do radiador sempre limpa, sem ferrugem.

Marcin
12/01/2013, 00:14
Fala Sandro. Cara, obrigado por me responder. Coloquei hj o aditivo da Lubrax (25,00 o litro, é isso mesmo?), pelo menos agora vou ficar mais sussegado. Abs

sinval
13/01/2013, 15:34
O QUE VOÇÊS ACHAM DESTE:
Aditivo Para Radiador Motul Mocool - 500Aditivo de arrefecimento do motor
Reduz a temperatura do motor em até 15 ° C (30 ° F)
Troca térmica excelente, concentrado

Usei o Motormax organico, um vermelho que nao é concentrado é pronto pra uso, botei 3l de produto e o resto de agua.. cerca de 4 a 5 litros de agua... o sistema esta perfeito, temperatura sempre onde tem q ficar ate preso em engarrafamento com ar ligado ou subindo um ladeirão e andando na areia da praia! to mto satisfeito com esse motormax! e nao achei caro, 11 reais o litro.

http://www.motormax2000.com.br/ft/automotivo/ft_max_flu_concentrado.pdf

segue link!

PTosi
13/01/2013, 17:40
Se possível use sempre o modelo original recomendado pela Toyota e na quantidade indicada no manual.
Utilizar outras marcas para modelo diesel é uma opção, mas cuidado para não utilizar um aditivo muito concentrado pois, ao invés de ajudar, pode comprometer o sistema (bomba d'água etc).
Um motor diesel toyota é muito caro e não admite vacilos. $$$
Abraço

Fernando Pinheiro
18/01/2013, 02:15
Se possível use sempre o modelo original recomendado pela Toyota e na quantidade indicada no manual.
Utilizar outras marcas para modelo diesel é uma opção, mas cuidado para não utilizar um aditivo muito concentrado pois, ao invés de ajudar, pode comprometer o sistema (bomba d'água etc).
Um motor diesel toyota é muito caro e não admite vacilos. $$$
Abraço

Prezados,
Tão importante quanto o aditivo, eh a qualidade da água que se usa. Eu uso apena água destilada ou desmineralizada no radiador, utilizando o aditivo na proporção recomendada pelo fabricante.
Pode ser exagero, ou mania, porém meus carros permanecem com aquela aparência de água de carro novo (da cor do aditivo e sem marcas de ferrugem), mesmo depois de rodar mais de 100 mil km.
Não me parece lógico se gastar uma fortuna em aditivos e usar água de regador de posto de gasolina, cuja procedência eh duvidosa. Imagina se o posto se localizar em lugar de água rica em cálcio!!! Por isso, melhor não arriscar... Uso agua destilada/desmineralizada.
Abs.,
Fernando

Ezahn
18/01/2013, 21:17
Eu uso o paraflu , original na linha fiat. É bom.

sergiopincelli
19/01/2013, 10:33
Usem o aditivo ORIGINAL MWM, serve para qualquer carro, custa em torno de R$ 10,00 a R$ 15,00 o litro e sua diluição é de 1:30 litros e é usado em todos os motores MWM de caminhões, tratores, etc.

sandro_ventania
19/01/2013, 19:32
Só 10,00 reais é faz 30 litros!!!! Aí vou ter que ir no ditado: "esmola demais, o santo desconfia"

Ahh...eu tambem só uso agua destilada.

Glaicon
22/06/2013, 09:13
Aproveitando o tópico, ontem fiz a aditivação do radiador.
Usei o produto da Radiadores Visconde, que é uma das marcas aprovadas pelo INMETRO.:concordo:
R$ 21,00 o litro.
Segue foto do produto e teste do INMETRO (ficou pesado o arquivo - deve demorar um pouco para baixar).

calhiandro
22/06/2013, 09:45
Aproveitando o tópico, ontem fiz a aditivação do radiador.
Usei o produto da Radiadores Visconde, que é uma das marcas aprovadas pelo INMETRO.:concordo:
R$ 21,00 o litro.
Segue foto do produto e teste do INMETRO (ficou pesado o arquivo - deve demorar um pouco para baixar).

Poderia dizer qual o foi a proporção que usou, já li no manual e não diz.

Obrigado

Glaicon
23/06/2013, 08:39
Poderia dizer qual o foi a proporção que usou, já li no manual e não diz.

Obrigado
Se leres o rótulo da embalagem não acreditarás na matemática do "engenheiro": colocar 50% de aditivo e 60% de água.
Conta final: 110% da capacidade do radiador.:?
No final das contas coloquei 4 litros de aditivo.
No manual da SW diz que são 10 litros a capacidade do sistema.

calhiandro
23/06/2013, 11:09
Se leres o rótulo da embalagem não acreditarás na matemática do "engenheiro": colocar 50% de aditivo e 60% de água.
Conta final: 110% da capacidade do radiador.:?
No final das contas coloquei 4 litros de aditivo.
No manual da SW diz que são 10 litros a capacidade do sistema.

kkkkkkkkkkkkk.
60% de água e 40% de aditivo.

valeu

Freitag
23/06/2013, 12:02
Amigo sempre utilizo o Paraflu atual Colant na proporção de quase 50/50. Sempre coloco 4 litros e o restante de água. O importante é realizar a troca , se não me engano cf. o manual a cada 2 anos ou 20.000 km. Depois confiro no manual ou me corrijam se estiver errado. []s

F. Oliveira
23/06/2013, 12:25
Na verdade é a cada 40mil, Freitag. Ao menos é o que indicava o manual da minha ex 2002, a nao ser que seja diferente as 2.8.
abs!

feitosac
23/06/2013, 21:02
F. Oliveira,
40.000 é se voce usar o original Toyota, eu uso o Paraflu, e troco a cada 2 anos ou 20.000km, mas se tiver com duvida, os bons mecanicos tem um medidor do líquido, é um aparelho da Wurth, meu meca tem.
Abs.

F. Oliveira
23/06/2013, 22:07
Opa!! Valeu feitosac!

Engels Kbça
23/06/2013, 22:49
Só 10,00 reais é faz 30 litros!!!! Aí vou ter que ir no ditado: "esmola demais, o santo desconfia"

Ahh...eu tambem só uso agua destilada.

Pois é, esse ORIGINAL MWM é muito bom mesmo, já uso a muito tempo, troco a cada ano, nunca troquei bomba d'agua, e a viatura já está com 307 mil km rodados,....e tem aquele outro ditado: O pior cego é aquele que não quer vê".
Abs

guilhermeabreu
23/06/2013, 23:15
Eu tb só uso o da marca MWM e não esta neste teste que o INMETRO fez . Acredito que ele esteje dentro das especificações , pois os outros que são de marcas de montadoras estavam nos conformes das exigências .

jorge.duarte
24/06/2013, 01:54
Eu tb só uso o da marca MWM e não esta neste teste que o INMETRO fez . Acredito que ele esteje dentro das especificações , pois os outros que são de marcas de montadoras estavam nos conformes das exigências .
O melhor é este

Redline Water Wetter Super Coolant Reduces Temps 15c | eBay (http://www.ebay.com/itm/270782113797?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649)

Pelo que li e entendi reduz a temp em 15 graus.

ABs

Engels Kbça
24/06/2013, 04:14
O melhor é este

Redline Water Wetter Super Coolant Reduces Temps 15c | eBay (http://www.ebay.com/itm/270782113797?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649)

Pelo que li e entendi reduz a temp em 15 graus.

ABs

Nenhum aditivo reduz a temperatura, a temperatura da água aditivada que muda o ponto de ebulição(aumenta) e congelamento (fica mais baixa).

Kbça

HERICK
24/06/2013, 07:21
Eu uso aditivo MWM e não tenho do que reclamar, uso sempre com água destilada e nunca com torneiral, já tive a experiência de colocar aditivo na proporção errada e o radiador estourar, na dúvida sempre coloco mais diluído do que o exigido no rótulo da embalagem.

Glaicon
06/07/2013, 07:41
Então, senhores.
Uma outra vantagem do aditivo que coloquei (Radiadores Visconde), é que se houver algum vazamento de água ele deixa colorido o local.
Bom, eu vinha observando uma pequena alteração no nível do vaso expansor após a limpeza do radiador e aditivação.
Era coisa mínima, mas em duas semanas havia baixado uns 3 ou 4 cm o nível.
Ante-ontem, nas minhas olhadas cotidianas e quase obsessivas, observei o avermelhamento da manta que existe recheada na mangueira do radiador.
Coloquei o dedo e o mesmo ficou molhado.
Ou seja, havia vazamento começando de dentro para fora da mangueira.
Fui numa loja de radiadores, achamos uma com a curvatura compatível (MB 180), cortou-se o excesso de tamanho e colocamos no lugar.
Com a retirada da mangueira superior houve a perda de mais ou menos 1,5 litro de água.
Mandei colocar só um pouco de água e fui na outra oficina comprar mais um litro de aditivo, reforçando a mistura.
Custo: mangueira: R$ 35,00; um litro de aditivo: R$ 21,00.
Imaginem esse pequeno vazamento na viagem que farei semana que vem.
Só em um dia serão percorridos 1.250 Km´s.
Segue a foto da ponta da mangueira umedecida.:concordo:

F. Oliveira
06/07/2013, 08:57
A atenção nesse ponto tem que ser constante. Na minha tb tem um pequeno vazamento, porém é no próprio radiador. Ao menos demora muito para descer o nível da agua. Ex: após rodar 2700km na estrada e mais uns 1000km ele saiu do nível alto para o baixo no reservatório de expansão sendo que no radiador eu tive que completar com 2lts da mistura (agua e aditivo).

Glaicon
07/07/2013, 08:37
A atenção nesse ponto tem que ser constante. Na minha tb tem um pequeno vazamento, porém é no próprio radiador. Ao menos demora muito para descer o nível da agua. Ex: após rodar 2700km na estrada e mais uns 1000km ele saiu do nível alto para o baixo no reservatório de expansão sendo que no radiador eu tive que completar com 2lts da mistura (agua e aditivo).
O que me deixa mais ou menos tranqüilo nessa situação é que o radiador está sempre cheio até a boca, pois o sistema vai puxando água do reservatório e completando.
Por isso, até aquela mangueirinha do vaso de expansão tem que estar bem conectada para que não entre ar.:concordo:

HERICK
07/07/2013, 11:16
O que me deixa mais ou menos tranqüilo nessa situação é que o radiador está sempre cheio até a boca, pois o sistema vai puxando água do reservatório e completando.
Por isso, até aquela mangueirinha do vaso de expansão tem que estar bem conectada para que não entre ar.:concordo:

Bem provável das outras mangueiras estarem ressecadas e serem ainda originais de fábrica, no seu caso eu trocaria todas! Pra rodar pra kct como você vai rodar e com tranquilidade, não se esquecendo das abraçadeiras que também perdem a pressão, ok!

Arildo MT
03/12/2016, 01:50
Pessoal, uso texaco havoline xlc é top e paguei 15,00 o litro a uma semana, mas não sei se lhe atende toyota, de uma olhada nas especificações que são bem amplas e atende uma infinidade de homologações, tem o peak também que fabrica (salvo engano) p/ visconde, valeo, delphi, e tem o wurth, paraflu, entre outros bons.

ARILDO

Franco Deiana
03/12/2016, 11:01
Eu estou usando esse aditivos para Diesel concentrado 539944

Ação antiferrugem e anticorrosão, proteção especial para alumínio e outros metais.
Auxilia a prevenir o superaquecimento.
Excelente na ação contra cavitação.

Tamben uso para combustivel Diesel 539945
Combate a formação de resíduos, evitando entupimento na tubulação e nos filtros, dispersa partículas de água, aumenta a vida útil do motor, otimiza a combustão, reduz o consumo e a emissão de poluentes. Reduz a formação de espuma otimizando o processo de abastecimento. Lubrifica e limpa a bomba injetora de combustível que mantém bicos injetores limpos. Evita o congelamento e diminui a fumaça.

539946 contra o
vazamento de óleo ou fumaça o queima de óleo

Eliezer
05/12/2016, 20:20
Fiz limpeza total, troca dos bocais e pintura do radiador da "Onça", fiz na MORI Radiadores em Bragança Paulista - SP, ficou em R$360,00..... ficou zero...... agora vou fazer uma troca de água... vai ser destilada e preciso colocar aditivo... o sistema tem 9 litros vai ser 5 de água e 4 de aditivo, estou a procura de um bom aditivo também...

Eduardo Maretti
06/12/2016, 23:59
Boa noite.
Por indicação de um amigo e mecânico, utilizei e aprovo os produtos da Koube.
Se interessar, segue o link !
Abraço !
Produtos – Koube – A qualidade que se ve (http://www.koube.com.br/portfolio/)

Eduardo Maretti
07/12/2016, 00:00
Produtos – Koube – A qualidade que se ve (http://www.koube.com.br/portfolio/)

Eduardo Maretti
07/12/2016, 00:01
Koube – A qualidade que se ve – A qualidade que se ve (http://www.koube.com.br)

mfdomingues
07/12/2016, 10:21
Eu utilizo o Paraflu UP, que hoje chama-se Coolant da Petronas.

Existe o Coolant 11, mas, este é inorgânico o UP é orgânico com etilenoglicol, é um dos melhores na minha opinião.

A melhor performance é com relação a proteção anti-corrosão, o composto orgânico é muito eficiente, certa vez fiz um teste sem intenção alguma e muito simples. Havia na garagem uma peça metálica sem tratamento algum de pintura ou anti-corrosão, deixei um pouco do produto em um dos sulcos da peça, coisa de 200 ml e deixei secar todo o fluído dentro da garagem, restou no fundo apenas o material orgânico sólido e o outro sulco não havia nada. Tirei da garagem e deixei em um local coberto para não pegar chuva, mas exposto ao tempo. Depois de um tempo o sulco onde havia material orgânico mesmo seco não apresentava oxidação enquanto o outro que não havia nada ficou oxidado. Adicionei água onde havia o material orgânico e o mesmo retomou cerca de 50% da sua composição original e após remover era possível notar que a corrosão era zero.

Não sei se o teste é válido, mas achei uma excelente observação de campo e me deixou afastado de casa umas horas quando a mulher estava de TPM e toda vez que ela mandava uma mensagem no whatsapp:

Ela - você não vai entrar?
EU - Estou fazendo um experimento para o bem da engenharia mecânica e para aperfeiçoar os conhecimentos sobre os fluídos de arrefecimento e dividir com meus amigos do fórum 4x4 Brasil"
Ela - Porque tem que tomar cerveja enquanto faz o teste?"
Eu - Não questione meus métodos científicos, ninguém questionou Da Vinci, Froid, Tesla, Newton entre outros quando eles trabalhavam, questionava?
Ela - Não sei eu não estava lá.
Eu - Se houvesse alguém questionando com certeza não teriam feito nem 1% do que fizeram. Agora vou ter que começar de novo.

Eliezer
07/12/2016, 20:19
Eu utilizo o Paraflu UP, que hoje chama-se Coolant da Petronas.

Existe o Coolant 11, mas, este é inorgânico o UP é orgânico com etilenoglicol, é um dos melhores na minha opinião.

A melhor performance é com relação a proteção anti-corrosão, o composto orgânico é muito eficiente, certa vez fiz um teste sem intenção alguma e muito simples. Havia na garagem uma peça metálica sem tratamento algum de pintura ou anti-corrosão, deixei um pouco do produto em um dos sulcos da peça, coisa de 200 ml e deixei secar todo o fluído dentro da garagem, restou no fundo apenas o material orgânico sólido e o outro sulco não havia nada. Tirei da garagem e deixei em um local coberto para não pegar chuva, mas exposto ao tempo. Depois de um tempo o sulco onde havia material orgânico mesmo seco não apresentava oxidação enquanto o outro que não havia nada ficou oxidado. Adicionei água onde havia o material orgânico e o mesmo retomou cerca de 50% da sua composição original e após remover era possível notar que a corrosão era zero.

Não sei se o teste é válido, mas achei uma excelente observação de campo e me deixou afastado de casa umas horas quando a mulher estava de TPM e toda vez que ela mandava uma mensagem no whatsapp:

Ela - você não vai entrar?
EU - Estou fazendo um experimento para o bem da engenharia mecânica e para aperfeiçoar os conhecimentos sobre os fluídos de arrefecimento e dividir com meus amigos do fórum 4x4 Brasil"
Ela - Porque tem que tomar cerveja enquanto faz o teste?"
Eu - Não questione meus métodos científicos, ninguém questionou Da Vinci, Froid, Tesla, Newton entre outros quando eles trabalhavam, questionava?
Ela - Não sei eu não estava lá.
Eu - Se houvesse alguém questionando com certeza não teriam feito nem 1% do que fizeram. Agora vou ter que começar de novo.

KKKKK essa foi boa....Sobre o Paraflu acredito ser o melhor...

Glaicon
08/12/2016, 06:31
Mfdomingues, vejo que nesse casal tem uma pessoa normal.
E a outra pessoa é você.
Excelente diálogo.:concordo: